O Sistema Oceb impulsiona a educação cooperativista na Bahia
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Na Bahia, a educação cooperativista não é apenas uma ferramenta para fortalecer as cooperativas, mas também um pilar para construir uma sociedade mais colaborativa, justa e próspera para todos.
Para o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, quando as cooperativas investem no quinto princípio do cooperativismo, cujos pilares são a educação, a formação e a informação, a sociedade ganha muito mais. “Investir em educação cooperativista é investir na sustentabilidade do cooperativismo na Bahia, olhando para o futuro. À medida que mais crianças e jovens compreendem e adotam os princípios cooperativistas, a tendência é um aumento no entendimento de como a cooperação pode transformar vidas e negócios”, ressaltou Tecchio.
Concurso Cultural
Um exemplo exitoso de compromisso das cooperativas com a educação cooperativista é a realização do 12º Concurso Cultural do Instituto Sicoob, que envolve as cooperativas de crédito baianas vinculadas ao Sicoob Central Bahia, na etapa regional. Neste ano, o tema escolhido foi “Escola que coopera, faz um futuro melhor”.
As cooperativas de crédito realizam a mobilização local, convidando escolas das regiões onde estão inseridas, para aderir ao programa de forma gratuita. Com uma boa adesão, a edição de 2023 teve a participação de estudantes do 3º, 5º, 7º e 9º ano do ensino fundamental, regularmente matriculados nas redes de ensino público, privado e de cooperativas educacionais do estado. A ação iniciou em abril deste ano e a premiação da etapa regional, que teve apoio do Sistema Oceb, ocorreu no dia 24 de novembro, em Salvador.
No ano atual, na Bahia, o concurso, que teve duração de sete meses, contou com 216 escolas participantes, segundo dados do Sicoob Central Bahia. Os alunos mais novos expressaram seus aprendizados por meio de desenhos, enquanto os mais velhos produziram crônicas, poemas e tiras em quadrinhos (a depender do grau escolar).
Juliana Viana, premiada na categoria de tiras em quadrinhos, de 16 anos, estudante do 9º ano do Colégio São José, localizada em Itapetinga, que tem atuação do Sicoob Crediconquista, conheceu o Sicoob por meio do concurso e explicou como foi o processo para a produção do material. “Primeiro a professora deu o tema pra gente trabalhar em sala de aula; depois começamos a colocar em prática, fazer atividades, escrever no caderno sobre o tema, que foca principalmente em atitudes cooperativistas de caráter sustentável, que foi justamente o que eu abordei na minha tirinha. Eu quis destacar a natureza.”
A professora Vanile Silva, do Colégio São José, apoiou Juliana e outros alunos na jornada de aprendizagem do concurso, que tem como objetivo disseminar conhecimento, apoiado em ações do setor cooperativista que podem ser incluídas no cotidiano da sala de aula. Ela explicou a metodologia adotada: “Nós trabalhamos com o material disponibilizado pelo Instituto Sicoob. Foi um trabalho direcionado para que os alunos abraçassem, junto com a gente, essa ideia do cooperativismo, do trabalho coletivo, de lidar melhor com o meio ambiente e sua preservação. Nós tivemos um tempo, onde eles treinaram; nós visitamos o entorno da escola; desenvolvemos aulas práticas, onde eles produziram, levaram para casa e revisaram as produções. Depois nós corrigimos e selecionamos por categoria as três melhores produções e encaminhamos para o Instituto Sicoob”.
Lys Sampaio, de 11 anos, 5º ano do Colégio Pitágoras, da cidade de Miguel Calmon, que tem atuação do Sicoob Coopemar fez a leitura, durante o evento, da redação que a premiou, e revelou que participar do concurso “foi muito difícil, mas no final valeu a pena”. O pai de Lys,Davino Sampaio, expressou a satisfação com a realização da filha. “O fato dessa premiação chegar para a Lys trouxe muita felicidade e contentamento para todos nós. Eu tenho dito que isso dá respaldo para continuarmos instruindo e criando a nossa filha, afinal de contas, o mundo que está posto é muito difícil, então quanto mais instruirmos as crianças elas serão muito mais bem sucedidas diante das dificuldades que a vida, muitas vezes, nos traz.”
Cooperjovem
Outra iniciativa que merece destaque é o programa Cooperjovem, desenvolvido pelo Sescoop, desde o ano 2000, que fortalece os princípios do cooperativismo e estimula a cultura da cooperação entre os alunos de cooperativas educacionais e escolas púbicas dos ensinos fundamental e médio.
Aqui na Bahia, o programa foi implantado nas cooperativas Coperil, Coopex, Coopeb e em escolas de Vitória da Conquista mobilizadas pela cooperativa agro Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense - Coopmac, tendo o apoio do Sescoop/BA na parte de capacitação e entrega dos materiais. O programa, que está em execução no estado, tem impactado mais de 1.900 alunos até 14 anos, mais de 400 alunos de 15 a 18 anos e 30 alunos de 19 a 24 anos, segundo dados da Gerência de Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop/BA.
O Sistema Oceb continua comprometido em promover a educação cooperativista como um dos principais impulsionadores do cooperativismo na Bahia, capacitando, inspirando e transformando vidas através da cooperação. Continue acompanhando informações sobre essas e outras ações que impulsiona o cooperativismo baiano pelas redes sociais do @sistemaoceb.
Por Ascom Sistema Oceb