Os colaboradores da Cooperativa de Crédito Sicredi Região Sul da Bahia, localizada em Itabuna/BA, participaram no dia 27 de abril, do Curso de Marketing Pessoal, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - Sescoop/BA. Aprimorar postura, linguagem e atitudes, visando a qualidade nas relações interpessoais no ambiente profissional foi o objetivo da capacitação, que faz parte do trabalho do Sescoop/BA de ampliar o acesso das cooperativas às soluções de formação e qualificação profissional.
A realização do curso foi uma demanda da cooperativa, que está em processo de expansão dos seus negócios. “Conhecer as técnicas de negociação, linguagem do corpo e como se portar foi de grande valia para nossos colaboradores, que poderão aplicar no seu dia-a-dia. A instrutora foi clara e passou suas experiências, principalmente, porque ela já trabalhou em instituições financeiras”, explicou Thainá Carvalho do Nascimento Moura, Auxiliar Administrativo da cooperativa.
Apesar do tema marketing pessoal ser bem difundido atualmente, nem sempre é compreendido. Com a capacitação, os participantes puderam conhecer como trabalhar o marketing pessoal, qual a importância do marketing pessoal para o profissional de hoje, como criar uma marca dentro do ambiente de trabalho; além de ampliar o rol de informações e dicas sobre postura corporal, apresentação pessoal e linguagem adequada.
A realização de cursos para os colaboradores que lidam essencialmente com pessoas oportuniza para as cooperativas, dentre outros aspectos, melhorarem seus resultados. Adriana Dantas, gerente de relacionamento da Sicredi Região Sul da Bahia destaca: “Sejamos gratos pelas oportunidades que nos foi dada para rever, refazer, refletir, e assim colocar em prática aquilo que nos acrescenta como pessoa e nos negócios. O curso acrescentou em pontos como: crie e alimente seu network e gere valor. Qual seu valor? Que imagem você passa? Melhore-se, veja e analise o perfil e a cultura da pessoa com quem tratará”.
Pelo relato acima, é perceptível que o curso despertou muitas reflexões e o desejo dos participantes de colocar em prática os conhecimentos adquiridos. E esse entusiasmo é o combustível do Sescoop/BA em continuar desenvolvendo “ações de educação cooperativista em diferentes modalidades para as cooperativas e comunidades”.
Por Ascom Sescoop/BA
Fotos cedidas pela Cooperativa de Crédito Sicredi Região Sul da Bahia
Aconteceu entre os dias 12 e 14 de abril de 2019, em Arraial d’Ajuda, distrito de Porto Seguro/BA, a terceira edição do Encontro de Negócios do Sicoob Central BA. Promovido pelo Sicoob Central BA e o Sescoop/BA, o evento teve como objetivo oportunizar um estímulo às vendas, valorizar a cultura de pertencimento ao Sicoob e propiciar a integração dos empregados do eixo relacionamento com o associado das cooperativas filiadas, reconhecendo-os como um time único.
Contando com a presença de aproximadamente 200 participantes entre diretores, gestores e empregados da área de relacionamento das cooperativas filiadas; representante do Sescoop/BA; além de diretores, gerentes e equipe da gerência de negócios do Sicoob Central BA, o evento teve como tema: “Nosso protagonismo é coletivo”. Esse tema foi escolhido como um convite para as cooperativas financeiras serem um único time, com um objetivo único de promover a justiça financeira nas comunidades onde estão inseridas. Essa ideia de coletividade que o tema do evento propõe foi também relacionada com o futebol, esporte que traduz o princípio cooperativista, onde ninguém vence sozinho.
O presidente do Sicoob Central BA, Ivo Azevedo de Brito, realizou a abertura oficial do evento destacando a importância de sermos um time forte e unido lembrando que, para isso, a contribuição de todos é fundamental. Em seguida, convidou Jussiara Lessa, gerente de desenvolvimento de cooperativas do Sescoop/BA que demonstrou muita satisfação com os resultados obtidos pelas cooperativas desde a primeira edição do Encontro de Negócios, reforçando que a parceria entre o Sicoob Central BA e Sescoop/BA só contribui para que esses resultados sejam cada vez maiores.
Palestras
A primeira palestra foi proferida por Tatiana Matos, superintendente do Sicoob Universidade, que refletiu sobre o tema central do encontro, abordando o desafio e conceito do protagonismo coletivo. “É preciso ter estratégia, planejamento, resiliência e entender que o papel de cada um dentro de um time, faz diferença e é muito importante. Aqui, nosso time é o Sicoob”, disse. Ela fez analogia ao time da seleção brasileira em duas fases, demonstrando a necessidade de um processo de preparação (que envolve conhecimento, empenho, escolhas, estratégia compartilhada, união); de ação (envolvendo talento, clareza de propósito, confiança, empatia, resiliência); e de celebração (respeito à história, orgulho de ser, reconhecimento, gratidão e legado). Em seguida, apresentou algumas dicas para que os times pudessem agir e vencer.
Já Guilherme Ferreira, diretor do Sicoob Seguradora, deixou, durante a sua palestra, uma mensagem motivacional para os presentes, expondo uma playlist interativa de vendas, fazendo relação com os produtos, serviços e com o propósito do Sicoob. Ele lembrou uma ação fundamental para a área de vendas: “Quando a gente conhece a fundo os nossos produtos, conseguimos oferecer mais possibilidades e a melhor solução para o associado”.
Após a palestra, o Bancoob (Banco Cooperativo do Brasil), por meio das consultoras Ana Paula Takano, Kellen Milhomens e Tatiane Cerqueira, trouxe informações sobre o momento vivido pela Central, os desafios enfrentados e as conquistas de 2018, ressaltando os “troféus fidelidade” conquistados por duas cooperativas filiadas.
Encerrando as atividades do dia, os participantes foram surpreendidos com a palestra de Carlos Alberto Parreira, ex-técnico de futebol e campeão mundial pela Seleção Brasileira. Parreira apresentou fatos que marcaram sua trajetória como um campeão em sua atuação no futebol e relacionou esses fatos ao desempenho de um time organizacional. Sua abordagem contemplou diversas dicas voltadas para preparação, oportunidades e trabalho em equipe.
