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Foi iniciada na noite desta terça-feira, 28, a 51ª Exposição Nacional Agropecuária de Vitória da Conquista - Expoconquista. O evento é realizado pela Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (Coopmac) e se estenderá até o dia 2 de abril de 2017, no Parque Teopompo de Almeida.
A abertura oficial foi feita pelo presidente da Coopmac, Jaymilton Gusmão Filho, e contou com a presença do prefeito da cidade, Herzem Gusmão, além de outras autoridades municipais, estaduais, eclesiásticas e presidentes de Cooperativas. A ExpoConquista é uma das maiores e mais importantes feiras agropecuárias do Brasil e beneficia tanto quem visita, quanto os parceiros e apoiadores, fortalecendo o agronegócio.
Presente em mais uma edição do evento, o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – SESCOOP/BA, convidam todas as cooperativas da região a visitarem o seu stand, espaço onde serão realizados atendimentos às cooperativas, divulgação de produtos de cooperativas, promoção da cultura da cooperação e do cooperativismo, além da divulgação do PDGC – Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas e dos produtos e serviços oferecidos pela OCEB e pelo SESCOOP/BA.
O superintendente do Sistema OCEB, José Alberto Batista e o supervisor administrativo da OCEB, Márcio Santos, estarão presentes durante toda a feira no stand. José Alberto afirma que a participação na Expoconquista é uma grande oportunidade para estreitar o relacionamento com as cooperativas da região, além de permitir que a OCEB e o SESCOOP/BA sejam amplamente conhecidos pela sociedade em geral.
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Última turma desta edição teve 25 formandos que apresentaram projetos sociais para banca examinadora. Capacitação visa formar lideranças em cooperativismo.
Em Gandu, cidade do Sul da Bahia, 25 jovens tiveram neste sábado (25) um dia bastante diferente do habitual. É que todos estavam participando da cerimônia de conclusão do Jovemcoop, programa de capacitação para futuros gestores e líderes do cooperativismo.
Após 9 meses de encontro quinzenais, os 25 participantes apresentaram Trabalhos de Conclusão de Curso para uma banca examinadora. Foram 4 projetos, voltados para atividades culturais, educação e combate ao analfabetismo e divulgação da cultura cooperativista. Essa formatura encerra o ciclo Jovemcoop iniciado em 2016 e que passou por outras cidades da Bahia (Valente, Cruz das Almas, Vitória da Conquista e Pintadas).
Além da banca examinadora, ocorreu a cerimônia de encerramento, com a presença da presidente da Cooliba - Cooperativa dos Profissionais Liberais da Bahia, Marília Cavalcante Reis; o presidente do Sicoob Norte Sul, Afrorisval Olímpio de Almeida; a presidente da Cooperativa Agrícola de Gandu, Ana Paula, e o superintendente do Sistema OCEB, José Alberto Batista.
Para Marília, que também é coordenadora e facilitadora do curso, a iniciativa é extremamente importante e foi um prazer fazer parte do processo. “Participar do Jovemcoop foi uma honra. Fico agraciada por trabalhar com o desenvolvimento das futuras lideranças do cooperativismo e despertar nestes jovens a vontade de se preparar. O passo inicial para isto é o autoconhecimento e os facilitadores auxiliaram os participantes a desenvolverem habilidades comportamentais e técnicas para momentos de conflito e de decisão”, disse.
Emerson Quirino, 18 anos, foi um dos concluintes e falou que foi uma ótima experiência: “O Jovemcoop capacita através de experiências e desperta o desejo de ser uma liderança. Cada módulo, cada aula, abre um mundo. A metodologia utilizada nos proporcionou um aprendizado prazeroso e hoje eu tenho o objetivo de chegar na presidência de uma cooperativa”, relatou o jovem que tem um ano e meio na Coopag - Cooperativa Agrícola Gandu.
O sentimento é similar ao de Djeane Souza, assistente administrativa na Sicoob Norte Sul. “O projeto de conclusão da minha equipe foi a criação de uma biblioteca sobre cooperativismo para levar para as escolas. Propomos isso porque a gente não ouve falar sobre cooperativismo. Eu mesma não conhecia antes de começar a trabalhar e depois do Jovemcoop já me sinto apaixonada pela ideia e quero fazer com que mais pessoas entendam”, disse Djeane ao contar que o curso contribuiu muito com a sua rotina de trabalho. Feliz com a aprovação na banca, Djeane diz rindo: “Já quero o Jovemcoop 2!”
Jovemcoop
Implantado pelo Sescoop/BA, em parceria com as Cooperativas Sicoob Credcoop, Sicoob Crediconquista, Coopmac, Sicoob Coopere, Sicoob Sertão e Sicoob Norte Sul, o programa Jovemcoop foi realizado no ano de 2016 e início de 2017 em cinco cidades baianas (Valente, Cruz das Almas, Vitória da Conquista, Pintadas e Gandu), sempre promovendo nos participantes o interesse pelo cooperativismo, conscientizando-os sobre seu papel para o desenvolvimento sustentável das cooperativas e das comunidades onde atuam e capacitando-os para atuar na liderança.
