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Dia C arrecadou quase duas toneladas e meia de alimentos e doará para famílias carentes do município
O espírito cooperativista tem se espalhado por várias cidades do país e, dessa vez, foi em Pintadas, na Bahia. No último sábado, dia 15, foi realizada mais uma edição do Dia de Cooperar (Dia C), iniciativa organizada pelas cooperativas, com apoio das Organizações Não-Governamentais (ONGs), sindicatos e o poder público do município, que se uniram com o mesmo propósito: a solidariedade.
Durante a manhã, várias atividades foram desenvolvidas, como desfile de fanfarra e de ciclistas pelas ruas da cidade para arrecadar alimentos. Esse movimento solidário resultou na doação de quase duas toneladas e meia de alimentos para famílias carentes e foi aprovada por dona Maria de Lurdes: “Quem doa ganha tanto quanto quem recebe”.
Muitos voluntários aderiram ao Dia C e desenvolveram ações gratuitas, tais como: medição de pressão arterial, vacinação contra a gripe e corte de cabelo. "Eu me sinto privilegiada em estar ajudando a todos, porque o Dia C é o dia de ajudar, de se envolver com a população e criar vínculos", disse Fabiele Brandão, enfermeira voluntária.
Moises Inácio, analista de formação do Sicoob Sertão e um dos coordenadores da 4ª edição do Dia C no Território Bacia do Jacuípe e entorno, disse que os resultados alcançados demonstram o reconhecimento da população sobre a iniciativa. "Na nossa região tivemos a ajuda de diversos parceiros, não só para doação de alimentos, mas também para os trabalhos desenvolvidos ao longo do mês como atividades nas escolas, a prestação de serviços de saúde e de serviço social. A gente vinha nos últimos anos arrecadando em média 400 quilos e, dessa vez, arrecadamos mais de 2 toneladas. Isso demonstra que a população está entendendo a importância da solidariedade e desse projeto”, disse.
O Dia C foi a soma de forças que conduziu a população "no caminho C", no caminho da cooperação e, em Pintadas, contou com a organização das seguintes cooperativas: Sicoob Sertão, Ser do Sertão, Cooperativa Agroindustrial Pintadas Ltda - COOAP, Cooper Sertão, Cooperativa de Reciclagem, além da parceria e apoio da Companhia de Artes Cênicas Rheluz, Rede Pintadas, Centro Comunitário, Sindicatos dos Servidores Públicos e dos Trabalhadores Rurais, Igreja Católica, Colégio Estadual Normal e secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde do município.
A equipe da Agência de Comunicação VR14 também apoiou a iniciativa e produziu uma matéria, que foi veiculada na TVE. Para assistir, clique aqui.
Por ASCOM SESCOOP/BA (Texto baseado em informações da redação do VR14 )
Fotos: Site VR14
Acompanhe mais iniciativas do Dia C das cooperativas baianas clicando aqui.
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O oeste baiano abriga cooperativas de diferentes ramos, as quais têm contribuído para o desenvolvimento socioeconômico dessa região do país, com oferta de produtos e serviços de qualidade e competitivos. Presidentes, dirigentes e gestores dessas cooperativas se reuniram na última sexta-feira, dia 14, em Luís Eduardo Magalhães, para participar do Encontro Regional de Presidentes, Dirigentes e Gestores do Cooperativismo Baiano - Direcoop.
Conselheiros do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia - OCEB e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - SESCOOP/BA, juntamente com o superintendente do Sistema OCEB, deram boas-vindas ao público. Todos agradeceram a presença dos participantes e destacaram a importância do Direcoop por oportunizar a troca de ideias e o fortalecimento da intercooperação.
O evento debateu sobre os cenários e perspectivas da gestão, cuja reflexão foi conduzida por Jairo Martins, presidente da Fundação Nacional da Qualidade – FNQ. Ele apresentou informações sobre os cenários político, econômico e social, tanto no âmbito nacional quanto mundial, e o impacto dessas diferentes realidades na dinâmica das organizações.
Explanou também sobre as cobranças atuais do mercado, o que está na nova agenda empresarial, além de falar sobre a importância das cooperativas realizarem os seus planejamentos estratégicos, bem como os elementos basilares para garantir uma boa gestão e governança dessas sociedades. Jairo mostrou-se entusiasmado com a abertura do ciclo do Direcoop e destacou o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas - PDGC como um programa bem fundamentado para promover mudanças significativas na gestão e na governança cooperativista.
Para Sônia Sabino, uma das representantes da Cooperativa Agropecuária do Oeste da Bahia - Cooproeste no evento, a palestra foi de um aprendizado ímpar, pois a abordagem sobre os cenários internos e externos a fez refletir sobre o modelo de gestão da cooperativa e a necessidade de um trabalho coletivo para melhorar a governança e aumentar a competitividade, tendo o planejamento como ponto de partida.
Durante o evento, também foram apresentadas as ações que o Sistema OCEB tem realizado para responder às demandas das cooperativas baianas, como, por exemplo, a promoção de diversas capacitações e a defesa do cooperativismo junto ao Estado, e os resultados já alcançados. O espaço oportunizou que os gestores trocassem informações sobre as iniciativas, como as de promoção social. O presidente da Cooperativa Educacional de Barreiras - Coopeb, Davi Schmidt, convidou as cooperativas presentes a se juntarem a eles para a realização do Dia de Cooperar, em Barreiras. Além disso, o público pode apontar pleitos para compor o Plano Anual de Trabalho da OCEB e do SESCOOP/BA do próximo ano.
O diretor executivo da Cooperativa dos Produtores Rurais da Bahia - Cooperfarms e conselheiro do ramo agropecuário na OCEB, Carlos Meurer, ressaltou que a descentralização das ações do Sistema OCEB está fazendo a diferença na atual gestão, com o trabalho representativo e comprometido do grupo de conselheiros da OCEB e do SESCOOP/BA.
Esse ciclo de encontros, que acontece pelo quarto ano consecutivo, é regionalizado afim de possibilita maior aproximação do Sistema OCEB com as cooperativas e contribuir para o desenvolvimento participativo do cooperativismo baiano. O próximo evento acontecerá, em Salvador, no dia 21 de julho.
Acompanhe mais informações sobre o Direcoop neste portal: http://www.bahiacooperativo.coop.br/proximos-eventos
Por ASCOM SESCOOP/BA
Veja registros do evento:
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Numa época em que a desigualdade de renda está aumentando em todo o mundo, é bom lembrar que existem soluções para a desigualdade. O modelo cooperativo é o principal deles. Sua definição, princípios e valores acordados internacionalmente o separam de todas as outras formas de organizações empresariais.
Esses princípios afirmam que a adesão a uma cooperativa é aberta e sem discriminação a todas as pessoas que os aceitem. E essa abertura oferece acesso à criação de riqueza e à eliminação da pobreza. Isso resulta do princípio da cooperação na participação econômica dos membros: "Os membros contribuem, de forma justa, para o controle democrático e para o capital da sua cooperativa". Como as cooperativas são centradas nas pessoas e não centradas no capital, elas não perpetuam nem aceleram a concentração de capital e distribuem a riqueza de maneira mais justa.
