- Artigo Inferior 2
Ela apresentou projetos sobre Cooperativismo
A Bahia esteve representada no XIII Encontro de Investigadores Latinoamericanos en Cooperativismo (XIII EILAC) por Daniele Scopel, assistente de crédito da cooperativa Sicoob Costa do Descobrimento e integrante do Comitê de Jovens Geração C do Sistema OCB. O evento, que ocorreu de 5 a 7 de setembro no Uruguai, na cidade de Montevideo, teve como tema “Cooperativismo e Economia Social e Solidária: construindo práticas e teorias transformadoras para um tempo de mudanças”.
Na sexta-feira, 6 de setembro, Daniele apresentou dois trabalhos no eixo “Inovação, Gestão e Governança em Cooperativas”. Seus projetos são o “Projeto de implantação do Programa Mulheres Cooperativistas na cooperativa de crédito Sicoob Costa do Descobrimento” e “Os jovens como agentes propagadores do futuro do cooperativismo", assuntos que destacam a importância da participação feminina e o papel da juventude no modelo de negócios cooperativista.
Ao reunir pesquisadores e especialistas de diversos ramos do cooperativismo da América Latina, o evento possibilitou o intercâmbio e networking com outros profissionais, como comenta Daniele: "O EILAC é um momento de encontro de pesquisadores sobre o cooperativismo, onde é possível realizar a troca de aprendizagens e experiências com outros pesquisadores de todos os ramos do cooperativismo, além de ser um momento de ver práticas cooperativistas da América Latina. Aprendizados que poderei compartilhar quando retornar ao meu estado.”
Para o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, a participação de Daniele no evento reforça um dos objetivos estratégicos do Sescoop/BA de estimular a pesquisa no cooperativismo e fortalecer a disseminação da cultura cooperativista. "Ver uma jovem cooperativista baiana participando de um evento internacional e apresentando projetos que impactam diretamente o futuro do cooperativismo é motivo de grande alegria. A presença de Daniele no EILAC não só fortalece a visibilidade das cooperativas baianas, mas demonstra o quanto os jovens e mulheres são fundamentais para a sustentabilidade do nosso modelo de negócios."
O XIII EILAC, reconhecido como um dos principais fóruns de discussão sobre cooperativismo na América Latina, é uma plataforma para a divulgação de pesquisas e boas práticas. O apoio na participação de Daniele Scopel representa mais um passo do Sistema Oceb na direção de fortalecer a participação de jovens e mulheres em espaços que irão trazer mais visibilidade ao cooperativismo e mostrar que eles são, de fato, agentes fundamentais para o futuro do movimento.
Ascom Sistema Oceb (com informações e fotos de Daniele Scopel)
- Artigo Inferior 3
Evento esportivo reuniu alunos e professores da Coopex,
Coperil, Cooeps, Coopeb e Cootcena no norte da Bahia
Entre os dias 22 e 24 de agosto, a Cooperativa Educacional de Xingó - Coopex (Unidade Paulo Afonso), sediou a 10ª edição das Olimpíadas Esportivas das Cooperativas Educacionais da Bahia - X OECED. O evento contou com o apoio do Sistema Oceb e envolveu alunos da própria Coopex, da Cooperativa de Trabalho Educacional de Irecê - Coperil, da Cooperativa de Trabalho Educacional de Porto Seguro - Cooeps, da Cooperativa Educacional de Barreiras - Coopeb e da Cooperativa de Trabalho Cultura e Educação Nova Aliança - Cootcena.
Muito mais do que uma competição, a OECED estimula a intercooperação e a construção de laços entre as cooperativas, e gera visibilidade ao cooperativismo na visão do presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio. “No nosso propósito está melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio do cooperativismo e nada melhor para isso do que apoiarmos as cooperativas educacionais na Bahia a promoverem atividades como a OECED. Isso aproxima a comunidade cooperativista estadual, criando vínculos e integração. Ainda torna nosso modelo de negócio mais conhecido ao despertar a atenção do público nas cidades onde ocorrem”.
Visão similar foi a da presidente da Cootcena, Lidiane Adorno. Para ela, as lições tiradas com o momento ajudam a reforçar o cooperativismo junto aos participantes. “Ver alunos de diferentes cooperativas se unindo, competindo de forma saudável e compartilhando conhecimentos foi inspirador. A energia e o espírito de cooperação estavam presentes em cada atividade, mostrando a força do trabalho em equipe e a importância dos valores cooperativistas. Saímos desse evento não apenas com medalhas, mas com uma visão renovada do que é possível alcançar quando trabalhamos juntos”, refletiu a dirigente da cooperativa de educação sediada em Ruy Barbosa.
Os alunos das cinco cooperativas participaram de disputas nas modalidades baleou (queimado/queimada), basquete, futsal, vôlei e xadrez. Vindo de Porto Seguro, na outra ponta do estado, o aluno João Gabriel, já pensa na próxima edição das Olimpíadas. “Eu e meus amigos fizemos muitas amizades com as outras cooperativas, fizemos muitas interações e gostaria de enaltecer a ética nos jogos. Espero poder ser chamado para participar da próxima edição, em Barreiras”, projetou o estudante do 1º ano do Ensino Médio da Cooeps.
Aluna da Coopeb, que deverá sediar a XI OECED no próximo ano, Jade Augustine, também destacou a possibilidade de interação entre as cooperativas participantes. “A OECED é um evento muito importante que promove aos alunos das escolas cooperativistas da Bahia um momento de interação. Por meio do esporte, nós, alunos, conhecemos novas pessoas, e, também, novas culturas, pois temos contato com jovens de diversas regiões do estado”, concluiu a estudante do último ano do Ensino Fundamental.
Em um estado de grandes dimensões, como a Bahia, a diversidade regional proporcionada pela OECED chama a atenção. Da Chapada Diamantina, a Coperil, que sediou a edição de 2023, levou mais uma vez os alunos para o evento esportivo. Quem gostou de estar mais uma vez presente, foi a estudante do último ano do Ensino Médio, Maria Bacelar. “É minha terceira participação na OECED e é muito gratificante e divertido. Possibilita a gente conhecer outras cidades, outras escolas cooperativas e pessoas. Independente da competição, sempre conhecemos pessoas novas, fazemos novas amizades. Faz com que a gente entenda que independente da competição, da vitória, os participantes estão ali para competir, mas também porque gostam de esporte e de praticar. A OECED será uma das coisas que mais vou sentir falta”, finalizou ao encerrar a participação como aluna da cooperativa educacional de Irecê.
Movimento na economia local e nas redes sociais
Delegações que envolvem tantos atletas reunidos geram demandas por serviços como alimentação, hospedagem, transporte. E quando a OECED vai para determinado município, além de aumentar a visibilidade, oportuniza, também, a sociedade conhecer ainda mais o serviço prestado pelas cooperativas educacionais. Também gera engajamento e muita visibilidade nas redes sociais, como explicou Jhoni Wlad, cooperado e gestor de marketing e conteúdo da Coopex, que sediou a X OECED. “Tivemos um impacto positivo nas publicações da OECED nas nossas redes sociais. No período tivemos um aumento de 180% no nosso alcance com a publicação de vídeos. A OECED é extremante importante para fortalecer a nossa cooperativa, inclusive em um período que nos organizamos para a renovação de ano letivo. Um engajamento tão forte assim, trazido pelo evento esportivo, é estratégico. Os nossos alunos se envolveram, se empenharam, bem como suas famílias e toda a comunidade escolar”, celebrou.
As cooperativas educacionais na Bahia são inspiradoras e ofertam serviços educacionais de qualidade, além de possibilitar o desenvolvimento pessoal e profissional dos professores nas diferentes regiões do estado, quando participam dos cursos e treinamentos ofertados pelo Sescoop/BA.
Por Ascom Sistema Oceb
Fotos cedidas pelas cooperativas
15 cooperativas de crédito da Bahia estiveram no maior
evento nacional direcionado ao ramo cooperativista financeiro
Uma imersão completa em temas atuais e possibilidade de interação junto às cooperativas de crédito de todo o país. É o que proporcionou o 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito - Concred, realizado de 7 a 9 de agosto, em Belo Horizonte/MG. Em mais uma edição, o cooperativismo baiano esteve presente com o apoio do Sistema Oceb, que apoiou a participação de representantes da Cooperativa de Crédito de Servidores da UESC - Uescoop, Sicoob Central Bahia, Sicoob Coopec, Sicoob Coopemar, Sicoob Coopere, Sicoob Costa do Descobrimento, Sicoob Cred Executivo, Sicoob Credcoop, Sicoob Crediconquista, Sicoob Extremo Sul, Sicoob Norte Sul, Sicoob Sertão, Sicredi Integração Bahia, Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia e Unicred do Sudoeste da Bahia.
O presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, mencionou o impacto positivo da participação da Bahia no maior evento nacional voltado às cooperativas de crédito. “Todos os anos temos apoiado, por meio do Sescoop/BA, as cooperativas baianas para que marquem presença e absorvam novos conhecimentos no Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito. É uma oportunidade ímpar de contato com outros cooperativistas do mesmo ramo, e com as mais modernas tendências do segmento financeiro. Estamos sempre atentos em apoiar a participação em atividades que possam aprimorar os negócios e melhorar a competitividade do cooperativismo em nosso estado”, concluiu o dirigente.
A presidente do Sicoob Credcoop, Rejane Almeida, trouxe um panorama positivo da participação. “Tivemos 3 dias de muita intercooperação, trocas de conhecimento e de aprendizados. Os palestrantes trouxeram, de forma muito simples e aplicáveis, os seus temas, agregando muitos conhecimentos na área da saúde mental, inovação, comunicação, colaboração, propósito, empreendedorismo e tecnologia, que, com certeza, serão agregados ao nosso trabalho diário, garantindo assim a perenidade de nosso negócio”, comentou a dirigente da cooperativa de crédito conquistense.
Outro dirigente presente no 15º Concred, Luís Henrique Farias, demonstrou a relevância e impacto para o segmento cooperativista. “Vivenciamos uma experiência transformadora, juntamente com os cerca de 3.000 congressistas no formato presencial. Participar presencialmente do 15º Concred foi uma jornada enriquecedora, que renovou nossas perspectivas sobre o papel do cooperativismo financeiro em busca de um futuro social e economicamente justo e sustentável”, concluiu o presidente da Uescoop.
Programação ampla e variada
Sob o tema “A Sustentabilidade Humana e o Mundo Exponencial: Construir o Futuro em Tempos de Transformação”, o 15º Concred foi organizado em atividades plenárias e nos espaços temáticos “Mundo Exponencial”, “Sustentabilidade Humana”, “Espaço Tech”, “Cenários Globais”, “Governança Ambidestra”, “Estratégias e Tendências”, “Cenário Interno do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo - SNCC”, “Inovação e Protagonismo” que foram voltados aos interesses dos participantes. Ainda houve uma Feira de Negócios Cooperativistas com expositores das diferentes regiões do país e lançamento de livros com possibilidade de interação com os respectivos autores. O Sistema OCB montou um stand próprio para divulgação do movimento SomosCoop aos frequentadores do Expominas, onde foi realizado o 15º Concred.
Para Laís Paiva, da Unicred Sudoeste da Bahia, a programação diversificada propiciou a possibilidade de contato com outros participantes. “Os temas abordados envolveram a sustentabilidade, as inovações tecnológicas na área e as melhorias práticas para garantir a conformidade e serviços do cooperativismo. Como participante tive a oportunidade de trocar experiências, discutir os desafios do setor e explorar novas tendências. As palestras, painéis de debate e as conferências promoveram um ambiente de aprendizado e networking entre os participantes”, comentou a diretora de negócios da cooperativa sediada em Vitória da Conquista.
Participando pela primeira vez do Congresso, Otoniel Bertoldo, do Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia, destacou um tema em particular que despertou sua atenção. “Uma apresentação me chamou muita atenção: ’A tecnologia evoluiu, mas e o ser humano?’, pois nela foi abordado que só é útil o conhecimento que nos torna melhores. Temos que evoluir como seres humanos e precisamos, sim, de tecnologia nos dias atuais, porém, devemos utilizar aquilo que agrega em nosso cotidiano”, apontou o gerente de um dos pontos de atendimento da cooperativa instalada em Luís Eduardo Magalhães.
Durante o evento, ocorreram, ainda, apresentação cultural, o Prêmio ProsperaCoop (premiação de incentivo às boas práticas ESG no segmento), o Estúdio Conectcoop (gravações com transmissões no canal da Confebrás do YouTube de líderes cooperativistas), a Arena 5.0 (espaço multiuso com palestras simultâneas) e a Integração Juventude (dinâmicas sobre Cooperativismo e Sustentabilidade para jovens mineiros do ensino médio e superior).
16º Concred
O 15º Concred foi uma realização da Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito - Confebrás, com o apoio do Sistema Ocemg. A próxima edição do principal evento do cooperativismo de crédito brasileiro está prevista para ocorrer em Goiânia/GO no ano de 2026.
Para participar de atividades que impulsionam os negócios das cooperativas na Bahia, mantenha a regularidade do registro junto ao Sistema Oceb e acompanhe as divulgações em nosso site e redes sociais.
Confira mais opiniões
“A 15ª edição do Concred se caracterizou como um alerta sobre a sustentabilidade humana e o mundo exponencial, na construção do futuro em meio às transformações. Nos conectamos com mentes extraordinárias, de palestrantes atentos às mudanças contemporâneas, que corroboram com suas ideias para o cooperativismo financeiro avançar na inclusão e celebração da diversidade, e nas melhores entregas às pessoas e ao planeta. Em tempos de transformações exponenciais, o cooperativismo financeiro tem se mostrado capaz de reconstruir o futuro com dias melhores, mais felizes e prósperos para todas as pessoas”. Maria Vandalva, presidente do Sicoob Coopere.
