Notícias desenvolvimento
Empresas habilitadas à execução dos serviços de Coaching podem ter acesso ao edital da licitação, CONVITE nº 001/20017, do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - SESCOOP/BA, publicado na página Licitações deste portal.
A pessoa jurídica selecionada irá executar os serviços de Coaching do Programa Executive Coaching para Lideranças, destinado a 41 participantes, dentre dirigentes, conselheiros, gerentes e empregados que exercem função de liderança em cooperativas de crédito. A atuação será desenvolvida nos formatos presencial e online, nos municípios de Salvador, Feira de Santana, Inhambupe, Itabuna, Vitória da Conquista, Senhor do Bonfim, Ponto Novo, Gandu, Rio Real, Valente, Mairi, Teixeira de Freitas, Itamaraju, Ipirá, Itaberaba, Poções e Brumado.
O processo licitatório é público, na modalidade convite, do tipo menor preço, e a sessão licitatória acontecerá no dia 31 de março, às 10 horas, na sede do SESCOOP/BA, localizada na Rua Boulevard Suíço, nº 129, Nazaré, Salvador/BA.
Clique aqui para ter acesso ao edital completo.
Cinco cidades sediarão Workshop Excelência da Gestão - Critérios de Avaliação da Governança e Gestão
Notícias desenvolvimento
Buscando promover a adoção de boas práticas de gestão e de governança pelas cooperativas e orientá-las quanto ao preenchimento do questionário do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - SESCOOP/BA e o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB promove o Workshop Excelência da Gestão - Critérios de Avaliação da Governança e Gestão em 5 cidades do estado: Salvador, Feira de Santana, Itabuna, Luis Eduardo Magalhães e Vitória da Conquista.
Durante dois dias, das 8h às 18h, gestores, dirigentes e responsáveis pelo preenchimento do formulário do PDGC na cooperativa, serão auxiliados na construção do plano de melhorias visando maior qualidade nos aspectos de governança e gestão.
Cada cooperativa pode inscrever até dois participantes. As inscrições já estão abertas e são realizadas através deste site. Porém é preciso atentar que, como pré-requisito para o workshop, a cooperativa já deve estar inscrita no PDGC e já ter preenchido o primeiro bloco de informações.
Inscreva-se no Workshop mais próximo de sua região: clique aqui.
PDGC
Para aqueles que ainda não conhecem, o PDGC é uma iniciativa do Sescoop executada com o apoio da Fundação Nacional de Qualidade (FQN). O Programa é um caminho ideal para promover mudanças significativas na gestão e na governança cooperativista, de forma simples, prática, orientada e de baixo custo e visa melhorar as cooperativas, em termos de planejamento, execução, controle e aprendizado.
O sistema é simples e realizado através do preenchimento de questionários online, de modo que, na medida em que é preenchido, o programa promove a adoção de boas práticas de gestão e governança, melhora o desempenho e aumenta a competitividade das cooperativas no mercado. As cooperativas interessadas devem acessar o site do programa e seguir o passo-a-passo disponível no portal.
CONFIRA ABAIXO O CRONOGRAMA:
Salvador: Inscreva-se
Início: 28 de Março de 2017 às 08h
Término: 29 de Março de 2017 às 18h
Horário: 8h às 18h
Inscrições até: 23/03/2017 23h59
Feira de Santana: Inscreva-se
Início: 30 de Março de 2017 às 08h
Término: 31 de Março de 2017 às 18h
Horário: 8h às 18h
Inscrições até: 27/03/2017 23h59
Itabuna: Inscreva-se
Início: 03 de Abril de 2017 às 08h
Término: 04 de Abril de 2017 às 18h
Horário: 8h às 18h
Inscrições até: 30/03/2017 23:59
Luís Eduardo Magalhães: Inscreva-se
Início: 06 de Abril de 2017 às 08h
Término: 07 de Abril de 2017 às 18h
Horário: 8h às 18h
Inscrições até: 03/04/2017 23:59
Vitória da Conquista: Inscreva-se
Início: 11 de Abril de 2017 às 08h
Término: 12 de Abril de 2017 às 18h
Horário: 8h às 18h
Inscrições até: 07/04/2017 23:59
INSTRUTORA: Gênia Porto
Mestre em Administração de Empresas – Escola de Administração – UFBA – 2007 com artigos e trabalhos publicados na área de gestão do conhecimento e com 15 anos de experiência em consultoria em Gestão Empresarial e avaliação da gestão (MEG); Sócia da empresa Dinâmica Apoio Empresarial com atuação na área de consultoria e treinamento em gestão desde 1999; Coordenadora dos processos de Premiações na ABGC – Associação Baiana para Gestão Competitiva: PGQB – Prêmio Gestão Qualidade Bahia e MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas desde 1998; Professora em cursos de pós-graduação e Instrutora de cursos relacionados aos critérios de excelência para a FNQ – Fundação Nacional da Qualidade, ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e ABGC; Examinadora de sistema de gestão com base nos critérios de excelência desde 1998.