O segundo dia do encontro foi conduzido pelo Instituto Fenasbac, vinculado à Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central, que realizou palestras voltadas para o compartilhamento de melhores práticas, integração entre equipes e cooperação. Os assuntos abordados focaram na importância do protagonismo, impacto positivo, vendas extraordinárias, alavancagem de negócios, empatia e resultados para comunidade, tudo acompanhado de atividades gameficadas que garantiram a transferência da aprendizagem para a prática.
Celebrando resultados e novos desafios
O evento também proporcionou momentos de reconhecimento para as vencedoras das etapas de 2018 da Campanha Super Vendedor – campanha estadual de vendas - e das agências destaque, além da entrega da premiação para os Mega Vendedores de 2018. Também foram premiados os campeões das etapas de janeiro e fevereiro do Super Vendedor de 2019. A entrega dos prêmios contou com a presença de Falcão, considerado o maior jogador de futsal do mundo.
O encerramento ficou a cargo de Alexsandro Silva e Josemir Pereira, diretores do Sicoob Central BA, que ressaltaram a importância de todos desenvolverem atitude proativa, por meio do protagonismo individual e coletivo, em busca do aumento do IAP (Índice de Aproveitamento de Produtos). Além disso, os participantes foram desafiados a se tornarem educadores financeiros, ratificando o diferencial do Sicoob.
Para finalizar, os participantes se reuniram para celebrar o sucesso do evento.
Por Sicoob Central BA (Com ajustes da Ascom Sescoop/BA)
Fotos: Enaldo Pinto
O cooperativismo, no âmbito do estado da Bahia, ganha mais um espaço de divulgação de conteúdos voltados à disseminação da doutrina, dos valores e princípios do cooperativismo. O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – SESCOOP/BA e o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia – IRDEB firmam projeto para a veiculação do “Minuto da Cooperação”.
Alberto Batista, superintendente do SESCOOP/BA, e Flavio Gonçalves, diretor do IRDEB, assinaram, na tarde da última quarta-feira (17), um contrato para a prestação de serviços de radiodifusão para divulgação de conteúdos de natureza educativa, de incentivo à cooperação e promoção do cooperativismo. Também participaram do ato o diretor de Captação e Marketing do IRDEB, Gustavo Pinho, o presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, o assessor institucional da OCEB, Ricardo Caribé, e a analista de comunicação do Sescoop/BA, Iasmin Santana.
O Minuto da Cooperação tem como objetivo divulgar assuntos em torno do cooperativismo e os seus benefícios e impacto para a sociedade, além de garantir comunicação frequente e ágil do Sistema Cooperativista Baiano com os seus públicos e a sociedade em geral. Os programetes de 60” irão ao ar, a partir de maio, na 107.5 Educadora FM, de segunda a sexta e aos sábados dentro da programação da rádio, alcançando um público de mais de 4,8 milhões de baianos em 37 municípios do estado, além da capital.
Cergio Tecchio destacou que as cooperativas vinculadas ao Sistema OCEB apoiaram essa ação, percebendo a oportunidade de fortalecer a divulgação do cooperativismo em um espaço que desempenha importante papel como fonte de cultura, informação e educação para a sociedade baiana. Com o Minuto da Cooperação os ouvintes vão conhecer o que propõe o modelo de negócios que busca transformar o mundo em um lugar mais justo, feliz, equilibrado e com melhores oportunidades para todos.
Por Ascom Sescoop/BA (Com informações do IRDEB)
Fotos: Mateus Carvalho (IRDEB)
O maior sistema de cooperativas financeiras do Brasil (Sicoob) está representado na Bahia por 13 cooperativas financeiras singulares e uma Central (Sicoob Central BA), com mais de 153 mil cooperados, 84 pontos de atendimento, distribuídos em 65 municípios da Bahia e em mais sete outros estados. Levando crescimento, crédito e serviços aos associados, o Sicoob Central BA encerrou 2018 com a marca de R$ 1,1 bilhão de ativos.
Esses números são motivo de satisfação para todos que são beneficiados com a existência do Sicoob, sejam associados, funcionários, cooperativas e comunidade. E a causa dessa satisfação se revela no desenvolvimento das cooperativas, que, com aumento dos negócios, fortalecem seus quadros funcionais, geram mais sobras [de recursos] para os associados e, consequentemente, impactam nas economias locais e melhoram as condições das comunidades.
Esse é um ciclo virtuoso que precisa ser estimulado. Para isso, a realização de capacitações voltadas para a área de vendas e integração dos empregados do Eixo Relacionamento com o Associado das cooperativas que compõem o Sicoob Central BA é fundamental. E nesse ponto as cooperativas podem contar com o Sescoop/BA na realização e apoio de eventos de estímulo às vendas e de valorização da cultura de pertencimento ao Sicoob. O Encontro de Negócios é um desses eventos e, esse ano, irá para a sua terceira edição.
Proporcionar esses encontros que reforçam o jeito Sicoob de “Fazer parte”, além da realização de Campanhas de Vendas, têm trazido resultados para o cooperativismo financeiro na Bahia. A quantidade de Pontos de Atendimentos e empregados contemplados em Campanhas de Vendas promovidas pelo Sicoob Central BA aumentou em 104% e 141%, no período de 2016 a 2018, respectivamente. (Fonte: Sicoob Central BA, 2018).
Conquistas e motivações
Outro fato que merece destaque foi a conquista das cooperativas Sicoob Sertão e Sicoob Coopemar da Premiação “Campanha Nacional de Vendas – Troféu Fidelidade”, que envolve todas as cooperativas do Sistema Sicoob. Como conta Gleidson Lima Almeida, Gerente de Relacionamento do Sicoob Sertão, esse evento de premiação é como se fosse a entrega do “Oscar” do Sicoob.
Uma das motivações para o sucesso da cooperativa, que atingiu o maior resultado percentual em vendas de Previdência em 2018, foi a participação no Encontro de Negócios do Sicoob Central BA, apoiado pelo SESCOOP/BA. “O Encontro de Negócios preza por despertar as cooperativas para negócios e promover o engajamento das equipes para identificar que o associado precisa ter os melhores produtos e serviços, conforme suas necessidades”, conta Gleidson, que também destacou a integração e empenho das pessoas: “A equipe abraçou a causa e deu sua contribuição para alcançar esse feito histórico, pois foi a primeira premiação nacional do Sicoob Sertão em 21 anos de existência”.
