Dirigentes e gestores de cooperativas baianas vão participar durante 6 meses do ciclo 2018 do Curso de Formação de Dirigentes e Gerentes de Cooperativas – GESCOOP. Esta edição conta com 2 turmas e o primeiro módulo - “Cooperativismo Contemporâneo” - já aconteceu nos dias 11 e 12 de junho, em Salvador, e 15 e 16 de junho, em Vitória da Conquista.
Ao participar do GESCOOP, as lideranças cooperativistas adquirem conhecimentos sobre a gestão empresarial com foco em cooperativas, trabalhando suas habilidades, atitudes e comportamentos, de forma estratégica, técnica e humana, necessárias e desejáveis à condução competente na gestão das cooperativas em que estão inseridas.
Essa é a expectativa de Taiane Aguiar, Analista de Gestão de Pessoas do Sicoob Central BA, ao participar da capacitação: “acredito que terei uma visão mais ampla e estratégica sobre o cooperativismo e, além disso, vai ser importante ampliar os conhecimentos sobre atividades que não estão tão relacionadas no meu dia a dia, mas que interferem na gestão da cooperativa como um todo”.
O primeiro módulo do curso foi bem avaliado por Fabiana Carvalho, Gerente Administrativa da Unimed Sudoeste, que destacou o quanto os assuntos apreendidos vão aperfeiçoar o desenvolvimento do seu trabalho trazendo melhorias para a cooperativa.
Desde o ano passado, o GESCOOP traz como diferencial a vinculação das disciplinas do curso ao Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas – PDGC para promover, cada vez mais, a profissionalização da gestão cooperativista.
O GESCOOP será realizado até dezembro de 2018 com disciplinas ministradas uma ou duas vezes ao mês, em dois dias corridos, sendo 16 horas por encontro, totalizando uma carga horária de 160 horas por turma.
Por ASCOM SESCOOP/BA
A cooperativa Unimed Extremo Sul, com o apoio do Sescoop/BA e da OCEB, realizou o 18º Concurso de Redação Unimed sobre Cooperativismo. Desde 2001, centenas de alunos participam desse projeto que tem o objetivo de difundir os princípios cooperativistas. O tema deste ano foi “Ética e Cooperação” e oportunizou a reflexão e o debate sobre a necessidade do resgate de valores fundamentais para a melhoria da sociedade diante do cenário de corrupção e problemas sociais do país.
Como nos anos anteriores, o Concurso de Redação aconteceu em Teixeira de Freitas, e foi dividido em duas fases: a primeira aconteceu em cada escola com a seleção das melhores redações de cada série (6º, 7º, 8º e 9º anos), contando com a participação de 10 escolas e 4.293 alunos. Após esta etapa, os estudantes, autores das redações selecionadas, produziram novos textos na Unimed Extremo Sul, no dia 06 de junho, concorrendo ao prêmio final. A novidade deste ano foi ampliar a premiação também para os vice-campeões de cada série.
“O grande diferencial dessa edição foi ter possibilitado a premiação do segundo colocado e o resultado foi muito positivo”, disse Juliana Jacomini, coordenadora comercial e de Marketing da Unimed Extremo Sul. Ela explicou que essa sugestão foi da comissão julgadora da Unimed para valorizar e envolver mais escolas e alunos no concurso.
O encerramento do concurso aconteceu no dia 13 de junho, no salão de eventos Espaço D, em Teixeira de Freitas/BA, com a presença dos professores e representantes das escolas participantes, alunos finalistas e seus familiares, da Diretoria Executiva da Unimed Extremo Sul e da Conselheira Administrativa do Sescoop/BA, Sra. Verônica Alves Oliveira, que representou o Sistema OCEB e ressaltou a importância dessa ação para todos que organizam e participam e do papel estratégico do SESCOOP de continuar apoiando iniciativas para “promover a cultura da cooperação e disseminar a doutrina, os valores e princípios do cooperativismo”.
PREMIAÇÃO
Os vice-campeões ganharam certificado de participação e um smartphone, enquanto os primeiros colocados, além do certificado, foram premiados com um notebook e uma impressora multifuncional. Já as escolas dos alunos campeões receberam um datashow e os professores foram homenageados. Dentre os mais de 4 mil participantes, os vencedores do 18º Concurso de Redação Unimed foram:
6º ano
1º lugar
Lara Galvão de Lima – Cooperativa Educacional de Teixeira de Freitas
2º lugar
Luiza Lula Jovêncio – Colégio Anchieta
7º ano
1º lugar
Emilly Souza Gonçalves – Colégio Anchieta Objetivo
2º lugar
Amanda Tiemi Tanaka – Instituto Francisco de Assis
8º ano
1º lugar
Marcela dos Santos Oliveira – Escola Municipal São Geraldo
2º lugar
Silva Ribeiro – Colégio Anchieta Objetivo
9º ano
1º lugar
Gustavo Aguiar Mendonça Paixão – Escola Municipal Gessé Inácio do Nascimento
2º lugar
Marlan Teles dos Santos – Cooperativa Educacional de Teixeira de Freitas
Por Ascom SESCOOP/BA (Com informações da Unimed Extremo Sul)
Fotos: Cedidas pela Unimed Extremo Sul
A manhã do dia 11 de maio de 2018 foi um marco para o cooperativismo baiano e, principalmente, para o presidente do Sistema Cooperativista Baiano, Cergio Tecchio, que recebeu o título de cidadão baiano das mãos da Deputada Estadual, Neusa Cadore, durante sessão especial na Assembleia Legislativa da Bahia.
CERIMÔNIA
Para homenagear o catarinense, residente há 23 anos na Bahia, marcaram presença na cerimônia representantes do poder público e do Sistema OCB, das cooperativas baianas, funcionários da OCEB e do SESCOOP/BA, familiares e amigos. A mesa de abertura foi composta por pessoas que fazem parte da trajetória do líder cooperativista, que se tornou uma referência do cooperativismo no Estado, segmento que ajudou a organizar, fortalecer e dar visibilidade.
Estavam presentes na mesa: o presidente da OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) e do SESCOOP (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo) e da CNCOOP (Confederação Nacional das Cooperativas), Márcio Lopes de Freitas; a presidente do Conselho de Administração da Cooperativa de Crédito de Livre Admissão no Nordeste e Centro Sul da Bahia - SICOOB COOPERE, Maria Vandalva; o presidente da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Funcionários do Grupo Walmart – SICOOB COOPERBOM, Alexandre Teixeira de Cerqueira; o presidente da Cooperativa Nacional de Transporte Corporativo – COOMAP, Jair Romualdo de Oliveira; o ex-Conselheiro Administrativo do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – SESCOOP/BA, Renato Altino Paiva Neto; a vice-presidente da Cooperativa Ser do Sertão, Nereide Segala Coelho; a Gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop/BA, Jussiara Lessa; a irmã do homenageado, Zenaide Tecchio Munari; e a esposa, Vera Lucia Ventura.
RECONHECIMENTO
Em seu discurso, a deputada estadual Neusa Cadore falou que acompanha há muito tempo a caminhada de Cergio Tecchio e o definiu como um grande defensor do cooperativismo, inclusive lembrou o quanto foi decisiva a contribuição dele para a construção da Lei Estadual do Cooperativismo, projeto que ela relatou na Assembleia Legislativa. “Cergio, a Bahia lhe acolhe carinhosamente e formalmente como cidadão baiano e lhe agradece por toda a sua contribuição até aqui”, disse.
O presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes Freitas, ressaltou que o cooperativismo brasileiro reconhece a força e o grande líder que é Cergio Tecchio, pois, mais do que gerar ideias e fazer planejamento, ele faz acontecer. Quem também destacou a capacidade de liderança do homenageado foi Maria Vandalva de Oliveira, presidente do Conselho de Administração da Cooperativa de Crédito Sicoob Coopere. Ela recordou momentos que representa o quanto ele se empenhou no avanço do cooperativismo no estado e o seu trabalho de mobilização e articulação das pessoas. “Tenho aprendido com Cergio que o cooperativismo é um movimento de pessoas que acreditam, sonham, mas também agem na direção de um mundo mais justo. De reinventar a vida de uma forma que as pessoas possam compartilhar resultados, participar de decisões”.
As qualidades profissionais e pessoais do presidente e sua capacidade de motivar, liderar e construir coletivamente também foram citadas em diversos depoimentos de familiares e representantes cooperativistas retratados em vídeos de homenagem e presencialmente, como a fala da sua irmã, Zenaide Tecchio Munari. Ela agradeceu, em nome de todos os familiares pela honraria, e reconheceu a capacidade de seu irmão de superar muitas dificuldades ao longo da vida, contando sempre com o apoio da sua esposa, Vera.
O presidente do Sicoob Cooperbom, Alexandre Cerqueira, elogiou a capacidade de Cergio reunir pessoas em torno de um propósito e que ele é um grande incentivador da elaboração de planejamentos estratégicos para contribuir com o desenvolvimento da gestão e da governança das cooperativas. Jair Romualdo, presidente da COOMAP, disse que Tecchio é uma das suas referências como pessoa e liderança e declarou convicto: “o cooperativismo baiano tem duas fases, uma antes e uma depois de Cergio Tecchio”.
NOVO CIDADÃO BAIANO
Muito emocionado e, depois de receber o título, o novo cidadão baiano rememorou a sua trajetória, desde a sua chegada à Bahia, em 1995. E como um grande visionário que sempre foi, ele dividiu com o público um dos seus sonhos e projetos daquela época, de implantar o cooperativismo nos 417 municípios do estado. E, para isso, ele explicou que foram selecionados 50 municípios prioritários para visitar e incentivar a organização de cooperativas.
E, atualmente, é possível constatar muitos frutos daquele trabalho. De acordo com ele, apesar da crise econômica do Brasil, o sistema cooperativista segue com o pé no acelerador. Hoje, as mais de 200 cooperativas baianas que fazem parte da OCEB administram ativos totais da ordem de R$ 3,5 bilhões. Além do ramo crédito, Tecchio destacou a atuação das cooperativas dos demais ramos: saúde, trabalho, transporte, educacional e agropecuário. Segundo ele, o foco do Sistema OCEB nos últimos anos tem sido aprimorar a gestão e a governança, expandir os serviços e profissionalizar cada vez mais e melhor.
E, antes de ser saudado com muitas palmas, o mais novo cidadão baiano encerrou o seu discurso dizendo: “Agradeço ao povo baiano, a deputada Neusa, a minha família e a todos os presentes. Estou muito orgulhoso de ser cidadão baiano. Nós SomosCoop, nós somos baianos, nós somos um povo que merece respeito, dignidade e qualidade de vida”.
Por Ascom OCEB e SESCOOP/BA (Com informações da Alba e VR14)
Créditos/Fotos: Pedro Ivo Sena (Ascom ALBA)
16 horas bem aproveitadas. Essa foi a avaliação de quem participou do Curso para Conselho de Administração com foco em Governança, que foi promovido pelo Sescoop/BA, nos dias 7 e 8 de maio de 2018, em Salvador.
A capacitação reuniu representantes de Conselhos de Administração e Diretores de cooperativas baianas de diferentes ramos (crédito, trabalho, saúde, educacional, transporte) para conhecer e/ou aprofundar conhecimentos sobre como desempenhar da melhor forma o cargo de conselheiro, contribuindo para o alcance das boas práticas de governança identificadas pela OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras).
Alguns participantes já exercem esse cargo, mas outros estão atuando pela primeira vez, e este é o caso de Paulo Gomes, da COOPERCAP - Cooperativa de Capacitação, Prestação de Serviços e Assistência Técnica. Ele disse que ter participado do curso o ajudou a ter uma visão abrangente e estratégica de como exercer o cargo de conselheiro. Já para Thais Queiroz, integrante do Conselho de Administração da Unibrasil Saúde - Cooperativa de Trabalho dos Profissionais de Saúde, o curso proporcionou networking e troca de experiências ao ouvir os relatos dos conselheiros de outras cooperativas.
O instrutor, Danilo Matos, responsável por ministrar o curso, fez um balanço da capacitação. “O resultado foi muito satisfatório em relação à construção colaborativa dos assuntos tratados. Apresentamos uma visão mais do estratégico da cooperativa e de como eles [conselheiros] podem desenhar esse norte da cooperativa e contribuir como um todo”. Esse entendimento sobre o papel do Conselho de Administração é compartilhada por Cergio Tecchio, presidente do Sistema OCEB. “Os conselheiros precisam pensar estrategicamente como a cooperativa pode prestar um bom serviço para a sociedade e conquistar mercado para que o maior ganho chegue para o associado e, consequentemente, aumente a adesão de sócios”, ressaltou durante sua fala de boas-vindas.
CONSELHO FISCAL
O Curso para Conselho Fiscal com foco em Governança aconteceu nos dias 9 e 10 de maio, em Salvador, e teve a mesma carga horária da capacitação para Conselho de Administração. A responsabilidade e o compromisso de acompanhar e fiscalizar a gestão da cooperativa foi um dos aspectos tratados durante a formação.
Mesmo para quem já atua há um tempo como conselheiro fiscal, a capacitação sempre agrega novos conhecimentos para desempenhar o cargo de forma mais qualificada, como afirmou Sr. André dos Santos, representante da ELINQ - Cooperativa de Trabalho de Montagem e Manutenção Industrial. Já para Roberta Gomes, fisioterapeuta e nova integrante do Conselho Fiscal da Unifisio - Cooperativa de Trabalho dos Fisioterapeutas da Bahia, os conteúdos tratados ajudaram a compreender sobre a gestão de uma cooperativa, pois ela tinha mais experiência na parte técnica.
Explicar sobre o papel do conselheiro fiscal dentro da estrutura de governança cooperativa foi um dos pontos abordados pelo instrutor. “Falamos sobre como ele pode ir muito além da visão do dia-dia da cooperativa e contribuir para que a estratégia da cooperativa seja efetivada”, explicou.
A rodada de cursos para Conselhos iniciou em Salvador e continuará em mais duas cidades baianas: Feira de Santana (21 e 22 de maio – Conselho Fiscal) e Luís Eduardo Magalhães (14 de junho – Conselho Fiscal e 15 de junho – Conselho de Administração). As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site: http://www.eventos.bahiacooperativo.coop.br/
Essa é mais uma capacitação que o Sescoop/BA realiza, contribuindo com a concretização de um dos seus objetivos estratégicos que é “Promover a profissionalização da gestão e da governança cooperativista”.
