Trabalhe Conosco
Trabalhe Conosco
Quer fazer parte do time que trabalha pelo cooperativismo na Bahia? Aqui você pode se candidatar a uma vaga na equipe de profissionais da Oceb e do Sescoop/BA. Por terem naturezas distintas, as instituições têm processos seletivos independentes.
Em relação à Oceb, nós publicamos as vagas abertas em nosso LinkedIn, mas você também pode deixar o seu currículo cadastrado aqui quando tivermos vagas com processo seletivo aberto.
Dessa forma, o seu perfil pode ser selecionado para participar do processo seletivo.
Filtro

Filtros
| UF | Situação | Nº / Ano | Descrição | Inscrições até | Detalhes |
|---|
Não há itens cadastrados com essa combinação de filtros. Tente ajustar os
filtros ou explorar outras opções para encontrar o que precisa.
filtros ou explorar outras opções para encontrar o que precisa.

Filtros
| UF | Situação | Nº / Ano | Descrição | Vigência | Detalhes |
|---|
Não há itens cadastrados com essa combinação de filtros. Tente ajustar os
filtros ou explorar outras opções para encontrar o que precisa.
filtros ou explorar outras opções para encontrar o que precisa.

Filtros
| UF | Situação | Nº / Ano | Descrição | Vigência | Detalhes |
|---|
Não há itens cadastrados com essa combinação de filtros. Tente ajustar os
filtros ou explorar outras opções para encontrar o que precisa.
filtros ou explorar outras opções para encontrar o que precisa.
Aguarde...
Importante!
As vagas vinculadas às Organizações Estaduais seguem políticas próprias de remuneração, benefícios e critérios de seleção. A gestão do processo é de responsabilidade da unidade contratante. Confira os detalhes nos comunicados.
Conteúdos Relacionados [Negócios]
Encontro de Negócios evidencia impacto do Sicoob na Bahia
- Artigo Secundário 2
Evento reuniu mais de 500 participantes das cooperativas filiadas
ao Sicoob Central BA sob o tema “O Sicoob faz bem pra Bahia”
Potencializar os negócios das cooperativas é um objetivo estratégico de atuação do Sistema Oceb. E nos dias 15 e 16/05, o Sicoob Central BA promoveu o VIII Encontro de Negócios, que contou com o apoio da Casa do Cooperativismo Baiano. Na oitava edição, o evento realizado na Região Metropolitana de Salvador, teve como tema “O Sicoob faz bem pra Bahia”, e reuniu mais de 500 participantes dentre presidentes, conselheiros, diretores e equipes de diferentes áreas da cooperativa central de crédito baiana e das 10 cooperativas singulares de crédito filiadas. Profissionais de atendimento direto aos cooperados, bem como de suporte às operações , além de parte da equipe do Sistema Oceb, estiveram presentes em dois dias de imersão para reforçar a identidade e valores do Sistema Sicoob.
O presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, participou do encontro com um momento na abertura institucional e destacou a grandeza da ação. “Nós estamos muito orgulhosos em poder ajudar na viabilização desse grande evento de negócio das cooperativas baianas; o maior de negócios na Bahia do ramo de cooperativas de crédito. O objetivo é que as cooperativas do Sicoob na Bahia, estejam, cada vez mais, aptas a gerar grandes negócios, produzir, vender, oferecer os melhores produtos para que toda a comunidade possa se beneficiar”, projetou o dirigente que também preside o Sicoob Norte Sul.
Dirigentes do Centro Cooperativo Sicoob – CCS como o presidente do Conselho de Administração, Miguel de Oliveira e o presidente executivo, Marco Aurélio Almada prestigiaram o VIII Encontro de Negócios do Sicoob Central BA. Em bate-papo do presidente do Sicoob Central BA, Vandevaldo Rios, com o presidente do CCS, Miguel de Oliveira, comentou os desafios à frente da instituição que alcançou recentemente 10 milhões de cooperados. “Nós, como desenvolvedores de soluções para as nossas cooperativas, precisamos estar próximos das cooperativas para entender quais são as necessidades e entregar as soluções necessárias para que possam atender os nossos cooperados em sua plenitude. Para o Sicoob Central Bahia, é um momento muito importante de capacitação, de confraternização, de reconhecimento, e principalmente de alinhamento sistêmico. Isso fortalece, naturalmente, o sistema regional, a central e as suas cooperativas, beneficiando o cooperado, que vai ter um melhor atendimento, um melhor produto, pelo aperfeiçoamento da forma de nos relacionar”, explicou o dirigente à frente do sistema que reúne instituições como o Sicoob Confederação e o Banco Cooperativo Sicoob.
Pacto Sistêmico de Estratégia
Na apresentação “Estratégia em movimento: crescimento, eficiência e valor para o cooperado”, Marco Aurélio Almada, presidente executivo do CCS reforçou as atividades mais atuais relacionadas ao Pacto Sistêmico de Estratégia da instituição, abrangendo todas as áreas das cooperativas integrantes. Ele abordou um panorama do setor, os pontos de atenção a serem observados e apresentou ferramentas de aprimoramento da gestão como o painel de indicadores para ações corretivas e a serem impulsionadas. “O Sicoob aqui na Bahia tem feito um trabalho muito interessante, mas o tempo todo, por mais que estejamos fazendo um bom trabalho, necessitamos colocar em perspectiva para analisar e ver o que pode melhorar. Como pensar estrategicamente, como transformar o que nós estamos fazendo e não crescer apenas vegetativamente, mas dar saltos de crescimento”, refletiu o dirigente do CCS.
Reconhecimento das equipes do Sicoob Bahia
As cooperativas e pontos de atendimento das singulares do Sicoob Central BA foram reconhecidas com premiação pelas ações desenvolvidas na Jornada de Vendas 2025 e pelo Instituto Sicoob. As com melhores desempenhos na oferta de produtos e serviços aos cooperados e em iniciativas de impacto social foram ranqueadas e receberam troféus pelos feitos alcançados.
Os principais cases comerciais de destaque da Campanha Nacional de Vendas e as ações desenvolvidas pelo Instituto Sicoob foram apresentadas ao público para a disseminação do conhecimento, o compartilhamento de informações e de boas práticas adotadas pelas cooperativas do Sicoob em diferentes regiões da Bahia.
Do Sicoob Credcoop, Marlete Dias, elogiou a realização de mais uma edição do Encontro de Negócios do Sicoob Central BA. “Participar do encontro de negócios da central é sempre uma experiência muito enriquecedora, que promove interação entre as equipes, as conexões com as outras cooperativas, essas trocas de experiências que fortalecem nossas próprias cooperativas. A gente percebe que a cada ano a equipe volta mais engajada, mais motivada, se sente reconhecida com as premiações e, também, volta em busca de novos prêmios, em busca de mais resultados”, concluiu a gerente de Relacionamento da cooperativa sediada em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia.
A presença do Sicoob Central BA
Conforme o Painel do Cooperativismo Financeiro - BureauCoop, elaborado e divulgado pela Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito - CONFEBRÁS, o Sicoob Central BA, com suas 10 cooperativas singulares filiadas, em 108 postos de atendimento, congrega mais de 317 mil cooperados e alcançou R$ 4,13 bilhões de ativos totais e um resultado acumulado de R$ 116,22 milhões. Os dados são relativos ao 4º trimestre de 2025. Atualmente, as cooperativas filiadas ao Sicoob Central BA abrangem 84 municípios na Bahia, segundo informações da cooperativa central de crédito baiana.
Toda essa presença no estado foi exaltada pelo presidente do Sicoob Central BA, Vandevaldo “Carneiro” Rios. “O Sicoob faz bem pra Bahia, porque o Sicoob está próximo das comunidades, o Sicoob está próximo das pessoas. O Sicoob aumenta, impulsiona os negócios, gera emprego e renda. E a gente está muito feliz com isso e vamos continuar, a cada dia, fortalecendo esse nosso compromisso de fazer bem para o nosso estado”.
Confira mais opiniões
“Participar do VIII Encontro de Negócios do Sicoob Central BA foi extremamente satisfatório. Além de fortalecer conexões e trocar experiências, tivemos a oportunidade de participar de palestras enriquecedoras, aprender ainda mais sobre o cooperativismo e adquirir conhecimentos que agregam ao nosso trabalho e ao desenvolvimento das comunidades onde atuamos. Momentos como esse reforçam o nosso compromisso em seguir promovendo crescimento, cooperação e oportunidades para as comunidades que atuamos". Joceval Moreira, presidente do Sicoob Coopemar.
“Participar do VIII Encontro de Negócios do Sicoob Central BA é reforçar, mais uma vez, o valor transformador do cooperativismo. É reconhecer a força do nosso sistema, aprender, compartilhar experiências e renovar o propósito de seguir fazendo a diferença na vida das pessoas e das comunidades onde atuamos. É um espaço onde ouvimos histórias inspiradoras de pessoas que fazem acontecer, que nos impulsionam a evoluir continuamente. Muita conexão, reencontros e novas relações, alinhado a um tema que fortalece ainda mais o nosso propósito cooperativista. Seguimos motivados, inspirados e gratos por tudo o que vivemos nesses dias”. Joseane Silva dos Santos de Matos, diretora de Risco e Controles do Sicoob Inova.
“Foi uma experiência extremamente enriquecedora, proporcionando importantes reflexões sobre estratégias comerciais, relacionamento com o cooperado e fortalecimento do cooperativismo. Os conteúdos apresentados reforçam práticas que podem ser aplicadas no dia a dia da cooperativa, contribuindo para uma atuação ainda mais próxima, eficiente e alinhada às necessidades dos nossos cooperados.” Gabriel Chagas, diretor de Negócios do Sicoob Norte Sul.
“O dia a dia, as conversas, esse tipo de evento você sai querendo fazer alguma coisa, querendo mudar alguma coisa, você pode observar as outras cooperativas dando testemunho de cases de negócios que deram certo, a diversidade cultural, o interesse pela comunidade compartilhado com as ações sociais. Tudo isso energiza, eu sinto mais vontade de fazer o que estamos fazendo de uma maneira melhor ainda. Que continue com essa pegada voltada tanto para mostrar o que é cooperativismo socialmente dentro das regiões e como a gente pode fazer melhor os negócios dentro do cooperativismo, como podemos impactar mais a sociedade. Eberton Luiz de Oliveira, coordenador de Negócios do Sicoob Extremo Sul.
“É um prazer para mim e os demais colegas, vivenciar essa experiência que o Sicoob Central BA proporciona para nós da cooperativa. É um privilégio e uma recompensa pelo trabalho que desenvolvemos lá na ponta, vivenciar esses momentos, esses dois dias incríveis”. Lucas Chaves, gerente de Negócios do Sicoob Costa do Descobrimento.
“O evento proporcionou um espaço importante para fortalecer vínculos entre os colaboradores, promover a integração e ampliar o sentimento de pertencimento ao sistema cooperativista. Além disso, incentivou o networking e a troca de experiências entre profissionais de diferentes cooperativas. Foi um momento estratégico para reforçar a imagem e a força do Sicoob na Bahia, evidenciando ao time a dimensão do seu impacto econômico e social na realidade do estado, bem como a relevância desse modelo de negócios para o desenvolvimento das comunidades”. Erika Oliveira, analista de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema Oceb.
Por Ascom Sistema Oceb
Cooperativas de transporte realizam intercâmbio no Amapá
- Nenhum
Cooperativistas baianos foram ao extremo norte do Brasil para conhecer o trabalho
do Ramo Transporte, além da Unidade Estadual do cooperativismo amapaense
O Sistema Oceb trabalha para potencializar os negócios das cooperativas na Bahia e os intercâmbios cooperativistas são um exemplo dessa atuação. Assim, nos dias 21 e 22 de novembro representantes de quatro cooperativas do Ramo Transporte do nosso estado estiveram em Macapá (AP) para conhecer boas práticas, trocar experiências e compartilhar conhecimentos. A atividade, apoiada pelo Sistema Oceb, foi acompanhada pelo superintendente do Sescoop/BA, Alberto Batista, e pela analista de Cooperativismo e Monitoramento do Sescoop/BA responsável pelo Ramo Transporte, Geisa Félix. Participaram conselheiros, dirigentes e gestores da Cooperativa Nacional de Transporte Corporativo - Coomap, Cooperativa dos Transportadores Autônomos do Norte e Nordeste - Coopecann, Cooperativa dos Transportadores de Luís Eduardo Magalhães - CoopGNP e Cooperativa dos Transportadores Autônomos de Luís Eduardo Magalhães - Cootralem.
No primeiro dia, os cooperativistas baianos visitaram a Federação das Cooperativas de Transporte do Estado do Amapá - FECOOTRANS para um diálogo com representantes da instituição que contou com apresentações e mesas-redondas de boas práticas, cases de sucesso e visita técnica à Cooperativa dos Proprietários de Transportes de Veículos do Amapá - Coovap.
Um dos articuladores do intercâmbio, o presidente da Coomap, Jair Romualdo, explicou como se deram as interações com os amapaenses e a importância para o cooperativismo de transporte baiano.
“É um momento muito especial, não só para mim, mas para a Coomap e principalmente para o Ramo Transporte, uma vez que estamos concluindo o nosso intercâmbio na unidade da OCB/AP. Nós, ano passado, recebemos a comitiva do Amapá, que selecionou a Coomap, pelas informações no nosso site, por nossa história, por aquilo que ela é e o que ela faz. E nós viemos retribuir esta grandiosa honra, que tivemos lá na Bahia, de recebê-los. E isso não aconteceria se não fosse através do Sistema Oceb. Agradecer também a participação das cooperativas baianas que compuseram a comitiva : a Coopecann, a CoopGNP e a Cootralem”, concluiu o também conselheiro diretor representante do Ramo Transporte na Oceb, Jair Romualdo.
Vinda da porção norte do Recôncavo Baiano, a Coopecann, sediada no município de Conceição do Jacuípe, foi representada pelo presidente José Roberto que acompanhou o grupo da Bahia. “Foi um aprendizado único. Volto para a nossa cooperativa Coopecann mais engrandecido de conhecimentos. Muito obrigado ao Sistema Oceb e a todas as cooperativas irmãs que vieram com a gente. Essa troca de informação, de experiência, para nós, da Coopecann, que estamos iniciando no cooperativismo, não tem preço”, explicou o dirigente da cooperativa.
Visita ao Sistema OCB/AP
O encerramento da viagem ao estado no norte do país ocorreu na sede do Sistema OCB/AP. Coube à presidente Maria Nascimento recepcionar a comitiva baiana que esteve na Casa do Cooperativismo Amapaense. “Hoje começa mais um marco para o Sistema Cooperativista, que é nós recebermos outros estados para virem conhecer o trabalho que é desenvolvido pelo Sistema OCB no estado do Amapá. Agradecer a comitiva do estado da Bahia, agradecer as cooperativas que nos proporcionaram viver esse momento, compartilhando das nossas experiências com todos os visitantes”,
Na Unidade Estadual do Cooperativismo no Amapá, os participantes puderam conhecer a estrutura e as iniciativas do Sistema OCB/AP para o desenvolvimento das cooperativas locais como programas de formação e assistência técnica oferecidos pelo Sescoop/AP para fortalecer as cooperativas de transporte, além de estratégias e projetos desenvolvidos pela entidade cooperativista do “Sistema S” no Amapá.
Representando o Sistema Oceb no intercâmbio, Alberto Batista, superintendente do Sescoop/BA, elogiou a acolhida amapaense. “Gostaria de agradecer a unidade da OCB/AP pelo momento de intercâmbio para conhecermos o trabalho das cooperativas do Ramos Transporte executado dentro da Unidade Estadual. Ficamos muito gratos por terem escolhido a Bahia para conhecer o nosso trabalho e, nesse momento também de agora conhecer o trabalho do cooperativismo amapaense. Assim, acredito que vamos crescendo o cooperativismo por todo o país”, finalizou.
Presente à viagem ao norte do Brasil, Fernando Scapini, presidente da CoopGNP também ressaltou a oportunidade de contato com as novas experiências adquiridas. “Primeiramente agradecer o convite e oportunidade de estar junto nesse intercâmbio. Foi muito gratificante e enriquecedor, muito importante essa troca de conhecimento e experiência que servirá para alavancarmos e impulsionar o cooperativismo baiano e nossas cooperativas”, elogiou o dirigente da cooperativa de transporte sediada em Luís Eduardo Magalhães.
Do mesmo município no oeste da Bahia, a Cootralem foi a outra cooperativa baiana presente no intercâmbio. O presidente Reinan Bispo evidenciou os ganhos nos dois dias no Amapá. “Esse conhecimento vai contribuir para melhorar nossos processos na cooperativa. Eu volto para casa com muitos conhecimentos na bagagem e agradeço a recepção calorosa que tivemos por parte do Sistema OCB/AP e todo apoio prestado pelo Sistema Oceb que viabilizou às nossas cooperativas a atividade de intercooperação”.
Para participar de atividades como os intercâmbios cooperativistas, reforçar a intercooperação e trocar experiências para impulsionar os negócios, mantenha o cadastro atualizado no SouCoop e o registro regular de sua cooperativa no Sistema Oceb.
Por Ascom Sistema Oceb com informações e imagens do Sistema OCB/AP
Sicredi reúne assessores de investimentos no 1º Summit de Investimentos 2025
- Nenhum
Nos dias 14 e 15 de maio, em São Paulo, o Sicredi promoveu o 1º Summit de Investimentos, reunindo profissionais de todo o sistema que atuam na área de investimentos. A proposta foi proporcionar uma verdadeira imersão, alinhando estratégias para alcançar os resultados esperados em 2025, reforçando o compromisso de posicionar o Sicredi como um negócio seguro e confiável para investir.
Foram dois dias intensos de aprendizado e troca de experiências, com temas como a importância da captação para a sustentabilidade do negócio, atualizações sobre o cenário econômico, novas oportunidades no portfólio de produtos e serviços, além de reflexões sobre a melhor forma de personalizar as soluções para os cooperados.
Representando a Bahia, profissionais da Sicredi Integração Bahia marcaram presença nesse importante momento. O Sescoop/BA apoiou a ida desses representantes, entendendo que investir na formação e na troca de conhecimentos fortalece ainda mais o cooperativismo baiano, e cumpre com o objetivo estratégico de potencializar os negócios cooperativistas.
Iranaia Miranda no 1º Summit de Investimentos 2025“Foi um evento muito enriquecedor, que vai, com certeza, contribuir para uma atuação ainda melhor, junto aos nossos associados, especialmente na área de investimentos. Foram dois dias intensivos de palestras, apresentações de cases e abordagens comportamentais. Agora, vamos multiplicar tudo que aprendemos dentro da nossa cooperativa, e essa multiplicação com certeza chegará na ponta, beneficiando nossos associados”, destacou com entusiasmo Iranaia Miranda, gerente da Sicredi Integração Bahia.
Apoiar a participação das cooperativas em eventos como esse reafirmam o compromisso do Sistema Oceb com o desenvolvimento e fortalecimento do cooperativismo na Bahia, sempre ao lado das cooperativas para impulsionar o crescimento, a profissionalização e a visibilidade no cenário nacional.
Por Ascom Sistema Oceb (Com informações da Sicredi Integração Bahia)
Fotos cedidas
Potencializando equipes do Sicoob Coopemar: CVS e VPS em ação na Bahia
- Nenhum
O programa Como Vender Serviços (CVS) e Volição para Servir (VPS) continua a ser realizado nas cooperativas baianas, promovendo crescimento e perenidade. Desta vez, a ação, chamada de Próspera Coopemar, acontece, de 21 a 26 de outubro, na cooperativa de crédito Sicoob Coopemar, com sede em Mairi (BA), localizado a 226 km da capital baiana.
O objetivo do programa, que é executado pela consultoria Yassaka, com apoio do Sistema Oceb, é desenvolver as equipes de negócios e retaguarda (setores que trabalham nos bastidores, como controladoria, financeiro, administrativo, Recursos Humanos, etc.) das cooperativas, ampliando a visão sistêmica, além de promover soluções mais assertivas e com propósito.
Para o instrutor Marcos Prado, da Yassaka, participar desse programa tem sido uma grande alegria: “Estamos contribuindo para o processo de educação dos líderes e colaboradores do Sicoob Coopemar, abordando temas como persuasão, comunicação e rapport. Isso é extremamente significativo”.
O CVS e VPS não apenas elevam o conhecimento para servir aos associados da cooperativa com propósito, mas também fortalecem a sinergia entre as áreas de retaguarda e relacionamento.
Segundo o diretor de negócios do Sicoob Coopemar, Josiel Barbosa, o programa trouxe uma experiência transformadora: "Foi uma oportunidade de aprendizado e conexão com a equipe, em uma atmosfera cheia de energia e entusiasmo. As dinâmicas práticas permitiram aplicar o que aprendi e explorar minha criatividade. Saio de cada encontro mais inspirado e ansioso para colocar em prática o que vivenciei!"
O superintendente Alberto Batista acompanhou as oficinas O superintendente do Sescoop/BA, José Alberto Batista, que acompanhou as oficinas nos dias 22 e 23 de outubro, compartilhou seu entusiasmo:
"Foram dois dias de muita vontade e energia das equipes. Ouvir os participantes dizerem que o programa está elevando o conhecimento e a performance para servir aos cooperados com propósito é gratificante. Sem dúvida, os frutos desse trabalho serão colhidos pelo Sicoob Coopemar em breve."
Saiba mais
Programas focados em serviços aprimoram coops baianas
Por Ascom Sistema Oceb
Cooperlad participa da Anuga Brazil 2024 e fecha negócios
Empórios em São Paulo receberão produto da cooperativa
Estimular as cooperativas a ampliarem os seus negócios é um dos objetivos estratégicos do Sistema Oceb, por isso, apoia a participação das cooperativas baianas em feiras e exposições nacionais e internacionais. Um exemplo é a Cooperativa de Produção da Agricultura Familiar da Comunidade de Lagoa de Dentro e Região - Cooperlad, localizada em Tucano, que vem se destacando no mercado com a produção da Cerveja Puro Malte com Cajá.
Recentemente a cooperativa baiana participou da Anuga Brazil 2024, uma das maiores feiras internacionais do setor de alimentos e bebidas, realizada no Anhembi Morumbi Distrito de Guarulhos, em São Paulo. A participação da Cooperlad no evento gerou bons resultados comerciais, com a cooperativa fechando importantes negócios que vão ampliar sua presença no mercado nacional.
Presidente da Cooperlad no standO presidente da Cooperlad, Cristóvão Roma, expressou sua satisfação com os resultados alcançados: "Fechamos com um representante comercial paulista para colocar nossos produtos em sete empórios de São Paulo. Estou indo para fazer os ajustes finais durante a Naturaltech (Feira de Alimentação Saudável, Suplementos, Produtos Naturais e Saúde), como também colocar a cerveja de cajá nos empórios de SP e nos outros estados e municípios que eles atuam”.
A presença de cooperativas em espaços como esses abre novas oportunidades de parcerias, além de mostrar o quanto os produtos e serviços das cooperativas são competitivos, como ficou demonstrado pela experiência da Cooperlad que, também está em fase de negociação com uma empresa para participar de licitações para venda das polpas de frutas, o que poderá representar um marco importante para o crescimento e a sustentabilidade do negócio.
Cooperativismo agropecuário abastece os lares
O cooperativismo agropecuário é um dos mais tradicionais ramos do modelo de negócios cooperativista e abastece os lares brasileiros com alimentos de qualidade e contribuem diretamente para a economia do país. Segundo dados do Anuário do Cooperativismo Brasileiro 2023, são 1.185 cooperativas deste ramo no país, contando com 1.011.023 cooperados e gerando quase 250 mil empregos.
“Atualmente, a Bahia conta com 33 cooperativas agropecuárias registradas na Oceb e que podem obter apoio e acesso a diversos serviços e soluções para ampliar seus negócios e, assim, poder atender a uma demanda crescente e levar seus produtos a um público cada vez maior. Esse é um ciclo virtuoso que temos trabalhado para consolidar no setor cooperativo baiano”, concluiu o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio.