Os conteúdos abordados foram divididos em três etapas, Cooperativismo, Organização do Quadro Social e Atividades, que envolveram apresentação de representantes de cooperativas para falar sobre a sua experiência exitosa enquanto dirigente de cooperativa, orientação e elaboração de projeto de atuação, aulas de Comunicação Empresarial, Legislação Específica do Cooperativismo e Organização Financeira, além de técnicas de Gestão. O público alvo foi composto por funcionários, dirigentes, conselheiros, cooperados de cooperativas integrantes do Sistema OCEB.
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Cerca de 200 representantes das cooperativas associadas ao Sistema de Cooperativas de Crédito da Bahia – Sicoob BA se reuniram no 1º Encontro de Negócios do ramo, realizado de 17 a 19 de março. O evento foi promovido pelo Sicoob Central BA com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - Sescoop/BA e do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia - OCEB.
O presidente do Sicoob Central BA, Ivo Azevedo de Brito, deu as boas-vindas ao público na abertura do evento, ressaltou a parceria com o Bancoob, o Sescoop/BA e demais parceiros para a realização desse momento e convocou todos os presentes para disseminar os conhecimentos adquiridos para as cooperativas, pois, segundo ele, “a capacitação é feita para colher os frutos posteriormente”.
A satisfação de poder participar do Encontro de Negócios foi expressada pelo Presidente da OCEB e do Sescoop/BA, Cergio Tecchio, durante a sua fala. Ele é defensor do cooperativismo de crédito e destacou a qualidade dos serviços e produtos do Sicoob, que, além de serem voltados para as necessidades do associado e para o desenvolvimento das cooperativas, são importantes para o desenvolvimento da comunidade e para a vida das pessoas, e, por isso, a oportunidade de alcançar resultados melhores na área de vendas. “Eu sou cooperativista e temos que fazer esse sistema crescer”, concluiu.
A primeira palestra do dia foi ministrada pelo Diretor-presidente do Bancoob, Marco Aurélio de Almada, que apresentou dados sobre o crescimento do Sicoob. “Apesar de 2016 ter sido um ano desafiador para o Brasil nós alcançamos a marca de quase 77 bilhões de reais em ativos, o que nos posiciona na 9ª posição do ranking de bancos do Brasil”, ressaltou.
Ele também abordou sobre Economia Colaborativa, explicando sobre as mudanças tecnológicas ocorridas entre os séculos XX e XXI, as principais características e benefícios das novas tecnologias e das soluções que fazem com que as pessoas colaborem entre si, gerando os efeitos de melhor uso dos recursos do planeta. Em relação ao evento, ele evidenciou ser de fundamental importância. “Está ocorrendo um despertar das cooperativas para atividade comercial, ao invés da cooperativa esperar o cooperado vir na cooperativa, a cooperativa está indo ao encontro do cooperado”, explicou.
Já a outra palestra foi realizada por José Luiz Tejon, reconhecido conferencista da temática superação, e foi marcada por apresentação de exemplos práticos de superação, união, criatividade e de mudança de atitude. Tejon é um grande entusiasta do cooperativismo e expressou em diversos momentos: “Não haverá futuro sem cooperativismo”, “Cooperação é a única via”; além de convidar a todos a usar a hashtag #SouCooperativa.
O segundo dia de evento (18) foi iniciado com a conferência sobre cooperativismo financeiro e Sicoob realizada pelo Diretor de Operações do Bancoob, Ênio Meinen. A abordagem foi uma apresentação do cenário financeiro do Brasil e o posicionamento do Sicoob em relação a outros bancos. Para ele, a iniciativa do evento é duplamente importante: “primeiro para que os colegas possam ter acesso e dominar melhor o conjunto das soluções do portfólio comercial do Sistema e, logicamente, como decorrência, poderem oferecer esses mesmos produtos com propriedade para os cooperados”. E essa ação torna-se absolutamente importante, na opinião dele, pois com “a redução da taxa de juros, que vai diminuir a receita com intermediação financeira, receita essa que precisa ser reposta com outras soluções do portfólio comercial”.
E para ampliar o conhecimento dos participantes sobre os produtos e serviços do portfólio do Sicoob, eles participaram de conferências realizadas por representantes do Bancoob sobre os seguintes temas: cartões, seguro, consórcio e Sipag – Soluções Integradas de Pagamento. A metodologia usada nessa etapa do evento oportunizou que o público trocasse experiências, sanasse dúvidas e conhecesse detalhadamente sobre as vantagens e o diferencial dos produtos ofertados pelo Sicoob. Essa percepção foi confirmada por Patrícia Luz, gerente do Ponto de Atendimento de Jequié do Sicoob Coopere, que expressou a alegria de ver o amadurecimento do Sicoob Bahia e o crescimento do portfólio de produtos. Ela afirmou sobre a necessidade de aprimorar a técnica de vendas e que pretende levar o que aprendeu para a equipe que ela lidera: “precisamos fazer com que nossa cooperativa se torne sustentável”.
A programação contou ainda com a realização de um quiz para testar os conhecimentos dos representantes das cooperativas sobre os serviços e produtos do Sicoob e as suas particularidades, proporcionando uma maior integração entre os presentes.