“O conteúdo temático do Concred abrangeu todas as demandas contemporâneas da governança, da estratégia e da visão de futuro e perenidade pelas quais nos empenhamos e nos desafiamos. A qualidade do conteúdo, portanto, se revelou irretocável. Comprometo-me à multiplicação do conhecimento adquirido e aplicação no cotidiano da nossa cooperativa, com vistas a lograr a expansão e a solidez plena do nosso sistema.” Paulo Oliveira, presidente do Sicoob Crediconquista.
“O evento fez um bom levantamento do atual momento que passa o cooperativismo de crédito e proporcionou uma visão de futuro bastante promissora, indicando caminhos, oportunidade, e nos preparando para os desafios que estão por vir nessa caminhada. A feira de negócios estava bem representada pelos grandes fornecedores de produtos e serviços para cooperativas e manteve um bom fluxo de atendimento, o que permitiu fazer a visitação e conhecer suas novidades sem dificuldades.” Wendel Pires, vice-presidente do Sicoob Extremo Sul.
“O Concred proporcionou momentos de aprendizado com temas tão importantes e fundamentais para o desenvolvimento da nossa cooperativa, que nos abriram novas perspectivas para o desenvolvimento de nossas atividades junto ao Conselho de Administração. Acredito que todos os participantes voltaram com uma nova ’cabeça’ e em um nível muito mais elevado depois de ter participado deste congresso.
Além do aprendizado o Congresso oportunizou momentos para interagir com colegas de várias partes do Brasil que comungam do mesmo ideal cooperativista.” João de Sousa Esteves, vice-presidente do Sicoob Costa do Descobrimento.
“Acredito que verei com novos olhos a relação da inteligência artificial com a humanidade. O tema central do Concred nos trouxe uma visão maior de mundo. Foi um evento de alta performance. Uma oportunidade dantesca de absorção de conhecimentos para a vida.” Magna Matos, diretora administrativa do Sicoob Norte Sul.
“O evento contou com grandes participações que nos orientaram para traçar projeções para ações futuras, no avanço do cooperativismo na Bahia. Como bem Juliana Bley ressaltou na sua apresentação, na gestão de travessias, ’Não dá para escolher quando vai acontecer, mas dá para escolher como atravessar’. E, nós do Sicoob Coopec, escolhemos ir sempre à luta, buscando sempre a prosperidade e consolidação da nossa cooperativa”. Thais Muniz, diretora de relacionamento do Sicoob Coopec.
Por Ascom Sistema Oceb
A atividade visou apresentar às cooperativas adoção de
boas práticas de Governança e Gestão da solução AvaliaCoop
Sempre atento ao objetivo estratégico de promover a excelência da gestão e da governança das cooperativas na Bahia, o Sistema Oceb promoveu entre os dias 29 e 31 de julho, o “Workshop do PDGC - Turbinando a sua cooperativa”. O evento ocorreu em Salvador e reuniu representantes de 15 cooperativas de diferentes ramos e regiões do estado. Dentre os focos da atividade, estiveram o reconhecimento e incentivo à participação das cooperativas, bem como promover a integração entre as mesmas, sensibilizar e engajar as lideranças e comitês ligados ao programa, além de capacitar membros de comitês e outros responsáveis pela atividade dentro das cooperativas.
COOPERATIVAS PARTICIPANTES DO WORKSHOP DO PDGC – TURBINANDO A SUA COOPERATIVA |
||
COOPERATIVA |
REGIÃO |
RAMO |
Oeste |
Agropecuário |
|
Chapada e Piemonte |
Trabalho, Produção de Bens e Serviços |
|
Metropolitana de Salvador |
Transporte |
|
Metropolitana de Salvador |
Crédito |
|
Portal e Sertão |
Crédito |
|
Portal e Sertão |
Crédito |
|
Sul |
Crédito |
|
Metropolitana de Salvador |
Crédito |
|
Sudoeste |
Crédito |
|
Sudoeste |
Crédito |
|
Sul |
Crédito |
|
Sul |
Crédito |
|
Sul |
Saúde |
|
Sudoeste |
Saúde |
|
Sul |
Saúde |
A aplicação e ampliação dos diagnósticos organizacionais em especial do programa Governança e Gestão do AvaliaCoop permite que o Sistema Oceb cumpra sua missão, conforme explica o presidente Cergio Tecchio. “Estamos estimulando, cada vez mais, as cooperativas no estado, para que façam a adesão aos diagnósticos do AvaliaCoop, como o programa Governança e Gestão. Tais ferramentas à disposição do cooperativismo baiano contribuem consideravelmente no atendimento da nossa missão institucional de integrar as cooperativas na Bahia para fortalecer sua representação, competitividade e sustentabilidade”, conclui.
Nos três dias de evento, ocorreram atividades como apresentações sobre competências essenciais da liderança, comunicação e assertividade, construção de equipes coesas e engajadas e gestão do tempo e produtividade, que são critérios que existem no PDGC. No último dia, os participantes puderam acompanhar a evolução das cooperativas com o Diagnóstico Governança e Gestão e planejar as próximas etapas da adesão ao ciclo atual.
Um dos representantes do Ramo Crédito presentes, José Elpídio Nova, vice-presidente do Sicoob Crediconquista, destacou a importância da atividade para um segmento em constante expansão. “O workshop foi de suma importância para nosso crescimento e desenvolvimento. Todos esses ensinamentos vêm agregar para que o cooperativismo, principalmente o de crédito, que está crescendo muito rapidamente, se torne muito mais rentável, organizado e estruturado, para poder continuar crescendo. Já temos trabalhado com o programa e nosso foco ultimamente tem sido como incluir e integrar o nosso associado, chegar até eles com todos os benefícios oferecidos para que eles compreendam o que é uma cooperativa”.
Para o dirigente da Unimed Costa do Descobrimento, Carlos Castro Alves, a programação elaborada cumpriu um papel importante para a cooperativa. “O workshop foi desenvolvido com atividades que o deixaram bem dinâmico e esperamos aproveitar todos os conhecimentos adquiridos muito bem na cooperativa. Nosso objetivo é fazer com que a Unimed cresça mais, usufruindo a integração entre as pessoas e fazendo com que entendam melhor a governança”, explicou o diretor administrativo da cooperativa de saúde instalada em Eunápolis, que durante o workshop foi reconhecida juntamente com outras cinco cooperativas baianas com uma homenagem por terem recebido o Selo de Reconhecimento do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão pelo desempenho obtido junto ao programa Governança e Gestão AvaliaCoop.
Cooperativas homenageadas
Na cerimônia de abertura do workshop, as cooperativas Sicoob Central Bahia, Coperil, Sicoob Cred Executivo, Sicoob Coopere, Unimed Costa do Descobrimento e Unimed do Sudoeste, receberam troféus. A homenagem do Sistema Oceb foi um reconhecimento por terem alcançado pontuação que classificaram elas a receberem os Selos de Reconhecimento do Governança e Gestão AvaliaCoop, conferidos pelo Sistema OCB em 2023.
COOPERATIVAS HOMENAGEADAS PELA CONQUISTA DO SELO DE EXCELÊNCIA DO |
|
COOPERATIVA |
NÍVEL DE MATURIDADE |
Coperil |
Compromisso para a Excelência |
Sicoob Central BA |
Compromisso para a Excelência |
Sicoob Coopere |
Primeiros Passos |
Sicoob Cred Executivo |
Primeiros Passos |
Unimed Costa do Descobrimento |
Primeiros Passos |
Unimed do Sudoeste |
Primeiros Passos |
A diretora financeira da Coperil, Éster Cristina, avaliou positivamente a participação, tanto no evento, quanto no programa, por parte da cooperativa educacional sediada em Irecê, Região da Chapada Diamantina. “Para a gente da Coperil é mais uma ótima oportunidade. Entendemos ser importantíssimo participarmos do workshop para nos integrarmos com as demais cooperativas e saber como as outras estão, e onde nós estamos. O programa é um diferencial e um divisor de águas. Hoje a Coperil é uma, e era outra antes de fazermos parte”, finalizou a dirigente da cooperativa que recebeu o Selo de Reconhecimento do Prêmio SomosCoop no nível de maturidade Compromisso para a Excelência.
Governança e Gestão (PDGC) AvaliaCoop
O Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), o atual Governança e Gestão da solução AvaliaCoop, é um Modelo referencial de Excelência em Gestão de avaliação dos processos das cooperativas, identificação de pontos fortes e oportunidades de melhoria, visando a promoção de boas práticas. É oferecido, desde 2013, por meio da parceria com a Fundação Nacional da Qualidade - FNQ, pelo Sescoop Nacional, via Sescoop/BA, às cooperativas na Bahia e disponibiliza um modelo referencial para a governança e a gestão, pautado em padrões de excelência validados internacionalmente.
É adaptado às particularidades do modelo de negócio, princípios e valores cooperativistas. Mantém a vinculação com sua base conceitual e metodológica, que é o Modelo de Excelência da Gestão (MEG), da FNQ e do Manual de Governança Cooperativa do Sistema OCB.
Para fazer parte e aderir ao programa diagnóstico oferecido às cooperativas registradas junto ao Sistema Oceb, acesse o Diagnóstico Governança e Gestão da solução AvaliaCoop em nossa página na internet para turbinar sua cooperativa.
Por Ascom Sistema Oceb
Evento anual aborda tendências e perspectivas da saúde
suplementar para as cooperativas do Sistema Unimed
O Sistema Unimed é a maior rede do mundo quando se trata de cooperativas médicas, e na Bahia apresenta alta capilaridade no nosso território. Entre os dias 16 e 18 de maio ocorreu o VI Simpósio de Saúde Suplementar das Unimeds dos Estados da Bahia e Pernambuco. O evento foi realizado no município baiano de Una, situado no sul do estado, a 370 quilômetros da capital, com apoio do Sistema Oceb e do Sistema OCB/PE. Na sexta edição, o simpósio reuniu dirigentes, gestores, empregados e cooperados ligados às duas cooperativas Federações e respectivas singulares, além de representantes da Central Nacional Unimed.
A programação contou com temáticas compreendendo o cooperativismo e a saúde suplementar como cenário atual com desafios e oportunidades para o Sistema Unimed, cenário econômico, demográfico e aspectos políticos e jurídicos do Brasil com implicações no segmento. Foram ainda abordados o relacionamento com cooperados, a estrutura da Unimed no Nordeste, experiências dos serviços ofertados, diagnóstico, tratamento e os principais desafios enfrentados pela rede cooperativista em relação ao Transtorno do Espectro Autista - TEA. Cooperativismo e Sustentabilidade e a Jornada do Cliente foram outros conteúdos que fizeram parte da programação do evento.
Para o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, o apoio à atividade apresenta benefícios que perpassam pelo próprio cooperativismo. “A Unimed presta serviços em saúde de alta qualidade aos usuários, bem como suporte aos cooperados e demais profissionais que dela fazem parte no nosso estado. Portanto, o Sistema Oceb apoia as iniciativas da federação e cooperativas singulares na Bahia, visto que elas contribuem para a melhoria da assistência em saúde e qualidade de vida da população baiana”.
Em paralelo ao simpósio ocorreu o I Encontro das Unimeds do Nordeste com a reunião de parte das cooperativas dos estados da região.
Como representante do Sistema Oceb, o conselheiro diretor do Ramo Saúde na Oceb, Silvio Porto, destacou a importância da participação da Unimed do Brasil para o fortalecimento do maior sistema cooperativista em saúde do país. “A participação ativa, os insights compartilhados e a colaboração dos diretores da Unimed do Brasil desempenharam um papel essencial no sucesso e na relevância do simpósio e do encontro. A troca de conhecimentos e experiências proporcionada pelas contribuições de líderes tão respeitados e engajados é inestimável para o progresso e fortalecimento da nossa rede Unimed”, refletiu o também presidente da Unimed Itabuna.
Além dos representantes da Unimed do Brasil, compareceram ao evento diretores e gestores da Unimed Participações, Unimed Seguros, Faculdade Unimed e de cooperativas integrantes do Sistema Nacional Unimed de outras regiões. Neste ano, uma feira de negócios permitiu com que os participantes pudessem estabelecer contatos e prospectar oportunidades de parcerias comerciais e intercooperação.
Sistema Nacional Unimed
Atualmente, o Sistema Nacional Unimed é composto por 340 cooperativas com 117 mil médicos cooperados. Atende 19,7 milhões de usuários com uma rede de 157 hospitais próprios e mais de 29 mil hospitais, clínicas e serviços credenciados. Há ainda uma ampla estrutura de prontos atendimentos, laboratórios e centro de diagnósticos para assistência aos beneficiários. Cerca de 21% dos médicos no Brasil atendem por meio da Unimed. No suporte estão 143 mil empregados diretos atuando no maior sistema cooperativista de saúde do país, e um dos maiores do mundo.
Na recém-divulgada Pesquisa de Imagem do Cooperativismo 2023 realizada pelo Sistema OCB, em conjunto com a consultoria Checon, a Unimed aparece no top 10 das cooperativas mais citadas pelos brasileiros, ocupando a 8ª colocação.
Por Ascom Sistema Oceb
A delegação baiana está em contagem regressiva para o 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo (CBC), que acontecerá de 14 a 16 de maio, em Brasília. Com entusiasmo, representantes de diversas cooperativas do estado têm se preparado para este evento de grande relevância para o setor.
O presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, expressou sua confiança e otimismo em relação à participação do grupo baiano no CBC, destacando a importância deste momento para o cooperativismo baiano e brasileiro como um todo.
"Estamos confiantes de que nossos cooperativistas representarão com excelência o espírito cooperativista da Bahia. É uma oportunidade única para ajudarmos a projetar o futuro do cooperativismo para os próximos quatro anos".