Para mais informações, entrar em contato com Geisa Félix por meio do telefone 3421-5845 ou
Notícias desenvolvimento
A Colivre conquistou mais um prêmio nacional em primeiro lugar com o Noosfero. O Campus Virtual, solução baseada em Noosfero para ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), garantiu o primeiro lugar na categoria Recursos Educacionais Abertos (REA) no Prêmio ARede Educa 2016. Na categoria, a Colivre concorreu com projetos de instituições como Faculdade Casper Líbero, Instituto Anísio Teixeira e Unicamp. O Campus Virtual também foi finalista da categoria Plataformas Educacionais, concorrendo com instituições como Fundação Telefônica Vivo, Instituto TIM e Faculdade Getúlio Vargas, mas não foi selecionado entre os vencedores.
O Campus Virtual permite que instituições de ensino e pesquisa criem e gerenciem suas próprias redes sociais com foco em educação, ampliando as formas de comunicação entre toda a comunidade escolar, acadêmica ou corporativa. A plataforma proporciona a criação de processos educativos personalizados dentro do paradigma proporcionado pela web 2.0, tendo como eixo uma rede social educacional, que permite ampliar o processo de socialização e interação online entre estudantes, professores, gestores, coordenadores e funcionários dos diferentes cursos e campi de uma instituição de ensino ou pesquisa. A solução desenvolvida pela Colivre ainda possibilita a convergência, num mesmo ambiente web, do projeto educacional com a política de comunicação digital, multimídia e interativa da instituição.
Criado pela ARede, um projeto mantido pela Bit Social que estimula a inclusão social por meio do uso das Tecnologias da Informação e das Comunicações (TICs), o prêmio teve mais de 220 projetos classificados. Desses, 85 obtiveram pontuação da Comissão Julgadora para se classificar entre os finalistas. A colocação dos finalistas será divulgada em novembro. Confira aqui a lista dos vencedores do prêmio: http://www.arede.inf.br/parabens-vencedores-do-premio-arede-educa-2016/
Fonte: COLIVRE
Notícias desenvolvimento
Profissionais de secretariado das cooperativas baianas participaram nos dias 24 e 25 de novembro do VI Workshop do Profissional de Secretariado da Bahia. O evento é promovido pelo Sistema OCEB por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – Sescoop/BA.
O objetivo do curso é promover para estes profissionais a oportunidade de adquirir e desenvolver habilidades, atitudes e conhecimentos, essenciais para as suas atividades diárias nas cooperativas em que atuam. A capacitação destes profissionais influencia diretamente na melhoria dos serviços prestados pelas cooperativas, tornando-as mais competitivas e qualificadas no mercado.
No primeiro dia do workshop, o instrutor Doglas Lubarino abordou sobre técnicas de comunicação, redação e processos textuais, trazendo situações cotidianas de trabalho para o debate com os participantes. “As comunicações textuais e verbais fazem parte do dia-a-dia deste profissional que, muitas vezes, representam e intermediam alguém, ou um processo comunicacional. Aperfeiçoar estas técnicas é de extrema importância para o seu trabalho”, pontua Doglas.
Participante pela primeira vez de um treinamento do Sescoop/BA, a assistente administrativo financeiro da cooperativa Ser do Sertão, Telmara Pedreira, afirma que o workshop apresentou técnicas e treinamentos fundamentais para o seu trabalho. “Tenho a certeza que saio daqui com uma bagagem de conhecimento útil para minha profissão, ajudando na concentração, assimilação, atuação e na comunicação das atividades”, afirma a assistente.
O segundo dia ficou a cargo de Carolina Micucci, especialista em Psicanálise pela UFBA, e sua equipe, com palestra e aplicação de técnicas segundo o método SUPERA. O objetivo da abordagem foi potencializar a capacidade cognitiva dos participantes aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora.
Vanessa Lima da Elinq, Cooperativa de Trabalho de Montagem de Manutenção Industrial, que está participando pela 3ª vez do Workshop, ressalta que a cada ano o evento se supera. “Tivemos a oportunidade de expandir nossa visão quanto a importância da nossa atividade e da nossa qualificação como profissionais com excelentes palestrantes. Pretendo me aprimorar e expandir o conhecimento oferecido nestes dois dias de atividades”, conclui Vanessa.