Depois de ganhar a premiação nacional “Acelerador de cobrança”, em julho de 2018, a equipe de funcionários do Sicoob Coopemar percebeu a capacidade de buscar novas vitórias para a cooperativa e, consequentemente, para seus associados. Somado a isso, a participação no Encontro de Negócios do Sicoob Central BA foi outro fator apontado pela diretora operacional e de relacionamento da cooperativa, Luciara Andrade. “O Encontro de Negócios foi de extrema importância, um start para a equipe ficar mais coesa, entendendo o sistema como um todo e o seu propósito”. A partir do engajamento de toda a equipe, independente da área, a cooperativa recebeu o troféu da Campanha Nacional de Vendas por ter comercializado mais produtos da Previdência em todo o Brasil. “Foi desafiador, mas o que ficou da conquista foi que entendemos nossa capacidade de superação, de poder ir além”, finaliza.
Acompanhando as essas realizações e com os olhos no futuro, o presidente do Conselho Administrativo do Sescoop/BA, Cergio Tecchio, reforça o compromisso do Sescoop/BA junto ao Sicoob na realização de grandes eventos estratégicos, tanto para fidelizar os mais 150 mil cooperados na Bahia, quanto prospectar novas oportunidades de negócios.
Por Ascom Sescoop/BA (Com informações do Sicoob Central BA)
Foto: Cedida pelo Sicoob Coopemar
Pensando em aprimorar cada vez mais os conhecimentos dos representantes de cooperativas baianas, a OCEB e o SESCOOP/BA promovem diversos tipos de atividades de qualificação. Dentre elas podemos citar o curso de MBA em Gestão de Cooperativas. O MBA, que tem como meta promover o acesso a novos conhecimentos e o aprimoramento profissional dos empregados, dirigentes, conselheiros e gestores de cooperativas baianas, foi fruto de demandas das cooperativas, como forma de aprimoramento da gestão e decorre da parceria firmada entre SESCOOP/BA e a Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – ESCOOP, sediada no Rio Grande do Sul.
A especialização foi iniciada no mês de julho de 2017 e o seu penúltimo módulo, Vivências em Cooperativismo, ministrado pela professora e coordenadora do MBA, Paola Londero, foi realizado neste mês de março, com um intercâmbio do grupo para o Rio Grande do Sul, que teve como objetivo proporcionar aos 25 discentes participantes maior aproximação com experiências de sucesso no cooperativismo, vez que o estado é considerado o berço do cooperativismo no Brasil.
Para a docente da disciplina, Paola Londero, momentos como esse trazem “relevantes contribuições e reflexões sobre as práticas de gestão, governança, educação e doutrina do cooperativismo. Nossos discentes tiveram a oportunidade de trocar conhecimentos e experiências que enriqueceram sua formação teórica e que, com certeza, também trará impacto na sua vida profissional”.
O intercâmbio, que aconteceu entre os dias 14 e 16 de março, iniciou na Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – ESCOOP, onde os alunos assistiram a apresentação do gerente de Monitoramento do SESCOOP/RS, José Máximo Daronco, sobre o SESCOOP/RS; do presidente da Cooperativa COOPLIB, com o também professor e presidente da COOPLIB, Ernesto Krug, sobre os desafios do Ramo Trabalho; do diretor administrativo da Cooperativa Educacional COOPEEB, Vitor Marega Mörschbächer, sobre a história da cooperativa e do conselheiro vogal da UNIODONTO Vale dos Sinos, Marco Antônio Machado, que trouxe informações acerca dos desafios de gestão da cooperativa.
O roteiro também incluiu visita às cooperativas Sicredi Pioneira, Piá e Vinícola Garibaldi, onde os visitantes conheceram mais sobre a educação cooperativa, processo industrial, desafios de gestão e governança e influência dos princípios nos fundamentos das cooperativas.
CONFIRA ALGUNS DEPOIMENTOS SOBRE A ATIVIDADE
“Conhecer o coração do cooperativismo deixou em mim a certeza de que trabalhamos em prol de valores maiores que nós mesmos. Quando ouvi de um dos diretores da Pioneira que cooperativismo se confunde com espiritualidade, fiquei encantada e acredito que todos os cooperativistas deveriam sentir esse pertencimento para trabalhar com mais dedicação, alegria e satisfação. Muito obrigada e espero fazer jus colocando em prática pelo menos um pouquinho de tudo que vi e ouvi.” Thais Neves Rezende - SICOOB CREDMED
“Essa disciplina foi excelente! Além de conhecermos ações e trabalhos relevantes para serem replicados em nossas cooperativas, permitiu que se construíssemos relações, que podem promover, no futuro, a intercooperação, a troca de conhecimento, convênios e, quem sabe, negócios.” Ana Paula Souza – COOPAG
“Essa vivência nos proporcionou conhecer na íntegra o cooperativismo na sua essência, resgatando seus valores e sua história, nos dando a oportunidade de conhecer o local onde se começou a primeira cooperativa do Brasil. Me sinto mais fortalecida em saber que estou no caminho certo, que cooperativismo não é utopia. Mas percebo o quanto temos que aprender, crescer e nos posicionamos para que sejamos respeitados no mercado e reconhecidos nas políticas públicas, enquanto organizações sérias, empoderadas, eficazes, eficientes e que produzem resultados significantes para a sociedade.” Elivânia Oliveira – COOLIBA
“O intercâmbio nos mostrou que é possível executar todos os princípios cooperativistas, tendo como mola precursora a “vontade”. (...) Foi plantada uma semente de esperança em nossos sentimentos, basta vender a ideia e praticar. Juntos podemos mudar! Quero agradecer ao SESCOOP/BA e a OCEB pela oportunidade de participar de algo que me fez refletir muito sobre como tornar o mundo melhor através do desenvolvimento local, tanto na parte intelectual das pessoas, quanto no econômico-social.” Fábio Simões - SICOOB Coopere
O MBA em Gestão de Cooperativas será finalizado no dia 13 de Abril de 2019, em Salvador/BA, com as apresentações dos artigos, produzidos pelos discentes, como trabalho de conclusão do curso. No calendário 2019 do SESCOOP/BA já há previsão para uma nova turma.