Por Ascom Sescoop/BA
Os colaboradores da Unibrasil Saúde – Cooperativa de Trabalho dos Profissionais de Saúde, localizada em Feira de Santana, participaram no dia 26 de abril da Oficina de Qualidade de Vida no Trabalho. Esta iniciativa, promovida pelo SESCOOP/BA, em seu 4º ano, objetiva sensibilizar os cooperados e funcionários das cooperativas baianas sobre a importância do cuidado com a saúde, qualidade de vida e segurança do trabalho. Nesse novo ciclo, a execução da oficina está a cargo da Cooperativa de Trabalho dos Fisioterapeutas da Bahia – Unifisio.
As fisioterapeutas, Fabiana Dantas e Renata dos Anjos, dialogaram sobre a Síndrome de Burnout, estado de tensão emocional e estresse crônicos provocados por condições de trabalho (físicas, emocionais e psicológicas) desgastantes, e refletiram com os participantes sobre o tema: “Felicidade no trabalho: utopia?”.
Durante as oficinas também foram realizados ginástica laboral e alongamentos com os colaboradores, visando melhorar a funcionalidade dos músculos e vivência corporal.
Com informações da Unibrasil Saúde
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – SESCOOP/BA foi credenciado como Unidade Capacitadora do Programa de Educação Profissional Continuada (EPC) do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia (CRC-BA). Essa habilitação significa que os cursos voltados para contadores, a exemplo do FORMACONT - Formação de Contadores Cooperativistas, passam a atender à EPC, conferindo pontuação por carga horária aos profissionais de contabilidade participantes.
Desde janeiro deste ano, contadores das cooperativas baianas, funcionários ou terceirizados, regulares com o Conselho Regional de Contabilidade, indicados pelas cooperativas do Sistema OCEB, estão participando do FORMACONT e tendo a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos na elaboração de prestação de contas e demonstrações contábeis de acordo com as exigências da lei do cooperativismo e das Normas Técnicas do Conselho Federal de Contabilidade aplicadas às Sociedades Cooperativas.
Para Livia Conceição, Gerente de Operações do SESCOOP/BA e integrante da Comissão de Contabilidade para as Cooperativas do CRCBA, esse credenciamento representa “a preocupação do Sistema OCEB em oferecer capacitações que visam atualizar, aprimorar e expandir os conhecimentos e competências técnicas para os contadores em prol da qualidade dos serviços prestados às sociedades cooperativas e em consonância com a Norma Brasileira de Contabilidade – NBC PG 12(R2) que dispõe sobre a Educação Profissional Continuada”.
Ao promover o FORMACONT e outras capacitações voltadas para os profissionais de contabilidade o SESCOOP/BA busca constantemente melhorar a gestão contábil das cooperativas baianas, confirmando que a formação continuada é uma das formas mais eficazes.
Por Ascom SESCOOP/BA
Logo: Site CRCBA
Contribuir para a melhoria da gestão e governança de cooperativas, promovendo o desenvolvimento da sua autogestão, é um dos focos de atuação do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo, que desenvolve diferentes programas e processos de orientação, constituição, assessoramento e acompanhamento de cooperativas em todo o país.
Dentre os programas, existe o de acompanhamento econômico-financeiro das cooperativas, que é operacionalizado por meio uma ferramenta chamada GDA, em ambiente virtual, onde são registrados os dados econômicos, financeiros e sociais das cooperativas, organizando as informações e gerando conhecimento e subsídios técnicos aos dirigentes e executivos das respectivas cooperativas para a tomada de decisão.
E para ensinar como utilizar o GDA, foi realizado, em Salvador, no dia 20 de abril, o “Curso: Agente de Desenvolvimento Cooperativo” voltado para representantes de duas cooperativas baianas, a CAJ – Cooperativa Agrícola de Juazeiro da Bahia e a COOMAP – Cooperativa Nacional de Transporte Terrestre, e para os analistas de monitoramento do SESCOOP/BA. A capacitação foi realizada pelo Sescoop Nacional e teve como objetivo ensinar aos agentes como utilizar a ferramenta para, a partir daí, ser implantada nessas cooperativas como projeto piloto.
A gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do SESCOOP/BA, Jussiara Lessa, ressaltou que os participantes do curso avaliaram positivamente o evento e as cooperativas CAJ e COOMAP já aderiram à ferramenta e estão em fase de alimentação do Sistema GDA, confirmando, assim, o interesse delas em demonstrar a capacidade econômica para parceiros, clientes e outras cooperativas.
A perspectiva futura é sensibilizar novas cooperativas baianas a aderirem ao programa para que o registro das informações contribua para melhorar a gestão econômica, financeira e social de cooperativas por meio de indicadores e para a promoção da transparência junto aos cooperados.
Por Ascom SESCOOP/BA
Depois do sucesso do 1º Encontro de Negócios, o Sicoob Central BA realizou a segunda edição do evento, de 13 a 15 de abril de 2018, em Mata de São João/BA, que teve como tema: “O estilo Sicoob de Vender – Simples, Sustentável e Humano”. Promovido pelo Sicoob Central BA e pelo Sescoop/BA, o evento teve como objetivo promover um estímulo às vendas, destacando o estilo Sicoob de vender, valorizar a cultura de pertencimento ao Sicoob e propiciar a integração dos empregados do Eixo Relacionamento com o Associado das cooperativas associadas.
Repetindo a grande adesão do público da primeira edição, o Encontro teve a participação de 200 pessoas, entre diretores, responsáveis e equipe da área de relacionamento das cooperativas associadas; diretores, gerentes e equipe da gerência de negócios do Sicoob Central BA. A programação do evento contou também com a participação da diretoria do Bancoob, da Sicoob Confederação, do Sicoob Seguradora e do Sistema OCEB.
Programação diversificada e motivadora
No primeiro dia, Marco Aurélio Almada, presidente do Bancoob, ministrou a palestra com o tema: Público Jovem. “Nós estamos levando o cooperativismo para cada vez mais pessoas porque nós não estamos parados. Estamos ativos, vibrantes e acreditando no nosso propósito e na qualidade do serviço que a gente presta para os cooperados”, comentou Almada.
Os participantes também acompanharam a palestra de Guilherme Ferreira, sobre o Estilo Sicoob de Vender. Ele refletiu sobre os valores, princípios do cooperativismo e do seu papel de contribuir para transformar a sociedade, a comunidade e o país em um lugar melhor. Ao final da palestra, Guilherme agradeceu ao convite e ressaltou: “estar aqui com nossas cooperativas, estar aqui com o povo do Sicoob nos energiza”. O palestrante Pedro Nascimento dividiu o palco com Guilherme e reforçou o diferencial das cooperativas de crédito ao afirmar que “sempre que você consome um produto ou serviço você não está só tendo uma relação comercial, você está investindo no que aquela organização acredita, no propósito daquela organização”.
O segundo dia do evento iniciou com a palestra de Luciano Ribeiro, superintendente comercial do Bancoob, que falou sobre Crédito como produto e do quanto “o Sistema regional baiano está crescendo de forma espetacular, levando crescimento, crédito, serviços aos seus associados”, disse.
E para ampliar o conhecimento dos participantes sobre estratégias de comercialização de alguns produtos do Sicoob (Cartões, Cobrança, Seguros, Sipag e Previ), eles foram divididos em 5 salas para acompanhar as exposições dos consultores do Bancoob e da Sicoob Seguradora que se revezaram pelos locais. A metodologia usada oportunizou que o público trocasse conhecimentos, esclarecessem suas dúvidas e conhecessem detalhadamente sobre as vantagens e o diferencial dos produtos ofertados pelo Sicoob.