Confira abaixo as fotos do evento:
Notícias desenvolvimento
Com importante destaque na região Médio Sul da Bahia, o Sicoob Costa do Descobrimento completou no dia 11 de novembro de 2016, 20 anos de história. Inicialmente a cooperativa desempenhou um papel importante na região, ofertando crédito e serviços com taxas mais baixas aos produtores rurais e, posteriormente com a livre admissão, passou a ampliar seu público, atendendo novos associados de todos os segmentos.
Atualmente são mais de 2.800 cooperados em 14 cidades, atendidos através das 6 agências da cooperativa. O Sicoob Costa do Descobrimento fará uma programação especial para seus associados e convidados especiais hoje, a partir das 19h30, apresentando o vídeo institucional comemorativo dos 20 anos da cooperativa, além de uma palestra sobre educação financeira, peça teatral e coquetel.
De acordo com o presidente da cooperativa, Antônio Moraes, o objetivo da instituição é ampliar o seu atendimento, com abertura de novas agencias nas cidades do médio sul baiano. “O Sicoob Costa do Descobrimento vem alcançado índices de crescimento satisfatórios ao longo dos anos, apoiando sempre as atividades produtivas locais e acompanhando o que acontece de importante na vida das comunidades onde estamos inseridos. Em várias delas ocupamos as primeiras colocações em oferta de crédito, depósitos à vista e a prazo”, afirma o presidente.
Notícias desenvolvimento
Um grupo de produtores rurais do município de Marcionílio Souza/BA (337km de Salvador) receberam nos dias 8 e 9 de novembro, o curso de formação cooperativista promovido pelo Sescoop/BA. O curso é parte integrante do Programa de Orientação Cooperativista – POC que visa orientar grupos interessados em constituir uma cooperativa.
A iniciativa surgiu da ideia do produtor rural Rozildo Viera, que sensibilizou outros produtores e hoje já conta com a presença de mais de 30 pessoas. Os integrantes da futura cooperativa são produtores de frutas e hortaliças, que fazem parte da agricultura familiar do município.
O curso foi ministrado pela analista de desenvolvimento de cooperativas do Sescoop/BA, Geisa Félix, que acompanhou de perto os anseios do grupo que pretende formar acooperativa, visando assim o seu crescimento e sustentabilidade. Estiveram presentes no primeiro dia o prefeito e o secretário de agricultura do município.
A proposta desta ação é difundir a doutrina, princípios, valores e características da sociedade cooperativa, para grupos pré-cooperativos que estão surgindo. “Acredito no papel do cooperativismo por meio dos programas do Sescoop/BA que visam o avanço econômico dos cooperados e da comunidade onde a cooperativa encontra-se inserida”, conclui Geisa.
Notícias desenvolvimento
Cooperados e colaboradores de cooperativas baianas participaram no dia 28 de outubro, do Curso de Vendas e Mercados, oferecido pelo Sescoop/BA. Os presentes tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimento e habilidades, para planejar e executar todas as etapas do processo de vendas dos produtos/serviços de suas cooperativas.
A capacitação está sendo realizada em diversas cidades da Bahia. No dia 27.10, a cidade de Feira de Santana recebeu o curso, e em novembro, será realizado em Vitória da Conquista (07.11), Itabuna (09.11) e novamente em Salvador, com uma turma exclusiva para as cooperativas de crédito (11.11).
As aulas estão sendo ministradas por Edi Carlos Borges, consultor e especialista em gestão empresarial. Para ele, debater sobre vendas e mercados com profissionais de cooperativas, em especiais aqueles que não tem uma formação na área administrativa, é fundamental para o seu crescimento e sobrevivência no mercado. “Vendas é o coração pulsante da cooperativa. Sem vender não há razão de existir, e todos são responsáveis por este processo”, pontua o consultor.
Sandra Cohim, presidente da Unifisio, já participou de diversos eventos do Sescoop/BA, e afirma que assim que soube do curso, percebeu a sua relevância. “As cooperativas de uma maneira geral têm grande competência técnica ao desenvolver suas atividades, porém, têm dificuldade em vender o seu produto/serviço para o público externo. O curso está sendo bastante útil para quebrar esta barreira”, completa Sandra.
Durante todo o dia, os presentes debateram sobre aspectos importantes no processo de vendas e análise de mercado, desde os conceitos iniciais sobre negociação, planejamento de vendas, comunicação, análise do perfil do consumidor, até prospecção e pós-venda. Para Rodrigo Chaves, funcionário do departamento comercial da Uniodonto, a iniciativa do curso é extremamente importante e fundamental para as cooperativas de todos os ramos e, sinaliza que estes debates devem ser feitos com frequência, incentivando inclusive a intercooperação entre as cooperativas.