Por Ascom Sistema Oceb
Coops baianas avançam com capacitação em Marketing Digital
- Artigo Inferior 3
Iniciativa do Sistema Oceb busca orientar cooperativas para ampliar presença e resultados no ambiente virtual
Quem cuida da comunicação e do marketing nas cooperativas sabe como transformar desafios em soluções criativas. Essa prática faz a diferença no modelo de negócios cooperativista. Para somar com esse trabalho, o Sistema Oceb vem apoiando cooperativas baianas, participantes do Programa NegóciosCoop, por meio da capacitação “Planejamento Estratégico em Marketing Digital”.
O objetivo é orientar e fortalecer a atuação das cooperativas no ambiente digital, ajudando-as a organizar processos, definir prioridades e tornar a comunicação e o marketing mais estratégicos e eficientes.
Uma jornada de mais 300h de conhecimento
A capacitação está sendo desenvolvida em quatro etapas, com encontros on-line, e conta com a participação de nove cooperativas agropecuárias baianas. Ao longo da jornada, as cooperativas têm sido capacitadas no uso de ferramentas e plataformas de marketing digital, constroem seus próprios planos de ação e cronogramas de execução, analisam a viabilidade financeira das ações e recebem orientação sobre os recursos necessários para colocar as estratégias em prática.
Além do planejamento, os participantes têm recebido apoio técnico e estratégico durante a execução dos planos, contribuindo para que compreendam cada etapa e consigam aplicar o que foi planejado.
Para Ademilson Pinheiro, cooperado da Cooperativa Agrícola de Desenvolvimento Sustentável do Sul da Bahia - Coopadesba, a participação na capacitação tem sido enriquecedora. "O conteúdo apresentado amplia nossa visão sobre como utilizar as ferramentas digitais de forma estratégica, fortalecendo a comunicação da cooperativa e aproximando ainda mais nossos associados e a comunidade. Para a Coopadesba, essa capacitação representa um passo importante na modernização da nossa atuação, permitindo que possamos divulgar melhor nossos produtos e serviços, além de reforçar os valores do cooperativismo. Acredito que esse aprendizado será fundamental para ampliar nosso alcance e gerar ainda mais impacto positivo.”
Além da Coopadesba, participam da capacitação as cooperativas agropecuárias Ser do Sertão, Cooperativa dos Produtores Rurais de Ibicoara e Chapada Diamantina - Coopric, Cooperativa Agropecuária dos Produtores Rurais de Belo Campo e Região Sudoeste da Bahia - Raízes do Nordeste, Cooperativa dos Agricultores e Agricultoras Familiares Raízes do Sertão - Coopraízes, Cooperativa de Produção da Agricultura Familiar da Comunidade de Lagoa de Dentro e Região - Cooperlad, Cooperativa Agropecuária dos Agricultores Familiares de Iaçu - Coopafiaçu, Cooperativa dos Pequenos Produtores Rurais e Trabalhadores Autônomos na Agropecuária - Coomtrata e Cooperativa Nacional de Produção e Agroindustrialização - Coopaita.
A comunicadora da Cooperlad, Dandara Matos, compartilha a importância dessa capacitação para o crescimento da cooperativa:
“Participar desse curso reforça o quanto é necessário que as cooperativas acompanhem as mudanças e usem o digital como uma ferramenta para fortalecer sua comunicação e ampliar seu alcance. Durante a capacitação, tenho aprendido na prática como planejar melhor os conteúdos, utilizar as redes sociais de forma mais estratégica e fortalecer a identidade da cooperativa. Mais do que técnicas, o curso tem mostrado como o marketing digital pode aproximar pessoas, contar histórias reais e valorizar ainda mais o trabalho desenvolvido pelos nossos cooperados”.
A iniciativa reforça o papel do Sistema Oceb como parceiro das cooperativas baianas, apoiando o fortalecimento da comunicação, a ampliação da presença digital e a geração de resultados alinhados à realidade e às possibilidades de cada cooperativa.
Conheça a NegóciosCoop
A solução NegóciosCoop é focada em tornar as cooperativas cada vez mais competitivas, possibilitando-as que acessem e expandam seus negócios. Clique e confira os diferentes serviços oferecidos às cooperativas na Bahia junto ao Sistema Oceb.
Por Ascom Sistema Oceb
Curso de Vendas e Mercados é destaque entre profissionais das cooperativas baianas
O Curso de Vendas e Mercados, realizado nos meses de outubro e novembro, pelo Sescoop/BA, chamou atenção dos cooperados e colaboradores das cooperativas baianas. Com o objetivo de levar os participantes a aperfeiçoarem os seus conhecimentos e habilidades para o planejamento e execução de todas as etapas do processo de vendas dos produtos/serviços de suas cooperativas, a capacitação reuniu cerca de 60 profissionais em 5 turmas.
Além das duas turmas realizadas em Salvador, uma para todas as cooperativas e outra voltada para cooperativas de crédito, as cidades de Vitória da Conquista, Itabuna e Feira de Santana também foram contempladas com o curso. Para Andressa Paiva, operadora de atendimento do Sicoob Cooperbom, o curso atendeu a sua expectativa de prepará-la para oferecer um melhor atendimento ao associado e, consequentemente, vender melhor os serviços e produtos oferecidos pela cooperativa.
As aulas foram ministradas por Edi Carlos Borges, consultor e especialista em gestão empresarial. Borges afirma que debater sobre vendas e mercados com profissionais de cooperativas, é fundamental para o seu crescimento e sobrevivência no mercado. A metodologia utilizada na capacitação impressionou a analista financeiro Laís Souza da Uniodonto Itabuna, que ressaltou a importância dos assuntos discutidos. “Pudemos perceber o mercado de forma abrangente e real, mostrando que é possível crescer e alcançar objetivos independentemente da situação, desde que haja um bom planejamento e uma equipe qualificada para colocá-lo em prática”, pontua Laís.
A gerente de atendimento do Sicoob Crediconquista, Janira Silva, sinaliza que treinamentos como estes, voltados para a formação de profissionais experientes na área de marketing e comunicação, gera uma melhor qualificação para o sistema cooperativista como um todo. “O curso desenvolveu nossas habilidades e competências necessárias para alcançar metas e objetivos, auxiliando no crescimento e produtividade da cooperativa”, conclui e gerente.
Confira abaixo algumas fotos da capacitação:
Encontro de Negócios das Cooperativas do Sicoob Central BA: em busca da fidelização
- Nenhum
Aprimorar a experiência do cooperado em busca da fidelização é foco do Sicoob
Central BA que pretende dobrar os ativos totais nos próximos quatro anos
Nos dias 6 e 7 de setembro, as equipes das 10 cooperativas do Sicoob na Bahia estiveram reunidas no VI Encontro de Negócios Sicoob Central BA, organizado pela cooperativa baiana de segundo grau, e apoiado pelo Sistema Oceb. Com o tema “A Experiência Fideliza”, o evento teve a participação de dirigentes, gestores e equipes de negócios e atendimento. Ao todo, 400 participantes estiveram na imersão de dois dias, com foco na melhoria da experiência na oferta de produtos e serviços do maior sistema cooperativista financeiro do país.
À frente de uma instituição com 8,3 milhões de cooperados, 330 cooperativas singulares, presente em 2.405 municípios (403 como única instituição financeira) e englobando 4.649 pontos de atendimento em todo o Brasil, sendo 102 na Bahia, Marco Aurélio Almada, presidente do Centro Cooperativo Sicoob (CCS) evidenciou o encontro voltado aos times vinculados à central cooperativa baiana. “Esse é um momento festivo do cooperativismo, onde podemos reunir várias pessoas da força de venda das cooperativas e debater quais são os desafios , o que precisamos aperfeiçoar. É um momento de gala do cooperativismo de crédito, quando podemos focar nos negócios e desenvolver toda uma estratégia de produzir cada vez mais soluções financeiras de qualidade para os nossos cooperados”.
Na mesma linha, o presidente do Sicoob Central BA, Vandevaldo Rios (Carneiro), apontou o impacto do evento nos próximos passos a serem dados pela cooperativa central e singulares filiadas. “Sairemos daqui com o dever cumprido e que iremos cumprir as nossas metas, superar os desafios, e, sobretudo, aproveitar as oportunidades que ainda estão por vir. Que o Sicoob Central BA, juntamente com todas as suas cooperativas e seus pontos de atendimento, estarão atentos a isso para aproveitar da melhor forma possível, sempre pensando no cooperado, em ajudar as comunidades em todo seu desenvolvimento e crescimento”, projetou o dirigente empossado no cargo no último mês de agosto. Em sua apresentação conclamou toda a rede do Sicoob na Bahia a dobrar os ativos totais nos próximos anos em um desafio proposto. “É um prazer grande esse meu primeiro evento como presidente do Sicoob Central BA, e assim, aproveito para lançar um desafio, o de dobrarmos de tamanho nos próximos quatro anos, e não tenho dúvidas que eles vão atender esse chamamento e iremos cumprir, sobretudo, superando o que foi proposto. Estou acreditando muito porque nós temos um time bastante competente”, finalizou ao apresentar as expectativas pretendidas no médio prazo.
Estar junto das cooperativas na Bahia em busca de competitividade e sustentabilidade é o que tem movido a Casa do Cooperativismo Baiano. Nesse sentido, o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, pontuou a importância de estar mais uma vez junto e apoiando o evento. “O Encontro de Negócios Sicoob Central BA é estratégico para o cooperativismo baiano, uma vez que as cooperativas filiadas à central Sicoob se relacionam com mais 240 mil cooperados, dos quase 300 mil que possuímos em nosso estado. Portanto, reunir os times de negócios e atendimento das 10 cooperativas do Sicoob na Bahia está alinhado às nossas metas nacionais e estaduais que visam chegarmos a 1 trilhão de prosperidade até 2027 na movimentação gerada pelas cooperativas em todo o país”, indicou o dirigente do cooperativismo no estado.
Premiação de times e programação voltada à fidelização
Nos dois dias de encontro ocorreram apresentações visando gerar experiências rumo à fidelização do cooperado e em busca da principalidade. O objetivo foi demonstrar o Sicoob como a melhor opção financeira dentre todas àquelas que os usuários possuem serviços bancários e realizam movimentações em carteira (conta corrente, crédito, seguros, financiamento, investimentos).
Responsável por apresentar as Estratégias Digitais e os Desafios e Oportunidades da Campanha Nacional de Vendas (CNV) 2024 do Sicoob, Angelo Curbani, do Centro Cooperativo Sicoob - CCS enfatizou a necessidade de cada vez mais estar mais próximos dos times das cooperativas para melhor direcionamento das ações a serem desenvolvidas, principalmente naquelas voltadas ao ambiente virtual, pensando na experiência já oferecida no presencial. “Os canais digitais são fundamentais para esse relacionamento. Os cooperados têm preferido se relacionar digitalmente. Precisamos dar nesse canal a experiência que hoje eles têm nas nossas agências, e o convívio desses mundos conjuntamente. Uma experiência boa no digital, uma experiência boa nas nossas agências, no atendimento olho no olho. É importante virmos em um evento como esse com tantos funcionários, diretores, executivos das cooperativas para falarmos um pouco e estarmos alinhados com essas estratégias para que elas possam ter os melhores resultados”, refletiu o superintendente de Estratégias Digitais e Performance Comercial do CCS.
Durante o Encontro de Negócios, os profissionais que se destacaram nas operações envolvendo a oferta de produtos e serviços aos cooperados foram premiados. Uma das premiadas foi Amanda Amorim, do Sicoob Crediconquista. “Subir no palco e saber que fui reconhecida pelo Sicoob Central BA, pela minha cooperativa e por minha agência é muito gratificante, estou muito feliz. Espero voltar no ano que vem e superar todas as metas estabelecidas para o próximo ano. Foi uma honra subir no palco e ser reconhecida por proteger vidas e por promover justiça financeira”, explicou ao receber o reconhecimento pelos resultados obtidos na comercialização de seguros.
Os times de negócio e atendimento ao cooperado foram divididos em grupos nas salas temáticas Cartão, Cobrança, Coopcerto, Crédito, Marketing, Sipag e Suporte Organizacional onde puderam acompanhar mais a fundo as ações em desenvolvimento, apontar desafios do dia a dia e apresentar sugestões para melhorias nos processos relacionados a produtos e serviços oferecidos pelo Sicoob.
Quem gostou da experiência proporcionada pelo evento foi Gleidson Lima, gerente de Estratégia e Negócio do Sicoob Sertão. “É um momento para fazermos alguns alinhamentos com o Sicoob Central Bahia, com as demais cooperativas e com o próprio Centro Cooperativo Sicoob. Um networking que traz a oportunidade de buscarmos novas soluções, nova formatação de trabalho para atuarmos conjuntamente com os cooperados no dia a dia nas nossas singulares”.
As cooperativas filiadas ao Sicoob Central BA também puderam trazer cases de sucesso na oferta de soluções com impactos positivos junto às equipes participantes, como explicou o diretor de Relacionamento do Sicoob Coopere, Fábio Simões. “O Encontro de Negócios contribui bastante e agrega muito às nossas equipes. É um evento que valoriza aqueles colaboradores que produziram durante o ano de 2023 e que passam a ser replicadores de tudo que ele absorve nesses dois dias de evento. A cada ano, a gente percebe o crescimento e obviamente a gente consegue agregar mais pessoas para que venham desfrutar de um momento de troca, de networking, de vivências, de casos de sucesso das cooperativas para que possamos crescer juntamente com as demais co-irmãs”, refletiu.
A supervisora de Cidadania e Sustentabilidade do CCS, Louize Oliveira, na apresentação “Cidadania Financeira, um caminho para principalidade”, mostrou como o investimento feito em ações de educação para diferentes públicos como a coleção “Financinhas” voltada ao público infantil, gera resultados na base de cooperados, oportunizando reconhecimento e um relacionamento mais sustentável. Nesses casos, a opção pelo Sicoob como principal opção para as operações financeiras acaba sendo uma consequência de um trabalho bem construído até mesmo antes do cooperado fazer adesão à cooperativa.
Participando pela primeira vez do encontro, Natasha Niglo, do Sicoob Cred Executivo, avaliou positivamente todos os aprendizados adquiridos. “Estava com a expectativa bem alta, só que superou. É uma experiência maravilhosa que sentimos a troca, a sinergia. A gente chega achando que sabe muita coisa e aprende muito mais. Tenho certeza que vou voltar com a bagagem cheia de experiências e colocar tudo em prática”, finalizou a agente de atendimento da cooperativa de crédito sediada na capital baiana.
Principalidade: o objetivo de todo segmento financeiro
Coube ao presidente do CCS, Marco Aurélio Almada, o encerramento do VI Encontro de Negócios Sicoob Central BA. Na apresentação com o tema “Principalidade”, trouxe a todos os presentes como o segmento financeiro tem atuado incessantemente para que as operações oferecidas sejam a principal opção por parte do usuário ao ingressar em uma determinada instituição. Por meio de estudos, indicou que o brasileiro na média possui mais de uma conta bancária e que o desejo é fazer com que o cooperado do Sicoob tenha a melhor experiência e utilize os serviços e produtos da instituição como sua principal solução financeira. Esse fator contribuirá para a competitividade dos negócios em um setor com alta disputa entre diferentes organizações de variados tipos e tamanhos. “Há um caminho de conquista da principalidade que passa por experiência, posicionamento de atributo de produto, por preço. E se eu não cresço, eu não tenho recursos suficiente para manter a minha plataforma atualizada e quando a minha plataforma desatualiza eu perco a pouca principalidade que eu tiver”, alertou o dirigente do sistema cooperativista que reúne o maior número de cooperados no Brasil.
Por Ascom Sistema Oceb com informações do Sicoob Central BA
Cooperativas baianas ampliam divulgação de produtos
- Nenhum
Assistência técnica fornecida por projeto de Sescoop/BA e PNUD ajuda cooperativas a divulgar seus
produtos nas redes sociais, aumentando o número de clientes
Uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia (Sescoop/BA) e PNUD tem promovido a divulgação, via mídias sociais, do trabalho e dos produtos de cooperativas no estado, aumentando acesso a clientes e novos mercados.
Em sua terceira e última fase, o projeto “Promovendo a Sustentabilidade e a Competitividade das Cooperativas Baianas” forneceu assistência técnica, incluindo apoio no marketing e divulgação de produtos, para dez cooperativas já constituídas e cinco associações que se formalizaram como cooperativas ao longo dos últimos seis meses.
A assistência técnica oferecida pela Cesto Consultoria, contratada pelo projeto, atuou em áreas como planejamento estratégico adequado à Agenda 2030 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), captação de recursos e estratégias de comunicação.
Um exemplo de cooperativa beneficiada foi a Costurando Sonhos, associação de costureiras de Salvador (BA), juridicamente formalizada com apoio do projeto, e que passou a usar as redes sociais para divulgar produtos, tais como vestimentas elaboradas a partir de resíduos têxteis de jeans e fardamentos.
De acordo com a fundadora da cooperativa, Josenilda Araújo Menezes, a assistência técnica foi importante para alertar sobre a necessidade de criar uma coleção de itens de moda para ser divulgada aos futuros clientes. “Criamos um portfólio, ampliamos nosso nicho, pois agora trabalhamos com fardamento. Mais clientes nos procuraram depois que começamos a publicar nas redes sociais”, declara Menezes. “Saímos do anonimato, pois nossos clientes eram a maioria do bairro de Castelo Branco, em Salvador, e agora temos clientes em Belo Horizonte e São Paulo. Tem sido maravilhoso esse aprendizado.”
Formada por 19 mulheres com idades entre 40 e 70 anos, a cooperativa Costurando Sonhos especializou-se na técnica de upcycling, uma prática sustentável que pode ser aplicada na moda e que consiste em dar um novo uso a materiais que seriam descartados, preservando o meio ambiente.
As costureiras que compõem a cooperativa participaram do curso de corte e costura do Projeto Futuro Aberto, uma das iniciativas de capacitação da organização Humana Brasil, realizada na comunidade de Castelo Branco.
“Trazer os ODS para o dia a dia da cooperativa ajuda os negócios, mostra que temos responsabilidade com o meio ambiente e com o meio social”, declara Menezes, cuja organização é registrada como cooperativa, o que garante reconhecimento legal, transparência e acesso a recursos e benefícios.
Segundo o gestor da Cesto Consultoria, Alécio Mascarenhas, cada cooperativa apoiada pela assistência técnica recebeu material com orientações para melhorar seus processos de comunicação tendo como objetivo angariar novos clientes, mercados e parceiros.
Outra cooperativa que se formalizou com apoio do projeto e passou a divulgar seus produtos nas redes sociais, após a assistência técnica, foi a Raízes do Sertão, de agricultores e agricultoras familiares que produzem orgânicos certificados em Irecê (BA).
De acordo com cooperados da Raízes do Sertão, o projeto foi importante porque antes da assistência técnica a organização não divulgava seu trabalho e não tinha presença grande nas redes sociais.
“Esta terceira fase do projeto é muito importante porque é mais ‘mão na massa’ para as cooperativas participantes. As organizações são exemplos vivos de que é possível conectar desenvolvimento sustentável com bons negócios”, diz o coordenador do escritório do PNUD na Bahia, Leonel Neto.
Para o presidente do Sistema Oceb — formado pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (Oceb) e pelo Sescoop/BA —, a digitalização das cooperativas é essencial para beneficiar cooperativas e cooperados. “Esta parceria com o PNUD foi um marco histórico para a Oceb, foi estratégica”, declara.
Mais sobre o projeto
A assistência técnica oferecida às cooperativas faz parte do projeto “Promovendo a Sustentabilidade e a Competitividade das Cooperativas Baianas”, parceria entre Sescoop/BA e PNUD, em vigor até junho de 2025, que também teve como resultado um curso on-line de 140 horas para cooperados. Além de apoiar cooperativas já existentes na Bahia por meio de oficinas, diagnósticos e assistência técnica, a iniciativa também ajuda grupos interessados em se formalizar como cooperativas.
Para atender as demandas das cooperativas baianas, o projeto deu o passo inicial com a elaboração de diagnósticos e relatórios sobre a competitividade das cooperativas baianas, assim como documentos sobre boas práticas e estratégias inovadoras.
Clique aqui para ler reportagem completa sobre o projeto.
Contatos para imprensa:
Luciana Bruno
Analista de Comunicação e Conhecimento do PNUD Brasil
E-mail:
Texto: Pnud Brasil
Foto: Cedida
SESCOOP/BA e SICOOB/BA promovem curso preparatório para certificação ANBIMA
Com o objetivo de fortalecer a capacitação técnica dos profissionais do mercado financeiro, o SESCOOP/BA e o SICOOB/BA promovem o Curso Preparatório para Certificação AMBIMA – CPA10, que acontecerá em Salvador/BA, nos dias 04, 05 e 06 de maio.
O curso será feito com duas turmas, a primeira no período de 04 a 06 de maio, a segunda entre 05 e 07 de agosto, no horário de 8h às 18h. O público alvo do curso são profissionais que atuam nas cooperativas de crédito do SICOOB Sistema BA, que lidam no dia a dia com mercado financeiro, mercado de capitais e produtos de investimentos, preparando-os assim para a realização do exame de certificação CPA-10.
As aulas serão ministradas pelo instrutor Sérgio Antonio Scorbaioli, graduado em Ciências Econômicas pela PUC de São Paulo e pós graduado em Administração Financeira pela FECAP, com curso de Gestão de Pessoas pela Wisnet Consulting. Com 36 anos de experiência, Sérgio passou por renomadas empresas, como Banco Unibanco, Citibank e Banco General Motors, fornecendo consultoria e treinamento para importantes instituições da área financeira, entre elas Itaú Unibanco, HSBC, Banco Votorantim e Santander. Sérgio também apresenta experiência na área acadêmica, ministrando módulos e palestras em universidades sobre Mercado Financeiro e Valores Mobiliários.
O curso será realizado no America Towers Hotel, Rua Frederico Simões, n° 120, Caminho das árvores, Salvador/BA. As inscrições podem ser feitas diretamente no SICOOB Central Bahia.
Para mais informações e inscrições falar com, Neila Cunha:
E-mail:
Tel: (71) 3340-7107
Conteúdos Relacionados [Representação]
Estão abertas as inscrições para o Direcoop 2024
Encontros iniciam (26/7), em Luís Eduardo Magalhães e, posteriormente, ocorrem em
Vitória da Conquista (2/8), Itabuna (9/8), Feira de Santana (16/8) e Salvador (23/8)
O Encontro Regional de Presidentes, Dirigentes e Gestores do Cooperativismo Baiano – Direcoop está de volta. O evento, voltado para lideranças cooperativistas, ocorre a cada dois anos, cobrindo as cinco regiões polo de atuação do cooperativismo na Bahia. Nesta edição, o Direcoop chega com a proposta de alinhar as diretrizes estratégicas definidas no 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo - CBC, aos anseios e necessidades do nosso modelo de negócios em âmbito estadual.
Para o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, a atividade permite com que a casa do cooperativismo na Bahia esteja ainda mais próxima das cooperativas nos polos regionais. “O Direcoop é fundamental para que possamos ir até à ponta, onde as cooperativas estão e executam suas atividades. É um processo fundamental de escuta que o Sistema Oceb realiza junto às lideranças do cooperativismo, atenta às grandes dimensões territoriais da Bahia e consequente às especificidades regionais”, explica.
Em 2024, a proposta é que o Direcoop seja um fórum destinado ao debate e discussão de ações a serem tomadas, pensamento de soluções práticas e definição de focos de atuação do cooperativismo baiano. Cada uma das cinco regiões (Oeste, Sudoeste, Sul, Portal e Sertão e Metropolitana de Salvador) poderá estabelecer as respetivas prioridades regionais a partir das diretrizes oriundas do 15º CBC.
Além disso, nesta edição haverá a construção de uma agenda conjunta do cooperativismo baiano que será destinada aos candidatos que disputarão as eleições 2024. O documento com os pleitos será entregue aos postulantes aos cargos de prefeitos(as) e vereadores(as) em municípios estratégicos de atuação para nosso modelo de negócios.
Os encontros ocorrerão sempre às sextas-feiras, a partir do próximo dia 26 de julho. Para participar, inscreva-se na região mais próxima, conforme as informações abaixo:
26/07/2024 (sexta-feira)| Luís Eduardo Magalhães | JÁ REALIZADO
Direcoop 2024 - Região Sudoeste
02/08/2024 (sexta-feira)| Vitória da Conquista | JÁ REALIZADO
09/08/2024 (sexta-feira)| Itabuna | JÁ REALIZADO
Direcoop 2024 - Região Portal e Sertão
16/08/2024 (sexta-feira)| Feira de Santana | JÁ REALIZADO
Direcoop 2024 - Região Metropolitana de Salvador
23/08/2024 (sexta-feira)| Salvador | JÁ REALIZADO
Para já ir entrando no clima do Direcoop, confira abaixo como foi a última edição realizada em 2022.