Durante o evento, aconteceu o reconhecimento dos vencedores das etapas de 2017 da “Campanha Super Vendedor” – campanha estadual de vendas -, além da entrega da premiação para os “Mega Vendedores de 2017” e os campeões da etapa de janeiro do “Super Vendedor de 2018”. Ainda em clima de comemoração, os participantes se comprometeram com as metas e objetivos para o ano de 2018. Depois das premiações, os participantes foram surpreendidos com a palestra de Oscar Schmidt, ex-jogador de basquete. O público ficou bastante interessado e motivado com a história do ex-atleta. Ao final, os participantes se confraternizaram para celebrar o sucesso de mais um encontro.
Balanço e perspectivas futuras
Cergio Tecchio, presidente do Sistema OCEB, falou sobre a participação do Sescoop/BA na promoção do encontro, além de lembrar tudo o que as cooperativas de crédito levam para as comunidades onde estão inseridas. “O negócio faz parte da cooperativa. As cooperativas são para fazer negócios, para que os cooperados tenham oportunidade de fazer todos os seus negócios no mesmo local. E no cooperativismo de crédito ele tem a oportunidade de fazer todas as suas transações financeiras, bancárias e de serviço. Estamos juntos com o Sicoob na realização de grandes eventos de negócios por nossos 140 mil sócios na Bahia”.
Já o presidente do Sicoob Central BA, Ivo Azevedo de Brito, destacou o crescimento obtido no ano passado e lembrou que “em 2017 começamos a realizar uma mudança nas cooperativas da Bahia e isso vai refletir nos resultados de 2018, conquistando destaque nacional, mantendo o foco nas vendas e superando nossos resultados”.
O presidente do Sicoob Confederação, Henrique Castilhano ressaltou o caminho promissor que está sendo percorrido pelo Sicoob na Bahia. “Com esta Central e cooperativas tão pujantes, que vêm crescendo, dobrando de tamanho a cada quatro anos, a gente tem a certeza que estamos no caminho certo aqui na Bahia. Cooperativas integradas, fortes e avançando a cada dia trazendo o desenvolvimento que o Sicoob tem tido em todo território nacional”.
Alexsandro Silva, diretor administrativo do Sicoob Central BA, fez um balanço sobre o encontro: “O Sicoob Central BA acredita que este tipo de evento alinha os direcionamentos e motiva os empregados no alcance das metas, além de integrar as cooperativas, fortalecendo ainda mais o Sistema BA. Temos certeza que todos os participantes voltaram para suas cooperativas com um desejo ainda maior de fazer a diferença”, concluiu Alexsandro.
“A partir deste momento damos continuidade às nossas vendas, aos nossos negócios em 2018. Acredito no potencial das nossas cooperativas, acredito em cada um de nossos empregados. Tenho certeza que juntos alcançaremos o nosso objetivo e teremos resultados ainda melhores”, ressalta Josemir Pereira, diretor Operacional do Sicoob Central BA.
(Com informações e fotos do Sicoob Central BA)
A noite do dia 06 de abril, em Salvador, foi de celebração e reconhecimento das cooperativas baianas pela participação no PDGC - Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas. Realizado em ciclos anuais, o PDGC, cuja metodologia, pautada no Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), desenvolvido pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), é reconhecida nacional e internacionalmente por sua capacidade de aumentar a qualidade de gestão e a competitividade de organizações públicas ou privadas.
O evento, realizado pelo SESCOOP/BA, em parceria com a OCEB, marcou o lançamento na Bahia do sexto ciclo do PDGC. A participação de grande público, sendo formado por mais de 30 presidentes de cooperativas baianas, além de lideranças cooperativistas e da gerente geral do Sescoop Nacional, demonstrou o quanto o Sistema Cooperativista da Bahia reconhece que o PDGC é, de fato, um caminho para a melhoria concreta da gestão das cooperativas.
E é nessa melhoria constante que acredita o presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio. Durante a fala de abertura, ele ressaltou a versatilidade do PDGC, que pode ser usado para melhorar a gestão de cooperativas de pequeno, médio e grande porte, e convocou otimista a todos para participarem do novo ciclo do PDGC, além de contar com o apoio do Sistema OCEB para fazer com que o cooperativismo avance e, consequentemente, ajude a sociedade a progredir.
Karla Oliveira, gerente geral do SESCOOP, por sua vez, relembrou a trajetória, desde quando o PDGC foi instituído, e os resultados que essa ferramenta tem proporcionado às cooperativas brasileiras. “Ao longo desses 5 anos tivemos uma adesão crescente. Hoje tem mais de 1.500 cooperativas que participam do Programa. E é um número que vem crescendo de forma consistente. Isso mostra o interesse, comprometimento e adesão das cooperativas nesse propósito de aprimoramento da governança e gestão”.
Programação
A programação do evento contou com a apresentação do case da cooperativa Sicoob Metropolitano, conduzida por Kelly Tiago, Gestora de Planejamento e Desenvolvimento. O foco da exposição foi sobre as estratégias de gestão da cooperativa, que já recebeu o Prêmio Sescoop Excelência de Gestão, na categoria ouro. Ela mostrou o quanto a cooperativa tem trabalhado para atrair as novas gerações para o Cooperativismo por meio de ações inovadoras para oportunizar e estimular experiências. Exemplos de boas práticas voltadas para o relacionamento com o cooperado e o colaborador também foram citados por ela, que resumiu: “Não existe nós e eles. A gente normalmente fala: os cooperados. Nós somos cooperados, nós estamos fazendo para nós mesmos, para uma sociedade melhor e um mundo melhor. Tudo o que nós estamos fazendo é para o nosso bem também. Toda vez que vocês forem pensar estrategicamente em relação ao relacionamento com o associado lembrem-se do que falei que esse é o nosso principal diferencial competitivo”.
Além disso, ocorreu um Talk Show com as cooperativas baianas finalistas do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão, Sicoob Coopere e Sicoob Cooperbom, mediado por Fernando Sodake, editor e apresentador do telejornal Bahia Meio Dia, que dialogou com Maria Vandalva Lima e Karla Marjorie Reis, representantes das cooperativas, respectivamente. Vandalva compartilhou a experiência de quando a cooperativa percebeu o PDGC como um instrumento que lhes ajudaria a caminhar com excelência e a melhorar a prática de gestão da organização. E acrescentou: “O diagnóstico [primeira etapa do questionário] nos faz olhar para nós mesmos, para ser melhor, avançar, mas temos que assumir os nossos limites. Perceber que nós temos muito que aprender”. Karla expressou a alegria da cooperativa em ter sido uma das finalistas, pois demonstra todo o empenho e trabalho realizado, e que o objetivo do Sicoob Cooperbom é de ainda ganhar o prêmio.
Reconhecimento
A etapa final foi a entrega da placa de reconhecimento a 51 cooperativas baianas participantes de diferentes ciclos (2013 a 2017) do PDGC. O Sr. Ivo Azevedo de Brito, presidente do Conselho Administrativo do Sicoob Extremo Sul, cooperativa que participou de todas as edições do PDGC, de 2013 a 2017, falou em nome das cooperativas homenageadas. Ele parabenizou a todos e destacou que além do PDGC, o SESCOOP/BA oferece inúmeros cursos para diferentes públicos, proporcionando conhecimento para melhorar a qualidade dos serviços oferecidos pelas cooperativas.
