A gestão democrática é um dos princípios balizadores do cooperativismo. Atento a esse preceito, o Sicoob Central Bahia promoveu, nos dias 9 e 10 de novembro, o Encontro de Conselheiros 2023, em Salvador. A atividade, apoiada pelo Sistema Oceb, contou com 60 participantes, integrantes de conselhos de administração e fiscais das Cooperativas vinculadas ao Sicoob na Bahia. A temática ESG - meio ambiente, ação social e governança corporativa, na sigla em inglês, foi destaque.
O presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, que participou do encontro, apontou a necessidade dos conselheiros seguirem alinhados. “Os conselhos dentro de uma cooperativa são fundamentais, pois são responsáveis por verificar o bom andamento das ações previstas. Quando nos reunimos para tratar de assuntos em comum, acabamos por fortalecer a coesão e sistemática internas, fazendo com que as metas traçadas possam ser melhor verificadas conforme as expectativas traçadas. Portanto, o Sistema Oceb, ao apoiar a atividade está cumprindo com o objetivo estratégico de promover a excelência da gestão e da governança das cooperativas em nosso estado”, explicou o líder cooperativista baiano.
Para o presidente do Sicoob Central Bahia, Ivo Brito, o evento teve grande importância e uma intenção clara junto ao público diretamente envolvido. "O Encontro de Conselheiros deste ano foi muito importante para nosso Planejamento Estratégico, pois tivemos a oportunidade de dialogar acerca do protagonismo que os conselhos devem exercer para o crescimento e o desenvolvimento das cooperativas singulares filiadas. A principal intenção do Encontro foi de impactar positivamente nossos conselheiros dotando-os de instrumentos para aperfeiçoar a sua atuação e contribuir para os resultados das nossas cooperativas, desenvolvendo o cooperativismo financeiro no estado e promovendo a melhor experiência financeira para os nossos cooperados", definiu o dirigente que também preside o Sicoob Extremo Sul.
Nos dois dias do evento, os conselheiros assistiram apresentações sobre o Pacto Sistêmico do Sicoob e atuação do conselho, Programa de Sucessão e de Certificação de Dirigentes, papel do conselho na estratégia organizacional e na gestão de riscos. Ao final, puderam acompanhar uma apresentação sobre sustentabilidade dentro do contexto ESG. Todos os temas apresentados evidenciaram o papel dos conselheiros como central nos processos envolvendo as cooperativas.
O conselheiro do Sicoob Central Bahia, Alexandre Cerqueira, elencou os pontos que mais o chamaram a atenção. “Evento muito importante para trazer os conselhos das cooperativas para um encontro onde a gente possa discutir todos os assuntos estratégicos da cooperativa, lidar com mais atenção às cobranças com os executivos das cooperativas na execução das tarefas que os conselhos definiram estrategicamente. Também tivemos uma apresentação abordando o ESG, um tema importante, atual. Toda a atividade foi essencial para capacitar os conselheiros ligados ao Sistema Sicoob na Bahia”, concluiu o dirigente do Sicoob Sertão que ainda exerce a atividade de conselheiro fiscal no Sescoop/BA.
Conselheiro na Oceb e na cooperativa central de crédito baiana, Vandevaldo Rios (Carneiro) conclama os demais colegas a se engajarem nos temas relevantes apresentados durante o encontro. “A gente entende que um evento como esse tem uma relevância muito grande para o sistema financeiro cooperativo baiano, e porque não até mesmo brasileiro, tendo em vista, que aqui foram tratados temas importantíssimos para a sustentabilidade, crescimento e fortalecimento das cooperativas baianas. Também falamos sobre risco que é muito importante no papel de conselheiro estar acompanhando e monitorando, além de termos discutido outro assunto relevante que é a sucessão. A gente faz aqui uma observação e uma recomendação a todos os demais conselheiros para que se dediquem a esses temas, além daqueles que são inerentes ao cooperativismo financeiro”, finalizou o presidente do Sicoob Coopemar.
O Sistema Oceb atua para apoiar e fazer com que as cooperativas baianas exerçam plenamente todas as suas atribuições dentro dos princípios que nos norteiam. Uma das soluções oferecidas aos integrantes de conselhos são os cursos da CapacitaCoop. São diferentes capacitações à disposição daqueles que exercem funções nas instâncias deliberativas e decisórias das cooperativas.
Sicoob Central Bahia
Com 10 cooperativas singulares filiadas, o Sicoob Central Bahia, possui 107 pontos de atendimento distribuídos em municípios da Bahia, além de Pernambuco e São Paulo. Reúne mais de 236 mil cooperados e contabiliza R$ 2,6 bilhões de ativos totais, com um patrimônio líquido somado de R$ 523 milhões. Tais cooperativas administram um total de R$ 1,9 bilhões em depósitos, além de oferecerem aos associados uma carteira de crédito de R$ 1,4 bilhões. Os dados são de setembro de 2023 e foram retirados da página na internet do Sicoob Central Bahia.
Por Ascom Sistema Oceb com informações do Sicoob Central Bahia
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - Sescoop/BA completa 24 anos ajudando a tornar as cooperativas mais competitivas e sustentáveis, com base no seu propósito de "promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas, por meio do cooperativismo na Bahia".
"Celebramos com entusiasmo os 24 anos do Sescoop/BA, o S do cooperativismo baiano, uma instituição incansável na busca pela melhoria contínua das cooperativas baianas. Desde a sua fundação, o Sescoop tem atuado, por meio da formação profissional, monitoramento e promoção social, para promover a autogestão das cooperativas e difundir a cultura cooperativista em nosso estado", afirma Cergio Tecchio, presidente do Conselho Administrativo do Sescoop/BA.
FORMAÇÃO PROFISSIONAL - O Sescoop/BA tem um rol de soluções para desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias à qualificação profissional e ao desenvolvimento humano.
MONITORAMENTO - O Sescoop/BA realiza um diagnóstico completo e o acompanhamento da identidade, da governança, da gestão e do desempenho da sua coop.
PROMOÇÃO SOCIAL - O Sescoop/BA estimula e promove um conjunto de ações que contribuem para o desenvolvimento sustentável das cooperativas e de suas comunidades.
O Sescoop/BA trabalha pela sustentabilidade do cooperativismo. Conheça o novo mapa estratégico com o que traçamos para os próximos anos.
A diretoria e os conselheiros do Sescoop/BA agradecem a confiança de todos e todas que atuam nas cooperativas baianas, espalhados por diferentes regiões do nosso estado, e também ao seu time de profissionais pela competência e empenho no trabalho que tem sido desenvolvido ao longo desses 24 anos.
Celebre com a gente!
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Na última segunda feira, dia 31 de julho, representantes do Sistema Oceb e da Universidade Federal da Bahia (UFBA) reuniram-se em um encontro significativo para dar continuidade ao desenvolvimento de estratégias conjuntas voltadas para a disseminação do cooperativismo no estado.
A parceria entre o Sistema Oceb e a UFBA tem se mostrado promissora, desde seu início, com a busca de uma maior integração entre o setor cooperativista e a academia. A primeira reunião aconteceu em março deste ano, e contou com a presença do reitor, vice-reitor e professores da universidade, presidente do Sistema Oceb e os superintendentes da Oceb e do Sescoop/BA, organizações que compõem o Sistema Cooperativista Baiano, na qual foram apresentadas pautas importantes para fomentar a disseminação do cooperativismo, como a inclusão de matérias com esse tema nos cursos de Contabilidade e Direito, como disciplinas optativas, além do estimulo à pesquisa no cooperativismo e a participação em eventos na UFBA para divulgar o modelo de negócios. Na oportunidade, os representantes da universidade apresentaram um projeto cultural com objetivo de captar parcerias, em especial com as cooperativas de crédito.
A reunião mais recente, com a participação da Escola de Administração e da Faculdade de Ciências Contábeis, marcou um novo passo nessa parceria, que visa potencializar o crescimento e o impacto positivo do cooperativismo em diferentes áreas da sociedade baiana. Com o intuito de ampliar a cooperação entre as duas instituições, foi constituído um Grupo de Trabalho (GT), composto por membros do Sistema Oceb e da UFBA, que tem como objetivo pensar projetos e ações conjuntas em diversas áreas do conhecimento, como economia, gestão, contabilidade, tecnologia, direito, entre outras, como oportunidade de estimular a formação cooperativista e fortalecer o desenvolvimento econômico e social do estado.
O vice-reitor da UFBA, Penildon Filho, fez um balanço no novo encontro e as perspectivas futuras da parceria. “Tivemos como diretriz a criação de um grupo de trabalho para pensarmos formação, especialmente formação continuada, organizada pela UFBA, em parceria com o Sescoop/BA, voltada ao público das cooperativas, especialmente no campo da gestão e da contabilidade das cooperativas. Está no nosso radar tanto a criação de cursos de extensão, de 30 e 60h, como cursos de especialização, que é a chamada pós-graduação lato sensu, e cursos de mestrado profissional. Temos um campo bastante aberto e nós, da universidade, acreditamos muito na cultura cooperativista, acreditamos muito nessa força econômica que é viva e traz um novo paradigma de relação econômica baseada na cooperação e na solidariedade, que é algo muito superior à competição que existe no processo econômico”.
A parceria entre o Sistema Oceb e a UFBA representa uma junção entre o conhecimento acadêmico e a experiência prática das cooperativas, e está alinhada com um dos objetivos estratégicos do Sistema Oceb de fomentar a pesquisa e fortalecer a disseminação da cultura cooperativista. Segundo o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, “a expectativa é de que a cooperação resulte em benefícios mútuos, impulsionando a eficiência, a competitividade e a sustentabilidade das cooperativas baianas.”
A construção conjunta de soluções inovadoras e sustentáveis fortalecerá, ainda mais, o propósito do Sistema Oceb de “promover a qualidade de vida das pessoas, por meio do cooperativismo na Bahia” e, assim, seguimos atuando para consolidar parcerias para incentivar a concretização desse propósito.
Acompanhe todas as agendas política e institucional pelo Instagram do @sistemaoceb e acesse mais informações sobre o cooperativismo baiano em https://somoscooperativismo-ba.coop.br/.
Levar o cooperativismo rumo ao 1 trilhão de prosperidade até o ano de 2027 é a meta do Sistema Cooperativista Nacional. Visando alinhar estratégias, estabelecer planos de ação e apresentar metas, foi realizado na última terça (14/3) e quarta (15/3), em Brasília, o Eleva Sistema OCB. A primeira edição do evento contou com a participação dos superintendentes, além das equipes de comunicação, desenvolvimento de cooperativas, planejamento e representação das organizações estaduais do cooperativismo.
Com o tema “times de excelência para impulsionar o coop”, o Eleva teve por objetivo engajar e instrumentalizar todos os colaboradores para que sejam multiplicadores, junto às cooperativas, do papel, benefícios, produtos e serviços do Sistema OCB. As atividades ocorreram em formato híbrido, com transmissão on-line para os participantes não presenciais, via plataforma Colaborativa. Pelo Sistema Oceb, estiveram presencialmente 12 participantes, dentre dirigentes, gestores e funcionários da Oceb e do Sescoop/BA, entidades do cooperativismo no estado da Bahia.
RUMO AO BRC 1 TRI
Na abertura do Eleva, Márcio Freitas, presidente do Sistema OCB, detalhou os desafios rumo ao BRC 1TRI, apresentado durante a última Semana de Competitividade, e que tem norteado as ações da unidade nacional, e da importância das organizações estaduais caminharem juntas rumo ao objetivo almejado. Segundo o dirigente do cooperativismo nacional, a meta é possível de ser alcançada porque há rumo definido e passos planejados para fazer com que as cooperativas do país alcancem nos próximos quatro anos R$ 1 trilhão de prosperidade e 30 milhões de cooperados.
O presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, enfatizou a importância da participação baiana no evento de impulsionamento do cooperativismo. “Nós precisamos, cada vez mais, atender a sociedade através do cooperativismo e, para isso, se faz necessário alavancarmos todas as cooperativas baianas para que junto às suas comunidades possam fazer um trabalho de prospecção e atendimento de negócios, via cooperativas locais. Com isso, a equipe do Sistema Oceb na participação do Eleva buscou compreender a importância de trabalharmos juntos para alcançarmos nossos objetivos de 1 trilhão de prosperidade e 30 milhões de cooperados até 2027. Para tanto, precisamos ter muita firmeza, foco no trabalho e muito profissionalismo. A realização do Eleva teve esse objetivo, e a participação do Sistema Cooperativista Baiano se deu nesse sentido”, concluiu o dirigente da entidade representativa do cooperativismo estadual.
INOVAÇÃO E QUALIDADE PARA OFERTA DE PRODUTOS E SERVIÇOS
Na palestra “Como se tornar um multiplicador dos produtos e serviços do Sistema OCB”, Arthur Igreja, co-fundador da AAA Plataforma de Inovação, comentou sobre o impacto da inovação nos negócios e de como ela não ocorre instantaneamente, mas como parte de um processo de amadurecimento das organizações.
Ainda na manhã de terça-feira (14/3), Fabíola Motta, gerente-geral do Sistema OCB, realizou uma apresentação dos principais produtos e serviços ofertados para desenvolvimento das cooperativas. A gestora da unidade nacional apontou algumas das principais tendências de consumo do mundo contemporâneo e mencionou a necessidade da oferta de produtos e serviços de qualidade, e que atendam às necessidades como estratégia de geração de valor.
EQUIPES DIVIDIDAS EM SALAS TEMÁTICAS
Na tarde de terça-feira (14/3) e início da manhã de quarta (15/3) as equipes foram distribuídas em salas específicas e temáticas voltadas aos superintendentes, e às atividades de Comunicação, Desenvolvimento de Cooperativas, Planejamento Orçamentário e Representação Institucional.
Confira a seguir as impressões de cada participante da equipe do Sistema Oceb presente nas salas temáticas do Eleva:
O superintendente do Sescoop/BA, José Alberto Batista, destacou o Eleva como ambiente de aprendizado e alinhamento de ações. “Foram momentos de aprendizado para que sejamos, cada vez mais, times de excelência e multiplicadores dos conhecimentos para as cooperativas, visando impulsionar o cooperativismo baiano, tornando nossas cooperativas mais competitivas e sustentáveis. Além disso, fomos imbuídos e fortalecidos de que devemos caminhar sempre alinhados para alcançarmos a meta de termos 1 trilhão de prosperidade e 30 milhões de cooperados no Brasil em 2027, e o cooperativismo baiano está empenhado na mesma direção visando o alcance desse objetivo”, refletiu o dirigente a frente da organização incumbida da formação profissional, monitoramento e promoção social do cooperativismo na Bahia.
A superintendente da Oceb, Ially Carmo, que também esteve presente no grupo voltado aos dirigentes cooperativistas enfatizou a importância do encontro para as equipes e ações futuras. “Precisamos reverberar o valor do nosso Sistema. Essa é a mensagem que trago do Eleva. O evento foi excelente em conteúdo e nos permitiu olhar de frente para nosso trabalho, promovendo reflexões importantes sobre nossa relevância e nossa sustentabilidade. O Eleva se destacou como evento focado em gerar valor e viabilizar a profissionalização dos times das organizações estaduais, apresentando o cenário do futuro que desejamos”, concluiu a dirigente cooperativista baiana.
Para o analista de desenvolvimento de cooperativas, George Freitas, a participação veio em boa hora, após o desafio proposto pelo Sistema Oceb. “Em 2023, nossa equipe foi desafiada pela presidência do Sistema Oceb a atuar como vendedores e consultores, oferecendo soluções para as dores das cooperativas. Nesse sentido, a participação no Eleva veio reforçar o desejo da presidência, apresentando como a equipe será capacitada para vender; novos diagnósticos para auxiliar a identificação das dores das cooperativas; como segmentar as cooperativas para oferecer soluções adequadas ao estágio de desenvolvimento em que se encontram. Com o Eleva tivemos a possibilidade de compartilhar experiências com profissionais de outras unidades, contribuindo ainda mais para o aperfeiçoamento da nossa atuação”, ressaltou o analista da Gerência de Desenvolvimento de Cooperativas - GDC do Sescoop/BA.
Participando da sala de representação institucional, Jerffesson Silveira, analista da Oceb, comentou sobre o papel reforçado pelo evento. “Além da excelência e organização na propagação do espírito cooperativista, o Eleva também veio com a missão de representar as cooperativas perante os três poderes, com projetos de lei que possam atender as necessidades das cooperativas e dos cooperados, tornando-as mais visíveis, competitivas e igualitárias. Foi uma experiência fundamental para todos, que tenho certeza saíram bem diferentes e mais esperançosos em relação ao futuro do cooperativismo”, reforçou o engenheiro agrônomo.
Iasmin Santana, analista de comunicação do Sescoop/BA, esteve presente na sala com outros profissionais da área e enfatizou a possibilidade de interação com os colegas e alinhamento do discurso e práticas a serem adotadas nos próximos meses para reforço da marca SomosCoop. “As atividades no grupo da comunicação me permitiram interagir com profissionais de outras unidades estaduais e, juntos, pensamos, debatemos e, por fim, escolhemos o melhor plano de ação para expandir o uso do carimbo SomosCoop pelas cooperativas. Os conteúdos trocados servirão de inspiração para o trabalho que temos que desenvolver aqui na Bahia para as cooperativas utilizarem o selo nos seus produtos e /ou peças de comunicação. Acredito que eventos como esse são fundamentais para engajar todos que atuam em prol do cooperativismo brasileiro, além de alinhar discursos e entendimentos sobre os produtos e serviços criados pelo Sistema OCB para apoiar o desenvolvimento dos negócios das cooperativas”, exaltou a profissional de comunicação do Sistema Oceb.
A aplicação prática de técnica apreendida foi apontada por Mariângela Ribeiro de Jesus, analista de operações do Sescoop/BA, que participou das atividades de Planejamento. “Durante a explanação dos assuntos na sala do Planejamento, conseguimos aprender e aplicar os conceitos do sistema de definição de metas chamado OKR (Objectives and Key Results). O OKR objetiva a garantia de que todos andem na mesma direção, com prioridades claras, em um ritmo constante. Cada grupo do Planejamento aplicou os conceitos abordados no OKR a partir de um estudo de caso bastante desafiador, estimulando os participantes na mobilização de soluções promissoras para o futuro cooperativista”, detalhou a profissional que atua no planejamento orçamentário na casa do cooperativismo baiano.
ESTRATÉGIA DA MAGIA EM DIREÇÃO ÀS METAS
Após a finalização dos trabalhos nas salas temáticas, os participantes do Eleva puderam assistir a palestra “A estratégia da magia” sob a condução de Elias Leite, ex-presidente da Unimed Fortaleza e atual diretor comercial de produtos e marketing da Seguros Unimed. O gestor utilizou do bem-sucedido modelo implementado pela Disney para explicitar a necessidade de foco no sucesso do cliente. Ao final, o médico mostrou o passo a passo do sucesso alcançado a frente da Unimed Fortaleza em plena pandemia de Covid-19. A campanha “Vai Dar Certo” tomou conta das redes sociais, dos noticiários, e passou a estampar as fachadas do comércio local e regional, além de ocupar espaços em mídia externa (outdoors, painéis eletrônicos, letreiros de ônibus) na cidade de Fortaleza e interior do Ceará. A partir da ação, a marca Unimed voltou a ser a mais lembrada no estado dentre as demais concorrentes no segmento de prestadores de planos de saúde.
No encerramento, Tania Zanella, superintendente do Sistema OCB, agradeceu à equipe organizadora e aos participantes presenciais e à distância, e convidou todas as organizações estaduais a se engajarem no BRC 1 Tri, a partir das metas apresentadas em torno da plataforma SouCoop, do carimbo SomosCoop e do plano de ação Fundecoop.
Para Geisa Mendes, analista da Oceb, a participação presencial no Eleva permitiu ter um olhar global e sistêmico dos produtos e serviços ofertados às cooperativas. “O Eleva nos levou a refletir e ampliar o campo de visão sobre a gama de produtos e serviços que podem ser utilizados como portifólio para atrair e fidelizar as nossas cooperativas, e que podem auxiliá-las a desenvolver o seu negócio. Também foi possível aprender com os palestrantes algumas técnicas para alcançar a aproximação com as nossas cooperativas. Nos levaram a refletir sobre a necessidade de encantá-las com o nosso profissionalismo e atendimento de qualidade, visando proporcionar a melhor experiencia para o nosso público”, relatou a responsável pela plataforma SouCoop na organização de representação do cooperativismo na Bahia.
Participando à distância, Andrea Silva, analista de operações do Sescoop/BA, gostou do que viu nos dois dias. “Foi um encontro enriquecedor. Em dois dias de evento, tivemos a oportunidade de adquirir conhecimentos, a fim de aprimorar nosso trabalho com as cooperativas. Destaco a palestra de Arthur Igreja, entre outros pontos, a explicação de como podemos ampliar a imagem do Sistema Cooperativista, por exemplo, na utilização das redes sociais para impulsionar a imagem com os clientes/cooperativas. Ainda destaco na palestra de Elias Bezerra, em que ele explicita que a venda está além do produto, a fidelização encontra-se nos aspectos intangíveis, como buscar encantar os clientes e apresentar produtos únicos e personalizados”, relatou a administradora que integra a Gerência de Operações – Geop na organização estadual do Sistema S ligada ao cooperativismo.
Por Ascom Sistema Oceb
Construir saberes coletivamente é cooperar para uma sociedade mais solidária e ética. E as jornadas pedagógicas das cooperativas educacionais baianas foram uma oportunidade única para pensar e planejar experiências significativas que ajudarão os estudantes a alcançarem seus objetivos educacionais.
Através de atividades ricas em conteúdo, como as palestras realizadas com o apoio do Sescoop/BA, os cooperados, professores, funcionários e gestores que atuam nas cooperativas baianas educacionais – Cootreduc, Cooeduc, Coopex, Coopeb, Coperil, Coopesal e Cootcena - se integraram e saíram das jornadas com novos conhecimentos e perspectivas.
Os assuntos tratados nos eventos variaram (confira a lista, no final da matéria), de acordo com a realidade de cada cooperativa, embora todas estejam buscando desenvolver modelos de aprendizagem e ensino inovadores, considerando os desafios da educação em uma sociedade em constante transformação. A programação diversificada da jornada da Coopex, cooperativa localizada em Paulo Afonso, contando com atividades sobre saúde mental, e uma palestra sobre “Autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, profissional e coletivo”, promovida pelo Sescoop/BA, reenergizaram o público participante, como destacou Carla Lima, cooperada e coordenadora pedagógica da Coopex. “Foram momentos únicos e importantes para nosso desenvolvimento, e tudo isso é pensado para que o nosso aluno querido seja recebido da melhor forma possível. Foi importante para fortalecer a nossa saúde mental para favorecer o retorno às aulas”.
Na cooperativa situada no sul do Recôncavo baiano, a Coopesal, a palestra foi voltada para "Um olhar para o futuro: gestão, formação em tempos de novos desafios". Para a cooperada Rosa Maria Almeida as reflexões “abriram a minha mente em relação às mudanças no decorrer das nossas vidas. Ficou claro que as mudanças são constantes e necessárias para que haja crescimento do indivíduo em todas as áreas. Foi muito bom para quem estava presente, pois todos estamos passando por momentos de mudanças”.
Para Lidiane Araújo, presidente da Cootcena - Cooperativa de Trabalho Educação e Cultura Nova Aliança, a formação com o tema “Transformando os cooperados em defensores da marca” foi de grande importância, pois “trouxe para a nossa equipe uma clareza muito grande a respeito das nossas ações dentro da nossa cooperativa”, comentou.