Vamos juntos cooperando na construção de um futuro + coop. Em caso de dúvidas, informações ou necessidade entre em contato com o Sescoop/BA.
Por Ascom Sistema Oceb
Sicredi Centro-Sul MS/BA inicia expansão na Bahia
- Nenhum
Inaugurações refletem o início de uma série de investimentos no estado
O Sistema Oceb esteve presente nas inaugurações de quatro novas agências da Sicredi Centro-Sul MS/BA, em um processo de expansão da Cooperativa na Bahia. Os eventos contaram com a presença de associados, convidados, empresários e autoridades locais, conselheiros, representantes e gerentes da Cooperativa, além do Conselho Administrativo, diretoria e presidência.
Para o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, a chegada da Sicredi Centro-Sul MS/BA traz boas perspectivas de crescimento da oferta de serviços e adesão de mais associados na Bahia. “Enxergamos muito positivamente a expansão da Sicredi Centro-Sul MS/BA no nosso estado, dada a larga experiência, tanto na oferta de produtos e serviços de qualidade, quanto na captação de associados. Esperamos que seja uma jornada de sucesso no atendimento aos anseios dos associados baianos e de crescimento e desenvolvimento das comunidades onde estão iniciando as operações e pretendem atuar”, finalizou o dirigente do cooperativismo baiano.
As inaugurações integram as estratégias de crescimento da Cooperativa no estado, ampliando a presença na região com a oferta de serviços voltados aos associados e à sociedade. As entregas das novas estruturas aconteceram em Lauro de Freitas (17/9), Feira de Santana (18/9) e Salvador (18 e 19/9).
As novas instalações irão proporcionar aos associados do Sicredi Centro-Sul MS/BA na Bahia um acesso ainda mais conveniente aos produtos e serviços da Cooperativa, como abertura de contas correntes, investimentos, consórcios, cartões de créditos com benefícios, previdência, financiamentos, seguros, entre outros.
Além disso, as estruturas amplas e modernas darão mais conforto e comodidade às equipes, associados e a sociedade, cumprindo com o papel da Cooperativa de promover o desenvolvimento econômico local, marcando o início de uma série de investimentos e geração de empregos na região, contribuindo com o fortalecimento da economia baiana, focada na atuação do estado e planejamento de abertura de novas agências em 54 municípios, nos próximos 10 anos.
Para o presidente da Sicredi Centro-Sul MS/BA, Paulo Roberto Neves, o modelo cooperativista de negócios faz a economia das cidades e das regiões crescer, sendo mais benéfico do que as instituições tradicionais. “Todo o recurso confiado à nossa instituição é revertido para a região. Os recursos voltam para os associados e para a sociedade. Isso faz com que o dinheiro circule em nossa cidade, fazendo crescer a nossa economia”, destacou.
Presente nas inaugurações, o diretor executivo de Sustentabilidade, Administração e Finanças do Centro Administrativo Sicredi (CAS), Alexandre Englert Barbosa, destacou que o Sicredi ocupa a 7ª posição dentre as 100 maiores instituições financeiras do Brasil no Prêmio Valor 1000, além de ser a 1ª colocada no ranking da Revista Exame, entre as cooperativas brasileiras. Outro ponto levantado foi o impacto de uma cooperativa de crédito no Produto Interno Bruto (PIB) quando chega nos municípios. “As estimativas são de um aumento de PIB per capita de 5%, um aumento de 6% na geração de emprego, e um aumento de 16% no número de empresas, principalmente de micro e pequenas empresas”, destacou Alexandre.
As agências estão instaladas na Avenida Luiz Tarquínio Pontes, nº 2156, bairro Vilas do Atlântico (Agência Lauro de Freitas) e na Avenida Getúlio Vargas, nº 2784, Parque Getúlio Vargas (Agência Feira de Santana). Já na capital baiana, as novas agências para atendimento ao público estão localizadas na Rua do Jaracatiá, nº 100, bairro Caminho das Árvores (Agência Espatódeas) e na Avenida Manoel Dias, nº 2450, bairro Pituba, (Agência Pituba), onde está estruturada a Sede Regional da Sicredi Centro-Sul MS/BA na Bahia.
Sobre a Sicredi Centro-Sul MS/BA
A Sicredi Centro-Sul MS/BA é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua em 38 municípios do Mato Grosso do Sul, e, começa suas atividades na Bahia que terá atuação em 54 municípios. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 140 mil associados, que exercem o papel de donos do negócio. Atualmente gera 868 empregos, sendo 75 na Bahia. Conforme dados do BureauCoop, divulgados pela Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito - Confebrás, a Cooperativa encerrou o 1º trimestre de 2024 com mais R$ 6,4 bilhões em ativos totais, uma carteira de crédito de pouco mais de R$ 3,2 bilhões e patrimônio líquido superior a R$ 1 bilhão. No mesmo período, os depósitos totais chegaram a mais de R$ 3,4 bilhões, gerando sobras (lucro) de R$ 51 milhões.
Por Ascom Sistema Oceb com informações e imagens da Sicredi Centro-Sul MS/BA
Cooperativas baianas participantes do PDGC são acompanhadas
A cada novo ciclo do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), os dirigentes, cooperados e funcionários das cooperativas baianas, que participam do PDGC, reconhecem que para alcançar a excelência da gestão e governança, no âmbito das cooperativas, as boas práticas são fundamentais, e para isso sabem que podem contar com o Sescoop/BA para estimular a rotina de tomada de decisão e implantação de melhorias nas cooperativas.
Exemplo disso é o trabalho de acompanhamento do PDGC que tem sido feito junto a vinte e três cooperativas baianas dentro do Projeto Gestão da Excelência, que já teve várias etapas, sendo a mais recente a realização dos “Workshops de Compartilhamento de Boas Práticas de Gestão”. Foram duas turmas que se reuniram virtualmente nos dias 25 e 26 de maio – Ramo Crédito, e nos dias 27 e 28 de maio – Demais Ramos, para analisar e socializar boas práticas de gestão e governança.
O presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, marcou presença nos eventos e reafirmou a importância das cooperativas baianas estarem inseridas no PDGC e executá-lo com seriedade. “Nós precisamos elevar, cada vez mais, o nível de gestão das nossas cooperativas, aprimorar o nosso profissional e, com isso, desenvolver melhor a nossa forma de fazer negócio. A essência do nosso trabalho tem tudo a ver com o PDGC. O programa tem foco na geração de resultados financeiros positivos, e, sobretudo, na melhoria dos serviços prestados e produtos oferecidos”, disse.
Além da apresentação dos resultados do trabalho de mentoria que foi feito para auxiliar as cooperativas baianas no quesito gestão do instrumento do PDGC, os participantes, durante o evento virtual, puderam compartilhar as boas práticas de gestão que vêm sendo executadas dentro das cooperativas, e também analisar outras do Compêndio de Boas Práticas Governança e Gestão - Ciclo 2020 e 2021 do Sistema OCB.
O momento oportunizou que Isadora Almeida, analista administrativo da cooperativa Sicoob Coopemar, apresentasse as experiências da cooperativa. “Do final do ano para cá tivemos um resultado considerável em relação ao PDGC. Com o comitê do PDGC conseguimos realizar três boas práticas, embora estejam pausadas por conta da pandemia. Dentre as boas práticas está o “Programa Economia Cooperativa”, que é uma iniciativa para fortalecer o comércio local. É um incentivo de concessão de descontos quando os cooperados adquirem produtos e/ou serviços de outros cooperados do Sicoob Coopemar. Com isso, nosso principal intuito é fortalecer o nosso cooperado, fazendo com que a nossa pessoa jurídica seja a primeira opção de compra das nossas pessoas físicas. É o estímulo a uma economia cíclica e um empreendedorismo cooperativo, e ao decorrer do tempo temos o intuito de desenvolver algumas capacitações com este comércio a fim de que eles possam se desenvolver cada vez mais”.
Damaris Petrocelli, analista de projetos e estratégia da Unimed Sudoeste, também esteve presente no workshop e fez uma avaliação geral das etapas do projeto. “O PDGC é um divisor de águas para as cooperativas que participam do programa porque promove uma visão holística, faz com que a gente reavalie os processos, implante melhorias onde é necessário e se adeque a padrões de qualidade, de excelência. A troca que nós tivemos durante esse período, o aprendizado que foi adquirido, tudo isso foi, de fato, de muita importância.”
Para Vadir Bello, presidente da Unifisio, a mentoria oferecida pelo Sescoop/BA foi o grande diferencial do programa PDGC deste ano. “A mentoria nos ajudou muito a aprofundar a nossa avaliação, promovendo reflexões para ajudar na melhoria dos nossos resultados. Participar do workshop do PDGC é sempre muito enriquecedor. Conhecer e discutir com outras cooperativas as boas práticas de gestão e governança nos inspira e estimula a repensar as nossas estratégias e práticas”.
Sônia Sabino, supervisora de controle da Cooproeste, também fez uma avaliação sobre o processo de mentoria e reforçou o quanto a sua cooperativa tem avançado no preenchimento do diagnóstico do PDGC, levando em consideração, dentre muitos aspectos, o registro das ações e a transparência das evidências. “A mentoria veio para consolidar e dirimir todas as dúvidas que a gente tinha em relação ao programa, ensinando como fazer para caminhar com as próprias pernas”. Para além da mentoria, as cooperativas acompanhadas também foram orientadas na criação de planos de melhorias. “O plano de ação nos deixou um caminho para saber como agir: começo, meio e fim. Nós só temos a agradecer e já estamos em outro patamar dentro do preenchimento do diagnóstico do programa”, concluiu Sônia.
O Sescoop/BA segue atuando para melhorar a gestão e a governança das cooperativas, e conta com o PDGC como ferramenta de transformação pela significativa mudança positiva que causa nas cooperativas aderentes ao programa.
SUA COOPERATIVA AINDA NÃO ADERIU AO PDGC?
Faça parte, também, do programa que transforma sua cooperativa, afinal, a excelência é um horizonte para ser buscado incessantemente. Acesse aqui e saiba mais.
Conselheiro do Sistema Oceb recebe a Comenda 2 de Julho
- Nenhum
O médico neurocirugião Sílvio Porto teve a trajetória em prol
da saúde e cooperativismo reconhecido na Casa do Povo Baiano
“É um dia para a gente guardar na memória e no coração”. Assim definiu Sílvio Porto, conselheiro diretor representante do Ramo Saúde na Oceb, ao receber a Comenda 2 de Julho, concedida pela Assembleia Legislativa da Bahia - ALBA. Em solenidade de homenagem, familiares, amigos, lideranças e representantes de cooperativas baianas e do Sistema Oceb e de entidades médicas de classe, prestigiaram o novo comendador da Bahia.
Presente na cerimônia, o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, cultiva uma história de longa data com o médico cooperativista baiano. “O doutor Sílvio tem uma história ligada ao cooperativismo de muitos anos. Há mais de 40 anos que milita no cooperativismo e há muito tempo também somos colegas no conselho da Oceb, sempre juntos trabalhando para o cooperativismo da Bahia. Fico muito orgulhoso de dizer que o cooperativismo baiano hoje tem uma personalidade que foi condecorada pelo seu caráter, pela sua dedicação à medicina e ao cooperativismo. Isso nos orgulha muito, pois nos representa”, comemorou.
Proponente da honraria na ALBA, o deputado Marcone Amaral, destacou o trabalho realizado pelo homenageado na sua área de atuação legislativa. “É um momento de muita felicidade, e especial para a Assembleia Legislativa da Bahia e para todo o povo baiano. Nós fizemos o reconhecimento do trabalho de doutor Silvio Porto, tanto como médico, como cooperativista. Um cidadão e uma personalidade que sempre lutou pelo cooperativismo, que tem um trabalho muito lindo, principalmente ali na Região Sul do nosso estado. Uma pessoa que entende o cooperativismo como o futuro da nossa sociedade”, enfatizou o ex-prefeito de Itajuípe, que mencionou a importância da parceria do município com a Sicredi Integração BA na abertura de novos pontos de atendimento. Sílvio Porto é o presidente da cooperativa de crédito baiana sediada em Itabuna.
O momento foi de felicidade para o cooperativista baiano que há tantos anos se dedica ao exercício da medicina e ao nosso modelo de negócios no estado. “Eu me senti altamente honrado por essa distinção da Assembleia Legislativa da Bahia, ao me conceder o título da Comenda 2 de Julho. Eu fico satisfeito porque quando temos o reconhecimento de um trabalho, de uma trajetória dedicada à medicina, ao cooperativismo, à cidadania, nos sentimos mais feliz, não só por mim, como para minha família. Todo o esforço, toda a dedicação que eu sempre tive no meu trabalho foi recompensado e reconhecido, com a mais alta honraria dessa Casa”, celebrou Sílvio Porto, que também preside a Unimed Itabuna.
Comenda 2 de Julho
Instituída pela Resolução nº 1.277/99, da Assembleia Legislativa da Bahia, a Comenda 2 de Julho é a mais alta honraria concedida pelo poder legislativo baiano. Ela é atribuída a personalidades que contribuíram para o desenvolvimento político e administrativo estadual e nacional, e exalta a luta em defesa da liberdade do povo da Bahia.
Por Ascom Sistema Oceb
Conselho Regional de Enfermagem da Bahia estabelece novo requisito para cooperativas
A exigência representa mais uma conquista para o cooperativismo baiano
O Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA) anunciou uma mudança significativa nos requisitos para Concessão da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). A partir de agora, os profissionais que vão pleitear a concessão terão que comprovar que a cooperativa, na qual é cooperado, está registrada junto à OCB - Organização das Cooperativas Brasileiras.
A obrigatoriedade do registro consta no artigo VII do anexo 2 da Resolução nº 727/2023 do Coren-BA, que solicita apresentar cópia do registro ativo válido da cooperativa pela Organização das Cooperativas Brasileiras. Segundo informação do conselho de classe, a Concessão de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) é ato normativo de permissão para atuação do Enfermeiro Responsável Técnico (ERT) em empresa/instituição/organização, assim como para o ERTa e/ ou ERTl.
A exigência representa mais uma conquista para o cooperativismo baiano, como confirma o presidente da Oceb, Cergio Tecchio.
“Essa iniciativa visa assegurar que as cooperativas de saúde estejam alinhadas com as melhores práticas e normativas do setor, como o registro no Sistema OCB. E acrescento que ao estar registrada, a cooperativa terá acesso a soluções que podem ajudar a ampliar seus resultados econômico-financeiros, ou seja, é um ciclo de ganha-ganha”, concluiu o dirigente.
Para a presidente da LifeCoop Cooperativa de Trabalho dos Profissionais da Área de Saúde, Carine Leal, “essa ação do Coren foi mais uma vitória do cooperativismo e representa um avanço no desenvolvimento das atividades das cooperativas no estado”, ressaltou a também conselheira fiscal do Sescoop/BA, instituição que atua em prol da formação e sustentabilidade das cooperativas.
O Sistema Cooperativista Baiano tem ampliado o estabelecimento de parcerias junto aos órgãos representativos de classe, sempre com vistas ao crescimento do cooperativismo no estado.
Saiba como fazer o registro da sua cooperativa
Se a sua cooperativa ainda não está registrada no Sistema OCB, confira aqui nosso site somoscooperativismo-ba.coop (menu SouCoop) os passos para fazer parte do sistema cooperativista e aproveitar todos os benefícios que ofertamos para o desenvolvimento da gestão e da governança das cooperativas.
Sistema Oceb recebe Selo Lilás
- Nenhum
Iniciativa reconhece a atuação de organizações em favor de políticas de igualdade de gênero e defesa das mulheres
A noite desta segunda-feira (25/3) foi marcante para o cooperativismo baiano e todas as mulheres que fazem e engrandecem nosso modelo de negócios por toda a Bahia. Na oportunidade, o Sistema Oceb recebeu a certificação Selo Lilás que destaca instituições públicas e privadas baianas compromissadas e engajadas na construção de um ambiente mais seguro, acolhedor e que valorize a contribuição das mulheres atendendo aos compromissos assumidos na Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas - ONU.
Da esquerda para a direita, Gláucia Scapini (CoopGNP), Ially Carmo (Sistema Oceb) e Valdirene Oliveira (Ser do Sertão)A concessão é de responsabilidade da Secretaria de Políticas para as Mulheres - SPM, vinculada ao Governo do Estado da Bahia. Na primeira edição, 196 organizações participaram da etapa de análise e seleção via edital específico, sendo 83 contempladas com a certificação estadual.
O presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, celebrou a conquista alcançada e que evidencia o trabalho realizado alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS. “É a materialização do reconhecimento de anos de trabalho do Sistema Oceb em prol da equidade de gênero no cooperativismo. Esse importante Selo Lilás visibiliza nossa atuação dentro do ESG e fortalece nosso compromisso para o cumprimento dos ODS, em especial o 05, para ‘alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas’”.
A superintendente da Oceb, Ially Carmo, recebendo o Selo Lilás do governador Jerônimo Rodrigues e da deputada Neusa CadoreA superintendente da Oceb, Ially Carmo, que representou o Sistema Oceb na solenidade, relembrou o papel fundamental do Comitê de Mulheres Cooperativistas da Bahia “Elas pelo Coop Bahia” para o sucesso obtido com a certificação. “Quando pensamos em empoderar mulheres, precisamos lembrar que esse empoderamento precisa ser coletivo. No cooperativismo nossa atuação é para a coletividade e o Comitê Elas pelo Coop Bahia foi o grande destaque que nos permitiu alcançar essa sonhada certificação. O protagonismo feminino é evidenciado e ganhamos mais uma responsabilidade, a de seguir ampliando o cooperativismo na Bahia para que mais mulheres possam fazer parte. Estou muito feliz por mais essa belíssima conquista”, refletiu a executiva da entidade de representação política-institucional cooperativista do estado.
O trabalho realizado pelo comitê de mulheres ligado ao Sistema Oceb foi apresentado à comissão avaliadora como a justificativa principal para a efetivação da certificação. Além disso, para ser eletiva, as instituições participantes deveriam possuir, ao menos, 30% do quadro de pessoal composto por mulheres. Atualmente, a Oceb e Sescoop/BA somam 26 empregados, destes 17 são mulheres, o que representa 65% do total.
A gerente de desenvolvimento de cooperativas, Jussiara Lessa, rememorou com felicidade o início das atividades com mulheres, há mais de 11 anos atrás. “Notamos que as mulheres precisavam de voz dentro do cooperativismo, levamos a ideia para o presidente e ele nos deu o desafio de desenvolvermos algo para esse público. Assim nasceram os eventos voltados para as mulheres cooperativistas, e o grande encontro delas já está em sua 13ª edição”, contou a gestora do Sescoop/BA.
O Selo Lilás traz para o Sistema Oceb muito orgulho e felicidade. Com ele o desafio torna-se ainda maior e mais robusto, pois reconhecemos nossa responsabilidade em mantê-lo dentro do Sistema Oceb e, por consequência, dentro do Cooperativismo na Bahia. Quando pensamos sobre nosso propósito, vimos que ele está se materializando por intermédio de ações assertivas, como essa que nos viabilizou a importante honraria, afinal, “promover a qualidade de vida das pessoas, por meio do cooperativismo na Bahia” perpassa por impulsionar mulheres para promoção da equidade de gênero no nosso modelo de negócios.
Cooperativas baianas contempladas com o Selo Lilás
A noite também foi especial para três cooperativas baianas. Isso porque a Cooperativa dos Transportadores de Luís Eduardo Magalhães - CoopGNP, a Cooperativa Ser do Sertão e a Cooperativa Uniodonto Paulo Afonso também receberam a certificação do Selo Lilás.
As ações promovidas dentro do modelo de negócios cooperativista e que geram efetividade da participação feminina foram mencionadas por Tatiana Santos, que representou a cooperativa do Sistema Uniodonto do município situado no Vale do São Francisco.
Tatiana Santos, gerente da Uniodonto Salvador representando a Uniodonto Paulo Afonso“Buscamos mostrar a representatividade das mulheres aqui, especialmente por ser uma cooperativa. Valorizar e reconhecer o trabalho das mulheres, independentemente de suas funções, é essencial para promover um ambiente de trabalho mais inclusivo e igualitário. Algumas das nossas políticas adotadas para o quadro funcional são incentivo à saúde da mulher, capacitações e eventos voltados para as funcionárias e maior contratação de mulheres”, afirmou a gerente da Uniodonto Salvador, que representou a co-irmã, Uniodonto Paulo Afonso, certificada com o Selo Lilas, em entrevista publicada no portal de notícias do Governo do Estado da Bahia.
A presidente da Ser do Sertão, Valdirene Oliveira, exaltou as fundadoras e àquelas que contribuíram com o resultado alcançado, além da função exercida aos futuros dirigentes e gestores.
Valdirene Oliveira, presidente da Ser
do Sertão“O Selo Lilás é uma conquista das mulheres da Ser do Sertão, tanto as que ajudaram a fundar a cooperativa, quanto àquelas que nos ajudaram a chegar no processo de construção aonde chegamos agora. É reconhecer o papel da mulher dentro do espaço, é fortalecer as iniciativas que possuímos para garantir a igualdade de direitos. Nossa equipe da Ser do Sertão tem a honra em receber o Selo Lilás em reconhecimento ao trabalho que estamos desenvolvendo e para permitir aos futuros sucessores identificarem a importância dentro do cooperativismo do trabalho, do esforço e do reconhecimento da mulher”.
E para manter a certificação, os próximos passos da Ser do Sertão já estão planejados.
“Pretendemos criar uma comissão de mulheres na estrutura da cooperativa para que justamente possamos garantir, não seja apenas um selo, mas uma conquista realizada diariamente em nosso espaço”, projetou a dirigente da cooperativa agropecuária sediada em Pintadas.
O exemplo para outras organizações trazido pelo Selo Lilás foi apontado pela coordenadora do Comitê de Mulheres da CoopGNP, Gláucia Scapini que comemorou o feito da cooperativa situada em Luís Eduardo Magalhães.
Gláucia Scapini, coordenadora do Comitê de Mulheres da CoopGNP“Ser reconhecida pelas ações que já fazemos diariamente para promover o bem-estar, segurança e valorização do trabalho que as mulheres exercem dentro de nossa cooperativa, é um grande passo para a igualdade entre mulheres e homens. Buscamos capacitar, empoderar, dar legitimidade ao que cada pessoa tem de melhor, somando as diferenças. Essa certificação nos traz muita alegria e nos inspira a irmos além. Também, incentiva outras instituições a olharem com mais atenção e cuidado para a importância do papel feminino na sociedade”.
Comitê Elas pelo Coop Bahia
Instituído em 17/09/2021, o Comitê de Mulheres Cooperativistas da Bahia “Elas pelo Coop Bahia” foi criado com o objetivo de propor ações para o aprimoramento da atuação feminina no estado, dentro do cooperativismo, a partir da indicação de ações que fortaleçam a representatividade de gênero. O Sistema Oceb foi uma das Organizações Estaduais pioneiras no Brasil na instituição do órgão de representatividade feminina.
O Elas pelo Coop Bahia é composto por mulheres cooperativistas das cinco regiões do estado, que integram o foco de atuação do Sistema Cooperativista Baiano, e está organizado em um grupo gestor formado por coordenadora, vice-coordenadora e secretária.
Vera Lúcia Ventura, coordenadora do Comitê de Mulheres Cooperativistas da Bahia “Elas pelo Coop Bahia”, detalhou a felicidade com que o comitê recebeu a notícia. “Nesse momento estamos felizes, motivadas, e realizadas com a certificação do Selo Lilás. Importante reconhecimento de muitos outros que haveremos de conquistar, pois as mulheres cooperativistas na Bahia estão cada dia mais se conscientizando de que são capazes e que merecem participar das cooperativas, compreendendo suas dinâmicas. Como coordenadora deste comitê, é uma honra receber a certificação e fico muito grata a todas as pessoas envolvidas no processo”, celebrou a coordenadora estadual do Comitê de Mulheres Elas pelo Coop BA.
