Notícias desenvolvimento
De agosto a outubro deste ano, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - SESCOOP/BA, em parceria com 9 cooperativas educacionais baianas, promoveu o Ciclo de Aulas Show 2017, com objetivo de preparar os alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, que aconteceu nos dias 05 e 12 de novembro em todo o Brasil.
Estudantes do 3° ano das cooperativas educacionais e vestibulandos participaram das aulas e puderam revisar assuntos de português, particularmente interpretação de texto e suas linguagens, literatura e redação, que têm importante peso no Enem.
As Aulas Show mantiveram o diferencial de utilizar metodologia dinâmica e atrativa com a apresentação de conteúdos em forma de música, teatro e atividades exemplificativas e muito conectadas com a realidade dos adolescentes e jovens. Mais um ano, a professora convidada para ministrar as aulas foi Káthya Souza, formada em letras e mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB e com vasta experiência na área de educação. Durante os encontros, ela trabalhou com diferentes recursos, como vídeos, imagens e canções, tudo para deixar a aula mais animada para os alunos.
Essa forma de abordagem incentiva a atenção e estimula a participação dos estudantes e quem confirma é Hitalo Neiva, 3° ano do Ensino Médio, da Cooperativa Educacional de Irecê – Coperil e que marcou presença no evento: “Inovador e capaz de suprir as nossas necessidades estudantis, esses são os principais adjetivos que podemos utilizar para definir o Aulão Show. Com um material bem preparado, uma estrutura dinâmica e capaz de suprir dúvidas e demais anseios dos alunos, o aulão quebra o clima tenso Pré-Enem, nos deixando mais leves e, ao mesmo tempo, focados e com objetivos em mente”.
Para Arleide Gomes, presidente da Cooperativa Educacional de Xingó – COOPEX, localizada em Paulo Afonso, as aulas são, realmente, um show e, esse ano, ela convidou estudantes de outras escolas da região para participar. “O aluno do 3º ano quando chega no final do ano está cansado e estafado, e a aula show vem para dar um dinamismo sem perder de vista o conteúdo. Os alunos não faltam e aproveitam bastante!”, disse. Essa opinião é compartilhada por Elaine Silva, presidente da Cooperativa Educacional de Teixeira de Freitas – CETEF, que elogiou a forma de condução das aulas e o entusiasmo dos estudantes.
A professora Káthya fez um balanço positivo desse ciclo de aulas, que percorreu diversas cidades e regiões do estado, e parabenizou o SESCOOP/BA por apoiar a realização desse trabalho que dissemina e fortalece a importância da educação para os adolescentes e jovens das cooperativas educacionais, servindo como importante ferramenta para o ingresso destes vestibulandos nas universidades e faculdades do país.
Confira a lista de cooperativas participantes desse ciclo:
- Cooperativa de Ensino da Região de Irecê – COPERIL
- Cooperativa Educacional de Barreiras – COOPEB
- Cooperativa Educacional de Teixeira de Freitas – CETEF
- Cooperativa Educacional Pé de Serra – COOPEPS
- Cooperativa Educacional de Sobradinho – COOES
- Cooperativa Educacional de Eunápolis – COOEDUC
- Cooperativa Educacional de Xingó – COOPEX
- Cooperativa Educacional de Porto Seguro – COOEPS;
- Cooperativa de Trabalho Educacional de Central – COOPEC
Por ASCOM SESCOOP/BA
Fotos cedidas pela professora Káthya
Notícias desenvolvimento
Dando continuidade à capacitação iniciada em setembro para os funcionários do SESCOOP/BA sobre elaboração de termo de referência para contratações, foi realizado um novo curso, nos dias 9 e 10 de novembro de 2017, em Salvador, com foco na Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos.
Essa capacitação atende a um dos Objetivos Estratégicos do SESCOOP/BA que é de desenvolver continuamente as competências dos colaboradores. Foram apresentados assuntos relacionados à gestão e fiscalização de contratos administrativos, como, por exemplo, diferença entre a gestão e fiscalização contratual; atribuições e obrigações do gestor e fiscal de contrato; etapas da execução de contratos e aspectos práticos na gestão e fiscalização dos contratos de serviço. Segundo o instrutor do curso, Jahson Costa, a constante atualização do corpo técnico é imprescindível para que possam tomar atitudes assertivas.
Para a Analista da Gerência de Operações, Mariângela Ribeiro, a capacitação serviu para deixar claro que “gerir contratos é uma atividade que está interligada diretamente com as áreas estratégicas e táticas da instituição, pois o fluxo contínuo de informação servirá de base para tomada de decisão em tempo hábil”.
Já para Fernanda Fontes, Analista da Gerência de Desenvolvimento de Cooperativas, o curso aconteceu em momento oportuno: “Todo esse conhecimento veio na hora certa, pois estávamos precisando nos reciclar quanto aos procedimentos legais e regulares da administração de contratos. O curso me permitiu ter uma maior compreensão dos processos, que será de fundamental importância para o meu dia a dia no trabalho”.
Os participantes tiveram a oportunidade de trocar conhecimentos trazendo exemplos a partir das suas experiências de trabalho e sanaram suas dúvidas com apoio do instrutor. O interesse do SESCOOP/BA é qualificar, cada vez mais, os colaboradores para que atendam com eficácia às demandas solicitadas durante a elaboração dos processos, assegurando maior eficiência na realização das contratações.
Para encerrar a agenda de capacitações do ano está previsto um encontro com foco no relacionamento interpessoal no dia 07 de dezembro, na capital baiana.
Por Ascom SESCOOP/BA
Notícias desenvolvimento
O ciclo de Oficinas de Elaboração do Planejamento Estratégico continua e no mês de outubro aconteceu em mais quatro cooperativas baianas: Cooperativa Educacional Pé de Serra - COOPEPS, Cooperativa de Trabalho Multidisciplinar de Prestação de Serviços e Assistência Técnica Ltda. - COOPERMULTA, Cooperativa Agropecuária do Oeste da Bahia - COOPROESTE e Cooperativa Educacional de Teixeira de Freitas - CETEF.
Essa ação representa o interesse e empenho de dirigentes, cooperados e funcionários das cooperativas baianas em melhorar, cada vez mais, as suas práticas de gestão e governança, pois ao elaborar os planejamentos estratégicos organizam e delineiam estratégias e metas para o alcance dos resultados a médio e longo prazo.
Joquebede Raquel, presidente da COOPERMULTA, ressaltou sobre a responsabilidade de montar o planejamento estratégico da cooperativa para os próximos dois anos e do estímulo de todos os envolvidos em executar as ações planejadas. Ela também acrescentou: “Achei a metodologia da oficina ótima e foi um incentivo para abraçarmos, cada vez mais, o cooperativismo”.
As oficinas ainda vão acontecer em mais quatro cooperativas baianas com a mesma metodologia participativa para que o resultado seja a elaboração de planejamentos estratégicos adequados com a realidade das cooperativas e que dirigentes, cooperados e funcionários coloquem o planejado em prática. Essa é a perspectiva da Cooperativa Educacional Pé de Serra, informou a presidente da cooperativa, Elizilda Rios: “Desejamos que nosso planejamento saia do papel e que nos três próximos anos possamos alcançar todos os nossos objetivos, que é o crescimento e organização da nossa cooperativa”.
O SESCOOP/BA continua trabalhando para apoiar a promoção da profissionalização da gestão cooperativista.