COOPERATIVAS EDUCACIONAIS: EXEMPLOS DE ENSINO DE QUALIDADE
As cooperativas educacionais podem fazer parte do Ramo Trabalho, Produção de Bens e Serviços - TPBS ou do Ramo Consumo, sendo que no Ramo TPBS são cerca de 138 cooperativas educacionais ativas no país. Já no Ramo Consumo, a participação dos serviços educacionais representa 27% do total de cooperativas (dados são do Anuário do Cooperativismo - 2022).
Assim como as escolas convencionais, as cooperativas educacionais cumprem as normas do Ministério da Educação (MEC). Um dos diferenciais curriculares é o ensino dos valores e práticas do cooperativismo, ajudando a ampliar a conscientização das crianças e dos jovens sobre cooperação, questões sociais, culturais e globais. Clique aqui e confira mais sobre as vantagens de usar os serviços de uma cooperativa educacional.
As oportunidades de negócios para as cooperativas dos Ramos Trabalho, Produção de Bens e Serviços - TPBS e Consumo foi o tema do programa Papo com Presidente. Aproveite para conferir sobre a organização das cooperativas, nichos de atuação e outras particularidades relacionadas a esses dois ramos do cooperativismo.
Onde tem a promoção da profissionalização das cooperativas por meio da oferta de soluções de desenvolvimento humano está o Sescoop/BA. Confira aqui os serviços que braço do Sistema S no cooperativismo tem para sua cooperativa.
CONFIRA OS TEMAS DAS PALESTRAS APOIADAS PELO SESCOOP/BA
- Palestra “Como evitar o bullying na sala de aula e na escola” - Jornada Pedagógica Cootreduc Correntina
- Palestra “Conexão e cuidado: transformam o mundo" - Jornada Pedagógica Cooeduc Eunápolis
- Palestra “Autoconhecimento e Desenvolvimento Pessoal, Profissional e Coletivo” - Jornada Pedagógica Coopex
- Palestras "Conhecendo o cooperativismo para ser parte dele" e "Novas perspectivas para uma educação mais cooperativa" - Jornada Pedagógica Coopeb
- Palestra "Violência escolar, reflexos sociais, perspectivas jurídicas, condutas que devem ser adotadas e assuntos correlatos" - Jornada Pedagógica Coperil
- Palestra "Um olhar para o futuro: gestão, formação em tempos de novos desafios" - Jornada Pedagógica Coopesal
- Palestra "Transformando os cooperados em defensores da marca" - Jornada Pedagógica Cootcena
Por Ascom Sistema Oceb
No Brasil, historicamente, o setor de serviços tem sido responsável por 70% do Produto Interno Bruto – PIB, divulgado anualmente pelo IBGE, e que é a soma de todas as riquezas produzidas em um determinado espaço e período em análise. Em nível estadual, conforme a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia - SEI, a participação das atividades ligadas ao setor é similar ao verificado nacionalmente. Atento a este cenário de concentração econômica no setor terciário e alinhado aos objetivos estratégicos de promover a formação e qualificação dos empregados, gestores e cooperados, bem como promover a excelência da gestão e da governança e de fortalecer a disseminação da cultura cooperativista, o Sescoop/BA tem possibilitado desde 2021, iniciando com o Sicoob Sertão, a participação das cooperativas baianas com apoio da entidade estadual do cooperativismo no Sistema S em programas para incrementar os negócios e despertar, junto aos participantes, a importância dos serviços oferecidos.

Atualmente, quadros de pessoal do Sicoob Credcoop, Sicoob Crediconquista, Sicoob Extremo Sul e Sicoob Norte Sul participam dos programas “Como Vender Serviços - CVS” e “Volição por Servir – VPS” contratados pelo Sescoop/BA e iniciados em setembro passado. O objetivo dos programas em andamento nas quatro cooperativas de crédito baianas é desenvolver as equipes administrativas e comerciais, com as competências necessárias para aprimorarem o seu desempenho no trabalho por meio de técnicas aliadas à essência do cooperativismo.
Especificamente, o CVS objetiva o desenvolvimento de técnicas de negócios para vendas, atendimento, relacionamento, prospecção e retenção ao cooperado/cliente. Já o VPS visa ao desenvolvimento e aprimoramento da comunicação entre as equipes, otimizando os processos administrativos e operacionais aliado ao propósito pelo servir. Ambos estão atrelados à filosofia e aos princípios do cooperativismo, além de buscarem o desenvolvimento do trabalho em equipe, a melhoria das habilidades comportamentais e o resgate da cultura cooperativista.
As quatro cooperativas juntas administram uma carteira de crédito de R$ 445,378 milhões e depósitos totais de R$ 524,385 milhões, o que representam 30% do total apurado pelas cooperativas baianas do Ramo Crédito, registradas no Sistema Oceb. Ainda, reúnem 50.292 cooperados, ou 22% do total em relação às demais cooperativas registradas no estado junto à Oceb. Os números se referem ao terceiro trimestre de 2022 e estão disponíveis no Painel de Dados do Cooperativismo Financeiro - Bureau Coop, elaborado e divulgado pela Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito - Confebrás.
Para Cergio Tecchio, presidente do Sistema Oceb, a participação nos programas oferecidos tem tido retorno positivo das participantes. “As cooperativas que estão participando dos treinamentos trazem muitas notícias boas, dizendo que estão gostando e que é uma metodologia que irá ajudar na melhoria da prestação e venda de serviços. Isso acaba nos dando uma alavancagem para o desenvolvimento e crescimento das cooperativas, principalmente na área de negócios. Nós do Sescoop/BA, ao estarmos envolvidos no financiamento e acompanhamento, esperamos que os resultados auxiliem o cooperativismo baiano a crescer, cada vez mais”, ressaltou projetando o cenário futuro buscado.
EXECUÇÃO DOS PROGRAMAS
Dirigentes e colaboradores das áreas administrativa e comercial/relacionamento das cooperativas participantes assistem aulas teóricas e práticas no formato híbrido (presencial e on-line), além de realizarem visitas aos pontos de atendimentos e receberem acompanhamento/orientações em diferentes plataformas repassadas pela instituição contratada. Ao longo de 2023 os programas CVS e VPS que seguem em execução devem envolver ao todo 325 participantes em um total de 879 horas/aula. A previsão de encerramento é para o final de 2023, conforme cronograma estabelecido em conjunto com as cooperativas, a partir dos projetos definidos para implementação.
As cooperativas participantes têm a possibilidade de definir um projeto prioritário a ser desenvolvido ao longo dos programas, conforme explica o líder educador Ricardo Cucio. “Cada projeto tem o seu próprio acompanhamento com indicadores conectados com o desenvolvimento das pessoas, com o clima organizacional, com o resultado econômico e evolução dos negócios em cada região. Portanto, definimos alguns indicadores para entender o quanto está sendo positivo o projeto para a cooperativa. Afinal, o objetivo é melhorar os resultados, sejam eles econômicos, comportamentais e de desenvolvimento humano e da própria cooperativa e das comunidades que ela serve”, finaliza o sócio da consultoria Cultivadores, contratada pelo Sescoop/BA.
VISÃO DOS PARTICIPANTES

Participante dos programas, Monique Diz, funcionária do Sicoob Norte Sul elogia a iniciativa. “Foi muito legal porque pude compartilhar momentos do curso e percebemos juntos vários significados. Foi algo que a equipe fez junto, portanto, muito interessante, pois é ver a equipe junta e perceber o que deve melhorar para alcançar os objetivos”, afirmou a assistente de crédito.
Maine Azevedo, gerente do Sicoob Extremo Sul, prevê ganhos em escala a partir do que tem vivenciado. “O treinamento tem sido uma troca valiosa de experiências e um aprendizado de grande valia, além de diversas técnicas, vimos a preocupação na busca pelo despertar do engajamento na venda com propósito. O conteúdo é bem elaborado, atual e o aprendizado vai além do crescimento na cooperativa; há o desenvolvimento pessoal e como profissional em diversas áreas de atuação. Acredito na melhoria exponencial do quadro geral de funcionários, após a conclusão do curso. A empatia do interlocutor e a maestria que desempenha sua missão são dignas de aplausos. Estamos muitos felizes pela oportunidade que nos foi dada e aproveitaremos cada segundo essa experiência”, celebra a funcionária que atua na gerência de um dos pontos de atendimento da cooperativa no extremo sul do estado.

Integrando o quadro do Sicoob Extremo Sul, Poliana Sandes, apontou a possibilidade de melhoria do atendimento que vem oferecendo aos cooperados. “A experiência com os treinamentos estão me enriquecendo muito como profissional. A equipe, através de sua mentoria, me auxiliou e continua auxiliando em um progresso gradativo de melhoria na qualidade do meu atendimento com o cooperado. Hoje busco, além de atender o cooperado com produtos e serviços adequados ao seu perfil, entender seus sonhos e participar da construção deles. Através desse novo olhar que a consultoria nos trouxe, percebo que estou me desenvolvendo e me aprimorando cada vez mais como um profissional de alta performance e buscando ferramentas para que isso possa se concretizar fazendo parte, efetivamente, do crescimento e das mudanças de melhorias em minha cooperativa”, comentou a analista de negócios.

Os participantes Jackson da Silva e Gabrielly Tavares do Sicoob Crediconquista ressaltaram as metodologias adotadas. “Gostaria de agradecer a todos pela oportunidade de poder compartilhar desta consultoria. Foi uma temática sutil, enriquecedora e surpreendente, da qual, participamos de maneira construtiva”. “Gostaria de agradecer a oportunidade de participar dessa instrutoria. O programa proposto despertou perspectivas diferentes do que já foi apresentado com o mesmo tema. O viés utilizado e as discussões são sempre muito ricas, e contribuem para uma percepção mais humanizada sobre o processo como um todo. Dos encontros realizados tenho me surpreendido com o modelo de desenvolvimento, com as indicações de leitura e filmes, e com a possibilidade de me desenvolver não só como profissional”, avaliaram respectivamente o gerente de ponto de atendimento e a analista comercial da cooperativa de crédito de Vitória da Conquista.
De igual maneira, situada no município do sudoeste baiano, gestores e funcionários do Sicoob Credcoop estão realizando as atividades dos dois programas que visam melhorar a abordagem e a interação com os cooperados. É o que menciona Laís Paiva, gerente de relacionamento. “Eu fiz parte da primeira turma do CVS. Foi um projeto maravilhoso, onde conhecemos mais sobre as técnicas que envolvem nossos serviços, como abordar os nossos cooperados. Abriu a nossa consciência para as grandes mudanças, principalmente para a venda de produtos e serviços, de modo a trazer mais resultados para nossa cooperativa. Além disso tudo, nós aprendemos a servir melhor aos nossos cooperados, aqueles que estão ali presentes conosco. Nos ajudou a despertar para a mudança e abrir nossos horizontes para novos conhecimentos. Foi um curso gratificante e que temos muito a agradecer a toda equipe envolvida”, finalizou.
Para obter mais informações sobre esse e outros serviços oferecidos pelo Sescoop/BA às cooperativas baianas, acesse https://somoscooperativismo-ba.coop.br/servicos .
Por Ascom Sistema Oceb
Fotos cedidas pela consultoria contratada
A intercooperação é o sexto princípio que rege o cooperativismo. Por ele, as cooperativas são incentivadas ao trabalho em conjunto, pois atuando juntas, aumentam sua competitividade e servem de forma mais eficaz aos cooperados. Para engajar mais cooperativas a atuarem em sintonia com esse princípio cooperativista, a intercooperação é uma das categorias do Prêmio SomosCoop – Melhores do Ano, entregue a cada dois anos pelo Sistema OCB.
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Em 2022, o projeto “Construindo juntas um transporte mais cooperativo” desenvolvido pela Cooperativa Nacional de Transporte Corporativo – Coomap, do município baiano de São Sebastião do Passé, em cooperação com a Cooperativa de Transportadores Autônomos de Carga e Passageiros da Região Metropolitana de Belo Horizonte – Coopmetro, ficou em terceiro lugar, na maior premiação entre cooperativas de todo o país. A cerimônia de entrega ocorreu na quarta-feira (7/12), em Brasília, e reuniu 21 cooperativas finalistas de todas as regiões do Brasil.