Por Ascom Sistema Oceb
Novas cooperativas fortalecem o Cooperativismo na Bahia em 2023
O cooperativismo baiano continua em expansão, abrindo portas para novas oportunidades em diferentes ramos. Com o propósito claro de "promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas, por meio do cooperativismo na Bahia”, o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia - Oceb registrou a adesão de 14 novas cooperativas em 2023, abrangendo ramos como Agropecuário, Consumo, Transporte, Saúde e Trabalho, Produção de Bens e Serviços.
Essas novas cooperativas, distribuídas em diversos territórios do estado, como Metropolitano de Salvador, Sudoeste, Extremo Sul, Sertão, Chapada Diamantina, Baixo Sul e Nordeste, refletem a expansão e a diversificação do modelo de negócios cooperativista. Dentre os públicos que fazem parte dessas cooperativas, destacam-se agricultores familiares, produtores de cacau, profissionais do transporte de pessoas e turismo, além de profissionais da saúde e consumidores de bens e serviços.
“Esse crescimento demonstra a capacidade do cooperativismo de integrar empreendedores de diferentes origens e culturas, unindo esforços para melhorar a qualidade de vida das comunidades, onde as cooperativas estão inseridas”, destaca Cergio Tecchio, presidente do sistema que integra as organizações que representa e desenvolve o cooperativismo baiano, a Oceb e o Sescoop/BA.
O Sistema Oceb tem desempenhado um papel importante nesse crescimento, sendo reconhecido pelas cooperativas como facilitador para seu desenvolvimento, por meio da oferta de serviços, incluindo áreas de gestão, governança e acesso a mercados.
À medida que adentramos o ano de 2024, reafirmamos nosso compromisso em continuar atraindo novas cooperativas para se integrarem ao Sistema Oceb, trabalho que faz parte da nossa missão e dos objetivos estratégicos de integrar as cooperativas na Bahia.
Saiba como registrar sua cooperativa na Oceb acessando o site www.somoscooperativismo-ba.coop.br, no box Sobre Registro.
Para conhecer mais dados sobre os números do cooperativismo por ramo veja o portal AnuárioCoop.
15º CBC: a importante participação da Bahia no evento
O Congresso Brasileiro do Cooperativismo teve como mote projetar um futuro + Coop
A delegação baiana fez história ao participar do 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo (CBC), que aconteceu de 14 a 16 de maio, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, localizado em Brasília - DF. O grupo formado por 60 pessoas, sendo dirigentes cooperativistas de 45 cooperativas do estado, representando os sete ramos, além de gestores e equipe técnica do Sistema Oceb que também estiveram neste evento de grande relevância para o setor, que lançou o desafio de planejar e construir, juntos, o futuro que queremos para o cooperativismo brasileiro.
O presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, expressou seu agradecimento em relação à participação do grupo baiano no 15º CBC, destacando a importância deste momento para o cooperativismo, seja no âmbito estadual, nacional e mundial.
"Os nossos cooperativistas representaram com excelência o espírito cooperativista da Bahia. Foi uma oportunidade única e, com uma participação integrada, ajudamos a projetar o futuro do cooperativismo para os próximos cinco anos para fortalecer ainda mais o nosso movimento", ressaltou o líder cooperativista.
Com uma programação repleta de palestras e debates sobre temas relacionados à comunicação, negócios, ESG, inovação, cultura cooperativista, intercooperação e representação, a participação do grupo baiano foi marcada pelo engajamento, troca de conhecimentos, defesa e priorização das Diretrizes Estratégicas que vão orientar o planejamento estratégico do Sistema OCB para o período de 2025 a 2030.
Confira destaques do Congresso Brasileiro de Cooperativismo
O primeiro dia (14/5) reuniu lideranças nacionais e internacionais que atuam em prol da representatividade e desenvolvimento do modelo de negócios cooperativista. O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, abriu o evento com uma mensagem encorajadora, considerando que o futuro do movimento no Brasil é projetado agora com o empenho e trabalho de todos os cooperativistas.
Também esteve na plenária de abertura a presidente da Aliança Cooperativa Internacional das Américas (ACI Américas), Graciela Fernández, que abordou sobre o atual momento do cooperativismo na América Latina; e Ariel Guarco, presidente da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), que refletiu sobre os avanços que o cooperativismo tem promovido no mundo, principalmente por ter um papel de desenvolvimento local, nas comunidades onde estão presentes. Dando seguimento, o público acompanhou a palestra de Salim Ismail, futurista e empreendedor no campo da inovação, que falou sobre liderança exponencial, além dos princípios fundamentais que impulsionam organizações de alto impacto e liderança visionária.
Para relembrar aos participantes sobre os principais resultados alcançados pelo cooperativismo brasileiro desde a realização do último CBC, em 2019, a superintendente do Sistema OCB, Tania Zanella, falou sobre as soluções implementadas ao longo dos anos pelo Sistema OCB (AvaliaCoop, CapacitaCoop, ESGCoop, InovaCoop, NegóciosCoop, RepresentaCoop e SouCoop) e o papel dessa organização que atua em prol das cooperativas e, consequentemente, pelo desenvolvimento econômico e social do país. Compartilhando o palco com a superintendente, a jornalista e apresentadora Glenda Kozlowski fez o lançamento da terceira temporada do SomosCoop na Estrada, web série que mostra a força transformadora do coop pelo Brasil (confira pelo canal do YouTube do SomosCoop).
Agenda Institucional do Cooperativismo - Fechando a programação de abertura do 15º CBC, ocorreu o lançamento da Agenda Institucional do Cooperativismo, contando com a presença do vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, parlamentares e senadores que compõem a Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) e a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), ministros de Estado e demais autoridades. Focada em temas estratégicos para fortalecer nosso setor cooperativista, a Agenda Institucional mostra como o nosso modelo de negócios é peça-chave na construção de uma sociedade com melhores oportunidades para todos e todas.
No segundo dia (15/5), as plenárias contaram com as palestras de Amy Webb, CEO da Future Today Institute, e Martha Gabriel, futurista, professora e autora (inclusive do livro “O futuro é Coop”, que foi distribuído a todos os presentes). O público pôde mergulhar no futuro junto com as palestrantes, a partir de insights, dados e exemplos que demonstraram que o futuro tem grande potencial de ser, sim, coop. Também nesse dia os cooperativistas baianos, junto com os demais participantes, realizaram as discussões e votações das Diretrizes Estratégicas para o cooperativismo.
O encerramento, no dia 16 de maio, foi à altura do evento. Os congressistas, usando o recurso da tecnologia, inclusive muito presente durante o congresso com muitas oportunidades de ativações (experiências práticas oferecidas nos mais diversos estandes distribuídos no espaço), priorizaram 25 diretrizes estratégicas para o cooperativismo brasileiro (que vão traçar o futuro do cooperativismo para os próximos anos). Além disso, todos saíram inspirados com a palestra de Fred Gelli, CEO da Tátil Design, sobre construir futuros, a partir do nosso lugar de potência.
Confira o que alguns participantes do CBC têm a dizer
Líderes cooperativistas da Bahia compartilharam suas visões e a emoção de fazer parte desse momento inovador:
“Participar do 15º CBC, além de projetar o futuro do Coop brasileiro, foi de grande importância para refletirmos o presente. Foram três dias de muitas informações, palestras com temas importantes, troca de experiências, encontro com cooperativas de todo o Brasil”. Norma Rios - diretora financeira da Cooper-Grãos
“Um privilégio ser partícipe deste momento único, onde pudemos discutir e decidir democraticamente as diretrizes do Cooperativismo Brasileiro que, a meu ver, é caminho para o futuro da nossa sociedade”. Mário Brum – presidente da Uniodonto Itabuna
“Poder votar e discutir sobre as diretrizes que serão trabalhadas nos próximos anos neste modelo de negócio é uma sensação incrível de representação. Também expresso meu orgulho em representar o Comitê Nacional de Jovens, o Sicoob Costa do Descobrimento e o Sistema Oceb”. Daniele Scopel - Representante do Comitê Nacional de Jovens “Geração C” e analista de crédito no Sicoob Costa do Descobrimento
“Tivemos oportunidade de ouvir palestras enriquecedoras e exercer os nossos direitos de lutar e votar nas propostas de políticas para o cooperativismo dos próximos anos. Além disso, foi muito boa a convivência, conversas e troca de experiências com os demais participantes, tanto da Bahia, como de outros estados”. Dora Parente - presidente da Cooliba
“Que possamos continuar trabalhando juntos em prol do desenvolvimento, crescimento e fortalecimento da economia nas comunidades que as cooperativas estão atuando”. Vandevaldo Rios – presidente eleito do Sicoob Central BA
"Fui representar o Comitê de Mulheres Elas pelo Coop, nacional e estadual. Lá no congresso tive a satisfação de defender a constituição de mais comitês femininos e de jovens; também o cuidado das pessoas com relação à saúde mental. O evento contou com muitas palestras, com vários especialistas nacionais e internacionais, que proporcionaram muitas reflexões. Tanto o Comitê de Mulheres como o de Jovens puderam atuar na sala sensorial, onde conduzimos as pessoas do cooperativismo a se sensibilizarem sobre a inclusão, diversidade, equidade…". Vera Ventura - coordenadora do Elas pelo Coop BA e vice coordenadora do Elas pelo Coop Nacional
“O trabalho, empenho e a colaboração de todos foram fundamentais para o sucesso da nossa participação no evento. O espírito de cooperação da nossa comitiva foi inspirador. Nós transformamos desafios em oportunidades; parece que todos se comprometeram em honrar nosso presidente Cergio e garantimos que tudo corresse perfeitamente”. Sandra Cohim – diretora da Unifisio
“Compreendendo que analisar e votar propostas decisivas para o futuro não é uma tarefa fácil, penso que foi necessário e fundamental ter momentos preparatórios em nossa unidade para nos posicionarmos na defesa das propostas de diretrizes e, assim, votarmos com consciência e segurança em diretrizes estratégicas que impulsionarão o cooperativismo brasileiro”. Alaerte Aronia – presidente da Coperil
“Gostaria de agradecer a todos do Sistema Oceb por proporcionar a minha primeira participação no Congresso Brasileiro do Cooperativismo. Foi uma experiência incrível e saio desse congresso com muita energia e motivação para ser parte de todos os processos que vivenciei”. Cristóvão Roma – presidente da Cooperlad
“Trazemos de volta nas nossas bagagens, a responsabilidade e o compromisso de fazer ressoar nas nossas cooperativas as diretrizes aprovadas, na perspectiva de que sejamos mais assertivos na COMUNICAÇÃO com os membros e com a sociedade; na disseminação da CULTURA COOPERATIVISTA e dos impactos das cooperativas nas comunidades; na capacidade de planejar e implementar práticas voltadas para as dimensões do ESG; na INOVAÇÃO que serve às melhores soluções para a cooperativa e seus cooperados; na INTERCOOPERAÇÃO como instrumento que alavanca os NEGÓCIOS e a competitividade das cooperativas; e, na REPRESENTAÇÃO qualificada, capaz de defender os interesses do movimento cooperativo e fortalecê-lo.” Maria Vandalva – presidente do Conselho Administrativo do Sicoob Coopere
Com o espírito de cooperação e comprometimento, a delegação baiana fez história no 15º CBC, contribuindo para projetar “um futuro + coop” e reafirmando o papel fundamental das cooperativas como negócios competitivos, sustentáveis e que ajudam a melhorar a sociedade.
Para mais informações e atualizações sobre o 15º CBC, confira as redes sociais do @sistemaoceb com vídeos, depoimentos e fotos.
Por Ascom Sistema Oceb
Saiba mais:
Márcio Lopes de Freitas abre o 15º CBC com mensagem inspiradora
Agenda Institucional prioriza regulamentação da Reforma Tributária
Futuro do cooperativismo: 15º CBC define 25 diretrizes estratégicas
OCEB se destaca na XII Convenção de Contabilidade da Bahia
O Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB, no intuito de aproximar-se da classe contábil, levando informações necessárias, prestando apoio aos profissionais contábeis para o bom desempenho da contabilidade cooperativista e ampliando a divulgação do cooperativismo em os profissionais de contabilidade, participou da XII Edição da Convenção de Contabilidade do Estado da Bahia. O evento ocorreu na cidade de Vitória da Conquista, nos dia 26 a 28 de agosto de 2015.
Através do stand, o Sistema OCEB ganhou visibilidade perante a classe contabilista, seja com profissionais já estabelecidos no mercado, ou com estudantes, que tiveram um primeiro contato com o Sistema, conhecendo mais sobre suas atividades e projetos desempenhados; entendendo também as especificidades da contabilidade cooperativista. “Estimamos que cerca de 400 pessoas passaram pelo nosso stand, em sua maioria estudantes, as quais mostramos a relevância do contador conhecer a Contabilidade Cooperativista, assim como a falta de profissionais com este perfil no mercado atual”, afirmou Márcio Silva, supervisor administrativo da OCEB.
A XII Edição da Convenção de Contabilidade do Estado da Bahia teve por objetivo promover a integração da classe, realizando concurso de trabalhos científicos no intuito de elevar a produção científica nacional, além de apresentar palestras, painéis, entre outros, com temas atuais e de relevância para a classe contábil brasileira.
Sistema Oceb busca aproximação com Banco do Nordeste
- Nenhum
Encontro reaproxima as cooperativas baianas do banco de desenvolvimento
regional para impulsionar o empreendimento cooperativista no estado
A atuação do Sistema Oceb na representação institucional do cooperativismo baiano segue trazendo importantes conquistas para nosso modelo de negócios. Um passo importante foi dado nesta segunda-feira, (07/04), na reunião realizada na Superintendência Estadual do Banco do Nordeste - BNB na Bahia. No encontro, o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, acompanhado da superintendente da Oceb, Ially Carmo, e do analista de projetos da Oceb, Jerffesson Silveira, foi recebido pelo superintendente estadual do BNB, Pedro Lima Neto, juntamente com o gerente executivo estadual do BNB, Renato Souza, e a gerente executiva de desenvolvimento territorial do BNB, Marilda Galindo. O encontro teve por objetivo a troca de informações visando reaproximar o órgão de fomento com as cooperativas baianas, após recente retomada de operações com o segmento de atividade econômica no estado.
O presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, celebrou o retorno da oferta de serviços do Banco do Nordeste às cooperativas no estado. “Há alguns anos o Banco do Nordeste não financiava os projetos das cooperativas baianas, mas agora, finalmente, nós temos essa parceria. O Banco do Nordeste voltou a financiar o cooperativismo tanto no Nordeste como na Bahia, e é importantíssimo que a gente do cooperativismo se aproxime no desenvolvimento dessa região, por meio do cooperativismo, do empreendedorismo cooperativo, apoiado também pela instituição. Então, essa parceria com certeza dará muitos frutos ao cooperativismo e à sociedade como um todo no Nordeste”, comentou.
Na mesma linha o superintendente estadual do BNB na Bahia, Pedro Lima Neto, explicou a importância de voltar a atuar junto ao cooperativismo no estado. “Estamos bastante empolgados com essa aproximação porque o banco está voltando a operar com as cooperativas. Estar com a Oceb é uma parceria importante para a gente conseguir chegar a mais cooperados e conseguir que eles evoluam no processo. É importante demais voltarmos a operar com o setor. É algo histórico, o banco já fez a primeira operação agora em 2025. Então a gente já voltou a operar, estamos à disposição e ficamos bastante contentes com a parceria com a Oceb”, explicou o gestor estadual da instituição bancária de desenvolvimento regional.
Linhas de financiamento
Uma das novas linhas de financiamento oferecidas pelo Banco do Nordeste às cooperativas é a FNE Coopera. Lançada no último mês de janeiro, é voltada às cooperativas produtivas de trabalhadores que podem acessar o crédito do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste - FNE. O financiamento é destinado à própria cooperativa ou aos cooperados, exclusivamente aquelas organizações que desenvolvam atividades produtivas ligadas aos setores rural, industrial, agroindustrial e artesanal, constituídas na forma da legislação vigente.
Além disso, as cooperativas da agricultura familiar têm a possibilidade de obterem financiamento junto ao Banco do Nordeste por meio do Pronaf Agroindústria e Pronaf Industrialização. Outro importante instrumento ofertado é o Programa de Desenvolvimento Territorial - Prodeter que define um conjunto de normas e critérios que orientam e integram as ações de apoio ao desenvolvimento territorial da Região Nordeste. O intuito é maximizar os resultados nas respectivas áreas de atuação a partir de atividades econômicas priorizadas e sob gestão de agentes de desenvolvimento locais e articuladas com políticas públicas e incorporação de inovações tecnológicas.
Banco do Nordeste
Fundado em 1952 para atuar no chamado Polígono das Secas, região do território brasileiro constantemente castigadas por longos períodos de estiagem, o Banco do Nordeste está presente em quase 2 mil municípios do país, abrangendo os nove estados nordestinos, além do norte de Minas Gerais e do Espírito Santo.
É considerado o maior banco de desenvolvimento regional da América Latina e tem o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste - FNE como principal carteira de crédito. Além disso, dispõe de outros recursos para a disponibilização de programas de financiamento para empreendedores de todo o Brasil que pretendem investir na região. Dentre as principais atividades com aporte estão a agricultura familiar, ovinocaprinocultura, fruticultura, psicultura, industrial, cultural, educacional, turística e outras que impactam no crescimento e desenvolvimento regionalmente.
Para acompanhar as ações do Sistema Oceb em prol da representação das cooperativas no estado, junto aos órgãos públicos, iniciativa privada e sociedade civil organizada, acesse o portal do Sistema Oceb e acompanhe nossas redes sociais.
Por Ascom Sistema Oceb
Conteúdos Relacionados [Inovação]
Cooperativismo impulsiona a educação na Bahia
- Nenhum
Jornadas Pedagógicas 2025 fortalecem a rede de cooperação dentro do ensino cooperativo no estado
As cooperativas educacionais da Bahia iniciaram o ano letivo com um compromisso renovado com a formação e o desenvolvimento de suas comunidades escolares. As Jornadas Pedagógicas 2025 trouxeram uma série de palestras e atividades voltadas para a saúde mental, inovação educacional e fortalecimento dos princípios cooperativistas, com o apoio do Sescoop/BA.
De janeiro a fevereiro, as cooperativas promoveram encontros presenciais e on-line para capacitar professores, equipes e cooperados, abordando temas essenciais para a construção de um ambiente educacional mais colaborativo, inovador e humano.
Temas e reflexões para um ensino transformador
As Jornadas Pedagógicas foram organizadas pelas cooperativas educacionais na Bahia, cada uma trazendo discussões fundamentais para o desenvolvimento de seus profissionais e estudantes:
Painel Jornadas Pedagógicas 2025: elaboração Sistema Oceb
Reflexões e impacto
O compromisso com a educação cooperativa e o desenvolvimento contínuo dos profissionais foi destaque desta edição. O presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, enfatizou a relevância do apoio do Sescoop/BA nesse processo:
“As Jornadas Pedagógicas reforçam o compromisso das cooperativas educacionais com a formação de cidadãos mais colaborativos e conscientes. O Sescoop/BA tem orgulho de apoiar iniciativas que impulsionam a inovação e o desenvolvimento humano no ambiente escolar”.
Com esse ciclo de aprendizado, espera-se que os professores e demais envolvidos levem essas reflexões para o dia a dia da sala de aula, criando um impacto positivo e duradouro na educação.
Para Eva Ribeiro, coordenadora do Ensino Fundamental II e Ensino Médio da Cooperativa Educacional de Porto Seguro - Cooeps, localizada em Arraial D'Ajuda, a palestra teve um impacto significativo na sua prática pedagógica. “A palestra de comunicação não violenta, que aconteceu durante a Jornada Pedagógica, contribuiu para que eu melhorasse na gestão de conflitos, me ajudando a lidar de forma mais eficaz nessas situações, seja entre alunos com alunos, ou entre alunos e professores, desenvolvendo a empatia, a me comunicar melhor também com os alunos”.
Na Jornada da Cooperativa de Trabalho Educacional de Irecê - Coperil, o professor de Pes English (Positivo English Solution) da escola, Mateus Caetano, compartilhou como os aprendizados da Jornada Pedagógica podem ser aplicados na prática em sala de aula, destacando a importância da integração entre teoria e prática no ensino. “Uma das coisas que me deixou mais atento e reflexivo é a questão para um olhar um pouco mais cuidadoso, mais sensibilizado para os alunos da educação inclusiva e especial. Toda a questão metodológica que a gente pode pensar e repensar, desconstruir e reconstruir, para a gente garantir o aprendizado de uma maneira mais efetiva, para que fique leve e confortável, e a gente consiga chegar ao nosso principal objetivo que é educar, trocar conhecimento e experiências em sala de aula, além de pensar nas várias metodologias de como a gente pode atuar, de como os alunos podem ser atuantes, e como eles podem conhecer um pouco mais o mundo e ter experiências e vivências bacanas”.
Já o professor de Língua Inglesa da Cooperativa Educacional de Correntina - Cootreduc, Paulo Arthur, destacou o diferencial de retomada das atividades escolares, por meio da semana pedagógica. “É um momento muito especial para nós educadores, porque não somente se define quais serão as novas diretrizes que nos acompanharão no ano letivo vigente, mas porque também nos reconectamos com a comunidade escolar, com a estrutura escolar e reencontramos os colegas. Este ano, tivemos diversas palestras com profissionais da psicologia que nos trouxeram novas abordagens, entendimentos e ações, não somente para dentro da sala de aula com os nossos alunos, mas também com os outros profissionais que nos cercam, outros professores. Saber identificar e agir em determinadas situações é algo muito importante quando se trata de escola, crianças, formação de cidadãos e do futuro também”.
A formação continuada é um dos pilares do cooperativismo educacional, e as Jornadas Pedagógicas 2025 mostram que, juntos, podemos construir um ensino mais inovador, colaborativo e humano. Que sigamos com mais um ano letivo repleto de novas conquistas para nossas cooperativas!
Por Sistema Oceb
Encontro na Bahia: protagonismo feminino no Cooperativismo
- Nenhum
Inspire-se com os destaques da 13ª edição do evento estadual
Com mais de 23 milhões de cooperados no Brasil, o cooperativismo se consolida como um modelo de negócios que contribui para o desenvolvimento social e econômico. Porém, quando analisamos a participação feminina, percebe-se que ainda há espaço para ampliar o protagonismo das mulheres nos quadros sociais das cooperativas. Segundo o AnuárioCoop 2024, elaborado e divulgado pelo Sistema OCB, os dados apontam que as mulheres representam 41% do total de cooperados no país, um número significativo, mas que reforça a necessidade de iniciativas voltadas à equidade de gênero.
Mulheres que transformam: os destaques do Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas
É nesse contexto que o Sistema Oceb, principalmente por meio do seu Comitê de Mulheres Cooperativistas, o Elas Pelo Coop BA, tem atuado para ampliar a participação feminina no cooperativismo. Um dos eventos que se tornou um marco no calendário institucional, exatamente por trazer à tona o protagonismo feminino, é o Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas. Mulheres de diferentes regiões do estado, unidas pela vontade de compartilhar e aprender, estiveram na capital baiana, nos dias 21 e 22 de novembro, para discutir temas como diversidade, equidade e inclusão.
Destacando a importância do evento para estimular a organização das mulheres nas cooperativas, por meio da criação de comitês, o presidente do Sistema Oceb, fez uma convocação logo ao abrir o evento: “Façam o comitê com a cara da sua cooperativa, do seu município. Se as mulheres não se organizarem em todos os municípios do Brasil, em todo lugar que tenha uma cooperativa, dificilmente teremos êxito. Os objetivos são muitos e se nos organizarmos, o Elas Pelo Coop crescerá em todos os cantos da Bahia”, concluiu Cergio Tecchio.
O pedido do líder cooperativista não é por acaso. Considerando a atuação do Comitê de Mulheres Cooperativistas da Bahia, que pensa e propõe ações para promover a igualdade de gênero e fortalecer a representatividade feminina, essa criação nas bases, ou seja, nas cooperativas, tende a dar bons frutos. Foi também nesse sentido que Vera Lucia Ventura, coordenadora do Comitê Elas Pelo Coop BA e vice coordenadora do Comitê Nacional de Mulheres do Sistema OCB, propôs um desafio para as participantes, na sua mensagem de boas-vindas:
“Queria aproveitar esse momento para fazer um desafio com vocês. Esse desafio é de que, nas próximas eleições, vocês se candidatem aos cargos elegíveis dentro das cooperativas, como os cargos de conselho de administração e conselho fiscal. Então, se candidatem, meninas, façam uso disso. Procurem estar mais integradas nas cooperativas”.