Com uma programação repleta de palestras e debates sobre temas relacionados à comunicação, negócios, ESG, inovação, cultura cooperativista, intercooperação e representação, a expectativa é que a participação da delegação baiana seja marcada pelo engajamento, troca de conhecimento e priorização de Diretrizes Estratégicas para o Cooperativismo.
Neste espírito de cooperação e comprometimento, a delegação baiana se prepara para fazer história no 15º CBC, reafirmando o papel fundamental das cooperativas como negócios sustentáveis e que ajudam a melhorar a sociedade.
Para mais informações e atualizações sobre a participação da delegação baiana no CBC, fique atento às redes sociais do @sistemaoceb.
Ascom Sistema Oceb
O diagnóstico Identidade do programa AvaliaCoop tem o objetivo de acompanhar a aderência à
legislação e boas práticas cooperativistas
O papel do Sescoop/BA, o S do cooperativismo baiano, está intimamente ligado à autogestão e difusão da cultura cooperativista, acompanhando de perto as cooperativas do estado, oferendo soluções em três áreas: monitoramento, formação profissional e promoção social. Tudo conectado para auxiliar na sustentabilidade dos negócios cooperativistas.
Na atuação voltada ao monitoramento, a equipe do Sescoop/BA faz o acompanhamento da identidade, da governança e gestão e do desempenho da cooperativa, através da aplicação de diagnósticos específicos.
Ciclo de visitas para aplicação do Diagnóstico AvaliaCoop Identidade
Para aprimorar os processos e os resultados da gestão das cooperativas baianas, o Sescoop/BA iniciou um ciclo de visitas com a finalidade de fazer um diagnóstico da situação e instruí-las em relação às conformidades legais e os princípios do cooperativismo.
Na última semana, os analistas do Sescoop/BA, Valter Sampaio e George Freitas, estiveram na Cooperativa dos Transportadores Autônomos de Luís Eduardo Magalhães - Cootralem, Cooperativa de Transportes Rodoviários e Serviços de Entrega da Bahia - Cootras e Cooperativa de Trabalho Educacional de Correntina - Cootreduc, localizadas nas cidades de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e Correntina, respectivamente, para aplicação do diagnóstico Identidade, uma das soluções do programa AvaliaCoop. Eles compartilham, com entusiasmo, os ganhos com a aplicação desse diagnóstico:
“Esta ferramenta tem se mostrado imprescindível na identificação das necessidades de adequação à conformidade legal, garantindo a aderência aos princípios e à gestão cooperativista. A experiência nas cooperativas baianas são exemplos da eficácia dessa abordagem. O engajamento e a disposição dos gestores em aprender e investir nas melhorias das cooperativas refletem o espírito de progresso e a busca contínua pela excelência”.
Durante as visitas, há uma interação mais próxima e construtiva, permitindo não apenas esclarecer dúvidas, mas também explorar as soluções oferecidas, que são essenciais para o desenvolvimento sustentável das cooperativas. Confirmando a importância dessa ação, o presidente da Cootralem, Reinan Bispo, comentou: “Foi um momento de muita troca de informação. Superou as nossas expectativas, pois foram sanadas muitas dúvidas e, também, surgiram outras que acredito que com a implantação do plano estratégico e de outros mecanismos que foram alinhados nesse encontro de hoje a cooperativa só tem a ganhar”. Ele complementou destacando os ganhos da aplicação do diagnóstico na cooperativa. “Com esse suporte a gente começa a perceber que podemos ser mais transparentes, mais competitivos e, acima de tudo, nos dá uma segurança em saber que, juntos, a gente vai melhorar a nossa gestão, os nossos princípios cooperativistas. É apenas o começo. Nós estamos em busca da excelência!”, ressaltou gestor.
Um dos aspectos analisados pelo formulário do diagnóstico, que está disponível em um sistema on-line, são os processos internos e o relacionamento entre a cooperativa e seus cooperados. O diretor tesoureiro da Cootras, Paulo Alexandre de Jesus, destacou a importância da atuação do Sescoop/BA, contribuindo muito com o trabalho da cooperativa, considerando as informações passadas para fortalecer a segurança jurídica e a perenidade do negócio.
Fechando o ciclo de visitas, os analistas estiveram na Cootreduc para a aplicação do diagnóstico e a realização de uma palestra sobre cooperativismo. Para José Chaves, presidente do Conselho Administrativo da Cootreduc, a verificação da conformidade cooperativista traz benefícios. “É muito importante porque a prática de um sistema mais adequado, seguindo padrões e normas, definidas por esse formulário de identidade, a gente passa a planejar, cada vez melhor, os processos na nossa cooperativa, para que a gente sempre cresça, fazendo um trabalho promissor e contribuindo com a nossa sociedade e com nossos cooperados, as pessoas que fazem a cooperativa fazer o que ela é”, concluiu.
Também quer passar por essa experiência de avaliar como está a aderência da sua cooperativa em relação à Legislação do Cooperativismo e suas boas práticas? Coop, busque a melhoria contínua através de diagnósticos precisos e conte com o Sescoop/BA. Acesse a área de Soluções – AvaliaCoop do nosso site e saiba mais.
Por Ascom Sistema Oceb
Confira a evolução do Programa nos últimos três anos
Ao longo dos últimos três anos, as cooperativas baianas têm trilhado uma jornada desafiadora, mas igualmente inspiradora, rumo à excelência em gestão e governança. O Programa de Desenvolvimento de Gestão e Governança (PDGC), com metodologia baseada no Modelo de Excelência da Gestão, tem sido a bússola nessa trajetória, promovendo práticas sólidas e eficazes, incentivando as cooperativas a alcançarem altos padrões de gestão e governança.
Segundo os dados apurados pela Gerência de Desenvolvimento de Cooperativas – GDC, área finalística do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – Sescoop/BA, a partir dos diagnósticos apresentados por meio da participação das cooperativas baianas no PDGC, tem-se esse cenário:
Média de Gestão |
Média de Governança |
|
2021 |
64.15% |
63.5% |
2022 |
67.2% |
65.9% |
2023 |
65.9% |
61.13% |
A analista do Sescoop/BA que acompanha a trajetória das cooperativas junto ao PDGC, Geisa Félix, explica que o processo de adoção e assimilação de práticas aprimoradas leva tempo.
“Cada ciclo é uma oportunidade de aprendizado e crescimento conjunto. Embora as médias de índices de gestão e governança não reflitam imediatamente uma melhoria geral, é crucial notar que algumas cooperativas estão em diferentes estágios de implantação do modelo e seguimos comprometidos em incentivar cada cooperativa a alcançar a excelência”.
Vale destacar que, em que pese ter diminuído as médias dos indicadores, isso é fruto do nível de exigência das cooperativas em relação ao preenchimento dos diagnósticos do programa e às suas melhorias.
Iniciativas e Resultados
Em 2023, o “S” do cooperativismo baiano promoveu diversas iniciativas para estimular a adesão das cooperativas no programa, e para as que já participam dos ciclos anuais foram feitos incentivos para implantarem os planos de melhorias gerados pelo próprio PDGC.
No exercício foram realizados três webinars intitulados "Acelere a Jornada da Excelência - Diagnóstico de Governança e Gestão (PDGC)". Esses eventos on-line atraíram mais de 60 participantes interessados em aprimorar seus conhecimentos sobre práticas eficazes de gestão e governança. Também ocorreram diagnósticos assistidos em 15 cooperativas, proporcionando uma avaliação detalhada de seus modelos de gestão e governança.
Além disso, foram dedicadas 153 horas técnicas para 12 cooperativas por meio de instruções práticas assistidas, envolvendo 48 participantes, incluindo dirigentes e integrantes dos comitês do PDGC das cooperativas; inclusive a criação dos comitês é uma boa prática para favorecer o acompanhamento do programa dentro do negócio cooperativista. Por serem personalizadas, as instruções práticas assistidas voltam-se para os cenários de cada cooperativa e contribuem para o desenvolvimento efetivo das habilidades necessárias para uma gestão e governança de excelência.
O presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, destaca o diferencial do programa em promover melhorias significativas. "Entendemos que a adoção de práticas aprimoradas é uma jornada que varia de uma cooperativa para outra, mas é fundamental que todas façam a adesão, pois só têm a ganhar. Queremos celebrar, como fizemos em 2021 e 2023, mais conquistas das cooperativas do nosso estado, por meio da participação no Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão, nos próximos anos.
Relembre as premiações
Em 2021, a Cooperativa Educacional de Irecê – Coperil foi classificada na Etapa Ouro do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão, reconhecimento merecido por seu comprometimento com a excelência em gestão. Além disso, uma central de crédito, o Sicoob Central BA, recebeu destaque em excelência em governança, destacando-se como um exemplo a ser seguido. Confira como foi a premiação em “Cooperativas baianas são contempladas em premiação nacional”.
Já no ano passado, celebramos ainda mais conquistas, com seis cooperativas (Coperil, Sicoob Central BA, Sicoob Coopere, Sicoob CredExecutivo, Unimed Costa do Descobrimento e Unimed Sudoeste) sendo reconhecidas com o selo SomosCoop Excelência em Gestão. Essas conquistas demonstram a dedicação das cooperativas em aprimorar seus modelos de negócios e comprovam os frutos colhidos por aqueles que persistiram na busca por práticas mais eficientes e transparentes.
O Sescoop/BA segue atuando para melhorar a gestão e a governança das cooperativas, e conta com o PDGC como ferramenta de transformação pela significativa mudança que causa nas cooperativas aderentes ao programa.
Sua cooperativa já aderiu ao PDGC?
Faça parte, também, do programa que transforma sua cooperativa, afinal, a excelência é um horizonte para ser buscado incessantemente. Acesse o site do PDGC https://pdgc.somoscooperativismo.coop.br/ e saiba mais, e faça a adesão de sua Cooperativa.
Confira mais notícias relacionadas:
Região Nordeste é destaque no Exame
Todos os anos, estudantes que concluem o ensino médio buscam transformar seus sonhos em realidade através do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), uma passagem fundamental para o ensino superior. As pontuações do ENEM abrem as portas para programas educacionais que facilitam o acesso a renomadas instituições de ensino, seja pública ou privada, muitas vezes oferecendo oportunidades e, em alguns casos, isenção de custos nas instituições privadas.
Nesta edição, segundo dados do Ministério da Educação, o Nordeste chamou a atenção ao ser a região com a maior quantidade de redações com nota máxima no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Das 60 redações que alcançaram nota 1000, 25 estão em nossa região. Os estados do Piauí e do Rio Grande do Norte registraram, cada um, 6 redações com o indicador máximo. Ceará (4), Bahia (4), Sergipe (3) e Pernambuco (2) completaram a soma.
Nesse cenário, destacamos o excelente desempenho de alunos oriundos de Cooperativas Educacionais baianas, que ajudarão a colocar nas universidades, de todo país, jovens que atingiram notas altas no ENEM, destacando a excelência da educação que receberam, especialmente, o empenho dos alunos em superarem-se quando se trata de estudo.
Mais de 324 mil baianos concludentes do ensino médio se inscreveram no Enem 2023. No quesito redação, por exemplo, a Cooperativa de Trabalho Educacional de Irecê - Coperil, Cooperativa de Trabalho Educacional de Correntina – Cootreduc, Cooperativa Educacional de Porto Seguro - Cooeps, Cooperativa Educacional de Barreiras - Coopeb, Cooperativa Educacional de Xingó - Coopex, Cooperativa de Trabalho dos profissionais em Educação de Eunápolis - Cooeduc Eunápolis e Cooperativa Educacional de Caetité - Coopec tiveram alunos com notas em redação que variaram entre 800 a 980.
O Sistema Oceb compartilha essa conquista junto às cooperativas, aos estudantes e suas famílias. O presidente do sistema que representa o cooperativismo no estado parabeniza a todos e confirma que “ao atuar para desenvolver as cooperativas educacionais, o Sistema Oceb desenvolve as pessoas que tornam esse modelo de negócios um diferencial na sociedade. Aqui na Bahia, nosso cooperativismo educacional entrega resultados reais e o desempenho dos estudantes do Enem foi mais uma mostra disso”.
A aluna Júlia Lopes, da Cooperativa Coperil, sediada em Irecê, uma das donas da nota 980 em redação comentou agradecendo “aos excelentes professores da instituição COPERIL que me ajudaram a conquistar notas inesperadas, e à minha família que sempre me apoiou. Confesso que fiquei surpresa e feliz com o meu resultado e, espero me superar todos os dias para que meus sonhos e objetivos se tornem realidade.”
Na Bahia, a educação cooperativista não é apenas uma ferramenta para fortalecer as cooperativas, mas também um pilar para construir uma sociedade mais colaborativa, justa e próspera para todos. Na sua missão de promover educação, as cooperativas educacionais se destacam por ofertarem serviços de qualidade com preço justo e com visão social, pois o ser humano precisa dessas vertentes para crescer e gerar bons frutos
Dia Internacional da Educação
Hoje (24/1) celebra-se o Dia Internacional da Educação, instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas para ressaltar o papel essencial da educação na construção de sociedades mais justas, inclusivas e sustentáveis. Alinhados com esse entendimento, a atuação do Sistema Oceb junto às cooperativas do estado é voltada para fazermos nosso modelo de negócios crescer e desenvolver sempre mais, e os programas educacionais, como o Cooperjovem, a Educação Executiva e Profissional e o DNA Cooperativo são ferramentas essenciais rumo à melhoria contínua. Além disso, como braço educacional do cooperativismo baiano, o Sescoop/BA apoia as cooperativas nas suas jornadas pedagógicas e na realização de aulões para o ENEM, as chamadas “Aulas Show”.
A presidente da Cooperativa Educacional de Xingó - Coopex, Arleide Gomes, destaca a parceria com o Sescoop/BA, através dos “aulões” que antecedem o Enem. “A importância dessas aulas é que sempre pedimos um professor da área de português e redação e está aí os nossos resultados [16 redações acima de 700 pontos]. Esperamos continuar com esse apoio”, destaca a gestora.