Ascom OCEB, com informações da ESCOOP.
Seguindo o planejamento estratégico da Unicred da Bahia para este ano, ocorreu, no dia 16 de fevereiro de 2019, o II Workshop de Negócios da cooperativa. O primeiro evento foi realizado no ano passado e foi voltado para marketing e estratégias com vistas à realização de bons negócios. Dessa vez, o foco foi inovações na área de crédito, traçando perspectivas e estratégias para 2019.
Esse evento, que teve o apoio do Sescoop Bahia, foi direcionado para os funcionários da Unicred da Bahia, mas contou, também, com a participação de membros do seu Conselho de Administração e Fiscal, gestores da Unicred Brasil, e profissionais com expertise na área de crédito, além de palestrantes de reconhecimento nacional. Os participantes acompanharam as apresentações sobre técnicas de venda, análise de cenário sobre o mercado atual, como lidar com o risco de crédito e as inovações nessa área.
O público também teve a oportunidade de conhecer o case de sucesso do ponto de atendimento (PA) de Santo Antônio de Jesus/BA, que tem evoluído nos últimos três anos em números de cooperados, produtos como depósito a prazo e operação de crédito. O gerente desse PA, Ângelo Borges, comentou sobre os principais aspectos tratados. “Pontuei as diretrizes norteadoras para uma gestão de sucesso, onde acreditamos no cooperativismo de crédito e na Unicred. Conhecemos nossos objetivos e metas; temos uma equipe que preza pela qualidade no atendimento e que tem uma postura proativa, buscando sempre entender a real necessidade do cooperado na atuação de consultores financeiros; e buscamos a capacitação contínua e monitoramento do resultado”.
A Unicred da Bahia passou a atuar, também, na capital baiana e eventos como esse ajudam a qualificar os colaboradores para a comercialização dos produtos da cooperativa. Para Breno Lessa, diretor executivo da Unicred da Bahia, “o apoio do Sescoop/BA viabiliza a permanência desse evento no nosso calendário, permitindo realinhamento de estratégias com aprendizado contínuo”.
Por Ascom Sescoop/BA
Fotos cedidas pela Unicred da Bahia
Apesar de não ser um assunto recente, a implantação do eSocial, sistema público de escrituração digital que unifica todas as obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas das empresas, instituído pelo Decreto nº 8.373/2014, está na agenda do dia. Como forma de preparar as cooperativas baianas para se adequarem a essa nova medida governamental, o Sescoop/BA promoveu mais um curso sobre o eSocial.
Sobre o curso
A capacitação foi composta por cinco módulos (de dezembro/2018 a fevereiro/2019) e orientou profissionais que atuam nas áreas contábil, fiscal e de recursos humanos das cooperativas regulares com o Sistema OCEB sobre a transição dos sistemas atuais das suas cooperativas para a nova ferramenta, apresentando regras legais e operacionais para gerar as informações que serão lançadas na plataforma online do eSocial.
A metodologia do curso favoreceu a troca de experiências e o instrutor, José Luís Vieira, esclareceu as dúvidas de forma clara e objetiva, como destacou uma das participantes, Márcia Barreto, coordenadora administrativa da Cooperativa de Trabalho Multidisciplinar de Prestação de Serviços e Assistência Técnica - Coopermulta: “O Sescoop/BA e a OCEB tiveram uma brilhante estratégia quando ofertaram esse curso sobre o eSocial para as cooperativas, digo até, ter sido um dos melhores cursos que participei, devido à importância e integração do grupo e a troca de experiências. Tivemos a oportunidade de participar, interagir, sanar dúvidas, ver o acesso ao eSocial, discutir passo a passo, praticar e assimilar cada aprendizado”.
Se antecipar em relação às obrigações que estão por vir e as que estão em vigor, exigindo mudanças, organização e estratégias foram aspectos tratados durante as aulas. “O treinamento foi muito bom pela forma como foi desenvolvida sua agenda. Deu para permear todos os eventos do eSocial com uma certa tranquilidade, apresentando para os participantes o modo de operar o sistema, ressaltando que é imprescindível que eles se apropriem do próprio sistema de folha das suas empresas, dos procedimentos que serão necessários e a observância dos prazos”, explicou o instrutor.
Para Dijailma dos Santos, contadora da Cooperativa de Trabalho dos Profissionais de Saúde - Coopermédica, ter acesso a conhecimentos relacionados ao eSocial é de grande valia, não só para as cooperativas, mas para todas empresas do país. E acrescentou: “Acredito que, de modo geral, nós terminamos o curso capacitados a lidar com todo o processo do eSocial para aplicação nas cooperativas. Provavelmente, aqui ou ali ainda vão surgir algumas dúvidas, mas diante da excelência do curso, seremos capazes de resolver, de forma coerente e consciente, as divergências operacionais que surgirão no dia a dia diante da sistemática do eSocial”.
Mais uma capacitação que cumpre o objetivo do Sescoop/BA de “ampliar o acesso das cooperativas às soluções de formação e qualificação profissional”.
Por Ascom Sescoop/BA
Exercitando a intercooperação e visando oportunidades de negócios para as cooperativas baianas participantes do Fórum do ramo agropecuário, aconteceu entre os dias 4 e 8 de fevereiro o Intercâmbio Boas Práticas Cooperativas do Fórum Agropecuário, no estado do Paraná. Este fórum foi criado em 2017, a partir do desejo das cooperativas agropecuárias da Bahia de se unirem para buscar maior integração e comunicação para fazer frente aos desafios do setor [saiba mais].
Programação
A agenda de atividades da comitiva, formada por 17 gestores de cooperativas vinculadas ao Sistema OCEB, começou com a visita ao Show Rural da Coopavel, evento realizado anualmente no município de Cascavel/PR, considerado a maior feira do agronegócio da América Latina e uma das maiores vitrines do agronegócio no mundo. O que foi confirmado por Carlos Augusto Pandolfi, representante da Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel - Cooabriel: “É uma feira com um nível de organização, participação e diversificação sem igual”.