Notícias desenvolvimento
Alunos do 3° ano das cooperativas educacionais da Bahia e vestibulandos tiveram um reforço a mais na reta final para o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem de 2016. Isso porque o Sescoop/BA, em parceria com as cooperativas educacionais, promoveu o Projeto Aula Show 2016, com o objetivo de preparar os alunos para o exame.
A Aula Show é uma ação com proposta e metodologia diferenciadas, cujo objetivo é oferecer um “super aulão” de revisão da disciplina de português, especialmente dos temas voltados a interpretação de texto e suas linguagens, literatura e redação, que possuem importante peso para as provas do Enem que será realizado nos dias 05 e 06 de novembro de 2016.
A professora Káthya Ferreira foi quem ministrou as aulas do projeto, utilizando de metodologia diferenciada com vídeos, prosas e músicas, fazendo com que os alunos absorvessem o conteúdo com mais facilidade. “A revisão é o momento de cortar o que é supérfluo e deixar apenas o essencial. É a hora de reescrever o que já foi estudado através do lúdico, da interatividade e do motivacional”, afirma Káthya.
As aulas foram realizadas nos meses de outubro e novembro nas seguintes escolas: Cooperativa Educacional de Eunápolis – Cooeduc, Cooperativa Educacional de Teixeira de Freitas – ECTEF, Cooperativa Educacional de Central – Coopec, Cooperativa de Ensino da Região de Irecê – Coperil e na Cooperativa Educacional de Sobradinho – Coes e Cooperativa Educacional de Xingó - Coopex. Para Verônica Oliveira Alves, coordenadora e orientadora educacional do ensino médio da Cooeduc, “essa parceria com a Sescoop/BA vem colaborar com a formação dos alunos, visando a qualidade do ensino, apresentando sempre um retorno positivo daqueles que participam”.
Apesar das cooperativas aplicarem outras metodologias de preparo para o ENEM, a Aula Show é sempre especial para os alunos, como sinaliza Giovana Campista, aluna da Cooeduc. "A revisão foi extremamente esclarecedora para nós alunos do Ensino Médio. Pudemos tirar nossas dúvidas de gramática, literatura e redação, o que contribuirá para o desempenho em exames de vestibulares próximos e no ENEM de 2016", concluiu a estudante.
Notícias desenvolvimento
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - Sescoop/BA divulgou no dia 21 de outubro, a lista dos habilitados na 1ª etapa do processo seletivo 2016.
A seleção é para os cargos de analista (destinado a profissionais de nível superior completo em qualquer área), analista contador (para profissionais de Contabilidade), analista de comunicação (para profissionais de Comunicação Social) e analista jurídico (para advogado).
Informações sobre local e horário de aplicação das provas de conhecimento da 2ª etapa estarão disponíveis posteriormente nos sites www.concepcaoconsultoria.com.br e http://www.bahiacooperativo.coop.br/.
Clique aqui para acessar a lista dos candidatos habilitados e eliminados na 1ª etapa, assim como todas as publicações veiculadas referentes ao processo seletivo.
Notícias desenvolvimento
Os 31 gestores de cooperativas baianas participantes do Programa de Formação de Dirigentes e Gerentes de Cooperativas – GESCOOP da turma de Feira de Santana, concluíram a última etapa deste nos últimos dias 13 e 14 de outubro. O GESCOOP foi realizado durante 7 meses, com 10 módulos e carga horária de 160h, proporcionando aos gestores a oportunidade de conhecer e debater sobre temas voltados a gestão empresarial com foco nas cooperativas.
O programa surgiu da necessidade de formar e capacitar quadros gerenciais e lideranças das cooperativas baianas. Para Alexandra Freitas, gerente de uma das agências do Sicoob Sertão, o curso ajudou a perceber novas formas de encarar a gestão, abordando assuntos essenciais para o seu trabalho na cooperativa. “O Sistema OCEB deve continuar investindo na profissionalização da gestão, pois o cooperativismo baiano só será forte se tiver pessoas seguras e capazes à frente dele”, afirma a gerente.
Em 2016, além de Feira de Santana, também foi aberta uma turma em Salvador, que concluiu suas atividades em setembro, totalizando assim 65 participantes este ano. Brisa Oliveira, gerente da Cooperativa de Crédito dos Funcionários da CEPLAC – COOPEC, onde trabalha há 14 anos, pontua que a sua participação no programa não poderia ter sido mais oportuna. “Estamos passando por um processo de centralização, em busca de novos sócios e ampliação dos serviços prestados em nossa cooperativa, e o programa está sendo de grande valia neste período”, conclui Brisa.