Na Cooeps, a preparação para o Enem acontece com várias ações e a Aula Show, apoiada pelo Sescoop/BA, é fator de soma, como explica a presidenta da cooperativa, Daniela Almeida. “O Enem é o exame mais importante para a Escola de Educação Básica. Temos a oportunidade de trabalhar com os alunos no Aulão Show: motivação, crença em si mesmo, foco, sentimentos e determinação. Os alunos têm, ainda, a oportunidade de conversar sobre as angústias relacionadas ao exame e suas expectativas. A orientadora traz macetes, sensibilização, temáticas de redação que promovem Insights e a confiança em si mesmo. Para a COOEPS é um momento prazeroso e construtivo que trouxeram junto ao trabalho da escola excelentes resultados!”.
Garanta o acesso de sua coop a um dos programas oferecidos na Solução CapacitaCoop, focada no desenvolvimento pessoal de colaboradores, cooperados e lideranças cooperativistas.
Por Ascom Sistema Oceb
O último final de semana entre os dias 12 e 14 de janeiro de 2024 foi marcado por atividades de impacto no planejamento de ações do ano de duas cooperativas de crédito baianas. Isso porque o Sicoob Coopemar e o Sicoob Norte Sul reuniram as equipes, em Amélia Rodrigues e Salvador, com a realização dos respectivos Encontros Anuais de Alinhamento Estratégico. Ambos os eventos contaram com a participação de dirigentes, gestores e empregados das instituições financeiras que detém 19 pontos de atendimento pelo interior da Bahia e um em Petrolina, no estado vizinho de Pernambuco.
Manter equipes focadas em objetivos e metas comuns para enfrentar um contexto de alta competitividade é o que defende Cergio Tecchio, presidente do Sistema Oceb, organização que apoiou a realização dos dois encontros cooperativistas. “O cooperativismo baiano dispõe de profissionais altamente capacitados e os encontros de alinhamento possibilitam com que os planejamentos estratégicos das cooperativas sejam compartilhados, de modo, que todos os envolvidos trabalhem em sintonia no alcance dos objetivos e metas traçados. Portanto, o Sistema Oceb dá todo suporte necessário às cooperativas do estado para que possam buscar os melhores resultados em um ambiente de forte concorrência com outros atores econômicos”, explica o também presidente do Sicoob Norte Sul.
Confira abaixo mais detalhes dos Encontros de Alinhamento Estratégico do Sicoob Coopemar e Sicoob Norte Sul.
Melhor Performance, Mais Engajamento = Resultado
Com objetivo de engajar toda a equipe para uma melhor performance de negócios, visando o cumprimento dos objetivos estratégicos propostos para o ano de 2024, o Sicoob Coopemar promoveu o evento anual de alinhamento estratégico destinado ao público interno.
A programação trouxe imersão de negócios, palestra motivacional e dinâmicas interativas que buscaram levar conhecimento e informação, além de traçar o caminho da cooperativa ao longo deste ano. Os participantes puderam conferir os resultados alcançados em 2023 e metas pretendidas para 2024 de cada ponto de atendimento. Ainda houve a premiação das campanhas realizadas, um panorama de estratégias comerciais para comercialização de produtos do Sistema Sicoob e o compartilhamento do planejamento da área de negócios da cooperativa sediada em Mairi.
Quem evidenciou a atividade realizada durante o período foi Luciara Andrade, diretora operacional e de relacionamento do Sicoob Coopemar. “Foi um momento marcante e de muita escuta, onde foi possível discutir coletivamente, entender as percepções, explicar as necessidades e traçar as estratégias para alcançar os objetivos propostos pelo Conselho de Administração. O ano de 2024 será desafiador, mas acreditamos muito no potencial da nossa equipe e temos certeza que será um ciclo extraordinário. Mais uma vez, agradecemos ao Sescoop/BA, por solidificar a parceria e o seu compromisso em desenvolver, cada vez mais, o cooperativismo baiano”.
Para Victor Ferreira, gerente de ponto de atendimento do Sicoob Coopemar, o alinhamento estratégico possibilitou a participação ativa de todos nas definições que permearão os próximos passos da cooperativa. “Pudemos ser ouvidos, expressando as nossas opiniões quanto à formação das metas de cada ponto de atendimento, e o rumo da nossa Coopemar para os próximos anos. Espero que ao longo deste ano possamos alcançar os nossos objetivos traçados neste planejamento estratégico, e que o próximo ano seja ainda melhor, com todos os pontos de atendimento apresentando ótimos resultados”.
Atitude SNS
O Sicoob Norte Sul juntou o time para destacar habilidades como performance, resultado, proatividade, eficiência, excelência, superação, inovação e dinamismo que requerem pessoas com atitude. A ideia foi estimular toda a equipe na busca interna diária por tais características, para promover um impacto positivo aos associados, na cooperativa e nas próprias vidas.
Para isso a cooperativa de crédito baiana com sede administrativa em Santo Antônio de Jesus, desenvolveu uma programação em que foram disseminados o poder da parceria, bem como, foram trabalhados o planejamento estratégico para o ano atual, e apresentados o painel “Nova Gestão Comercial”, o que é e se busca em uma “Equipe de atitude”, e o projeto “Despertar”, desenvolvido nos últimos meses dentro dos programas CVS - Como Vender Serviços e VPS - Volição Por Servir, com apoio do Sistema Oceb. Ainda, houve a premiação do “Troféu Performance” para aqueles que se destacaram no último ano de 2023.
Magna Matos, diretora de atendimento do Sicoob Norte Sul, trouxe mais detalhes da concepção e objetivo do alinhamento estratégico da cooperativa neste ano. “O evento de alinhamento estratégico do Sicoob Norte Sul sempre é um marco inicial do ano na nossa cooperativa. Um startar de início de ciclo. Este ano o tema Atitude trouxe a ideia de movimento. Foi excepcional reunir e trazer temas de grande relevância como os direcionadores de metas financeiras, mas também as não financeiras. Estas são metas diretamente ligadas à qualificação das nossas entregas para o quadro colaborativo e para a razão maior da nossa singular, nossos cooperados”, encerrou a gestora.
A agente de atendimento do Sicoob Norte Sul, Thais Luz, explicou a importância de todos terem posição e atitude para diferenciação no segmento econômico em que atua a cooperativa. “Uma instituição financeira, como qualquer empresa, precisa de posicionamento para gerar resultados. Mas nada disso é possível sem atitude. E foi exatamente isso que vimos no ATITUDE SNS 24, a importância de reconhecer a necessidade de se posicionar, em equipe e de forma individual, para alcançar e encantar nossos associados em uma conduta cooperativista, que se diferencie do mercado”, concluiu.
O superintendente do Sescoop/BA, Alberto Batista, esteve presente nos dois encontros, e mencionou a relevância do apoio prestado e a mudança de dinâmica dos eventos executados. “Estamos sempre prontos para apoiar as cooperativas no nosso estado em atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social voltadas para comunidade cooperativista. A realização desses Encontros de Alinhamento no início do exercício é uma estratégia interessante, pois já inicia todo um ciclo motivando os times desde o começo para enfrentar os desafios colocados”, detalhou o executivo da organização do cooperativismo vinculada ao Sistema S na Bahia.
O apoio a encontros cooperativistas é um dos serviços que o Sistema Oceb oferece às cooperativas baianas. Para saber mais sobre as diversas soluções que disponibilizamos, acesse https://somoscooperativismo-ba.coop.br/ e venha participar de projetos, programas e ações que auxiliam as cooperativas da Bahia a elevarem a competividade e sustentabilidade em seus negócios e atuação junto aos públicos de interesse.
Por Ascom Sistema Oceb com informações do Sicoob Coopemar e Sicoob Norte Sul
Sistema Oceb trilhou, no dia 12 de dezembro, o caminho para fortalecer o cooperativismo baiano, por meio da realização da 14ª edição do Alinhamento Estratégico, evento importante do calendário da organização e que reuniu conselheiros, gestores e funcionários do Sistema Oceb, além de parceiros.
Cergio Tecchio fez um balanço do ano, destacando que, em 2023, “intensificamos nossos esforços para fortalecer o cooperativismo baiano, ampliando sua competitividade. Investimos em ações direcionadas ao desenvolvimento das cooperativas do estado, alinhando-as às demandas do mercado e priorizando a promoção da melhoria da qualidade de vida das pessoas. Aproveito para agradecer a todos os cooperativistas pelo apoio este ano e esperamos avançar em 2024 na expansão e perenidade do nosso modelo de negócios”, destacou o presidente do Sistema Oceb.
O gerente de planejamento do Sistema OCB, Fabio Estorti, esteve no encontro e fez um balanço da atuação da organização que impulsiona o cooperativismo em âmbito nacional, ressaltando as metas que foram estipuladas no início do ano para as unidades estaduais - e parabenizou a Bahia por cada meta alcançada (preenchimento do SouCoop, FundeCoop e utilização do carimbo SomosCoop), o que refletiu no compromisso e dedicação das equipes que compõem a organização que desenvolve e representa o cooperativismo no estado. O gestor reforçou a realização do Congresso Brasileiro do Cooperativismo em 2024 e o objetivo se mantém de “tornar o coop mais forte rumo à grande meta do nosso movimento, o BRC1Tri!”.
Reflexão e diálogo estratégico
Os participantes circularam entre mesas de diálogo e puderam acompanhar análises detalhadas das ações realizadas ao longo deste ano pelo Sistema Oceb junto às cooperativas, com base nos objetivos definidos no Planejamento Estratégico 2023-2026 (o Mapa Estratégico pode ser acessado clicando aqui) da organização. A metodologia usada também favoreceu discussões estratégicas sobre as conquistas de 2023 e as perspectivas para 2024, com compartilhamento de visões, desafios e oportunidades para o cooperativismo na Bahia.
Para Livia Araujo, Secretária Executiva do Sicoob Coopere, participar do XIV alinhamento estratégico foi uma experiência ímpar. “Durante o evento, pude ter a dimensão do serviço prestado para o cooperativismo baiano e o quanto o Sescoop, juntamente com a Oceb, estão atentos às demandas das cooperativas, buscando sempre, e de modo assertivo e tempestivo, atender às necessidades específicas de cada ramo. Parabenizo a todos os envolvidos neste importante evento”, concluiu a conselheira fiscal suplente do Sescoop/BA.
A Jornada de 2023
Durante o encontro foram apresentadas e debatidas as realizações ao longo do ano de 2023. Desde iniciativas como representação político-institucional e sindical; estímulo a ampliação de negócios; promoção da qualificação dos empregados, gestores e associados das cooperativas; fortalecimento da imagem do cooperativismo; promoção da excelência da gestão e da governança das cooperativas; e fomento à pesquisa no cooperativismo e fortalecimento da disseminação da cultura cooperativista; além de ações para os integrantes da Oceb e do Sescoop/BA, como promoção da gestão do conhecimento com foco em resultados e melhorias das condições de trabalho, sendo que cada passo foi compartilhado, destacando os desafios, o que demandou melhorias e os resultados.
Planejando para 2024
As projeções para o próximo ano também foram pauta do encontro. Ações, metas, desafios e fatores de sucesso foram planejados para impulsionar, ainda mais, o crescimento e a sustentabilidade do cooperativismo na Bahia.
Alex de Melo, presidente da Coopardo e conselheiro de ética da Oceb, ressaltou o alinhamento da equipe do Sistema Oceb ao transmitir as informações, demonstrando a experiência enquanto organização que atua para representar e desenvolver as cooperativas do estado: “Nós saímos engradecidos, com mais conhecimentos e a certeza de que o cooperativismo será cada vez mais forte, ainda mais com os objetivos estratégicos traçados para os próximos anos”.
Ao final do encontro, ficou evidente o compromisso coletivo em fortalecer o cooperativismo como agente de transformação e desenvolvimento socioeconômico. O engajamento dos participantes será fundamental para o alcance do propósito do Sistema Oceb de “promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas, por meio do cooperativismo na Bahia” e de contribuir para o alcance da meta do nosso movimento, o BRC1 Tri de prosperidade.
Por Sistema Oceb
O crescimento da participação feminina em todos os âmbitos da sociedade é notável e, no universo cooperativista, essa realidade tem se expandido, pois um dos focos de atuação das cooperativas e das organizações que atuam pelo desenvolvimento desses empreendimentos coletivos, como o Sistema Oceb, é a busca pela equidade de gênero em todos os níveis e atividades.
Segundo o Anuário do Cooperativismo Brasileiro, o cooperativismo apresentou avanços significativos na força de trabalho feminina. Em 2022, houve um aumento de 15% em relação a 2021, representando 51% do total. Os ramos com predominância de empregadas mulheres são Consumo (57%), Crédito (61%), Saúde (73%) e Trabalho, Produção de Bens e Serviços (56%). Já em relação aos cooperados, em 2022, houve crescimento do número de mulheres em relação ao ano anterior, representando 41% dos mais de 20 milhões de cooperados. Os principais ramos do cooperativismo com presença feminina são Consumo, Crédito, Saúde e Trabalho, Produção de Bens e Serviços. Confira esses e mais dados acessando o site do Anuariocoop.
ENCONTRO ESTADUAL: 12 ANOS EMPODERANDO MULHERES
A equidade de gênero e o empoderamento das mulheres são pautas, o ano todo, do cooperativismo baiano, e durante o Encontro de Mulheres Cooperativistas ganha ainda mais relevância. No último dia 6 de dezembro, esse evento, que completou 12 anos de realização, levou à tela de mais de setenta participantes uma jornada inspiradora em direção ao empoderamento feminino e à liderança transformadora.