O acesso aberto, proporcionado pelas cooperativas, se estende por todos os setores de negócios onde operam – crédito e poupança, educação, agricultura, compra de bens e serviços, saúde, habitação, transporte, prestação de serviços artísticos e industriais, dentre outros. Onde quer que o mercado – onde as relações são baseadas em capital – falhe ao cuidar das necessidades das pessoas, elas podem optar por se organizar em cooperativas.
Para além da sua estrutura não discriminatória, as cooperativas também promovem a igualdade externa, através do seu sétimo princípio "Interesse pela Comunidade". Como elas normalmente são baseadas em seus locais de origem, se comprometem com o desenvolvimento sustentável de suas comunidades – especialmente nas dimensões ambiental, social e econômica. Este compromisso evidencia-se em todo o mundo no apoio cooperativo às atividades cidadãs, no abastecimento local de suprimentos para beneficiar a economia local e na tomada de decisões que considera o impacto em suas comunidades.
As cooperativas conseguem resultados não como instituições de caridade, mas como organizações empresariais baseadas na ajuda mútua entre os que cooperam. Isso permitiu que o crescimento em escala, através de estruturas federadas baseadas na comunidade e oferecendo serviços cada vez mais variados em resposta às necessidades dos membros. O World Co-operative Monitor (relatório de acompanhamento do setor cooperativista, da ACI) informa que as 300 maiores cooperativas do mundo, por si só, representam mais de US $2,5 trilhões de volume de negócios anualmente. Mais de 250 milhões de pessoas organizam seus meios de subsistência por meio de uma cooperativa. Esta é a criação e distribuição de riqueza em um alto nível de impacto. A questão da escalabilidade das cooperativas respondeu ressonante afirmativamente há muito tempo.
Esse impacto é uma das razões pelas quais a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), reconhecendo que a experiência humana não é definida apenas por lugares e monumentos tangíveis, mas igualmente por práticas e tradições, recentemente admitiu as cooperativas em sua lista do patrimônio cultural intangível da humanidade.
É importante notar que não é apenas a desigualdade de renda que aflige o mundo. As mulheres em particular – assim como muitos grupos minoritários - muitas vezes tem negado o seu acesso às atividades que seriam essenciais para melhorar sua situação de vida. A não discriminação, definida nos princípios cooperativos, é multidimensional: gênero, social, racial, político e religioso, garantindo que ninguém seja deixado para trás.
Neste Dia Internacional do Cooperativismo, a Aliança Cooperativa Internacional convida as cooperativas em todo o mundo a refletir sobre a miséria causada pelo aumento da desigualdade, a comprometer a igualdade em suas comunidades. E a celebrar a contribuição cooperativa para tornar o mundo um lugar melhor. A plataforma 'Coops para 2030' (http://www.coopsfor2030.coop) oferece a possibilidade de as cooperativas se comprometerem com iniciativas voltadas para a implementação dos ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. E a Aliança Cooperativa Internacional encoraja todas as cooperativas a fazê-lo.
Livre adaptação da OCEB para o manifesto da ACI - Aliança Cooperativa Internacional, pelo Dia Internacional do Cooperativismo
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Conselheiros fiscais de cooperativas da região oeste da Bahia, vinculadas ao Sistema OCEB, participaram no dia 22 de junho, no município de Luís Eduardo Magalhães, do curso para Conselheiros Fiscais das Cooperativas.
A capacitação foi promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – SESCOOP/BA, em parceria com o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB, e teve como objetivo sensibilizar e apresentar aos conselheiros fiscais assuntos importantes para melhorar seu desempenho no exercício do cargo, conscientizando-os sobre como suas ações impactam para o alcance de boas práticas de gestão e uma maior participação na governança da cooperativa.
Durante o evento, os participantes trocaram conhecimentos com o instrutor, Leoney Miranda, que explicou sobre o que é ser conselheiro fiscal e quais são os deveres, direitos, responsabilidades, funções e limitações dos conselheiros no exercício do mandato nas cooperativas. Além desses conteúdos, o público teve acesso a outros temas, como noções contábeis para análise de balanço e direitos e deveres do cooperado.
A conselheira fiscal da Cooperfarms – Cooperativa dos Produtores Rurais da Bahia, Camila Fontana, participou pela primeira vez desse tipo de capacitação e destacou que um dos aprendizados foi o de perceber a importância do papel do conselheiro fiscal no acompanhamento do dia-dia da cooperativa e na análise das contas. Ela também sanou suas dúvidas e trocou experiências com os outros participantes do curso.
Essa é mais uma capacitação que o Sistema OCEB promove, contribuindo com a efetivação do quinto princípio do cooperativismo: Educação, formação e informação.
Fotos cedidas pela Cooperfarms
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Segundo dados de 2016 da Organização das Cooperativas Brasileiras - OCB, no Brasil tem 895 Cooperativas de Trabalho ativas que contribuem para movimentar o PIB do país. Dentre essas, estão as cooperativas baianas que têm buscado aprimorar a sua gestão, objetivando, sobretudo, a ampliação do seu acesso ao mercado.
Para isso, as cooperativas do estado podem contar com o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - SESCOOP/BA, que, inclusive, promoveram ontem, dia 19, o Encontro das Cooperativas do Ramo Trabalho. O evento ocorreu, em Salvador, reunindo mais de 50 participantes, entre dirigentes de 15 cooperativas do ramo trabalho, profissionais da área jurídica e representantes da Controladoria Regional da União no Estado da Bahia - CGU, da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte - SETRE/BA e do Sistema OCEB.
Palestras e debates sobre temas estratégicos
Pela manhã, o público acompanhou o painel com as palestrantes convidadas, Milena Tawanny e Shirley Rodrigues. Milena, Assessora Jurídica da OCB, tratou sobre os aspectos da Lei 12.690/2012, explicando sua diretriz e aplicabilidade. Ela destacou que se todas as cooperativas de trabalho estiverem na conformidade legal, ou seja, enquadradas da Lei 12.690/2012, elas terão condições de dar mais voz ao cooperativismo e isso faz um eco diferente frente ao poder público. E acrescentou sobre a relevância de eventos como esse para aproximar as cooperativas da unidade nacional: “Passamos a entender melhor os problemas enfrentados pelas cooperativas e isso torna mais célere o processo, a fim de converter essas demandas em ações concretas perante os três poderes”.
Já Shirley apresentou o case da Cooperativa Querubim Saúde, sediada em Brasília/DF, da qual é presidente, trazendo informações sobre o investimento em tecnologia e comunicação que tem sido feito para melhorar o desenvolvimento da cooperativa, como a implantação do SYSQUECOOP, sistema que integra ferramentas que trazem facilidade e transparência para o cooperado. “A comunicação dentro da cooperativa é uma forma de transparecer para o cooperado todas as atividades, projetos, demandas de cursos e treinamentos, etc. Isso tudo ajuda a cooperativa a ter um bom serviço”, explicou. Ao final do painel, os presentes aproveitaram para tirar dúvidas com as palestrantes, citando a realidade das suas cooperativas.
À tarde, o advogado e consultor da OCB, Marcos Caetano palestrou sobre “Contribuição Previdenciária do Cooperado”, expondo sobre o Ato Declaratório Interpretativo – ADI nº 05/2015, da Receita Federal do Brasil, trazendo como principais aspectos os reflexos tributários do ADI RFB nº 05/2017 e recolhimento da contribuição previdenciária. “O entendimento sobre esses assuntos expande o conhecimento sobre planejamento tributário com o intuito de ampliar a competição no mercado e minimizar a carga tributária”, ressaltou o palestrante.