A premiação à Coomap evidencia o cooperativismo baiano em nível nacional é o que defende o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio. “É extremamente importante para a cooperativa, para os negócios, cooperados e a comunidade. É também muito importante para a Bahia que tem uma cooperativa entre as melhores do país, dentre as mais de 700 cooperativas avaliadas no Prêmio SomosCoop. Gostaria de parabenizar toda equipe e cooperados pelo empenho e pela força do trabalho que fizeram”, enfatiza ao comentar sobre a premiação concedida pela OCB.
POR UM TRANSPORTE MAIS COOPERATIVO

Identificando uma oportunidade de mercado para expansão ao Ceará, a cooperativa baiana Coomap e a mineira Coopmetro se uniram para ampliar as respectivas operações de transporte no estado nordestino. Tudo começou a partir do relacionamento estabelecido entre dirigentes das duas cooperativas no Conselho Consultivo do Ramo Transporte na OCB. Por parte da Coopmetro, existiam contatos comerciais já estabelecidos com os potenciais clientes do mercado-alvo, fornecedores de veículos, implementos e seguradoras. Já a Coomap, possuía crédito suficiente para atender a necessidade de aquisição de novos veículos e implementos, além de know-how para condução de processos operacionais e relacionamento com uma grande cadeia de fornecedores de produtos e serviços complementares.
Em depoimento concedido à equipe responsável pela apresentação do projeto no Prêmio SomosCoop, Edvaldo Moreira Matos, diretor administrativo da Coopmetro, explicou como ocorreu a intercooperação. “Em 2019, após revisão do nosso planejamento estratégico, percebemos uma necessidade de diversificar nosso portfólio e de expansão geográfica e mercadológica. Escolhemos a Coomap, cooperativa que já atuava no Nordeste. Desenvolvemos uma parceria sustentável, respeitando as comunidades e cooperativas locais. Este projeto envolveu um investimento de quase R$ 12 milhões, com 50 famílias envolvidas. Os motoristas incorporados tiveram condição de adquirir seus caminhões por meio do fundo financeiro do projeto”.
A junção de pontos fortes das duas cooperativas para operação conjunta resultou em um processo de expansão geográfica bem-sucedido e com impactos favoráveis aos negócios de ambas. O planejamento inicial deste projeto de intercooperação previa a admissão de 33 cooperados na região, e chegou-se a 450 cooperados, com ingressos (faturamento) previsto de R$ 13,8 milhões, triplicado para R$ 40,8 milhões, e outras seis cooperativas engajadas no projeto, além das duas que deram início ao mesmo. O que antes previa gerar seis empregos diretos, foi ampliado para 62, beneficiando mais famílias.
Charles Alessandro, diretor executivo da Coomap, relembrou a importância do prêmio às cooperativas envolvidas e ao sistema cooperativista. “O prêmio possui um significado muito importante para a Coomap. Primeiro gostaria de enaltecer a intercooperação entre a Coomap e a Coopmetro, pois isso vem somando muito ao sistema cooperativista. Nós que somos do Ramo Transporte precisamos muito dessa intercooperação entre as cooperativas. Traz uma valorização muito grande para ambas as instituições, mas não somente à Coomap e Coopmetro que fizeram essa parceria, mas às demais cooperativas também. É um reconhecimento pelo trabalho realizado não somente em 2022, mas nos 25 anos de nossa existência, a satisfação do dever cumprido, de tudo que planejamos, todas nossas ações realizadas e por podermos representar o Sistema Cooperativista do estado e nossos cooperativados”, celebrou.
Há 10 anos no cooperativismo e atuando nas operações no estado do Ceará, Tiago Rodrigues de Sousa, enfatizou o apoio prestado pelas cooperativas na execução do plano de expansão em depoimento registrado no projeto apresentado à premiação. “Dificuldades toda nova operação possui, mas estou recebendo todo o suporte, o projeto está sendo um sucesso, e temos a visão de crescimento aqui no Ceará, a qualidade de vida que queremos oferecer para nossa família estou conquistando neste projeto. Vamos lutar para que tudo ocorra bem. Tudo depende do nosso bom trabalho. Estamos sendo reconhecidos aqui pela prestação do serviço”, comentou o cooperado integrante local do projeto de intercooperação.
Para conhecer um pouco mais a Coopmetro, clique aqui e acesse o sexto episódio da websérie SomosCoop na Estrada. E para entender o Ramo Transporte do cooperativismo no Brasil e na Bahia, clique aqui e assista a entrevista ao programa Papo com Presidente de Jair Romualdo, conselheiro diretor representante do ramo na Oceb.
PRÊMIO SOMOSCOOP – MELHORES DO ANO
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A maior premiação do cooperativismo brasileiro é realizada a cada dois anos pelo Sistema OCB com o título de “Melhores do Ano”. Participam cooperativas de todo país submetendo cases para avaliação de uma auditoria independente.
O SomosCoop Melhores do Ano destaca as boas práticas desenvolvidas pelas cooperativas nacionais com benefícios gerados tanto aos cooperados, quanto às comunidades de atuação.
Neste ano foram seis categorias do prêmio voltados às cooperativas: Comunicação e Difusão do Coop, Coop Cidadã, Desenvolvimento Ambiental, Fidelização, Inovação e Intercooperação. Ainda, houve a categoria Influenciador COOP, definida por votação popular e destinada a premiar a personalidade que colabora na produção de conteúdo e divulgação do cooperativismo em âmbito nacional, especialmente nas redes sociais.
Para Jair Romualdo, presidente do conselho administrativo da Coomap, a conquista alcançada carrega consigo responsabilidades, dedicação e empenho de muitos. “Para nós, gestores, conselheiros, cooperativados e todas as pessoas envolvidas é um sonho realizado e reconhecido nacionalmente pela excelência. Esperamos poder refletir nos nossos negócios e resultados. Também aumenta a nossa responsabilidade. Tivemos muito apoio de toda a instituição, do cooperativismo, principalmente da Oceb e Sescoop/BA, de todos os cooperativados, das cooperativas envolvidas, especialmente a Coopmetro com diretoria e gestores. É muito orgulho! Só tenho a agradecer aos colaboradores da Coomap, indistintamente, e os cooperativados, diretores, executivos e conselheiros”, celebrou um dos fundadores e primeiro presidente da cooperativa de transporte baiana.
A 13ª edição do prêmio bateu recordes com 431 cooperativas participantes das cinco regiões do país e 787 projetos inscritos para avaliação da banca julgadora. Confira aqui como foi o Prêmio SomosCoop - Melhores do Ano 2022 e todos os vencedores nas categorias da premiação.
Por Sistema Oceb
A sociedade baiana conta com novos especialistas em cooperativismo. Após 18 meses de capacitação, conselheiros, diretores e funcionários de cooperativas baianas, concluíram o MBA em Gestão de Cooperativas, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – Sescoop/BA.
Essa foi a segunda turma do MBA, iniciada em outubro de 2019, com aulas ministradas pela Escoop - Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo, referência em ensino e pesquisa voltados para o cooperativismo. Durante o curso, aproveitando a tecnologia como aliada e para assegurar a sua continuidade, foi necessário adaptar o formato do MBA, que iniciou de modo presencial, e foi levado para o ambiente virtual por conta da pandemia da Covid-19.
Com o objetivo de qualificar profissionais para uma gestão de excelência nas cooperativas baianas, a capacitação, como na edição anterior (confira aqui), levou aos participantes conhecimentos teóricos e práticos sobre gestão, governança, legislação e tendências de mercado, que podem agregar, e muito, para o desenvolvimento das cooperativas baianas.
O presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, destacou a perspectiva “ganha-ganha” do MBA, pois ganha quem faz e ganha o cooperativismo. “Com certeza, quem faz o curso busca maiores horizontes, tem uma visão mais ampla e, principalmente, se torna um gestor mais comprometido com o sistema cooperativista. Por isso, é tão importante que a gente propicie a formação, a nível de pós-graduação, para os nossos dirigentes e funcionários das cooperativas. Nós esperamos que eles sejam, ainda mais comprometidos, que tenham uma visão mais profissional e que tragam o resultado para os cooperados, a comunidade e para o sistema cooperativista do estado da Bahia”.
Dentre os aprendizados, Valdinei Barreto, vice-presidente da Cooperativa Agropecuária de Gandu – Coopag, um dos participantes do MBA, comentou sobre a oportunidade de aprofundar assuntos relacionados ao cooperativismo e nas relações que são estabelecidas na cooperativa. “O impacto que fica na Coopag é na parte de gestão e de legislação. Destaco a disciplina de Direito Cooperativista. Muitas pessoas não conhecem a Lei 5.764. É muito importante a gente conhecer quando dá um sim ou um não para o cooperado. Quando a gente vai para a assembleia geral (ordinária ou extraordinária) precisamos estar embasados com os princípios do cooperativismo. Então, não basta apenas conhecer os princípios de forma superficial. É preciso conhecer mais a fundo e isso o curso proporcionou, sem contar com os intercâmbios e a troca de experiências entre várias cooperativas, já que a turma era bem diversificada”.
Um dos pontos altos do curso foi a missão técnica realizada no estado do Paraná. Essa ação fez parte da disciplina “Vivências em Cooperativismo” e permitiu aos alunos o contato direto com práticas, ações e experiências do cooperativismo paranaense. Sobre essa missão, a coordenadora do curso, professora Paola Richter Londero, comentou que foi um momento oportuno para a turma, que, segundo ela, é muito crítica, sedenta por conhecimento e que quer entender e desenvolver o cooperativismo. “Sem dúvidas nenhuma, essa disciplina final de missão técnica, que nos permitiu vivenciar o cooperativismo, foi um grande diferencial para turma, tanto de união quanto de esclarecimento como a teoria e a prática se conectam e o que a gente pode fazer para transformar e desenvolver, ainda mais, o nosso cooperativismo”, concluiu.
Carine Leal, presidente da LifeCoop, que já participou do Curso de Formação de Dirigentes e Gerentes de Cooperativas – Gescoop (saiba mais aqui), fez um comparativo entre as capacitações. “O Gescoop veio me apresentar o cooperativismo na sua essência, em seus conceitos. Já no MBA eu fui mais a fundo. Consegui compreender as coisas com muito mais detalhes, com pessoas engajadas no cooperativismo. O MBA foi, realmente, um divisor de águas na minha vida e que só me fez ter mais sede de conhecimento acerca do cooperativismo.
O Sescoop/BA segue investindo na formação profissional da comunidade cooperativista e no aperfeiçoamento da gestão para tornar o nosso modelo de negócios mais forte.
Relembre a trajetória do MBA
Bahia sedia mais uma turma de MBA em Gestão de Cooperativas
Cursistas do MBA em Gestão de Cooperativas participam de missão técnica no Paraná
Por Ascom Sistema Oceb
Cooperativas baianas do Ramo Crédito participaram de 10 a 12/8 do 14º Congresso Brasileiro de Cooperativismo de Crédito - Concred, maior evento do Cooperativismo Financeiro da América Latina, organizado pela Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito – Confebras, em Recife (PE). O congresso ocorreu no formato presencial e on-line e visou apresentar aos participantes uma temática atual, realista e, ao mesmo tempo, visionária, de modo a auxiliar o cooperativismo financeiro na formulação de políticas e diretrizes, na definição de estratégias e no desenvolvimento de ações convergentes com a mais avançada visão de bem-estar social, individual e coletivo.
Representando a Bahia, estiveram presentes no evento 21 participantes no formato presencial, dentre eles presidentes, conselheiros e diretores de cooperativas de crédito do estado. Na modalidade on-line, tivemos 32 participantes, dentre conselheiros, diretores e funcionários de cooperativas do ramo. No total foram 53 participantes de 16 cooperativas da Bahia que participaram do 14º Concred e foram apoiadas pelo Sescoop/BA.