Veja aqui a notícia das oficinas anteriores.
Por Ascom SESCOOP/BA
Fotos cedidas por Leoney Miranda
Confira alguns registros:
Notícias desenvolvimento
Cooperados e funcionários das cooperativas baianas - Sicoob Central BA, Sicoob Cred Executivo, Sicoob Cooperbom, Sicoob Norte Sul, Cooproeste, Sicoob Coopec, Sicredi Região Sul e Sicoob Sertão - vivenciaram momentos voltados para o cuidado com a saúde e bem-estar dentro das suas dinâmicas de trabalho. De julho até outubro, o SESCOOP/BA promoveu Oficinas de Qualidade de Vida, que foram executadas pela Cooperativa de Trabalho dos Fisioterapeutas da Bahia - Unifisio, proporcionando, aos participantes, atividades de promoção da saúde, qualidade de vida e segurança do trabalho.
Os profissionais que conduziram as oficinas realizaram palestras orientando sobre a prática do autocuidado e da importância de estabelecer uma rotina mais saudável para melhorar a flexibilidade corporal, aumentar a disposição para realização de atividades e reduzir os riscos de lesões. Além das palestras sobre ergonomia e felicidade no trabalho, as oficinas contaram na etapa prática com Ginástica Laboral, Pilates, Relaxamento, Tikun, técnica de meditação e movimento, e aplicação de Kinésio tape, método realizado com fitas adesivas para auxiliar no tratamento de lesões traumáticas de nervos e músculos. Em algumas cooperativas também ocorreu a Oficina de Autoconhecimento com atividade lúdica de recorte e montagem de painéis sobre a temática “relação com o trabalho e consigo mesmo”.
O público participante avaliou positivamente a realização das oficinas e demonstrou interesse de vivenciar mais iniciativas que estimulem a disposição física e mental. Taiane Aguiar, Analista de Gestão de Pessoas do Sicoob Central BA, aprendeu técnicas e exercícios de meditação e destacou que os exercícios podem virar hábito para trabalhar melhor corpo e mente. Já Thainá Carvalho, Auxiliar de Controladoria da Sicredi Região Sul, disse que os colaboradores da cooperativa gostaram da oficina e as vivências serviram para combater o stress e que muitos pretendem aprofundar os conhecimentos sobre as terapias apresentadas e praticá-las.
Para Sandra Cohim, presidente e gestora do núcleo empresarial da Unifisio, as ações, mesmo sendo pontuais, tiveram relevante receptividade das cooperativas participantes. “Todas tiveram um discurso de agradecimento, principalmente aquelas que ainda não tinham experenciado Oficinas de Qualidade de Vida”. Ela ressaltou também que os assuntos das palestras foram relacionados às demandas das cooperativas e que na palestra “Felicidade no trabalho: Utopia?” foi abordado sobre a atuação do Sistema Cooperativista de proporcionar felicidade aos cooperados e o quanto os próprios cooperados podem ajudar nesse processo ao cuidar de si mesmos.
Ações com esse perfil e objetivo demonstram o compromisso do SESCOOP/BA em buscar alcançar a felicidade e bem-estar dos cooperados, como está previsto em um dos seus objetivos estratégicos: “Apoiar iniciativas voltadas para a saúde e segurança no trabalho e de qualidade de vida”.
Por Ascom SESCOOP/BA
Fotos cedidas pela Unifisio
Notícias desenvolvimento
O sétimo Workshop dos Profissionais de Secretariado da Bahia foi realizado nos dias 28 e 29 de setembro de 2017, em Salvador, e reuniu secretárias e profissionais que assessoram os Conselhos e a Diretoria Executiva das cooperativas do Estado da Bahia, vinculadas ao Sistema OCEB.
O evento, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - SESCOOP/BA, oportunizou ao público participante adquirir conhecimentos atualizados sobre habilidades e atitudes essenciais do profissional de secretariado e como aplica-los nas atividades diárias das cooperativas em que atuam.
No primeiro dia do workshop, a palestrante Cristiane Lima Araújo ministrou a palestra “Inteligência Emocional no Contexto Empresarial”, temática atual que despertou o interesse dos participantes. Juliana Silva, secretária da Cooperativa de Administração e Apoio Logístico – COOPERALOGIS, situada no município de Itaberaba, destacou que a palestra a fez aprender bastante a como lidar melhor com as pessoas, e que essa atitude terá um reflexo positivo no desenvolvimento do seu trabalho. A programação também contou com a apresentação feita pelo presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, sobre o cooperativismo e seus elementos essenciais, reforçando o entendimento dos presentes a respeito da cultura da cooperação, da doutrina, dos valores e princípios do cooperativismo.
Dando continuidade, foi realizado o curso sobre temas relacionados ao comportamento do profissional de secretariado e suas habilidades profissionais e gerenciais. A instrutora Moyra Longhi conduziu a capacitação de forma participativa e apresentou dicas e informações úteis sobre atendimento, comunicação, redação de correspondências, conduta e etiqueta profissional, dentre outros assuntos. Segundo Moyra, o mercado de trabalho é muito exigente e essa área de secretariado executivo mudou muito ao longo dos anos, sendo considerada, atualmente, uma área estratégica, por isso, os profissionais precisam ter habilidades e competências diferenciadas. Dessa forma, “esse tipo de capacitação é de fundamental importância para agregar valor para o quê os profissionais fazem no dia a dia”, ressaltou.
Essa opinião é compartilhada por Nubia Silva, secretária da Cooperativa de Trabalho de Transporte Rodoviário de Passageiros, Executivos e Turísticos de Simões Filho – COOTRANSPEX, pois com o curso ela pode se atualizar, considerando as mudanças na dinâmica de trabalho do profissional de secretariado. “Com certeza, trouxe experiências novas e que levarei para o meu dia-dia”, afirmou.
A expectativa da participante Lorena Santos Ribeiro, secretária da Cooperativa de Capacitação, Prestação de Serviços e Assistência Técnica - COOPERCAP, situada em Ruy Barbosa, foi atendida: “É um prazer imenso participar de mais um Workshop de Secretariado realizado pelo SESCOOP/BA. Todo ano aguardo com grande expectativa por este treinamento, sempre esperando desenvolver ainda mais as minhas habilidades de maneira prática e eficiente e, ao término do evento, temos sempre a sensação de ter ido além do que esperávamos”.
O SESCOOP/BA tem buscado, ao longo dos últimos sete anos, realizar eventos e capacitações que disseminem novos conhecimentos aliados à doutrina cooperativista, visando contribuir com o trabalho do profissional de secretariado nas cooperativas.
Por Ascom SESCOOP/BA
Notícias desenvolvimento
Desde março de 2017, o SESCOOP/BA tem promovido eventos e capacitações para incentivar e preparar as cooperativas baianas para a participação no PDGC - Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas. Já foram realizados workshops, visitas técnicas, oficinas de elaboração de planejamento estratégico e, agora, foi a vez dos Intercâmbios de Boas Práticas de Gestão.
Grupos formados por representantes de diversas cooperativas da Bahia, dos ramos agropecuário, crédito, educacional, saúde, trabalho e transporte foram a outros estados para conhecer cooperativas reconhecidas pelo Prêmio Sescoop Excelência de Gestão e que utilizam o PDGC como ferramenta de gestão.