Os gestores interessados nas próximas turmas do Gescoop poderão entrar em contato com a gerente do Sescoop/BA, Jussiara Lessa, por meio do endereço eletrônico:
Notícias desenvolvimento
Através da parceria entre o Sescoop/BA e o Sicoob Central BA, foi realizado em Salvador no dia 10 de outubro, o Encontro dos Conselheiros de Administração do Ramo Crédito. O evento contou com cerca de 85 conselheiros, que discutiram sobre temas relacionados a profissionalização da governança cooperativista, através de palestras com profissionais da área, além da troca de experiência entre os participantes.
A abertura do evento foi feita pelo vice-presidente do Sicoob Central BA, Vandevaldo Rios, e pelo presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, que deram as boas vindas aos participantes, ressaltando sobre o papel dos conselheiros administrativos e fiscais nas cooperativas e, consequentemente, no desenvolvimento do cooperativismo.
A palestra da manhã foi conduzida por Márcio Port, especialista em gestão de serviços e em gestão de cooperativas, e presidente da mais antiga cooperativa de crédito da América Latina, o Sicredi Pioneira RS. Na oportunidade, Márcio apresentou sobre boas práticas de governança na Sicredi Pioneira RS, chamando atenção sobre a oportunidade que um evento como este traz para o cooperativismo. “Este tipo de encontro com todos os conselheiros permite o alinhamento e troca de experiências entre as lideranças das diversas cooperativas de crédito, provocando novos pensamentos e reflexões sobre situações comuns entre elas”, afirma Port.
No turno da tarde, o economista Edmundo Figueirôa abordou sobre o cenário econômico atual e o seu impacto nas cooperativas de crédito. Para a conselheira do Sicoob Coopelba, Michele Santos, “a experiência dos palestrantes e os conteúdos abordados são fundamentais para colocarmos em prática nas nossas cooperativas, aperfeiçoando ainda mais o cooperativismo de crédito na Bahia”.
Notícias desenvolvimento
A Cooperativa Educacional de Barreiras – COOPEB ficou entre os destaques no ranking das melhores escolas da Bahia, obtendo a quarta melhor nota no quesito redação do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, conforme divulgado no dia 4 de outubro pelo INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
A COOPEB, localizada no município de Barreiras/BA, atua há 24 anos no ramo educacional e possui, atualmente, um quadro de 486 alunos. Em 2015, a cooperativa promoveu em parceria com o Sescoop/BA, uma Aula Show, trabalhando temas de língua portuguesa, literatura e redação para seu alunado e a comunidade barreirense, como um dos projetos voltados para o ENEM.
O Sistema Cooperativista Baiano parabeniza a COOPEB por mais esta marca.
Notícias desenvolvimento
Após 10 módulos e 7 meses de aula, os alunos da turma de Salvador do Programa de Formação de Dirigentes e Gerentes de Cooperativas – GESCOOP, participaram nos dias 29 e 30 de setembro do seu último módulo. Iniciada em março, a turma conta com 34 participantes que tiveram a oportunidade de conhecer e debater sobre temas voltados a gestão empresarial com foco nas cooperativas.
De acordo com a gerente do Sescoop/BA, Jussiara Lessa, o programa surgiu da necessidade de formar e capacitar o quadro gerencial e as lideranças das cooperativas baianas, ampliando o acesso às soluções de formação e qualificação profissional. Com carga horária total de 160h, os profissionais participantes trabalharam suas habilidades, atitudes e comportamentos, de forma estratégica, técnica e humana, voltadas para a gestão das cooperativas.
Vânia Oliveira, diretora administrativa da Cooliba, foi indicada a participar do curso pela presidência da cooperativa e, afirma que o conteúdo de todos os módulos foi bastante assertivo, principalmente quando aplicado no seu trabalho na cooperativa. “O curso me ajudou a abrir os horizontes sobre o papel do cooperativismo neste mercado competitivo, trazendo conteúdo de planejamento estratégico, financeiro, orientando-nos a como nos posicionarmos mercadologicamente”, pontua Vânia.
A metodologia foi um dos pontos mais relevantes do curso para Ricardo Calsolari, cooperado e responsável pelo departamento técnico-comercial da COOINSP, o que possibilitou aos participantes a praticarem em sala de aula o conteúdo aprendido, além de trocar experiências. “O GESCOOP é um curso fundamental para todos os gestores, conselheiros e dirigentes das cooperativas, ao abordar tópicos atuais e relevantes para a gestão dos nossos negócios”, conclui Ricardo.