O encerramento do encontro ficou a cargo do palestrante Marcelo Ortega, que fez uma explanação de forma descontraída e interativa. Ele afirmou que no mundo dos negócios “além de fazer, é preciso gostar do que faz", ressaltando que comportamento e atitude são essenciais. Reforçou também sobre a importância de o vendedor ter intimidade com o cliente para oferecer as soluções adequadas para o seu perfil.
Para Josemir Soares, Diretor Operacional do Sicoob Central BA, o evento foi bem aceito pelas cooperativas e a expectativa é que o resultado seja “o aumento de negócios para os nossos associados e, com isso, haverá melhores resultados para a cooperativa, mais sobras [de recursos] para o cooperado e, consequentemente, o desenvolvimento da comunidade local”.
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Empresas habilitadas à execução dos serviços de Coaching podem ter acesso ao edital da licitação, CONVITE nº 001/20017, do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - SESCOOP/BA, publicado na página Licitações deste portal.
A pessoa jurídica selecionada irá executar os serviços de Coaching do Programa Executive Coaching para Lideranças, destinado a 41 participantes, dentre dirigentes, conselheiros, gerentes e empregados que exercem função de liderança em cooperativas de crédito. A atuação será desenvolvida nos formatos presencial e online, nos municípios de Salvador, Feira de Santana, Inhambupe, Itabuna, Vitória da Conquista, Senhor do Bonfim, Ponto Novo, Gandu, Rio Real, Valente, Mairi, Teixeira de Freitas, Itamaraju, Ipirá, Itaberaba, Poções e Brumado.
O processo licitatório é público, na modalidade convite, do tipo menor preço, e a sessão licitatória acontecerá no dia 31 de março, às 10 horas, na sede do SESCOOP/BA, localizada na Rua Boulevard Suíço, nº 129, Nazaré, Salvador/BA.
Clique aqui para ter acesso ao edital completo.
Cinco cidades sediarão Workshop Excelência da Gestão - Critérios de Avaliação da Governança e Gestão
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Buscando promover a adoção de boas práticas de gestão e de governança pelas cooperativas e orientá-las quanto ao preenchimento do questionário do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - SESCOOP/BA e o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB promove o Workshop Excelência da Gestão - Critérios de Avaliação da Governança e Gestão em 5 cidades do estado: Salvador, Feira de Santana, Itabuna, Luis Eduardo Magalhães e Vitória da Conquista.
Durante dois dias, das 8h às 18h, gestores, dirigentes e responsáveis pelo preenchimento do formulário do PDGC na cooperativa, serão auxiliados na construção do plano de melhorias visando maior qualidade nos aspectos de governança e gestão.
Cada cooperativa pode inscrever até dois participantes. As inscrições já estão abertas e são realizadas através deste site. Porém é preciso atentar que, como pré-requisito para o workshop, a cooperativa já deve estar inscrita no PDGC e já ter preenchido o primeiro bloco de informações.
Inscreva-se no Workshop mais próximo de sua região: clique aqui.
PDGC
Para aqueles que ainda não conhecem, o PDGC é uma iniciativa do Sescoop executada com o apoio da Fundação Nacional de Qualidade (FQN). O Programa é um caminho ideal para promover mudanças significativas na gestão e na governança cooperativista, de forma simples, prática, orientada e de baixo custo e visa melhorar as cooperativas, em termos de planejamento, execução, controle e aprendizado.
O sistema é simples e realizado através do preenchimento de questionários online, de modo que, na medida em que é preenchido, o programa promove a adoção de boas práticas de gestão e governança, melhora o desempenho e aumenta a competitividade das cooperativas no mercado. As cooperativas interessadas devem acessar o site do programa e seguir o passo-a-passo disponível no portal.
CONFIRA ABAIXO O CRONOGRAMA:
Salvador: Inscreva-se
Início: 28 de Março de 2017 às 08h
Término: 29 de Março de 2017 às 18h
Horário: 8h às 18h
Inscrições até: 23/03/2017 23h59
Feira de Santana: Inscreva-se
Início: 30 de Março de 2017 às 08h
Término: 31 de Março de 2017 às 18h
Horário: 8h às 18h
Inscrições até: 27/03/2017 23h59
Itabuna: Inscreva-se
Início: 03 de Abril de 2017 às 08h
Término: 04 de Abril de 2017 às 18h
Horário: 8h às 18h
Inscrições até: 30/03/2017 23:59
Luís Eduardo Magalhães: Inscreva-se
Início: 06 de Abril de 2017 às 08h
Término: 07 de Abril de 2017 às 18h
Horário: 8h às 18h
Inscrições até: 03/04/2017 23:59
Vitória da Conquista: Inscreva-se
Início: 11 de Abril de 2017 às 08h
Término: 12 de Abril de 2017 às 18h
Horário: 8h às 18h
Inscrições até: 07/04/2017 23:59
INSTRUTORA: Gênia Porto
Mestre em Administração de Empresas – Escola de Administração – UFBA – 2007 com artigos e trabalhos publicados na área de gestão do conhecimento e com 15 anos de experiência em consultoria em Gestão Empresarial e avaliação da gestão (MEG); Sócia da empresa Dinâmica Apoio Empresarial com atuação na área de consultoria e treinamento em gestão desde 1999; Coordenadora dos processos de Premiações na ABGC – Associação Baiana para Gestão Competitiva: PGQB – Prêmio Gestão Qualidade Bahia e MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas desde 1998; Professora em cursos de pós-graduação e Instrutora de cursos relacionados aos critérios de excelência para a FNQ – Fundação Nacional da Qualidade, ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e ABGC; Examinadora de sistema de gestão com base nos critérios de excelência desde 1998.