Cenário Promissor
Na Bahia, a participação das cooperativas no PDGC aumentou consideravelmente em 2017: 53 cooperativas concluíram o PDGC e 19 cooperativas participaram do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão. A expectativa do Sistema OCEB é que esse número aumente em 2018, pois o trabalho para melhorar constantemente a gestão das cooperativas do estado continua. Sendo assim, a próxima ação será a realização de Workshops Regionais do PDGC com foco em Gestão de Processos e Plano de Melhorias nas seguintes cidades da Bahia: Salvador (08 e 09/05; 02 e 03/10/2018; 04 e 05/10/2018), Feira de Santana (10 e 11/05/2018), Vitória da Conquista (14 e 15/05/2018), Luís Eduardo Magalhães (17 e 18/05/2018) e Itabuna (23 e 24/05/2018).
Confira fotos do evento clicando aqui.
POR ASCOM SESCOOP/BA
Fotos: Uanga Produções e Eventos
O Sistema OCEB dissemina os valores do cooperativismo e contribui para o desenvolvimento das cooperativas baianas e, para isso, alinhar informações relacionadas ao Sistema Cooperativista com seus públicos de interesse é fundamental. Essa prática se repete, anualmente, tanto em eventos estratégicos, que reúnem dirigentes de cooperativas baianas, conselheiros, gestores e colaboradores da OCEB e do SESCOOP/BA, quanto em encontros com profissionais que atuam junto às cooperativas do estado.
Pelo 3º ano consecutivo, o Sistema OCEB realizou no dia 29 de janeiro, o Encontro de Alinhamento dos Consultores, Instrutores, Assessores e Facilitadores do Sistema Cooperativista Baiano. O evento foi sediado em Salvador e, durante a abertura, o presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, falou para os participantes sobre a importância deles ao serem porta-vozes do cooperativismo quando realizam seus trabalhos, seja de instrutoria, assessoria e/ou capacitação. “Apesar das particularidades de cada área, atuamos em uma causa única, pois o cooperativismo nos une... SomosCoop”, ressaltou.
O público teve a oportunidade de conhecer o balanço das ações do SESCOOP/BA de 2017 e o que está planejado para este ano em diferentes áreas e vertentes para atender as demandas de conselheiros, dirigentes e funcionários de cooperativas. Essa apresentação oferece um panorama dos serviços que o SESCOOP/BA pretende requisitar para atender as necessidades das cooperativas baianas.
Uma das participantes foi Marília Falcão, que trabalha em uma empresa que já prestou serviços para o SESCOOP/BA em diferentes áreas, como planejamento, marketing, vendas, empreendedorismo, cooperativismo, relacionamento interpessoal, etc. Ela destacou que a realização do alinhamento é importante “porque há uma transparência da realização de todas as ações que foram feitas no ano anterior e o planejamento para o ano seguinte, e, além disso, dá uma sensação de participação muito grande porque a gente contribui com algumas sugestões e elas são analisadas e, se for o caso, implementadas”.
Já para José Mário Araújo, profissional que realiza treinamentos há alguns anos para cooperativas baianas nas áreas de coaching, gestão, negociação, comunicação e planejamento estratégico, esse encontro é um diferencial e conclui: “o sucesso do sistema cooperativista na Bahia vem muito desse tipo de iniciativa inovadora”.
Durante o evento, o público teve acesso a informações sobre os procedimentos para contratação de instrutoria e como será o processo de credenciamento de instrutores que será realizado pelo SESCOOP/BA.
Em mais essa edição, o evento alcançou o objetivo de alinhar informações que norteiam o Sistema Cooperativista Baiano para que todos atuem de forma integrada em prol do desenvolvimento das cooperativas no estado.
Por Ascom SESCOOP/BA
Segundo José Raimundo da Univan, um dos problemas do ramo transporte é a falta de rotatividade na gestão das cooperativas. 'Estes encontros são fundamentais para termos mais acesso às informações, e o Sescoop Bahia assume papel importante nesta tarefa. Como abordado pelo palestrante, temos a obrigação de inovar com criatividade. Acreditamos na mudança, por isso estamos aqui".
Na mesa de abertura do evento, ocorrida na noite do dia 14, estavam presentes o presidente da OCEB/Sescoop-BA, Cergio Tecchio, os representantes do Ramo Trabalho e Transporte, Roberto Viana e Jair Romualdo de Oliveira, respectivamente. Uma homenagem foi prestada ao Dr. Ildegardo Santos, que faleceu no dia 13/12, o qual desempenhou importante papel na criação da OCEB.
No primeiro dia do evento o presidente da COOTRANSUL, Abel Moreira Paré, apresentou o atual cenário do transporte cooperativo, abordando o potencial das redes de cooperação e os desafios que envolvem a gestão, a cultura, a desinformação e a distância enquanto fatores que pré-determinam os processos.
Já no dia 15, os convênios OCEB x Mafre e OCEB x SALUTI foram apresentados ao público. Além disso, os Planos Estratégicos dos Ramos Transporte e Trabalho foram avaliados, debatidos e alinhados às realidades das cooperativas.
Para Jair Romualdo, as disputas existentes dentro do ramo Transporte, entre as próprias cooperativas, acabam diminuindo a força de atuação no mercado. “Em 2012 precisamos nos concentrar e unificar nossas forças. A nossa luta principal é a formação de federações centrais que fortaleçam as cooperativas, para que a gente diminua a concorrência internamente, na busca de forças para participar de concorrências do mesmo nível lá fora”.
Segundo Roberto Viana, o ano de 2012 será especial por conta do Ano Internacional das Cooperativas. "Para o ramo Trabalho, especificamente no Brasil e na Bahia, existe a possibilidade de logo no primeiro trimestre ser votada a PL 6244 que regulamentará de forma definitiva, ou pelos menos, apresentará uma legislação mais correta para que as cooperativas do ramo possam trabalhar sem as dificuldades encontradas hoje."
Segundo Cergio Tecchio, a OCEB e o Sescoop/BA vêm trabalhando junto aos ramos para alinhar as questões pertinentes a cada um deles e dar os encaminhamentos necessários. "Os encontros contribuem para o entrosamento das cooperativas dos ramos bem como para discutir questões específicas que contribuem para a gestão e o desenvolvimento das cooperativas, buscando maior espaço no mercado em que atuam", completa.
O evento contou ainda com a participação do Coordenador Nacional do Ramo Trabalho, Geraldo Magela, que palestrou para os participantes.
IF Baiano - Campus Serrinha agora tem dois cursos superiores: Tecnologia em Gestão de Cooperativas e Licenciatura em Ciências Biológicas. Inscrições vão de 29 de janeiro a 1 de fevereiro de 2018.
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano - Campus Serrinha) vai abrir inscrições para os seus dois novos cursos superiores: Tecnologia em Gestão de Cooperativas e Licenciatura em Ciências Biológicas. As inscrições vão de 29 de janeiro a 01 de fevereiro de 2018. São 40 vagas anuais para cada curso. Ambos os cursos são presencias e no turno noturno. A inscrição é gratuita e será feita exclusivamente pelo SiSu - Sistema de Seleção Unificada (sisu.mec.gov.br), que considera o desempenho obtido pelo candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017.
O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas tem duração mínima de 6 semestres e proporciona formação profissional superior e tecnológica dentro do eixo de Gestão e Negócios. O principal objetivo do curso é formar profissionais capazes de planejar e gerenciar as atividades de cooperativas, além de promover a otimização de recursos organizacionais e o bem-estar social por meio da atuação profissional deste gestor. O egresso deverá ser um profissional com formação humanística, proativo, com visão estratégica, sistêmica e com espírito empreendedor. Deverá ser capaz também de interagir nas especificidades regionais e locais, atuando de forma inovadora e pautada nos princípios de justiça, equidade e ética profissional.