Na programação conferencistas e palestrantes, nacionais e internacionais, discutiram regulação, sustentabilidade, liderança, estratégia, governança, tendências globais, compromisso social, inovação, diversidade, perspectivas e oportunidades no ecossistema do cooperativismo, em especial, o de Crédito. O presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, destacou a relevância de tais atividades para as cooperativas estaduais “Que tenham as habilidades e determinação de empreender em suas cooperativas e no sistema cooperativista baiano o aprendizado adquirido. O cooperativismo de crédito na Bahia precisa ser mais determinado em crescer e ocupar espaço junto às comunidades. No mês de julho e agosto o Sistema Oceb apoiou duas delegações, em eventos de abrangência internacional e nacional. Vamos começar aplicar todo este aprendizado e fazer a diferença”, comentou o presidente ao relembrar o apoio também prestado às cooperativas baianas durante a Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito, realizado em julho passado, em Glasgow, na Escócia.
O presidente da Cooperativa de Crédito de Servidores da Universidade Estadual de Santa Cruz – Uescoop, Luiz Farias, relatou a satisfação de fazer parte do grupo que foi ao Concred e do quanto o evento vai contribuir para o aprimoramento da instituição, situada em Ilhéus, no sul do estado. “ Foi um extraordinário momento vivido no 14º Concred, pois nos ofereceu um leque de conhecimento que acrescentou de forma significativa à nossa compreensão do ideário cooperativo, promovendo o alinhamento de nossos objetivos e metas rumo ao futuro de uma sociedade 5.0, de excelência na governança e na intercooperação”.
Sob o tema central para “Futuros Plurais e a Essência Humana: horizontes do Cooperativismo Financeiro rumo à Sociedade 5.0” o congresso se desenvolveu a partir dos seguintes eixos: Cenários Globais (perspectivas e oportunidades nos mercados interno e externo), Ambidestria (sustentabilidade e competitividade com consciência social), Essência Humana (iniciativas de valorização das pessoas nas políticas de gestão) e Futuros Plurais (a constante transformação da humanidade). Ângelo Borges, diretor da Unicred do Nordeste evidenciou o impacto dos temas apresentados. “Dias riquíssimos de muito conhecimento, networks, trocas de experiências, afirmação do crescimento cooperativista e que promoveu conexões para novos horizontes. Foram temas que trouxeram relevantes reflexões do mundo BANI[1], tão dinâmico e que precisamos, cada vez mais, estarmos atentos para não perdermos a essência na valorização das pessoas. Certeza que voltamos com uma bagagem de muito conhecimento, novas ideias, mais preparados com o olhar para o futuro, sempre explorando o desconhecido”.
INCLUSÃO FINANCEIRA PARA TODOS OS BRASILEIROS
Em carta aberta à sociedade, a organização do 14º Concred ressaltou o papel e compromisso com o desenvolvimento do Brasil do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo - SNCC. Atualmente, são 15 milhões de cooperados e 818 cooperativas singulares presentes em 2.857 dos 5.570 municípios brasileiros com mais de 81 mil empregos gerados. Em aproximadamente 500 cidades, as cooperativas de crédito são a única porta de atendimento presencial para serviços financeiros, reforçando uma de suas missões: a inclusão financeira para todos os brasileiros. A estimativa até o final deste ano de 2022 é de que o sistema alcance mais de 7.800 postos de atendimento no Brasil.
O crescimento e transformações pelas quais as cooperativas de crédito vem passando foi observado por Pamella Santos, gerente do Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia. “Durante anos nos passaram que as cooperativas estavam na contramão do mercado, mas saio daqui com a convicção de que nós é quem estamos na mão certa e que os princípios que nos norteiam são a chave para seguirmos um caminho cada vez mais sólido e sustentável”, concluiu a gerente que integrou a delegação baiana presente no congresso.
A necessidade da transformação colocada em prática foi um ponto alto destacado por Arnobio Almeida, presidente do Sicoob Sertão. “Cada ano o nível sobe, os palestrantes nos fizeram pensar, ou melhor, alargamos nossos pensamentos com um forte desejo de transformação. Acredito que todos retornaremos com a bagagem muito maior do que chegamos, e não nos esqueçamos de colocarmos em prática todos os gatilhos que foram disparados durante o evento”, concluiu.
Por Ascom Sistema Oceb
[1] Mundo BANI (Brittle, Anxious, Nonlinear, Incomprehensible) é uma sigla em inglês que define a dinâmica de mundo atual. Em português significa: frágil, ansioso, não linear, incompreensível. Essa foi uma denominação dada em 2018 pelo antropólogo Jamais Cascio, quando o futurista já observava as mudanças severas ao redor do planeta. No entanto, o sentido do conceito foi intensificado ao observar a realidade das sociedades após a pandemia. (Blog Eureca)
Estimular o desenvolvimento do cooperativismo de forma participativa no estado é o objetivo do Encontro Regional de Presidentes, Dirigentes e Gestores do Cooperativismo Baiano – Direcoop, evento realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – Sescoop/BA, em parceria com o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – Oceb, que este ano celebra sua 10ª edição.
Desde 2013, os encontros regionais são realizados com sucesso devido à significativa participação dos dirigentes das cooperativas baianas. Por conta do estado pandêmico, as duas últimas edições do evento foram realizadas em formato virtual, o que, apesar da distância física, oportunizou a continuidade do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Sistema Cooperativista Baiano. Desta vez, com o avanço da vacinação da população o ciclo contará com a realização de cinco encontros presenciais nas regiões: Portal e Sertão (15/7), Metropolitana de Salvador (22/7), Sudoeste (5/8), Sul (12/8) e Oeste (19/8), respectivamente nos municípios de Feira de Santana, Salvador, Vitória da Conquista, Itabuna e Luís Eduardo Magalhães.
O presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, destaca a importância do evento para o cooperativismo baiano. “Neste ano comemoramos 10 anos de Direcoop. É um momento de olhar e refletir o quanto este evento fez com que o cooperativismo no estado da Bahia mudasse. Saber ouvir, traçar estratégias, construir juntos as nossas prioridades, são características que fazem com que o cooperativismo baiano busque novos caminhos para aperfeiçoar e atender melhor às necessidades dos cooperados e das comunidades onde as cooperativas estão inseridas, desenvolvendo, assim, um modelo de negócio cada vez mais forte e sustentável.”
PALESTRA ON-LINE ANTECEDERÁ ENCONTROS PRESENCIAIS
Além do planejamento participativo, a partir do levantamento das ações que serão prioritárias para o exercício de 2023 do Sistema Oceb, assim como no ano passado, as cooperativistas se encontrarão na próxima sexta-feira, 8 de julho, às 15h, antes do início do ciclo de encontros presenciais, na palestra on-line “Liderança Positiva”, com a consultora e treinadora de líderes, Tábata Lopes.
A temática tem como proposta despertar um olhar sobre a importância de incentivar melhor as habilidades de cada liderado, em busca do aperfeiçoamento de seus pontos fortes, aumentando o desempenho das equipes e, consequentemente, os resultados das cooperativas. Os conteúdos abordados na palestra vão nortear as reflexões que serão feitas nos encontros regionais presenciais.
INSCRIÇÕES ABERTAS
A inscrição para a palestra on-line é gratuita e deve ser realizada através do site: eventos.bahiacooperativo.coop.br. No ato da inscrição o participante também deverá informar em qual encontro regional estará presente.
Acompanhe as redes sociais do Sistema Oceb e fique por dentro das novidades do Direcoop 2022 e outros eventos realizados pelo Sistema Oceb, em parceria com as cooperativas baianas.
Por Ascom Sistema Oceb
As cooperativas têm um jeito próprio de trabalhar que impactam, muito especialmente, nas questões de suas relações jurídico-tributárias com o Estado, em todos os níveis. Considerando essas especificidades e seguindo com sua atuação de promover a profissionalização das cooperativas por meio da oferta de soluções de desenvolvimento humano, o Sescoop/BA realizou na terça-feira (31/05) uma palestra on-line voltada à tributação de cooperativas educacionais.
A gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop/BA, Jussiara Lessa, abriu o evento destacando a importância de proporcionar aos associados e gestores a compreensão e os esclarecimentos a respeito da legislação tributária, enfatizando as contribuições previdenciárias, que regulam as sociedades cooperativas dos ramos Consumo e Trabalho, Produção de Bens e Serviços.
Participaram da capacitação dirigentes, funcionários de setores correspondentes, assessores contábeis e jurídicos das cooperativas. O grupo acompanhou a apresentação de Paulo Campos, professor cooperado da Execoop e pesquisador e educador em Contabilidade e Tributação de Sociedades Cooperativas, que abordou sobre a tributação das cooperativas educacionais e dos seus cooperados - sob a ótica previdenciária.
Sorajna de Oliveira, presidente da Cooperativa de Trabalho Educacional de Correntina - Cootreduc, aproveitou a ocasião para atualizar os conhecimentos na área. “Eu gostei de tudo, sendo que os relatos em relação aos tributos e ao INSS foram de excelência. Parece que pegaram as nossas preocupações e levaram todas para esta palestra”, enfatizou ela que também integra o conselho de educação de Correntina, município do oeste baiano.
Ao final do evento, Amanda Oliveira, coordenadora tributária e membro do Comitê de Estudos Contábeis e Tributários da OCB - Cecont apresentou aos participantes o Manual Tributário das Sociedades Cooperativas de Trabalho, Produção de Bens e Serviços, elaborado pela OCB a partir da última reforma da Previdência, ocorrida em 2019. O manual pode ser acessado aqui.
Radamés da Silva, contador de cooperativas, participou do evento e ressaltou: “agora com o Manual Tributário, e, em especial, com o esclarecimento sobre tributação previdenciária das cooperativas dos ramos Consumo e Trabalho, Produção de Bens e Serviços, passamos a ter uma forte ferramenta para solidificação da gestão das cooperativas baianas, bem como, um guia prático para os profissionais de contabilidade da área”.
ESPECIFICIDADES TRIBUTÁRIAS DAS COOPERATIVAS
As sociedades cooperativas possuem natureza própria e particularidades, desde a sua constituição, passando pelo seu funcionamento e estrutura societária, na execução de seus trabalhos, e em sua gestão. Em razão de tais características específicas e próprias é fundamental a padronização dos procedimentos na apuração e no recolhimento dos tributos devidos pelas sociedades cooperativas, decorrentes das suas práticas de mercado.
Por Ascom Sistema Oceb
Discentes do MBA em Gestão de Cooperativas, que tem como objetivo promover a profissionalização da gestão cooperativista, participaram de 12 a 14 de maio da missão técnica do curso, no Paraná. Essa ação fez parte da disciplina “Vivências em Cooperativismo” e permitiu aos alunos, em sua maioria gestores de cooperativas baianas, o contato direto com práticas, ações e experiências do cooperativismo, favorecendo troca de experiências e aprendizados.
A especialização, que já está na segunda edição e abarca vários alunos de cooperativas baianas, é uma realização do Sescoop/BA, com o apoio da Oceb. As aulas dos 18 meses do curso foram ministradas pela Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo, referência em ensino e pesquisa voltados para o cooperativismo.
Durante a missão técnica, o grupo, formado por 30 pessoas, conheceu o Sistema Ocepar e as cooperativas: TiCoop, Sicoob Sul, Unimed Curitiba, Frisia e Castrolanda. De acordo com a coordenadora da pós-graduação, Paola Londero, “é importante que os alunos tenham a oportunidade de conhecer experiências de sucesso sobre temas como governança, liderança, digitalização, gestão de risco e compliance, sucessão e Intercooperação. A partir dessas práticas e programas que passam a ser conhecidos pelos alunos, acreditamos que algumas práticas possam ser implementadas em suas cooperativas, favorecendo o desenvolvimento das cooperativas”.
Um dos cursistas, Carlos Alves, conselheiro de administração da Unimed Costa do Descobrimento, concorda com a opinião da coordenadora. “O intercâmbio me proporcionou experiência ímpar com colegas de outras cooperativas, bem como acompanhar in loco o funcionamento de coirmãs de outro estado. Acredito que consiga trazer essa experiência para minha cooperativa.”