Em seguida, os participantes debateram sobre aspectos das Relações de Trabalho, no contexto da recém-promulgada Lei n.º 13.429/2017, a partir dos conteúdos apresentados por Eduardo Pastore, Advogado Trabalhista sócio da Pastore Advogados, que explanou sobre como as cooperativas podem sentir os reflexos desta Lei, evidenciando a forma de atuação das Cooperativas de Trabalho, que vendem serviço e não mão-de-obra, é isso que precisa estar muito claro: “O problema está relacionado à gestão nas cooperativas. Ao invés de olhar para fora as cooperativas tem que olhar para si mesmas, para dentro”. E, segundo ele, esse exercício preventivo está sendo feito aqui pelo Sistema OCEB: “É exatamente trabalhar a questão preventiva, a cultura organizacional, mostrando para o cooperado que ele é o sócio e usuário da sua cooperativa, é o dono do seu próprio negócio”.
Balanço do evento
Para a conselheira do Ramo Trabalho na OCEB, Raquel Mendes, presidente da Cooperativa de Trabalho Multidisciplinar de Prestação de Serviços e Assistência Técnica Ltda - Coopermulta, os temas abordados foram excelentes, como o da terceirização: “é importante para que a gente se enquadre nos novos trabalhos em relação à terceirização, para que as cooperativas do Ramo estejam dentro do propósito solicitado”. Ela também convocou as cooperativas de trabalho a se unirem mais para alcançar melhores resultados. Essa opinião foi compartilhada por Marcos Silva, presidente da Cooperativa de Trabalho dos Profissionais de Manutenção e Serviços Ltda - Coopman, que ressaltou a importância do encontro para estimular a integração das pessoas: “É uma forma de incentivar e nos estimular, pois as cooperativas de trabalho ainda têm condições de sobrevivência, apesar de todos os entraves que temos visto. É preciso lutar!”, disse entusiasmado.
Osmar Feitoza, Auditor Federal de Finanças e Controle da Superintendência da Controladoria Regional da União no Estado da Bahia, fez uma avaliação positiva afirmando: “Como membro do CGU eu achei o evento muito bom e oportuno. Os temas foram bastante relevantes e foram apresentados por pessoas muito bem preparadas. As exposições dos painéis foram claras, elucidativas e os palestrantes também permitiram o debate. Isso tornou o evento dinâmico, espontâneo, cientifico, metodológico e superou com certeza todas as minhas expectativas”.
Para o presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, o evento trouxe “temas que estão na ordem do dia e precisam ser discutidos para que as cooperativas possam se reinventar, a partir da compreensão da nova realidade do mercado”. Ele encerrou o evento sensibilizando os presentes sobre a necessidade das cooperativas ouvirem seus cooperados: “Quando esse sentimento for despertado muita coisa que se debateu aqui no encontro ficará mais fácil. Não é uma tarefa simples, mas é preciso trabalhar a coletividade”.
A realização desse Encontro reafirma o compromisso do Sistema OCEB com o quinto princípio do cooperativismo (Educação, formação e informação), além de atender a um dos objetivos estratégicos finalísticos do Sescoop/BA que é promover a profissionalização da gestão cooperativista.
Por ASCOM Sistema OCEB
Foto capa: SETRE/BA
Confira registros do evento:
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O Encontro das Cooperativas do Ramo Trabalho, evento promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – SESCOOP/BA, com o apoio do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB, acontecerá no dia 19 de junho, em Salvador/BA, onde reunirá dirigentes, associados, gestores e assessores jurídicos de Cooperativas do Ramo Trabalho do Estado da Bahia.
O evento será uma grande oportunidade para o público participar de palestras e discussões, contemplando assuntos atuais e estratégicos, e que busca estimular as cooperativas desse ramo a aprimorarem a sua gestão, objetivando, especialmente, a ampliação do seu acesso ao mercado.
A programação está diversificada, sendo que, pela manhã, vai ocorrer o painel sobre a Lei 12.690/2012 a ser conduzido por Milena Tawanny e Shirley Rodrigues, que apresentarão o case da Cooperativa de Trabalho e Ensino – COOPERQUERUBIM. Durante a tarde, a palestra "Contribuição Previdenciária do Cooperado" será ministrada por Marcos Antonio Caetano com abordagem sobre o Ato Declaratório Interpretativo – ADI nº 05/2015, da Receita Federal do Brasil, trazendo como principais aspectos os reflexos tributários do ADI RFB nº 05/2017 e recolhimento da contribuição previdenciária. Para encerrar o encontro, o palestrante Eduardo Pastore explanará sobre o contexto das Relações de Trabalho, no âmbito da nova Lei de Terceirização e seus efeitos nas Cooperativas.
As inscrições para o encontro estão abertas e poderão ser realizadas neste portal, até o dia 16 de junho. Clique aqui e inscreva-se!
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O fechamento do ciclo de Workshops de Excelência da Gestão contou com a participação de representantes de 30 cooperativas baianas, que se reuniram em Salvador, nos dias 23 e 24 de maio, e puderam ampliar o debate e entendimento sobre como por em prática as ações de melhoria identificadas no diagnóstico de autoavaliação da gestão do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas – PDGC.
É a primeira vez que o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - SESCOOP/BA promove essa capacitação voltada para o Plano de Melhorias, o que representa a crescente adesão das cooperativas ao PDGC e a participação na etapa de preenchimento do questionário de autoavaliação. Esse reconhecimento da participação das cooperativas tanto no PDGC quanto no Workshop e o interesse pelo desenvolvimento de boas práticas de gestão para contribuir com a profissionalização e sustentabilidade dessas instituições foi apontado pela participante Sandra Cohim, presidente do Conselho Administrativo da Unifisio.
A programação do evento proporcionou trocas de conhecimentos e experiências por meio de trabalhos em grupo e debates sobre as práticas de gestão das cooperativas e o que pode ser feito para melhorá-las. Quem aprovou essa metodologia foi o diretor pedagógico da Cooperativa Educacional de Eunápolis - COOEDUC, Adilson Sousa, que pode conhecer a realidade de cooperativas de diferentes ramos e perceber como agem nas situações envolvendo gestão e governança. Ele destacou a mediação da instrutora Gênia Porto, pois conseguiu integrar os participantes e apresentar conteúdos relevantes sobre a implementação e monitoramento do plano de melhoria da gestão.
Para Noelia Marques, gerente geral do Sicredi Região Sul da Bahia, o evento foi bastante esclarecedor, pois pode sanar dúvidas sobre a análise dos resultados do instrumento de autoavaliação e oportunizou a interatividade entre as cooperativas presentes.
A realização do ciclo de Workshops de Excelência da gestão faz parte dos objetivos do SESCOOP/BA de monitorar desempenhos e resultados com foco na sustentabilidade das cooperativas e encerra com balanço positivo, reafirmando a importância dessas instituições adotarem boas práticas de gestão e governança para melhorar seus desempenhos e aumentar a competitividade no mercado.
PARTICIPE DO PDGC!
O PDGC é uma iniciativa do Sescoop executada com o apoio da Fundação Nacional de Qualidade (FQN). O Programa é um caminho ideal para promover mudanças significativas na gestão e na governança cooperativista, de forma simples, prática, orientada e de baixo custo e visa melhorias para as cooperativas, em termos de planejamento, execução, controle e aprendizado.