Painéis inspiradores: mulheres cooperativistas transformam desafios em oportunidades
A programação incluiu painéis e palestras conduzidas por lideranças femininas que compartilharam experiências sobre empreendedorismo, liderança e o papel das mulheres como agentes transformadoras dentro e fora das cooperativas.
Painel Mulheres que Inspiram
No painel “Mulheres que Inspiram”, histórias de mulheres que enfrentaram desafios e abriram caminhos de liderança, superação e inovação dentro e fora do movimento cooperativista. Taise Cersosimo, Georgina Maynart, Sandra Cohim e Lourivânia Soares compartilharam não só suas vivências, mas também a ideia de que o espaço para as mulheres no cooperativismo é uma realidade que tem se ampliado.
Os debates sobre o papel das mulheres nas cooperativas destacaram a união e a força feminina. No painel 'Mulheres que Cooperam', Valdirene Oliveira, Glaucia Scapini, Henriqueta Ribeiro e Maria José Santana compartilharam histórias de superação e os desafios diários que enfrentam em suas jornadas como cooperativistas. Leia até o final e confira as opiniões de todas as painelistas.
Palestras e Workshop reforçam o protagonismo feminino
A emoção do público foi evidente, especialmente durante a palestra de Kaike Angelim, atleta paralímpico, que trouxe uma inspiradora mensagem sobre autorresponsabilidade. Ele destacou como as dificuldades podem se transformar em oportunidades de crescimento, quando bem aproveitadas. Já Sauanne Bispo, empreendedora e palestrante com mais de 200 mil seguidores nas redes sociais, também impactou o público. Em sua palestra 'Faça do seu Nome um Verbo', ela refletiu sobre o poder do protagonismo feminino, compartilhando experiências que ilustram como as mulheres podem ir além, ocupando espaços e liderando transformações, tanto na vida pessoal, quanto no cooperativismo.
O workshop “Eu sou protagonista”, liderado por Hellen Beck, analista de inovação do Sistema OCB, e Guilherme Costa, gerente do Núcleo de Inteligência e Inovação do Sistema OCB, levou as participantes a refletirem sobre seu papel no movimento e as ferramentas necessárias para se tornarem cada vez mais atuantes em suas cooperativas. Para Hellen, o Encontro foi uma experiência marcante. "Não só pelas palestras inspiradoras, mas também pela participação ativa das mulheres. No workshop pudemos criar um ambiente de troca de ideias e aprendizado mútuo, desenvolvendo e mapeando ações para o Comitê em 2025”, disse. Veja no final da matéria como criar um comitê de mulheres na sua cooperativa e, claro, como pode contar com o Sistema Oceb nesse processo.
Já para Guilherme, o evento “reforçou o compromisso do cooperativismo com a equidade e o protagonismo feminino, com destaque para a importância de criar ambientes inclusivos e inovadores para o fortalecimento do modelo de negócios.”
Painel Mulheres que CooperamÀ medida que o evento terminava, ficava claro que o encontro não era apenas uma oportunidade de aprendizado, mas também uma celebração das conquistas das mulheres na sociedade. “Saio daqui fortalecida e com sentimento verdadeiro de que eu sou mulher e sou poderosa e posso tudo, na medida do possível, sem atropelar ninguém. Sempre procurando perceber que o caminho de crescer é cooperar”, afirmou com convicção Marineide de Jesus, secretária administrativa da Coopardo.
O evento também foi marcante para a jovem Éliana de Jesus, auxiliar financeiro e tesoureira da Ser do Sertão, que comentou sobre o aprendizado adquirido. “Esse evento foi um momento de inspiração, muito aprendizado e muita motivação. Eu estou levando uma bagagem carregada de conhecimentos para compartilhar com as minhas colegas que ficaram em Pintadas e para o comitê de mulheres que faço parte.”
Depoimentos das painelistas - O evento foi palco de muitas histórias emocionantes. As participantes dos painéis expressaram como se sentiram empoderadas e incentivadas ao apresentarem suas experiências.
“Como é importante compartilhar essas histórias para que a gente saiba que sempre é possível realizar sonhos, projetos e fortalecer as mulheres e a atuação feminina nos mais diversos setores e principalmente no cooperativismo.” Georgina Maynart - Jornalista
“O cooperativismo é uma ferramenta para organizar as mulheres, uma ferramenta de empoderamento, inclusão social e participação política. Então, acredito que o cooperativismo pode ser, de fato, uma forma de incluir as mulheres na sociedade, de a gente fazer esse mundo melhor para todo mundo: mais justo, mais inclusivo, principalmente para as mulheres, que são essa força motriz que move a nossa sociedade”. Lourivânia Soares - professora da Universidade Federal do Sul da Bahia
“Estou muito feliz com o crescimento desse encontro, quanto que nós evoluímos e tenho certeza de que ele nos encoraja a ocuparmos o espaço das mulheres no cooperativismo, um modelo de negócio justo e democrático”. Taise Cersosimo – gerente de Estratégia e Gestão do Sicoob Central BA
“Devemos sempre estimular eventos como este, que reúnem mulheres que fazem a diferença e inspiram outras a seguir o caminho da cooperação. Elas devem ser, acima de tudo, motivo de orgulho e fonte de sabedoria para si mesmas.” Sandra Cohim - diretora de Relações e Serviços da Unifisio e vice coordenadora do Elas Pelo Coop BA
“Esses eventos são muito importantes para o cooperativismo, pois inspiram, instigam e desafiam as mulheres a buscar, enxergando no exemplo de outras mulheres, de outras cooperativas, suas próprias capacidades e como podem superar tudo: basta querer, tentar e buscar.” Glaucia Scapini – cooperada da CoopGNP
“É uma experiência única, onde, primeiro, temos a certeza de que não estamos sozinhas nessa caminhada no cooperativismo. Podemos também trazer nossas experiências e compartilhá-las com as outras”. Maria José - cooperada e delegada do Sicoob Coopere
“Que novas iniciativas surjam para darmos continuidade ao trabalho, sempre com o objetivo de, através da experiência do cooperativismo, fazer com que as mulheres compreendam que cooperar nos permite produzir mais e alcançar grandes conquistas.” Henriqueta Nogueira - delegada do Sicoob Norte Sul
“É uma satisfação participar de um encontro como este. Ele nos fortalece como mulheres, especialmente no contexto do cooperativismo. Este evento é uma oportunidade para quem está no dia a dia das cooperativas e mostra o avanço que conquistamos e o papel fundamental que desempenhamos dentro delas.” Valdirene dos Santos - presidenta da Ser do Sertão
Também contamos com parceiros institucionais no evento como o Senar Bahia. "Ter participado do 13º Encontro Estadual das Mulheres Cooperativistas, pra mim, foi muito gratificante. Primeiro, porque acredito que está na essência feminina o cooperativismo. O cooperar com o próximo faz parte da essência da mulher. Segundo, foram dois dias muito ricos, com palestras e trocas de experiências, onde foi possível ter uma integração entre as mulheres cooperadas, mas também ouvir experiências de tantas outras mulheres inspiradoras, que puderam compartilhar um pouco da sua vivência, da sua trajetória. Agradeço o convite e por estender o convite ao agro, setor no qual eu represento. Essa conexão com a Oceb e o Comitê Elas pelo Ccoop é muito importante para o segmento agropecuário também", comentou a superintendente do Senar Bahia, Carine Magalhães.
13 anos impulsionando as mulheres no coop
Ao longo de 13 anos de realização, o Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas reafirma que o cooperativismo da Bahia é, e continuará sendo impulsionado pela força das mulheres e de todos que, juntos, estão transformando o futuro do nosso modelo de negócios.
Integrantes do Comitê Elas Pelo Coop BA presentes no evento
Etapas para implantação do Comitê de Mulheres - Após tudo o que você acompanhou neste texto, acreditamos que está inspirada a implementar um comitê em sua cooperativa, então, acesse agora o Manual de Implantação de Comitês de Mulheres nas Cooperativas ou entre em contato com o Comitê Elas Pelo Coop Bahia por meio do e-mail:
Confira mais fotos do evento acessando o Facebook do Sistema Oceb. Lá foi criado um álbum com registros do evento. Para mais informações sobre o evento e outras ações do Sistema Oceb, acesse @sistemaoceb nas redes sociais.
Por Ascom Sistema Oceb
Impulsiona Bahia leva o coop baiano a caminho do topo
- Artigo Inferior 3
O evento reuniu 74 cooperativas para apresentar as soluções do Sistema Oceb,
visando impulsionar os negócios das cooperativas no estado
O Cooperativismo Baiano segue rumo ao topo e o Impulsiona Bahia é somente o início da escalada de crescimento, desenvolvimento e sustentabilidade das cooperativas no estado. Com esse objetivo, representantes de 74 cooperativas no estado, estiveram reunidos nos dias 13 e 14 de abril de 2026, em Salvador - BA, no evento promovido e realizado pelo Sistema Oceb. Nos dois dias, os participantes — incluindo todo o time da Casa do Cooperativismo Baiano — puderam aprofundar os conhecimentos sobre as soluções ofertadas às cooperativas baianas, além de assistirem apresentações que abordaram temáticas como superação e conquista; cultura cooperativista e ESG. Os diagnósticos organizacionais da solução AvaliaCoop, Identidade, Governança e Gestão (PDGC) e NegóciosCoop ganharam destaque na programação com a aplicação prática em oficinas.
Responsável pela abertura da primeira edição do Impulsiona Bahia, Cergio Tecchio, presidente do Sistema Oceb, comentou a importância da diversidade de cooperativas presentes no evento. “Aqui temos muitas cooperativas de todos os ramos e todos os cantos da Bahia; pequenas cooperativas que nasceram esses dias e cooperativas com mais de 40 anos, com mais de 50 anos. Juntas, todas reunidas para esse momento histórico. O Sistema Oceb sente muito orgulho de reunir pessoas que estão em busca de uma intercooperação, de novas oportunidades, e mais do que tudo, crescer, atender os seus cooperados e atender a comunidade”, agradeceu o líder cooperativista do estado.
Conquistando o seu Everest
Para abordar a temática do Impulsiona Bahia “Levando o Coop Baiano ao Topo”, o Sistema Oceb contou com convidados de projeção nacional, a exemplo do administrador, palestrante e alpinista profissional, Rosier Alexandre. Ele detalhou os desafios superados para se tornar o 15º brasileiro, e o primeiro nordestino, a alcançar o cume do Monte Everest. Ao associar todo o planejamento e treinamento necessários para alcançar o ponto mais alto do planeta, fez um paralelo com o dia a dia dos negócios. “Pensar assim, qual é a meta número um do Rosier? Chegar no cume da Montanha? Não é. Essa não é a meta número um. A meta número um é voltar para casa vivo. O que adianta ter resultado e não ser sustentável? Nada vale, tem que ter sustentabilidade. Então eu tenho que ir, mas voltar para minha família para comemorar, para poder dizer assim: concluí o projeto. Segundo: chegar no cume, mas tem que respeitar a primeira regra: chegar no cume e voltar vivo”, detalhou ele que dentre outros feitos notáveis, foi o 11ª sul-americano, quinto brasileiro e primeiro do Norte e Nordeste a conseguir escalar a maior montanha de cada continente.
O diretor Administrativo da Cooperativa Nacional de Transporte Corporativo - Coomap, Wellington Ceuta, gostou dos conteúdos apresentados. “É importantíssimo todo o conteúdo do evento. As palestras são muito importantes para o cooperativismo e para a integração com as cooperativas de várias cidades aqui da nossa região e do estado”.
Portfólio de Soluções às cooperativas baianas
No encerramento do primeiro dia foi a vez das cooperativas baianas se aprofundarem nas soluções oferecidas pelo Sistema Oceb. O analista de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCB, Magnun Cruz, detalhou os serviços disponibilizados que abrangem os seguintes eixos de atuação: Dados e Inteligência, Capacitação, Negócios, Inovação, ESG, Cultura, Representação e Comunicação.
A supervisora de Controle da Cooperativa Agropecuária do Oeste da Bahia - Cooproeste, Sonia Sabino, elogiou a iniciativa. “Nós tivemos a oportunidade de ver com mais clareza todas as soluções que o Sistema oferece para impulsionar as cooperativas e o evento faz jus ao nome: Impulsiona Bahia. Entendo que cooperativa, como foi falado em várias palestras, é negócio e não dá para ter negócio sem competitividade, que está alinhada ao processo de capacitação”, concluiu a integrante da cooperativa agropecuária.
O ano da Cultura Cooperativista
Em 2026, o Sistema OCB definiu como foco de ações do planejamento estratégico em vigor (período 2025-2030), as ações voltadas à cultura da cooperação. A temática também ganhou espaço no Impulsiona Bahia com a palestra “Cultura Cooperativista: o Impulso que Nos Leva ao Topo”, ministrada pelo pesquisador, palestrante e instrutor Alexandre Garcia. Em apresentação ao público presente, foi mostrado como os princípios e valores que regem o cooperativismo são os verdadeiros diferenciais e que impulsionam o próprio negócio cooperativista. “A cultura tem a ver com os cooperados, com os colaboradores, e com a comunidade. Eu preciso levar tudo isso em um pacote. A cultura tem a ver com esse pacote. Tudo isso nos leva ao topo, nos leva ao longo prazo, nos leva aos resultados. Não tem nenhum problema eu querer crescer, me desenvolver, ter resultados melhores. Com isso, as cooperativas conseguem fazer aliar o econômico ao social”, relatou o também consultor que atua nas áreas de inovação, cultura cooperativista, liderança, comportamento organizacional e desenvolvimento de pessoas.
Presente à primeira edição do Impulsiona Bahia, a presidente da Cooperativa de Trabalho Educacional de Porto Seguro - Cooeps, Daniele Almeida, destacou a forma como o evento foi executado. “O formato do Impulsiona Bahia, foi muito interessante para podermos estar juntos das cooperativas baianas. Uma linguagem só para apresentar os programas e as soluções. Estamos levando o engajamento, o network, a compreensão com um olhar diferente. Voltamos, realmente, motivados a ingressar em mais soluções”, planejou a dirigente da cooperativa educacional do sul baiano.
Oficinas AvaliaCoop: diagnósticos organizacionais em prática
A apresentação dos diagnósticos organizacionais do programa AvaliaCoop às cooperativas baianas foi um dos grandes focos do Impulsiona Bahia. Por isso mesmo, boa parte da programação foi destinada a orientar os participantes sobre os instrumentos de monitoramento que auxiliam na conformidade, governança e gestão e nos negócios.
Na oficina voltada ao Diagnóstico Governança e Gestão (PDGC), o especialista em Gestão de Cooperativa, Rodrigo Leocadio, orientou as cooperativas assistidas e trouxe o impacto positivo da adesão à ferramenta com casos de sucesso evidenciados pelo Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão, premiação do Sistema OCB que reconhece as melhores práticas das cooperativas por todo o país aderentes ao referido diagnóstico.
Para o facilitador da oficina, o Impulsiona Bahia marca um novo momento para o cooperativismo baiano. “Ele marca um novo posicionamento das cooperativas baianas, impulsionadas por essa ferramenta de governança e gestão, em busca de um patamar de excelência nos seus processos. Pessoalmente, é um momento também muito importante. Esse desejo de contribuir com essas orientações para o desenvolvimento das cooperativas locais”, explicou o ex-consultor e avaliador da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), uma das entidades com modelo referencial utilizado no diagnóstico organizacional.
O acesso e abertura a novos mercados, posicionamento de marca, comunicação de resultados e elaboração de planos de ação próprios deu o tom da oficina do Diagnóstico de Negócios, facilitada pelo especialista em Planejamento de Marketing, Wellington Espanha.
Com forte atuação no segmento agropecuário, o instrutor trouxe dicas e insights às cooperativas, majoritariamente pertencentes ao respectivo ramo, para gerar valor ao trabalho desenvolvido junto ao mercado, equipes, cooperados e a comunidade. “O objetivo foi fazer uma reflexão e trazer práticas para desenvolvimento das ações e, principalmente, como comunicar os seus resultados a cada um dos cooperados e a comunidade envolvida. Como melhorar a comunicação da cooperativa, imaginando que não adianta fazer, não adianta implantar o diagnóstico se nós não tivermos resultados e depois, simultaneamente, se nós não tivermos uma boa comunicação”, reiterou ao comentar sobre o propósito da atividade.
Pensado para fortalecer a segurança jurídica e a perenidade do modelo cooperativista, o Diagnóstico Identidade é um aliado das cooperativas na avaliação da aderência à Legislação do Cooperativismo e boas práticas. Para orientar às cooperativas aderentes e que buscam seguir em consonância com princípios, valores e o regramento relacionado ao setor, o analista de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCB, Magnun Cruz, e os analistas de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema Oceb, Tássia Gouveia e Valter Sampaio, mostraram o passo a passo da adesão, principais evoluções da plataforma e tiraram dúvidas relacionadas ao tema.
Para o representante da Unidade Nacional, Magnun Cruz, as cooperativas têm uma importante ferramenta à disposição. “O Diagnóstico Identidade oportuniza verificarmos a conformidade e trazermos uma segurança jurídica para as cooperativas. Esse momento possibilita passarmos por questões, nas quais a gente discute a conformidade adequada à legislação e as evidências que possam verificar o cumprimento do que propõe a lei nº 5.764 - ‘Lei Geral das Cooperativas’, a lei nº 12.690 - ‘Organização e funcionamento das Cooperativas de Trabalho’ e outras legislações vigentes”.
Para Tássia Gouveia, que atua no atendimento direto às cooperativas baianas no Sescoop/BA, os objetivos do evento e das oficinas foram bem cumpridos. “Foi um momento único. Nesse primeiro Impulsiona Bahia a intenção foi fazer com que as cooperativas se aprofundassem nos nossos diagnósticos. Falando especificamente do Identidade, a ideia é fazer com que elas estejam regulares na questão estatutária, de atas, de fichas de matrícula. O objetivo é que elas estejam regulares e aptas para avançarem nos outros diagnósticos”.
A diretora de Relações e Serviços da Alliança Saúde, Kátia Martins, avaliou o evento a partir de um princípio fundamental do cooperativismo. “Pensando nos princípios cooperativistas, esse é um momento de grande importância, que podemos exercer a intercooperação, ao entrarmos em contato com outras cooperativas que fazem parte do mesmo ramo e, também, de reflexão acerca da nossa atuação no mercado e como é que a gente pode impulsionar a nossa cooperativa para outros mercados e outros serviços, ganhando espaço assim em todo o território”, refletiu.
Prática ESG
O encerramento do Impulsiona Bahia trouxe a discussão de um tema que tem ganhado, cada vez mais, destaque no ambiente corporativo e do cotidiano de pessoas: o ESG. Para traçar um panorama atual das ações atuais em curso, a especialista na área, Rosilene Rosado, realizou uma apresentação com aspectos a serem observados pelas cooperativas que desejam ser mais sustentáveis e aproveitar oportunidades de aprimorar os negócios.
A consultora aproveitou para diferenciar os termos ESG e sustentabilidade. “ESG é uma ferramenta que permite medir se a atividade que exercemos é sustentável e o quanto ela pode ser mais ou avançar. A sustentabilidade é o objetivo. ESG é uma ferramenta que nos permite fazer a gestão dos aspectos sociais, ambientais, econômicos, do meu negócio conjuntamente e acompanhar, principalmente, monitorando riscos aos quais eu estou exposta ou posso estar, e oportunidades que eu posso usufruir em sustentabilidade”, explicou ela que auxiliou o Sistema OCB no desenvolvimento das soluções do ESGCoop.
Após os dois dias de evento, a diretora de Relacionamento do Sicoob Crediconquista, Gabriela Nascimento, avaliou o impacto da atividade. “O Impulsiona Bahia veio para somar, para apoiar as cooperativas que atuam no caminho rumo à excelência, trazendo diversos insights para que a cooperativa possa estar em um processo contínuo de amadurecimento. E com isso, visualizarmos quantos processos podem ser melhorados , quantas oportunidades de crescimento temos através desse evento. Pudemos absorver diversas ideias e atuar com a intercooperação”, avaliou a dirigente da cooperativa de crédito conquistense.
O Impulsiona Bahia leva o coop baiano ao topo! Para assistir os melhores momentos, acesse nossas redes sociais pelo @sistemaoceb .
Por Ascom Sistema Oceb
Inscrições prorrogadas para o Processo Seletivo SESCOOP/BA
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - SESCOOP/BA prorrogou as inscrições para seleção de pessoal para o dia 28 de setembro de 2012. As inscrições deverão ser feitas mediante o preenchimento da ficha cadastral, disponível no site deste Serviço Social Autônomo, e deverá ser entregue até o prazo, pessoalmente ou pelo e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , conforme as normas do Comunicado de Abertura de Processo Seletivo nº 001/2012.
A seleção é para o preenchimento de vagas e cadastro de reservas. Serão selecionados profissionais para as funções de Assistente de Monitoramento, Assistente Jurídico e Contador. Com carga horária de 40 horas semanais, a remuneração para os cargos é de R$ 1.845,52, e terão os seguintes benefícios: vale transporte, vale alimentação ou refeição, plano de saúde e odontológico. Para os interessados, a seleção será realizada em três etapas: a primeira, de 01 a 09 de outubro, por meio de análise curricular. Já a segunda, será no dia 20 de outubro, através de avaliação de conhecimentos, conforme conteúdo indicado no edital, para cada cargo. Os candidatos que obtiveram as maiores pontuações nas etapas anteriores cumulativamente serão convocados para a terceira etapa, ou seja, a entrevista classificatória. O resultado final será divulgado no dia 20 de novembro, no site www.bahiacooperativo.coop.br.
O processo seletivo terá validade de 01 ano, podendo ser prorrogado por igual período, e os candidatos selecionados poderão ser convocados, dentro do prazo estabelecido, sempre respeitando a ordem de classificação, avaliada a necessidade e conveniência do SESCOOP/BA.
Clique aqui para acessar a página do Processo Seletivo.
Sistema Oceb apoia simpósio das Unimeds BA e PE
Evento anual aborda tendências e perspectivas da saúde
suplementar para as cooperativas do Sistema Unimed
O Sistema Unimed é a maior rede do mundo quando se trata de cooperativas médicas, e na Bahia apresenta alta capilaridade no nosso território. Entre os dias 16 e 18 de maio ocorreu o VI Simpósio de Saúde Suplementar das Unimeds dos Estados da Bahia e Pernambuco. O evento foi realizado no município baiano de Una, situado no sul do estado, a 370 quilômetros da capital, com apoio do Sistema Oceb e do Sistema OCB/PE. Na sexta edição, o simpósio reuniu dirigentes, gestores, empregados e cooperados ligados às duas cooperativas Federações e respectivas singulares, além de representantes da Central Nacional Unimed.
A programação contou com temáticas compreendendo o cooperativismo e a saúde suplementar como cenário atual com desafios e oportunidades para o Sistema Unimed, cenário econômico, demográfico e aspectos políticos e jurídicos do Brasil com implicações no segmento. Foram ainda abordados o relacionamento com cooperados, a estrutura da Unimed no Nordeste, experiências dos serviços ofertados, diagnóstico, tratamento e os principais desafios enfrentados pela rede cooperativista em relação ao Transtorno do Espectro Autista - TEA. Cooperativismo e Sustentabilidade e a Jornada do Cliente foram outros conteúdos que fizeram parte da programação do evento.
Para o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, o apoio à atividade apresenta benefícios que perpassam pelo próprio cooperativismo. “A Unimed presta serviços em saúde de alta qualidade aos usuários, bem como suporte aos cooperados e demais profissionais que dela fazem parte no nosso estado. Portanto, o Sistema Oceb apoia as iniciativas da federação e cooperativas singulares na Bahia, visto que elas contribuem para a melhoria da assistência em saúde e qualidade de vida da população baiana”.
Em paralelo ao simpósio ocorreu o I Encontro das Unimeds do Nordeste com a reunião de parte das cooperativas dos estados da região.