Para mais informações, entrar em contato com Geisa Félix por meio do telefone 3421-5845 ou
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A Colivre conquistou mais um prêmio nacional em primeiro lugar com o Noosfero. O Campus Virtual, solução baseada em Noosfero para ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), garantiu o primeiro lugar na categoria Recursos Educacionais Abertos (REA) no Prêmio ARede Educa 2016. Na categoria, a Colivre concorreu com projetos de instituições como Faculdade Casper Líbero, Instituto Anísio Teixeira e Unicamp. O Campus Virtual também foi finalista da categoria Plataformas Educacionais, concorrendo com instituições como Fundação Telefônica Vivo, Instituto TIM e Faculdade Getúlio Vargas, mas não foi selecionado entre os vencedores.
O Campus Virtual permite que instituições de ensino e pesquisa criem e gerenciem suas próprias redes sociais com foco em educação, ampliando as formas de comunicação entre toda a comunidade escolar, acadêmica ou corporativa. A plataforma proporciona a criação de processos educativos personalizados dentro do paradigma proporcionado pela web 2.0, tendo como eixo uma rede social educacional, que permite ampliar o processo de socialização e interação online entre estudantes, professores, gestores, coordenadores e funcionários dos diferentes cursos e campi de uma instituição de ensino ou pesquisa. A solução desenvolvida pela Colivre ainda possibilita a convergência, num mesmo ambiente web, do projeto educacional com a política de comunicação digital, multimídia e interativa da instituição.
Criado pela ARede, um projeto mantido pela Bit Social que estimula a inclusão social por meio do uso das Tecnologias da Informação e das Comunicações (TICs), o prêmio teve mais de 220 projetos classificados. Desses, 85 obtiveram pontuação da Comissão Julgadora para se classificar entre os finalistas. A colocação dos finalistas será divulgada em novembro. Confira aqui a lista dos vencedores do prêmio: http://www.arede.inf.br/parabens-vencedores-do-premio-arede-educa-2016/
Fonte: COLIVRE
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Profissionais de secretariado das cooperativas baianas participaram nos dias 24 e 25 de novembro do VI Workshop do Profissional de Secretariado da Bahia. O evento é promovido pelo Sistema OCEB por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – Sescoop/BA.
O objetivo do curso é promover para estes profissionais a oportunidade de adquirir e desenvolver habilidades, atitudes e conhecimentos, essenciais para as suas atividades diárias nas cooperativas em que atuam. A capacitação destes profissionais influencia diretamente na melhoria dos serviços prestados pelas cooperativas, tornando-as mais competitivas e qualificadas no mercado.
No primeiro dia do workshop, o instrutor Doglas Lubarino abordou sobre técnicas de comunicação, redação e processos textuais, trazendo situações cotidianas de trabalho para o debate com os participantes. “As comunicações textuais e verbais fazem parte do dia-a-dia deste profissional que, muitas vezes, representam e intermediam alguém, ou um processo comunicacional. Aperfeiçoar estas técnicas é de extrema importância para o seu trabalho”, pontua Doglas.
Participante pela primeira vez de um treinamento do Sescoop/BA, a assistente administrativo financeiro da cooperativa Ser do Sertão, Telmara Pedreira, afirma que o workshop apresentou técnicas e treinamentos fundamentais para o seu trabalho. “Tenho a certeza que saio daqui com uma bagagem de conhecimento útil para minha profissão, ajudando na concentração, assimilação, atuação e na comunicação das atividades”, afirma a assistente.
O segundo dia ficou a cargo de Carolina Micucci, especialista em Psicanálise pela UFBA, e sua equipe, com palestra e aplicação de técnicas segundo o método SUPERA. O objetivo da abordagem foi potencializar a capacidade cognitiva dos participantes aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora.
Vanessa Lima da Elinq, Cooperativa de Trabalho de Montagem de Manutenção Industrial, que está participando pela 3ª vez do Workshop, ressalta que a cada ano o evento se supera. “Tivemos a oportunidade de expandir nossa visão quanto a importância da nossa atividade e da nossa qualificação como profissionais com excelentes palestrantes. Pretendo me aprimorar e expandir o conhecimento oferecido nestes dois dias de atividades”, conclui Vanessa.
Confira abaixo as fotos do evento:
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Com importante destaque na região Médio Sul da Bahia, o Sicoob Costa do Descobrimento completou no dia 11 de novembro de 2016, 20 anos de história. Inicialmente a cooperativa desempenhou um papel importante na região, ofertando crédito e serviços com taxas mais baixas aos produtores rurais e, posteriormente com a livre admissão, passou a ampliar seu público, atendendo novos associados de todos os segmentos.