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Desde 2013, os Encontros Regionais são realizados com sucesso, devido à expressiva participação dos dirigentes das cooperativas vinculadas ao Sistema OCEB. Por isso, o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB juntamente com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - SESCOOP/BA contam com a participação dos presidentes, dirigentes e gestores do Cooperativismo Baiano na nova edição do Encontro Regional de Presidentes, Dirigentes e Gestores do Cooperativismo Baiano, que esse ano passa a se chamar Direcoop.
O evento tem como foco o aprimoramento da gestão das cooperativas baianas e o desenvolvimento de forma participativa, para que, juntos, possamos avaliar os próximos passos para o planejamento estratégico do Sistema OCEB.
Levando em consideração as sugestões dos eventos anteriores e com o objetivo de fortalecer a ferramenta disponibilizada pelo Programa de Desenvolvimento da Gestão Cooperativista, que visa aperfeiçoar os critérios de excelência da gestão das cooperativas, o Direcoop traz como tema “Cenários e Perspectivas da Gestão”, que será abordado na palestra “Gestão para a Excelência: agenda em cenários de mudanças exponenciais”, a ser ministrada pelo presidente executivo da Fundação Nacional da Qualidade – FNQ.
Além da palestra, a programação do evento contará com a abertura do Presidente do Sistema OCEB, Sr. Cergio Tecchio; apresentação dos trabalhos do Sistema Cooperativo na Bahia após os encontros de 2016 e abordagem sobre a proposta de melhorias do cooperativismo na região e no estado para os próximos anos; e momentos de debate e avaliação.
Confira as cidades da Bahia que sediarão os Encontros:
- Luís Eduardo Magalhães - Dia: 14.07
- Salvador - Dia: 21.07
- Irecê - Dia: 28.07
- Vitória da Conquista - Dia: 04.08
- Itabuna - Dia: 11.08
- Feira de Santana - Dia: 18.08
Inscreva-se AQUI e participe!
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Atenção, pesquisador! Se o foco de sua pesquisa acadêmica é o movimento cooperativista brasileiro, não perca a oportunidade de inscreve-la na submissão de artigos e trabalhos que poderão ser apresentados durante a 4ª edição do Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo (EBPC). O evento é uma realização do Sistema OCB e ocorrerá em Brasília, entre os dias 20 e 22 de novembro deste ano. O encontro terá como tema central: “Desenvolvendo Negócios Inclusivos e Responsáveis: Cooperativas na Teoria, Política e Prática”.
De acordo com a organização do evento, o 4º EBPC é um ambiente favorável à criatividade, experimentação e implementação de novas ideias, capazes de unir competitividade e desenvolvimento sustentável nas cooperativas. Por isso, o objetivo do encontro é estimular a pesquisa acadêmica que, cada dia mais, tem aproximado as instituições de ensino superior da realidade das cooperativas do país.
Se ficou interessado, clique aqui para acessar todas as informações do EBPC.
IMPORTANTE
A submissão é gratuita e pode ser feita pelo site do EBPC até o dia 6 de julho. A comissão organizadora orienta que os pesquisadores leiam com atenção o edital, que norteia todo o processo de apresentação e avaliação dos trabalhos. Vale lembrar, ainda, que as pesquisas precisam estar vinculadas a um dos quatro eixos temáticos abaixo:
- Identidade e Educação
- Quadro Legal
- Governança e Gestão
- Capital e Finanças
Fonte: Sistema OCB
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O Fórum Baiano das Cooperativas do Agronegócio, realizado nos dias 11 e 12 de maio, na sede da Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense – COOPMAC, em Vitória da Conquista, reuniu 23 representantes de 5 cooperativas da Bahia. O evento foi desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – SESCOOP/BA, em parceria com Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB.
A abertura foi realizada pelo Diretor do Ramo Agropecuário na OCEB, Carlos Meurer, que abordou sobre os objetivos e oportunidades que este Fórum traz para as cooperativas participantes. Ele destacou que o Fórum foi resultado da vontade demonstrada pelas cooperativas do ramo do agronegócio, depois de terem participado da Missão de Prospecção de Negócios na França e Alemanha, de se unirem para buscar maior integração e comunicação para fazer frente aos desafios do setor.
Dando continuidade, o presidente do Sistema OCEB, Sr. Cergio Tecchio, falou sobre importância das cooperativas se organizarem por segmento, além de participarem do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas - PDGC para promover a adoção de boas práticas de gestão e de governança pelas cooperativas. Ele destacou ainda sobre a necessidade das cooperativas buscarem constantemente a intercooperação para ampliar o acesso ao mercado baiano e se aproximarem, cada vez mais, dos seus cooperados, integrando-os à gestão.
Para abordar sobre os benefícios do PDGC, a Presidente do Conselho do Sicoob Coopere, Maria Vandalva Oliveira, apresentou as melhorias que ocorreram na Cooperativa, após aderirem ao Programa, e incentivou a ampla participação das cooperativas para alcançar qualidade na gestão e o aumento da competitividade.
Já para falar sobre a experiência do Fórum dos Dirigentes Cooperativistas do Agronegócio do Estado do Mato Grosso, foi convidado o consultor Antônio Augusto Ribeiro que explicou sobre os propósitos do Fórum, os pontos positivos e as lições aprendidas na experiência do Mato Grosso. Abordou, também, que o Fórum permite criar uma rede de negócios para identificar as possibilidades das cooperativas operarem entre si, proporcionando um crescimento da cooperação, que é tendência das grandes regiões produtoras do mundo.
O último momento do evento foi dedicado a debates sobre o Fórum baiano e quais serão os próximos passos, desde a realização de projetos, tanto na união de ações das cooperativas, como na verticalização por meio da industrialização de determinada produção primária. Carlos Meurer confirmou que há “um longo caminho para trilhar, mas caminhando unidos vamos fazer a diferença no nosso sucesso”.
O próximo encontro do Fórum foi marcado para final de agosto com projeção de ações mais concretas.
Confira algumas fotos:
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Conselheiros e Diretores Executivos das cooperativas associadas ao Sistema de Cooperativas de Crédito da Bahia – Sicoob BA, além de gestores do Sicoob Central BA, se reuniram em Salvador para participar, nos dias 10 e 11 de maio, do Curso Preparatório para Certificação de Diretores. Já colaboradores e gerentes de cooperativas de crédito também vinculadas ao Sicoob, iniciaram, no dia 11 deste mês, o primeiro módulo da Capacitação para Gerenciamento de Crédito.
Esses eventos fazem parte das demandas do Sicoob Central Bahia e atendem a um dos objetivos estratégicos do SESCOOP que é o de promover a profissionalização da gestão cooperativista.
Curso Preparatório para Certificação de Diretores
Durante os dois dias de realização desse curso, os participantes tiveram acesso a conteúdos (planejamento estratégico aplicado para cooperativas de crédito do Sicoob; governança cooperativista; gestão de risco e controle; demonstrações financeiras e contábeis nas cooperativas), preparando-os para realização de exame de certificação.
O evento oportunizou debates estratégicos sobre a gestão das cooperativas de crédito e troca de experiências, já que marcaram presença gestores de diferentes cidades da Bahia. Para Alexandre Cerqueira, presidente do Sicoob Cooperbom, situada em Salvador, essa capacitação é uma oportunidade de aprimoramento e nivelamento sobre governança e gestão, para que as cooperativas melhorem, cada vez mais, seus resultados frente ao mercado.
