O cooperativismo baiano está em festa, pois no próximo dia 1 de novembro, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado na Bahia – SESCOOP/BA completará 20 anos de atuação.
O Sescoop é integrante do Sistema S brasileiro e foi criado pela Medida Provisória nº 1.715/1998 e regulamentado pelo Decreto nº 3.017/1999, objetivando propor uma nova visão de aprendizagem e capacitação, focada exclusivamente nas cooperativas, organizações constituídas por pessoas, onde todos são donos do próprio negócio e desempenham atividades que trazem benefícios econômicos e sociais para todos os seus integrantes e a comunidade.
No estado da Bahia, o Sescoop completa duas décadas desenvolvendo pessoas e cooperativas, por meio da oferta de soluções para melhorar a governança, a gestão e o desempenho das cooperativas; do acompanhamento para garantir a identidade dos empreendimentos com o movimento cooperativista; além do estímulo a ações de promoção social voltadas para a população, fortalecendo o cooperativismo baiano e gerando resultados econômicos e sociais. Só em 2018, foram mais de 10 mil pessoas capacitadas profissionalmente e cerca de 43 mil pessoas beneficiadas em ações de responsabilidade socioambiental e promoção social.
“Todo esse trabalho é motivo de orgulho, por isso, compartilhamos com todas as cooperativas baianas, seus colaborados, cooperados e dirigentes esta celebração, pois o Sescoop tem proporcionado oportunidades de aprendizado, na formação de gestores, dirigentes e profissionalização de funcionários, além de estimular a realização de atividades socioambientais e a prática da cooperação entre cooperados, familiares e comunidade”, destacou o presidente do Conselho Administrativo do SESCOOP/BA, Cergio Tecchio.
Festejando o presente, com olhos no futuro, o Sescoop não para de inovar para ampliar a competitividade das cooperativas no mercado, buscando sempre cumprir a sua missão de “promover a cultura cooperativista e o aperfeiçoamento da gestão para o desenvolvimento das cooperativas baianas”.
O time do SESCOOP/BA agradece a confiança dos cooperativistas, espalhados pelas diferentes regiões da Bahia, que atuam para transformar o mundo em um lugar mais justo, feliz, equilibrado e com melhores oportunidades para todos, e reafirma seu ideal: “Vamos avançar juntos, rumo a um estado com cooperativas cada vez mais fortes, competitivas e sustentáveis”.
OUTROS LINKS
Clique aqui e confira o vídeo institucional do SESCOOP/BA.
Confira também o anúncio animado dos 20 anos:
Por Ascom Sescoop/BA
A capital baiana sediou nos dias 25 e 26 de outubro o primeiro módulo da nova turma de MBA em Gestão de Cooperativas. A edição anterior da especialização foi um sucesso (confira aqui) e, em menos de 7 meses do encerramento do curso, o SESCOOP/BA iniciou nova turma.
O MBA tem como objetivo promover a profissionalização da gestão cooperativista, e é promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – SESCOOP/BA, com o apoio do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia - OCEB. As aulas dos 18 meses do curso serão ministradas pela ESCOOP - Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo, que é uma referência em ensino e pesquisa voltados para o cooperativismo.
BOAS-VINDAS
As boas-vindas aos cursistas foram dadas pelo presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, e pela gerente de desenvolvimento de cooperativas do SESCOOP/BA, Jussiara Lessa, que destacaram a relevância dessa pós-graduação para o cooperativismo baiano, pois vai proporcionar aos participantes, que são conselheiros, diretores e funcionários das cooperativas baianas vinculadas ao Sistema OCEB, uma gama de conhecimentos em quase 2 anos de curso, qualificando-os para melhor atuarem nas suas cooperativas.
A coordenadora do curso, professora Paola Richter Londero, falou com os participantes via Skype e expressou sua alegria em iniciar mais uma turma do MBA em Gestão de Cooperativas na Bahia. A expectativa dela é formar especialistas, futuros gestores, líderes de cooperativas com conhecimentos teóricos e práticos sobre gestão, governança, tendências, mudanças e diretrizes que podem agregar, e muito, para o desenvolvimento das cooperativas baianas.
EXPECTATIVAS
Antônia Oliveira, administradora na Cooperativa de Coloproctologia, Cirurgia Oncológica e Cirurgia do Aparelho Digestivo da Bahia - COOPERCOLO, já participou do GESCOOP e estava aguardando abrir a nova turma do MBA, pois soube que foi muito bem elogiado e não identifica especialização com esse perfil no estado. “Espero que o curso traga muito conhecimento pra mim, principalmente para que eu possa desenvolver tudo que aprender aqui na cooperativa”, afirmou.
Aperfeiçoar o entendimento sobre gestão cooperativista foi um dos motivos que motivou Valdinei Barreto, vice-presidente da Cooperativa Agropecuária de Gandu - COOPAG, a se inscrever no MBA. “Têm muitas cooperativas que não se preocupam em capacitar os gestores e o SESCOOP/BA tem essa preocupação. Então, cabe às cooperativas buscar novos cursos. Eu, inclusive, já fiz o JovemCoop, há dois anos, em Gandu”. Ele espera colocar em prática tudo que aprender para melhorar a gestão da cooperativa agropecuária que faz parte.
O primeiro módulo foi sobre “Identidade cooperativista”. As aulas acontecerão às sextas-feiras e sábados, em Salvador, sendo um encontro a cada mês, com duração de 18 meses.
Por Ascom SESCOOP/BA
Fechar ciclos vislumbrando o futuro. Na dinâmica da vida, as pessoas finalizam ciclos almejando novas oportunidades. Depois de nove meses, os participantes da turma do Curso de Formação Juventude Cooperativista – JovemCoop da edição 2019, realizada em Teixeira de Freitas, concluíram uma fase de desenvolvimento pessoal e profissional que vai impactar positivamente na cooperativa e na comunidade.
APRENDIZADOS DO CICLO
A jornada começou em fevereiro desse ano (relembre clicando aqui), quando no primeiro módulo do curso, Zitânia Santana, tesoureira do Sicoob Costa do Descobrimento, uma das entrevistadas pelo Sistema OCEB, falou sobre as suas expectativas. Chegando ao final, depois de participar do JovemCoop e aprender sobre diversos assuntos relacionados ao cooperativismo (liderança, relações interpessoais, governança, gestão, legislação cooperativista, autogestão e organização do quadro social da cooperativa), ela faz o balanço do curso. “Eu entrei no JovemCoop de uma forma e estou saindo de uma forma totalmente diferente, com mais conhecimento, com muita experiência. E, agora, a nossa missão é “transportar” esse conhecimento para outras pessoas, porque a gente precisa ser um multiplicador desse conhecimento que não pode ficar retido”, disse.
Durante a formação, os participantes mergulham numa autoanálise do seu perfil comportamental e através de exercícios e vivências vão se trabalhando para se tornarem pessoas e líderes melhores. Eles têm a oportunidade, enquanto grupo, de cuidar do outro, de ser cuidado, de liderar, de praticar a persistência, determinação e resiliência, de defender sua forma de pensar, de exercitar a fala em público, e de construir um projeto para sua cooperativa, que é o trabalho de final de curso. Marilia Reis, coordenadora e facilitadora do JovemCoop, que tem a execução pedagógica da Cooperativa dos Profissionais Liberais da Bahia - COOLIBA, aponta também que o JovemCoop é um programa de liderança que estimula os jovens a continuarem a sua formação constantemente. “O líder é o eterno fazer-se e lapidar-se. A cada nova habilidade, a cada novo conhecimento, eles vão praticar e nesse praticar é que se aprende, erra e persevera”.