Além de Salvador, o Sescoop/BA também abriu turma do GESCOOP neste ano em Feira de Santana, que realizará seu último módulo nos dias 13 e 14 de outubro.
Notícias desenvolvimento
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – Sescoop/BA está com as inscrições abertas para o Curso de Vendas e Mercados, que será realizado nos mêses outubro e novembro em cinco cidades do estado, com carga horária de 8h, sendo disponibilizadas 20 vagas para cada turma.
O objetivo deste curso é ampliar os conhecimentos e habilidades para planejar e executar todas as etapas do processo de vendas dos produtos e serviços das cooperativas, de modo a sistematiza-lo desde a prospecção até o pós-vendas, com foco no mercado e nas suas mudanças.
A hospedagem e deslocamento por conta do participante ou da cooperativa. Para maiores informações entrar em contato com a analista do Sescoop/BA, Ane Calafange, pelo telefone: (71) 3421-5842.
Confira abaixo as datas e locais das turmas:
Datas |
Cidades |
27/10/16 |
|
28/10/16 |
|
CANCELADO |
|
07/11/16 |
|
09/11/16 |
|
11/11/16 |
Notícias desenvolvimento
O mês de setembro é um período de celebração para as cooperativas educacionais baianas. É neste mês que elas se reúnem para realizar as Olimpíadas Esportivas das Cooperativas Educacionais, onde os alunos do ensino fundamental e médio se reúnem para competir em diversas modalidades. Este ano as olimpíadas estão em sua V edição, onde foram sediadas pela Cooperativa Educacional de Eunápolis – Cooeduc, nos dias 15, 16 e 17, contando com cerca de 1.500 pessoas durante os três dias, entre atletas, alunos, familiares e professores.
Poucos fenômenos sociais têm tanta inserção na sociedade quanto os esportes, e é por isso que o Sescoop/BA apoia este projeto, pois, acredita que a prática esportiva possui potencial integrativo, de comunhão, pertencimento, congregando pessoas em torno de si, além de fomentar a formação de valores e conduta entre todos os presentes. Para o diretor da Cooeduc, Adilson Correia, o evento é um momento fundamental para as cooperativas experienciarem a intercooperação, o intercâmbio cultural e esportivo entre as cooperativas educacionais.
Os alunos foram divididos entre as categorias sub 15 (menores de 15 anos) e sub 17 (menores de 17 anos), nas seguintes modalidades: futsal, handebol, basquete, voleibol e atletismo. Soraya Pedrosa foi uma das muitas mães que acompanharam seus filhos durante as olimpíadas. Mãe de dois alunos da Cooeduc, Soraya afirma que “os jogos são uma importante atividade para o desenvolvimento dos alunos. Percebi na animação dos meus filhos, o quanto esta integração com os alunos de outros colégios, e as atividades desenvolvidas, estavam fazendo com que se sentissem empolgados durante os jogos”.
Além das cinco cooperativas educacionais baianas (Cooeduc – Eunápolis, Coperil - Irecê; Cooeps - Porto Seguro, Coopeb – Barreiras, Ectef - Teixeira de Freitas), foram convidadas outras cinco escolas da cidade para participar da atividade, sendo elas: O Colégio Estadual Monte Pascoal, Escola Modelo Municipal Antonio Batista, IFBA - Instituto Federal, o Colégio Estadual Eloyna Barradas e a Escola Municipal Gabriel José Pereira.
A intercoperação entre as escolas, possibilitando aos alunos conhecerem novas pessoas e situações, é um dos pontos que chama mais atenção do evento, como sinaliza a aluna do 2º ano do ensino médio da Coeps, Geovana Campista. “Este projeto estimula os alunos a praticarem esporte, motivando e incentivando a integração entre os estudantes das escolas participantes”.
Notícias desenvolvimento
Os participantes do programa JovemCoop, oferecido pelo Sescoop/BA, participaram em agosto e setembro de uma aula especial com presidentes de cooperativas reconhecidas no mercado, que trouxeram para sala de aula sua vivência no cooperativismo e aplicaram, junto com os alunos, uma atividade que ajudou a desenvolver a prática da gestão cooperativista.
O Programa JovemCoop está na fase do módulo intitulado “Visita 1”, que tem como propósito convidar um diretor de uma cooperativa para compartilhar sua trajetória e suas experiências dentro do sistema cooperativista. Para esta etapa, foram convidados o Presidente da Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense – Coopmac, Sr. Jaymilton Gusmão e o Diretor Geral do Sicoob Coopere, Sr. Ranúsio Cunha.