O instrutor Alcenor Pagnussatt destacou a importância do curso, explicando que “a cooperativa de crédito é uma instituição financeira regulamentada pelo Banco Central, tem a mesma complexidade e uma concorrência muito grande dos bancos, além dos riscos na gestão financeira. Então tem a necessidade de que os conselheiros da administração, fiscais e os diretores tenham uma preparação constante para isso”.
Capacitação para Gerenciamento de Crédito
Essa capacitação está dividida em dois módulos, tendo o primeiro iniciado ontem, dia 11, e segue até hoje, com a participação de profissionais que atuam na área de crédito das cooperativas associadas ao Sicoob Central BA. Esse curso busca aperfeiçoar a atuação do referido público por meio da abordagem sobre técnicas, habilidades e atitudes que contribuam, diretamente, nas suas atividades e no gerenciamento da carteira de crédito das cooperativas.
Essa primeira etapa está voltada para os assuntos sobre concessão do crédito e cadastro, sendo conduzida pelo instrutor Valdemar Valim, com experiência de mais de 13 anos atuando como Executivo nas áreas de Crédito e Auditoria. Para ele, esse tipo de curso é relevante porque há uma constante mutação no processo do negócio do crédito e a habilidade se adquire com treinamento e repetição. Além disso, cada treinamento permite que se troque e adquira novos conhecimentos para, segundo ele, “mensurar e minimizar os riscos e permitir que os associados possam, de fato, ter uma segurança dentro do negócio que eles estão inseridos”.
Bárbara Santana, representante da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Funcionários da CEPLAC - COOPEC, participa pela primeira vez desse tipo de curso e está com expectativas positivas para aprender e ampliar a capacidade de análise de crédito dos associados.
No segundo módulo, que acontecerá nos dias 08 e 09 de junho, os temas serão gerenciamento da carteira de crédito, microcrédito, gestão do risco operacional e de crédito. As aulas dos dois módulos totalizarão 32 horas de curso.
Confira fotos das capacitações:
Notícias desenvolvimento
A Unimed Extremo Sul, com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - SESCOOP/BA, realiza o Concurso de Redação Unimed, abordando temas relacionados ao Cooperativismo. Desde 2001, centenas de estudantes são envolvidos nesse projeto que tem o objetivo de proporcionar a reflexão sobre as práticas de cooperação e princípios do cooperativismo no ambiente escolar, incentivando, por meio da elaboração de redações, que os alunos desenvolvam o senso crítico e a escrita.
O tema da 17ª edição é “Cooperação e solidariedade - o caminho para a transformação da humanidade”, e tem como público alunos matriculados do 6º ao 9º ano das cooperativas e das escolas das redes pública e particular do município de Teixeira de Freitas/BA. O concurso, lançado em março desse ano, compreende duas etapas: a primeira acontece na própria instituição escolar, com desenvolvimento do tema e produção de textos, onde a instituição seleciona as melhores produções. Na segunda e última etapa, as escolas apresentam à Unimed os seus vencedores, que realizarão uma nova redação a ser avaliada pela comissão julgadora do concurso. Nessa edição, a previsão é que os vencedores sejam premiados em junho.
Juliana Jacomini, coordenadora de Marketing da Unimed Extremo Sul, destaca a dimensão que o concurso tomou ao longo dos anos: “as escolas há bastante tempo assumem o concurso no calendário letivo e utilizam a participação no projeto como diferencial no mercado educativo”. Ela também aponta a avaliação positiva da comissão julgadora, que percebe a melhoria no ensino de língua portuguesa nas instituições educacionais da região.
Essa é mais uma ação alinhada ao objetivo estratégico do SESCOOP que é “promover a cultura da cooperação e disseminar a doutrina, os valores e princípios do cooperativismo”.
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O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - SESCOOP/BA realiza diversas ações objetivando cumprir a sua missão de promover a cultura cooperativista e o aperfeiçoamento da gestão para o desenvolvimento das cooperativas baianas.
Nesta semana foram realizadas visitas e capacitações na capital e interior do Estado da Bahia. O analista do SESCOOP/BA, Valter Sampaio, no dia 3 de maio, fez uma palestra sobre Cooperativismo para os Catadores de Materiais Recicláveis do bairro de Coutos, no CDC - Centro de Cidadania Digital da Base Comunitária de Segurança, em Salvador. Nos próximos dias 9 e 10 será a vez de disseminar conhecimentos sobre o cooperativismo para o grupo de extrativistas da Resex de Canavieiras.
Essas ações fazem parte do Programa de Orientação Cooperativista – POC, que tem como objetivo promover a cultura da cooperação e difundir conhecimentos sobre a doutrina, os princípios e os valores do cooperativismo.
Outra atividade realizada pelo Sistema OCEB foi a Visita Técnica de Registro, realizada no dia 04 de maio, na Cooperativa dos Profissionais de Transporte Alternativo e Escolar da Bahia – COOTRANSESCOBA, localizada em Maracás, que congrega motoristas autônomos para realização de transporte de passageiros e cargas. Ontem também foi feita a visita na Cooperativa Agropecuária dos Produtores do Território da Chapada Diamantina – COOPERBONITO, situada na cidade de Bonito, que reúne produtos para comercializar café, ração, defensivos agrícolas, maquinário para uso agropecuário, dentre outros produtos. Essas visitas têm como finalidade analisar a cooperativa sobre os aspectos da legislação aplicada às sociedades cooperativas, com foco na manutenção de suas características, e faz parte do processo de registro das cooperativas no Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia - OCEB.
Essas ações contribuem para que o cooperativismo alcance sua visão de ser, em 2025, reconhecido pela sociedade por sua competitividade, integridade e capacidade de promover a felicidade dos cooperados.
Confira registro das visitas:
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A “Inovação e Criatividade na comunicação das cooperativas” foi o tema do Encontro de Comunicadores Cooperativistas da Bahia, evento que é promovido há cinco anos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – SESCOOPBA, com apoio do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB.
O público formado por cooperados, funcionários e dirigentes de cooperativas baianas vinculados à área de comunicação se reuniu no dia 28 de abril de 2017, em Salvador, para trocar experiências e refletir sobre a importância da comunicação para o desenvolvimento das cooperativas.
A gerente de comunicação do Sistema OCB, Daniela Lemke, esteve presente em mais uma edição do evento e apresentou o planejamento estratégico de comunicação do Sistema OCB, com as ações previstas de curto e longo prazo, para que o trabalho entre as unidades nacional e estaduais do Sistema sejam, cada vez mais, alinhadas. Daniela afirmou que a “comunicação cooperativista na Bahia está a cada ano se aperfeiçoando. Vejo profissionais comprometidos e com o apoio da OCB/Bahia tem apresentado propostas e soluções que ajudam a fortalecer o cooperativismo Nacional. A Rede Olá é uma ferramenta que possibilita uma interlocução com o público, iniciativa inédita que tem mostrado um ótimo resultado”.
Durante o encontro, as cooperativas foram convidadas pela analista de comunicação da OCEB, Ana Paula Mamede, a intensificarem o uso da Rede Olá, ambiente virtual criado pelo Sistema OCEB para as cooperativas exporem seus produtos e serviços, realizar negócios e trocar conteúdos. “A Rede Olá permite a criação de perfis, fóruns, grupos de discussão, calendário de eventos, blogs e catálogo virtual”, ressaltou a analista.