Atualmente são mais de 2.800 cooperados em 14 cidades, atendidos através das 6 agências da cooperativa. O Sicoob Costa do Descobrimento fará uma programação especial para seus associados e convidados especiais hoje, a partir das 19h30, apresentando o vídeo institucional comemorativo dos 20 anos da cooperativa, além de uma palestra sobre educação financeira, peça teatral e coquetel.
De acordo com o presidente da cooperativa, Antônio Moraes, o objetivo da instituição é ampliar o seu atendimento, com abertura de novas agencias nas cidades do médio sul baiano. “O Sicoob Costa do Descobrimento vem alcançado índices de crescimento satisfatórios ao longo dos anos, apoiando sempre as atividades produtivas locais e acompanhando o que acontece de importante na vida das comunidades onde estamos inseridos. Em várias delas ocupamos as primeiras colocações em oferta de crédito, depósitos à vista e a prazo”, afirma o presidente.
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Um grupo de produtores rurais do município de Marcionílio Souza/BA (337km de Salvador) receberam nos dias 8 e 9 de novembro, o curso de formação cooperativista promovido pelo Sescoop/BA. O curso é parte integrante do Programa de Orientação Cooperativista – POC que visa orientar grupos interessados em constituir uma cooperativa.
A iniciativa surgiu da ideia do produtor rural Rozildo Viera, que sensibilizou outros produtores e hoje já conta com a presença de mais de 30 pessoas. Os integrantes da futura cooperativa são produtores de frutas e hortaliças, que fazem parte da agricultura familiar do município.
O curso foi ministrado pela analista de desenvolvimento de cooperativas do Sescoop/BA, Geisa Félix, que acompanhou de perto os anseios do grupo que pretende formar acooperativa, visando assim o seu crescimento e sustentabilidade. Estiveram presentes no primeiro dia o prefeito e o secretário de agricultura do município.
A proposta desta ação é difundir a doutrina, princípios, valores e características da sociedade cooperativa, para grupos pré-cooperativos que estão surgindo. “Acredito no papel do cooperativismo por meio dos programas do Sescoop/BA que visam o avanço econômico dos cooperados e da comunidade onde a cooperativa encontra-se inserida”, conclui Geisa.
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Cooperados e colaboradores de cooperativas baianas participaram no dia 28 de outubro, do Curso de Vendas e Mercados, oferecido pelo Sescoop/BA. Os presentes tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimento e habilidades, para planejar e executar todas as etapas do processo de vendas dos produtos/serviços de suas cooperativas.
A capacitação está sendo realizada em diversas cidades da Bahia. No dia 27.10, a cidade de Feira de Santana recebeu o curso, e em novembro, será realizado em Vitória da Conquista (07.11), Itabuna (09.11) e novamente em Salvador, com uma turma exclusiva para as cooperativas de crédito (11.11).
As aulas estão sendo ministradas por Edi Carlos Borges, consultor e especialista em gestão empresarial. Para ele, debater sobre vendas e mercados com profissionais de cooperativas, em especiais aqueles que não tem uma formação na área administrativa, é fundamental para o seu crescimento e sobrevivência no mercado. “Vendas é o coração pulsante da cooperativa. Sem vender não há razão de existir, e todos são responsáveis por este processo”, pontua o consultor.
Sandra Cohim, presidente da Unifisio, já participou de diversos eventos do Sescoop/BA, e afirma que assim que soube do curso, percebeu a sua relevância. “As cooperativas de uma maneira geral têm grande competência técnica ao desenvolver suas atividades, porém, têm dificuldade em vender o seu produto/serviço para o público externo. O curso está sendo bastante útil para quebrar esta barreira”, completa Sandra.
Durante todo o dia, os presentes debateram sobre aspectos importantes no processo de vendas e análise de mercado, desde os conceitos iniciais sobre negociação, planejamento de vendas, comunicação, análise do perfil do consumidor, até prospecção e pós-venda. Para Rodrigo Chaves, funcionário do departamento comercial da Uniodonto, a iniciativa do curso é extremamente importante e fundamental para as cooperativas de todos os ramos e, sinaliza que estes debates devem ser feitos com frequência, incentivando inclusive a intercooperação entre as cooperativas.
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Alunos do 3° ano das cooperativas educacionais da Bahia e vestibulandos tiveram um reforço a mais na reta final para o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem de 2016. Isso porque o Sescoop/BA, em parceria com as cooperativas educacionais, promoveu o Projeto Aula Show 2016, com o objetivo de preparar os alunos para o exame.
A Aula Show é uma ação com proposta e metodologia diferenciadas, cujo objetivo é oferecer um “super aulão” de revisão da disciplina de português, especialmente dos temas voltados a interpretação de texto e suas linguagens, literatura e redação, que possuem importante peso para as provas do Enem que será realizado nos dias 05 e 06 de novembro de 2016.
A professora Káthya Ferreira foi quem ministrou as aulas do projeto, utilizando de metodologia diferenciada com vídeos, prosas e músicas, fazendo com que os alunos absorvessem o conteúdo com mais facilidade. “A revisão é o momento de cortar o que é supérfluo e deixar apenas o essencial. É a hora de reescrever o que já foi estudado através do lúdico, da interatividade e do motivacional”, afirma Káthya.