Durante a aula, os convidados explanaram sobre a sua trajetória e papel dentro da cooperativa desde sua criação, as dificuldades encontradas, a superação destas, seu amadurecimento e fortalecimento da instituição, esclarecendo os alunos sobre os cenários que podem vir a enfrentar e como superá-los. Jaymilton Gusmão buscou destacar os valores cooperativistas que norteiam a Coopmac, como transparência, gestão eficiente, comprometimento e capacitação contínua da diretoria, cooperados e colaboradores. “Essa oportunidade de apresentar o módulo, serviu também para motivar os alunos a enxergarem novas oportunidades no cooperativismo, além de levá-los a uma reflexão de que podemos e devemos consolidar o cooperativismo como agente transformador da nossa sociedade”, afirma Gusmão.
No segundo momento do módulo, foram apresentadas aos alunos ferramentas para o desenvolvimento de trabalho em equipe, como o CANVAS, orientando-os a fazerem um projeto para ser apresentado em sala de aula. Para Ranúsio Cunha, a atividade foi bastante proveitosa, sendo ressaltada aos participantes a importância da intercooperação, trazendo para a sala de aula uma referência do cooperativismo, no intuito de despertar a inspiração e o exemplo para os jovens.
Aline Borges, analista do Sicoob Credcoop, uma das participantes do Jovemcoop, afirma que este módulo a instigou a buscar mais conhecimento e por em prática o que vem aprendendo ao longo do programa. “A vivência do diretor convidado, somada à prática da metodologia CANVAS, nos despertou para a importância de planejamentos práticos e flexíveis, que nos permite melhor visualizar o que foi planejado por meio de seus quadros e colabora na percepção das melhorias que podem ser implantadas, por meio da força que o cooperativismo tem”, conclui Aline.
JovemCoop
O objetivo do programa JovemCoop é proporcionar aos jovens, experiências que contribuam para seu desenvolvimento, por meio do despertar da cultura da cooperação, fortalecimento da doutrina cooperativista, do envolvimento dos jovens na atividade econômica da família e na cooperativa, com vistas às diretrizes metodológicas do Programa Juventude Cooperativista.
O programa foi solicitado pelas cooperativas Sicoob Coopere, Sicoob Sertão, Sicoob Norte Sul, Sicoob Credconquista, Sicoob Credcoop e Coopmac (estas três últimas cooperativas demandaram juntas uma turma) para que fossem implementados nas seguintes cidades respectivamente: Valente, Pintadas, Gandu, Cruz das Almas e Vitória da Conquista.
Notícias desenvolvimento
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - Sescoop/BA prorrogou as inscrições para seu processo seletivo 2016. Os candidatos terão até o dia 10 de outubro de 2016 para efetuar sua inscrição.
A seleção é para os cargos de analista (destinado a profissionais de nível superior completo em qualquer área), analista contador (para profissionais de Contabilidade), analista de comunicação (para profissionais de Comunicação Social) e analista jurídico (para advogado).
Clique aqui para visualizar o comunicado.
Notícias desenvolvimento
O último dia do VI Encontro de Contadores foi marcado pela grande participação nas discussões dos assuntos abordados pelos palestrantes, os quais instigaram o público a tirar suas dúvidas e relatar experiências vividas, contribuindo para o desenvolvimento de atividades. A primeira palestra foi apresentada por Valmir Lima, Gerente de Serviços Centralizados do Sicoob Central Bahia, que abordou sobre a influência das áreas administrativa e financeira das cooperativas para a contabilidade, e aproveitando a oportunidade enfatizou que o encontro é uma das peças chaves para o desenvolvimento operacional na área de contabilidade das cooperativas.
Os participantes tiveram a oportunidade de se atualizar sobre as informações para a implantação do Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (e-Social), através da palestra de Lauro Azevedo, que abordou sobre o cenário atual, novidades, peculiaridades, desafios e riscos deste sistema.
O contador Roberval Rios, do Sicoob Sertão, que já trabalha com o cooperativismo há quase 10 anos e coordenou cursos em parceria com o Sescoop/BA durante sua trajetória profissional, afirma que “o aprendizado do encontro serve como base para a minha carreira na área de contabilidade, influenciando diretamente no atendimento prestado aos cooperados do Sicoob Sertão”.
O turno da tarde foi iniciado com a palestra de Rodrigo Forcenette, mestre em direito tributário, que abordou sobre a influência do PIS/Cofins nas Sociedades Cooperativas. Em seguida, o analista tributário do Sescoop Nacional, Adson Oliveira, palestrou sobre Ato Declaratório INSS/SEFIP/GFIP.