Como o JovemCoop tem na sua essência o despertar da cultura da cooperação, o fortalecimento da doutrina cooperativista e o envolvimento dos jovens na atividade econômica da família e na cooperativa, os participantes terminam o curso com um senso maior de pertencimento ao cooperativismo. “O JovemCoop é uma iniciativa maravilhosa. Leva o despertar sobre o cooperativismo. Durante todo o projeto causou muitas mudanças, transformou, de fato, as nossas vidas, principalmente no quesito profissional. Estou levando para a vida. Além de ser um modelo de negócio [o cooperativismo] é um estilo de vida. O JovemCoop veio reafirmar esse modelo, esse estilo cooperativista”, comentou.
As experiências e aprendizados adquiridos foram de grande valia para Carolina Barros, Assistente de Desenvolvimento Organizacional do Sicoob Extremo Sul: “Vai ser muito importante usar todo esse conhecimento dentro da minha cooperativa. Foi muito importante dividir as experiências, conhecer outras pessoas, outras cooperativas. A gente pôde se conhecer e falar muito sobre o nosso cooperativismo”.
ENCERRAMENTO DO CURSO
A cerimônia de encerramento ocorreu no dia 18 de outubro, em Teixeira de Freitas, e contou com a presença de gestores cooperativistas da região, além da Conselheira do SESCOOP/BA, Veronica Alves Oliveira, que foi representando o Sistema OCEB. Os concluintes apresentaram seus projetos finais e relembraram momentos vivenciados no curso.
A realização do programa na região foi um diferencial, segundo Harife Melo, gerente da agência do Sicoob Costa do Descobrimento em Itamaraju. “Eu gostaria de parabenizar o Sescoop/BA pela iniciativa do JovemCoop em Teixeira de Freitas. Foi um marco aqui para a região Sul da Bahia, onde o cooperativismo tem crescido de forma pungente. O resultado não poderia ter sido melhor: os projetos apresentados na conclusão do JovemCoop foram maravilhosos. Achei que foi de grande proveito essa iniciativa e trará grande resultado e impacto no cooperativismo de toda a nossa região. Com certeza, colheremos os frutos desse trabalho”.
Entusiasmado com o encerramento de mais uma turma, o presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, deixou uma mensagem para o grupo, reforçando o orgulho do Sistema Cooperativista Baiano em ter mais pessoas empenhadas dentro do cooperativismo. “Parabéns pelo esforço e pela dedicação de estar no cooperativismo. Quero dizer que vão em frente. A luta apenas começou. Muita coisa nós temos pela frente. Nós precisamos conhecer mais pessoas, conhecer o mercado, se relacionar e estudar muito sobre o cooperativismo”.
SAIBA MAIS SOBRE ESSE CICLO
Anualmente, o JovemCoop é promovido pelo Sescoop Bahia com objetivo de formar lideranças cooperativistas com vistas à sustentabilidade das cooperativas. Essa edição contou com participação de funcionários, dirigentes, conselheiros, cooperados, bem como os cônjuges e filhos desses cooperados, das seguintes cooperativas: Sicoob Extremo Sul, Sicoob Costa do Descobrimento e Cooperativa Educacional de Teixeira de Freitas – CETEF.
Se a cooperativa tiver interesse de implantar o JovemCoop na sua região, pode procurar o SESCOOP/BA. Acesse a área de serviços do nosso site e saiba mais.
JOVEMCOOP NA BAHIA EM VÍDEO
Clique aqui e assista ao vídeo que produzimos das turmas anteriores para que conheça mais sobre a experiência do JovemCoop na Bahia e do quanto o cooperativismo tem proporcionado aos jovens experiências que contribuem para seu desenvolvimento pessoal e profissional por meio do despertar da cultura da cooperação e do fortalecimento da doutrina cooperativista.
Por Ascom Sescoop/BA (Com informações da COOLIBA)
Dando continuidade à agenda de capacitações voltadas para o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), o Sescoop/BA iniciou a rodada de Cursos em Gestão de Processos do PDGC. Em abril desse ano, os representantes das cooperativas baianas participaram de workshops (veja aqui) que focaram no preenchimento do questionário de autoavaliação.
Os participantes desse novo ciclo de capacitações vão entender sobre os conceitos relacionados à gestão de processos, identificar os processos da cooperativa, compartilhar práticas e modelos consagrados de gestão e análise de processos de negócio, de forma que desenvolvam habilidades relevantes para atuar com foco nos resultados planejados.
A primeira turma do curso ocorreu nos dias 03 e 04 de outubro, em Salvador, sob a condução da palestrante Gênia Porto. A programação está bem dinâmica, com construção de mapas mentais para consolidar os conhecimentos. Moema Maia, analista de Gestão de Pessoas do Sicoob Central BA, destacou a boa condução do curso, tornando-o, segundo ela, “bem prático e participativo”.
A realização dessas capacitações tem como objetivo promover a adoção de boas práticas de gestão e de governança pelas cooperativas baianas. Uma das cooperativas participantes é a dos Fisioterapeutas da Bahia - Unifisio, que aderiu ao PDGC em 2016. A gerente administrativa da Unifisio, Josy Lobo, fez um balanço desse curso. “Muito importante ter participado do curso de Gestão de Processos. Através dele percebemos a grande importância do mapeamento dos processos para melhorar nossos resultados, ter uma visão do todo e, com isto, nos possibilita enxergar os pontos de melhorias, alcançando mais produtividade e qualidade”.
As próximas turmas do Curso em Gestão de Processos serão nas cidades baianas de Pintadas e Vitória da Conquista, com carga horária de 16h.
RELEMBRE COMO FUNCIONA O CAMINHO PARA EXCELÊNCIA
Uma das prioridades do PDGC é compreender em que nível estão as cooperativas para que elas atinjam o mesmo patamar, respeitando a sua trajetória e seu tempo de evolução. Tendo como premissa o processo evolutivo, a metodologia da Fundação Nacional da Qualidade, adotada pelo SESCOOP, possui quatro estágios de maturidade da gestão, que são: Primeiros Passos para a Excelência (estágio inicial), Compromisso com a Excelência (estágio intermediário), Rumo a Excelência (estágio intermediário) e Excelência (estágio avançado).
Por Ascom Sescoop/BA
Os profissionais de secretariado e assessores que atuam nas cooperativas baianas têm um papel fundamental no apoio à gestão e também no relacionamento com o associado. Reconhecendo essa importância, o SESCOOP/BA, em parceria com a OCEB, realiza, há 9 anos, o Workshop dos Profissionais de Secretariado da Bahia. Esse ano foi a nona edição do evento que tem trazido assuntos para contribuir com a atuação desses profissionais nas cooperativas.
A programação contou com instrutor e palestrante experientes para tratar sobre técnicas de coaching e ética empresarial e profissional. Foram apresentadas informações úteis para que os profissionais saibam lidar da melhor forma com as situações que ocorrem dentro de uma cooperativa. Larissa Brito, Secretária Executiva/Pessoa de Apoio Estratégico do Instituto Sicoob, destacou os aprendizados em relação ao coaching: “A abordagem sobre Técnicas de Coaching trouxe um novo olhar sobre o poder, a influência e a articulação no ambiente profissional de secretariado, bem como as importantes ferramentas que nos auxiliam a cumprir o nosso papel com mais propriedade”.