O primeiro intercâmbio ocorreu nos dias 19 e 20 de setembro, com a presença de 33 representantes das cooperativas de crédito, que visitaram a VIACREDI - Cooperativa de Crédito Vale do Itajaí; a COOPER - Cooperativa de Consumo Vale do Itajaí e o SICOOB CENTRAL SC/RS - Cooperativa Central de Crédito de Santa Catarina. Já nos dias 20 e 21 de setembro um outro grupo, composto por 30 representantes dos ramos educacional e trabalho, seguiu para Brasília/DF para conhecer a COOPLEM - Cooperativa de Ensino de Língua Estrangeira Moderna; a COOPQUERUBIM - Cooperativa de Trabalho e Ensino e participar do programa Portas Abertas na sede do Sistema OCB. Já nos dias 26 e 27 de setembro os 20 representantes das cooperativas dos ramos agropecuário, saúde e transporte foram a Santa Catarina e visitaram a Cooperativa Central Aurora Alimentos – AURORA; a Cooperativa Agroindustrial Alfa – COOPERALFA e a Cooperativa de Trabalho Médico da Região Oeste Catarinense - UNIMED CHAPECÓ.
Em todos os intercâmbios os participantes conheceram sobre as histórias, os serviços e produtos oferecidos pelas cooperativas; quais são seus diferenciais competitivos; como atuam em relação à gestão, governança e sustentabilidade e qual o reflexo dos negócios na economia das regiões, no desenvolvimento das pessoas e na qualidade de vida e quais os benefícios trazidos pela implementação do PDGC. Os grupos também percorreram os ambientes das cooperativas e tiveram ricas trocas de experiências e conhecimentos.
Veja a opinião de alguns participantes sobre os intercâmbios:
PROVEITOSO - “Com certeza, toda a estrutura que vimos das outras cooperativas e a troca de informações sobre as boas práticas do PDGC apresentadas foram muito proveitosas para todos os ramos de cooperativas representados no intercâmbio”, disse o vice-presidente da COOMAP, Wellington de Freitas.
PRODUTIVO – “Foi um intercâmbio altamente produtivo”. A maturidade dos princípios cooperativistas entranhados nas culturas das cooperativas visitadas, a educação cooperativista para sucessão e a preocupação com a sustentabilidade chamaram a atenção da Dra. Rosângela Carvalho de Melo, cooperada da Unimed Itabuna. “A promoção do intercâmbio é uma iniciativa fantástica do SESCOOP/BA para abrir o horizonte das cooperativas baianas. Precisamos ver esses exemplos positivos para nos estimular mais e mais a enfrentar os desafios”, concluiu.
SIGNIFICATIVO – “Experiência dessa natureza é algo muito rico e significativo, pois apresenta várias possibilidades, dentre elas a interação com novas pessoas, o networking tão importante para a gestão e a troca de experiências tão saudável no meio cooperativista. Tivemos a oportunidade de visitar duas cooperativas distintas, porém se destacam como cases de sucesso na gestão e ficou claro que a determinação, compromisso, envolvimento e investimento nas pessoas é algo presente na gestão das duas cooperativas”, relatou e avaliou Alaerte Aronia, presidente do Conselho de Administração da COPERIL.
MOTIVAÇÃO – “A programação de palestras e visitas às cooperativas da capital federal e à unidade nacional do Sistema OCB, bem como a visita ao Museu de Valores e Palestra de Educação Financeira no Banco Central do Brasil, ampliaram os conhecimentos sobre gestão cooperativista e motivaram o grupo a desenvolver novos projetos”, opinou Marília Reis, presidente da Cooliba - Cooperativa de Trabalho dos Profissionais Liberais da Bahia.
BOAS PRÁTICAS - “As experiências visitadas demonstram e ensinam que as mudanças nas organizações são precedidas por mudanças nas pessoas. As boas práticas não são espontaneistas, elas precisam ser planejadas, executadas e avaliadas com indicadores mensuráveis e verificáveis. Se as cooperativas não traçarem suas rotas não saberão se estão no caminho certo. Quando não sabemos onde chegar, qualquer caminho serve. Mas nós não constituímos cooperativas para chegar a qualquer lugar, e sim para gerar dignidade e felicidades na vida das pessoas, onde elas estiverem. Isso requer planejamento e alinhamento de boas práticas e aperfeiçoamento da gestão fazendo bem o que precisa ser feito”, refletiu Maria Vandalva Lima, Presidente do Conselho do Sicoob Coopere.
Por Ascom SESCOOP/BA
Notícias desenvolvimento
Após a participação no ciclo de Workshops Excelência da Gestão do PDGC - Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas [Veja notícia aqui], dirigentes, cooperados e funcionários de cooperativas baianas têm buscado melhorar, cada vez mais, as práticas de gestão e governança das cooperativas que são integrantes. E uma das ações é a elaboração do planejamento estratégico visando organizar e traçar estratégias e metas para o alcance dos resultados a longo prazo.
Para contribuir com essa iniciativa, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – SESCOOP/BA tem apoiado as cooperativas que demandaram a realização de Oficinas de Elaboração do Planejamento Estratégico. As oficinas, que iniciaram neste mês e vão até o final do ano, têm diferentes etapas e conta com carga horária de 40h por cooperativa.
A Cooperativa de Trabalho dos Profissionais de Saúde – COOPS, a Cooperativa dos Fisioterapeutas da Bahia - Unifisio e a Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores da UESB - Crediuesb já realizaram a oficina, que conta com a moderação de Leoney Miranda. “Conseguir fazer com que as cooperativas parem para planejar, traçar seu rumo, definir seus objetivos, suas metas para os próximos anos e o que precisa ser feito é um grande avanço”, ressaltou o instrutor ao falar sobre a importância das cooperativas construírem seus planejamentos estratégicos.
A presidente da Unifisio, Sandra Mary Cohim, explicou que a cooperativa já tinha elaborado um planejamento estratégico e traçado missão, visão e valores institucionais, mas a oficina veio em momento oportuno, pois, segundo ela, foi possível reavaliar, não só o que conseguimos fazer, mas os motivos pelos quais não conseguimos fazer o planejado, e estabelecer as metas atuais porque o cenário mudou muito”.
As oficinas ainda vão acontecer em mais oito cooperativas baianas com metodologia participativa para que o resultado seja a elaboração de planejamentos estratégicos condizentes com a realidade das cooperativas e que dirigentes, cooperados e funcionários coloquem o planejado em prática. Essa é mais uma capacitação que o SESCOOP/BA apoia para promover a profissionalização da gestão cooperativista.
Por Ascom SESCOOP/BA
Fotos cedidas pelas cooperativas
Notícias desenvolvimento
Novos grupos de empregados da área de atendimento das cooperativas de crédito associadas ao Sicoob Central BA foram até Brasília/DF para participar do Programa de Visita ao Centro Corporativo Sicoob – SICOOB PROVI. As visitas aconteceram nos meses de agosto, no dia 17, e setembro, dia 15, onde na oportunidade conheceram as sedes do Centro Corporativo Sicoob (CCS) e do Bancoob.
O PROVI tem o objetivo de compartilhar com os visitantes a visão sistêmica, incentivando o sentimento de orgulho e pertencimento, além de reforçar a marca, os valores cooperativistas e o senso de pertencimento das cooperativas ao Sicoob.