Como representante do Sistema Oceb, o conselheiro diretor do Ramo Saúde na Oceb, Silvio Porto, destacou a importância da participação da Unimed do Brasil para o fortalecimento do maior sistema cooperativista em saúde do país. “A participação ativa, os insights compartilhados e a colaboração dos diretores da Unimed do Brasil desempenharam um papel essencial no sucesso e na relevância do simpósio e do encontro. A troca de conhecimentos e experiências proporcionada pelas contribuições de líderes tão respeitados e engajados é inestimável para o progresso e fortalecimento da nossa rede Unimed”, refletiu o também presidente da Unimed Itabuna.
Além dos representantes da Unimed do Brasil, compareceram ao evento diretores e gestores da Unimed Participações, Unimed Seguros, Faculdade Unimed e de cooperativas integrantes do Sistema Nacional Unimed de outras regiões. Neste ano, uma feira de negócios permitiu com que os participantes pudessem estabelecer contatos e prospectar oportunidades de parcerias comerciais e intercooperação.
Sistema Nacional Unimed
Atualmente, o Sistema Nacional Unimed é composto por 340 cooperativas com 117 mil médicos cooperados. Atende 19,7 milhões de usuários com uma rede de 157 hospitais próprios e mais de 29 mil hospitais, clínicas e serviços credenciados. Há ainda uma ampla estrutura de prontos atendimentos, laboratórios e centro de diagnósticos para assistência aos beneficiários. Cerca de 21% dos médicos no Brasil atendem por meio da Unimed. No suporte estão 143 mil empregados diretos atuando no maior sistema cooperativista de saúde do país, e um dos maiores do mundo.
Na recém-divulgada Pesquisa de Imagem do Cooperativismo 2023 realizada pelo Sistema OCB, em conjunto com a consultoria Checon, a Unimed aparece no top 10 das cooperativas mais citadas pelos brasileiros, ocupando a 8ª colocação.
Por Ascom Sistema Oceb
Cooperativas baianas no WCM’25: conexões e aprendizados
- Nenhum
Bahia conectada ao cooperativismo mundial
O cooperativismo baiano, representado por 24 cooperativas do estado, de diferentes ramos, participou do WCM 25 - World Coop Management 2025, o maior evento de liderança e estratégia do cooperativismo mundial. O time da Bahia pôde fortalecer conexões e ampliar conhecimentos sobre “Inteligência Artificial, Inovação e Cooperação”, temática central do evento.
A programação do congresso, que ocorreu nos dias 22 e 23 de setembro, no Minascentro, em Belo Horizonte/BH, contou com palestras que apresentaram assuntos atuais e discussões de como a tecnologia tem servido às pessoas, a importância da diversidade e do cooperativismo como ferramenta de desenvolvimento sustentável.
Aprendizados e conexões no WCM’25
Sair do espaço da cooperativa e ter vivências em eventos como o WCM ajuda a ampliar o entendimento sobre assuntos da atualidade. Para Silvana Jabinal, gerente da Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas da Bahia - Coopanest, o evento foi “rico em conteúdo e com um foco inspirador no cooperativismo em um novo mundo, onde a inteligência artificial já faz parte do nosso dia a dia - e quem não se adequar ficará para trás. Tenho certeza de que saímos deste encontro com a visão muito mais ampla e com a determinação de levar esse conhecimento e essa vivência para as nossas cooperativas.”
As reflexões transmitidas por diferentes palestrantes e interações, demonstraram que inteligência mais importante é aquela que conecta as pessoas à mais distinta habilidade: o relacionamento humano. Essa foi a impressão de Fernando Scapini, presidente da Cooperativa dos Transportadores de Luís Eduardo Magalhaes - CoopGNP. “Foram dois dias intensos de muito aprendizado, informações, conhecimento, inovações, motivação e valores agregados ao cooperativismo. Uma questão muito debatida e discutida foi a Inteligência Artificial (IA) que vem sendo uma evolução muito rápida. Apesar de toda tecnologia e evolução das máquinas e sistemas, saio do WCM’25 mais convicto de que as pessoas estão no centro dessa evolução. Precisamos investir e cuidar das pessoas, pois a parte humana é, e sempre fará a diferença”.
Relacionar o tema da tecnologia às habilidades humanas dialoga diretamente com o modelo de negócios cooperativista, como destacou Daniele Almeida, presidente da Cooperativa de Trabalho Educacional de Porto Seguro - Cooeps. “O WCM’2025 foi um momento de aprendizado e reflexão sobre o mundo tecnológico e as nossas habilidades humanas, temas mais que importantes para o cooperativismo, que tem na sua essência o fazer pelo humano. As trocas entre os pares e a relevância da interação humana, somadas às escolhas tecnológicas que fazemos cotidianamente, foram pontos necessários de reflexão, uma vez que as mudanças no mundo contemporâneo não vão regredir”, conclui.
Durante os intervalos, os participantes trocaram experiências com cooperativistas do Brasil e do mundo, e circularam pelos estandes, onde conheceram soluções e iniciativas que podem inspirar novos caminhos para o cooperativismo baiano.
Magna Gomes, diretora administrativo da Sicoob Norte Sul, esteve pela primeira vez no WCM. Para ela, “o momento é de evolução em velocidade e exige das lideranças cooperativistas adaptação e equilíbrio. O futuro é humano, a tecnologia sempre será importante, mas jamais substituirá a nossa humanidade feita em perfeição”, refletiu a gestora da cooperativa de crédito baiana.
Apoiar a participação das cooperativas neste encontro global é uma das formas de colocar em prática um dos objetivos estratégicos do Sistema Oceb: capacitar e desenvolver as lideranças, os colaboradores e cooperados. Para o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, “o WCM’25 foi vivido pelas lideranças baianas como uma oportunidade única de fortalecer conexões estratégicas com outros sistemas cooperativos do país e de refletir sobre os caminhos que podem impulsionar o futuro do setor. Vamos juntos!”.
Por Ascom Sistema Oceb
MBA baiano em Gestão de Cooperativas realiza atividades com intercâmbio
Pensando em aprimorar cada vez mais os conhecimentos dos representantes de cooperativas baianas, a OCEB e o SESCOOP/BA promovem diversos tipos de atividades de qualificação. Dentre elas podemos citar o curso de MBA em Gestão de Cooperativas. O MBA, que tem como meta promover o acesso a novos conhecimentos e o aprimoramento profissional dos empregados, dirigentes, conselheiros e gestores de cooperativas baianas, foi fruto de demandas das cooperativas, como forma de aprimoramento da gestão e decorre da parceria firmada entre SESCOOP/BA e a Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – ESCOOP, sediada no Rio Grande do Sul.
A especialização foi iniciada no mês de julho de 2017 e o seu penúltimo módulo, Vivências em Cooperativismo, ministrado pela professora e coordenadora do MBA, Paola Londero, foi realizado neste mês de março, com um intercâmbio do grupo para o Rio Grande do Sul, que teve como objetivo proporcionar aos 25 discentes participantes maior aproximação com experiências de sucesso no cooperativismo, vez que o estado é considerado o berço do cooperativismo no Brasil.
Para a docente da disciplina, Paola Londero, momentos como esse trazem “relevantes contribuições e reflexões sobre as práticas de gestão, governança, educação e doutrina do cooperativismo. Nossos discentes tiveram a oportunidade de trocar conhecimentos e experiências que enriqueceram sua formação teórica e que, com certeza, também trará impacto na sua vida profissional”.
O intercâmbio, que aconteceu entre os dias 14 e 16 de março, iniciou na Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – ESCOOP, onde os alunos assistiram a apresentação do gerente de Monitoramento do SESCOOP/RS, José Máximo Daronco, sobre o SESCOOP/RS; do presidente da Cooperativa COOPLIB, com o também professor e presidente da COOPLIB, Ernesto Krug, sobre os desafios do Ramo Trabalho; do diretor administrativo da Cooperativa Educacional COOPEEB, Vitor Marega Mörschbächer, sobre a história da cooperativa e do conselheiro vogal da UNIODONTO Vale dos Sinos, Marco Antônio Machado, que trouxe informações acerca dos desafios de gestão da cooperativa.
O roteiro também incluiu visita às cooperativas Sicredi Pioneira, Piá e Vinícola Garibaldi, onde os visitantes conheceram mais sobre a educação cooperativa, processo industrial, desafios de gestão e governança e influência dos princípios nos fundamentos das cooperativas.
CONFIRA ALGUNS DEPOIMENTOS SOBRE A ATIVIDADE
“Conhecer o coração do cooperativismo deixou em mim a certeza de que trabalhamos em prol de valores maiores que nós mesmos. Quando ouvi de um dos diretores da Pioneira que cooperativismo se confunde com espiritualidade, fiquei encantada e acredito que todos os cooperativistas deveriam sentir esse pertencimento para trabalhar com mais dedicação, alegria e satisfação. Muito obrigada e espero fazer jus colocando em prática pelo menos um pouquinho de tudo que vi e ouvi.” Thais Neves Rezende - SICOOB CREDMED
“Essa disciplina foi excelente! Além de conhecermos ações e trabalhos relevantes para serem replicados em nossas cooperativas, permitiu que se construíssemos relações, que podem promover, no futuro, a intercooperação, a troca de conhecimento, convênios e, quem sabe, negócios.” Ana Paula Souza – COOPAG
“Essa vivência nos proporcionou conhecer na íntegra o cooperativismo na sua essência, resgatando seus valores e sua história, nos dando a oportunidade de conhecer o local onde se começou a primeira cooperativa do Brasil. Me sinto mais fortalecida em saber que estou no caminho certo, que cooperativismo não é utopia. Mas percebo o quanto temos que aprender, crescer e nos posicionamos para que sejamos respeitados no mercado e reconhecidos nas políticas públicas, enquanto organizações sérias, empoderadas, eficazes, eficientes e que produzem resultados significantes para a sociedade.” Elivânia Oliveira – COOLIBA
“O intercâmbio nos mostrou que é possível executar todos os princípios cooperativistas, tendo como mola precursora a “vontade”. (...) Foi plantada uma semente de esperança em nossos sentimentos, basta vender a ideia e praticar. Juntos podemos mudar! Quero agradecer ao SESCOOP/BA e a OCEB pela oportunidade de participar de algo que me fez refletir muito sobre como tornar o mundo melhor através do desenvolvimento local, tanto na parte intelectual das pessoas, quanto no econômico-social.” Fábio Simões - SICOOB Coopere
O MBA em Gestão de Cooperativas será finalizado no dia 13 de Abril de 2019, em Salvador/BA, com as apresentações dos artigos, produzidos pelos discentes, como trabalho de conclusão do curso. No calendário 2019 do SESCOOP/BA já há previsão para uma nova turma.
Ascom OCEB, com informações da ESCOOP.
Jovem baiana participa de encontro de pesquisadores no Uruguai
- Nenhum
Ela apresentou projetos sobre Cooperativismo
A Bahia esteve representada no XIII Encontro de Investigadores Latinoamericanos en Cooperativismo (XIII EILAC) por Daniele Scopel, assistente de crédito da cooperativa Sicoob Costa do Descobrimento e integrante do Comitê de Jovens Geração C do Sistema OCB. O evento, que ocorreu de 5 a 7 de setembro no Uruguai, na cidade de Montevideo, teve como tema “Cooperativismo e Economia Social e Solidária: construindo práticas e teorias transformadoras para um tempo de mudanças”.
Na sexta-feira, 6 de setembro, Daniele apresentou dois trabalhos no eixo “Inovação, Gestão e Governança em Cooperativas”. Seus projetos são o “Projeto de implantação do Programa Mulheres Cooperativistas na cooperativa de crédito Sicoob Costa do Descobrimento” e “Os jovens como agentes propagadores do futuro do cooperativismo", assuntos que destacam a importância da participação feminina e o papel da juventude no modelo de negócios cooperativista.
Ao reunir pesquisadores e especialistas de diversos ramos do cooperativismo da América Latina, o evento possibilitou o intercâmbio e networking com outros profissionais, como comenta Daniele: "O EILAC é um momento de encontro de pesquisadores sobre o cooperativismo, onde é possível realizar a troca de aprendizagens e experiências com outros pesquisadores de todos os ramos do cooperativismo, além de ser um momento de ver práticas cooperativistas da América Latina. Aprendizados que poderei compartilhar quando retornar ao meu estado.”
Para o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, a participação de Daniele no evento reforça um dos objetivos estratégicos do Sescoop/BA de estimular a pesquisa no cooperativismo e fortalecer a disseminação da cultura cooperativista. "Ver uma jovem cooperativista baiana participando de um evento internacional e apresentando projetos que impactam diretamente o futuro do cooperativismo é motivo de grande alegria. A presença de Daniele no EILAC não só fortalece a visibilidade das cooperativas baianas, mas demonstra o quanto os jovens e mulheres são fundamentais para a sustentabilidade do nosso modelo de negócios."
O XIII EILAC, reconhecido como um dos principais fóruns de discussão sobre cooperativismo na América Latina, é uma plataforma para a divulgação de pesquisas e boas práticas. O apoio na participação de Daniele Scopel representa mais um passo do Sistema Oceb na direção de fortalecer a participação de jovens e mulheres em espaços que irão trazer mais visibilidade ao cooperativismo e mostrar que eles são, de fato, agentes fundamentais para o futuro do movimento.
Ascom Sistema Oceb (com informações e fotos de Daniele Scopel)
XIV Encontro de Mulheres Coop da Bahia aborda inovação e formação feminina
- Nenhum
Evento ocorreu na modalidade on-line e contou
com aproximadamente 100 participantes
Na última sexta-feira (5/9), cooperativistas baianas se reuniram no XIV Encontro de Mulheres Cooperativistas da Bahia. O evento organizado pelo Comitê Elas Pelo Coop BA, em parceria com o Sistema Oceb, teve como tema “Inteligência Artificial e Marketing Digital” visando capacitar lideranças femininas e dar continuidade ao planejamento estratégico construído coletivamente em 2024 pelo comitê de representação feminina do cooperativismo baiano.
A programação combinou reflexões sobre a participação feminina no setor e temas relacionados à inovação e sucessão nos negócios cooperativos, com destaque para a palestra sobre Introdução à IA e Marketing Digital no contexto cooperativo, ministrada por Rodrigo Rangel, analista de estudos econômicos do Sistema OCB e a palestra Como aplicar de forma acessível as ferramentas de IA e Marketing Digital na minha cooperativa?, apresentada por Lívia Maria, presidente da Cooperativa dos Prestadores de Serviços Autônomos de Lagoa Santa - Coopresa, sediada na cidade mineira da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Na abertura do encontro, o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, destacou a importância da participação e presença das mulheres no empreendimento cooperativista na Bahia, com dados que reforçam o protagonismo feminino. “Hoje as mulheres representam 44% dos cooperados, 26% dos integrantes dos conselhos de administração e diretoria e ocupam 61% dos empregos diretos gerados pelas cooperativas. Portanto, são fundamentais do ponto de vista de quadro social, liderança e gestão e para o bom funcionamento das cooperativas baianas. O encontro é sempre uma ótima oportunidade de celebrarmos as vitórias e projetarmos os desafios ainda a serem superados para que, cada vez mais, as mulheres ocupem mais espaços de poder e de representatividade”, comentou o dirigente à frente da Casa do Cooperativismo Baiano.
IA como aliada da produtividade
Com o tema Inteligência Artificial e seu potencial para produtividade, Rodrigo apresentou conceitos básicos, desmistificou ideias e trouxe exemplos práticos de uso das ferramentas digitais. Ele explicou como a IA pode apoiar tanto processos internos das cooperativas, quanto estratégias de comunicação e marketing.
Segundo ele, compreender e dominar a interação com essas tecnologias já se tornou uma competência essencial. “A Inteligência Artificial não substitui as pessoas, mas potencializa aquelas que sabem usá-la. É uma ferramenta que amplia nossa capacidade de análise, de criação e de tomada de decisão”, afirmou.
A palestra abordou desde mitos e verdades sobre a IA, além de trazer exemplos de aplicações no cotidiano das organizações. Rodrigo também explicou como funcionam os prompts – comandos que direcionam as respostas da IA – e deu dicas para torná-los mais eficientes.
“Um bom prompt é como uma boa pergunta: quanto mais claro e contextualizado, mais assertiva será a resposta. É isso que torna a IA uma parceira estratégica, seja para elaborar um plano de ação, resumir informações complexas ou gerar insights de mercado”, destacou.
Mulheres no comando
Estar à frente de uma cooperativa com mais de 400 cooperados e que atua em segmento estratégico como o aeronáutico, com rigorosos padrões de segurança, nunca assustou Lívia Maria, cientista da computação e especialista em manutenção de aeronaves. Desde os 19 anos é cooperada da Coopresa e há 10 anos aceitou o desafio de assumir a presidência da única cooperativa que atua com a manutenção de aeronaves no Brasil.
Na apresentação, a dirigente explicou importantes decisões tomadas para modernizar o conselho de administração da cooperativa com impactos positivos na melhoria de custos, implementação de ferramentas modernas de gestão e nas estratégias de ação junto ao mercado. Conforme a líder cooperativista mineira, o papel do líder é saber identificar potencialidades e colocar as expertises da equipe a favor da organização para alavancar os negócios. Além disso, pontuou a necessidade das cooperativas pensarem na sucessão do quadro diretivo, para sempre estarem em busca de aprimorar a gestão e governança, conforme as características singulares do nosso modelo de negócios.
As conquistas e resultados obtidos pela Coopresa sob o comando de Lívia Maria foram evidenciados com case de boas práticas do Inovacoop. O reconhecimento cooperativista veio no último Prêmio SomosCoop - Excelência em Gestão, com destaque na categoria Primeiros Passos. A premiação nacional do Sistema OCB joga luz para os melhores resultados alcançados por cooperativas brasileiras a partir de projetos, programas e ações implementadas via Diagnóstico de Governança e Gestão, da solução Avaliacoop.
Além do debate sobre inovação, sucessão cooperativista e governança e gestão nas cooperativas, o encontro deu continuidade à execução do planejamento do Comitê de Mulheres Cooperativistas da Bahia, elaborado em 2024 a partir de uma ampla escuta das cooperativistas baianas. O documento prevê ações de capacitação, formação de lideranças e fortalecimento da rede de apoio entre mulheres.
Neste ano, importantes avanços já foram obtidos nos espaços de representatividade feminina dentro das cooperativas no estado. "As mulheres dentro das cooperativas baianas estão se mobilizando e construindo seus comitês. Esse movimento é muito importante na Bahia, pois traz conhecimento, engajamento, perspectivas de futuro melhor, tanto para estas mulheres, como para a comunidade como um todo. Isso demonstra que as cooperativas no estado estão compreendendo a importância dos comitês de representação feminina, pois essa atuação só agrega às próprias cooperativas, além da valorização da mulher ser um aspecto relevante para o crescimento e desenvolvimento das cooperativas que adotam tais políticas", celebrou Vera Lucia Ventura, coordenadora do Comitê de Mulheres Cooperativista da Bahia - Elas pelo Coop BA.
Na Bahia, além do Comitê Estadual de Mulheres Cooperativistas - Elas Pelo Coop BA, um dos primeiros a serem constituídos no país, várias são as cooperativas com iniciativas encaminhadas ou comitês de mulheres já constituídos, reforçando internamente o compromisso de dirigentes, cooperados, gestores e força de trabalho com ações de afirmação das mulheres dentro do ambiente cooperativista.
Por Ascom Sistema Oceb com informações do Sistema OCB
Iniciativa do Sescoop/BA estimula inovação em cooperativa baiana
- Nenhum
Impulsionar a inovação nas cooperativas baianas é uma estratégia de desenvolvimento dos negócios. De olho nisso, o Sescoop/BA tem realizado ações que aproximem as cooperativas às melhores práticas de inovação e competitividade, conectando-as com as melhores práticas do mercado.
Um exemplo foi a sinalização da área de gestão de pessoas do Sicoob Coopere sobre a necessidade de aprimorar a análise de dados no RH da cooperativa de crédito baiana. Esse pedido aconteceu após a realização da live “O duplo desafio do RH Estratégico - Educação Corporativa na Era das IAs”, no canal YA edtech, promovida pela consultoria Yassaka. Durante o evento, empregados de cooperativas e analistas de Unidades Estaduais do Sescoop, como George Freitas, aqui da Bahia, discutiram a importância de alinhar o setor de Recursos Humanos às inovações tecnológicas, como o uso da inteligência artificial.
A partir dessa necessidade, o Sescoop/BA entrou em ação, promovendo um encontro sobre inovação e RH no Sistema OCB, com o apoio do Núcleo de Inteligência e Inovação do Sescoop Nacional. O evento foi conduzido por Amanda Rolin, que trouxe insights essenciais sobre a integração da inovação à gestão de pessoas. Além disso, a interação foi ampliada por meio de duas reuniões de benchmarking** com o Sicoob Central Unicoob (PR), que abriu espaço para a troca de experiências e boas práticas. Todas essas agendas foram organizadas pelo Sescoop Bahia.
Benchmarking RH e inovação Sicoob Coopere e Sicoob Central Unicoob PR
Para Cergio Tecchio, presidente do conselho administrativo do Sescoop/BA, essa atuação do S do cooperativismo baiano é fundamental para fortalecer o processo de inovação dentro das cooperativas. Segundo Tecchio, a inovação não precisa ser excepcional para ser eficaz; o importante é que seja prática e gere resultados. “O compromisso do Sescoop/BA com o desenvolvimento contínuo das cooperativas, oferecendo soluções inovadoras e aplicáveis, amplia a eficiência do setor e promove aprendizado e transformação”, comentou o dirigente.
**Benchmarking no Cooperativismo
O benchmarking é uma ferramenta poderosa que permite as cooperativas aprenderem umas com as outras, adotando exemplos de sucesso e aprimorando áreas estratégicas, como RH. Essas trocas fortalecem as operações, garantindo que as cooperativas baianas continuem crescendo de forma sustentável e competitiva.
Com o suporte do Sescoop/BA, essas trocas tendem a se intensificar, como comentou a analista do Sicoob Coopere, Lis Ana: "Estou imensamente grata ao apoio e suporte que o Sescoop/BA tem oferecido na articulação com outras cooperativas, promovendo trocas valiosas sobre RH estratégico. Essas interações têm sido fundamentais na busca por práticas inovadoras dentro da área de gestão de pessoas. Estou muito feliz em fazer parte desse processo de aprendizado e colaboração."
O analista de desenvolvimento e monitoramento das cooperativas do Sescoop/BA, George Freitas, aponta que essa experiência com o Sicoob Coopere é um estímulo para seguir colocando em prática o que tem aprendido em capacitações com apoio do Sistema Oceb. "O interesse do RH do Sicoob Coopere pela inovação foi um grande incentivo para aplicar os conhecimentos adquiridos no curso de Agentes de Inovação, no qual tive a oportunidade de participar por indicação do Sescoop/BA. Além dos conhecimentos adquiridos, o networking proporcionado pelo curso, conectando agentes de outras unidades, facilitou o acesso a cases de inovação que serviram de inspiração prática para auxiliar na busca em transformar o RH do Sicoob Coopere em uma área mais estratégica e inovadora”, concluiu.
Levando em conta a força do cooperativismo de crédito na Bahia, essa iniciativa tem o potencial de se tornar uma vitrine para sensibilizar outras cooperativas sobre a importância da inovação no setor de RH de forma estratégica. E, claro, o Sescoop/BA estará de olho para impulsionar a inovação no cooperativismo baiano.
E mais...
Conheça cases de inovação, acessando o portal InovaCoop do Sistema OCB. Lá, você terá acesso a histórias de cooperativas baianas e de outros estados que têm inovado e potencializado os seus negócios.
Por Ascom Sistema Oceb
Conteúdos Relacionados [ESG]
Cooperativas oferecem serviços gratuitos em Narandiba
- Artigo Principal
O Dia de Cooperar abrangerá ações ambiental, de saúde,
orientação jurídico-financeira e recreação na manhã de sábado (26/10)
No sábado (26/10) cooperativas da Região Metropolitana de Salvador se juntarão mais uma vez para levar serviços gratuitos à comunidade. Desta vez, moradores de Narandiba e região serão beneficiados com o Dia de Cooperar - Dia C. A ação ocorrerá na Praça de Narandiba, das 8h às 12h, na rótula do bairro, que fica nas proximidades do Hospital Juliano Moreira.