O evento também oportunizou a atualização sobre o SomosCoop, movimento que levanta a bandeira do cooperativismo brasileiro. Lançado em 2017, o SomosCoop tem sido abraçado pelas cooperativas baianas, que, com apoio do Sistema OCEB, tem divulgado a marca e realizado ações para dar visibilidade ao movimento. As profissionais da área de comunicação da OCEB e do SESCOOP/BA estiveram no Workshop e reforçaram o compromisso de cada um para tornar o cooperativismo um modelo de negócio conhecido e reconhecido por todo o país.
Fernanda Cruz, supervisora comercial da Uniodonto de Salvador, fez um balanço do evento. “Tudo que foi passado foi essencial para sabermos lidar no ambiente de trabalho com situações de crise e respeitar a opinião do outro. Além disso, saber mais detalhes sobre o SomosCoop”.
O Sistema Cooperativista Baiano reconhece a importância de todos que trabalham em prol do cooperativismo e continuará promovendo ações para disseminar a doutrina e cultura cooperativista.
Nos dias 29 e 30 de agosto ocorreu, em Porto Seguro, a 4ª edição do Simpósio de Saúde Suplementar das Unimeds dos Estados da Bahia e Pernambuco. O SESCOOP/BA foi um dos apoiadores desse evento, que acontece, desde 2016, sempre colocando em pauta assuntos importantes do cotidiano das Unimeds baiana e pernambucana, além de promover uma importante integração entre seus dirigentes, cooperados e colaboradores.
Reunindo mais de 150 participantes, dentre dirigentes, gestores, cooperados e colaboradores das Unimeds dos Estados da Bahia e Pernambuco, representantes da OCB, de empresas parceiras e integrantes do Sistema Unimed, o simpósio foi criado para impulsionar o cooperativismo do ramo saúde, especificamente na área médica, sendo um espaço de fortalecimento do modelo cooperativista, além de congregar parceiros alinhados ao negócio.
PROGRAMAÇÃO
Os participantes puderam presenciar debates sobre temas estratégicos voltados para a saúde suplementar, como novas tecnologias do Sistema Unimed, gestão de risco do negócio, relacionamento com o cooperado, últimas normativas da ANS e tendências do setor de saúde suplementar.
Representando o Sistema OCEB, Alberto Batista, superintendente da OCEB e do SESCOOP/BA, marcou presença no simpósio e ressaltou o quanto é fundamental a união das cooperativas do ramo saúde para a expansão do mercado e o atendimento à comunidade com excelência. Na Bahia, são 57 cooperativas de Saúde, com mais de 34 mil cooperados, segundo dados do Relatório do Sistema OCEB de 2018.
Entusiasta do movimento SomosCoop, do Sistema OCB, a Unimed Brasil abraçou a causa desde o início, como contou a Gerente de Comunicação do Sistema OCB, Daniela Lemke, uma das palestrantes do primeiro dia. “Já existem algumas unidades utilizando o SomosCoop nas carteirinhas dos clientes. Isso demonstra que podemos ter um carimbo que nos classifica como cooperativismo nos diversos serviços e produtos. Além disso, a Bahia foi um dos primeiros estados a aderirem ao SomosCoop. O convite para esse evento demonstra o bom trabalho que o Sistema OCEB, coordenado pelo presidente Cergio Tecchio, vem fazendo pra divulgar o movimento. É esse esforço conjunto que fará o cooperativismo ser conhecido –e reconhecido por todos”.
Para o Dr. Sílvio Porto de Oliveira, representante do Ramo Saúde na OCEB, esta edição do evento consolidou uma posição de destaque no calendário dos eventos Unimeds do Brasil. Fazendo um balanço do evento, ele ressaltou: “Contando com presenças importantes do Sistema Nacional, foi um dos melhores eventos realizados no Brasil este ano. A Federação Baiana das Unimeds, agora contando no seu quadro com Unimeds Operadoras e Não Operadoras, fez uma programação contemplando os dois segmentos, focando muito na importância do cooperado no centro das decisões e participação ativa na cooperativa. Considero que todos os objetivos do Encontro foram atingidos e a pesquisa com os participantes atestaram a importância e eficiência dos temas para os dias atuais. A OCEB e o SESCOOP/BA colaboraram muito para o sucesso do evento”.
PROXIMA EDIÇÃO
Na cerimônia de encerramento, foi anunciado que a realização do V Simpósio de Saúde Suplementar das Unimeds da Bahia e de Pernambuco, será em Recife/PE. A contagem regressiva já foi iniciada.
SOBRE A UNIMED
A Unimed, maior sistema cooperativo de saúde do mundo, possui 52 anos de atuação no mercado de saúde suplementar. A marca nasceu com a fundação da Unimed Santos (SP), em 1967, e hoje é composta por 344 cooperativas médicas, com assistência para cerca de 18 milhões de beneficiários em todo país.
A Unimed conta com mais de 115 mil médicos, 119 hospitais próprios e 2.506 hospitais credenciados, além de pronto-atendimentos, laboratórios e ambulâncias para garantir a qualidade da assistência médica, hospitalar e de diagnóstico complementar prestada aos beneficiários das cooperativas.
Sua marca é ratificada pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) como de alto renome por seu grande nível de conhecimento pelo público, autoridade incontestável e fama que ultrapassa os limites do segmento de saúde. (Fonte: Unimed)
Por Ascom SESCOOP/BA (Com informações da OCB e da organização do evento)
Fotos cedidas pela Federação Baiana das Unimeds
O mês de setembro para o Sistema Cooperativista Baiano é sinônimo de solidariedade. Juntamente com as cooperativas baianas, a OCEB e o SESCOOP/BA levantam a bandeira da campanha “Coopere com a Vida: Seja doador de órgãos e avise a sua família”, fazendo referência ao Setembro Verde.
E para ampliar a visibilidade sobre essa causa humanitária, ações educativas estão acontecendo para incentivar e motivar a população sobre o entendimento acerca do transplante de órgãos e também para convidar para a Caminhada Cooperativista Baiana (saiba mais aqui). Em parceria com o Centro de Formação em Artes da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb/SecultBA) aconteceu, no dia 05/09 um flash mob na Estação Acesso Norte do Metrô, em Salvador.
A parceria com o CFA da Funceb surgiu a partir da ideia de fomentar e utilizar a linguagem da dança como elemento artístico e cultural, de forma inspiradora e contagiante. “No Centro de Formação em Artes desenvolvemos um conjunto de ações que fortalecem os elos sociais do público que as integram. Sendo assim, contribuir nesta campanha diz muito sobre a perspectiva educacional, política e cultural que fomentamos nos nossos processos artístico-pedagógicos”, afirma Jacson do Espírito Santo, diretor do Centro de Formação em Artes (CFA).
O presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, explica o motivo das cooperativas abraçarem, desde 2017, a conscientização sobre esse tema: “Mesmo o estado tendo estrutura para fazer transplantes de órgãos, a doação é muito baixa. A pessoa fica na fila por anos, devido a falta de doadores. Sendo assim, resolvemos abraçar essa causa tão nobre que é a de conscientizar e incentivar a população baiana para conversar com suas famílias e se predispor à doação de órgãos”.
Em breve, o vídeo do flash mob estará disponível nos canais de comunicação do Sistema OCEB.