A programação do intercâmbio seguiu a abordagem da visita que ocorreu em julho desse ano [veja notícia aqui], contando com a apresentação sobre as áreas e os pilares de atuação do Sicoob Confederação, além da atuação da Universidade Sicoob. Os participantes também puderam conhecer sobre o aparato e governança do Bancoob, os serviços oferecidos para as cooperativas e os aplicativos existentes.
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – SESCOOP/BA apoiou a realização dos três intercâmbios, que contou, ao todo, com mais de 130 participantes.
Esta ação contribui com o objetivo estratégico de ampliar o acesso das cooperativas às soluções de formação e qualificação profissional e atende a um dos sete princípios do cooperativismo: educação, formação e informação.
Por ASCOM SESCOOP/BA
Confira fotos das últimas visitas:
Notícias desenvolvimento
A sexta edição das Olimpíadas Esportivas das Cooperativas Educacionais da Bahia – OECED confirmou a sua importância enquanto evento de promoção da intercooperação e integração entre estudantes e professores das cooperativas educacionais baianas, familiares e sociedade.
A OECED, dessa vez, foi sediada em Salvador e reuniu de 15 a 17 de setembro mais de 270 participantes, dentre estes os alunos das seguintes cooperativas localizadas no interior do estado: Cooperativa Educacional de Teixeira de Freitas – CETEF, Cooperativa Educacional de Irecê – COPERIL, Cooperativa Educacional de Eunápolis – COOEDUC, Cooperativa Educacional de Central – COOPEC, Cooperativa Educacional de Barreiras – COOPEB, Cooperativa Educacional de Salinas – COOPESAL e Cooperativa Educacional de Xingó – COOPEX.
Programação
A programação das Olimpíadas contou com atividades relacionadas à formação cooperativista, com a palestra do professor Ainor Lotério sobre juventude e cooperativismo; momentos de integração e competições esportivas em quatro modalidades: vôlei, futsal, handebol e basquete. De maneira simples, direta e interativa, o palestrante deixou a mensagem sobre a importância da cooperação para a vida em sociedade. “Sempre que envolvemos a juventude em temas relacionados ao cooperativismo nós semeamos uma semente poderosa na mente e nas atitudes deles. Eles vão entender que a sociedade vive de cooperação, a partir do próprio corpo, e que nossa inteligência deve ser voltada para uma inteligência social, coletiva e cooperativa”, disse Ainor.
Abertura das Olimpíadas
Motivados com o conteúdo da palestra, os atletas seguiram para a etapa da competição dos jogos esportivos, a exemplo do aluno do 2º ano do Ensino Médio da Coperil, Kevin Monzine Cavalcante, que relatou sobre a sua ansiedade para participar das olimpíadas e do seu desejo de fazer um grande jogo e também novos amigos. O estudante Bruno Bastos Amaral, 3º ano do Ensino Médio da Coopec Central, também expressou a sua vontade de conhecer pessoas novas e destacou que, para ele, as olimpíadas é um espaço de união e isso é muito bom, já que ele percebe que tem crescido os comportamentos individualistas na sociedade.
Importância do evento
As olimpíadas foram idealizadas pelas cooperativas por ter a prática esportiva grande potencial integrativo e ser uma oportunidade de agrupar indivíduos em torno de atividades de cunho esportivo, cultural, pedagógico e cooperativista. Esse entendimento é compartilhado por Eliéliton Oliveira, professor de Educação Física da Cooeduc de Eunápolis, que ao ser perguntado sobre a importância dos jogos lembrou de uma fala de um professor dele: “se importante é competir, fundamental é cooperar”. E estimular esse espírito cooperativista é um dos papéis das cooperativas participantes, como disse Edlania de Carvalho, Diretora Pedagógica da Coopeb Barreiras, que explica aos alunos que “nós somos uma cooperativa, e é esse espírito de cooperação que precisa pairar, essa ideia de cooperativismo como algo forte, promissor, que pode alavancar projetos e ideias extremamente diferentes”.
Integração e união marcam a OECED
A parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – SESCOOP/BA para a realização de mais uma OECED reforça o compromisso de apoiar e incentivar as ações que buscam promover a cultura da cooperação e disseminar a doutrina, os valores e princípios do cooperativismo. O agradecimento ao SESCOOP foi feito por Alaerte Aronia, presidente do Conselho de Administração da COPERIL, que ressaltou o investimento feito pela entidade para a formação cooperativista e o desenvolvimento do cooperativismo no estado.
Cobertura
O programa Globo Esporte da TV Bahia, afiliada da Rede Globo, fez a cobertura do evento e veiculou uma matéria no último sábado, dia 16 de setembro. Acompanhe a reportagem clicando aqui. E saiba mais sobre as últimas edições das Olimpíadas Esportivas das Cooperativas Baianas no espaço de notícias deste site: http://www.bahiacooperativo.coop.br/noticias
Por Ascom SESCOOP/BA
Fotos cedidas pela Coperil e pelo palestrante Ainor Lotério
Notícias desenvolvimento
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - SESCOOP/BA e o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB promoveram, mais um ano, o Curso sobre Elaboração de Termo de Referência para seus funcionários, que se reuniram nos dias 11 e 12 de setembro, em Salvador/BA, para ampliarem seus conhecimentos nas áreas de licitação e elaboração de processos de contratação.
A capacitação ficou a cargo da JML Consultoria e Eventos com a condução do instrutor Jahson Costa (advogado, especialista em Direito Público e com ampla experiência em pregão presencial e eletrônico), que abordou sobre a natureza jurídica das organizações integrantes do “Sistema S”, noções gerais de licitação, as legislações aplicáveis e o passo-a-passo de como elaborar termo de referência.
Durante todo o curso, os participantes trocaram experiências por meio de exemplos práticos de processos licitatórios e esclareceram suas dúvidas com o apoio do instrutor. Foi o caso da Analista/Advogada do SESCOOP/BA, Érica Leal, que avaliou o curso como uma “oportunidade de obter informações atualizadas sobre elaboração de termo de referência, além de trocar ideias, experiências, tirar dúvidas e aprimorar os métodos adotados nas contratações da entidade”.
Já para Jussiara Lessa, Gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do SESCOOP/BA, os conhecimentos adquiridos vão possibilitar a melhoria nos processos de contratação executados pelo SESCOOP/BA e, consequentemente, a aquisição de produtos e serviços de qualidade atendendo às expectativas das cooperativas e a execução das ações previstas no Plano Anual de Trabalho do SESCOOP/BA.
A capacitação faz parte de uma ação continuada e atende ao Planejamento Estratégico de Gestão que é de “desenvolver continuamente as competências dos colaboradores”. A Gerente de Operações do SESCOOP/BA, Livia Conceição, adiantou a agenda dos próximos cursos: “teremos ainda este ano mais duas capacitações in company, uma, em novembro, com o tema de Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos e outra, em dezembro, com o foco no relacionamento interpessoal, que é imprescindível para a fluidez da comunicação e o bom andamento das atividades”.
O superintendente do Sistema OCEB, Alberto Batista, expressou o compromisso do SESCOOP/BA e da OCEB na promoção da capacitação continuada para a melhoria dos processos internos e o aprimoramento da qualificação profissional da equipe do Sistema OCEB e o impacto positivo dessas formações do quadro funcional para o desenvolvimento das cooperativas baianas.