O encontro, promovido de forma on-line, teve como objetivo central inspirar mulheres a se tornarem agentes de mudança por meio de reflexões sobre estereótipos arraigados, oferecendo insights, dados e informações valiosos sobre a dinâmica da liderança feminina, dentro das organizações e o impacto do papel da mulher na sociedade.
“O evento foi extremamente importante para criar conexão entre as mulheres, mostrar o quanto cada uma de nós pode ser apoiada e apoiadora umas das outras. Refletimos sobre o papel do cooperativismo e sua relevância como agente de transformação, onde o papel da mulher ainda pode e deve ser ampliado, gerando grandes resultados”, destacou a analista de gestão de pessoas do Sicoob Norte Sul, Cristiane Neiva, que também foi a mestre de cerimônias do encontro.
Houve uma troca rica de experiências, debates estimulantes e uma atmosfera de apoio mútuo entre as participantes, fortalecendo os laços e incentivando a colaboração entre mulheres em diferentes ramos do cooperativismo. E uma das formas de ampliar esses laços é a criação de Comitês de Mulheres nas cooperativas.
Essa foi, inclusive, uma convocação de Vera Ventura, vice coordenadora do Comitê Elas Pelo Coop Nacional e representante do Comitê Estadual Elas Pelo Coop, que lembrou que já “existe o Comitê de Mulheres Cooperativistas Elas pelo Coop de Gandu, vinculado ao Sicoob Norte Sul; um no oeste baiano, iniciativa da Cooperativa dos Transportadores de Luís Eduardo Magalhães – CoopGNP, além do Comitê Estadual de Mulheres Cooperativistas da Bahia, instituído em 2021 pelo Sistema Oceb”. E que mais Comitês sejam constituídos para ampliar a participação de mulheres no cooperativismo e em outros espaços de representação de gênero”.
Muitas participantes aproveitam o espaço para compartilhar mensagens de estímulo, a partir das suas realidades, destacando a influência positiva da mulher em seus ambientes profissionais e sociais. “Cada uma de nós somos inspirações únicas. Que possamos levar adiante o que aprendemos aqui, cultivando a antifragilidade e resiliência em cada desafio, aplicando a inteligência emocional em nossas interações e nutrindo o amor próprio para liderar com sabedoria e empatia”, comentou Givânia Queiroz, do Sicoob Sertão.
Sandra Cohim, atual integrante do Comitê Estadual de Mulheres Cooperativista da Bahia, tem mais de 30 anos de anos de atuação no cooperativismo, e com experiência de gestão em uma cooperativa, destacou que a palestra trouxe muitas reflexões e que o momento, pós palestra, também foi valioso, pois, como ela, algumas mulheres falaram um pouco da sua trajetória no processo de liderança. “Fico feliz que a minha história possa inspirar outras mulheres. Mais do que nunca me coloco disponível para esclarecer outras mulheres como trilhar essa caminhada, e a primeira coisa é acreditar em si mesma e que podemos fazer um mundo melhor”, comentou a diretora de relações e serviços da cooperativa Unifisio.
O Sistema Oceb seguirá atuando para fortalecer práticas de cooperação e liderança no cooperativismo, refletindo sobre as oportunidades e os desafios vividos pela mulher.
Por Sistema Oceb
O Sistema Oceb atua para estimular as cooperativas baianas a ampliarem os seus negócios, além de atuar na promoção da excelência da gestão e da governança, e na formação e qualificação empregados, gestores e associados. Tais objetivos estratégicos norteiam o trabalho desenvolvido e executado pelo Sistema Oceb em benefício das cooperativas na Bahia. E de modo, a atender o preconizado em nossos objetivos finalísticos, no último ano, as cooperativas Sicoob Credcoop, Sicoob Crediconquista, Sicoob Extremo Sul e Sicoob Norte Sul participaram dos programas Como Vender Serviços - CVS e Volição Por Servir – CVS, objetivando o desenvolvimento e aprimoramento de técnicas de vendas e comunicação.
Os programas implementados dotaram as equipes administrativas e comerciais das cooperativas participantes, com as competências necessárias para aprimorarem o seu desempenho no trabalho por meio de técnicas alinhadas à essência do cooperativismo. No CVS, os participantes puderam desenvolver técnicas de negócios para vendas, atendimento, relacionamento, prospecção e retenção ao cliente/cooperado. Já o VPS, buscou o desenvolvimento e aprimoramento da comunicação entre as equipes, otimizando os processos administrativos aliado ao propósito pelo servir. Ambos os programas foram estruturados com base na filosofia e nos princípios do cooperativismo, além do desenvolvimento do trabalho em equipe, melhoria das habilidades comportamentais e resgate da cultura cooperativista.
Voltados para os empregados e dirigentes das áreas administrativa, de negócios/ comercial/ relacionamento das quatro cooperativas de crédito baianas, um total de 279 certificações foram concedidas, sendo 188 no CVS e 91 no VPS. Os dois programas foram executados de maneira híbrida, com aulas teóricas e práticas, com visitas aos pontos de atendimento e acompanhamento/orientações. Ao todo, foram realizadas 984 horas de atividades.
Iniciados em setembro de 2022, no Sicoob Extremo Sul, e em novembro do mesmo ano no Sicoob Credcoop, Sicoob Crediconquista e Sicoob Norte Sul, os profissionais das cooperativas baianas desenvolveram projetos específicos definindo metodologias próprias com estabelecimento de indicadores e públicos-alvo, motivação de todo pessoal envolvido e papel das lideranças.
Programa Como Vender Serviços - CVS
No CVS, foram apresentadas técnicas de vendas e negociação aplicadas à realidade dos participantes, autoavaliação de desenvolvimento dos envolvidos, intenção em realizar negócios, pró atividade nos negócios cativando o associado, educação da liderança para apoio e demonstração das técnicas aprendidas, acompanhamento do uso de ferramentas adotadas e aprimoramento de uso no dia a dia, alinhamento e habilitação das ações, avaliação da evolução do projeto a incorporação das técnicas, suas ações e resultados, importância da liderança educadora para continuidade de todo aprendizado adquirido.
Programa Volição por Servir - VPS
Nos projetos desenvolvidos dentro do VPS, as equipes participaram da construção envolvendo todas as lideranças, com a finalidade de proporcionar maior assertividade nas ações e mantendo um bom fluxo de comunicação definindo papéis e responsabilidades. Foram abordados autoconhecimento sobre habilidades dos educandos, aplicação de técnicas e exercício da empatia, consciência sobre o VPS e seu propósito, de modo a engajar as equipes e identificar a importância do servir no atendimento, verdadeira intenção na gestão por servir, ampliação da visão sistêmica da cooperativa para despertar e desenvolver o servir, potencialização do programa por meio das lideranças, experimentação e vivência na prática das técnicas aprendidas, grau de envolvimento das lideranças com todo o projeto e os resultados alcançados, revitalização e impulsionamento da excelência no atendimento conectado ao propósito de vida e da instituição, avaliação dos resultados, ações e indicadores iniciais.
Elevar a competitividade e levar cada vez mais as cooperativas baianas para uma performance de alto rendimento mercadológico é o que defende o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio. “Estamos estimulando as cooperativas para que adotem mecanismos de aprimoramento da governança e gestão, o que permite uma melhor tomada de decisão. Nesse sentido, a participação das cooperativas locais nos programas CVS e VPS, com grande investimento do Sistema Oceb, reforça essa intenção ao trazer novos aprendizados e técnicas alicerçados em diagnósticos, indicadores, métricas, monitoramento e avaliação. É uma importante contribuição para que possamos elevar a competitividade do cooperativismo baiano em um setor tão concorrido como o financeiro, gerando mais negócios e consequentemente prosperidade às comunidades de abrangência em que atuam as cooperativas”, concluiu o dirigente cooperativista.
Encerramento dos Programas CVS e VPS
Confira abaixo como foi o encerramento nos meses de outubro e novembro passados dos programas CVS e VPS no Sicoob Norte Sul, Sicoob Credcoop, Sicoob Crediconquista e Sicoob Extremo Sul.
SICOOB NORTE SUL - O sábado, 21 de outubro, marcou o encerramento do projeto “Acordes”, desenvolvido no âmbito dos projetos CVS e VPS no Sicoob Norte Sul. O nome escolhido pela equipe da cooperativa baiana remete a um conjunto harmônico, de pessoas comprometidas em promover o cooperativismo e colocar em prática seus princípios. Ao todo, foram 90 certificações nos dois programas (CVS – 63 e VPS – 27).
Dirlene Nascimento, gerente regional do Sicoob Norte Sul, comentou sobre a importância do programa de capacitação para a cooperativa. “O projeto ‘Acordes’ veio para despertar o que temos de melhor para ofertar aos nossos cooperados. Além de tudo, nos direcionou para que possamos atendê-los sempre em busca da sua principalidade. Hoje toda nossa equipe entende que nós não vendemos produtos, nós estamos aqui para realizar sonhos, para proteger o negócio do nosso cooperado. Podemos dizer que nossa equipe está toda alinhada e nosso entendimento é diferenciado. Foi um momento muito bom, de muita troca, engajamento e participação de todos os envolvidos. Precisamos continuar, dando os passos para alavancar, cada dia mais, os nossos negócios”, explicou.
SICOOB CREDCOOP - Situada em Vitória da Conquista, o Sicoob Credcoop promoveu o evento de encerramento dos programas CVS e VPS no sábado, 28 de outubro. Na oportunidade, também foi celebrado o 26º aniversário da cooperativa de crédito do Sudoeste baiano. Ao todo, foram 39 certificações nos dois programas (CVS – 19 e VPS – 20).
A supervisora Tiara Nunes, explicou o impacto do projeto dentro da cooperativa. “Ao longo desses 12 meses, o Sicoob Credcoop desenvolveu o projeto ‘Despertar’, que como o próprio nome já diz nos despertou um sentimento que já existia. Nós já tínhamos como objeto-fim atender ao cooperado, as necessidades dele e da comunidade. Contudo, ao longo do dia a dia e das rotinas, você acaba perdendo um pouco aquele senso de servir. Com o projeto CVS e VPS percebemos novamente que nós existimos em prol dos nossos cooperados e da nossa comunidade. Começamos a ter uma comunicação mais clara entre os setores, prestando atenção nas nossas atividades diárias, o quanto estamos ativos à comunicação, a tentar ouvir o outro, ter empatia. E isso já começa a refletir nos resultados que nós sabemos que acaba revertendo para a comunidade. O projeto ‘Despertar’ não acaba agora, é apenas um pontapé para um processo mais longo e duradouro, pois temos muito ainda a desenvolver”, concluiu a gestora que atua na área comercial do Sicoob Credcoop.
SICOOB CREDICONQUISTA - Os participantes do CVS e VPS no Sicoob Crediconquista finalizaram o projeto no sábado, 11 de novembro, em cerimônia realizada em Vitória da Conquista. Intitulado “Conquistar”, o projeto desenvolvido ao longo dos últimos meses, trouxe importantes avanços. Ao todo, foram 66 certificações nos dois programas (CVS – 47 e VPS – 19).
A diretora de relacionamento do Sicoob Crediconquista, Gabriela Nascimento, explicou os resultados observados no período. “O projeto ‘Conquistar’ trouxe inúmeros ganhos mensuráveis e imensuráveis. Nos imensuráveis, a gente percebe no dia a dia a melhora na comunicação, no relacionamento interpessoal, das pessoas se desenvolvendo, adotando métodos saudáveis de leitura, de prática de aprendizado e se esforçando para adquirir conhecimentos. Em relação aos ganhos mensuráveis, nós tivemos um destaque no IAP com crescimento, na receita de serviços no último período de 38% e na comercialização da proteção de vida para os cooperados um aumento de 211%. A cooperativa também vem melhorando bastante com o custo de pessoal e com o ingresso (receita) de serviços, demonstrando maior eficiência. A gente atribui grande parte desses resultados aos programas CVS e VPS pela adoção de técnicas de aperfeiçoamento, metodologias para cada fase em que a gente possa estar em contato com o cooperado, principalmente no fechamento de negócios. O Programa proporcionou, também, que pudéssemos observar melhor as necessidades do cooperado, do que simplesmente comercializar um produto porque está em campanha, ou por conta da necessidade da cooperativa. Passamos a ter um outro olhar para o cooperado, servindo ao cooperado e não se servindo dele”, finalizou.
SICOOB EXTREMO SUL - Em Teixeira de Freitas, o Sicoob Extremo Sul realizou o evento de finalização do projeto “InspirarAção” no sábado, 18 de novembro. As mudanças a partir do desenvolvimento dos programas CVS e VPS foram perceptíveis na cooperativa de crédito da do estado. Ao todo, foram 84 certificações nos dois programas (CVS – 59 e VPS – 25).
Para a agente de atendimento do Sicoob Extremo Sul, Beatriz Reis, a cooperativa se transformou durante os meses de realização do projeto. “Pudemos sentir, perceber uma transformação que se iniciou de dentro para fora. Primeiro, as modificações dos nossos padrões mentais, e depois, a nossa volição, nossa escolha por agir diferente, por compreender e aplicar o processo. Os programas nos ensinaram muito mais do que como vender, sobretudo nos levou a compreender o nosso propósito enquanto cooperativa de crédito, nossos valores, princípios, e que não se trata da venda pela venda. E a excelência que hoje buscamos não é somente para o processo de venda, entre a equipe comercial e o cooperado, mas sim entre todos que fazem parte do Sicoob Extremo Sul. O servir com qualidade é a nossa nova cultura que está refletindo entre a equipe de retaguarda e a linha de frente. Assim, o projeto ‘InspirAção’ traz para nós um compromisso de implantarmos uma nova cultura e a nossa expectativa é de conseguirmos fazer reverberar a todos que já fazem parte da nossa instituição, bem como para aqueles que estão por vir, o nosso jeito de ser Sicoob Extremo Sul, na essência e na ação”.