A abordagem sobre o tema central e a condução da oficina prática foi feita pelo palestrante Pedro Cordier, especialista em comunicação, criatividade e conectividade. Ele conversou com o público sobre como atenuar ruídos de comunicação utilizando estratégias e ferramentas digitais que possibilitem uma boa comunicação das organizações com seus públicos de interesse, que estão cada vez mais conectados e conscientes. Na etapa prática, os participantes exercitaram a criatividade e a inovação e puderam perceber como é possível criar e inovar nas cooperativas aonde atuam com atitudes simples, mas efetivas.
Os comunicadores avaliaram positivamente o evento e expressaram a relevância de defender e disseminar, cada vez mais, o cooperativismo para a sociedade. Para Jhoni Cavalcanti, comunicador da Cooperativa Educacional de Xingó - COOPEX, o evento foi extremamente produtivo, pois trouxe muitas respostas aos anseios da cooperativa e reafirmou a importância de fortalecer a comunicação entre as cooperativas e seus cooperados para consolidar e promover o cooperativismo.
Alberlan Almeida, representante da Cooperativa de Ensino da Região de Irecê - Coperil, destacou que saiu enriquecido com as trocas realizadas durante o encontro e expressou a necessidade da Rede de Comunicadores Cooperativistas da Bahia manter a interação e o diálogo. Esse também é o interesse do Sistema OCEB que tem buscado garantir a comunicação frequente e ágil com as cooperativas, fortalecendo a imagem do Sistema e divulgando os benefícios do cooperativismo.
Confira fotos do evento:
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O Encontro das Cooperativas do Ramo Transporte reuniu representantes de cooperativas legais do ramo transporte da Bahia e de Sergipe, além de integrantes da Central de Cooperativas do ramo transporte (Rede Transporte) para debater temas relacionados à gestão e fortalecimento desse segmento. A sede da COOMAP - Cooperativa Nacional de Transporte Coorporativo, localizada em São Sebastião do Passé, cidade que fica a 70km de Salvador, sediou o evento, que foi realizado ontem.
As boas-vindas aos participantes foi feita por Cergio Tecchio, presidente do Sistema OCEB, que falou sobre a necessidade das cooperativas aperfeiçoarem a gestão e gerarem resultados positivos para os cooperados. Ele destacou o trabalho integrado e estratégico do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - SESCOOP/BA e do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB, organizações promotoras do encontro, para contribuir com a defesa e desenvolvimento do cooperativismo no estado.
A primeira palestra do dia foi feita por Rafael Melo, especialista em Sistemas Tecnológicos, que apresentou exemplos de plataformas tecnológicas atuais, usadas por empresas para atender o público consumidor, destacando a mobilidade como modelo de negócios e a possibilidade das cooperativas de transporte utilizarem aplicativos como forma de qualificar os serviços oferecidos aos seus clientes.
Dando continuidade, Abel Paré, Presidente da Rede Transporte e Diretor do Sistema OCERGS, e Evaldo Moreira, Diretor Administrativo da COOPMETRO, abordaram sobre o funcionamento da Plataforma de Negócios “Bandeira Única”, projeto que está sendo desenvolvido pela Rede Transporte e que integra aplicativo para gerir todo controle do fluxo de frotas e cargas, assim como o controle de logística e de compras. A previsão é que comece a funcionar em junho desse ano, mas a COOPMETRO, Cooperativa de Transportadores Autônomos de Cargas e Passageiros da região metropolitana de Belo Horizonte, já começou a testar a plataforma. O presidente dessa cooperativa, Marcos Leisson, presente no evento, garantiu que o aplicativo tem funcionado bem e os resultados esperados é profissionalizar ainda mais os serviços da cooperativa e gerar economia para dividir a sobra com os cooperados.
A parte da tarde foi dedicada à apresentação do case de sucesso de boas práticas de gestão. A experiência apresentada foi a da COOPMETRO. Os participantes conheceram a estrutura da cooperativa, como eles atendem aos seus clientes, os benefícios oferecidos aos cooperados e como estabelecem o relacionamento com outras cooperativas. O sr. Evaldo Moreira ressaltou que a adesão da cooperativa ao PDGC (Programa de Desenvolvimento de Gestão das Cooperativas) foi fundamental para melhorar a gestão e governança institucional e que esse ano vão se inscrever no Prêmio Sescoop Excelência de Gestão. Aproveitou a oportunidade para ressaltar que os dirigentes participem dos programas e capacitações oferecidos pelo Sescoop.
A palestra de encerramento foi feita pelo analista de Monitoramento do Sistema OCB/ES, David Duarte Ribeiro. Ele fez uma abordagem sobre o panorama do cooperativismo do ramo transporte no Espírito Santo, apresentando os avanços e desafios dos últimos 4 anos e as ações realizadas para o fortalecimento do setor no estado. “Fica claro que as cooperativas precisam buscar, cada vez mais, a união, e esse evento trouxe temas importantes e abrangentes que vão contribuir com o trabalho que está sendo realizado na Bahia”, destacou.
Para Abel Paré, o encontro foi bem estruturado nas necessidades e prioridades do ramo e a interação do público foi um aspecto positivo. “Eu percebo amadurecimento dos dirigentes das cooperativas e a disposição para fazer negócios, melhorar os resultados e a produtividade”, disse.
Jair de Oliveira, presidente da COOMAP e Conselheiro representante do ramo transporte na OCEB, ressaltou que o evento foi altamente positivo, com adesão de várias cooperativas, inclusive as de outros estados, como Sergipe. Agradeceu o apoio do SESCOOP/BA e adiantou que já está entusiasmado para o próximo.
Confira algumas fotos:
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O ciclo de Workshops Excelência de Gestão, promovido pelo SESCOOP/BA, continua acontecendo nas cidades do interior baiano. Depois de passar por Feira de Santana, nos dias 30 e 31 de março, e por Itabuna, nos dias 3 e 4 de abril, o evento agora será realizado em Luís Eduardo Magalhães, a partir desta quinta-feira (6).
Durante a passagem por Feira de Santana, cerca de 20 representantes de cooperativas da região puderam se preparar para o preenchimento do questionário que compõe o PDGC - Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas, tirar dúvidas e compreender melhor sobre a metodologia e os parâmetros que norteiam o Programa. Um desses participantes foi a Presidente do Conselho do Sicoob Coopere, Maria Vandalva Oliveira, que afirma se sentir bem mais preparada após participar do workshop. “Entendo que o desafio neste caminho reside na necessidade de mudanças nas práticas das cooperativas, precedidas pelas mudanças de atitudes das pessoas, concebendo um modelo de gestão que seja organizado, padronizado e compartilhado entre os agentes da governança”.
Doze cooperativas estiveram presentes no Workshop de Feira de Santana, que é ministrado por Gênia Porto, consultora Mestre em Administração e também especialista em Avaliação em Gestão. “O workshop é divido em duas fases; uma onde apresentamos a metodologia do Programa e discutimos sobre a importância de adotar melhorias na Gestão, e a segunda, que é a prática, onde é possível exercitar e fixar o conteúdo teórico”, explica.