IF BAIANO - O IF Baiano é uma autarquia do Poder Executivo. A finalidade da instituição é ofertar educação profissional e tecnológica, em todos os seus níveis e modalidades, com o objetivo de formar e qualificar cidadãos para a atuação profissional nos diversos setores da economia, com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional, conforme a lei de criação (Lei n.º11.892, de 29 de dezembro de 2008) do instituto.
Atualmente, o IF Baiano consolida-se como Instituição multicampi no Estado e garante a interiorização da educação profissional, sobretudo pela sua inserção em diversos territórios de identidade. O IF Baiano é formado por 01 (uma) Reitoria, sediada em Salvador, e 14 (quatorze) Campi, nos seguintes municípios: Bom Jesus da Lapa, Catu, Guanambi, Governador Mangabeira, Itapetinga, Santa Inês, Senhor do Bonfim, Teixeira de Freitas, Valença e Uruçuca., Alagoinhas, Serrinha, Itaberaba e Xique-Xique. Possui, também, um campus avançado na cidade de Medeiros Neto.
MAIS INFORMAÇÕES
Comissão de Processo Seletivo dos Cursos Superiores
Celular institucional: (75) 98301-8269
E-mail:
Release disponibilizado pela Comissão de Processo Seletivo dos Cursos Superiores (editado pelas ASCOM do SESCOOP/BA)
Promover estímulo às vendas, valorizando a cultura de pertencimento ao Sicoob e estimulando os empregados para aumento na comercialização de produtos e serviços foi o objetivo do Encontro de Alinhamento para Prospecção de Negócios, realizado, no dia 09 de dezembro, em Prado/BA, pela Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados do Médio Sul Baiano - Sicoob Costa do Descobrimento, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – SESCOOP/BA.
Durante o evento, o público, formado por empregados, Conselheiros de Administração, Conselheiros Fiscais e Diretores da cooperativa, pode conhecer ainda mais sobre o Sicoob com a palestra do Presidente do Sicoob Costa do Descobrimento, Antônio Francisco Moraes, que apresentou dados relevantes sobre o maior sistema financeiro cooperativo do país com mais de 3,8 milhões de cooperados, 2,6 mil pontos de atendimento, distribuídos em todo Brasil. Vale ressaltar que no Sicoob Costa do Descobrimento o ingresso de novos associados não está limitado a um grupo ou categoria específica.
A programação também contou com palestra sobre os seguintes temas: vendas, produtos e serviços, bom atendimento e fidelização dos associados, realizada pelo Consultor de Negócios, Lucas Chaves Costa. Já o assunto “Economia compartilhada” foi apresentado pelo Diretor Operacional, Sr. Gerson Carlos Ferreira Souto.
A realização de um quiz para testar os conhecimentos dos representantes das cooperativas sobre os serviços e produtos do Sicoob Costa do Descobrimento proporcionou uma maior integração entre os presentes.
O Encontro oportunizou também a apresentação da Prestação de Contas das Metas de 2017 e uma “injeção de ânimo” para o desenvolvimento dos planos e metas para 2018 com a palestra motivacional de José Luiz Tejon, que falou sobre "Respeito e paixão – O poder da cooperação”. Lizia Alves da Silva, tesoureira da cooperativa, destacou esse momento como um dos principais do evento, pois “por mais que gostemos do nosso trabalho, ficamos desmotivados por algum motivo ao longo da vida e a história dele de superação trouxe algo transformador em nosso trabalho, pois voltamos com sorriso no rosto e um jeito de trabalhar melhor”, disse.
Por Ascom SESCOOP/BA
Foto: Sicoob Costa do Descobrimento
A elaboração de Planejamentos Estratégicos das cooperativas baianas foi um dos focos de atendimento do SESCOOP/BA neste ano. Nessa última rodada, realizada de novembro a dezembro, foram realizadas as Oficinas de Elaboração do Planejamento Estratégico que contemplou as cooperativas: COOPMAC - Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense Resp. Ltda, COOLIBA - Cooperativa dos Profissionais Liberais da Bahia, COOPEB – Cooperativa Educacional de Barreiras e UNIBAHIA Sociedade Cooperativa. Ao todo, foram 11 cooperativas participantes das oficinas.
A troca de experiências, conhecimentos e integração entre dirigentes, cooperados e funcionários das cooperativas continuou nessas novas oficinas, resultando na elaboração de planejamentos com estratégias e metas traçadas para o alcance de resultados a médio e longo prazo, como a conquista de novos mercados. Para Edlania Novaes, diretora pedagógica da Cooperativa Educacional de Barreiras, “além de ser uma ferramenta para organizar as ações da cooperativa para os próximos anos, o planejamento se consolida como um momento de reflexão sobre nós mesmos e um passo fundamental para a construção da cooperativa que desejamos”, ressaltou.
A metodologia participativa trouxe ganhos significativos para a elaboração de planejamentos estratégicos adequados com a realidade das cooperativas, a partir da percepção dos que fazem parte da dinâmica e história das sociedades cooperativistas. O presidente de uma das cooperativas mais antigas da Bahia, a Coopmac, comentou sobre o impacto positivo dessa atividade: “Essa oficina serviu para a gente começar a desenhar a nossa identidade, parar com o achismo. Apesar da cooperativa ser uma das mais antigas da Bahia, fundada em 1960, ainda não tinha um planejamento escrito e traçado. Ter o planejamento escrito fez com que nosso caminho fosse traçado e pautado na consciência de todos, além de podermos escrever a nossa história e o nosso futuro”, disse Jaymilton Gusmão.
O SESCOOP/BA continua trabalhando para apoiar a promoção da profissionalização da gestão cooperativista para que, cada vez mais, as cooperativas participem ativamente na elaboração de planos para um futuro promissor junto aos seus associados.
Confira notícia e fotos das oficinas anteriores:
Oficinas de Elaboração de Planejamento Estratégico são realizadas em novas cooperativas
Cooperativas baianas participam de Oficinas de Elaboração de Planejamento Estratégico
Por Ascom SESCOOP/BA
Fotos cedidas por Leoney Miranda
Advogados das cooperativas de crédito associadas ao Sicoob Central BA participaram, no dia 11 de dezembro de 2017, do primeiro Seminário Jurídico do Sicoob Central, promovido pelo Sicoob Central BA em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - SESCOOP/BA.
Debater assuntos de relevância jurídica a fim de alinhar os processos judiciais das entidades integrantes do sistema cooperativista de crédito foi o principal objetivo do evento, que contou na sua programação com a reflexão sobre os seguintes temas: “Ausência de Solidariedade entre as entidades do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo – SNCC”, que foi exposto pelo Dr. Ricardo Senra, Gerente Jurídico do Bancoob; “A Solidariedade Trabalhista entre as entidades do SNCC e os Tribunais Trabalhistas”, abordado pelo Dr. Daniel Campos Antunes, advogado da OCB; “Reforma Trabalhista no âmbito do SNCC”, que foi apresentado pelo Dr. Alex Rafael Hoffling, advogado do Bancoob; e, por fim, “Inaplicabilidade do CDC - Ato Cooperativo Típico”, abordado pelo Dr. Adriano Oliveira da Silva, advogado do Sicoob Central BA.