Dando continuidade à programação, o grupo esteve em cooperativas do Paraná (Cooperativa Agroindustrial Consolata - Copacol, em Cafelândia; Cooperativa Agroindustrial - C.Vale, localizada em Palotina, e a Lar Cooperativa Agroindustrial, que fica em Medianeira) para conhecer as práticas cooperativistas e os processos de gestão e negócios realizados por essas cooperativas.
Aprendizados
Explorar novas realidades oportuniza a troca de experiências que trazem aprendizados práticos importantes e ajuda a construir uma rede de contatos para fazer negócios. Para Valdinei Pereira, gestor na Cooperativa Agrícola Gandu - Coopag, conhecer os bons resultados das cooperativas paranaenses acarreta responsabilidade. “Resta a nós, gestores, absorver o máximo possível de cada cooperativa visitada e tentar adequar o que foi visto para a realidade de cada uma das cinco cooperativas que estiveram no intercâmbio”.
Esse compromisso de multiplicar as experiências exitosas nas cooperativas baianas, a partir dos contextos locais, foi um dos compromissos assumidos pelos dirigentes. “Tentarei aplicar o que for possível na nossa região sudoeste em prol do cooperativismo”, disse Haroldo Pereira, da Cooperativa Mista do Médio Rio Pardo – Coopardo, destacando a vontade de todos em querer melhorar e fortalecer as suas cooperativas.
O estímulo do Sistema OCEB em prol da articulação do fórum das cooperativas agropecuárias continua para ampliar, cada vez mais, a intercooperação e o acesso aos mercados baiano, nacional e internacional.
Por Ascom Sescoop/BA
Cooperativas educacionais baianas promoveram, em janeiro, suas jornadas pedagógicas reunindo cooperados, professores e gestores para socializar vivências, debater práticas pedagógicas e aprofundar conhecimentos sobre cooperativismo. O Sescoop/BA apoiou a realização dessas jornadas, que ocorreram nas seguintes Cooperativas:
Cooperativa Educacional de Sobradinho - Cooes; Cooperativa Educacional de Barreiras - Coopeb; Cooperativa Educacional de Salinhas - Coopesal; Cooperativa de Trabalho dos Profissionais em Educação de Eunápolis - Cooeduc; Cooperativa Educacional de Teixeira de Freitas - CETEF; Cooperativa Educacional de Pé de Serra - Coopeps e Cooperativa Educacional de Irecê - Coperil.
Palestras e avaliação
Com a condução de competentes profissionais, os educadores participaram de palestras sobre: “O que é ser um cooperado ou colaborador em uma cooperativa?”; “Motivação e fortalecimento da essência cooperativista; "Cooperativismo: um legado para a prosperidade"; "Cooperativismo: modelo de negócio para uma sociedade justa”; “Inteligência emocional” e “Leitura e Escrita na Escola - Os Desafios Atuais”. Como de praxe, os temas das palestras foram escolhidos pelas cooperativas, a partir das suas necessidades estratégicas traçadas para o ano letivo.
Avaliando a atividade realizada na CETEF, a presidente da cooperativa, Elaine Silva, disse: “Momento muito enriquecedor e de grande valia para todos, sobretudo para os cooperados ao conscientizá-los através de reflexões e dinâmicas sobre a importância do envolvimento naquilo que se propõe a fazer dentro da cooperativa, como também a importância da boa comunicação no ambiente escolar”.
A temática da jornada desse ano foi inovadora, como explica a Orientadora Educacional da Cooeduc, Verônica Alves Oliveira, pois foi tratado sobre como “estimular e valorizar no ambiente escolar os procedimentos organizacionais e produtivistas, bem como deixar em evidência que a filosofia do cooperativismo é indispensável para uma boa prática dessa educação visionária, e que [os professores] possam se concentrar primordialmente na formação de pessoas solidárias, democráticas, capazes de se ajudarem, na base da união e da solidariedade. Destaco a parceria com o Sescoop/BA, enviando a palestrante que veio complementar a nossa semana produtiva”, contou.
O Sescoop/BA continua trabalhando para ampliar o acesso das cooperativas às soluções de formação e qualificação profissional.
Por Ascom Sescoop/BA
Fotos cedidas pelas cooperativas
Já faz parte da dinâmica do Sistema Cooperativista Baiano reunir consultores, instrutores, assessores e facilitadores que atuam junto às cooperativas do estado para alinhar informações sobre o trabalho da OCEB e do Sescoop Bahia e tratar de assuntos que estão na pauta do cooperativismo.
Essa foi a quarta edição do Encontro de Alinhamento dos Consultores, Instrutores, Assessores e Facilitadores do Sistema Cooperativista Baiano, que ocorreu na capital baiana. Esses profissionais são também representantes e porta vozes do cooperativismo quando realizam ações, seja de assessoria, instrutoria e/ou capacitação, por isso, é importante esse momento para apresentar o trabalho que o Sistema OCEB realizou em 2018 e o que está planejado para este ano em diferentes áreas e vertentes para atender as demandas de conselheiros, dirigentes e funcionários de cooperativas do estado.
Assuntos tratados
Os participantes acompanharam a apresentação do presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, que falou sobre as 10 prioridades estratégicas que têm orientado o planejamento institucional da OCEB e do SESCOOP/BA deste ano [veja aqui quais são] e um panorama de temas que são caros às cooperativas baianas e, por isso, estão dentro do rol de serviços que o SESCOOP/BA pretende requisitar para atender as necessidades das cooperativas.
Mais um ano, Marília Falcão, profissional de uma empresa que já presta serviços em diferentes áreas, como planejamento, marketing, vendas, empreendedorismo, cooperativismo, relacionamento interpessoal, etc., participou do evento. Segundo ela, não perde os encontros oportunizados pela OCEB e pelo Sescoop/BA. “Não temos essa oportunidade em outras instituições, de estarmos com o presidente e equipe, contribuindo com sugestões para o contínuo desenvolvimento do cooperativismo, através das ações planejadas para intervenção nas cooperativas apoiadas pela OCEB e Sescoop Bahia”, disse.