Dentre as atividades à disposição do público na manhã de sábado, estarão serviços de saúde com aferição de pressão e teste de glicemia, orientação postural e informações para o diagnóstico precoce de câncer bucal. Além disso, as equipes das cooperativas participantes prestarão orientação financeira e jurídica aos presentes. Na programação recreativa estão previstas aula de yoga voltada ao autocuidado e técnicas para controle da ansiedade, bem como exercícios de alongamento. Para as crianças ocorrerá contação de histórias e distribuição de gibis sobre educação financeira. Haverá ainda, orientações sobre coleta seletiva e proteção ao meio ambiente com entrega de mudas de plantas e uma minifeira de livros destinados à comunidade local.
O Dia C na capital baiana é realizado pelas cooperativas: Coomap, Cooper Doctor Saúde, Forte Saúde, Lifecoop, Sicoob Central BA, Sicoob Coopere, Sicoob Cred Executivo, Sicoob Extremo Sul, Sicoob Sertão, Sicredi Centro-Sul MS/BA, Unifisio e Uniodonto Salvador com o apoio do Sistema Oceb, formado pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia - Oceb e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia (Sescoop/BA).
Dia de Cooperar
O Dia de Cooperar, ou Dia C, é um programa de difusão do sétimo princípio do cooperativismo que diz respeito ao interesse pela comunidade. Na ocasião, as cooperativas realizam ações socioambientais voluntárias direcionadas às localidades onde atuam. As atividades são definidas e executadas pelas próprias cooperativas durante todo o ano, e contam com o apoio do Sistema Oceb. No último ano, somente no nosso estado, 41 cooperativas promoveram 77 iniciativas com o apoio de 5,6 mil voluntários e que alcançaram mais de 24 mil pessoas no território baiano.
Serviço
O que: Dia de Cooperar - Dia C
Quando: Sábado, 26 de outubro de 2024, das 8h às 12h
Onde: Praça de Narandiba, rótula de Narandiba próximo ao Hospital Juliano Moreira, Narandiba, Salvador/BA
Quem: Coomap, Cooper Doctor Saúde, Forte Saúde, Lifecoop, Sicoob Central BA, Sicoob Coopere, Sicoob Cred Executivo, Sicoob Extremo Sul, Sicoob Sertão, Sicredi Centro-Sul MS/BA, Unifisio e Uniodonto Salvador. A ação conta com o apoio do Sistema Oceb.
Atividades/Serviços gratuitos oferecidos:
Aferição de pressão arterial
Teste de glicemia capilar
Orientação postural
Informações sobre câncer de boca
Orientação jurídica e financeira
Yoga
Alongamento
Contação de histórias com distribuição de gibis
Orientação sobre coleta seletiva e cuidados com o meio ambiente
Entrega de mudas de plantas
Minifeira de livros
Por Ascom Sistema Oceb
Doação de órgãos: campanha do cooperativismo baiano chega ao nono ano
- Nenhum
Coopere com a Vida reforça conscientização desse ato solidário
Criada em 2017, a campanha Coopere com a Vida – Seja doador de órgãos e avise a sua família chega ao seu nono ano, reafirmando o compromisso do cooperativismo baiano com uma causa que salva vidas: a doação de órgãos. Desde o início, a iniciativa mobiliza cooperativas de todo o estado em ações de sensibilização, como caminhadas, panfletagens, flashmob em estação de metrô e diversas atividades educativas em escolas e comunidades, sempre com o objetivo de estimular a sociedade a dizer "sim" para a doação.
Desafios e avanços
Quando se realiza uma retrospectiva em relação ao cenário de transplante de órgãos, a Bahia tem avançado em sua política de transplantes, mas os desafios ainda são grandes. Em 2017, apenas 611 doações (múltiplos órgãos + córneas) foram realizadas no estado, enquanto 1.613 procedimentos de transplante eram aguardados na fila de espera.
Nos anos seguintes, a fila de espera seguiu em crescimento: em 2018 eram 1.688; em 2021, 2.113; e em 2022, o número subiu para 3.089. Já em 2023, 3.204 procedimentos de transplantes de múltiplos órgãos e córneas estavam com demanda na fila de espera. Em 2024, o cenário era ainda mais preocupante: a Bahia contava com a necessidade 3.733 procedimentos de transplantes retidos em fila, sendo que houve 1.583 negativas familiares para a doação de órgãos e tecidos de parentes mortos.
O dado mais recente mostra que, em julho de 2025, a fila da Bahia alcançou 3.877 procedimentos demandados, segundo informações da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Dentre os órgãos, os rins têm maior fila para transplante entre os baianos, com demanda para 2.145 pessoas.
As recusas familiares ainda representavam o maior desafio, motivadas principalmente pela falta de diálogo prévio sobre o desejo do falecido, tendo em vista, que nesse grupo, a maior parte alega serem contrários à doação ou não existe consenso entre familiares.
Resultados recentes
Apesar da situação da recusa familiar, foram realizados 806 transplantes na Bahia, de janeiro a julho de 2025. Se comparado a 2017, em todo aquele ano foram 939 transplantes realizados no estado, o que traz uma perspectiva positiva para os outros cinco meses deste ano, mostrando não apenas avanços no sistema de doação, mas também, indícios de maior conscientização da população sobre esse ato de solidariedade. E, para ampliar o acesso da população a transplantes de órgãos e tecidos, o estado lançou uma nova política de incentivo à doação, captação e realização de procedimentos no Sistema Único de Saúde (SUS). A mudança foi oficializada com a publicação da Portaria Estadual nº 516/2025, que substitui a normativa anterior, em vigor desde 2015. A nova regulamentação corrige distorções anteriores ao contemplar novos procedimentos, como o transplante de rim para pacientes hipersensibilizados, além de ampliar os incentivos ao transplante de medula, procedimento que, até então, exigia o deslocamento de muitos pacientes para outros estados, conforme informado pela Sesab.
Para além das ações de políticas públicas, é preciso atuar para garantir uma maior aceitação entre as famílias. Nesse sentido, o cooperativismo baiano presta um importante serviço para a sociedade, pois transplante salva vidas.
O papel do cooperativismo
O Sistema Oceb, por meio da campanha Coopere com a Vida - Seja doador de órgãos e avise sua família e com a adesão das cooperativas na Bahia tem mobilizado a população do estado em torno dessa pauta, ajudando a encorajar famílias a falarem sobre o assunto, incentivando a doação de órgãos. A iniciativa mostra como o cooperativismo vai além do impacto econômico, demonstrando o seu papel social. "Cada sim para a doação é uma oportunidade de recomeço para quem está na fila. Essa é a essência do cooperativismo: cuidar de pessoas e promover qualidade de vida", destaca o idealizador da campanha, o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio.
Setembro verde: um chamado à sociedade
Comemorado no dia 27 de setembro, data instituída pela Lei nº 11.584/2007, o Dia Nacional da Doação de Órgãos será celebrado pelas cooperativas na Bahia, parceiros e outras entidades com ações de sensibilização e conscientização sobre o tema.
A mensagem é simples e poderosa: converse com sua família sobre seu desejo de ser doador. Esse gesto pode significar esperança e qualidade de vida para milhares de baianos que aguardam um “sim” à vida.
Para mais informações sobre a campanha, visite o perfil oficial em @cooperecomavida.
Por Ascom Sistema Oceb, com informações da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Cooperativas baianas participam do ICS
- Nenhum
Evento teve como foco a integração e soluções para o Semiárido
Entre os dias 31 de julho e 2 de agosto, 50 representantes de 19 cooperativas baianas, com o apoio do Sistema Oceb, participaram do International Coop Semiárido (ICS), realizado em Juazeiro/BA. O evento reuniu cooperativas de diversos estados do Nordeste e foi organizado como um espaço de diálogo sobre os desafios e possibilidades do cooperativismo na região semiárida.
Construção coletiva e troca de experiências
Com uma proposta colaborativa, o ICS envolveu os participantes em palestras, painéis e workshops temáticos, onde os grupos discutiram temas como Tecnologia e inovação para o desenvolvimento sustentável, Mudanças climáticas e adaptação, Educação e capacitação e Desenvolvimento econômico e social. Nos espaços dos workshops, o público debateu e propôs sugestões para o desenvolvimento do cooperativismo no semiárido. As contribuições de cada grupo foram levadas à plenária final e vão compor o Manifesto ICS, documento que reunirá ideias e compromissos coletivos para o futuro da região.
O presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, avaliou a importância do encontro, relembrando o convite da unidade estadual da OCB pernambucana para ser correalizador do evento: “Recebemos à época, com entusiasmo, o convite do Sistema OCB-PE para que a Bahia integrasse a correalização do ICS. Entendemos que esse evento representa uma oportunidade relevante neste Ano Internacional das Cooperativas, pois promoveu o diálogo entre cooperativas de diferentes ramos e estados do Nordeste sobre soluções inovadoras e sustentáveis para o Semiárido brasileiro”.
Abertura do evento
Durante a cerimônia de abertura, a conselheira da Oceb, Maria Vandalva, representando o Sistema Oceb em nome do presidente Cergio Tecchio, reforçou a força do cooperativismo no Semiárido. “É com muita satisfação que a gente participa, apoia, acredita na potência desse evento, que tem uma programação que demonstra a grande potencialidade dessa região semiárida (...) As cooperativas mudaram e estão mudando o semiárido, e poderão fazer muito mais ainda pelas mudanças que são necessárias para que o semiárido seja esse lugar de possibilidade e de prosperidade. O cooperativismo não como uma alternativa, mas como realidade. Porque nós não vamos construir, já estamos construindo um espaço melhor.”
Durante o evento, a vivência da intercooperação foi destacada por muitos participantes, como expressou Jair Romualdo, presidente da Coomap e integrante da delegação baiana: “Pela primeira vez, me senti intercooperando sem pensar no meu ramo ou na minha cooperativa. Me senti útil na construção de um mundo melhor, verdadeiramente dentro do cooperativismo, independente do ramo, segmento ou tamanho do negócio. Tive a oportunidade de conhecer projetos maravilhosos, como os da EMBRAPA e do IRPAA. Só o cooperativismo para nos dar essa oportunidade!”.
Os palestrantes e painelistas abordaram temas importantes sobre o papel das cooperativas no cuidado com o planeta e na construção de um futuro mais sustentável; e esses assuntos estão na agenda do dia, considerando a proximidade da COP30, que será realizada no Brasil. Esse aspecto foi observado pelos participantes. “As temáticas que foram discutidas aqui foram fundamentais para pensar o futuro do cooperativismo no Brasil e no mundo, especialmente com a COP 30 que está chegando, dialogando diretamente com os ODS”, destacou Nélio Costa, cooperado do Sicoob Norte Sul.
A participação baiana no ICS reafirma o compromisso do Sistema Oceb com o fortalecimento das cooperativas do estado. A busca por soluções para o Semiárido passa pela articulação regional, pelo planejamento e pela cooperação entre os ramos.
“Que venham mais eventos como esse, que incentivem o diálogo e a construção conjunta de soluções concretas para o desenvolvimento das cooperativas,” concluiu Cergio Tecchio.
Confira mais depoimentos sobre o evento clicando para acessar este vídeo.
O ICS teve uma ampla cobertura nas redes sociais das unidades estaduais do Nordeste:
Perfil do Instagram do Sistema OCB/PE
Perfil do Instagram do Sistema OCB/PB
Perfil do Instagram do Sistema Oceb
Por Ascom Sistema Oceb
Cooperativas baianas avançam com nova certificação do Selo Lilás
- Nenhum
Reconhecimento reforça o compromisso das cooperativas com a promoção da equidade de gênero
O cooperativismo baiano segue avançando na construção de ambientes mais justos, diversos e inclusivos. Na terceira edição da certificação do Selo Lilás, realizada na Casa do Comércio, em Salvador - BA, no dia 30 de março, cooperativas do estado foram reconhecidas por suas práticas voltadas à promoção da equidade de gênero e valorização das mulheres.
O Selo, concedido pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria das Mulheres do Estado da Bahia, reconhece organizações que desenvolvem ações concretas de enfrentamento à desigualdade, ao assédio e à violência, além de promoverem oportunidades mais justas no ambiente de trabalho.
A Deputada Estadual, Neusa Cadore, durante seu discurso de abertura no evento, apresentou números sobre o Programa: “Somando as certificações realizadas nos anos de 2025 e 2026, o Selo Lilás contabiliza um total de 227 certificadas, sendo que 50 são recertificadas. E 61 são novas certificações. Esses números somam 64 entidades, 47 empresas, sendo estas mais de 40% empresas de grande porte”.
Em 2025, 11 cooperativas registradas na Oceb foram reconhecidas como instituições que valorizam o trabalho realizado por mulheres e constroem ambientes laborais mais inclusivos (clique aqui e relembre quais foram). Já nesta edição, cinco cooperativas baianas foram certificadas: Sicoob Crediconquista, Sicoob Inova, Sicredi Centro-Sul MS/BA, Unifisio e Unicred Sudoeste da Bahia. Além disso, a Oceb e mais quatro cooperativas - CoopGNP, Cooperativa Ser do Sertão e Uniodonto Paulo Afonso, foram recertificadas, demonstrando a continuidade e o fortalecimento dessas práticas ao longo do tempo.
Para o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, a conquista demonstra como a equidade de gênero vem ganhando força no estado: “A cada nova certificação, vemos o cooperativismo baiano avançar de forma concreta na construção de ambientes mais justos e inclusivos”.
O papel do Sistema Oceb
O Sistema Oceb tem atuado de forma estratégica para incentivar e apoiar as cooperativas nesse caminho, estimulando a adoção de boas práticas e o fortalecimento da agenda de equidade no cooperativismo baiano. Exemplo dessa atuação é o incentivo dado pelo Comitê de Mulheres Cooperativistas Elas Pelo Coop BA para que cooperadas, empregadas de cooperativas e esposas de cooperados se organizem para a criação de Comitês de Mulheres locais para ampliar a participação e o protagonismo feminino.
“Para o Sistema Cooperativista Baiano, o protagonismo feminino não é pauta, ele é estratégia e o Elas Pelo Coop veio para somar as estratégias que já temos ao longo desses 15 anos trabalhando com mulheres, que já estão no cooperativismo. Agora vamos buscar os lugares de decisão. Esse é o nosso propósito com o Elas Pelo Coop, capacitando pela liderança, comentou Ially Carmo, superintendente da Oceb e que foi à cerimônia de cerificação representando o presidente Cergio Tecchio.
Uma certificação que se fortalece na prática
Mais do que um reconhecimento, o Selo Lilás é um movimento consistente dentro do cooperativismo baiano de promover ações voltadas para as mulheres, contribuindo para ambientes mais respeitosos e diversos.
A certificação foi recebida com alegria pela gerente de estratégia e negócios do Sicob Crediconquista, Lyssa Araújo. “Nós estamos muito felizes de estar recebendo essa certificação pela primeira vez. A nossa cooperativa é uma empresa que cuida das mulheres, que preza pela diversidade de gênero. Além disso, nós fazemos várias ações para que as mulheres estejam cada vez mais presentes na liderança, ações de educação, de incentivo, compartilhamos as histórias entre as mulheres. Isso faz com que todas nós possamos crescer juntas. Então nós estamos muito felizes mesmo.”
Para a coordenadora do Comitê de Mulheres Elas Pelo Coop da cooperativa Unifisio, Sandra Cohim, receber o Selo Lilás é um reconhecimento do que a cooperativa tem ofertado: “condições maravilhosas para que a mulher se sinta poderosa, capacitada, competente para assumir a liderança nas melhores condições de trabalho”, comentou.
A recertificação das cooperativas Ser do Sertão, CoopGNP e Uniodonto Paulo Afonso e da própria Oceb demonstra que esse não é um movimento pontual, mas reforça o papel do cooperativismo como agente de mudança, capaz de gerar impacto positivo não apenas na economia, mas também na vida das pessoas e nas comunidades.
Glaucia Cristina, Coordenadora do Comitê de Mulheres da CoopGNP, falou sobre a trajetória da cooperativa de transporte, localizada em Luís Eduardo Magalhães, que foi certificada em 2024 (confira quem mais foi certificada neste ano) e, em 2026, ganha novamente o Selo. “Foram 2 anos de trabalho, foram 2 anos de conquistas, de crescimento da mulher dentro do negócio. Nós começamos a ter um olhar diferente sobre a participação feminina dentro da nossa cooperativa, e isso trouxe melhorias, trouxe delicadeza, preencheu lugares que antes não eram preenchidos. Então esse certificado é muito bem recebido.”
Ao fortalecer a equidade de gênero, o cooperativismo baiano reafirma seus princípios e amplia seu impacto, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e com melhores oportunidades para todos.
Confira no Instagram do Sistema Oceb um vídeo sobre o evento.
Por Ascom Sistema Oceb
Coopere com a Vida 2025: mobilização baiana pela doação de órgãos
- Nenhum
Cooperativas incentivam a sociedade a dizer “sim” ao transplante de órgãos
A campanha Coopere com a Vida – Seja doador de órgãos e avise a sua família, integrada ao Setembro Verde, mobilizou cooperativas baianas de diferentes ramos para sensibilizar a sociedade sobre o transplante de órgãos. De 22 a 27/09, a semana de mobilização estadual marcou a agenda do cooperativismo baiano em referência ao Dia Nacional da Doação de Órgãos (27/09).
Durante o período, cooperativas realizaram caminhadas, palestras, ações culturais, atividades lúdicas, produção de conteúdos digitais e mobilizações comunitárias, ampliando o alcance da mensagem da campanha.
Para incentivar a sociedade a dizer “sim” à doação, as cooperativas mobilizaram ações que combinaram criatividade e força social:
- Bate-papo on-line no Sicoob Extremo Sul de Teixeira de Freitas, com a participação de sr. Cergio Tecchio, presidente do Sistema Oceb, e uma enfermeira para esclarecer sobre o tema da doação de órgãos.
- Caminhada em Luís Eduardo Magalhães em prol da conscientização sobre a doação de órgãos realizada, conjuntamente, pelas cooperativas de Luís Eduardo Magalhães (Cooperfarms, Cootralem, Coopertac, CoopGNP, Cooproeste, Cootransf e Sicredi MS/TO do Oeste da Bahia). Além da caminhada, foram distribuídos panfletos informativos e mudas de espécies nativas, reforçando a importância de unir saúde, solidariedade e sustentabilidade.
- Corrida, caminhada e pedalada no Porto da Barra, um dos principais pontos turísticos de Salvador, realizada pelo Sicoob Coopermais com a camisa da campanha.
- Divulgação de material audiovisual nos canais de comunicação das cooperativas de crédito - Sicoob Credcoop (Vitória da Conquista), Sicoob Sertão (Pintadas), Sicoob Norte Sul (Santo Antônio de Jesus), Sicoob Coopec (Ilhéus) e Sicoob Coopemar (Mairi), bem como ações de sensibilização para os(as) associados(as) nos pontos de atendimento.
- Atividades educativas e comunitárias, como a Semana de Conscientização e Jogos realizada pela Cooeps. em Porto Seguro, que reuniu a comunidade escolar e as famílias.
- Ações nas redes sociais, realizadas pela Unifisio (Salvador), Uniodonto Salvador, Uniodonto Feira de Santana, Sicredi Integração Bahia (Itabuna), Sicredi Centro Sul MS/BA (Salvador, Camaçari e Lauro de Freitas) e Unimed Itabuna, ampliando a divulgação sobre o tema.
- Mobilizações combinando parcerias e espaços de circulação de pessoas, como a ação da Coopeb de Barreiras, em parceria com a Hemoba, que reuniu doação de sangue e de tecidos, e o backdrop instagramável da Coopric, instalado na Ruraltur, em Mucugê, na Bahia.
- Palestra de conscientização com a equipe de colaboradores da Unimed Extremo Sul, em Teixeira de Freitas, e diálogo com as pessoas que foram à cooperativa.
- Ação de sensibilização na sede da Primecoop, em Salvador, com conversa e distribuição de materiais informativos para quem passou pelo local.
- Encontro promovido pela Coopmac, em Vitória da Conquista, voltado para a sociedade, com a participação de médicos e outros profissionais de saúde - como nutricionistas e fisioterapeutas - que trataram sobre a importância da doação de órgãos.
Nas redes sociais, o perfil da campanha @cooperecomavida reuniu registros das iniciativas, evidenciando a força da cooperação em torno de uma causa que salva vidas. O alcance foi ampliado com a veiculação do VT da campanha nas emissoras TV Bahia e TV Sudoeste, sensibilizando ainda mais a sociedade sobre a importância da doação de órgãos.
O presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, expressou satisfação com a promoção de mais um ano da campanha, e reforçou que “as cooperativas baianas mostram que somam forças a essa causa, ajudando a gerar impacto e incentivar o diálogo sobre a doação de órgãos.”
Confira o vídeo oficial da Campanha Coopere com a Vida deste ano e compartilhe com amigos e familiares. Esse é um tema para conversar em qualquer época, porque mais 3.800* pessoas que está lista de espera por transplantes na Bahia aguarda o “sim” de alguém.
Por Ascom Sistema Oceb (Com informações das cooperativas)
*Dados da Sesab
Intercâmbio entre Brasil e Colômbia fortalece protagonismo feminino no cooperativismo baiano
- Artigo Secundário 3
Mais do que uma formação técnica, uma experiência de transformação. Foi assim que mulheres cooperativistas baianas viveram a etapa final do curso de Gestão Cooperativa e Associatividade com Perspectiva de Gênero. A iniciativa, construída a partir do princípio da intercooperação, reuniu a Universidade de Manizales (Colômbia), a cooperativa Ser do Sertão (Coopsertão) e o Sistema Oceb. O objetivo foi fortalecer a atuação das mulheres no cooperativismo, ampliando sua presença nos espaços de liderança e decisão.
Ao todo, uma delegação de 22 mulheres baianas, composta por lideranças dos comitês Elas pelo Coop (estadual e das cooperativas), Jussiara Lessa, Gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop/BA, e Ially Carmo, Superintendente da Oceb, participou da jornada, que combinou atividades on-line, iniciada em 16/12/2025; conteúdos técnicos, com a utilização das plataformas da Universidade Opened - Cursos de Cooperativismo e Associativismo - e Curso de Finanças, e a etapa final de imersão internacional marcada por troca de experiências, aprendizado e conexão entre culturas.
A vivência em território colombiano, de 27/04 até 02/05, foi além da teoria, pois foi o momento em que as participantes puderam apresentar seus projetos, cuja execução deverá ocorrer no Brasil, conforme planejado. Na delegação brasileira, as participantes foram divididas em grupos e cada grupo ficou responsável pela criação de um projeto voltado ao fortalecimento de mulheres e liderança feminina. Das ideias apresentadas, nasceram cinco grandes projetos, que trazem, na essência, o protagonismo feminino, a economia do cuidado, saúde mental, integração de territórios e o empoderamento, tudo para construção de futuros mais sustentáveis, conectando Brasil e Colômbia num grande ecossistema de gênero, onde ninguém deixa ninguém para trás.
Foi com a vivência de outras adversidades e encontro com outras realidades, que as participantes da delegação brasileira foram convidadas a refletir sobre o que mais podiam construir e de que forma desafios que ali se apresentavam as faziam enxergar novas possibilidades para suas cooperativas, afinal, para além da distância geográfica, a cidade cercada pelas cordilheiras e com terreno montanhoso, escondia, também, necessidades outras de preparo, como o físico, além do intelectual.
“Confesso que a vivência em Manizales me tirou da zona de conforto e me fez perceber que mulheres incríveis constroem futuros brilhantes em meio a tantas adversidades. Visitar La Ruta del Condor, conhecer a realidade de famílias fortes e unidas, que moram em condições difíceis, inclusive de acesso, e vê-las construírem, juntas, um movimento forte e belíssimo chamado de Mulheres Soberanas e Homens Poderosos, reconhecendo que, no final, para tudo dar certo, homens e mulheres devem estar reunidos na construção do objetivo que se deseja alcançar, pois é a cooperação quem deve prevalecer e não há nada mais cooperativista do que isso!”, foi o que observou a superintendente da Oceb, Ially Carmo.