Considerando que o MBA precisou passar para o formato virtual, por conta da pandemia, a possibilidade de realização do intercâmbio no presencial foi uma grande chance de interação entre os membros da turma e de aproximação com cooperativas de diversos ramos, como destacou Adriana Ferreira, supervisora do Sicoob Central BA, que, pela primeira vez, conheceu cooperativas de outro estado. “A gente volta cheia de ideias porque vimos coisas novas. É o mesmo sistema, no caso do Sicoob, mas acaba conhecendo outras formas de gestão, traz um outro olhar. Em relação a todas as cooperativas, foi possível saber como eles vivenciaram a pandemia, como trabalharam, as práticas de desenvolvimento de pessoas e como estão se posicionando no mercado”, comentou Adriana.
Para Monique Brito, advogada da Oceb e uma das cursistas, a última matéria do MBA foi de grande relevância para o desenvolvimento pessoal e, principalmente, profissional. “Essa matéria nos permitiu experimentar o cooperativismo em sua essência, com grandes dificuldades, porém, superando-as, uma vez que é nos momentos de adversidade que o cooperativismo se fortalece. Essa matéria nos propiciou uma visão estratégica e o despertar do posicionamento crítico sobre a gestão de cooperativas. Além disso, nos estimulou a identificar a adoção de práticas de gestão e governança compatíveis com o mercado nos diferentes ramos do cooperativismo, sob os preceitos éticos, baseados nos princípios do cooperativismo. Acredito que, através do meu trabalho, posso contribuir com a disseminação desse modelo societário, diante do grande aprendizado que me foi proporcionado ao longo dos dias”.
Depois dos dias de vivência, o balanço da ação foi positivo. “Vejo essa missão como uma intercooperação de conhecimentos, tanto com as cooperativas visitadas, quanto entre os próprios alunos que tiveram a oportunidade de dialogar sobre as práticas que já são realizadas nas suas cooperativas. Essa missão deixou um gostinho de quero mais em todos, esperamos ter outras oportunidades como essa”, concluiu Paola.
TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO
Nos dias 5 e 7 de abril desse ano, ocorreu a primeira etapa de apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC, contando com a participação de uma parte dos estudantes da pós-graduação. Em julho, ocorrerá a segunda etapa de apresentação dos TCCs, e será mais um momento de compartilhar os resultados das pesquisas que foram realizadas com foco no desenvolvimento do cooperativismo.
O Sistema Oceb parabeniza todos os cursistas pelo empenho e dedicação.
Por Ascom Sistema Oceb
O cooperativismo é um modelo de negócio que tem em sua essência valores que priorizam, sobretudo, as pessoas. Por isso, os profissionais que trabalham para cooperativas precisam estar sempre alinhados com o nosso propósito de ajudar a construir uma economia de impacto positivo para as pessoas e suas comunidades.
Sabendo disso é que o Sescoop/BA, em parceria com a Oceb, realiza o Encontro de Alinhamento Cooperativista. Evento que tem como proposta apresentar as estratégias e diretrizes de trabalho do Sistema Oceb para instrutores, assessores, consultores e facilitadores que atuam junto às cooperativas baianas. A sexta edição do evento aconteceu nesta quarta-feira (9/3), em formato on-line.
Além de apresentar informações sobre as ações e eventos que estão planejados pela Oceb e pelo Sescoop/BA, o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, destacou a importância do trabalho que é desenvolvido pelos profissionais. “Os nossos consultores e instrutores desempenham uma importante missão para a disseminação da cultura cooperativista. São eles que falam sobre nosso negócio e sobre as formas de impulsioná-lo.”
Tecchio, na oportunidade, destacou a necessidade dos consultores apresentarem, a partir das sinalizações da Oceb, do Sescoop/BA e das cooperativas, “formas para inovar processos e mostrar resultados que causem impactos positivos para elas e suas comunidades. Nossa missão é ajudar as cooperativas serem, cada vez mais, sustentáveis e competitivas.”
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Por ocorrer em formato virtual, o evento contou com a presença de participantes de diversas partes do país. O que para Alexandre Garcia, que estava em Porto Alegre (RS), foi um ponto positivo para o evento. “Por estar em outro estado, o formato on-line viabilizou a minha participação nesta edição do evento. Ele apresentou informações relevantes e cruciais para o desenvolvimento do trabalho com as cooperativas baianas. Foi fundamental para que conhecêssemos um pouco do que está previsto, o que ajuda muitíssimo na realização das ações”, afirmou ele que participou do evento pela primeira vez.
A gerente de desenvolvimento de cooperativas do Sescoop/BA, Jussiara Lessa, aproveitou o evento para esclarecer informações em torno do cadastro dos prestadores de serviço e a importância dos instrutores terem conhecimento a respeito das especificidades do negócio cooperativo. “Esse momento é importante para que a gente possa alinhar expectativas em torno do nosso negócio. O Sescoop tem formas específicas de trabalho e também de contratação, e é importante que os instrutores estejam alinhados com essas especificidades.”
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Analisando o cenário de eventos e treinamentos previstos na agenda do Sistema Oceb, a consultora, Tábata Lopes, avaliou a relevância do evento para a qualidade do trabalho que será desempenhado. “O evento me ajudou a entender as necessidades exigidas nos treinamentos e expectativas do Sistema Oceb, em relação aos instrutores. A partir destas informações eu posso entregar um treinamento mais relevante e assertivo.”
Para o consultor, Adolfo Pereira, o “Sistema Oceb tem feito a diferença com a realização deste evento. O negócio cooperativo tem seu diferencial e exige do instrutor técnicas para levar soluções para as cooperativas. A agenda de atividades apresentada demonstra o quão o Sescoop/BA tem se empenhado para capacitar cada vez mais os públicos das cooperativas baianas.”
O Sistema Oceb continua se empenhando para desenvolver ações e eventos que possam fazer do cooperativismo um modelo de negócio ainda mais forte e sustentável. Acompanhe a agenda de eventos previstos clicando aqui.
Por Ascom Sistema Oceb
Quando se fala nos impactos da pandemia, aqueles relacionados ao sistema educacional brasileiro são sempre motivo de atenção, pois a educação é um pilar fundamental da sociedade. Segundo uma pesquisa publicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgada em julho de 2021, 99,3% das escolas brasileiras suspenderam as atividades presenciais durante a pandemia da Covid-19. Em resposta a esse cenário, as instituições escolares tiveram que promover novas estratégias de continuidade às aulas, como a reorganização ou a adaptação dos planos de aula, com o objetivo de priorizar habilidades e conteúdos específicos, e a utilização da estratégia de ensino-aprendizagem remota.
Essa realidade fez parte das cooperativas educacionais baianas, que se reinventaram para manter as aulas, mesmo com a suspensão das atividades presenciais. De 2021 para cá, com o avanço da vacinação contra a Covid-19 no país, as instituições escolares têm retomado suas atividades presenciais.
Levando em conta esse panorama, as cooperativas educacionais baianas planejaram suas jornadas pedagógicas desse ano com foco em temas de interesse para superar os desafios causados pela pandemia e puderam contar, mais um ano, com o apoio do Sescoop/BA, que atua na promoção da profissionalização das cooperativas por meio da oferta de soluções de desenvolvimento humano.
BALANÇO DAS JORNADAS PEDAGÓGICAS
As cooperativas educacionais - Cooeduc, Cooeps, Coopesal, Coopeb e Coperil - contaram com o Sescoop/BA para a realização das palestras dentro das programações das suas jornadas pedagógicas, que oportunizaram uma maior integração e alinhamento entre cooperados, professores, funcionários e gestores que atuam nas cooperativas, preparando-os para o início do ano letivo.
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A diretora pedagógica da Cooperativa de Trabalho dos Profissionais em Educação de Eunápolis - Cooeduc, Márcia Tito, conta que a jornada pedagógica desse ano propôs a construção e a reconstrução contínua do conhecimento, abarcando estudantes, professores e familiares, já que os vínculos com os públicos de interação da cooperativa sofreram impacto com a pandemia. “A jornada trouxe à luz o caminho que será percorrido durante todo o ano e como será a caminhada, levando em conta a companhia e parceria contínua dos pais. Nesta perspectiva, reiterou a importância do vínculo que se estabeleceu há 30 anos, desde a sua fundação, junto à família. Vale salientar que o cooperativismo incorpora a filosofia da Cooeduc e que, portanto, está inserido em toda dinâmica escolar, desde a ação pedagógica até as atividades que extrapolam os seus muros”, disse.
Os conteúdos das jornadas sempre são escolhidos pelas cooperativas, a partir das suas necessidades e objetivos traçados para o ano. A palestra na Cooperativa Educacional de Porto Seguro - Cooeps, por exemplo, foi sobre cooperação e pertencimento. A presidente da cooperativa, Daniele Almeida, destaca que a palestra foi um dos pontos mais relevantes da jornada. “Sem dúvidas foi um momento marcante da nossa jornada, para compreender e discutir sobre a nossa sociedade e como o nosso pertencimento pode mudar o rumo da cooperativa. Escolher esse tema teve a ver com a nossa necessidade (novos e antigos cooperados) de discutir sobre como está organizada a nossa cooperativa e qual é o nosso papel enquanto donos e prestadores de serviços”. Para ela, o aprendizado que ficou e que trará resultados positivos na gestão do negócio cooperativo é sobre a ”importância de gerirmos a nossa cooperativa com responsabilidade, bem como o nosso papel na assembleia, nos conselhos, nos comitês, nas ações propostas nos ramos, no nosso comprometimento de pertencer a uma cooperativa vivendo os seus princípios, missão, visão e finalidades”.
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Já na Cooperativa Educacional de Barreiras - Coopeb o assunto da palestra foi voltado para saúde emocional e segurança psicológica, pensando na expectativa da retomada das aulas. “O tema foi escolhido tendo em vista uma passagem extremamente difícil vivida por todos os colaboradores em razão da pandemia. Abrir a própria casa, descortinar o mundo da internet para permanecer oferecendo aprendizagem aos estudantes não foi uma tarefa fácil. Cada um de nós se transformou em palestrante, cantor, artista, bailarino… A gente se reinventou. Voltar à rotina em sala de aula exige um grande recomeço e uma boa pitada de saúde emocional. Fomos muito assertivos na escolha do tema. E o Sescoop na escolha do preceptor”, explica Edlania de Carvalho, diretora Pedagógica da Coopeb.

O analista de cooperativismo e monitoramento de cooperativas do Sescoop/BA, George Freitas, ressaltou a importância das jornadas pedagógicas para o desenvolvimento das cooperativas educacionais, pois “abordaram temas relevantes para a gestão das cooperativas, como o ciclo PDCA e a importância do atendimento ao cliente, além de reforçar a importância dos princípios cooperativistas e o engajamento dos cooperados. Este ano, além de atender as demandas de cada cooperativa, o Sescoop/BA apoiou a realização da palestra on-line “Negócio cooperativo - estratégias e resultados - eu ou nós os responsáveis?” (acesse aqui), que encerrou o ciclo das Jornadas Pedagógicas de 2022, promovendo o engajamento dos cooperados e a compreensão da cooperativa educacional, enquanto negócio cooperativo, estimulando o protagonismo na geração de resultados econômicos e financeiros”.
Não acompanhou a palestra ou gostaria de rever?! A palestra está disponível no canal do YouTube do Sistema Oceb, onde você pode encontrar mais conteúdos de interesse para sua cooperativa.
Por Ascom Sistema Oceb
Fotos cedidas pelas cooperativas
Final de ano chegando e, normalmente, as pessoas e as organizações desaceleram, mas o Sescoop/BA segue com uma agenda intensa de ações porque prioriza o desenvolvimento das cooperativas baianas. Um dos eventos que ocorreu recentemente foi o Workshop Performa Coop, realizado nos dias 10 e 13/12, com o intuito de apresentar ferramentas para auxiliar o acompanhamento e a melhoria da performance e oferta de produtos e serviços das cooperativas baianas.