Por Ascom SESCOOP/BA
Notícias desenvolvimento
Profissionalizar a gestão para tornar o cooperativismo baiano cada vez mais forte é um dos objetivos do Sistema OCEB, que tem desenvolvido ações com foco no aprimoramento da gestão e governança das cooperativas do estado. E a gestão foi o tema central da quinta edição do Encontro de Presidentes, Dirigentes e Gestores do Cooperativismo Baiano, que esse ano passou a se chamar Direcoop.
Promovido pelo Sindicato e Organização de Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - Sescoop/BA, organizações que integram o Sistema OCEB, o Direcoop foi realizado na capital do estado, Salvador (21/08), e em mais cinco cidades baianas: Luís Eduardo Magalhães (15/7), Irecê (29/7), Vitória da Conquista (5/8), Itabuna (12/8) e Feira de Santana (19/8). Foram mais de 260 participantes, dentre presidentes, dirigentes, gestores, conselheiros e assessores, que representaram 85 cooperativas.
Programação
O evento debateu sobre a temática “cenários e perspectivas da gestão”, que foi abordada na palestra “Gestão para a Excelência: agenda em cenários de mudanças exponenciais” ministrada por Jairo Martins, presidente da Fundação Nacional da Qualidade – FNQ, nas cinco primeiras cidades, e por Marcos Bardagi, Gerente de Portfólio, Operações e Conhecimento da FNQ, no último município do ciclo. Eles apresentaram informações importantes sobre os cenários político, econômico e social, tanto no âmbito nacional quanto mundial, e o impacto dessas diferentes realidades na dinâmica das organizações, destacando a necessidade das cooperativas realizarem seus planejamentos estratégicos e investirem em mudanças para acompanhar as tendências do mercado. “Dedicar um dia para discutir gestão é muito importante principalmente pelo papel que as cooperativas já desempenham no setor econômico. Foi uma experiência muito gratificante participar desse ciclo de palestras, destacou Jairo.
Além da palestra, foi realizada uma apresentação das ações que o Sistema OCEB tem realizado para responder às demandas apontadas na pesquisa de opinião aplicada em 2016 com as cooperativas baianas e os resultados já alcançados. Esta pesquisa tem direcionado os projetos desenvolvido pelo Sistema OCEB para apoiar o desenvolvimento das cooperativas.
Resultados
A intercooperação e a troca de experiências entre líderes de cooperativas de diversos ramos, a proposição de melhorias para o cooperativismo nas regiões e no Estado, bem como o levantamento de demandas das cooperativas para a elaboração do Plano Anual de Trabalho da OCEB e do SESCOOP/BA – 2018 foram resultados alcançados mais um ano com a promoção do ciclo de encontros.
A regionalização do Direcoop foi um dos pontos positivos apontados pelos participantes, e um deles foi o sr. Jaidy Pereira, diretor administrativo da Cooperativa Agropecuária dos Produtores do Território da Chapada Diamantina – Cooperbonito que esteve em Irecê. “Eu agradeço por descentralizar esse trabalho, sair da capital e vim para o interior, pois é mais fácil para nós e temos uma aproximação maior com vocês e vocês com a gente”, disse. Se aproximar das cooperativas para contribuir com o desenvolvimento participativo do cooperativismo baiano é um dos objetivos do Sistema OCEB ao realizar o Direcoop.
“A realização desses encontros foi muito relevante para refletir sobre o sistema cooperativista baiano e estimular as cooperativas a melhorarem sua gestão e ampliarem seu acesso ao mercado”, afirmou Cergio Tecchio, presidente do Sistema OCEB.
Acesse todos os conteúdos (notícias, fotos e vídeos) da rodada de eventos do Direcoop pelo seguinte canal: http://ola.coop.br/direcoop
Por ASCOM SISTEMA OCEB
Notícias desenvolvimento
O Programa de Formação de Dirigentes e Gerentes de Cooperativas – GESCOOP iniciou a edição 2017 com a realização do primeiro módulo para as duas turmas desse ciclo, nos dias 21 e 22 de agosto, em Salvador, e 24 e 25 de agosto, em Ilhéus.
O GESCOOP é uma realização do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – SESCOOP/BA, em parceria com o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB, e foi desenvolvido para capacitar dirigentes, gerentes, conselheiros, técnicos e encarregados de cooperativas baianas dos diversos ramos do cooperativismo.
Os participantes ampliarão seus conhecimentos nas áreas de recursos humanos, gestão, finanças, negócios, planejamento, governança e educação cooperativista, além de trocarem experiências durante a realização dos 10 módulos que compõem esse curso. Essa nova versão do GESCOOP traz como diferencial a vinculação das disciplinas ao Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas – PDGC. O primeiro módulo foi sobre Cooperativismo Contemporâneo e contou com a instrutoria de José da Paz Cury, grande conhecedor do cooperativismo e muito bem avaliado pelas turmas.
Para Adriano Oliveira, advogado da Cooperativa Central de Crédito da Bahia - Sicoob Central BA, a abertura do programa foi muito satisfatória e a oportunidade que a capacitação vai proporcionar de ter mais contato com os conteúdos do PDGC vai ampliar o conhecimento sobre o programa, que é voltado ao desenvolvimento da autogestão das cooperativas.
Essa é mais uma capacitação que tem como objetivo promover a profissionalização da gestão cooperativista e será realizada no período de agosto de 2017 a fevereiro de 2018. As disciplinas serão ministradas uma vez ao mês, em dois dias corridos, das 8h às 18h, sendo 16 horas por encontro e uma carga horária total de 160 horas.
Por Ascom SESCOOP/BA
Notícias desenvolvimento
O Fórum das Cooperativas Agropecuários da Bahia realizou novo encontro, no dia 11 de agosto, e contou com a participação de gestores de cooperativas do Agronegócio da Bahia, registradas no Sistema OCEB; representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA e do Adapta Sertão. A reunião aconteceu em Salvador, após o primeiro encontro do Fórum realizado em maio deste ano, e proporcionou troca de experiências e encaminhamentos importantes para a consolidação do fórum.
O presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, deu as boas-vindas aos participantes relembrando o interesse do SESCOOP/BA e da OCEB em integrar as cooperativas do ramo agropecuário do segmento do agronegócio para fortalecer a intercooperação e ampliar as estratégias de acesso ao mercado baiano, nacional e internacional, superando, por exemplo, desafios climáticos das diferentes regiões do estado.
E para tratar sobre o tema mudanças climáticas, Valdirene dos Santos e Joselito Barbosa foram convidados para socializar a experiência exitosa do Adapta Sertão, aliança de organizações que atuam no semiárido nordestino e desenvolvem estratégias e tecnologias sociais para que famílias de agricultores continuem a produzir alimentos mesmo nos períodos de estiagem. O projeto também viabiliza a atuação das cooperativas, pois os agricultores podem comercializar seus produtos via cooperativas, movimentando o comércio da região. Os participantes parabenizaram as ações do Adapta Sertão e demonstraram o apoio a iniciativas que contribuem para a geração de trabalho e renda para os agricultores familiares.