O superintendente do Sescoop/BA, Alberto Batista, que acompanhou a realização dos projetos nas cooperativas baianas e esteve presente nas atividades de encerramento celebrou os resultados alcançados. “É visível o impacto na performance das cooperativas participantes dos programas CVS e VPS na geração de novos negócios, retenção e fidelização de cooperados e na motivação dos times internos. Nos sentimos orgulhosos de poder colaborar para a melhoria contínua dos resultados ao longo de todo o ciclo e na efetividade das ações implementadas. Todo o esforço feito pelo Sistema Oceb nas soluções que oferecemos às cooperativas baianas demonstram que estamos no caminho certo para elevar a competividade e sustentabilidade do empreendimento cooperativo em nosso estado”, concluiu o executivo da entidade estadual do Sistema S ligada ao segmento de atividade econômica.
Para ter acesso a essa e outras soluções voltadas ao desenvolvimento continuado das cooperativas baianas, acesse https://somoscooperativismo-ba.coop.br/ e participe dos programas que o Sistema Oceb pode oferecer ao seu time.
Por Ascom Sistema Oceb
Na Bahia, a educação cooperativista não é apenas uma ferramenta para fortalecer as cooperativas, mas também um pilar para construir uma sociedade mais colaborativa, justa e próspera para todos.
Para o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, quando as cooperativas investem no quinto princípio do cooperativismo, cujos pilares são a educação, a formação e a informação, a sociedade ganha muito mais. “Investir em educação cooperativista é investir na sustentabilidade do cooperativismo na Bahia, olhando para o futuro. À medida que mais crianças e jovens compreendem e adotam os princípios cooperativistas, a tendência é um aumento no entendimento de como a cooperação pode transformar vidas e negócios”, ressaltou Tecchio.
Concurso Cultural
Um exemplo exitoso de compromisso das cooperativas com a educação cooperativista é a realização do 12º Concurso Cultural do Instituto Sicoob, que envolve as cooperativas de crédito baianas vinculadas ao Sicoob Central Bahia, na etapa regional. Neste ano, o tema escolhido foi “Escola que coopera, faz um futuro melhor”.
As cooperativas de crédito realizam a mobilização local, convidando escolas das regiões onde estão inseridas, para aderir ao programa de forma gratuita. Com uma boa adesão, a edição de 2023 teve a participação de estudantes do 3º, 5º, 7º e 9º ano do ensino fundamental, regularmente matriculados nas redes de ensino público, privado e de cooperativas educacionais do estado. A ação iniciou em abril deste ano e a premiação da etapa regional, que teve apoio do Sistema Oceb, ocorreu no dia 24 de novembro, em Salvador.
No ano atual, na Bahia, o concurso, que teve duração de sete meses, contou com 216 escolas participantes, segundo dados do Sicoob Central Bahia. Os alunos mais novos expressaram seus aprendizados por meio de desenhos, enquanto os mais velhos produziram crônicas, poemas e tiras em quadrinhos (a depender do grau escolar).
Juliana Viana, premiada na categoria de tiras em quadrinhos, de 16 anos, estudante do 9º ano do Colégio São José, localizada em Itapetinga, que tem atuação do Sicoob Crediconquista, conheceu o Sicoob por meio do concurso e explicou como foi o processo para a produção do material. “Primeiro a professora deu o tema pra gente trabalhar em sala de aula; depois começamos a colocar em prática, fazer atividades, escrever no caderno sobre o tema, que foca principalmente em atitudes cooperativistas de caráter sustentável, que foi justamente o que eu abordei na minha tirinha. Eu quis destacar a natureza.”
A professora Vanile Silva, do Colégio São José, apoiou Juliana e outros alunos na jornada de aprendizagem do concurso, que tem como objetivo disseminar conhecimento, apoiado em ações do setor cooperativista que podem ser incluídas no cotidiano da sala de aula. Ela explicou a metodologia adotada: “Nós trabalhamos com o material disponibilizado pelo Instituto Sicoob. Foi um trabalho direcionado para que os alunos abraçassem, junto com a gente, essa ideia do cooperativismo, do trabalho coletivo, de lidar melhor com o meio ambiente e sua preservação. Nós tivemos um tempo, onde eles treinaram; nós visitamos o entorno da escola; desenvolvemos aulas práticas, onde eles produziram, levaram para casa e revisaram as produções. Depois nós corrigimos e selecionamos por categoria as três melhores produções e encaminhamos para o Instituto Sicoob”.
Lys Sampaio, de 11 anos, 5º ano do Colégio Pitágoras, da cidade de Miguel Calmon, que tem atuação do Sicoob Coopemar fez a leitura, durante o evento, da redação que a premiou, e revelou que participar do concurso “foi muito difícil, mas no final valeu a pena”. O pai de Lys,Davino Sampaio, expressou a satisfação com a realização da filha. “O fato dessa premiação chegar para a Lys trouxe muita felicidade e contentamento para todos nós. Eu tenho dito que isso dá respaldo para continuarmos instruindo e criando a nossa filha, afinal de contas, o mundo que está posto é muito difícil, então quanto mais instruirmos as crianças elas serão muito mais bem sucedidas diante das dificuldades que a vida, muitas vezes, nos traz.”
Cooperjovem
Outra iniciativa que merece destaque é o programa Cooperjovem, desenvolvido pelo Sescoop, desde o ano 2000, que fortalece os princípios do cooperativismo e estimula a cultura da cooperação entre os alunos de cooperativas educacionais e escolas púbicas dos ensinos fundamental e médio.
Aqui na Bahia, o programa foi implantado nas cooperativas Coperil, Coopex, Coopeb e em escolas de Vitória da Conquista mobilizadas pela cooperativa agro Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense - Coopmac, tendo o apoio do Sescoop/BA na parte de capacitação e entrega dos materiais. O programa, que está em execução no estado, tem impactado mais de 1.900 alunos até 14 anos, mais de 400 alunos de 15 a 18 anos e 30 alunos de 19 a 24 anos, segundo dados da Gerência de Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop/BA.
O Sistema Oceb continua comprometido em promover a educação cooperativista como um dos principais impulsionadores do cooperativismo na Bahia, capacitando, inspirando e transformando vidas através da cooperação. Continue acompanhando informações sobre essas e outras ações que impulsiona o cooperativismo baiano pelas redes sociais do @sistemaoceb.
Por Ascom Sistema Oceb
A gestão democrática é um dos princípios balizadores do cooperativismo. Atento a esse preceito, o Sicoob Central Bahia promoveu, nos dias 9 e 10 de novembro, o Encontro de Conselheiros 2023, em Salvador. A atividade, apoiada pelo Sistema Oceb, contou com 60 participantes, integrantes de conselhos de administração e fiscais das Cooperativas vinculadas ao Sicoob na Bahia. A temática ESG - meio ambiente, ação social e governança corporativa, na sigla em inglês, foi destaque.
O presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, que participou do encontro, apontou a necessidade dos conselheiros seguirem alinhados. “Os conselhos dentro de uma cooperativa são fundamentais, pois são responsáveis por verificar o bom andamento das ações previstas. Quando nos reunimos para tratar de assuntos em comum, acabamos por fortalecer a coesão e sistemática internas, fazendo com que as metas traçadas possam ser melhor verificadas conforme as expectativas traçadas. Portanto, o Sistema Oceb, ao apoiar a atividade está cumprindo com o objetivo estratégico de promover a excelência da gestão e da governança das cooperativas em nosso estado”, explicou o líder cooperativista baiano.
Para o presidente do Sicoob Central Bahia, Ivo Brito, o evento teve grande importância e uma intenção clara junto ao público diretamente envolvido. "O Encontro de Conselheiros deste ano foi muito importante para nosso Planejamento Estratégico, pois tivemos a oportunidade de dialogar acerca do protagonismo que os conselhos devem exercer para o crescimento e o desenvolvimento das cooperativas singulares filiadas. A principal intenção do Encontro foi de impactar positivamente nossos conselheiros dotando-os de instrumentos para aperfeiçoar a sua atuação e contribuir para os resultados das nossas cooperativas, desenvolvendo o cooperativismo financeiro no estado e promovendo a melhor experiência financeira para os nossos cooperados", definiu o dirigente que também preside o Sicoob Extremo Sul.
Nos dois dias do evento, os conselheiros assistiram apresentações sobre o Pacto Sistêmico do Sicoob e atuação do conselho, Programa de Sucessão e de Certificação de Dirigentes, papel do conselho na estratégia organizacional e na gestão de riscos. Ao final, puderam acompanhar uma apresentação sobre sustentabilidade dentro do contexto ESG. Todos os temas apresentados evidenciaram o papel dos conselheiros como central nos processos envolvendo as cooperativas.
O conselheiro do Sicoob Central Bahia, Alexandre Cerqueira, elencou os pontos que mais o chamaram a atenção. “Evento muito importante para trazer os conselhos das cooperativas para um encontro onde a gente possa discutir todos os assuntos estratégicos da cooperativa, lidar com mais atenção às cobranças com os executivos das cooperativas na execução das tarefas que os conselhos definiram estrategicamente. Também tivemos uma apresentação abordando o ESG, um tema importante, atual. Toda a atividade foi essencial para capacitar os conselheiros ligados ao Sistema Sicoob na Bahia”, concluiu o dirigente do Sicoob Sertão que ainda exerce a atividade de conselheiro fiscal no Sescoop/BA.
Conselheiro na Oceb e na cooperativa central de crédito baiana, Vandevaldo Rios (Carneiro) conclama os demais colegas a se engajarem nos temas relevantes apresentados durante o encontro. “A gente entende que um evento como esse tem uma relevância muito grande para o sistema financeiro cooperativo baiano, e porque não até mesmo brasileiro, tendo em vista, que aqui foram tratados temas importantíssimos para a sustentabilidade, crescimento e fortalecimento das cooperativas baianas. Também falamos sobre risco que é muito importante no papel de conselheiro estar acompanhando e monitorando, além de termos discutido outro assunto relevante que é a sucessão. A gente faz aqui uma observação e uma recomendação a todos os demais conselheiros para que se dediquem a esses temas, além daqueles que são inerentes ao cooperativismo financeiro”, finalizou o presidente do Sicoob Coopemar.
O Sistema Oceb atua para apoiar e fazer com que as cooperativas baianas exerçam plenamente todas as suas atribuições dentro dos princípios que nos norteiam. Uma das soluções oferecidas aos integrantes de conselhos são os cursos da CapacitaCoop. São diferentes capacitações à disposição daqueles que exercem funções nas instâncias deliberativas e decisórias das cooperativas.
Sicoob Central Bahia
Com 10 cooperativas singulares filiadas, o Sicoob Central Bahia, possui 107 pontos de atendimento distribuídos em municípios da Bahia, além de Pernambuco e São Paulo. Reúne mais de 236 mil cooperados e contabiliza R$ 2,6 bilhões de ativos totais, com um patrimônio líquido somado de R$ 523 milhões. Tais cooperativas administram um total de R$ 1,9 bilhões em depósitos, além de oferecerem aos associados uma carteira de crédito de R$ 1,4 bilhões. Os dados são de setembro de 2023 e foram retirados da página na internet do Sicoob Central Bahia.
Por Ascom Sistema Oceb com informações do Sicoob Central Bahia
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - Sescoop/BA completa 24 anos ajudando a tornar as cooperativas mais competitivas e sustentáveis, com base no seu propósito de "promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas, por meio do cooperativismo na Bahia".
"Celebramos com entusiasmo os 24 anos do Sescoop/BA, o S do cooperativismo baiano, uma instituição incansável na busca pela melhoria contínua das cooperativas baianas. Desde a sua fundação, o Sescoop tem atuado, por meio da formação profissional, monitoramento e promoção social, para promover a autogestão das cooperativas e difundir a cultura cooperativista em nosso estado", afirma Cergio Tecchio, presidente do Conselho Administrativo do Sescoop/BA.
FORMAÇÃO PROFISSIONAL - O Sescoop/BA tem um rol de soluções para desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias à qualificação profissional e ao desenvolvimento humano.
MONITORAMENTO - O Sescoop/BA realiza um diagnóstico completo e o acompanhamento da identidade, da governança, da gestão e do desempenho da sua coop.
PROMOÇÃO SOCIAL - O Sescoop/BA estimula e promove um conjunto de ações que contribuem para o desenvolvimento sustentável das cooperativas e de suas comunidades.
O Sescoop/BA trabalha pela sustentabilidade do cooperativismo. Conheça o novo mapa estratégico com o que traçamos para os próximos anos.
A diretoria e os conselheiros do Sescoop/BA agradecem a confiança de todos e todas que atuam nas cooperativas baianas, espalhados por diferentes regiões do nosso estado, e também ao seu time de profissionais pela competência e empenho no trabalho que tem sido desenvolvido ao longo desses 24 anos.
Celebre com a gente!
Navegue pelas redes sociais do Sistema Oceb (ACESSE AQUI), o sistema que o Sescoop/BA está vinculado, e deixe uma mensagem para todos que fazem parte dessa história de sucesso do "S" do coop baiano! Vamos juntos!
Na última segunda feira, dia 31 de julho, representantes do Sistema Oceb e da Universidade Federal da Bahia (UFBA) reuniram-se em um encontro significativo para dar continuidade ao desenvolvimento de estratégias conjuntas voltadas para a disseminação do cooperativismo no estado.
A parceria entre o Sistema Oceb e a UFBA tem se mostrado promissora, desde seu início, com a busca de uma maior integração entre o setor cooperativista e a academia. A primeira reunião aconteceu em março deste ano, e contou com a presença do reitor, vice-reitor e professores da universidade, presidente do Sistema Oceb e os superintendentes da Oceb e do Sescoop/BA, organizações que compõem o Sistema Cooperativista Baiano, na qual foram apresentadas pautas importantes para fomentar a disseminação do cooperativismo, como a inclusão de matérias com esse tema nos cursos de Contabilidade e Direito, como disciplinas optativas, além do estimulo à pesquisa no cooperativismo e a participação em eventos na UFBA para divulgar o modelo de negócios. Na oportunidade, os representantes da universidade apresentaram um projeto cultural com objetivo de captar parcerias, em especial com as cooperativas de crédito.