É justamente esse tipo de acompanhamento, proporcionado pelos Indicadores-chave de Performance e Pesquisa de Satisfação, temas tratados durante o evento, que possibilitará que dirigentes e gestores de cooperativas saibam exatamente o que está dando certo, o que merece mais atenção e o que precisa ser ajustado no negócio cooperativo.
Para Romarco Sousa, contador da Unimed Sudoeste, o workshop ocorreu em momento oportuno para se atualizar sobre assuntos como desempenho e performance. “Sempre importante renovar os conhecimentos, se reciclar com novas tendências e ferramentas, absorver o máximo de conhecimento a fim de aplicar de acordo a nossa realidade e nada melhor do que um professor que conhece cooperativas para transmitir esse conhecimento”.
A participação no workshop proporcionou a Tamires Bispo, recursos humanos da Coopmac, uma reflexão sobre a necessidade de analisar o que está sendo feito na cooperativa de correto e onde pode melhorar e, para isso, usar a ferramenta da pesquisa de satisfação é uma boa alternativa.
“Saber como coletar o feedback, tanto do público interno quanto externo, tem sido cada vez mais necessário e crucial para o crescimento e sucesso das organizações, e um encontro focado em ensinar formas, ferramentas e mecanismos para que esse processo ocorra com poucos erros, com certeza, foi de grande aprendizado e será colocado em prática”, destacou Tamires.
Avançar da teoria para a prática: essa é a expectativa do Sescoop/BA, que atua na promoção da profissionalização das cooperativas baiana por meio da oferta de soluções de desenvolvimento humano. Por isso, tem promovido diversas capacitações com esse perfil de aprimorar a performance da cooperativa, impactando positivamente na sua atuação no mercado e no relacionamento com seu cooperado.
SESCOOP/BA EM AÇÃO
Confira a agenda semanal de eventos apoiados e/ou promovidos pelo Sescoop/BA toda segunda-feira pelo Instagram do Sistema Oceb.
Por Ascom Sistema Oceb
Fotos cedidas pelos participantes
O segmento de produtos orgânicos é um mercado crescente no Brasil, segundo a Associação de Promoção dos Orgânicos (Organis). Só no ano passado houve um avanço de 30% na comercialização destes alimentos em nosso país.
Compreendendo este potencial de mercado o Sistema Oceb realizou a segunda edição do Workshop Orgânicos – Certificação e Mercado, nesta sexta-feira (26/11), em formato virtual. Com o tema “Cenários, adesão e estratégias de mercado” o evento contou com a participação do coordenador da Comissão de Produção Orgânica da Bahia - CPOrg/BA, Thiago Guedes Viana, que na oportunidade falou sobre a importância da certificação para as cooperativas. “Precisamos investir mais em pesquisa na área de orgânicos, para conhecer as possibilidades e também estratégias de comercialização. As cooperativas têm um papel fundamental na disseminação do conhecimento a respeito desses produtos para a sociedade.”
A abertura do encontro foi realizada pelo presidente Sistema Oceb, Cergio Tecchio, que na oportunidade falou sobre a importância do tema. “Esse evento é uma oportunidade das cooperativas baianas conhecerem mais sobre o mercado de orgânicos em nosso estado, para que possam trabalhar de forma ainda mais estratégica e competitiva”, afirmou.
A programação do evento também trouxe o consultor de desenvolvimento e soluções, Aldir Parisi, que abordou estratégias para acessos ao mercado de orgânicos, considerando novos hábitos e procuras dos consumidores.
A participante Evanéia Carvalho, técnica rural da Cooperativa Nacional de Produção e Agroindustrialização Ltda - Coopaita, considerou que o evento é um caminho para pensar a certificação orgânica. “O workshop ajudou a esclarecer mais sobre os meios de chegarmos à certificação orgânica e entender como vai esse mercado, através dos dados apresentados por Thiago. Além disso, com a fala de Aldir Parisi, tivemos esclarecimentos sobre gestão e estratégias de comercialização, dando direcionamento onde e como comercializar nosso produto”, conta.
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Jerffesson Silveira, engenheiro agrônomo da Oceb, destacou que o evento é uma oportunidade das cooperativas baianas verem o mercado de orgânicos como um ambiente estratégico e em constante expansão. “De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA vemos que o Brasil já lidera entre os países da América Latina, esse mercado. Ainda assim, há muito para expandir e as cooperativas agropecuárias podem ser motivo deste crescimento, apoiando seus cooperados na produção, na transição e no acesso aos diversos mercados que essa tendência pode proporcionar”.
O evento, para Nélio Costa, conselheiro de administração do Sicoob Norte Sul, foi visto como uma válvula impulsionadora para as cooperativas baianas do ramo agropecuário e também de outros seguimentos. “O evento tem grande relevância, dada a demanda e a necessidade do mercado cada vez mais por alimentos saudáveis. É importante, também, destacar a preocupação do Sistema Oceb em incentivar as cooperativas para também estarem atentas a questões tão importante no mundo atual: preocupação com a natureza e com a vida”.

Segundo a diretora financeira da Cooperativa dos Produtores de Grãos do semiárido, Norma Rios, o evento abriu caminhos para pensar novas estratégias de atuação, já que as cooperativas iniciam esse momento de planejamento estratégico para 2022. "Cada dia mais o mercado tem buscado alimentos saudáveis, assim, a discussão sobre produção orgânica promovida pelo Sistema Oceb é de grande importância para formatação das estratégias das cooperativas. Parabéns ao Sistema pela iniciativa, para melhor qualificação de nossas cooperativas".
O Workshop Orgânicos – Certificação e Mercado, integra a agenda de eventos estratégicos realizados pelo Sescoop/BA e pela Oceb. Confira os próximos eventos com inscrições abertas clicando aqui.
*Fotos cedidas pelos participantes do evento.
*Por Ascom Sistema Oceb
É muito importante observar como a função do profissional de secretariado vem sendo ampliada, o que exige desses profissionais um constante desenvolvimento e aperfeiçoamento de habilidades para ocupar o cargo. Atento a essa diversificação de atividades, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – Sescoop/BA, em parceria com o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – Oceb, promovem, há onze anos, o Workshop dos Profissionais de Secretariado da Bahia.
Neste ano, ainda por conta das medidas restritivas necessárias à prevenção de não contaminação pela Covid-19, o evento foi realizado em formato digital, na última terça-feira (28/9), conectando profissionais da área que atuam nas cooperativas do estado.
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O XI Workshop dos Profissionais de Secretariado da Bahia contou com a participação do superintendente do Sistema Oceb, José Alberto Batista, que iniciou o evento evidenciando a importância da capacitação para os profissionais. “Esse evento é muito importante para ampliar as habilidades e competências dos profissionais. A cada ano o nosso corpo técnico busca trazer informações e novas tendências para potencializar o trabalho das cooperativas baianas, que é o compromisso do Sistema Oceb.”
Com a palestra “Comunicação Eficaz” a forma e as estratégias de como as cooperativas podem se comunicar interna e externamente, entrou em pauta, e para a agente de atendimento da Cooperativa Sicoob Coopec, Sarah Leal, que participou pela primeira vez do evento, o assunto está atrelado às demandas atuais da cooperativa. “Estamos trabalhando exatamente esse tema aqui em nossa cooperativa, no sentido de aprimorar a comunicação interna e externa. Considero que esse é um tema de extrema relevância e de grande necessidade para ser abordado dentro das organizações, essa palestra agregou muito para meu dia a dia de trabalho”, contou.
Na era onde tudo acontece de forma dinâmica, gerir o tempo das atividades é fundamental. Durante a palestra “Gestão da Tétrade do Tempo e Produtividade no Trabalho” os participantes do evento puderam aprender estratégias de como potencializar cada minuto durante a rotina de trabalho. A secretária administrativa da cooperativa Coopercap, Lorena Brandão, afirmou que esse foi o ponto alto do evento. "Todos os anos, nós, profissionais de secretariado das cooperativas, aguardamos com muita expectativa por esse evento, e em 2021 não foi diferente. Durante o workshop, eu aprendi a importância de aplicar algumas técnicas que podem nos ajudar a manter a concentração e o foco, e evitar a procrastinação. Aplicando essas técnicas, sei que vão me auxiliar no desenvolvimento de minhas atividades de forma ainda mais eficiente dentro da cooperativa.”

Sobre a gestão de tempo, a auxiliar administrativa da Cooperativa Unifísio, Cintia Nascimento destacou a importância das práticas ensinadas para a aplicação, também, na vida pessoal. “É o terceiro workshop que participo e é sempre enriquecedor e edificante. Com técnicas e dicas que podemos aplicar em nosso local de trabalho e, também, na nossa vida pessoal. Foi muito bom!”
Assim como o Workshop dos Profissionais de Secretariado, o Sistema Oceb tem realizado eventos e formações para diferentes grupos profissionais, que atuam nas cooperativas baianas, por reconhecer a importância de cada um para o movimento cooperativista. A agenda de eventos pode ser acompanhada em: https://eventos.bahiacooperativo.coop.br/
Por Ascom Oceb
Com o propósito de alinhar as expectativas da base do cooperativismo baiano, o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia - Oceb e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – Sescoop/BA, organizações que compõem o Sistema Oceb, promovem, anualmente, durante os meses de julho e agosto, o Encontro Regional de Presidentes, Dirigentes e Gestores do Cooperativismo Baiano – Direcoop.
Realizado, desde 2013, pelo Sistema Oceb, o Direcoop é um espaço de diálogo com todas as cooperativas do estado, onde são apresentadas as realizações desenvolvidas pela Oceb e pelo Sescoop/BA, a partir do Planejamento Estratégico traçado e dos Planos de Trabalho aprovados pelos respectivos Conselhos, Diretor e Administrativo, de cada organização.
O outro grande objetivo do Direcoop é o de ouvir das lideranças das cooperativas baianas quais são as tendências de negócios e necessidades vivenciadas, para que nos orientem como o Sistema Oceb pode apoiá-las, a partir do que cada cooperativa, ramo de cooperativa e governança de cada uma necessitam para o seu desenvolvimento, considerando os objetivos e planejamentos para melhor atender a necessidade de seus cooperados, funcionários e comunidade, nas respectivas áreas de negócios.
O Direcoop, como evento estratégico do Sistema Oceb, tem tido a sua organização aperfeiçoada a cada ano e, nos dois últimos, ocorreu de forma virtual, pela impossibilidade das reuniões presenciais, devido à pandemia da Covid-19. A realização por meio digital não prejudicou em nada o cumprimento dos objetivos traçados e a participação das cooperativas e de seus líderes.
Em 2021, foram cinco encontros com cooperativas das regiões Portal e Sertão (Feira de Santana), Metropolitana de Salvador (Salvador), Sudoeste (Vitória da Conquista), Sul (Itabuna) e Oeste (Luís Eduardo Magalhães), contando com a presença de 183 participantes. Se considerarmos as pessoas que participaram mais de uma vez, o total foi de 270 pessoas.
Diferente dos anos anteriores, onde os participantes indicavam prioridades de ações, neste ano os participantes foram convidados a sugerirem ações concretas para a construção do Plano de Trabalho da Oceb e do Sescoop/BA para 2022. Na prática, ocorreu da seguinte forma: os participantes foram norteados a partir de seis perguntas extraídas do formulário do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas – PDGC, a refletirem sobre que tipo de ação a cooperativa e o Sistema Oceb poderiam executar para atender as necessidades das cooperativas de cada região. Todos os participantes tiveram oportunidade de opinar nos grupos de trabalho, criados de forma aleatória pela plataforma Zoom, variando entre cinco e oito participantes por grupo, dependendo da região.
Com aproximadamente 900 sugestões dadas pelos cooperativistas, que foram sistematizadas para fins de melhor compreensão e direcionamento do trabalho do Sistema Oceb, os resultados alcançados foram:
- O que nossas cooperativas poderiam fazer para melhorar a satisfação de clientes e/ou cooperados, e em que o Sistema Oceb poderia ajudar?
- Sendo a maioria das respostas – “Avaliar a satisfação do cliente e/ou cooperado” e “Promover capacitações em cooperativismo / atendimento / lideranças / educação financeira”.