Por Ascom Sescoop/BA (Com informações do site da Fundação Cultural do Estado da Bahia)
Segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, publicados no Registro Baiano de Transplantes, no ano de 2018 houve 541 notificações de morte encefálica na Bahia, sendo que a doação efetiva de algum órgão aconteceu em apenas 133 casos. Os principais motivos para recusa, apontado no Registro, foram: Desejavam o corpo íntegro (32%); Não doador em vida (15%); Familiares contrários à doação (13%); Falta de consenso entre familiares (11%). Enquanto isso, no mesmo ano, a lista de espera por órgão tinha 1.688 pacientes ativos.
Diante dessa realidade, o Sistema Cooperativista Baiano, formado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia e pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia, desde 2017, realiza a Campanha Coopere com a Vida: Seja doador de órgãos e avise a sua família, que tem como principal objetivo sensibilizar a população baiana para a importância da doação de órgãos. Na campanha, cooperativas de mais de 80 cidades do estado da Bahia, em uma grande rede de cooperação, “vestirão” a camisa da Campanha e realizarão, no dia 27 de setembro, ações de sensibilização e conscientização, com a intenção de chamar atenção para a necessidade do engajamento popular nesse ato humanitário e de solidariedade.
Na capital baiana, o auge da campanha ocorrerá no dia 28 de setembro de 2019, com a realização de uma caminhada no Dique do Tororó, a partir das 7h30, para a qual convida toda a população baiana que queira prestigiar e levantar a bandeira da doação de órgãos. Na oportunidade, serão arrecadados leite em pó para serem doados para o Hospital Martagão Gesteira, que também atua com Transplante de Órgãos.
Inscreva-se para a Caminhada Cooperativista clicando aqui.
Clique aqui e confira o vídeo do flash mob da Coopere com a Vida.
SERVIÇO
O quê? Caminhada Cooperativista Baiana
Quando? 28 de setembro de 2019
Onde? Dique do Tororó, a partir das 7h30
Mais informações: www.somoscooperativismo-ba.coop.br/
OUTROS LINKS:
Secretaria de Saúde do Estado da Bahia: http://www.saude.ba.gov.br/transplantes/sistema-estadual-de-transplante/
Aconteceu entre os dias 16 e 18 de agosto o II Workshop de Crédito do Sicoob Central BA. Realizado em parceria com o Sescoop/BA, o evento reuniu os analistas, gerentes e diretores das áreas de Crédito e de Relacionamento com o Associado das cooperativas filiadas para dois dias de imersão, aprendizado e troca de experiências.
O Workshop teve o objetivo de despertar nos participantes a importância de compreender as mudanças no processo de concessão de crédito, conhecer experiências bem sucedidas e buscar soluções para viabilizar o crescimento da carteira de crédito de forma saudável. Alexsandro Silva, diretor administrativo do Sicoob Central BA, ressalta a importância de conhecer experiências que deram certo, relembrando que “nesses dois dias conhecemos cases de sucesso na área de crédito que nos mostram que o mercado de hoje exige um comportamento mais proativo na busca do bom tomador”.
A abertura do evento foi realizada por Angelo Curbani, Superintendente de Soluções Corporativas do Sicoob Confederação, que trouxe para discussão as perspectivas para o mercado de crédito – estratégias disruptivas e oportunidades de crescimento, comentando quais inovações ferramentais foram desenvolvidas pelo Sicoob, bem como quais estão por vir, de modo a capacitar todas as cooperativas a atenderem plenamente a necessidade dos seus associados. Após a explanação de Angelo, foi a vez do gerente de Supervisão do Sicoob Central BA, Carlos Eduardo Leal, trazer para a discussão as possibilidades de redução de riscos e aumento de negócios sustentáveis para as cooperativas.
No primeiro dia a programação contou ainda com a participação de representantes do Sicoob Cocre, filiada ao Sicoob SP, e do Sicoob Credip, filiada ao Sicoob Norte, que trouxeram suas experiências e boas práticas no atendimento à PJ e Gestão de Agronegócios para compartilhamento com os participantes.
O segundo dia do evento foi conduzido pelo Instituto Fenasbac, com uma atividade direcionada, em formato de LAB, que funciona como um espaço de aprendizagem, cocriação, discussão de ideias para melhoria dos processos. A partir desse formato, foram abordando temas como os desafios, oportunidades e formas de potencializar a carteira de crédito do Sicoob BA. “O primeiro dia do evento foi bastante produtivo, tratamos das tendências de mercado, tecnológicas, a mitigação dos riscos, além do tratamento das pessoas. Hoje estamos tratando da mudança de comportamento, para que possamos ver o crédito de forma diferente, galgando o seu crescimento de forma sustentável, contribuindo para o desenvolvimento das cooperativas”, ressaltou Josemir Pereira, diretor operacional do Sicoob Central BA.
Para Diego de Jesus, analista de crédito do Sicoob Cooperbom, participar de eventos com esse perfil impactam no desenvolvimento do seu trabalho. “Diante das apresentações que trataram de temas pertinentes ao nosso dia-dia, foi possível identificar e compreender a necessidade de gerar crédito saudável. A troca de experiências vivenciadas em eventos desse tipo permite agregar conhecimentos capazes de contribuir, diretamente, para melhorias dos processos da instituição”, disse.
Os participantes deram um show de engajamento e assumiram compromissos individualizados para que a carteira de crédito do Sicoob BA cresça de forma sustentável.
Por Sicoob Central BA (Com acréscimos da Ascom do Sescoop/BA)
Fotos cedidas pelo Sicoob Central BA
As cooperativas baianas contam com o Sescoop/BA para ampliar seu acesso às soluções de formação e qualificação profissional, e, assim, podem melhorar seus resultados frente ao mercado.
As cooperativas de crédito Sicredi Região Sul da Bahia e Sicredi Salvador têm buscado capacitar seus funcionários para desenvolverem habilidades e competências para alcançar melhores resultados. Nos meses de julho e agosto foram realizados dois cursos, promovidos pelo Sescoop/BA, atendendo às demandas das cooperativas.
Gerentes, auxiliares de atendimento e caixas da Sicredi Região Sul da Bahia participaram da capacitação “Transformando Metas em Resultados”, realizada no dia 27 de julho, e puderam aprofundar conhecimentos sobre quais habilidades são necessárias e relevantes para atuar com foco nos resultados planejados. Para Thainá Carvalho, Auxiliar de Controladoria da cooperativa, que já participou de outros cursos realizados pelo Sescoop/BA, essa formação apresentou uma dinâmica muito boa, facilitando o entendimento do assunto e promovendo a interação entre os participantes.
Já o curso de “Gestão de Cooperativas de Crédito” foi direcionado para os funcionários, gerentes, conselheiros e dirigentes das cooperativas Sicredi Região Sul da Bahia e Sicredi Salvador. Durante o primeiro módulo da capacitação, nos dias 2 e 3 de agosto, em Itabuna, e 16 e 17 de agosto, em Salvador, os participantes tiveram acesso a conteúdos sobre o desenvolvimento de competências relativas à gestão efetiva e eficaz de cooperativas de crédito. O próximo módulo está previsto para os dias 06 e 7 de setembro, na capital baiana, e 13 e 14 de setembro, no sul da Bahia.