As aulas foram realizadas nos meses de outubro e novembro nas seguintes escolas: Cooperativa Educacional de Eunápolis – Cooeduc, Cooperativa Educacional de Teixeira de Freitas – ECTEF, Cooperativa Educacional de Central – Coopec, Cooperativa de Ensino da Região de Irecê – Coperil e na Cooperativa Educacional de Sobradinho – Coes e Cooperativa Educacional de Xingó - Coopex. Para Verônica Oliveira Alves, coordenadora e orientadora educacional do ensino médio da Cooeduc, “essa parceria com a Sescoop/BA vem colaborar com a formação dos alunos, visando a qualidade do ensino, apresentando sempre um retorno positivo daqueles que participam”.
Apesar das cooperativas aplicarem outras metodologias de preparo para o ENEM, a Aula Show é sempre especial para os alunos, como sinaliza Giovana Campista, aluna da Cooeduc. "A revisão foi extremamente esclarecedora para nós alunos do Ensino Médio. Pudemos tirar nossas dúvidas de gramática, literatura e redação, o que contribuirá para o desempenho em exames de vestibulares próximos e no ENEM de 2016", concluiu a estudante.
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O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - Sescoop/BA divulgou no dia 21 de outubro, a lista dos habilitados na 1ª etapa do processo seletivo 2016.
A seleção é para os cargos de analista (destinado a profissionais de nível superior completo em qualquer área), analista contador (para profissionais de Contabilidade), analista de comunicação (para profissionais de Comunicação Social) e analista jurídico (para advogado).
Informações sobre local e horário de aplicação das provas de conhecimento da 2ª etapa estarão disponíveis posteriormente nos sites www.concepcaoconsultoria.com.br e http://www.bahiacooperativo.coop.br/.
Clique aqui para acessar a lista dos candidatos habilitados e eliminados na 1ª etapa, assim como todas as publicações veiculadas referentes ao processo seletivo.
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Os 31 gestores de cooperativas baianas participantes do Programa de Formação de Dirigentes e Gerentes de Cooperativas – GESCOOP da turma de Feira de Santana, concluíram a última etapa deste nos últimos dias 13 e 14 de outubro. O GESCOOP foi realizado durante 7 meses, com 10 módulos e carga horária de 160h, proporcionando aos gestores a oportunidade de conhecer e debater sobre temas voltados a gestão empresarial com foco nas cooperativas.
O programa surgiu da necessidade de formar e capacitar quadros gerenciais e lideranças das cooperativas baianas. Para Alexandra Freitas, gerente de uma das agências do Sicoob Sertão, o curso ajudou a perceber novas formas de encarar a gestão, abordando assuntos essenciais para o seu trabalho na cooperativa. “O Sistema OCEB deve continuar investindo na profissionalização da gestão, pois o cooperativismo baiano só será forte se tiver pessoas seguras e capazes à frente dele”, afirma a gerente.
Em 2016, além de Feira de Santana, também foi aberta uma turma em Salvador, que concluiu suas atividades em setembro, totalizando assim 65 participantes este ano. Brisa Oliveira, gerente da Cooperativa de Crédito dos Funcionários da CEPLAC – COOPEC, onde trabalha há 14 anos, pontua que a sua participação no programa não poderia ter sido mais oportuna. “Estamos passando por um processo de centralização, em busca de novos sócios e ampliação dos serviços prestados em nossa cooperativa, e o programa está sendo de grande valia neste período”, conclui Brisa.
Os gestores interessados nas próximas turmas do Gescoop poderão entrar em contato com a gerente do Sescoop/BA, Jussiara Lessa, por meio do endereço eletrônico:
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Através da parceria entre o Sescoop/BA e o Sicoob Central BA, foi realizado em Salvador no dia 10 de outubro, o Encontro dos Conselheiros de Administração do Ramo Crédito. O evento contou com cerca de 85 conselheiros, que discutiram sobre temas relacionados a profissionalização da governança cooperativista, através de palestras com profissionais da área, além da troca de experiência entre os participantes.
A abertura do evento foi feita pelo vice-presidente do Sicoob Central BA, Vandevaldo Rios, e pelo presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, que deram as boas vindas aos participantes, ressaltando sobre o papel dos conselheiros administrativos e fiscais nas cooperativas e, consequentemente, no desenvolvimento do cooperativismo.
A palestra da manhã foi conduzida por Márcio Port, especialista em gestão de serviços e em gestão de cooperativas, e presidente da mais antiga cooperativa de crédito da América Latina, o Sicredi Pioneira RS. Na oportunidade, Márcio apresentou sobre boas práticas de governança na Sicredi Pioneira RS, chamando atenção sobre a oportunidade que um evento como este traz para o cooperativismo. “Este tipo de encontro com todos os conselheiros permite o alinhamento e troca de experiências entre as lideranças das diversas cooperativas de crédito, provocando novos pensamentos e reflexões sobre situações comuns entre elas”, afirma Port.