Dando continuidade à programação, os representantes do MAPA fizeram uma apresentação sobre o Programa de Comércio Eletrônico para o Pequeno e Médio Produtor Rural: Plataforma e-commerce Agro Mais. Eles explicaram o porquê da criação da plataforma, que é uma ferramenta de negócios voltada para atender o pequeno e médio produtor; mostraram as principais funcionalidades de uso da plataforma e informaram que essa etapa de apresentação é importante para ouvir os potenciais interessados pelo produto, como os que atuam nas cooperativas agropecuárias interagindo com produtores rurais. Após a exposição, o grupo participante pode sanar dúvidas e apresentar sugestões para a plataforma.
Durante a tarde, os participantes dialogaram com o Diretor Executivo da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado de Santa Catarina - FECOAGRO, Ivan Ramos, que apresentou a experiência da federação, desde a sua origem até os dias atuais. A FECOAGRO reúne 10 cooperativas singulares e uma central e presta serviços nas áreas de compras conjuntas dos principais insumos agrícolas e produtos de abastecimento, distribuídos pelas filiadas aos seus associados. Ivan destacou que a FECOAGRO está praticando e estimulando a integração e a intercooperação em Santa Catarina e que o trabalho de comunicação que é feito por eles atinge diversos canais (TV, rádio, redes sociais) e dá grande credibilidade ao cooperativismo no estado.
O último momento do evento foi dedicado à aprovação das Diretrizes Orientadoras do Fórum Baiano, além da formação da comissão que vai elaborar o Regimento Interno desse coletivo e da definição de agenda do fórum para o próximo ano. Para Jaymilton Gusmão, presidente da Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense - COOPMAC, o evento foi bastante proveitoso e as perspectivas de fortalecimento do fórum são muito positivas.
Por Ascom SESCOOP/BA
Notícias desenvolvimento
Conselheiros administrativos e fiscais das cooperativas associadas ao Sistema de Cooperativas de Crédito da Bahia – Sicoob BA se reuniram em Salvador para participar dos Cursos Preparatórios para Certificação de Conselheiros de Administração e Fiscal.
A capacitação está alinhada com o objetivo estratégico de profissionalização da gestão cooperativista e foi realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - SESCOOP/BA, em parceria com o Sicoob Central BA. As capacitações ocorreram no período de 07 a 10 de agosto de 2017.
O instrutor dos cursos foi Alcenor Pagnussatt, profissional com ampla experiência em consultoria e treinamento para Cooperativas em todo o Brasil. Na formação voltada para os conselheiros de administração os participantes trocaram experiências e aprenderam assuntos que prepararam para obterem a certificação. Para Roque Martins, conselheiro administrativo do Sicoob Coopelba - Cooperativa de Crédito dos Empregados da Coelba e da Chesf Ltda, situada em Salvador, o curso foi muito bom e destacou a competência do instrutor em apresentar os assuntos.
Já no Curso Preparatório para Certificação de Conselheiros Fiscais o público teve acesso a diversos conteúdos (planejamento estratégico e orçamentário, gestão de risco, conceitos básicos de finanças e economia, etc.) que vão contribuir para melhorar o desempenho no exercício do cargo de conselheiro fiscal, além de debater sobre o papel do conselho fiscal face à gestão da cooperativa e ao alcance de boas práticas de governança.
Claudilene Gonzaga, conselheira fiscal do Sicoob Coopere, do município de Valente, avaliou de forma positiva a capacitação, pois, segundo ela, “teve a oportunidade de comparar o conteúdo com a prática e isso nos qualifica para exercer o trabalho de fiscalização com mais segurança”.
Cada turma teve 16 horas de capacitação.
Por ASCOM SESCOOP/BA
Notícias desenvolvimento
O Direcoop - Encontro Regional de Presidentes, Dirigentes e Gestores do Cooperativismo Baiano chega ao sul da Bahia, após ter percorrido as cidades de Luís Eduardo Magalhães, Salvador, Irecê e Vitória da Conquista, respectivamente. Desta vez, o evento aconteceu no dia 11 de agosto, em Itabuna, situada a 651 km de Salvador, e teve o intuito de estimular o debate sobre boas práticas da gestão e governança nas cooperativas da Região.
Ao abrir o encontro, o Superintendente do Sistema OCEB, José Alberto Batista, acompanhado pelos Conselheiros Diretores da OCEB, Sílvio Porto de Oliveira e Afrorisval Olímpio de Almeida, e pelo Conselheiro Fiscal do SESCOOP/BA, Edwaldo Pinheiro, agradeceram a presença de todos, além de realçarem a importância da reflexão sobre a profissionalização das cooperativas em prol do crescimento e oportunidades de negócios.
“Fico muito feliz como dirigente cooperativo da Região Sul da Bahia, em poder receber mais uma vez o encontro em Itabuna. A gestão do presidente Cergio Tecchio tem sido profícua, voltada para os interesses do cooperativismo e também dessa forma de interiorização com a OCEB indo ao encontro das pessoas que fazem o movimento cooperativista no interior da Bahia. A OCEB está de parabéns”, elogiou o Conselheiro Diretor da OCEB, Sílvio Porto.
Mais uma vez, superando as expectativas dos líderes cooperativistas durante as rodadas do Direcoop, o presidente executivo da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), Jairo Martins, apresentou a palestra “Gestão para Excelência: agenda em cenários de mudanças exponenciais”, pontuando os principais problemas da gestão nas organizações e os impactos ocasionados pela falta de planejamento. Martins falou que a discussão sobre a gestão das cooperativas é relevante no atual cenário do país e parabeniza a iniciativa do Sistema OCEB: “Dedicar um dia para discutir gestão é muito importante principalmente pelo papel que as cooperativas já desempenham no setor econômico, tenho certeza que o cooperativismo será um dos pilares de sustentação da economia brasileira. Foi uma experiência muito gratificante participar desse ciclo de palestras em cinco regiões da Bahia. Eu parabenizo o Sistema OCEB e a Bahia pela iniciativa em um momento em que a gente vê que a situação do Brasil anda tão pessimista”, ressaltou.
Na sequência, o superintendente do Sistema OCEB, José Alberto Batista apresentou as ações realizadas pelo Sistema OCEB para atender as demandas das cooperativas oriundas da pesquisa realizada em 2016. Também foi aberto espaço para que os gestores demandassem novas solicitações que vão compor o Plano Anual de Trabalho da OCEB e do SESCOOP/BA para o próximo ano.
A Gerente Geral da Cooperativa de Crédito Sicredi Região Sul da Bahia - SICREDI, Noelia Marques da Silva, declarou que o evento foi de grande valia para os participantes porque entende-se que o cooperativismo é o caminho para ampliação dos benefícios para a sociedade em seus mais diversos ramos, principalmente no ramo crédito.
O processo de interiorização do Sistema OCEB e a aproximação com as cooperativas baianas foi um dos pontos destacados por José Flamarion Cerqueira, presidente da Cooperativa de Trabalho de Consultores Autônomos Ltda - Consulcoop. Para ele, o Direcoop veio firmar mais uma vez a presença da OCEB no interior da Bahia.
O penúltimo encontro regional contou com a participação de 45 representantes de 11 cooperativas da região Sul do Estado. A última rodada do Direcoop acontecerá na próxima sexta-feira, 18 de agosto, para os representantes das cooperativas de Feira de Santana e região.
Acompanhe todas as notícias e fotos do Direcoop 2017 pelo site www.bahiacooperativo.coop.br e pela comunidade na Rede Olá: http://ola.coop.br/direcoop
Por Ascom Sistema OCEB.