Ana Paula Medeiros, Gerente de Controladoria da Cooperativa, avaliou positivamente essa primeira etapa do curso, que contou com um instrutor com vasta experiência na área do cooperativismo. “O facilitador tem conhecimento amplo sobre o assunto e contribuiu bastante para nossa atualização", disse. Concordando com Ana Paula, o Caixa da cooperativa, Paulo Roberto Fonseca, ressaltou: “curso bastante esclarecedor e com rico conteúdo”.
O conselheiro fiscal da Sicredi Salvador, Pedro Lima, cooperado há mais de 10 aos da cooperativa, fez um balanço do primeiro módulo, destacando como esse tipo de formação amplia entendimentos e motiva a ação na cooperativa. “O curso abriu, ainda mais, a minha mente para o papel do cooperativismo na sociedade, e reforçou a minha certeza que podemos fazer muito mais pela nossa cooperativa. O conteúdo passado foi muito pertinente. Durante o curso também fizemos dinâmicas que deu oportunidade da gente expressar a nossa visão e de enriquecer o nosso conhecimento com o ponto de vista de outros cooperados e colaboradores. Essa troca de experiências é essencial para a nossa evolução e consequentemente a evolução da nossa cooperativa”.
CENÁRIO DO RAMO CRÉDITO
Em 594 munícipios do Brasil, as cooperativas de crédito são as únicas instituições financeiras que possuem sede ou posto de atendimento presentes, segundo o Anuário do Cooperativismo Brasileiro (2019). Ainda, de acordo com o documento, o ramo crédito abrange 909 cooperativas no país, com 9,8 milhões de cooperados e 67,3 mil empregados. Na Bahia, de acordo com o Relatório de Gestão 2018 do Sistema OCEB, são 21 cooperativas, com 149.842 cooperados e 883 funcionários.
E é para fortalecer esse e os outros ramos do cooperativismo que o Sescoop/BA, em parceria com a OCEB, trabalha desenvolvendo ações de formação profissional e educação cooperativista em diferentes modalidades para as cooperativas do estado da Bahia.
Por Ascom Sescoop/BA
É objetivo do Sescoop/BA ampliar o acesso das cooperativas baianas às soluções de formação e qualificação profissional. Para isso, promove e apoia a realização de capacitações para funcionários de cooperativas regulares junto ao Sistema OCEB.
Contando com a participação de dirigentes, conselheiros e funcionários da Cooperativa de Crédito Salvador - SICREDI SALVADOR, o curso de Formação de Caixa e Tesouraria foi realizado em Salvador, nos dias 05 e 06 de julho, e teve como objetivo capacitar caixas e tesoureiros para o exercício do cargo.
Os participantes tiveram acesso a conteúdos que os capacitaram para entender os processos e transações internas e externas da área financeira, além da análise para tomada de decisão. Além disso, durante o curso, foram exibidos vídeos sobre medidas de segurança nas agências e conduta de atendimento aos clientes.
Participando pela 3º vez desse tipo de capacitação, Charles Felix Lopes, do setor de cadastro da SICREDI SALVADOR, comentou que a participação é sempre relevante porque reforçou e também atualizou alguns assuntos, como, por exemplo, sobre fraudes. “Um dos temas tratados foi referente a identificar notas e documentos falsos para inibir fraudes”, lembrou.
A aplicabilidade dos temas tratados foi um dos pontos avaliados por Edleuza Ribeiro, caixa volante na cooperativa, sobre a formação: “Capacitações como essa são de grande valia para a nossa atividade diária”, disse.
Novos cursos para as cooperativas baianas estão previstos dentro do calendário de ações do Sescoop/BA para este ano.
Por Ascom Sescoop/BA
Com o compromisso de ajudar as cooperativas baianas a fortalecerem suas estratégias e de expandirem a cultura da cooperação, o Sistema Cooperativista Baiano realiza, entre os meses de julho e agosto, a sétima edição do Encontro Regional de Presidentes, Dirigentes e Gestores do Cooperativismo Baiano – Direcoop. O ponta pé inicial do encontro foi dado nesta sexta-feira, (12/07), na cidade de Feira de Santana, onde estavam reunidos representantes de cooperativas de diversos ramos.
Além do planejamento participativo, fazendo o levantamento das ações que serão prioritárias para o exercício de 2020, e da prestação de contas das atividades realizadas em 2018, neste ano o Direcoop conta, ainda, com a apresentação dos resultados do 14º Congresso Brasileiro do Cooperativismo - CBC, que aconteceu em maio deste ano.
O presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, iniciou o encontro apresentando os resultados do Direcoop 2018 e a lista de 10 prioridades definidas durante os encontros, que têm norteado as atividades que estão sendo e que serão realizadas neste ano pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – SESCOOP/BA. Para Tecchio, o “Direcoop é sempre sinônimo de bom trabalho. Assim como no ano passado, vamos iniciar hoje a definição das prioridades para o nosso planejamento do ano que vem. Daqui para frente, nosso desafio é colocar tudo que for decidido nos encontros em prática.”
PLANEJAMENTO E INOVAÇÃO
Sendo o mais importante evento voltado para o cooperativismo, o 14° Congresso Brasileiro de Cooperativismo - CBC, não poderia ficar de fora da pauta do Direcoop 2019. Desta forma, foram apresentados às cooperativas, não apenas as diretrizes definidas no CBC, mas também os pequenos detalhes do evento, narrados pelo presidente. “A comissão da Bahia foi formada por 49 representantes, que fizeram valer a pena a presença nesse espaço. Por isso, nos sentimos na obrigação de trazer os detalhes deste evento, que mostrou a força do cooperativismo brasileiro”, sinalizou Cergio Tecchio.
Uma novidade para os encontros deste ano é a forma de escolhas das prioridades que construirão o planejamento do Sistema OCEB, que desta vez, serão escolhidas através de votação eletrônica pelo smartphone dos participantes. Inovação que tem como proposta diminuir a quantidade de papel utilizado nos encontros.
Camila Dórea, presidente da Uniodonto - Feira de Santana, foi proponente de uma das diretrizes aprovadas no CBC, e teve a oportunidade de apresentar a proposta que foi aprovada também pelos representantes do Direcoop. “Foi de grande valia para mim colocar uma diretriz que foi priorizada no CBC e ser priorizada aqui em Feira de Santana novamente. O cooperativismo é o futuro, realmente”, conta.
COOPERATIVISMO DO FUTURO
Além de dirigentes e representantes de cooperativas, o encontro em Feira de Santana contou com a presença de um grupo de estudantes do curso de Gestão de Cooperativas, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, que acompanharam de perto as demandas apresentadas pelas cooperativas baianas.
Para Vivian Santos, a atividade “permitiu associar as práticas da sala de aula com as demandas pautadas pelas cooperativas. As diretrizes que foram apresentadas são um reflexo das demandas que são necessárias para o desenvolvimento das cooperativas baianas”, contou.
O ciclo Direcoop 2019 acontece em mais cinco municípios. As inscrições podem ser feitas pelo site www.eventos.bahiacooperativo.coop.br/ , onde também encontra-se a programação completa do evento.
OUTROS LINKS
Fotos do Direcoop 2019 em Feira de Santana
Minuto da Cooperação Especial Direcoop 2019
Ascom OCEB
Dirigentes e gestores de cooperativas baianas estão participando de mais um ciclo do Curso de Formação de Dirigentes e Gerentes de Cooperativas – GESCOOP. Esta edição conta com 2 turmas: uma em Salvador e outra em Pintadas.
Aconteceu nos dias 8 e 9 de julho, na capital baiana, o 2º módulo do curso. Já na cidade de Pintadas foram nos dias 11 e 12 de julho.