Quem também participou do Workshop e aprovou, mas desta vez na cidade de Itabuna, foi Diana Ferreira Campos da cooperativa Unimed Itabuna, durante os dias 03 e 04 de abril esteve em contato direto com o universo do PDGC. Diana informou que a aplicação do Programa já está em andamento na cooperativa mas que, a partir deste workshop será realizado com mais segurança.
Diana aproveitou para parabenizar o SESCOOP/BA “Por estar sempre focado na evolução dos princípios de governança das cooperativas e mais ainda pelo conjunto de ações muito bem orquestradas, tendo de 2013 a 2015 investido nos Primeiros Passos para a Excelência e, desde o ano passado até agora, incentivando o compromisso Rumo à Excelência”.
Luís Eduardo Magalhães é próximo local a sediar o Workshop, a partir do próximo dia 6, que também tem duração de dois dias. Em seguida, o workshop será realizado em Vitória da Conquista, onde encerra o ciclo, nos dias 11 e 12 de abril. Os interessados em participar dos próximos workshops podem fazer a inscrição online por meio deste portal.
SOBRE O PDGC
O PDGC é um Programa do Sescoop e objetiva promover mudanças significativas na gestão e na governança cooperativista, de forma simples, prática, orientada e de baixo custo, visando melhorar as cooperativas em termos de planejamento, execução, controle e aprendizado.
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Dirigentes, cooperados e funcionários de diferentes ramos participaram da primeira edição do workshop ‘Excelência da Gestão: Critérios de Avaliação da Governança e Gestão’, realizado em Salvador nos dias 28 e 29 de março. A atividade visa preparar as cooperativas para a participação no PDGC - Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas.
Durante os dois dias, os participantes puderam tirar dúvidas sobre o preenchimento do Questionário de Autoavaliação do PDGC e aprenderam sobre a metodologia e os conceitos do programa. Entre os participantes estava a presidente da Coperil - Cooperativa de Ensino da Região de Irecê, Alaerte Martins, que afirmou ter aproveitado bastante o evento: “Volto para a cooperativa com a sensação de que vamos preencher o questionário do PDGC de forma bem mais consciente e que estamos no caminho certo para termos melhores resultados”.
Além das explanações, o workshop também conta com atividades práticas, onde os participantes realizam exercícios baseados na realidade de suas cooperativas. A metodologia também foi aprovada pelo diretor-presidente da Cooperativa de Crédito Sicredi Salvador, Miguel Calmon: “Com a nossa participação neste Workshop e a aplicação do que foi absorvido aqui, implementaremos melhorias em nossos processos e práticas de gestão na busca da excelência”.
O workshop tem como instrutora Gênia Porto, mestra em administração com grande experiência em consultoria e avaliação em Gestão. “A expectativa é que após o workshop as cooperativas possam realizar a autoavaliação com melhor qualidade, já que esclarecemos sobre possíveis dúvidas contidas no questionário de autoavaliação do Programa”, esclarece Gênia e ressalta que a diversidade da turma, formada por representantes de vários ramos, torna a troca de experiências ainda mais rica.
Sempre com dois dias de duração, o workshop em Salvador foi o primeiro de uma série que irá passar por mais quatro cidades baianas: Feira de Santana, nos dias 30 e 31 de março; Itabuna nos dias 03 e 04 de abril; Luís Eduardo Magalhães, nos dias 6 e 7 e, por fim, Vitória da Conquista, nos dias 11 e 12 de abril. Os interessados em participar dos próximos workshops podem fazer a inscrição online através deste link.
Realizado pelo SESCOOP/BA, o ciclo de Workshops Excelência da Gestão promove a adoção de boas práticas de gestão e de governança pelas cooperativas, através da participação destas no PDGC, que é uma iniciativa do Sescoop executada com o apoio da Fundação Nacional de Qualidade (FQN).
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Foi iniciada na noite desta terça-feira, 28, a 51ª Exposição Nacional Agropecuária de Vitória da Conquista - Expoconquista. O evento é realizado pela Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (Coopmac) e se estenderá até o dia 2 de abril de 2017, no Parque Teopompo de Almeida.
A abertura oficial foi feita pelo presidente da Coopmac, Jaymilton Gusmão Filho, e contou com a presença do prefeito da cidade, Herzem Gusmão, além de outras autoridades municipais, estaduais, eclesiásticas e presidentes de Cooperativas. A ExpoConquista é uma das maiores e mais importantes feiras agropecuárias do Brasil e beneficia tanto quem visita, quanto os parceiros e apoiadores, fortalecendo o agronegócio.
Presente em mais uma edição do evento, o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – SESCOOP/BA, convidam todas as cooperativas da região a visitarem o seu stand, espaço onde serão realizados atendimentos às cooperativas, divulgação de produtos de cooperativas, promoção da cultura da cooperação e do cooperativismo, além da divulgação do PDGC – Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas e dos produtos e serviços oferecidos pela OCEB e pelo SESCOOP/BA.
O superintendente do Sistema OCEB, José Alberto Batista e o supervisor administrativo da OCEB, Márcio Santos, estarão presentes durante toda a feira no stand. José Alberto afirma que a participação na Expoconquista é uma grande oportunidade para estreitar o relacionamento com as cooperativas da região, além de permitir que a OCEB e o SESCOOP/BA sejam amplamente conhecidos pela sociedade em geral.
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Última turma desta edição teve 25 formandos que apresentaram projetos sociais para banca examinadora. Capacitação visa formar lideranças em cooperativismo.
Em Gandu, cidade do Sul da Bahia, 25 jovens tiveram neste sábado (25) um dia bastante diferente do habitual. É que todos estavam participando da cerimônia de conclusão do Jovemcoop, programa de capacitação para futuros gestores e líderes do cooperativismo.
Após 9 meses de encontro quinzenais, os 25 participantes apresentaram Trabalhos de Conclusão de Curso para uma banca examinadora. Foram 4 projetos, voltados para atividades culturais, educação e combate ao analfabetismo e divulgação da cultura cooperativista. Essa formatura encerra o ciclo Jovemcoop iniciado em 2016 e que passou por outras cidades da Bahia (Valente, Cruz das Almas, Vitória da Conquista e Pintadas).
Além da banca examinadora, ocorreu a cerimônia de encerramento, com a presença da presidente da Cooliba - Cooperativa dos Profissionais Liberais da Bahia, Marília Cavalcante Reis; o presidente do Sicoob Norte Sul, Afrorisval Olímpio de Almeida; a presidente da Cooperativa Agrícola de Gandu, Ana Paula, e o superintendente do Sistema OCEB, José Alberto Batista.
Para Marília, que também é coordenadora e facilitadora do curso, a iniciativa é extremamente importante e foi um prazer fazer parte do processo. “Participar do Jovemcoop foi uma honra. Fico agraciada por trabalhar com o desenvolvimento das futuras lideranças do cooperativismo e despertar nestes jovens a vontade de se preparar. O passo inicial para isto é o autoconhecimento e os facilitadores auxiliaram os participantes a desenvolverem habilidades comportamentais e técnicas para momentos de conflito e de decisão”, disse.
Emerson Quirino, 18 anos, foi um dos concluintes e falou que foi uma ótima experiência: “O Jovemcoop capacita através de experiências e desperta o desejo de ser uma liderança. Cada módulo, cada aula, abre um mundo. A metodologia utilizada nos proporcionou um aprendizado prazeroso e hoje eu tenho o objetivo de chegar na presidência de uma cooperativa”, relatou o jovem que tem um ano e meio na Coopag - Cooperativa Agrícola Gandu.