- O que nossas cooperativas poderiam fazer para estimular a participação dos cooperados nas assembleias e nos eventos das cooperativas, e em que o Sistema Oceb poderia ajudar?
- Sendo a maioria das respostas – “Desenvolver a Educação Cooperativista para delegados, cooperados e novas lideranças” e “Fazer mais divulgação / estratégias de marketing / comunicação digital para as assembleias”.
- O que nossas cooperativas poderiam fazer para melhorar a governança das cooperativas, e em que o Sistema Oceb poderia ajudar?
- Sendo a maioria das respostas – “Promover a capacitação para conselheiros/cooperados/gestores” e “Fortalecimento do PDGC”;
- O que as cooperativas poderiam fazer para desenvolver as pessoas (equipe, funcionários e cooperados), e em que o Sistema Oceb poderia ajudar?
- Sendo a maioria das respostas – “Desenvolver capacitações / cursos / treinamentos / palestras” e “Ter um sistema de acompanhamento individual do desenvolvimento das pessoas / avaliação de desempenho”;
- O que as cooperativas poderiam fazer para ampliar os negócios, e em que o Sistema Oceb poderia ajudar?
Sendo a maioria das respostas – “Desenvolver parcerias / Intercooperação” e “Melhorar o marketing”;
- O que as cooperativas poderiam fazer para suas comunidades, e em que o Sistema Oceb poderia ajudar?
- Sendo a maioria das respostas – “Fazer ações de capacitação para o apoio comunitário a partir do Cooperativismo” e “Cooperativas apoiarem ações de suas respectivas comunidades”.
Assim, essas serão as ações norteadoras para a construção do Plano de Trabalho 2022 da Oceb e do Sescoop/BA, pois é assim que atua o Sistema Oceb, cumprindo com sua missão e objetivos, com o intuito de estar sempre conectado com as cooperativas baianas, que o integram, na busca permanente do desenvolvimento delas, levando melhores oportunidades de ampliação do negócio, o que impacta positivamente na qualidade de vida e felicidade de seus membros e das suas comunidades, pois o cooperativismo forte é o que integra o desenvolvimento econômico e social, na mesma proporção.
Por Ascom Sistema Oceb
Minimizar os impactos da crise causada em decorrência da pandemia da Covid-19 é um dos desafios das cooperativas baianas. Por isso, o Sistema Oceb constantemente tem promovido e apoiado eventos diversos para traçar estratégias e impulsionar os negócios das cooperativas no estado.
Um dos caminhos encontrados foi o ciclo 2021 de Encontros dos Ramos, que aconteceu no mês de junho. Como forma de sistematizar os pontos levantados pelos representantes das cooperativas durante os encontros, foram realizados, entre os dias 25 e 29 de junho, reuniões para apresentação dos pontos que subsidiarão o plano de trabalho do Sistema Oceb e, também, das cooperativas baianas.
Ramo Transporte
O ciclo de encontros iniciou com as cooperativas do Ramo Transporte, que se reuniram na manhã do dia 25 de junho. Durante a pandemia do novo coronavírus, as cooperativas do ramo têm enfrentado um desafio ainda mais específico, já que é um trabalho em que a principal atividade não funciona de forma remota.
Para o presidente da Cooperativa de Transportadores Autônomos de Carga de Luís Eduardo – Coopertac, Ismael Rodrigues, encontros como este fortalecem e rememoram o propósito das cooperativas dentro da sociedade. “Quando estamos reunidos em eventos estratégicos como este, a gente se sente mais revigorado e mais disposto a trabalhar para o crescimento das nossas cooperativas. O que construímos, com certeza, fará toda a diferença na hora de planejarmos os nossos próximos passos.”
Dentre as demandas levantas pelos representantes das cooperativas do Ramo Transporte estão: a criação de um plano para incentivar a sucessão da gestão e estimular a criação de campanhas que despertem o senso de pertencimento dos cooperados.
Ramo Crédito

Na tarde do dia 25 de junho, reuniram-se os representantes das cooperativas do Ramo Crédito. O momento pandêmico está na pauta das cooperativas do ramo, já que, apesar do momento de crise, o ramo crédito tem tido oportunidade de atuar de formas estratégicas no mercado financeiro.
Segundo a presidente do conselho de administração do Sicoob Coopere, Maria Vandalva Oliveira, “o evento proporcionou a percepção coletiva das forças, fragilidades, ameaças e oportunidades do Ramo Crédito, além da integração do ramo dos diferentes sistemas presentes na Bahia. A triangulação dos olhares sobre o que nos une enquanto Sistemas Cooperativos de Crédito foi um exercício prático de intercooperação e de busca conjunta de soluções para os problemas que nos afetam”, afirmou.
Entre outros pontos sugeridos pelos participantes do encontro para implementação estão as campanhas de incentivo à intercooperação, investimento em comunicação estratégica para divulgar o trabalho das cooperativas do ramo e formação para novas lideranças.
Ramo Agropecuário
Ainda que façam parte do mesmo estado, as cooperativas agropecuárias são diversas, assim como seus desafios. Entretanto, a essência do trabalho apresentado por elas é o mesmo.
Para André Oliveira, diretor executivo da Cooperativa dos Produtores Rurais da Bahia – Cooperfarms, o evento, que ocorreu no dia 28 de junho, é oportuno para que os representantes das cooperativas pensem juntos novas estratégias para fortalecer o ramo. “A Oceb e o Sescoop/BA sempre deram a oportunidade das cooperativas trazerem suas dores. Esses encontros com os representantes dos ramos trazem soluções que são comuns para as diversas cooperativas. Acredito que seja um momento muito importante e que acrescenta muito nas organizações (Oceb e Sescoop/BA) e também nas cooperativas baianas.
Dentre as ações direcionadas pelos participantes para compor o plano de trabalho estão: o investimento em plataformas digitais, adotar estratégias de gestão com foco no cooperado e nos colaboradores e elaboração de plano estratégico para incentivar a sucessão e formação de novas lideranças.

De acordo com Helia Machado, auxiliar administrativo da Cooperativa dos Produtores de Grãos do Semi Árido em Irecê – Cooper Grãos, o evento possibilitou pensar de forma mais assertiva nas ações que serão levadas para o planejamento estratégico também das cooperativas. “A gente tem que seguir passos de formiguinhas, seguir de grão em grão. Não adianta colocar objetivos absurdos e não conseguir cumprir. Os objetivos apresentados durante o evento representam as demandas das cooperativas do ramo na Bahia.”
Ramo Saúde
Em um momento onde tem se evidenciado tanto o protagonismo dos profissionais de saúde, as cooperativas do ramo também têm montado estratégias para solucionar demandas e melhorar, ainda mais, os serviços prestados; e o encontro de devolutivas com cooperativas do ramo , realizado no dia 28 de junho, foi mais um espaço para esse diálogo.
Para Carlos Rocha, gerente da Unimed Bahia, os pontos apresentados são essenciais para melhor desempenho. “Acredito que estes direcionadores são de extrema importância para a melhoria nos processos e gestão das cooperativas do Ramo Saúde. Se trabalharmos juntos, promovendo a intercooperação, temos tudo para sair mais fortalecidos.”
Entre as pautas apresentadas no encontro de devolutivas das cooperativas do Ramo Saúde estão: maximizar as estratégias de comunicação organizacional, desenvolver estratégias de políticas de sucessão e formação de liderança, e investimento em ações que fortaleçam o compliance.

Carine Leal, diretora presidente da LifeCoop, afirmou que o evento proporcionou a construção de um documento que realmente pode direcionar e fazer a diferença para as cooperativas do ramo. “Brinco dizendo que nós conseguimos construir um planejamento para quase dez anos, pois ele foi extremamente completo e complexo. Partindo do princípio que cada objetivo vai ser destrinchado em ações para serem executadas pelas cooperativas é um material muito rico.”
Ramo Trabalho, Produção de Bens e Serviços
Encerrando o ciclo de encontros de devolutivas, as cooperativas do Ramo Trabalho, Produção de Bens e Serviços se reunirem no dia 29 de junho. O ramo, que sofreu reestruturação em 2018, se destacou durante o evento pela sua diversidade.

É o que ressaltou a diretora financeira da Cooperativa de Profissionais Liberais da Bahia – Cooliba, Márcia Marques. “É bonito ver como cooperativas de um mesmo ramo podem ter atuações diversas e, ainda assim, terem propósitos semelhantes. Só o cooperativismo proporciona isso. As estratégias apresentadas mostram o quanto somos riquíssimos em criatividade, vontade e soluções.”
Dentre as possibilidades apresentadas pelo grupo tem-se: implementação de estratégias para fortalecimento da intercooperação e parcerias com empresas, campanhas e capacitações que estimulem a inovação nos processos e a implementação de um plano sistêmico que promova a educação cooperativista.
Confira os depoimentos dos representantes de cada ramo sobre o ciclo de encontros clicando aqui.
Mesmo em um cenário onde ainda é necessário manter o distanciamento social, o Sistema Oceb continua cumprindo com o seu compromisso junto às cooperativas baianas de seguir com a agenda de eventos estratégicos a fim de promover o aprimoramento da gestão das cooperativas e o desenvolvimento do cooperativismo de forma participativa.
E um dos eventos prioritários desta agenda é o ciclo de Encontros Regionais de Presidentes, Dirigentes e Gestores do Cooperativismo Baiano – Direcoop, que neste ano seguirá em formato virtual, com cinco encontros entre 16 de julho e 13 de agosto, sempre às sextas-feiras, pela plataforma Zoom.
Para Cergio Tecchio, presidente do Sistema Oceb, o Direcoop é um instrumento que possibilita a comunicação direta entre as cooperativas e o Sistema Oceb. “No ano passado o formato digital foi uma inovação e oportunizou que muitas cooperativas pudessem participar, independentemente de sua localização. Esse ano a expectativa é maior, em relação à adesão do público, pois estamos ainda mais conectados ao ambiente digital.”
PALESTRA SOBRE INOVAÇÃO ANTECEDERÁ OS ENCONTROS
Uma das novidades deste ano é que os cooperativistas se encontrarão no dia 9 de julho em uma palestra on-line, antes dos eventos regionais. Levando em conta esse contexto de inovações constantes, o evento trará o tema “Inovação no cooperativismo, uma boa ideia”, com o professor da Escoop - Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo, Alexandre Garcia, às 15 horas. Alexandre é economista (UFRGS), especialista em Gestão Empresarial (UFRGS), mestre em Administração (Unisinos) e doutor em Administração, com estudos focados em inovação (Unisinos). Os conteúdos abordados na palestra vão nortear as reflexões que serão feitas nos encontros regionais.
Nesta edição, levando em conta a trajetória que a sociedade tem passado por conta da pandemia e o impacto nos diversos setores, refletir sobre a temática inovação em uma perspectiva mercadológica ainda é muito necessário.
O analista de Monitoramento de Cooperativismo do Sescoop/BA, Valter Sampaio, destaca a relevância de tratar sobre esse assunto em um dos eventos mais importantes da agenda cooperativista baiana, e lembra que falar de cooperativa já é por si só uma ideia inovadora. “As cooperativas surgiram de uma grande ideia, em resposta às necessidades das pessoas que apostavam em uma proposta inovadora, ainda que, nem todos acreditassem, a união dessas pessoas contribuiu para criação de valores que norteiam o cooperativismo. Por isso, as cooperativas, em sua essência, praticam a inovação buscando a sustentabilidade e igualdade das pessoas que nela ingressam”, afirma.
INSCRIÇÕES ABERTAS
As inscrições para a palestra e os encontros do Direcoop 2021 são gratuitas e devem ser realizadas através do site: eventos.bahiacooperativo.coop.br. Os links de acesso para a palestra e os encontros serão disponibilizados aos inscritos, através do e-mail informado no ato da inscrição.
Acompanhe as redes sociais do Sistema Oceb e fique por dentro das novidades do Direcoop 2021 e outros eventos realizados pelo Sistema Oceb, em parceria com as cooperativas baianas.