Os participantes tiveram a oportunidade de trocar conhecimentos com todos os palestrantes e alinhar entendimentos sobre os principais temas das defesas que envolvem as cooperativas de crédito. De acordo com Jacqueline Azevedo, Gerente Jurídica e de Normas do Sicoob Central BA, os facilitadores demonstraram um domínio pleno do conteúdo, transmitindo as informações com facilidade e clareza, atendendo às expectativas dos participantes. “Alcançamos o objetivo principal do evento de aproximar os atuantes na defesa dos interesses das cooperativas baianas de crédito e levar à compreensão de como funciona o Sicoob, pois precisamos entender como as instituições do sistema funcionam, qual a responsabilidade de cada uma delas para podermos desenvolver e defender nossas teses”, concluiu.
O SESCOOP/BA tem realizado e apoiado eventos e capacitações voltados para os advogados que atuam nas cooperativas baianas, pois ao qualificá-los todo o sistema cooperativista ganha.
Por ASCOM SESCOOP/BA
Fotos cedidas pelos participantes
De agosto a outubro deste ano, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - SESCOOP/BA, em parceria com 9 cooperativas educacionais baianas, promoveu o Ciclo de Aulas Show 2017, com objetivo de preparar os alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, que aconteceu nos dias 05 e 12 de novembro em todo o Brasil.
Estudantes do 3° ano das cooperativas educacionais e vestibulandos participaram das aulas e puderam revisar assuntos de português, particularmente interpretação de texto e suas linguagens, literatura e redação, que têm importante peso no Enem.
As Aulas Show mantiveram o diferencial de utilizar metodologia dinâmica e atrativa com a apresentação de conteúdos em forma de música, teatro e atividades exemplificativas e muito conectadas com a realidade dos adolescentes e jovens. Mais um ano, a professora convidada para ministrar as aulas foi Káthya Souza, formada em letras e mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB e com vasta experiência na área de educação. Durante os encontros, ela trabalhou com diferentes recursos, como vídeos, imagens e canções, tudo para deixar a aula mais animada para os alunos.
Essa forma de abordagem incentiva a atenção e estimula a participação dos estudantes e quem confirma é Hitalo Neiva, 3° ano do Ensino Médio, da Cooperativa Educacional de Irecê – Coperil e que marcou presença no evento: “Inovador e capaz de suprir as nossas necessidades estudantis, esses são os principais adjetivos que podemos utilizar para definir o Aulão Show. Com um material bem preparado, uma estrutura dinâmica e capaz de suprir dúvidas e demais anseios dos alunos, o aulão quebra o clima tenso Pré-Enem, nos deixando mais leves e, ao mesmo tempo, focados e com objetivos em mente”.
Para Arleide Gomes, presidente da Cooperativa Educacional de Xingó – COOPEX, localizada em Paulo Afonso, as aulas são, realmente, um show e, esse ano, ela convidou estudantes de outras escolas da região para participar. “O aluno do 3º ano quando chega no final do ano está cansado e estafado, e a aula show vem para dar um dinamismo sem perder de vista o conteúdo. Os alunos não faltam e aproveitam bastante!”, disse. Essa opinião é compartilhada por Elaine Silva, presidente da Cooperativa Educacional de Teixeira de Freitas – CETEF, que elogiou a forma de condução das aulas e o entusiasmo dos estudantes.
A professora Káthya fez um balanço positivo desse ciclo de aulas, que percorreu diversas cidades e regiões do estado, e parabenizou o SESCOOP/BA por apoiar a realização desse trabalho que dissemina e fortalece a importância da educação para os adolescentes e jovens das cooperativas educacionais, servindo como importante ferramenta para o ingresso destes vestibulandos nas universidades e faculdades do país.
Confira a lista de cooperativas participantes desse ciclo:
- Cooperativa de Ensino da Região de Irecê – COPERIL
- Cooperativa Educacional de Barreiras – COOPEB
- Cooperativa Educacional de Teixeira de Freitas – CETEF
- Cooperativa Educacional Pé de Serra – COOPEPS
- Cooperativa Educacional de Sobradinho – COOES
- Cooperativa Educacional de Eunápolis – COOEDUC
- Cooperativa Educacional de Xingó – COOPEX
- Cooperativa Educacional de Porto Seguro – COOEPS;
- Cooperativa de Trabalho Educacional de Central – COOPEC
Por ASCOM SESCOOP/BA
Fotos cedidas pela professora Káthya
Dando continuidade à capacitação iniciada em setembro para os funcionários do SESCOOP/BA sobre elaboração de termo de referência para contratações, foi realizado um novo curso, nos dias 9 e 10 de novembro de 2017, em Salvador, com foco na Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos.
Essa capacitação atende a um dos Objetivos Estratégicos do SESCOOP/BA que é de desenvolver continuamente as competências dos colaboradores. Foram apresentados assuntos relacionados à gestão e fiscalização de contratos administrativos, como, por exemplo, diferença entre a gestão e fiscalização contratual; atribuições e obrigações do gestor e fiscal de contrato; etapas da execução de contratos e aspectos práticos na gestão e fiscalização dos contratos de serviço. Segundo o instrutor do curso, Jahson Costa, a constante atualização do corpo técnico é imprescindível para que possam tomar atitudes assertivas.
Para a Analista da Gerência de Operações, Mariângela Ribeiro, a capacitação serviu para deixar claro que “gerir contratos é uma atividade que está interligada diretamente com as áreas estratégicas e táticas da instituição, pois o fluxo contínuo de informação servirá de base para tomada de decisão em tempo hábil”.
Já para Fernanda Fontes, Analista da Gerência de Desenvolvimento de Cooperativas, o curso aconteceu em momento oportuno: “Todo esse conhecimento veio na hora certa, pois estávamos precisando nos reciclar quanto aos procedimentos legais e regulares da administração de contratos. O curso me permitiu ter uma maior compreensão dos processos, que será de fundamental importância para o meu dia a dia no trabalho”.
Os participantes tiveram a oportunidade de trocar conhecimentos trazendo exemplos a partir das suas experiências de trabalho e sanaram suas dúvidas com apoio do instrutor. O interesse do SESCOOP/BA é qualificar, cada vez mais, os colaboradores para que atendam com eficácia às demandas solicitadas durante a elaboração dos processos, assegurando maior eficiência na realização das contratações.
Para encerrar a agenda de capacitações do ano está previsto um encontro com foco no relacionamento interpessoal no dia 07 de dezembro, na capital baiana.
Por Ascom SESCOOP/BA
O ciclo de Oficinas de Elaboração do Planejamento Estratégico continua e no mês de outubro aconteceu em mais quatro cooperativas baianas: Cooperativa Educacional Pé de Serra - COOPEPS, Cooperativa de Trabalho Multidisciplinar de Prestação de Serviços e Assistência Técnica Ltda. - COOPERMULTA, Cooperativa Agropecuária do Oeste da Bahia - COOPROESTE e Cooperativa Educacional de Teixeira de Freitas - CETEF.
Essa ação representa o interesse e empenho de dirigentes, cooperados e funcionários das cooperativas baianas em melhorar, cada vez mais, as suas práticas de gestão e governança, pois ao elaborar os planejamentos estratégicos organizam e delineiam estratégias e metas para o alcance dos resultados a médio e longo prazo.