MÓDULOS
Os participantes, de ambas das turmas, já refletiram sobre Cooperativismo, no primeiro módulo, que foi realizado em Junho, e, dessa vez, ampliaram os conhecimentos sobre Planejamento Estratégico, baseado no módulo “Estratégias e Planos” do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas – PDGC. Desde 2017, o GESCOOP traz como diferencial a vinculação das disciplinas do curso ao PDGC para promover, cada vez mais, a profissionalização da gestão cooperativista.
Maria da Conceição Borges, gestora financeira da Coopermédica, é integrante da turma de Salvador. Sobre o GESCOOP ela destacou a oportunidade de se atualizar sobre diferentes temas que impactam no desenvolvimento do seu trabalho na cooperativa, e também é uma forma de praticar intercooperação. “Existe uma troca muito boa de experiências porque conhecemos pessoas de outras cooperativas. Percebemos as dificuldades uns dos outros e, às vezes, o colega tem a solução para o que a gente busca”, disse.
Para André Oliveira, analista de crédito do Sicoob Sertão, cooperativa localizada em Pintadas, participar do curso vai agregar conhecimentos para que ele desenvolva um melhor trabalho na cooperativa, e conclui: “vai trazer muitos benefícios para a minha vida pessoal e profissional”.
Como André, ao final do curso, todos os participantes estarão com um rol de conhecimentos relacionados às habilidades, atitudes e comportamentos necessários e desejáveis à condução competente na gestão das cooperativas em que estão inseridos.
O GESCOOP será realizado até dezembro de 2019, quando será ministrado o décimo módulo, totalizando uma carga horária de 160 horas por turma.
Por Ascom Sescoop/BA
Com ascensão das novas mídias e impulsionamento das redes sociais, o investimento nessas plataformas deixou de ser tratado como tendência de mercado para se tornar um investimento indispensável na maioria dos negócios. Quem quer continuar relevante para seus clientes na atualidade, precisa ter visibilidade online.
Sabendo que a comunicação é uma importante ferramenta para o desempenho dos negócios, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - SESCOOP/BA juntamente com o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB, realizaram, na quinta-feira (4/07), a sétima edição do Encontro de Comunicadores Cooperativistas da Bahia.
Com o tema “Marketing de Conteúdo – Agregando valor às marcas cooperativistas” o evento contou com a participação dos profissionais de comunicação e responsáveis pela comunicação das cooperativas dos diversos ramos do estado, da analista de comunicação do Sistema OCB, Gabriela Prado, e das profissionais da comunicação do Sescoop/BA e da OCEB.
A abertura do evento foi feita pela superintendente do Sistema OCEB, Alberto Batista, que na ocasião agradeceu a disponibilidade e compromisso dos participantes em construírem uma comunicação cooperativista eficiente. O presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, também marcou presença no encontro e aproveitou para convocar os comunicadores para participarem dos Encontros Regionais de Presidentes, Dirigentes e Gestores do Cooperativismo Baiano – Direcoop, que inicia o ciclo 2019 nesta sexta-feira (12/07) na cidade de Feira de Santana.
Durante o evento, os participantes acompanharam a palestra sobre marketing digital e participaram de um workshop sobre o tema, onde o público aprendeu como elaborar um planejamento e marketing para redes sociais.
Movimento SomosCoop
Além da temática do evento, outro ponto tratado no Encontro de Comunicadores foi o movimento SomosCoop, que tem conquistado cada vez mais a adesão das cooperativas brasileiras. Apresentando um cenário do movimento no país, Gabriela Prado, trouxe exemplos de como o as cooperativas estão atuando e como a comunicação tem um papel fundamental para a disseminação da campanha.
“Nós sabemos que o cooperativismo é um modelo de negócio realmente diferenciado, inclusivo e que transforma a realidade de comunidades inteiras. Ao mesmo tempo, sabemos, também, que muitas pessoas ainda não sabem disso, não conhecem as cooperativas e o seu poder de transformação. E este é um dos nossos objetivos com o Movimento SomosCoop, potencializar esse trabalho de divulgação e fazer essa mensagem chegar cada vez mais longe, a mais pessoas. Todos nós temos que estar juntos em mais esse desafio, e a participação dos profissionais de comunicação nesse processo é fundamental. Daí a importância de eventos dessa natureza, como o VII Encontro de Comunicadores Cooperativistas da Bahia”, afirmou a analista de comunicação do Sistema OCB.
Nesta edição, um dos diferenciais do Encontro de Comunicadores foi a apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelas cooperativas baianas, atrelados ao movimento SomosCoop. Foram apresentados cases das cooperativas Unibrasil Saúde e da Cooperativa Educacional de Xingó – COOPEX. Para o comunicador desta última, o movimento SomosCoop “chegou para resolver um problema que tínhamos há tempos, que era a comunicação com nosso público, com nosso aluno e com a sociedade, sobre o cooperativismo. Ele [o movimento] veio para padronizar e fortalecer essa linguagem cooperativista e reforçar que nós somos diferentes porque SomoCoop e SomosCoop porque somos diferentes”, afirmou Jhoni Wlad Galindo.
Acreditando que o cooperativismo é um modelo de negócio diferenciado, Murilo Rocha, comunicador da Unibrasil Saúde, na oportunidade chamou atenção para importância do movimento como estratégia fundamental para comunicação das cooperativas. “O SomosCoop nos ajuda muito porque a gente vem divulgando, ainda mais, o cooperativismo como uma fonte sustentável e um modelo de negócios que dá certo. E o SomosCoop, junto com nossos eventos e capacitações, serve para embasar e dar mais força o que a gente propõe enquanto cooperativa” afirma.
Alguns links:
Ascom OCEB
Promover a intercooperação e o fortalecimento das cooperativas e do cooperativismo no sudoeste baiano são os objetivos do I Encontro de Cooperativas da Região Sudoeste da Bahia - Coopera Sudoeste, que vai ocorrer nos dias 17 e 18 de Julho de 2019, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, na cidade de Vitória da Conquista.
Evento idealizado pelas cooperativas Coopmac e Sicoob, em parceria com a CTES e Unimed Sudoeste, e com apoio do Sescoop/BA e da OCEB, o Coopera Sudoeste pretende reunir presidentes, dirigentes, gestores cooperativistas, bem como públicos de interesse, para refletir sobre o tema: “Desenvolvimento sustentável das cooperativas do Sudoeste da Bahia”.
A programação desta 1ª edição contará com palestrantes de referência no cenário cooperativista e de destaque nacional para abordar assuntos relacionados ao desenvolvimento sustentável, relacionamento com o associado, gestão empreendedora, competitividade e sustentabilidade econômica de cooperativas.
As inscrições para o Coopera Sudoeste poderão ser feitas por meio do site: http://eventos.bahiacooperativo.coop.br/
Serviço:
O quê? Coopera Sudoeste
Quando? 17 e 18 de Julho de 2019
Onde? Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, em Vitória da Conquista
Participe desse relevante evento e conheça o potencial do cooperativismo para a região sudoeste! Vem com a gente!
Aprimorar a gestão das cooperativas baianas e estimular o desenvolvimento do cooperativismo de forma participativa no estado, esses são objetivos do Encontro Regional de Presidentes, Dirigentes e Gestores do Cooperativismo Baiano – Direcoop. O encontro, que este ano está em sua sétima edição, acontecerá em seis municípios do estado a partir do dia 12 de julho, tendo como ponto de partida a cidade de Feira de Santana (Ba).