Para a coordenadora estadual do Comitê Elas pelo Coop BA, Vera Lucia Ventura, “foram dias de muitas trocas, muitos aprendizados para nós mulheres brasileiras e colombianas. Acredito que nos saímos mais fortalecidas e mais integradas nessa vivência, e tenho certeza de que aprendemos muito sobre os desafios que as mulheres enfrentam em todas as áreas de ação (território, questões culturais e pelo fato de ser mulher)”.
“Ao longo do curso, por meio de aulas, rodas de conversa, oficinas temáticas, seminários, simpósios, vivências e palestras - com destaque para a prática de elaboração de projetos a serem executados - fortaleci minha formação e ampliei minha visão sobre o cooperativismo.
Sinto-me mais preparada para dar continuidade ao meu compromisso de contribuir com o fortalecimento dos Comitês de Mulheres e com o desenvolvimento do cooperativismo”, comentou Adriana Oliveira, do Sicoob Coopere.
A diversidade de perfis e ramos – Agropecuário, Crédito, Trabalho, Produção de Bens e Serviços, Saúde e Transporte - fortaleceu ainda mais o processo. Ao compartilhar experiências, surgiram novas ideias, caminhos e perspectivas que, muitas vezes, não são percebidos no dia a dia das cooperativas.
“Especificamente sobre o projeto desenvolvido por nosso grupo, que abordou a Saúde Mental, a troca entre diferentes ramos cooperativos foi reveladora. Percebemos que, independentemente se estamos no agro ou no crédito, o fator humano é o que sustenta o modelo. A saúde mental surge como um pilar essencial para a sustentabilidade de qualquer projeto coletivo, e a oportunidade de melhoria nesse campo é constante e urgente. Saio desta experiência com a certeza de que o cooperativismo, quando atravessado pela perspectiva de gênero e pelo respeito à diversidade, é uma ferramenta incomparável de transformação social e autoconhecimento”, refletiu Isabela de Azevedo, Gestora de Negócios da Coopric.
Aprender com outra cultura para transformar o próprio caminho
O intercâmbio com mulheres colombianas foi um dos pontos mais marcantes da experiência. Ao conhecer diferentes formas de organização e atuação, as participantes ampliaram sua visão sobre o cooperativismo e sobre seu próprio papel como lideranças.
“Essa vivência foi muito além da teoria. Foi um encontro de culturas, outros olhares e experiências que ampliam nossos saberes e nos transformam”, destaca a participante Josy Lobo, Gerente Administrativa da cooperativa Unifisio.
O contato com outra cultura provocou reflexões sobre a importância de reconhecer oportunidades, valorizar recursos disponíveis e ampliar o compromisso com a transformação, como aponta Sônia Sabino, supervisora de controle da Cooproeste. “Outro ponto marcante foi a vivência com mulheres da área rural. Em condições desafiadoras, especialmente em regiões de grande altitude, observou-se um modo de produção baseado no esforço direto, com atividades realizadas manualmente, desde o plantio até a colheita. Ainda assim, o que mais se destacou foi a postura dessas mulheres: não apenas produzem, mas demonstram orgulho, resiliência e amor pelo que fazem”.
A experiência também reforçou a importância de revisitar as origens do cooperativismo, compreender o propósito, fortalecer valores e reconhecer o impacto coletivo gerado pelas ações no território.
Para Jussiara Lessa, gerente de desenvolvimento de cooperativas do Sescoop/BA, foi mais um passo importante para consolidar a visão estratégica de que equidade de gênero é pilar para o fortalecimento do cooperativismo. “Quando investimos na capacitação das mulheres, ampliamos lideranças, impulsionamos o desenvolvimento sustentável e construímos cooperativas mais diversas, inclusivas e inovadoras. O encerramento deste ciclo não é um ponto final, mas o início de uma nova fase. Agradecemos a parceria da Universidad de Manizales, ao empenho de cada cooperativa e, especialmente, à coragem e dedicação de cada mulher que aceitou o desafio de se tornar protagonista da sua própria gestão. Que possamos multiplicar esses conhecimentos e fortalecer o cooperativismo com a força e a sensibilidade feminina”, concluiu a gestora.
Um ciclo que continua
Mais do que uma viagem, o intercâmbio deixou um legado. As participantes retornaram às suas cooperativas com novos aprendizados, e o compromisso de transformar conhecimento em prática, replicando experiências e ampliando o impacto do cooperativismo em seus territórios.
Para o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, apoiar essa experiência reafirma o compromisso da organização de que equidade de gênero também é estratégia para fortalecer o cooperativismo, ampliar lideranças e gerar transformação social.
Por Ascom Sistema Oceb
Ação de cuidado e bem-estar para a Comunidade de Narandiba
- Nenhum
A população de Narandiba e região foi atendida pela ação conjunta
do Dia C realizada pelas cooperativas na capital baiana em 2024
Acessar serviços de saúde, bem-estar e orientação financeira pode ser um desafio para muitas comunidades. Pensando nisso, o bairro de Narandiba, em Salvador, recebeu no último sábado (26/10), uma grande ação social: o Dia de Cooperar - Dia C 2024.
Organizado por 11 cooperativas de diversos setores, o evento ofereceu gratuitamente à população serviços como aferição de pressão, teste de glicemia, orientações sobre saúde bucal e postura, além de clínicas financeiras, assessoria jurídica e corte de cabelo. Para promover um ambiente de cuidado e integração, a programação contou ainda com atividades recreativas, como alongamento em grupo e contação de histórias para as crianças.
A realização de atividades conjuntas entre cooperativas e a interação com a comunidade reforçam o sexto (intercooperação) e sétimo (interesse pela comunidade) princípios cooperativistas, reforça Cergio Tecchio, presidente do Sistema Oceb. “Quando saímos às ruas para mostrar nosso trabalho damos maior visibilidade e apresentamos às pessoas nossa essência, aquilo que nos deu origem e nos move até hoje. Estar junto da comunidade gera uma relação de ganha-ganha. As cooperativas ao atuarem juntas ampliam ainda mais todo esse potencial, reforçando valores e princípios do cooperativismo”, concluiu.
Pensamento similar foi trazido por Otaildo Oliveira, presidente da Uniodonto Salvador, ao destacar a ação. “É tão importante estarmos aqui no Dia C mostrando à comunidade o papel, as atividades das cooperativas. É uma divulgação ímpar, nesse sentido, de nos mostrarmos realmente e estarmos mais perto da população, fazendo com que ela entenda um pouco sobre o cooperativismo para esse crescimento”, explicou o dirigente da cooperativa de saúde que trouxe serviços odontológicos focados em prevenção.
Prestação de serviços em Narandiba
Centenas de moradores da região foram atendidos pelas cooperativas envolvidas, que contaram com o apoio do Sistema Oceb para realização do evento. Participaram da ação executada na capital baiana a Cooper Doctor Saúde, a Forte Saúde, a Lifecoop, o Sicoob Central BA, o Sicoob Coopere, o Sicoob Cred Executivo, o Sicoob Extremo Sul, o Sicoob Sertão, o Sicredi Centro-Sul MS/BA, a Unifisio e a Uniodonto Salvador. Quem aproveitou bem a oportunidade foi a dona de casa, Ana Regina. “Achei muito interessante e todos os locais que foram oferecidos aqui eu participei. Tive atendimento em cada espaço disponibilizado. Só tenho a agradecer, e que aconteça mais, e mais vezes”, agradeceu a participante que trouxe a filha também para o atendimento odontológico e contação de histórias.
Outra que veio acompanhada dos familiares foi a jovem Raiana Sena, que, juntamente com a mãe, irmão e sobrinha, utilizou os serviços oferecidos pelas cooperativas. “Eu gostei. Fui pega de surpresa, não sabia e vim aqui embaixo para fazer compras. Trouxe minha sobrinha também, e nós aferimos a pressão, testamos a glicemia. Passamos pela dentista que nos orientou sobre a necessidade de fazermos um tratamento, e já vou ao posto de saúde para procurar ver isso”.
Um dos serviços mais requisitados foi o de aferição de pressão arterial e teste de glicemia capilar. Para o presidente da Cooper Doctor Saúde, Leôncio Neto, “foi um grande privilégio poder fazer parte desse Dia de Cooperar, ação apoiada pelo Sistema Oceb, e estar contribuindo para um mundo melhor”.
Os negócios locais também acabam se beneficiando por poderem conhecer os produtos e serviços oferecidos pelas cooperativas de crédito. Uma das beneficiadas foi a empreendedora Ana Paula Lima que, além do atendimento em saúde, participou da orientação jurídica. “Eu fiquei muito feliz, o trabalho que vocês estão fazendo é muito bom e o povo está precisando, pois faz muito tempo que não temos esses serviços oferecidos e estou aqui para aproveitar”, comentou ela que possui um empreendimento na região.
Dia de Cooperar, expressão máxima do sétimo princípio cooperativista
O Dia de Cooperar - Dia C é o programa que une, celebra e dá visibilidade às ações de impacto socioambiental das cooperativas em todo o país. As ações são definidas e executadas pelas próprias cooperativas que na Bahia contam com o apoio do Sistema Oceb. No último ano, 41 cooperativas baianas promoveram 77 iniciativas por meio de 5,6 mil voluntários, que alcançaram mais de 24 mil pessoas em nosso estado.
O superintendente do Sescoop/BA, Alberto Batista, explicou que neste ano o trabalho de suporte às cooperativas permanece e fala da necessidade do registro das iniciativas realizadas. “Tivemos um resultado extremamente positivo no ano que passou e que foi evidenciado pelos novos dados de ‘Cooperativismo e os ODS’, trazidos no AnuárioCoop 2024. Portanto, para que continuemos a demonstrar a relevância do trabalho de promoção social que as cooperativas na Bahia realizam, é fundamental que as informações sejam lançadas na plataforma própria do Dia C”.
O executivo da organização do cooperativismo na Bahia, responsável pela formação profissional, monitoramento e promoção social, ressaltou o quão importante foram as ações realizadas, agradeceu a todas as cooperativas que estiveram envolvidas com o Dia C e aproveitou para convidar as Cooperativas para participarem das ações do Dia C 2025.
Em 2024, o mote da campanha de divulgação “Juntos fazemos mais pelas pessoas e comunidades inteiras” exalta o trabalho conjunto das cooperativas pois gera impactos positivo por onde passa. Um resultado prático de tudo isso é o balanço do Dia C, feito pelo líder comunitário de Narandiba, José Antônio. “Essa ação das cooperativas foi de grande porte para nossa comunidade, pois precisamos de ações como essas. Hoje deixamos a felicidade no rosto das crianças, dos moradores. As cooperativas aqui se mostrando para a comunidade, faz com que conheçamos mais e saibamos como e para que funciona e onde procurar os serviços que necessitamos”, finalizou.
Se sua cooperativa ainda não realizou o Dia C em 2024, saiba que ainda dá tempo. Para saber mais informações acesse nosso portal na área específica dedicada ao Dia C. Caso já tenha realizado alguma ação, preencha o sistema de cadastro de iniciativas do Dia C até o final de 2024. Para dúvidas, informações ou necessidades, contate a analista Tássia Gouveia, do Sescoop/BA, pelo telefone (71) 3056-8944 ou pelo e-mail
Por Ascom Sistema Oceb
Cooperativas na Bahia se engajam em prol da doação de órgãos
- Nenhum
Diferentes ações foram desenvolvidas no estado para destacar a necessidade
de mais pessoas cooperarem para a redução da fila do transplante
O Cooperativismo Baiano esteve mais um ano encampando a campanha “Coopere com a Vida: Seja doador de órgãos e avise sua família”. Ao longo do mês de Setembro, as cooperativas na Bahia promoveram uma série de ações visando conscientizar a população do estado sobre a importância de se declarar doador e manifestar aos familiares tal vontade. No período ocorreram atividades de sensibilização das equipes internas das cooperativas, bem como das comunidades onde atuam.
Neste ano, a campanha "Coopere com a Vida" adotou o conceito criativo de “corrida pela vida”. A ideia foi demonstrar a urgência que envolve o processo de captação e doação de órgãos e a necessidade de que mais potenciais doadores informem previamente o interesse à família.
Confira abaixo algumas iniciativas realizadas por cooperativas na Bahia durante a Coopere com a Vida: Seja doador de órgãos e avise sua família 2024.
Mobilização Estadual do Cooperativismo Baiano
Em Luís Eduardo Magalhães, a Cooperfarms, CoopGNP, Cooproeste e a Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia promoveram uma caminhada alusiva à campanha. O evento ocorreu na manhã de sábado (28/9) e reuniu o público cooperativista e a comunidade local no percurso entre a Praça dos Três Poderes e as avenidas JK e Salvador. Ao final do trajeto, foi realizada uma blitz de conscientização com material informativo sobre o assunto. A ação contou com o apoio da Secretaria de Sustentabilidade do município, o Parque Viva do Cerrado e do Hospital do Oeste (HO), reforçando o compromisso das cooperativas com a comunidade e a importância de manifestar em vida o desejo de ser um doador.
As cooperativas educacionais também se mobilizaram ao longo do mês com ações de reforço da Coopere com a Vida. Nas redes sociais, a Cooeduc, Cooeps, Coopeb e a Coperil produziram conteúdos específicos e direcionados à campanha. Tanto a Cooeduc quanto a Cooeps promoveram atividades voltadas ao público externo para chamar atenção e mobilizar mais pessoas em prol da causa. A Coopeb e a Coperil realizaram palestras dedicadas a sensibilizar a comunidade escolar sobre o tema. A Coperil fez, ainda, uma edição especial do programa Coperil On, veiculado nas redes sociais da cooperativa de Irecê, que abordou a temática da doação de órgãos.
No dia 18/9, o Sicoob Norte Sul reuniu para uma live sobre a doação de órgãos, o presidente Cergio Tecchio e a diretora administradora Magna Matos, que relataram as respectivas experiências envolvendo os procedimentos de transplante pelo qual passaram e destacaram a necessidade de mais pessoas se declararem aptas à doação. A atividade ocorreu durante a Semana Interna de Prevenção de Acidente no Trabalho (SIPAT) da cooperativa de crédito.
As redes sociais do Sicoob Coopere também ganharam testemunhos inspiradores do casal Wamberto e Luciana. A esposa foi responsável pela doação de rim ao marido em uma história de amor e solidariedade.
A Coopassaud foi outra cooperativa que produziu conteúdo próprio nas redes sociais demonstrando todo o time engajado em prol do ato que salva vidas.
Em Salvador, a Primecoop tirou dúvidas e realizou a distribuição de materiais informativos ao público em trânsito no edifício Metropolis Empresarial. Também na capital baiana, a Unifisio e a Uniodonto chamaram os respectivos times para evidenciar o impacto conjunto gerado pela Coopere com a Vida. Em Feira de Santana, a Rennova, também participou com destaque para a campanha junto aos profissionais da cooperativa de trabalho.
Em diferentes regiões do estado, as cooperativas de crédito reuniram as equipes, gestores e dirigentes para vestirem a camisa da cooperação. No Dia Nacional da Doação de Órgãos (27/9), quando tradicionalmente ocorre a Mobilização Estadual do Cooperativismo Baiano, os times do Sicoob Coopemar, Sicoob Costa do Descobrimento, Sicoob Credcoop, Sicoob Crediconquista, Sicredi Centro-Sul MS/BA e Sicredi Integração Bahia aderiram à ação coletiva. O Sicoob Extremo Sul realizou a atividade ligada à campanha com o pessoal interno na quinta (26/9). Além das cooperativas de crédito, os quadros social e de colaboradores da Coopmac e SerVida participaram ativamente com iniciativas voltadas à Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia - Hemoba e relacionadas com a campanha.
Coopere com a Vida na TV e redes sociais
No mês de celebração para o Cooperativismo Baiano, o vídeo da 8ª edição da campanha foi veiculado nas redes sociais do Sistema Oceb e no perfil @cooperecomavida no Instagram. Conforme levantamento parcial em 02/10 o conteúdo alcançou mais de 76 mil usuários e obteve mais de 48 mil visualizações nas contas oficiais no Instagram e Facebook e no canal do YouTube.
Na TV aberta, o vídeo foi exibido durante a semana do Dia Nacional da Doação de Órgãos (22 a 27/9) nos intervalos comerciais do Globo Rural, Jornal da Manhã e Bahia Meio Dia, veiculado pela TV Bahia (Salvador e região) e pela TV Subaé (Feira de Santana e região), emissoras integrantes da Rede Bahia. A estimativa é que mais de 1,7 milhões de telespectadores nas duas emissoras tenham sido alcançados com mais de 5,1 milhões de impactos gerados pelo vídeo de divulgação da campanha, conforme dados do Kantar IBOPE Media.
Campanha Coopere com a Vida
O Sistema Cooperativista Baiano promove, anualmente, a campanha Coopere com a Vida: Seja doador de órgãos e avise a sua família, que tem por objetivo chamar atenção da sociedade sobre a doação de órgãos. Organizada pelo Sistema Oceb, em conjunto com as cooperativas baianas, a campanha ocorre durante o Setembro Verde. O mês é uma referência ao Dia Nacional da Doação de Órgãos celebrado no dia 27 de setembro, data instituída pela Lei nº 11.584/2007, e a cor verde remete à esperança pela vida proporcionada por cada doação.
Para saber mais sobre a campanha deste ano, acesse ao perfil no Instagram @cooperecomavida, e veja mais detalhes da Mobilização Estadual do Cooperativismo Baiano e ações de divulgação implementadas durante o Setembro Verde.
Por Ascom Sistema Oceb
Sistema Oceb participa de seminário de diversidade em universidade
- Nenhum
A iniciativa aproxima o cooperativismo baiano
da produção científica desenvolvida nas universidades
O tema da diversidade vem ganhando destaque nos debates da sociedade contemporânea e que envolvem o acesso ao mercado de trabalho e ao setor produtivo de extratos da população carentes de maior presença e representatividade. Nesse sentido, o cooperativismo vem buscando dar voz e vez a grupos mais diversos nas atividades desenvolvidas em iniciativas que procuram identificar o problema e propor soluções em busca de mais diversidade. Assim, o Sistema Oceb apoiou a primeira edição do Seminário Cooperativismo e Diversidade que ocorreu na última quinta-feira (30/10) e sexta-feira (31/10) na Universidade Federal do Recôncavo Baiano – UFRB, em Cruz das Almas. O evento híbrido contou com transmissão on-line pela TV UFRB. Aproximadamente 200 pessoas participaram entre estudantes, mulheres rurais de associações do Recôncavo Baiano, representantes das cooperativas dos estudos, entidades de representação, representantes do poder público que estão executando políticas para favorecer o cooperativismo e as organizações coletivas.
Essa é uma das iniciativas que aproxima o cooperativismo da Universidade e da sociedade civil, possibilitando a discussão sobre o modelo de negócio cooperativo. A superintendente da Oceb, Ially Carmo, participou da mesa “Caminhos para a Construção de um Cooperativismo com mais Diversidade”. “Foi uma experiência ímpar no sentido de estarmos discutindo uma temática que ainda é tão distante da realidade das cooperativas, o conceito de diversidade. A pesquisa que foi apresentada evidenciou o quanto precisamos caminhar ainda para termos, de fato, um cooperativismo mais diverso. Por óbvio que muitas estratégias já estão sendo adotadas. Já há uma mudança de cenário dentro das cooperativas, já há um movimento realizado pelos comitês, Elas pelo Coop, pelos comitês de jovens, Geração C. E no estado da Bahia nós temos esses dois comitês que vão trabalhar cada vez mais essa temática. Então foi um evento rico e de muitas conexões.” afirmou.
Para a professora realizadora do projeto, Eliene Anjos, o seminário é um marco no campo do cooperativismo por refletir temas como participação da população negra, povos e comunidades tradicionais, papel da juventude e equidade de gênero. “Então tem uma relevância muito grande, porque o cooperativismo é apontado como um mecanismo de assegurar os objetivos dos movimentos sustentáveis, principalmente aqueles que falam da redução das desigualdades, da equidade de gênero, de combate à fome, da agricultura sustentável”, destacou a professora.
Vinícius foi um dos estudantes que vivenciou o projeto desde a etapa de idealização. Ele conheceu o cooperativismo dentro da universidade. Hoje ele é estudante do curso de Gestão de Cooperativas e destaca a importância do evento. “Discutir a diversidade, principalmente no que se refere à geração no campo do cooperativismo, me fez ter uma visão da realidade e das ações que podem ser adotadas pelas cooperativas para valorizar os jovens no espaço rural”, concluiu.
A coordenadora do Comitê de Jovens Cooperativistas da Bahia - Geração C BA, Daniele Scopel, foi uma das palestrantes do painel “Juventude e Cooperativismo: uma relação em construção”, que buscou inspirar e desenvolver o papel de protagonismo entre os estudantes. “O evento é um importante momento, para reunir jovens e conscientizá-los sobre a importância deles no modelo cooperativo, além de ser uma oportunidade para apresentarem suas ideias para fortalecer o cooperativismo”, declarou.
O evento trouxe a discussão sobre diversidade no cooperativismo para o poder público, sociedade civil e as cooperativas, destacando a importância de equipes diversas. Valdirene Oliveira, presidente da Cooperativa Ser do Sertão, ressaltou as discussões acerca das dificuldades das mulheres acessarem os cargos de lideranças. “Nas mesas foram discutidas, a questão do papel da mulher na presidência, das dificuldades que a mulher enfrenta. As pesquisas que foram feitas apontam o índice de mulheres, de poucas mulheres na frente da cooperativa, principalmente nos conselhos administrativos. Isso mostra também a luta que a gente precisa ter para garantir a sustentação, qualificação dessas mulheres, dessas pessoas dentro do espaço que ocupam. Ainda existe muita dificuldade de ter mulheres e mulheres negras dentro desse espaço também, isso é uma pauta que vem com muita força”, refletiu a dirigente da cooperativa baiana sediada em Pintadas, no sertão do estado, uma das lideranças cooperativistas convidadas para o seminário.
Por Ascom Sistema Oceb
Cooperativas do interior abrem programação do Dia C na Bahia
O Dia C na Bahia ganhou sua repercussão inicial através de duas cooperativas no interior da Bahia, a Cooperativa Educacional de Salinas, COOPESAL, e a Cooperativa Educacional Pé de Serra, COOEPPS, que realizaram suas ações do dia C no dia 16 de maio. Ambas a cooperativas desenvolveram uma ação social voltada para arrecadação de alimentos e distribuição de cestas básicas para mães de famílias carentes, assim como um café da manhã e outras atividades.
Além da arrecadação de alimentos, as cooperativas ofereceram serviços de saúde, como consulta de alimentação saudável com a nutricionista e aferição da pressão arterial, atendimento de manicure, atendimento jurídico, assim como apresentação de peças teatrais, coral e atrações musicais para toda a comunidade. Para desenvolver as ações do dia C, as cooperativas fecharam ações parcerias com mercadinhos, farmácias, pousadas, restaurantes, lojas de varejo, que ajudaram na arrecadação de alimentos, brindes para distribuir durante a ação, e uma ajuda de custo para despesas extras.
Maria das Graças Possenti, presidente da COOPESAL, afirma que o Dia C é de fundamental importância, pois “demonstra a importância das ações cooperativista além de elevar o marketing da instituição. Vale salientar que essas ações de cooperação social sensibiliza toda a comunidade fazendo com que se desenvolva a capacidade de ser mais eficaz na ajuda de quem mais precisa além de fortalecer os pilares cooperativista”. Para as cooperativas que ainda não participaram da campanha do Dia C, Elizilda Fernandes Rios, afirma que a ação fortalece a imagem das cooperativas perante a sociedade. “Para a comunidade Pedeserrense a realização do dia C deixou além dos resultados obtidos no oferecimento dos serviços o fortalecimento da marca do cooperativismo em nossa vivência e ainda nosso papel social enquanto cooperativa”, comentou Elizilda.
O Dia de Cooperar, Dia C, é uma iniciativa do sistema OCB que reúne as cooperativas com o objetivo de desenvolver trabalhos voluntários, promovendo a construção de novos conceitos e referencias em nossas vidas. O evento ocorrerá nacionalmente no dia 4 de julho, entretanto, algumas cooperativas antecipam suas ações, porém, não deixando de realizar uma ação solidária de extrema importância. Contudo, o objetivo do sistema é trazer essa solidariedade não apenas no Dia C, mas também durante todos os dias do ano, reforçando os ideais cooperativistas.