Cadastramento de Instrutores
No ano passado o público teve acesso a conteúdos sobre os procedimentos para contratação de instrutoria e como seria o processo de cadastramento de instrutores por meio do Sescoop/BA. A novidade trazida este ano pela Gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop/BA, Jussiara Lessa, e pela Assessora Jurídica do Sescoop/BA, Ângela Gédéon, é que o edital [aqui] foi aberto em outubro de 2018 para empresas e profissionais que desejam prestar serviços ao Sescoop. Ambas apresentaram informações sobre o edital, que foram debatidas com os profissionais presentes no evento, esclarecendo todas as dúvidas. “Foi um momento importante para conhecimento de todos, inclusive para ressaltar sobre a necessidade de inscrição no cadastramento”, avaliou Ângela.
Atualização sobre as questões do ambiente cooperativista, quais são as diretrizes, estratégias e tendências e o foco do Sescoop foram pontos destacados por Antônio Carlos, diretor de uma empresa que está se cadastrando. Avaliando o encontro, disse: “Esse foi o ponto forte [do evento]: estar alinhado com as estratégias de atuação do Sescoop e as tendências das cooperativas, que o Cergio e o Sescoop traduzem muito bem, para a gente falar uma mesma linguagem e atender as expectativas das cooperativas”.
Essa é mais uma iniciativa do Sistema OCEB para que haja uma atuação integrada entre todos que trabalham para promover o desenvolvimento das cooperativas no estado.
Por Ascom Sescoop/BA
Teve início na última sexta (01) e sábado (02) a nova turma do Curso de Formação Juventude Cooperativista – JOVEMCOOP. Anualmente, o JovemCoop é promovido pelo Sescoop Bahia com objetivo de formar lideranças cooperativistas com vistas à sustentabilidade das cooperativas. Em 2018, foram formadas duas turmas em regiões diferentes do estado [clique aqui e relembre como foi esse ciclo] e, desde então, jovens estão mais conscientes sobre seu papel enquanto cidadãos e envolvidos na atividade econômica da família e na cooperativa.
Edição 2019
Nesta edição, as cooperativas parceiras do Sescoop/BA são o Sicoob Extremo Sul, Sicoob Costa do Descobrimento e Cooperativa Educacional de Teixeira de Freitas – CETEF, que mobilizaram 39 jovens entre 18 e 35 anos, sendo funcionários, dirigentes, conselheiros, cooperados, bem como os cônjuges e filhos desses cooperados, para participar da capacitação que conta com a execução pedagógica da Cooperativa dos Profissionais Liberais da Bahia – COOLIBA.
O início de uma nova turma do Jovemcoop sempre é motivo de satisfação para a diretoria do Sistema OCEB, que faz questão de comparecer para dar as boas vindas. O superintendente do Sescoop/BA, Alberto Batista, esteve em Teixeira de Freitas e falou para o público o quanto o JovemCoop tem proporcionado a disseminação da doutrina, dos valores e princípios do cooperativismo.
Expectativas
As aulas do curso seguem até outubro, totalizando 196h, e a expectativa é grande entre os participantes. Zitânia Santana é tesoureira do Sicoob Costa do Descobrimento, e deseja expandir seus conhecimentos acerca do cooperativismo e aplicar o que aprender no cotidiano da cooperativa e na comunidade. “Estou otimista e motivada a colaborar com o grupo para o alcance das metas estabelecidas. Espero aperfeiçoar minhas ideias, compartilhar experiências, inovar minhas atividades, por isso, acredito que o JovemCoop será um mecanismo de grande incentivo e um excelente recurso para melhorar o processo de aprendizagem”, conta.
Durante a formação, além dos conteúdos sobre cooperativismo, os participantes vão aprender sobre liderança, relações interpessoais, governança, gestão, legislação cooperativista, autogestão e organização do quadro social da cooperativa, sendo que a maioria dos assuntos tem correlação com o PDGC – Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas.
Carolina Nogareda Barros é uma das coordenadoras locais do JovemCoop e atua como assistente de desenvolvimento organizacional do Sicoob Extremo Sul. Ela já pensa nos resultados futuros: “Conhecer mais o cooperativismo e disseminar nossa cultura para todos que ainda não a conhecem é de grande valia. Todas as minhas expectativas se voltam para meu crescimento profissional, que, com certeza, virá ao final com todos os conhecimentos e experiências”.
Já Douglas Silva Botelho, analista de crédito do Sicoob Costa do Descobrimento, conta como se surpreendeu com o primeiro módulo. “Inicie o curso com pretensão de adquirir conhecimentos técnicos sobre o cooperativismo, porém o primeiro módulo foi bem tocante. A facilitadora soube de uma forma simples e comovente mostrar que o cooperativismo está muito além das palavras, está nos gestos e ações de cada um. Estou ansioso para os próximos módulos”.
Já viu o vídeo da experiência do JovemCoop na Bahia?
Clique aqui e assista ao vídeo que preparamos para que conheça mais sobre a experiência do JovemCoop na Bahia e do quanto o cooperativismo tem proporcionado aos jovens experiências que contribuem para seu desenvolvimento pessoal e profissional por meio do despertar da cultura da cooperação e do fortalecimento da doutrina cooperativista.
Por Ascom SESCOOP/BA
Fotos cedidas por Marília Reis
Após 6 meses de capacitação, com 160 horas/aulas, em 10 (dez) módulos, o Sescoop Bahia encerra mais um ciclo do Gescoop - Curso de Formação de Dirigentes e Gerentes de Cooperativas. As turmas aconteceram em Salvador e Vitória da Conquista, reunindo líderes cooperativistas para aprofundarem conhecimentos sobre gestão empresarial com foco em cooperativas.
Durante o Gescoop, os participantes, totalizando 59 nas duas turmas, desenvolveram habilidades, atitudes e comportamentos para que possam conduzir de forma ainda mais competente a gestão das cooperativas em que estão inseridos.
Encerramento
Como de praxe, o encerramento do Gescoop contou com a participação da diretoria do Sescoop/BA para certificar os participantes, que destacou o quanto a vinculação das disciplinas do curso ao Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas – PDGC tem promovido, cada vez mais, a profissionalização da gestão cooperativista.