Adson sinaliza que eventos como este estão acontecendo em todos os estados, sendo uma das principais preocupações do Sistema OCB, o desenvolvimento e treinamento dos profissionais que lidam com questões contábeis e tributárias no seu dia a dia. “Além de instruir e capacitar, nosso objetivo é fazer com que as cooperativas entendam que o desenvolvimento destes profissionais influencia diretamente em seu crescimento, evitando possíveis problemas diante das receitas federal e estadual”, ressalta o analista.
Para a contadora Célia Sampaio da Cooap, que está participando do evento pela 3ª vez, as ações do Sescoop/BA, fazem com que a área de contabilidade da sua cooperativa venha se desenvolvendo ao longo dos anos. “O evento atende às minhas demandas no trabalho, esclarecendo qual a melhor forma de atender as necessidades tanto das cooperativas, quanto dos cooperados”, conclui Célia.
Notícias desenvolvimento
O Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - Sescoop/BA e a Cooperativa Central de Crédito da Bahia – Sicoob Central, realizou entre os dias 30 de agosto e 2 de setembro, o Intercâmbio com Foco em Negócios com a participação de gestores e empregados das cooperativas de crédito vinculadas ao Sicoob BA.
O objetivo deste intercâmbio foi propiciar novos conhecimentos aos participantes, com relação às boas práticas de outras cooperativas do Sistema Sicoob, em especial a do Sicoob Norte, localizada no Estado de Rondônia, que apresentou uma grande evolução nos últimos 5 anos na venda de produtos e serviços, sendo destaque nas campanhas nacionais de vendas.
Evolução esta que chamou atenção do gerente de relacionamento do Sicoob Credcoop, José Rodrigues Jones, o qual afirma que a experiência do intercâmbio permitiu uma nova visão sobre como gerir os negócios da sua cooperativa. “O que mais nos chamou atenção foi a proatividade e a autonomia que as cooperativas vinculadas ao Sicoob Norte tem, buscando sempre novas ações e novos meios de inovar, fazendo com que pensássemos novas estratégias para buscar um patamar de excelência”, afirmou Rodrigues.
Durante os 4 dias, os participantes conheceram um pouco da história do Sicoob Norte, suas singularidades, boas práticas para vendas de produtos e serviços, e a evolução das seguintes cooperativas: Sicoob Credip, Sicoob Credisul, Sicoob Coopeforte e Sicoob Portocredi.
Para Gerson Carlos Ferreira Souto, diretor operacional do Sicoob Costa do Descobrimento, o material apresentado durante a visita às cooperativas, mostrou o quanto as cooperativas de crédito baianas podem crescer através de planejamento, gestão e organização, buscando novas receitas e assim fortalecer o Sicoob como um todo. “Com o intercâmbio, pudemos vislumbrar outras formas de apresentar e vender um mesmo produto, e aplicar na nossa região. É uma experiência extremamente gratificante”, conclui o diretor.
Notícias desenvolvimento
Nos meses de setembro e outubro, o Sescoop/BA, em parceria com 5 cooperativas educacionais baianas, promoverão o Projeto Aula Show 2016, com objetivo de preparar os alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem. O projeto é voltado para estudantes do 3° ano das cooperativas educacionais e vestibulandos que estão se preparando para as provas.
A Aula Show é uma ação com proposta e metodologia diferenciadas, cujo objetivo é oferecer um “super aulão” de revisão da disciplina de português, especialmente dos temas voltados a interpretação de texto e suas linguagens, literatura e redação, que possuem importante peso para as provas do Enem que será realizado nos dias 05 e 06 de novembro de 2016.
Além disso, este projeto também visa disseminar, fortalecer e intensificar a importância da educação para os jovens das cooperativistas educacionais, servindo como importante ferramenta para o ingresso destes vestibulandos nas universidades e faculdades.
As aulas serão ministradas por Kátia Ferreira de Souza, professora e advogada, graduada em Letras Vernáculas e Direito, especialista em Metodologia de Ensino Superior, Responsabilidade Social e Sustentabilidade e Relações Interpessoais com ênfase em saúde Educacional. Possui ainda Mestrado em Educação e Contemporaneidade.
Confira abaixo os locais e datas das aulas:
Eunápolis - 28/09 - Cooeduc - Cooperativa Educacional de Eunápolis
Teixeira de Freitas - 30/09 - CETEF - Cooperativa Educacional de Teixeira de Freitas
Central - 24/10 - Coopec - Cooperativa Educacional de Central
Irecê - 25/10 - Coperil - Cooperativa de Ensino da Região de Irecê
Sobradinho - 28/10 - Coes - Cooperativa Educacional de Sobradinho