Desde 2013, os encontros regionais são realizados com sucesso devido à significativa participação dos dirigentes das cooperativas baianas. Por isso, o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB, juntamente com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - SESCOOP/BA, contam, mais uma vez, com a participação dos presidentes, dirigentes e gestores do Cooperativismo Baiano, também nesta edição.
Em 2018, o Direcoop contou com a presença de 266 participantes de 41 municípios, representando 93 cooperativas, cumprindo, assim, um importante papel, como nos anos anteriores, onde as cooperativas tiveram voz e vez, pois os seus representantes puderam escolher, dentre 39 ações estratégicas, 10 ações como prioritárias que estão norteando a execução do Plano de Trabalho da OCEB e do Sescoop/BA em 2019.
Pauta 2019
Além do planejamento participativo, fazendo levantamento das ações que serão prioritárias para o exercício de 2020, este ano o Direcoop terá como pauta a apresentação dos resultados do 14º Congresso Brasileiro do Cooperativismo - CBC, que aconteceu entre 8 e 10 de maio de 2019, em Brasília/DF e contou com uma delegação baiana formada por 49 pessoas.
Confira, abaixo, o cronograma dos encontros. As inscrições para o Direcoop 2019 poderão ser feitas pelo site: www.eventos.bahiacooperativo.coop.br/.
Contamos com a sua participação! Vem com a gente!
Ascom OCEB
Mais uma boa notícia para o cooperativismo baiano: o MBA em Gestão de Cooperativas foi concluído com sucesso. Conselheiros, diretores, funcionários de cooperativas baianas, da OCEB e também do Sescoop/BA, participantes dessa especialização, estão aptos para atuar de forma ainda mais qualificada dentro dos quadros sociais das cooperativas e das organizações que compõem o Sistema Cooperativista. O MBA durou 18 meses e foi fruto da parceria firmada entre o SESCOOP/BA e a Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – ESCOOP, sediada no Rio Grande do Sul. O primeiro MBA foi em parceria com a Universidade Católica do Salvador - UCSal e o segundo com a Universidade Federal da Bahia - UFBA.
Encerramento
O último módulo ocorreu nos dias 12 e 13 de abril com o momento de apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso. A professora da disciplina “Seminário de Apresentação do TCC” e coordenadora do MBA, Paola Londero, acompanhou presencialmente as exposições, enquanto os demais professores avaliadores da ESCOOP assistiram via Skype.
Avaliando o encerramento do curso, Paola fez um balanço positivo, principalmente em relação aos aprendizados adquiridos e o que pode agregar às cooperativas. “Eu acho que esse é um fim de uma jornada. Durante esses quase dois anos eles tiveram bastante conhecimento sobre gestão, governança, tendências, mudanças e diretrizes que poderiam agregar ao desenvolvimento das cooperativas baianas. Aqui estamos formando especialistas, futuros gestores, líderes de cooperativas que estão com conhecimento riquíssimo da teoria e também da prática do cooperativismo”, disse.
Essa percepção foi confirmada por Carlos Augusto de Assis, do Sicredi Salvador, que expressou estar motivado para colocar em prática muito do que aprendeu nos quase 2 anos de curso. “Participar do MBA de gestão em cooperativas, que o Sescoop/BA promoveu, foi enriquecedor, com as discussões e debates em sala de aula. Acredito que os participantes puderam agregar novos conhecimentos que, com certeza, irão traduzir-se em ações para as suas cooperativas”.
O desejo de contribuir com o desenvolvimento do cooperativismo é o sentimento de todos os 29 concluintes que se empenharam em finalizar a formação. “As expectativas antes de começar eram de aprendizado para poder contribuir com o cooperativismo baiano. Pós curso, aprendi muito, inclusive que o caminho a percorrer ainda é longo”, destacou Norma Leide Rios, da cooperativa Ser do Sertão.
Disseminação do cooperativismo
Os módulos da especialização contemplaram disciplinas sobre gestão, governança, planejamento estratégico, empreendedorismo, marketing, etc., todas com abordagem voltada para o cooperativismo. A partir do que aprenderam nesses módulos, os cursistas elaboraram seus artigos e muitos deles poderão ser divulgados em publicações acadêmicas, como explicou a coordenadora Paola: “trabalhamos em 2 vias: a primeira é a disseminação interna na cooperativa. A gente sempre estimula para que eles façam uma apresentação interna do material, eles levem as sugestões para dentro da cooperativa porque assim conseguimos melhorar a prática. No que tange à disseminação do conhecimento acadêmico a gente orienta os professores orientadores a conversarem com eles sobre publicar o artigo em publicações acadêmicas sobre cooperativismo”.
No calendário 2019 do SESCOOP/BA já existe previsão para uma nova turma do MBA em Gestão de Cooperativas. Fique atento às divulgações!
Veja as notícias anteriores sobre o MBA:
MBA EM GESTÃO DE COOPERATIVAS COMEÇA COM AULA INAUGURAL
MBA BAIANO EM GESTÃO DE COOPERATIVAS REALIZA ATIVIDADES COM INTERCÂMBIO
Por Ascom Sescoop/BA
Os colaboradores da Cooperativa de Crédito Sicredi Região Sul da Bahia, localizada em Itabuna/BA, participaram no dia 27 de abril, do Curso de Marketing Pessoal, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - Sescoop/BA. Aprimorar postura, linguagem e atitudes, visando a qualidade nas relações interpessoais no ambiente profissional foi o objetivo da capacitação, que faz parte do trabalho do Sescoop/BA de ampliar o acesso das cooperativas às soluções de formação e qualificação profissional.
A realização do curso foi uma demanda da cooperativa, que está em processo de expansão dos seus negócios. “Conhecer as técnicas de negociação, linguagem do corpo e como se portar foi de grande valia para nossos colaboradores, que poderão aplicar no seu dia-a-dia. A instrutora foi clara e passou suas experiências, principalmente, porque ela já trabalhou em instituições financeiras”, explicou Thainá Carvalho do Nascimento Moura, Auxiliar Administrativo da cooperativa.
Apesar do tema marketing pessoal ser bem difundido atualmente, nem sempre é compreendido. Com a capacitação, os participantes puderam conhecer como trabalhar o marketing pessoal, qual a importância do marketing pessoal para o profissional de hoje, como criar uma marca dentro do ambiente de trabalho; além de ampliar o rol de informações e dicas sobre postura corporal, apresentação pessoal e linguagem adequada.
A realização de cursos para os colaboradores que lidam essencialmente com pessoas oportuniza para as cooperativas, dentre outros aspectos, melhorarem seus resultados. Adriana Dantas, gerente de relacionamento da Sicredi Região Sul da Bahia destaca: “Sejamos gratos pelas oportunidades que nos foi dada para rever, refazer, refletir, e assim colocar em prática aquilo que nos acrescenta como pessoa e nos negócios. O curso acrescentou em pontos como: crie e alimente seu network e gere valor. Qual seu valor? Que imagem você passa? Melhore-se, veja e analise o perfil e a cultura da pessoa com quem tratará”.
Pelo relato acima, é perceptível que o curso despertou muitas reflexões e o desejo dos participantes de colocar em prática os conhecimentos adquiridos. E esse entusiasmo é o combustível do Sescoop/BA em continuar desenvolvendo “ações de educação cooperativista em diferentes modalidades para as cooperativas e comunidades”.