Balanço
As expectativas de Mauricio Gonçalves, Auxiliar Financeiro da Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense - COOPMAC, foram superadas. “Os orientadores, todos profissionais, com um leque de conhecimentos e didática muito satisfatória, apesar de alguns temas serem muito complexos para um tempo de 16h para cada módulo. Irei carregar o conhecimento para vida toda e agradeço ao SESCOOP e à Coopmac pela oportunidade!”, disse fazendo uma avaliação do curso.
Visão mais ampla, mais crítica e mais humana da cooperativa foram aprendizados adquiridos por Marlete Ribeiro, Auxiliar Administrativo da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores da UESB – CREDIUESB. Ela complementa: “O curso foi muito enriquecedor. Como ele trouxe uma diversidade de conteúdos nos 10 módulos, foi possível adquirir muitos conhecimentos e desenvolver competências e habilidades que envolvem o todo da cooperativa. Como eu trabalho na parte de atendimento participar desse curso de gestão possibilitou ter uma visão diferenciada da cooperativa, ter um raciocínio crítico, analítico, ter foco na qualidade e nos resultados. Também desenvolvi capacidade na tomada de decisões, de gerir pessoas e recursos. Poder analisar o todo da cooperativa e não só o ambiente que estou acostumada”.
Após os 10 módulos do curso, para Nélio Costa, Conselheiro na cooperativa Sicoob Norte Sul, ficou a responsabilidade, enquanto gestor, de buscar sempre a profissionalização da gestão com foco na governança cooperativista. E reforça: “Os momentos de intercooperação nos ajudou bastante na ampliação dos nossos conhecimentos unindo a teoria e a prática. Creio que nossa responsabilidade agora aumenta e o desafio continua na medida em que agora precisamos colocar em prática, aplicar o conhecimento adquirido em nossas cooperativas. Quero agradecer ao SESCOOP por nos proporcionar momentos de grande valia para as nossas vidas e para o cooperativismo baiano”.
Novos ciclos do Gescoop estão previstos para 2019 e, assim, o Sescoop Bahia continuará seu trabalho de promover a profissionalização da gestão nas cooperativas.
Saiba mais sobre o Gescoop
O Curso de Formação de Dirigentes e Gerentes de Cooperativas, antes chamado de Programa, foi desenvolvido, em 2015, e, desde então, vem sendo realizado com vistas a atender a demanda das cooperativas baianas com o intuito de promover a capacitação dos seus dirigentes e gerentes, nos diversos ramos de cooperativas, nas áreas de: recursos humanos, gestão, finanças, negócios, planejamento, governança e educação cooperativista. Os presidentes solicitaram essa capacitação durante os Encontros Regionais de Presidentes para ampliar o acesso das cooperativas às soluções de qualificação profissional visando promover melhorias no desenvolvimento das cooperativas com vistas à profissionalização da gestão cooperativista.
Relembre como foi o início desse ciclo clicando aqui.
Por ASCOM SESCOOP/BA
Atento ao desenvolvimento de presidentes, diretores e gerentes de cooperativas de crédito associadas ao Sicoob BA, o Sescoop Bahia promoveu o Programa de Educação Executiva, ministrado pela Fundação Dom Cabral, escola de negócios que oferece há 40 anos o que existe de mais inovador em Soluções Educacionais nacionais e internacionais, capacitando executivos e gestores públicos e privados.
O Programa teve carga horária de 104 horas para cada turma, e no dia 11 de dezembro foi realizada a entrega de certificados de conclusão para os 30 presidentes e diretores e, no dia 13, aos 30 gerentes, ambos eventos em Salvador. A capacitação teve como objetivo desenvolver gestores nas competências profissionais gerais e de gestão do Sicoob, promovendo integração e alinhamento entre os diferentes níveis de liderança.
De setembro a dezembro deste ano as turmas realizam quatro módulos presenciais que abordaram assuntos como “Identidade de gestão Sicoob”, “Foco em resultado e visão sistêmica”, “Liderança e desenvolvimento de equipes” e “Mudança organizacional”. Durante a formação, os participantes tiveram sua competência desafiada, sendo colocados diante de problemas complexos que demandam visão integrada e capacidade de tomar decisões de maneira articulada com as diversas áreas do negócio.
Para o Presidente do Sicoob Credmed, Augusto César Hôlmer, a relevância de ter participado do Programa foi a abordagem voltada para o mundo corporativo e como as empresas se preparam para competir no mercado. “A grande vantagem foi [o programa] não ser estandardizado para o cooperativismo. Foi voltado para conhecimento das práticas e experiências que são passadas para os executivos das empresas de modo geral. A experiência mais interessante foi a nossa abertura para uma visão voltada às mudanças no segmento corporativo e no desenvolvimento da cultura das empresas, como utilizar a cultura em favor do nosso negócio cooperativo”.
Para Magna Gomes Matos, Diretora Administrativa do Sicoob Norte Sul, o programa contribuiu para seu crescimento profissional e pessoal e trouxe aspectos na formação de excelência de um líder, principalmente no que diz respeito aos aspectos de gestão estratégica e de pessoas, que, segundo ela, é a mola mestra de desenvolvimento e mobilidade sistêmica. “Ocorreram vários momentos considerados de grande relevância, no entanto, chamou minha atenção enquanto aprendizado entender que trabalhamos por um propósito, um significado que é transformar por meio do cooperativismo a nossa sociedade, numa sociedade mais justa e mais sustentável”, complementou.
Agregar novos conhecimentos e fazer uma autoavaliação. Esses foram pontos destacados pela Gerente de Relacionamento do Sicoob Coopere, Fabiane Carneiro, ao avaliar a capacitação. “Fizemos uma autoavaliação sobre o nosso agir e o ser, tanto no lado profissional como pessoal. Aprender a distinguir a individualidade de cada colega também foi um ponto chave para melhorar o relacionamento no ambiente de trabalho. Saí super satisfeita do curso”, disse.
O programa de educação executiva vai ao encontro de uma série de ações realizadas pelo Sescoop Bahia para o aprimoramento dos gestores, funcionários e cooperados de cooperativas de crédito do estado, tanto no segmento operacional quanto no estratégico.