Notícias desenvolvimento
Vitória da Conquista, um dos mais importantes polos econômicos da Bahia, foi cenário de mais uma edição do Encontro Regional de Presidentes, Dirigentes e Gestores do Cooperativismo Baiano, o Direcoop. O evento ocorreu no último dia 4, no auditório da Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense - COOPMAC e contou com a participação dos representantes dos ramos crédito, educação, trabalho, agropecuário, saúde e transporte da região sudoeste da Bahia.
O presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, deu as boas-vindas aos presentes acompanhado pelo Conselheiro Fiscal do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - SESCOOP/BA, Pedro Euvaldo Caires, e pelo presidente da COOPMAC, Jaymilton Gusmão Filho. Tecchio exaltou a importância do diálogo sobre a profissionalização da gestão, com o propósito das cooperativas alcançarem maior viabilidade em seus negócios.
As realidades dos cenários empresariais e as transformações vividas por essas organizações foram alguns dos pontos abordados na palestra de Jairo Martins, presidente executivo da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Ele explicou que as cooperativas precisam estar atentas às mudanças e às novas tendências do mercado em gestão, tecnologia e informação, aspectos que surpreenderam de forma positiva o público.
Para o presidente da Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense – COOMAP, Jaymilton Gusmão Filho, o Direcoop é um momento oportuno para avaliar e perceber o que está dando certo no setor cooperativista, além de aproximar e incentivar o contato dos associados com a diretoria da OCEB e do SESCOOP/BA.
Ana Angélica dos Santos Carvalho, secretária da Cooperativa Educacional de Caetité – COOPEC, fez uma avaliação positiva do evento, destacando que houve um direcionamento para que os líderes cooperativistas saibam como enfrentar as dificuldades que surgem nas áreas profissional e pessoal.
Na oportunidade, ainda foram demonstrados os resultados obtidos em 2016 e as ações executadas pela OCEB e o SESCOOP/BA, em atendimento às demandas das cooperativas baianas, pontos que despertaram a atenção dos participantes. Foi feita também a escuta das novas solicitações da região que nortearão o Plano de Trabalho do Sistema OCEB em 2018.
“A OCEB marcou mais uma vez um tempo importante para a região sudoeste da Bahia, pois permitiu o despertar das cooperativas para uma nova maneira de se trabalhar, principalmente no que diz respeito à área financeira”, afirmou o presidente do Sicoob Crediconquista, Valeriano Severino de Almeida.
Cumprindo mais um ciclo de encontros pelo interior da Bahia, o Direcoop visa ampliar o compartilhamento de informações e experiências entre as lideranças cooperativistas dos mais diferentes ramos, além de contribuir com a integração e o crescimento regional e sustentável do sistema cooperativista baiano. Outras duas cidades irão sediar o evento este ano: Itabuna (11.08) e Feira de Santana (18.08).
Confira as fotos e notícias do Direcoop na comunidade da Rede Olá : http://ola.coop.br/direcoop
Por Ascom Sistema OCEB.
Notícias desenvolvimento
Mais um município baiano sediou o Direcoop. Após ter passado por Luís Eduardo Magalhães e Salvador, agora foi a vez de Irecê, situada a 478 km da capital do estado, receber, no dia 28 de julho, líderes cooperativistas, conselheiros e assessores de cooperativas da região Piemonte e Chapada para dialogar sobre excelência da gestão em um cenário de constantes mudanças.
A Conselheira Diretora da OCEB, Alaerte Arônia, juntamente com o superintendente do Sistema OCEB, José Alberto Batista, recepcionaram o público com uma mensagem de boas-vindas, ressaltando a relevância do evento que é levar novos conhecimentos para serem colocados em prática e, assim, fortalecer o sistema cooperativista baiano.
Dentre as reflexões apresentadas por Jairo Martins, presidente da Fundação Nacional da Qualidade – FNQ, que ministrou a palestra Gestão para a Excelência: agenda em cenários de mudanças exponenciais”, destaca-se a abordagem sobre os problemas mais comuns na gestão e o que é preciso fazer para evitá-los. “A má qualidade da gestão é a principal barreira para o sucesso dos empreendimentos”, ressaltou.
O evento, mais um ano, atraiu a atenção de representantes de cooperativas recém registradas na OCEB e de pessoas interessadas em constituírem novas cooperativas, como os participantes que vieram da cidade de Canarana/BA. Segundo Marcos da Silva, o grupo pretende fundar uma cooperativa de assistência técnica rural e a participação no evento proporcionou o esclarecimento de dúvidas, além de ampliar o conhecimento de ações importantes para essa etapa de formação da sociedade cooperativa.
A apresentação do trabalho que o Sistema OCEB tem realizado para responder às demandas das cooperativas baianas foi outra etapa do encontro. O público teve acesso às informações atualizadas sobre a realização do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas – PDGC pelas cooperativas do estado e o que o Sistema OCEB tem feito para ampliar e fortalecer essa adesão. Ester Dourado, secretária da Coperil - Cooperativa de Ensino da Região de Irecê, destacou que com a participação no PDGC as cooperativas só têm a ganhar e fez um balanço do evento: “vou levar uma bagagem grande para poder contribuir com o desenvolvimento do plano estratégico e do PDGC da cooperativa”.
A regionalização desse ciclo de encontros foi um dos pontos positivos apontados por Jaidy Pereira, diretor administrativo da Cooperativa Agropecuária dos Produtores do Território da Chapada Diamantina - Cooperbonito. “Eu agradeço por descentralizar esse trabalho, sair da capital e vim para o interior, pois é mais fácil para nós e temos uma aproximação maior com vocês e vocês com a gente”, disse. Se aproximar das cooperativas para contribuir com o desenvolvimento participativo do cooperativismo baiano é um dos objetivos do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia - OCEB e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - SESCOOP/BA ao realizar o Direcoop.
Na próxima sexta-feira, 04 de agosto, a cidade de Vitória da Conquista irá sediar o Encontro Regional de Presidentes, Dirigentes e Gestores do Cooperativismo Baiano - Direcoop.
Acesse outros conteúdos (notícias, fotos e vídeos) do Direcoop pelo seguinte canal: http://ola.coop.br/direcoop
Por Ascom Sistema OCEB
Notícias desenvolvimento
Profissionalizar a gestão para tornar o cooperativismo baiano cada vez mais forte é um dos objetivos do Sistema OCEB, que tem desenvolvido ações com foco no aprimoramento da gestão das cooperativas do estado. No âmbito regional, o Encontro de Presidentes, Dirigentes e Gestores do Cooperativismo Baiano – Direcoop se destaca em mais um ano. Promovido pelo Sindicato e Organização de Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - Sescoop/BA, o ciclo do Direcoop deu continuidade em Salvador, no dia 21 de julho, possibilitando a intercooperação e a troca de experiências entre líderes cooperativistas de Salvador e Região Metropolitana.
A abertura do evento foi feita pelo presidente do Sistema OCEB, Sr. Cergio Tecchio, juntamente com os conselheiros da OCEB, Jair Romualdo de Oliveira e Raquel Joquebede, que deram as boas-vindas aos participantes. Tecchio ressaltou que o evento é oportuno para refletir sobre o sistema cooperativista baiano e a importância de estimular as cooperativas a melhorarem sua gestão e ampliarem seu acesso ao mercado.