No turno da tarde, o economista Edmundo Figueirôa abordou sobre o cenário econômico atual e o seu impacto nas cooperativas de crédito. Para a conselheira do Sicoob Coopelba, Michele Santos, “a experiência dos palestrantes e os conteúdos abordados são fundamentais para colocarmos em prática nas nossas cooperativas, aperfeiçoando ainda mais o cooperativismo de crédito na Bahia”.
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A Cooperativa Educacional de Barreiras – COOPEB ficou entre os destaques no ranking das melhores escolas da Bahia, obtendo a quarta melhor nota no quesito redação do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, conforme divulgado no dia 4 de outubro pelo INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
A COOPEB, localizada no município de Barreiras/BA, atua há 24 anos no ramo educacional e possui, atualmente, um quadro de 486 alunos. Em 2015, a cooperativa promoveu em parceria com o Sescoop/BA, uma Aula Show, trabalhando temas de língua portuguesa, literatura e redação para seu alunado e a comunidade barreirense, como um dos projetos voltados para o ENEM.
O Sistema Cooperativista Baiano parabeniza a COOPEB por mais esta marca.
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Após 10 módulos e 7 meses de aula, os alunos da turma de Salvador do Programa de Formação de Dirigentes e Gerentes de Cooperativas – GESCOOP, participaram nos dias 29 e 30 de setembro do seu último módulo. Iniciada em março, a turma conta com 34 participantes que tiveram a oportunidade de conhecer e debater sobre temas voltados a gestão empresarial com foco nas cooperativas.
De acordo com a gerente do Sescoop/BA, Jussiara Lessa, o programa surgiu da necessidade de formar e capacitar o quadro gerencial e as lideranças das cooperativas baianas, ampliando o acesso às soluções de formação e qualificação profissional. Com carga horária total de 160h, os profissionais participantes trabalharam suas habilidades, atitudes e comportamentos, de forma estratégica, técnica e humana, voltadas para a gestão das cooperativas.
Vânia Oliveira, diretora administrativa da Cooliba, foi indicada a participar do curso pela presidência da cooperativa e, afirma que o conteúdo de todos os módulos foi bastante assertivo, principalmente quando aplicado no seu trabalho na cooperativa. “O curso me ajudou a abrir os horizontes sobre o papel do cooperativismo neste mercado competitivo, trazendo conteúdo de planejamento estratégico, financeiro, orientando-nos a como nos posicionarmos mercadologicamente”, pontua Vânia.
A metodologia foi um dos pontos mais relevantes do curso para Ricardo Calsolari, cooperado e responsável pelo departamento técnico-comercial da COOINSP, o que possibilitou aos participantes a praticarem em sala de aula o conteúdo aprendido, além de trocar experiências. “O GESCOOP é um curso fundamental para todos os gestores, conselheiros e dirigentes das cooperativas, ao abordar tópicos atuais e relevantes para a gestão dos nossos negócios”, conclui Ricardo.
Além de Salvador, o Sescoop/BA também abriu turma do GESCOOP neste ano em Feira de Santana, que realizará seu último módulo nos dias 13 e 14 de outubro.
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O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – Sescoop/BA está com as inscrições abertas para o Curso de Vendas e Mercados, que será realizado nos mêses outubro e novembro em cinco cidades do estado, com carga horária de 8h, sendo disponibilizadas 20 vagas para cada turma.
O objetivo deste curso é ampliar os conhecimentos e habilidades para planejar e executar todas as etapas do processo de vendas dos produtos e serviços das cooperativas, de modo a sistematiza-lo desde a prospecção até o pós-vendas, com foco no mercado e nas suas mudanças.
A hospedagem e deslocamento por conta do participante ou da cooperativa. Para maiores informações entrar em contato com a analista do Sescoop/BA, Ane Calafange, pelo telefone: (71) 3421-5842.
Confira abaixo as datas e locais das turmas:
Datas |
Cidades |
27/10/16 |
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28/10/16 |
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CANCELADO |
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07/11/16 |
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09/11/16 |
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11/11/16 |
Notícias desenvolvimento
O mês de setembro é um período de celebração para as cooperativas educacionais baianas. É neste mês que elas se reúnem para realizar as Olimpíadas Esportivas das Cooperativas Educacionais, onde os alunos do ensino fundamental e médio se reúnem para competir em diversas modalidades. Este ano as olimpíadas estão em sua V edição, onde foram sediadas pela Cooperativa Educacional de Eunápolis – Cooeduc, nos dias 15, 16 e 17, contando com cerca de 1.500 pessoas durante os três dias, entre atletas, alunos, familiares e professores.
Poucos fenômenos sociais têm tanta inserção na sociedade quanto os esportes, e é por isso que o Sescoop/BA apoia este projeto, pois, acredita que a prática esportiva possui potencial integrativo, de comunhão, pertencimento, congregando pessoas em torno de si, além de fomentar a formação de valores e conduta entre todos os presentes. Para o diretor da Cooeduc, Adilson Correia, o evento é um momento fundamental para as cooperativas experienciarem a intercooperação, o intercâmbio cultural e esportivo entre as cooperativas educacionais.