Joquebede Raquel, presidente da COOPERMULTA, ressaltou sobre a responsabilidade de montar o planejamento estratégico da cooperativa para os próximos dois anos e do estímulo de todos os envolvidos em executar as ações planejadas. Ela também acrescentou: “Achei a metodologia da oficina ótima e foi um incentivo para abraçarmos, cada vez mais, o cooperativismo”.
As oficinas ainda vão acontecer em mais quatro cooperativas baianas com a mesma metodologia participativa para que o resultado seja a elaboração de planejamentos estratégicos adequados com a realidade das cooperativas e que dirigentes, cooperados e funcionários coloquem o planejado em prática. Essa é a perspectiva da Cooperativa Educacional Pé de Serra, informou a presidente da cooperativa, Elizilda Rios: “Desejamos que nosso planejamento saia do papel e que nos três próximos anos possamos alcançar todos os nossos objetivos, que é o crescimento e organização da nossa cooperativa”.
O SESCOOP/BA continua trabalhando para apoiar a promoção da profissionalização da gestão cooperativista.
Veja aqui a notícia das oficinas anteriores.
Por Ascom SESCOOP/BA
Fotos cedidas por Leoney Miranda
Confira alguns registros:
Cooperados e funcionários das cooperativas baianas - Sicoob Central BA, Sicoob Cred Executivo, Sicoob Cooperbom, Sicoob Norte Sul, Cooproeste, Sicoob Coopec, Sicredi Região Sul e Sicoob Sertão - vivenciaram momentos voltados para o cuidado com a saúde e bem-estar dentro das suas dinâmicas de trabalho. De julho até outubro, o SESCOOP/BA promoveu Oficinas de Qualidade de Vida, que foram executadas pela Cooperativa de Trabalho dos Fisioterapeutas da Bahia - Unifisio, proporcionando, aos participantes, atividades de promoção da saúde, qualidade de vida e segurança do trabalho.
Os profissionais que conduziram as oficinas realizaram palestras orientando sobre a prática do autocuidado e da importância de estabelecer uma rotina mais saudável para melhorar a flexibilidade corporal, aumentar a disposição para realização de atividades e reduzir os riscos de lesões. Além das palestras sobre ergonomia e felicidade no trabalho, as oficinas contaram na etapa prática com Ginástica Laboral, Pilates, Relaxamento, Tikun, técnica de meditação e movimento, e aplicação de Kinésio tape, método realizado com fitas adesivas para auxiliar no tratamento de lesões traumáticas de nervos e músculos. Em algumas cooperativas também ocorreu a Oficina de Autoconhecimento com atividade lúdica de recorte e montagem de painéis sobre a temática “relação com o trabalho e consigo mesmo”.
O público participante avaliou positivamente a realização das oficinas e demonstrou interesse de vivenciar mais iniciativas que estimulem a disposição física e mental. Taiane Aguiar, Analista de Gestão de Pessoas do Sicoob Central BA, aprendeu técnicas e exercícios de meditação e destacou que os exercícios podem virar hábito para trabalhar melhor corpo e mente. Já Thainá Carvalho, Auxiliar de Controladoria da Sicredi Região Sul, disse que os colaboradores da cooperativa gostaram da oficina e as vivências serviram para combater o stress e que muitos pretendem aprofundar os conhecimentos sobre as terapias apresentadas e praticá-las.
Para Sandra Cohim, presidente e gestora do núcleo empresarial da Unifisio, as ações, mesmo sendo pontuais, tiveram relevante receptividade das cooperativas participantes. “Todas tiveram um discurso de agradecimento, principalmente aquelas que ainda não tinham experenciado Oficinas de Qualidade de Vida”. Ela ressaltou também que os assuntos das palestras foram relacionados às demandas das cooperativas e que na palestra “Felicidade no trabalho: Utopia?” foi abordado sobre a atuação do Sistema Cooperativista de proporcionar felicidade aos cooperados e o quanto os próprios cooperados podem ajudar nesse processo ao cuidar de si mesmos.
Ações com esse perfil e objetivo demonstram o compromisso do SESCOOP/BA em buscar alcançar a felicidade e bem-estar dos cooperados, como está previsto em um dos seus objetivos estratégicos: “Apoiar iniciativas voltadas para a saúde e segurança no trabalho e de qualidade de vida”.
Por Ascom SESCOOP/BA
Fotos cedidas pela Unifisio
O sétimo Workshop dos Profissionais de Secretariado da Bahia foi realizado nos dias 28 e 29 de setembro de 2017, em Salvador, e reuniu secretárias e profissionais que assessoram os Conselhos e a Diretoria Executiva das cooperativas do Estado da Bahia, vinculadas ao Sistema OCEB.
O evento, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - SESCOOP/BA, oportunizou ao público participante adquirir conhecimentos atualizados sobre habilidades e atitudes essenciais do profissional de secretariado e como aplica-los nas atividades diárias das cooperativas em que atuam.
No primeiro dia do workshop, a palestrante Cristiane Lima Araújo ministrou a palestra “Inteligência Emocional no Contexto Empresarial”, temática atual que despertou o interesse dos participantes. Juliana Silva, secretária da Cooperativa de Administração e Apoio Logístico – COOPERALOGIS, situada no município de Itaberaba, destacou que a palestra a fez aprender bastante a como lidar melhor com as pessoas, e que essa atitude terá um reflexo positivo no desenvolvimento do seu trabalho. A programação também contou com a apresentação feita pelo presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, sobre o cooperativismo e seus elementos essenciais, reforçando o entendimento dos presentes a respeito da cultura da cooperação, da doutrina, dos valores e princípios do cooperativismo.
Dando continuidade, foi realizado o curso sobre temas relacionados ao comportamento do profissional de secretariado e suas habilidades profissionais e gerenciais. A instrutora Moyra Longhi conduziu a capacitação de forma participativa e apresentou dicas e informações úteis sobre atendimento, comunicação, redação de correspondências, conduta e etiqueta profissional, dentre outros assuntos. Segundo Moyra, o mercado de trabalho é muito exigente e essa área de secretariado executivo mudou muito ao longo dos anos, sendo considerada, atualmente, uma área estratégica, por isso, os profissionais precisam ter habilidades e competências diferenciadas. Dessa forma, “esse tipo de capacitação é de fundamental importância para agregar valor para o quê os profissionais fazem no dia a dia”, ressaltou.
Essa opinião é compartilhada por Nubia Silva, secretária da Cooperativa de Trabalho de Transporte Rodoviário de Passageiros, Executivos e Turísticos de Simões Filho – COOTRANSPEX, pois com o curso ela pode se atualizar, considerando as mudanças na dinâmica de trabalho do profissional de secretariado. “Com certeza, trouxe experiências novas e que levarei para o meu dia-dia”, afirmou.
A expectativa da participante Lorena Santos Ribeiro, secretária da Cooperativa de Capacitação, Prestação de Serviços e Assistência Técnica - COOPERCAP, situada em Ruy Barbosa, foi atendida: “É um prazer imenso participar de mais um Workshop de Secretariado realizado pelo SESCOOP/BA. Todo ano aguardo com grande expectativa por este treinamento, sempre esperando desenvolver ainda mais as minhas habilidades de maneira prática e eficiente e, ao término do evento, temos sempre a sensação de ter ido além do que esperávamos”.
O SESCOOP/BA tem buscado, ao longo dos últimos sete anos, realizar eventos e capacitações que disseminem novos conhecimentos aliados à doutrina cooperativista, visando contribuir com o trabalho do profissional de secretariado nas cooperativas.
Por Ascom SESCOOP/BA