A reunião mais recente, com a participação da Escola de Administração e da Faculdade de Ciências Contábeis, marcou um novo passo nessa parceria, que visa potencializar o crescimento e o impacto positivo do cooperativismo em diferentes áreas da sociedade baiana. Com o intuito de ampliar a cooperação entre as duas instituições, foi constituído um Grupo de Trabalho (GT), composto por membros do Sistema Oceb e da UFBA, que tem como objetivo pensar projetos e ações conjuntas em diversas áreas do conhecimento, como economia, gestão, contabilidade, tecnologia, direito, entre outras, como oportunidade de estimular a formação cooperativista e fortalecer o desenvolvimento econômico e social do estado.
O vice-reitor da UFBA, Penildon Filho, fez um balanço no novo encontro e as perspectivas futuras da parceria. “Tivemos como diretriz a criação de um grupo de trabalho para pensarmos formação, especialmente formação continuada, organizada pela UFBA, em parceria com o Sescoop/BA, voltada ao público das cooperativas, especialmente no campo da gestão e da contabilidade das cooperativas. Está no nosso radar tanto a criação de cursos de extensão, de 30 e 60h, como cursos de especialização, que é a chamada pós-graduação lato sensu, e cursos de mestrado profissional. Temos um campo bastante aberto e nós, da universidade, acreditamos muito na cultura cooperativista, acreditamos muito nessa força econômica que é viva e traz um novo paradigma de relação econômica baseada na cooperação e na solidariedade, que é algo muito superior à competição que existe no processo econômico”.
A parceria entre o Sistema Oceb e a UFBA representa uma junção entre o conhecimento acadêmico e a experiência prática das cooperativas, e está alinhada com um dos objetivos estratégicos do Sistema Oceb de fomentar a pesquisa e fortalecer a disseminação da cultura cooperativista. Segundo o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, “a expectativa é de que a cooperação resulte em benefícios mútuos, impulsionando a eficiência, a competitividade e a sustentabilidade das cooperativas baianas.”
A construção conjunta de soluções inovadoras e sustentáveis fortalecerá, ainda mais, o propósito do Sistema Oceb de “promover a qualidade de vida das pessoas, por meio do cooperativismo na Bahia” e, assim, seguimos atuando para consolidar parcerias para incentivar a concretização desse propósito.
Acompanhe todas as agendas política e institucional pelo Instagram do @sistemaoceb e acesse mais informações sobre o cooperativismo baiano em https://somoscooperativismo-ba.coop.br/.
Levar o cooperativismo rumo ao 1 trilhão de prosperidade até o ano de 2027 é a meta do Sistema Cooperativista Nacional. Visando alinhar estratégias, estabelecer planos de ação e apresentar metas, foi realizado na última terça (14/3) e quarta (15/3), em Brasília, o Eleva Sistema OCB. A primeira edição do evento contou com a participação dos superintendentes, além das equipes de comunicação, desenvolvimento de cooperativas, planejamento e representação das organizações estaduais do cooperativismo.
Com o tema “times de excelência para impulsionar o coop”, o Eleva teve por objetivo engajar e instrumentalizar todos os colaboradores para que sejam multiplicadores, junto às cooperativas, do papel, benefícios, produtos e serviços do Sistema OCB. As atividades ocorreram em formato híbrido, com transmissão on-line para os participantes não presenciais, via plataforma Colaborativa. Pelo Sistema Oceb, estiveram presencialmente 12 participantes, dentre dirigentes, gestores e funcionários da Oceb e do Sescoop/BA, entidades do cooperativismo no estado da Bahia.
RUMO AO BRC 1 TRI
Na abertura do Eleva, Márcio Freitas, presidente do Sistema OCB, detalhou os desafios rumo ao BRC 1TRI, apresentado durante a última Semana de Competitividade, e que tem norteado as ações da unidade nacional, e da importância das organizações estaduais caminharem juntas rumo ao objetivo almejado. Segundo o dirigente do cooperativismo nacional, a meta é possível de ser alcançada porque há rumo definido e passos planejados para fazer com que as cooperativas do país alcancem nos próximos quatro anos R$ 1 trilhão de prosperidade e 30 milhões de cooperados.
O presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, enfatizou a importância da participação baiana no evento de impulsionamento do cooperativismo. “Nós precisamos, cada vez mais, atender a sociedade através do cooperativismo e, para isso, se faz necessário alavancarmos todas as cooperativas baianas para que junto às suas comunidades possam fazer um trabalho de prospecção e atendimento de negócios, via cooperativas locais. Com isso, a equipe do Sistema Oceb na participação do Eleva buscou compreender a importância de trabalharmos juntos para alcançarmos nossos objetivos de 1 trilhão de prosperidade e 30 milhões de cooperados até 2027. Para tanto, precisamos ter muita firmeza, foco no trabalho e muito profissionalismo. A realização do Eleva teve esse objetivo, e a participação do Sistema Cooperativista Baiano se deu nesse sentido”, concluiu o dirigente da entidade representativa do cooperativismo estadual.
INOVAÇÃO E QUALIDADE PARA OFERTA DE PRODUTOS E SERVIÇOS
Na palestra “Como se tornar um multiplicador dos produtos e serviços do Sistema OCB”, Arthur Igreja, co-fundador da AAA Plataforma de Inovação, comentou sobre o impacto da inovação nos negócios e de como ela não ocorre instantaneamente, mas como parte de um processo de amadurecimento das organizações.
Ainda na manhã de terça-feira (14/3), Fabíola Motta, gerente-geral do Sistema OCB, realizou uma apresentação dos principais produtos e serviços ofertados para desenvolvimento das cooperativas. A gestora da unidade nacional apontou algumas das principais tendências de consumo do mundo contemporâneo e mencionou a necessidade da oferta de produtos e serviços de qualidade, e que atendam às necessidades como estratégia de geração de valor.
EQUIPES DIVIDIDAS EM SALAS TEMÁTICAS
Na tarde de terça-feira (14/3) e início da manhã de quarta (15/3) as equipes foram distribuídas em salas específicas e temáticas voltadas aos superintendentes, e às atividades de Comunicação, Desenvolvimento de Cooperativas, Planejamento Orçamentário e Representação Institucional.
Confira a seguir as impressões de cada participante da equipe do Sistema Oceb presente nas salas temáticas do Eleva:
O superintendente do Sescoop/BA, José Alberto Batista, destacou o Eleva como ambiente de aprendizado e alinhamento de ações. “Foram momentos de aprendizado para que sejamos, cada vez mais, times de excelência e multiplicadores dos conhecimentos para as cooperativas, visando impulsionar o cooperativismo baiano, tornando nossas cooperativas mais competitivas e sustentáveis. Além disso, fomos imbuídos e fortalecidos de que devemos caminhar sempre alinhados para alcançarmos a meta de termos 1 trilhão de prosperidade e 30 milhões de cooperados no Brasil em 2027, e o cooperativismo baiano está empenhado na mesma direção visando o alcance desse objetivo”, refletiu o dirigente a frente da organização incumbida da formação profissional, monitoramento e promoção social do cooperativismo na Bahia.
A superintendente da Oceb, Ially Carmo, que também esteve presente no grupo voltado aos dirigentes cooperativistas enfatizou a importância do encontro para as equipes e ações futuras. “Precisamos reverberar o valor do nosso Sistema. Essa é a mensagem que trago do Eleva. O evento foi excelente em conteúdo e nos permitiu olhar de frente para nosso trabalho, promovendo reflexões importantes sobre nossa relevância e nossa sustentabilidade. O Eleva se destacou como evento focado em gerar valor e viabilizar a profissionalização dos times das organizações estaduais, apresentando o cenário do futuro que desejamos”, concluiu a dirigente cooperativista baiana.
Para o analista de desenvolvimento de cooperativas, George Freitas, a participação veio em boa hora, após o desafio proposto pelo Sistema Oceb. “Em 2023, nossa equipe foi desafiada pela presidência do Sistema Oceb a atuar como vendedores e consultores, oferecendo soluções para as dores das cooperativas. Nesse sentido, a participação no Eleva veio reforçar o desejo da presidência, apresentando como a equipe será capacitada para vender; novos diagnósticos para auxiliar a identificação das dores das cooperativas; como segmentar as cooperativas para oferecer soluções adequadas ao estágio de desenvolvimento em que se encontram. Com o Eleva tivemos a possibilidade de compartilhar experiências com profissionais de outras unidades, contribuindo ainda mais para o aperfeiçoamento da nossa atuação”, ressaltou o analista da Gerência de Desenvolvimento de Cooperativas - GDC do Sescoop/BA.
Participando da sala de representação institucional, Jerffesson Silveira, analista da Oceb, comentou sobre o papel reforçado pelo evento. “Além da excelência e organização na propagação do espírito cooperativista, o Eleva também veio com a missão de representar as cooperativas perante os três poderes, com projetos de lei que possam atender as necessidades das cooperativas e dos cooperados, tornando-as mais visíveis, competitivas e igualitárias. Foi uma experiência fundamental para todos, que tenho certeza saíram bem diferentes e mais esperançosos em relação ao futuro do cooperativismo”, reforçou o engenheiro agrônomo.
Iasmin Santana, analista de comunicação do Sescoop/BA, esteve presente na sala com outros profissionais da área e enfatizou a possibilidade de interação com os colegas e alinhamento do discurso e práticas a serem adotadas nos próximos meses para reforço da marca SomosCoop. “As atividades no grupo da comunicação me permitiram interagir com profissionais de outras unidades estaduais e, juntos, pensamos, debatemos e, por fim, escolhemos o melhor plano de ação para expandir o uso do carimbo SomosCoop pelas cooperativas. Os conteúdos trocados servirão de inspiração para o trabalho que temos que desenvolver aqui na Bahia para as cooperativas utilizarem o selo nos seus produtos e /ou peças de comunicação. Acredito que eventos como esse são fundamentais para engajar todos que atuam em prol do cooperativismo brasileiro, além de alinhar discursos e entendimentos sobre os produtos e serviços criados pelo Sistema OCB para apoiar o desenvolvimento dos negócios das cooperativas”, exaltou a profissional de comunicação do Sistema Oceb.
A aplicação prática de técnica apreendida foi apontada por Mariângela Ribeiro de Jesus, analista de operações do Sescoop/BA, que participou das atividades de Planejamento. “Durante a explanação dos assuntos na sala do Planejamento, conseguimos aprender e aplicar os conceitos do sistema de definição de metas chamado OKR (Objectives and Key Results). O OKR objetiva a garantia de que todos andem na mesma direção, com prioridades claras, em um ritmo constante. Cada grupo do Planejamento aplicou os conceitos abordados no OKR a partir de um estudo de caso bastante desafiador, estimulando os participantes na mobilização de soluções promissoras para o futuro cooperativista”, detalhou a profissional que atua no planejamento orçamentário na casa do cooperativismo baiano.
ESTRATÉGIA DA MAGIA EM DIREÇÃO ÀS METAS
Após a finalização dos trabalhos nas salas temáticas, os participantes do Eleva puderam assistir a palestra “A estratégia da magia” sob a condução de Elias Leite, ex-presidente da Unimed Fortaleza e atual diretor comercial de produtos e marketing da Seguros Unimed. O gestor utilizou do bem-sucedido modelo implementado pela Disney para explicitar a necessidade de foco no sucesso do cliente. Ao final, o médico mostrou o passo a passo do sucesso alcançado a frente da Unimed Fortaleza em plena pandemia de Covid-19. A campanha “Vai Dar Certo” tomou conta das redes sociais, dos noticiários, e passou a estampar as fachadas do comércio local e regional, além de ocupar espaços em mídia externa (outdoors, painéis eletrônicos, letreiros de ônibus) na cidade de Fortaleza e interior do Ceará. A partir da ação, a marca Unimed voltou a ser a mais lembrada no estado dentre as demais concorrentes no segmento de prestadores de planos de saúde.
No encerramento, Tania Zanella, superintendente do Sistema OCB, agradeceu à equipe organizadora e aos participantes presenciais e à distância, e convidou todas as organizações estaduais a se engajarem no BRC 1 Tri, a partir das metas apresentadas em torno da plataforma SouCoop, do carimbo SomosCoop e do plano de ação Fundecoop.
Para Geisa Mendes, analista da Oceb, a participação presencial no Eleva permitiu ter um olhar global e sistêmico dos produtos e serviços ofertados às cooperativas. “O Eleva nos levou a refletir e ampliar o campo de visão sobre a gama de produtos e serviços que podem ser utilizados como portifólio para atrair e fidelizar as nossas cooperativas, e que podem auxiliá-las a desenvolver o seu negócio. Também foi possível aprender com os palestrantes algumas técnicas para alcançar a aproximação com as nossas cooperativas. Nos levaram a refletir sobre a necessidade de encantá-las com o nosso profissionalismo e atendimento de qualidade, visando proporcionar a melhor experiencia para o nosso público”, relatou a responsável pela plataforma SouCoop na organização de representação do cooperativismo na Bahia.
Participando à distância, Andrea Silva, analista de operações do Sescoop/BA, gostou do que viu nos dois dias. “Foi um encontro enriquecedor. Em dois dias de evento, tivemos a oportunidade de adquirir conhecimentos, a fim de aprimorar nosso trabalho com as cooperativas. Destaco a palestra de Arthur Igreja, entre outros pontos, a explicação de como podemos ampliar a imagem do Sistema Cooperativista, por exemplo, na utilização das redes sociais para impulsionar a imagem com os clientes/cooperativas. Ainda destaco na palestra de Elias Bezerra, em que ele explicita que a venda está além do produto, a fidelização encontra-se nos aspectos intangíveis, como buscar encantar os clientes e apresentar produtos únicos e personalizados”, relatou a administradora que integra a Gerência de Operações – Geop na organização estadual do Sistema S ligada ao cooperativismo.