Os alunos foram divididos entre as categorias sub 15 (menores de 15 anos) e sub 17 (menores de 17 anos), nas seguintes modalidades: futsal, handebol, basquete, voleibol e atletismo. Soraya Pedrosa foi uma das muitas mães que acompanharam seus filhos durante as olimpíadas. Mãe de dois alunos da Cooeduc, Soraya afirma que “os jogos são uma importante atividade para o desenvolvimento dos alunos. Percebi na animação dos meus filhos, o quanto esta integração com os alunos de outros colégios, e as atividades desenvolvidas, estavam fazendo com que se sentissem empolgados durante os jogos”.
Além das cinco cooperativas educacionais baianas (Cooeduc – Eunápolis, Coperil - Irecê; Cooeps - Porto Seguro, Coopeb – Barreiras, Ectef - Teixeira de Freitas), foram convidadas outras cinco escolas da cidade para participar da atividade, sendo elas: O Colégio Estadual Monte Pascoal, Escola Modelo Municipal Antonio Batista, IFBA - Instituto Federal, o Colégio Estadual Eloyna Barradas e a Escola Municipal Gabriel José Pereira.
A intercoperação entre as escolas, possibilitando aos alunos conhecerem novas pessoas e situações, é um dos pontos que chama mais atenção do evento, como sinaliza a aluna do 2º ano do ensino médio da Coeps, Geovana Campista. “Este projeto estimula os alunos a praticarem esporte, motivando e incentivando a integração entre os estudantes das escolas participantes”.
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Os participantes do programa JovemCoop, oferecido pelo Sescoop/BA, participaram em agosto e setembro de uma aula especial com presidentes de cooperativas reconhecidas no mercado, que trouxeram para sala de aula sua vivência no cooperativismo e aplicaram, junto com os alunos, uma atividade que ajudou a desenvolver a prática da gestão cooperativista.
O Programa JovemCoop está na fase do módulo intitulado “Visita 1”, que tem como propósito convidar um diretor de uma cooperativa para compartilhar sua trajetória e suas experiências dentro do sistema cooperativista. Para esta etapa, foram convidados o Presidente da Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense – Coopmac, Sr. Jaymilton Gusmão e o Diretor Geral do Sicoob Coopere, Sr. Ranúsio Cunha.
Durante a aula, os convidados explanaram sobre a sua trajetória e papel dentro da cooperativa desde sua criação, as dificuldades encontradas, a superação destas, seu amadurecimento e fortalecimento da instituição, esclarecendo os alunos sobre os cenários que podem vir a enfrentar e como superá-los. Jaymilton Gusmão buscou destacar os valores cooperativistas que norteiam a Coopmac, como transparência, gestão eficiente, comprometimento e capacitação contínua da diretoria, cooperados e colaboradores. “Essa oportunidade de apresentar o módulo, serviu também para motivar os alunos a enxergarem novas oportunidades no cooperativismo, além de levá-los a uma reflexão de que podemos e devemos consolidar o cooperativismo como agente transformador da nossa sociedade”, afirma Gusmão.
No segundo momento do módulo, foram apresentadas aos alunos ferramentas para o desenvolvimento de trabalho em equipe, como o CANVAS, orientando-os a fazerem um projeto para ser apresentado em sala de aula. Para Ranúsio Cunha, a atividade foi bastante proveitosa, sendo ressaltada aos participantes a importância da intercooperação, trazendo para a sala de aula uma referência do cooperativismo, no intuito de despertar a inspiração e o exemplo para os jovens.
Aline Borges, analista do Sicoob Credcoop, uma das participantes do Jovemcoop, afirma que este módulo a instigou a buscar mais conhecimento e por em prática o que vem aprendendo ao longo do programa. “A vivência do diretor convidado, somada à prática da metodologia CANVAS, nos despertou para a importância de planejamentos práticos e flexíveis, que nos permite melhor visualizar o que foi planejado por meio de seus quadros e colabora na percepção das melhorias que podem ser implantadas, por meio da força que o cooperativismo tem”, conclui Aline.
JovemCoop
O objetivo do programa JovemCoop é proporcionar aos jovens, experiências que contribuam para seu desenvolvimento, por meio do despertar da cultura da cooperação, fortalecimento da doutrina cooperativista, do envolvimento dos jovens na atividade econômica da família e na cooperativa, com vistas às diretrizes metodológicas do Programa Juventude Cooperativista.
O programa foi solicitado pelas cooperativas Sicoob Coopere, Sicoob Sertão, Sicoob Norte Sul, Sicoob Credconquista, Sicoob Credcoop e Coopmac (estas três últimas cooperativas demandaram juntas uma turma) para que fossem implementados nas seguintes cidades respectivamente: Valente, Pintadas, Gandu, Cruz das Almas e Vitória da Conquista.
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O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - Sescoop/BA prorrogou as inscrições para seu processo seletivo 2016. Os candidatos terão até o dia 10 de outubro de 2016 para efetuar sua inscrição.
A seleção é para os cargos de analista (destinado a profissionais de nível superior completo em qualquer área), analista contador (para profissionais de Contabilidade), analista de comunicação (para profissionais de Comunicação Social) e analista jurídico (para advogado).
Clique aqui para visualizar o comunicado.