Por Ascom Sescoop/BA
Fotos cedidas pela Cooperativa de Crédito Sicredi Região Sul da Bahia
Aconteceu entre os dias 12 e 14 de abril de 2019, em Arraial d’Ajuda, distrito de Porto Seguro/BA, a terceira edição do Encontro de Negócios do Sicoob Central BA. Promovido pelo Sicoob Central BA e o Sescoop/BA, o evento teve como objetivo oportunizar um estímulo às vendas, valorizar a cultura de pertencimento ao Sicoob e propiciar a integração dos empregados do eixo relacionamento com o associado das cooperativas filiadas, reconhecendo-os como um time único.
Contando com a presença de aproximadamente 200 participantes entre diretores, gestores e empregados da área de relacionamento das cooperativas filiadas; representante do Sescoop/BA; além de diretores, gerentes e equipe da gerência de negócios do Sicoob Central BA, o evento teve como tema: “Nosso protagonismo é coletivo”. Esse tema foi escolhido como um convite para as cooperativas financeiras serem um único time, com um objetivo único de promover a justiça financeira nas comunidades onde estão inseridas. Essa ideia de coletividade que o tema do evento propõe foi também relacionada com o futebol, esporte que traduz o princípio cooperativista, onde ninguém vence sozinho.
O presidente do Sicoob Central BA, Ivo Azevedo de Brito, realizou a abertura oficial do evento destacando a importância de sermos um time forte e unido lembrando que, para isso, a contribuição de todos é fundamental. Em seguida, convidou Jussiara Lessa, gerente de desenvolvimento de cooperativas do Sescoop/BA que demonstrou muita satisfação com os resultados obtidos pelas cooperativas desde a primeira edição do Encontro de Negócios, reforçando que a parceria entre o Sicoob Central BA e Sescoop/BA só contribui para que esses resultados sejam cada vez maiores.
Palestras
A primeira palestra foi proferida por Tatiana Matos, superintendente do Sicoob Universidade, que refletiu sobre o tema central do encontro, abordando o desafio e conceito do protagonismo coletivo. “É preciso ter estratégia, planejamento, resiliência e entender que o papel de cada um dentro de um time, faz diferença e é muito importante. Aqui, nosso time é o Sicoob”, disse. Ela fez analogia ao time da seleção brasileira em duas fases, demonstrando a necessidade de um processo de preparação (que envolve conhecimento, empenho, escolhas, estratégia compartilhada, união); de ação (envolvendo talento, clareza de propósito, confiança, empatia, resiliência); e de celebração (respeito à história, orgulho de ser, reconhecimento, gratidão e legado). Em seguida, apresentou algumas dicas para que os times pudessem agir e vencer.
Já Guilherme Ferreira, diretor do Sicoob Seguradora, deixou, durante a sua palestra, uma mensagem motivacional para os presentes, expondo uma playlist interativa de vendas, fazendo relação com os produtos, serviços e com o propósito do Sicoob. Ele lembrou uma ação fundamental para a área de vendas: “Quando a gente conhece a fundo os nossos produtos, conseguimos oferecer mais possibilidades e a melhor solução para o associado”.
Após a palestra, o Bancoob (Banco Cooperativo do Brasil), por meio das consultoras Ana Paula Takano, Kellen Milhomens e Tatiane Cerqueira, trouxe informações sobre o momento vivido pela Central, os desafios enfrentados e as conquistas de 2018, ressaltando os “troféus fidelidade” conquistados por duas cooperativas filiadas.
Encerrando as atividades do dia, os participantes foram surpreendidos com a palestra de Carlos Alberto Parreira, ex-técnico de futebol e campeão mundial pela Seleção Brasileira. Parreira apresentou fatos que marcaram sua trajetória como um campeão em sua atuação no futebol e relacionou esses fatos ao desempenho de um time organizacional. Sua abordagem contemplou diversas dicas voltadas para preparação, oportunidades e trabalho em equipe.
O segundo dia do encontro foi conduzido pelo Instituto Fenasbac, vinculado à Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central, que realizou palestras voltadas para o compartilhamento de melhores práticas, integração entre equipes e cooperação. Os assuntos abordados focaram na importância do protagonismo, impacto positivo, vendas extraordinárias, alavancagem de negócios, empatia e resultados para comunidade, tudo acompanhado de atividades gameficadas que garantiram a transferência da aprendizagem para a prática.
Celebrando resultados e novos desafios
O evento também proporcionou momentos de reconhecimento para as vencedoras das etapas de 2018 da Campanha Super Vendedor – campanha estadual de vendas - e das agências destaque, além da entrega da premiação para os Mega Vendedores de 2018. Também foram premiados os campeões das etapas de janeiro e fevereiro do Super Vendedor de 2019. A entrega dos prêmios contou com a presença de Falcão, considerado o maior jogador de futsal do mundo.
O encerramento ficou a cargo de Alexsandro Silva e Josemir Pereira, diretores do Sicoob Central BA, que ressaltaram a importância de todos desenvolverem atitude proativa, por meio do protagonismo individual e coletivo, em busca do aumento do IAP (Índice de Aproveitamento de Produtos). Além disso, os participantes foram desafiados a se tornarem educadores financeiros, ratificando o diferencial do Sicoob.
Para finalizar, os participantes se reuniram para celebrar o sucesso do evento.
Por Sicoob Central BA (Com ajustes da Ascom Sescoop/BA)
Fotos: Enaldo Pinto
O cooperativismo, no âmbito do estado da Bahia, ganha mais um espaço de divulgação de conteúdos voltados à disseminação da doutrina, dos valores e princípios do cooperativismo. O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – SESCOOP/BA e o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia – IRDEB firmam projeto para a veiculação do “Minuto da Cooperação”.
Alberto Batista, superintendente do SESCOOP/BA, e Flavio Gonçalves, diretor do IRDEB, assinaram, na tarde da última quarta-feira (17), um contrato para a prestação de serviços de radiodifusão para divulgação de conteúdos de natureza educativa, de incentivo à cooperação e promoção do cooperativismo. Também participaram do ato o diretor de Captação e Marketing do IRDEB, Gustavo Pinho, o presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, o assessor institucional da OCEB, Ricardo Caribé, e a analista de comunicação do Sescoop/BA, Iasmin Santana.
O Minuto da Cooperação tem como objetivo divulgar assuntos em torno do cooperativismo e os seus benefícios e impacto para a sociedade, além de garantir comunicação frequente e ágil do Sistema Cooperativista Baiano com os seus públicos e a sociedade em geral. Os programetes de 60” irão ao ar, a partir de maio, na 107.5 Educadora FM, de segunda a sexta e aos sábados dentro da programação da rádio, alcançando um público de mais de 4,8 milhões de baianos em 37 municípios do estado, além da capital.
Cergio Tecchio destacou que as cooperativas vinculadas ao Sistema OCEB apoiaram essa ação, percebendo a oportunidade de fortalecer a divulgação do cooperativismo em um espaço que desempenha importante papel como fonte de cultura, informação e educação para a sociedade baiana. Com o Minuto da Cooperação os ouvintes vão conhecer o que propõe o modelo de negócios que busca transformar o mundo em um lugar mais justo, feliz, equilibrado e com melhores oportunidades para todos.
Por Ascom Sescoop/BA (Com informações do IRDEB)
Fotos: Mateus Carvalho (IRDEB)