Em seguida, Jairo Martins, presidente da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), ministrou a palestra “Gestão para a Excelência: agenda em cenários de mudanças exponenciais”, destacando a necessidade das cooperativas realizarem seus planejamentos estratégicos e investirem em mudanças nas áreas digital, organizacional e no acompanhamento das tendências do mercado. “Essa palestra é muito importante, pois dá uma visão às cooperativas do que está acontecendo para elas se prepararem mais, porque o cenário é desafiador e todo desafio causa uma inquietude, sai da zona de conforto”, disse o palestrante.
Participando do encontro pela primeira vez, o diretor executivo do Sicoob Copelba - Cooperativa de Crédito dos Empregados da Coelba e da Chesf Ltda, Orlando Junior, opinou que o Direcoop é um evento fundamental, pois ajuda a nortear o desenvolvimento das cooperativas baianas: “Esse tipo de encontro acaba sendo muito importante para fazer uma convergência e o alinhamento sobre a nossa forma de atuação no estado”.
Na ocasião, também foram apresentadas as ações realizadas pelo Sistema OCEB e as que estão em curso para atender às demandas das cooperativas baianas, além de deixar espaço para o levantamento de novas solicitações que podem compor o Plano Anual de Trabalho da OCEB e SESCOOP/BA em 2018. Para Patrícia Alves, Diretora Administrativa da Cooperativa Educacional de Xingó – COOPEX, a apresentação evidenciou informações relevantes sobre o cooperativismo no estado e como as cooperativas, particularmente as do ramo educacional, têm crescido com o apoio do Sistema OCEB.
Na próxima sexta, dia 28 de julho, será a vez das cooperativas da região de Irecê receberem o Direcoop.
Por Ascom Sistema OCEB.
Confira as fotos:
Notícias desenvolvimento
O MBA em Gestão de Cooperativas iniciou na última quinta-feira, dia 20 de julho, com uma aula inaugural que reuniu, em Salvador, os estudantes inscritos. Esse curso tem como objetivo promover a profissionalização da gestão cooperativista e é uma promoção do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – SESCOOP/BA, com o apoio do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia, sendo que as aulas serão ministradas pela ESCOOP – Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo.
O momento de boas-vindas foi feito pelo conselheiro diretor da OCEB, Vandevaldo Teixeira Rios, pelo superintendente do Sistema OCEB, Alberto Batista, e pela gerente de desenvolvimento de cooperativas do SESCOOP/BA, Jussiara Lessa. Todos expressaram a oportunidade de aprendizado que o curso irá proporcionar para os participantes, que são conselheiros, diretores e funcionários das cooperativas baianas vinculadas ao Sistema OCEB, e o ganho para as cooperativas ao ter pessoas ainda mais qualificadas nos seus quadros sociais.
A aula inaugural contou com a palestra “A gestão das cooperativas na atualidade”, que foi ministrada pelo Professor Doutor Fabricio Vasconcellos Soares. A reflexão do convidado foi em torno da velocidade das mudanças na atualidade e de como interferem nas cooperativas, principalmente na gestão dessas organizações.
O coordenador do curso, professor Derli Schmidt, também recepcionou os estudantes e destacou que o MBA já foi realizado com sucesso em outros estados do país e tem garantido um acúmulo de conhecimentos e contatos cooperativistas para quem já participou. “Qualificar nossa gente para qualificar o cooperativismo”, disse. Essa opinião é compartilhada por Helenilson Gonzaga, funcionário do Sicoob Central BA e aluno do MBA, já que ele espera agregar o que aprender no seu trabalho e alcançar crescimento profissional.
Uma das estudantes participantes é Norma Leide Rios, diretora administrativa da COOPSERTÃO - Cooperativa Ser do Sertão, que demonstrou expectativa positiva em relação ao curso e o quanto pode contribuir com a cooperativa. “Quando eu vi o anúncio do curso me interessei porque na COOPSERTÃO a gente iniciou um trabalho de profissionalização da gestão, então o MBA vem no momento ideal para aperfeiçoarmos a gestão”, relatou.
As aulas acontecerão às sextas-feiras e sábados, em Salvador, sendo um encontro a cada mês, com duração de 18 meses.
Por ASCOM SESCOOP/BA
Notícias desenvolvimento
Compartilhar a visão sistêmica do Sicoob com os empregados das cooperativas associadas, fortalecendo a cultura de pertencimento à cooperativa, foi o objetivo do Programa de Visita ao Centro Corporativo Sicoob – SICOOB PROVI. A visita, que aconteceu no dia 13 de julho, contou com a participação de 42 empregados da área de atendimento das cooperativas associadas ao Sicoob Central BA.
O grupo visitante foi recepcionado por representantes do Sicoob Confederação e do Bancoob. Depois das boas-vindas, Marcelo Vieira, consultor de Comunicação e Marketing do Sicoob, apresentou as áreas e os pilares de atuação da Confederação e falou a respeito do compromisso com a educação do Sicoob, destacando a atuação da Universidade Sicoob. Dialogou também sobre o grande potencial do cooperativismo brasileiro e da situação do Sicoob frente ao mercado. Em seguida, Rodrigo Guimarães, um dos gerentes da SUEST – Superintendência de Gestão Estratégica, explanou sobre o aparato e governança do Bancoob, os serviços oferecidos para as cooperativas e os aplicativos disponibilizados, como o Conta Fácil e Sicoob Faça Parte.
A programação possibilitou, também, uma visita em todas as áreas do Centro Corporativo Sicoob (CCS), em Brasília (DF). Leilane Freitas, Supervisora Comercial do Sicoob Cooperbom, ressaltou a oportunidade que teve de poder interagir com outros profissionais e conhecer de perto como funciona cada setor da organização e sugeriu: “indico que todas as áreas da cooperativa passem por esse momento”.
Para Gustavo Maskell, Assistente Comercial do Sicoob Central, o balanço da visita foi positivo e ampliou o seu entendimento sobre o impacto do trabalho das cooperativas singulares para o desenvolvimento do Sicoob. “Esse tipo de ação fomenta ainda mais a cooperativa, pois saímos desta visita com a ideia de pertencimento, de integração e com uma vontade de fazer ainda mais”, ressaltou.
Esse relato demonstra que ao apoiar ações como essa, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – SESCOOP/BA tem contribuído com a promoção da profissionalização da gestão cooperativista e atende ao princípio da educação, formação e informação.
Sobre o Sicoob e o PROVI
O maior Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil, o Sicoob, desponta como um dos 200 maiores grupos do Brasil conforme publicado na Edição Especial da Revista EXAME - Melhores e Maiores 2016. O Sicoob ocupa o 51º lugar no ranking, demonstrando sua força entre as instituições financeiras no País e representando todo o potencial do cooperativismo brasileiro. Adicionalmente, o Bancoob – agente financeiro e facilitador na redução dos custos das cooperativas do Sicoob – está contemplado como um dos 100 maiores bancos da América Latina e como um dos 50 maiores bancos brasileiros.
O Programa de Visita ao Centro Corporativo Sicoob, conhecido como PROVI, foi inaugurado em 2012 e recebe dirigentes e empregados cooperativistas com o objetivo de compartilhar com os visitantes a visão sistêmica, cultivando o sentimento de orgulho e pertencimento, além de reforçar a marca, os valores cooperativistas e o senso de pertencimento das cooperativas ao Sicoob.
Por Ascom SESCOOP/BA
Fotos: SESCOOP/BA