Por Ascom Sistema Oceb
Construir saberes coletivamente é cooperar para uma sociedade mais solidária e ética. E as jornadas pedagógicas das cooperativas educacionais baianas foram uma oportunidade única para pensar e planejar experiências significativas que ajudarão os estudantes a alcançarem seus objetivos educacionais.
Através de atividades ricas em conteúdo, como as palestras realizadas com o apoio do Sescoop/BA, os cooperados, professores, funcionários e gestores que atuam nas cooperativas baianas educacionais – Cootreduc, Cooeduc, Coopex, Coopeb, Coperil, Coopesal e Cootcena - se integraram e saíram das jornadas com novos conhecimentos e perspectivas.
Os assuntos tratados nos eventos variaram (confira a lista, no final da matéria), de acordo com a realidade de cada cooperativa, embora todas estejam buscando desenvolver modelos de aprendizagem e ensino inovadores, considerando os desafios da educação em uma sociedade em constante transformação. A programação diversificada da jornada da Coopex, cooperativa localizada em Paulo Afonso, contando com atividades sobre saúde mental, e uma palestra sobre “Autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, profissional e coletivo”, promovida pelo Sescoop/BA, reenergizaram o público participante, como destacou Carla Lima, cooperada e coordenadora pedagógica da Coopex. “Foram momentos únicos e importantes para nosso desenvolvimento, e tudo isso é pensado para que o nosso aluno querido seja recebido da melhor forma possível. Foi importante para fortalecer a nossa saúde mental para favorecer o retorno às aulas”.
Na cooperativa situada no sul do Recôncavo baiano, a Coopesal, a palestra foi voltada para "Um olhar para o futuro: gestão, formação em tempos de novos desafios". Para a cooperada Rosa Maria Almeida as reflexões “abriram a minha mente em relação às mudanças no decorrer das nossas vidas. Ficou claro que as mudanças são constantes e necessárias para que haja crescimento do indivíduo em todas as áreas. Foi muito bom para quem estava presente, pois todos estamos passando por momentos de mudanças”.
Para Lidiane Araújo, presidente da Cootcena - Cooperativa de Trabalho Educação e Cultura Nova Aliança, a formação com o tema “Transformando os cooperados em defensores da marca” foi de grande importância, pois “trouxe para a nossa equipe uma clareza muito grande a respeito das nossas ações dentro da nossa cooperativa”, comentou.
COOPERATIVAS EDUCACIONAIS: EXEMPLOS DE ENSINO DE QUALIDADE
As cooperativas educacionais podem fazer parte do Ramo Trabalho, Produção de Bens e Serviços - TPBS ou do Ramo Consumo, sendo que no Ramo TPBS são cerca de 138 cooperativas educacionais ativas no país. Já no Ramo Consumo, a participação dos serviços educacionais representa 27% do total de cooperativas (dados são do Anuário do Cooperativismo - 2022).
Assim como as escolas convencionais, as cooperativas educacionais cumprem as normas do Ministério da Educação (MEC). Um dos diferenciais curriculares é o ensino dos valores e práticas do cooperativismo, ajudando a ampliar a conscientização das crianças e dos jovens sobre cooperação, questões sociais, culturais e globais. Clique aqui e confira mais sobre as vantagens de usar os serviços de uma cooperativa educacional.
As oportunidades de negócios para as cooperativas dos Ramos Trabalho, Produção de Bens e Serviços - TPBS e Consumo foi o tema do programa Papo com Presidente. Aproveite para conferir sobre a organização das cooperativas, nichos de atuação e outras particularidades relacionadas a esses dois ramos do cooperativismo.
Onde tem a promoção da profissionalização das cooperativas por meio da oferta de soluções de desenvolvimento humano está o Sescoop/BA. Confira aqui os serviços que braço do Sistema S no cooperativismo tem para sua cooperativa.
CONFIRA OS TEMAS DAS PALESTRAS APOIADAS PELO SESCOOP/BA
- Palestra “Como evitar o bullying na sala de aula e na escola” - Jornada Pedagógica Cootreduc Correntina
- Palestra “Conexão e cuidado: transformam o mundo" - Jornada Pedagógica Cooeduc Eunápolis
- Palestra “Autoconhecimento e Desenvolvimento Pessoal, Profissional e Coletivo” - Jornada Pedagógica Coopex
- Palestras "Conhecendo o cooperativismo para ser parte dele" e "Novas perspectivas para uma educação mais cooperativa" - Jornada Pedagógica Coopeb
- Palestra "Violência escolar, reflexos sociais, perspectivas jurídicas, condutas que devem ser adotadas e assuntos correlatos" - Jornada Pedagógica Coperil
- Palestra "Um olhar para o futuro: gestão, formação em tempos de novos desafios" - Jornada Pedagógica Coopesal
- Palestra "Transformando os cooperados em defensores da marca" - Jornada Pedagógica Cootcena
Por Ascom Sistema Oceb
No Brasil, historicamente, o setor de serviços tem sido responsável por 70% do Produto Interno Bruto – PIB, divulgado anualmente pelo IBGE, e que é a soma de todas as riquezas produzidas em um determinado espaço e período em análise. Em nível estadual, conforme a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia - SEI, a participação das atividades ligadas ao setor é similar ao verificado nacionalmente. Atento a este cenário de concentração econômica no setor terciário e alinhado aos objetivos estratégicos de promover a formação e qualificação dos empregados, gestores e cooperados, bem como promover a excelência da gestão e da governança e de fortalecer a disseminação da cultura cooperativista, o Sescoop/BA tem possibilitado desde 2021, iniciando com o Sicoob Sertão, a participação das cooperativas baianas com apoio da entidade estadual do cooperativismo no Sistema S em programas para incrementar os negócios e despertar, junto aos participantes, a importância dos serviços oferecidos.
Atualmente, quadros de pessoal do Sicoob Credcoop, Sicoob Crediconquista, Sicoob Extremo Sul e Sicoob Norte Sul participam dos programas “Como Vender Serviços - CVS” e “Volição por Servir – VPS” contratados pelo Sescoop/BA e iniciados em setembro passado. O objetivo dos programas em andamento nas quatro cooperativas de crédito baianas é desenvolver as equipes administrativas e comerciais, com as competências necessárias para aprimorarem o seu desempenho no trabalho por meio de técnicas aliadas à essência do cooperativismo.
Especificamente, o CVS objetiva o desenvolvimento de técnicas de negócios para vendas, atendimento, relacionamento, prospecção e retenção ao cooperado/cliente. Já o VPS visa ao desenvolvimento e aprimoramento da comunicação entre as equipes, otimizando os processos administrativos e operacionais aliado ao propósito pelo servir. Ambos estão atrelados à filosofia e aos princípios do cooperativismo, além de buscarem o desenvolvimento do trabalho em equipe, a melhoria das habilidades comportamentais e o resgate da cultura cooperativista.
As quatro cooperativas juntas administram uma carteira de crédito de R$ 445,378 milhões e depósitos totais de R$ 524,385 milhões, o que representam 30% do total apurado pelas cooperativas baianas do Ramo Crédito, registradas no Sistema Oceb. Ainda, reúnem 50.292 cooperados, ou 22% do total em relação às demais cooperativas registradas no estado junto à Oceb. Os números se referem ao terceiro trimestre de 2022 e estão disponíveis no Painel de Dados do Cooperativismo Financeiro - Bureau Coop, elaborado e divulgado pela Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito - Confebrás.
Para Cergio Tecchio, presidente do Sistema Oceb, a participação nos programas oferecidos tem tido retorno positivo das participantes. “As cooperativas que estão participando dos treinamentos trazem muitas notícias boas, dizendo que estão gostando e que é uma metodologia que irá ajudar na melhoria da prestação e venda de serviços. Isso acaba nos dando uma alavancagem para o desenvolvimento e crescimento das cooperativas, principalmente na área de negócios. Nós do Sescoop/BA, ao estarmos envolvidos no financiamento e acompanhamento, esperamos que os resultados auxiliem o cooperativismo baiano a crescer, cada vez mais”, ressaltou projetando o cenário futuro buscado.
EXECUÇÃO DOS PROGRAMAS
Dirigentes e colaboradores das áreas administrativa e comercial/relacionamento das cooperativas participantes assistem aulas teóricas e práticas no formato híbrido (presencial e on-line), além de realizarem visitas aos pontos de atendimentos e receberem acompanhamento/orientações em diferentes plataformas repassadas pela instituição contratada. Ao longo de 2023 os programas CVS e VPS que seguem em execução devem envolver ao todo 325 participantes em um total de 879 horas/aula. A previsão de encerramento é para o final de 2023, conforme cronograma estabelecido em conjunto com as cooperativas, a partir dos projetos definidos para implementação.
As cooperativas participantes têm a possibilidade de definir um projeto prioritário a ser desenvolvido ao longo dos programas, conforme explica o líder educador Ricardo Cucio. “Cada projeto tem o seu próprio acompanhamento com indicadores conectados com o desenvolvimento das pessoas, com o clima organizacional, com o resultado econômico e evolução dos negócios em cada região. Portanto, definimos alguns indicadores para entender o quanto está sendo positivo o projeto para a cooperativa. Afinal, o objetivo é melhorar os resultados, sejam eles econômicos, comportamentais e de desenvolvimento humano e da própria cooperativa e das comunidades que ela serve”, finaliza o sócio da consultoria Cultivadores, contratada pelo Sescoop/BA.
VISÃO DOS PARTICIPANTES
Participante dos programas, Monique Diz, funcionária do Sicoob Norte Sul elogia a iniciativa. “Foi muito legal porque pude compartilhar momentos do curso e percebemos juntos vários significados. Foi algo que a equipe fez junto, portanto, muito interessante, pois é ver a equipe junta e perceber o que deve melhorar para alcançar os objetivos”, afirmou a assistente de crédito.
Maine Azevedo, gerente do Sicoob Extremo Sul, prevê ganhos em escala a partir do que tem vivenciado. “O treinamento tem sido uma troca valiosa de experiências e um aprendizado de grande valia, além de diversas técnicas, vimos a preocupação na busca pelo despertar do engajamento na venda com propósito. O conteúdo é bem elaborado, atual e o aprendizado vai além do crescimento na cooperativa; há o desenvolvimento pessoal e como profissional em diversas áreas de atuação. Acredito na melhoria exponencial do quadro geral de funcionários, após a conclusão do curso. A empatia do interlocutor e a maestria que desempenha sua missão são dignas de aplausos. Estamos muitos felizes pela oportunidade que nos foi dada e aproveitaremos cada segundo essa experiência”, celebra a funcionária que atua na gerência de um dos pontos de atendimento da cooperativa no extremo sul do estado.
Integrando o quadro do Sicoob Extremo Sul, Poliana Sandes, apontou a possibilidade de melhoria do atendimento que vem oferecendo aos cooperados. “A experiência com os treinamentos estão me enriquecendo muito como profissional. A equipe, através de sua mentoria, me auxiliou e continua auxiliando em um progresso gradativo de melhoria na qualidade do meu atendimento com o cooperado. Hoje busco, além de atender o cooperado com produtos e serviços adequados ao seu perfil, entender seus sonhos e participar da construção deles. Através desse novo olhar que a consultoria nos trouxe, percebo que estou me desenvolvendo e me aprimorando cada vez mais como um profissional de alta performance e buscando ferramentas para que isso possa se concretizar fazendo parte, efetivamente, do crescimento e das mudanças de melhorias em minha cooperativa”, comentou a analista de negócios.
Os participantes Jackson da Silva e Gabrielly Tavares do Sicoob Crediconquista ressaltaram as metodologias adotadas. “Gostaria de agradecer a todos pela oportunidade de poder compartilhar desta consultoria. Foi uma temática sutil, enriquecedora e surpreendente, da qual, participamos de maneira construtiva”. “Gostaria de agradecer a oportunidade de participar dessa instrutoria. O programa proposto despertou perspectivas diferentes do que já foi apresentado com o mesmo tema. O viés utilizado e as discussões são sempre muito ricas, e contribuem para uma percepção mais humanizada sobre o processo como um todo. Dos encontros realizados tenho me surpreendido com o modelo de desenvolvimento, com as indicações de leitura e filmes, e com a possibilidade de me desenvolver não só como profissional”, avaliaram respectivamente o gerente de ponto de atendimento e a analista comercial da cooperativa de crédito de Vitória da Conquista.
De igual maneira, situada no município do sudoeste baiano, gestores e funcionários do Sicoob Credcoop estão realizando as atividades dos dois programas que visam melhorar a abordagem e a interação com os cooperados. É o que menciona Laís Paiva, gerente de relacionamento. “Eu fiz parte da primeira turma do CVS. Foi um projeto maravilhoso, onde conhecemos mais sobre as técnicas que envolvem nossos serviços, como abordar os nossos cooperados. Abriu a nossa consciência para as grandes mudanças, principalmente para a venda de produtos e serviços, de modo a trazer mais resultados para nossa cooperativa. Além disso tudo, nós aprendemos a servir melhor aos nossos cooperados, aqueles que estão ali presentes conosco. Nos ajudou a despertar para a mudança e abrir nossos horizontes para novos conhecimentos. Foi um curso gratificante e que temos muito a agradecer a toda equipe envolvida”, finalizou.
Para obter mais informações sobre esse e outros serviços oferecidos pelo Sescoop/BA às cooperativas baianas, acesse https://somoscooperativismo-ba.coop.br/servicos .
Por Ascom Sistema Oceb
Fotos cedidas pela consultoria contratada