O sentimento é similar ao de Djeane Souza, assistente administrativa na Sicoob Norte Sul. “O projeto de conclusão da minha equipe foi a criação de uma biblioteca sobre cooperativismo para levar para as escolas. Propomos isso porque a gente não ouve falar sobre cooperativismo. Eu mesma não conhecia antes de começar a trabalhar e depois do Jovemcoop já me sinto apaixonada pela ideia e quero fazer com que mais pessoas entendam”, disse Djeane ao contar que o curso contribuiu muito com a sua rotina de trabalho. Feliz com a aprovação na banca, Djeane diz rindo: “Já quero o Jovemcoop 2!”
Jovemcoop
Implantado pelo Sescoop/BA, em parceria com as Cooperativas Sicoob Credcoop, Sicoob Crediconquista, Coopmac, Sicoob Coopere, Sicoob Sertão e Sicoob Norte Sul, o programa Jovemcoop foi realizado no ano de 2016 e início de 2017 em cinco cidades baianas (Valente, Cruz das Almas, Vitória da Conquista, Pintadas e Gandu), sempre promovendo nos participantes o interesse pelo cooperativismo, conscientizando-os sobre seu papel para o desenvolvimento sustentável das cooperativas e das comunidades onde atuam e capacitando-os para atuar na liderança.
Os conteúdos abordados foram divididos em três etapas, Cooperativismo, Organização do Quadro Social e Atividades, que envolveram apresentação de representantes de cooperativas para falar sobre a sua experiência exitosa enquanto dirigente de cooperativa, orientação e elaboração de projeto de atuação, aulas de Comunicação Empresarial, Legislação Específica do Cooperativismo e Organização Financeira, além de técnicas de Gestão. O público alvo foi composto por funcionários, dirigentes, conselheiros, cooperados de cooperativas integrantes do Sistema OCEB.
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Cerca de 200 representantes das cooperativas associadas ao Sistema de Cooperativas de Crédito da Bahia – Sicoob BA se reuniram no 1º Encontro de Negócios do ramo, realizado de 17 a 19 de março. O evento foi promovido pelo Sicoob Central BA com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - Sescoop/BA e do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia - OCEB.
O presidente do Sicoob Central BA, Ivo Azevedo de Brito, deu as boas-vindas ao público na abertura do evento, ressaltou a parceria com o Bancoob, o Sescoop/BA e demais parceiros para a realização desse momento e convocou todos os presentes para disseminar os conhecimentos adquiridos para as cooperativas, pois, segundo ele, “a capacitação é feita para colher os frutos posteriormente”.
A satisfação de poder participar do Encontro de Negócios foi expressada pelo Presidente da OCEB e do Sescoop/BA, Cergio Tecchio, durante a sua fala. Ele é defensor do cooperativismo de crédito e destacou a qualidade dos serviços e produtos do Sicoob, que, além de serem voltados para as necessidades do associado e para o desenvolvimento das cooperativas, são importantes para o desenvolvimento da comunidade e para a vida das pessoas, e, por isso, a oportunidade de alcançar resultados melhores na área de vendas. “Eu sou cooperativista e temos que fazer esse sistema crescer”, concluiu.
A primeira palestra do dia foi ministrada pelo Diretor-presidente do Bancoob, Marco Aurélio de Almada, que apresentou dados sobre o crescimento do Sicoob. “Apesar de 2016 ter sido um ano desafiador para o Brasil nós alcançamos a marca de quase 77 bilhões de reais em ativos, o que nos posiciona na 9ª posição do ranking de bancos do Brasil”, ressaltou.
Ele também abordou sobre Economia Colaborativa, explicando sobre as mudanças tecnológicas ocorridas entre os séculos XX e XXI, as principais características e benefícios das novas tecnologias e das soluções que fazem com que as pessoas colaborem entre si, gerando os efeitos de melhor uso dos recursos do planeta. Em relação ao evento, ele evidenciou ser de fundamental importância. “Está ocorrendo um despertar das cooperativas para atividade comercial, ao invés da cooperativa esperar o cooperado vir na cooperativa, a cooperativa está indo ao encontro do cooperado”, explicou.
Já a outra palestra foi realizada por José Luiz Tejon, reconhecido conferencista da temática superação, e foi marcada por apresentação de exemplos práticos de superação, união, criatividade e de mudança de atitude. Tejon é um grande entusiasta do cooperativismo e expressou em diversos momentos: “Não haverá futuro sem cooperativismo”, “Cooperação é a única via”; além de convidar a todos a usar a hashtag #SouCooperativa.
O segundo dia de evento (18) foi iniciado com a conferência sobre cooperativismo financeiro e Sicoob realizada pelo Diretor de Operações do Bancoob, Ênio Meinen. A abordagem foi uma apresentação do cenário financeiro do Brasil e o posicionamento do Sicoob em relação a outros bancos. Para ele, a iniciativa do evento é duplamente importante: “primeiro para que os colegas possam ter acesso e dominar melhor o conjunto das soluções do portfólio comercial do Sistema e, logicamente, como decorrência, poderem oferecer esses mesmos produtos com propriedade para os cooperados”. E essa ação torna-se absolutamente importante, na opinião dele, pois com “a redução da taxa de juros, que vai diminuir a receita com intermediação financeira, receita essa que precisa ser reposta com outras soluções do portfólio comercial”.
E para ampliar o conhecimento dos participantes sobre os produtos e serviços do portfólio do Sicoob, eles participaram de conferências realizadas por representantes do Bancoob sobre os seguintes temas: cartões, seguro, consórcio e Sipag – Soluções Integradas de Pagamento. A metodologia usada nessa etapa do evento oportunizou que o público trocasse experiências, sanasse dúvidas e conhecesse detalhadamente sobre as vantagens e o diferencial dos produtos ofertados pelo Sicoob. Essa percepção foi confirmada por Patrícia Luz, gerente do Ponto de Atendimento de Jequié do Sicoob Coopere, que expressou a alegria de ver o amadurecimento do Sicoob Bahia e o crescimento do portfólio de produtos. Ela afirmou sobre a necessidade de aprimorar a técnica de vendas e que pretende levar o que aprendeu para a equipe que ela lidera: “precisamos fazer com que nossa cooperativa se torne sustentável”.
A programação contou ainda com a realização de um quiz para testar os conhecimentos dos representantes das cooperativas sobre os serviços e produtos do Sicoob e as suas particularidades, proporcionando uma maior integração entre os presentes.
O encerramento do encontro ficou a cargo do palestrante Marcelo Ortega, que fez uma explanação de forma descontraída e interativa. Ele afirmou que no mundo dos negócios “além de fazer, é preciso gostar do que faz", ressaltando que comportamento e atitude são essenciais. Reforçou também sobre a importância de o vendedor ter intimidade com o cliente para oferecer as soluções adequadas para o seu perfil.
Para Josemir Soares, Diretor Operacional do Sicoob Central BA, o evento foi bem aceito pelas cooperativas e a expectativa é que o resultado seja “o aumento de negócios para os nossos associados e, com isso, haverá melhores resultados para a cooperativa, mais sobras [de recursos] para o cooperado e, consequentemente, o desenvolvimento da comunidade local”.