Encontro Estratégico: alinhar estratégias, impulsionar o futuro
Sistema Oceb trilhou, no dia 12 de dezembro, o caminho para fortalecer o cooperativismo baiano, por meio da realização da 14ª edição do Alinhamento Estratégico, evento importante do calendário da organização e que reuniu conselheiros, gestores e funcionários do Sistema Oceb, além de parceiros.
Cergio Tecchio fez um balanço do ano, destacando que, em 2023, “intensificamos nossos esforços para fortalecer o cooperativismo baiano, ampliando sua competitividade. Investimos em ações direcionadas ao desenvolvimento das cooperativas do estado, alinhando-as às demandas do mercado e priorizando a promoção da melhoria da qualidade de vida das pessoas. Aproveito para agradecer a todos os cooperativistas pelo apoio este ano e esperamos avançar em 2024 na expansão e perenidade do nosso modelo de negócios”, destacou o presidente do Sistema Oceb.
O gerente de planejamento do Sistema OCB, Fabio Estorti, esteve no encontro e fez um balanço da atuação da organização que impulsiona o cooperativismo em âmbito nacional, ressaltando as metas que foram estipuladas no início do ano para as unidades estaduais - e parabenizou a Bahia por cada meta alcançada (preenchimento do SouCoop, FundeCoop e utilização do carimbo SomosCoop), o que refletiu no compromisso e dedicação das equipes que compõem a organização que desenvolve e representa o cooperativismo no estado. O gestor reforçou a realização do Congresso Brasileiro do Cooperativismo em 2024 e o objetivo se mantém de “tornar o coop mais forte rumo à grande meta do nosso movimento, o BRC1Tri!”.
Reflexão e diálogo estratégico
Os participantes circularam entre mesas de diálogo e puderam acompanhar análises detalhadas das ações realizadas ao longo deste ano pelo Sistema Oceb junto às cooperativas, com base nos objetivos definidos no Planejamento Estratégico 2023-2026 (o Mapa Estratégico pode ser acessado clicando aqui) da organização. A metodologia usada também favoreceu discussões estratégicas sobre as conquistas de 2023 e as perspectivas para 2024, com compartilhamento de visões, desafios e oportunidades para o cooperativismo na Bahia.
Para Livia Araujo, Secretária Executiva do Sicoob Coopere, participar do XIV alinhamento estratégico foi uma experiência ímpar. “Durante o evento, pude ter a dimensão do serviço prestado para o cooperativismo baiano e o quanto o Sescoop, juntamente com a Oceb, estão atentos às demandas das cooperativas, buscando sempre, e de modo assertivo e tempestivo, atender às necessidades específicas de cada ramo. Parabenizo a todos os envolvidos neste importante evento”, concluiu a conselheira fiscal suplente do Sescoop/BA.
A Jornada de 2023
Durante o encontro foram apresentadas e debatidas as realizações ao longo do ano de 2023. Desde iniciativas como representação político-institucional e sindical; estímulo a ampliação de negócios; promoção da qualificação dos empregados, gestores e associados das cooperativas; fortalecimento da imagem do cooperativismo; promoção da excelência da gestão e da governança das cooperativas; e fomento à pesquisa no cooperativismo e fortalecimento da disseminação da cultura cooperativista; além de ações para os integrantes da Oceb e do Sescoop/BA, como promoção da gestão do conhecimento com foco em resultados e melhorias das condições de trabalho, sendo que cada passo foi compartilhado, destacando os desafios, o que demandou melhorias e os resultados.
Planejando para 2024
As projeções para o próximo ano também foram pauta do encontro. Ações, metas, desafios e fatores de sucesso foram planejados para impulsionar, ainda mais, o crescimento e a sustentabilidade do cooperativismo na Bahia.
Alex de Melo, presidente da Coopardo e conselheiro de ética da Oceb, ressaltou o alinhamento da equipe do Sistema Oceb ao transmitir as informações, demonstrando a experiência enquanto organização que atua para representar e desenvolver as cooperativas do estado: “Nós saímos engradecidos, com mais conhecimentos e a certeza de que o cooperativismo será cada vez mais forte, ainda mais com os objetivos estratégicos traçados para os próximos anos”.
Ao final do encontro, ficou evidente o compromisso coletivo em fortalecer o cooperativismo como agente de transformação e desenvolvimento socioeconômico. O engajamento dos participantes será fundamental para o alcance do propósito do Sistema Oceb de “promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas, por meio do cooperativismo na Bahia” e de contribuir para o alcance da meta do nosso movimento, o BRC1 Tri de prosperidade.
Por Sistema Oceb