Próximas ações do “Coops Competitivas e Sustentáveis”
Critérios de seleção, divulgação e execução da atividade de assistência
técnica foram definidos em reunião entre o Sistema Oceb e o PNUD Brasil
O programa “Coops Competitivas e Sustentáveis” está nos preparativos para a próxima etapa. Finalizadas as sete capacitações que trouxeram diferentes conhecimentos aos participantes focados na Agenda 2030 e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS, o Sistema Oceb e o PNUD Brasil alinharam estratégias para prestação de assistência técnica voltadas às cooperativas baianas.
Em reunião realizada na quinta-feira (27/6) foram definidos os critérios de participação das cooperativas a serem selecionadas e as formas de divulgação dos instrumentos de seleção. Também, foram tratados detalhes como cronograma, produtos a serem entregues e a operacionalização das atividades de assistência técnica ofertadas. Participaram do encontro, realizado na Casa do Cooperativismo Baiano, o coordenador local de projetos do PNUD Brasil para o Estado da Bahia, Leonel Leal Neto, o superintendente do Sescoop/BA, Alberto Batista, o diretor executivo da Cesto Soluções, Alécio Mascarenhas, da empresa contratada para execução desta fase do programa, além das equipes responsáveis pela comunicação e execução de ambas as organizações.
Para o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, o programa apresenta sinergia com a missão da instituição. “Estar junto com o PNUD Brasil para incrementar a competividade e sustentabilidade das cooperativas no nosso estado é cumprir com nossa missão declarada de integrar as cooperativas na Bahia para fortalecer sua representação, competitividade e sustentabilidade. Portanto, damos andamento com a próxima etapa do projeto com a expectativa de alavancar ainda mais o cooperativismo baiano”, explicou.
Leonel Leal Neto, explica que a cooperação entre o PNUD Brasil e o Sescoop/BA tem como objetivo trabalhar os ODS como instrumento de desenvolvimento e de melhoria das atividades das cooperativas, e comenta as ações seguintes do programa. “A partir da assistência técnica será possível às cooperativas internalizar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nas suas respectivas agendas, possibilitando melhorar a qualidade dos produtos, inserindo-as em um nível ainda mais superior de competitividade. A expectativa é que tenhamos cooperativas de diferentes regiões e ramos, de modo que possam vender produtos e serviços para mais pessoas e gerar mais riquezas e desenvolvimento nas localidades onde atuam”, projetou o coordenador no estado da Bahia da agência vinculada à Organização das Nações Unidas - ONU.
Seleção e execução da Assistência Técnica
A expectativa é que até 10 cooperativas registradas e regulares junto à Oceb e outras cinco startups cooperativas ou grupos pré-cooperativos, participem conforme requisitos e critérios previamente definidos em editais. Confira o edital voltado para as cooperativas registradas:
EDITAL COOPS Nº 001 - PRODUTO 2 - COOPERATIVAS
Nesta fase do projeto, as cooperativas atendidas serão orientadas na adoção e fortalecimento dos ODS na gestão e governança, e nas operações voltadas aos consumidores/clientes. As startups cooperativas passarão por um processo de aceleração visando adequação ao modelo de negócios cooperativista para posterior constituição e formalização junto aos órgãos competentes.
O superintendente do Sescoop/BA, Alberto Batista, falou da importância do programa para as cooperativas. “Esse Programa é um importante aliado do Sistema Cooperativista Baiano para que caminhe seguindo normas e condutas ESG que estão tão em voga atualmente. Mais do que isso, permite com que os nossos valores e princípios, que estão em nossa gênese, ganhem mais evidência, sobressaindo em relação a outros tipos de empreendimentos. Portanto, convidamos as cooperativas da Bahia para que participem dessa próxima etapa que certamente será de grande valia às participantes”, destacou o executivo do Sistema S do cooperativismo baiano.
Programa “Coops Competitivas e Sustentáveis”
Firmado em 2021, a cooperação entre o Sescoop/BA e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD, trabalha a implementação de um projeto objetivando adotar uma estratégia de competitividade e sustentabilidade das cooperativas baianas a partir da adesão aos ODS e à Agenda 2030, contribuindo assim para a geração de ocupação e renda no Estado da Bahia.
O Projeto foi iniciado com a elaboração do Diagnóstico da Competitividade das Cooperativas Baianas, do Relatório de Estratégia para Acesso a Mercados Nacionais e Internacionais e do Relatório de Boas Práticas e Estratégias para Aumento da Competitividade do Cooperativismo na Bahia, que estão disponíveis para acesso a partir da página do Sistema Oceb.
Na sequência, o projeto realizou as sete capacitações, entre agosto e novembro de 2023, que resultaram na emissão de certificações aos concluintes que participaram com frequência e aproveitamento das atividades propostas. Acompanhe o vídeo com o resumo das capacitações realizadas e que atenderam cooperativas e outras entidades parceiras, e que gerou 244 certificações aos participantes.
Nesta próxima etapa será iniciado o serviço de assistência técnica, visando a efetiva implementação dos ODS nas cooperativas baianas, bem como apoiá-las para a elaboração de projetos de captação de recursos. Ao final do projeto será efetuada a avaliação de impacto e o compartilhamento das boas práticas construídas.
Para saber mais informações sobre o “Coops Competitivas e Sustentáveis” acesse a página dedicada ao programa no portal do Sistema Oceb e venha fazer parte do esforço do Sistema Cooperativista Baiano em tornar nosso modelo de negócios cada vez mais forte no mercado e alinhado às boas práticas de sustentabilidade.
Se sua cooperativa participou das capacitações oferecidas pelo programa “Coops Competitivas e Sustentáveis” e tem interesse em continuar por meio do trabalho de assistência técnica fique atento no nosso portal na internet e nas redes sociais do Sistema Oceb.
Por Ascom Sistema Oceb
Saiba Mais:
-
Programa “Coops Competitivas e Sustentáveis” emite 244 certificações em capacitações
-
Adesão à Agenda 2030 traz mais competitividade às cooperativas baianas
-
Cooperativas Baianas sustentáveis e competitivas
-
Capacitação gera soluções de sustentabilidade e competitividade
-
Workshop aborda sustentabilidade e competitividade do cooperativismo baiano
-
O cooperativismo contribui para o Brasil alcançar Agenda 2030
-
Comunicação, geração de valor e acesso a recursos são temas de capacitação