Por Ascom Sescoop/BA
Fotos cedidas pelo Sicoob Central BA
As cooperativas baianas têm caminhado em busca da excelência da gestão e o Sescoop Bahia é um grande incentivador desse processo ao promover tanto capacitações para a adesão das cooperativas ao PDGC - Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas quanto intercâmbios de boas práticas de gestão.
O ciclo de intercâmbios desse ano oportunizou que 118 pessoas, representando 54 cooperativas da Bahia, conhecessem as experiências bem sucedidas de cooperativas brasileiras que estão avançando por meio do PDGC e já foram reconhecidas pelo Prêmio Sescoop Excelência de Gestão (saiba mais sobre o prêmio). As cooperativas baianas participantes dos intercâmbios foram as que concluíram o ciclo 2018 do PDGC e estiveram presentes no Workshop Plano de Melhorias.
Agenda
Os intercâmbios aconteceram em quatro estados do país: Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Confira a agenda:
- Dias 30 e 31 de outubro a delegação formada por cooperativas educacionais foi a Campos dos Goytacazes/RJ e Nova Friburgo/RJ para conhecer a Cooperativa de Trabalho Educacional Prouni e a Cooperativa de Trabalho Educacional Escola Friburgo;
- Dias 12 e 13 de novembro o grupo composto por cooperativas de saúde, trabalho e transporte foi a Belo Horizonte/MG para conhecer a Coopmetro, a Unimed-BH, o Sicoob Credicom e Sistema Ocemg;
- Dias 27 e 28 de novembro, representantes de cooperativas agropecuárias foram até Carambeí/PR e Maringá/PR para conhecer a Cooperativa Agroindustrial Frísia e a Cocamar.
- Já diferentes delegações formadas por cooperativas de crédito seguiram a seguinte programação: dia 12 de novembro os representantes do Sicoob Cooperbom conheceram o Sicoob Central Unicoob e o Sicoob Metropolitano, ambos em Maringá; nos dias 27 e 28 de novembro outra delegação foi até o Rio Grande do Sul visitar a Sicredi Serrana, em Carlos Barbosa, e a Sicredi Pioneira, em Nova Petrópolis; e, por fim, nos dias 4 e 5 de dezembro outro grupo participou do intercâmbio no Sicoob Saromcredi e na Cooperativa Educacional de São Roque de Minas, localizados em São Roque de Minas/MG.
Experiência
Por meio dos intercâmbios, os cooperativistas baianos, sejam dirigentes, funcionários e cooperados, conheceram de perto as experiências de gestão e governança das cooperativas visitadas; o que as tornam competitivas no mercado, como a realização de programas voltados para planejamento, sustentabilidade, educação cooperativista, relacionamento com o quadro social; e qual o impacto que elas promovem para o desenvolvimento das comunidades em que estão inseridas. Em todas as cooperativas a implantação do PDGC é compromisso de todos, desde a alta direção até a área técnica operacional, e os ganhos com a adesão ao programa só trouxeram benefícios, embora seja preciso empenho para cumprir todas as suas fases (saiba mais sobre o PDGC).
Depoimentos
As cooperativas retornaram para suas bases com muitos conhecimentos para multiplicar e colocar em prática, de acordo com as suas realidades e necessidades. Acompanhe alguns depoimentos de quem participou:
“Participar do intercâmbio é sempre enriquecedor. É uma experiência que possibilita ganhos tantos nas competências técnicas como nas comportamentais. Muito importante ter a oportunidade de acessar essas cooperativas que hoje são modelos de excelência e inovação, mas que começaram pequenas e através da profissionalização da gestão e alinhadas com a missão e valores estão consolidadas. Retornarmos abastecidos de motivação e ideias para colocar em prática. Agradeço imensamente ao SESCOOP/BA pela oportunidade”. Marianne C. Reis, Assistente do NDH da Unimed Itabuna
“O intercâmbio foi importante porque pudemos conferir o uso das ferramentas do PDGC através de cooperativas que já implantaram. Importante também foi o testemunho dos gestores em relação às dificuldades iniciais, mas que foram superadas com perseverança e comprometimento com os resultados. Planejamento foi a palavra-chave mostrando que as ações precisam ser implementadas e acompanhadas para que o objetivo seja alcançado”. Maria Sirlene de Souza, Gerente Administrativo Financeiro da Cooperativa Agrícola Juazeiro Bahia - CAJ
“O meu maior aprendizado foi a assimilação de um conjunto de boas práticas de gestão. Poder ver as inovações em diferentes campos da atividade cooperativa é inspiração para a edificação aqui na minha cooperativa. Foi uma experiência incrível e muito válida”. Camila Dorea Fernandes Silva, Presidente da Cooperativa de Trabalho Odontológico de Feira de Santana - Uniodonto Feira de Santana
“Foi incrível a experiência de conhecer e vivenciar as melhores práticas das cooperativas e programas sociais que fazem parte do escopo das mesmas. Enxergar e sentir a viabilidade de aplicar na nossa realidade os programas sociais almejados foi muito enriquecedor. Voltamos com a certeza que poderemos transformar e impactar a nossa comunidade”. Michelle Araújo, Analista de Gestão de Pessoas da Cooperativa de Crédito dos Servidores Públicos no Estado da Bahia - Sicoob Cred Executivo
“Destaco a experiência da Cocamar/Maringá. Uma cooperativa extremamente estruturada, organizada, com histórico de excelência na gestão, onde os valores cooperativistas sempre são valorizados. Agradecemos em nome da Coopaita ao Sescoop/BA e a OCEB por ter nos proporcionado esse intercâmbio muito significativo, marcante e de grande aprendizado para a nossa gestão”. Aderval, Diretor Presidente da Cooperativa Agroindustrial de Itaberaba - Coopaita
“Fomos ver de perto a história e as boas práticas sendo aplicadas com paixão e responsabilidade, vivendo um desafio diário de transformar o atendimento em relacionamento. Estou muito feliz por ver de perto histórias com tanta riqueza de detalhes, que me transportaram para o passado e percebi que devemos resgatar nos mínimos detalhes a história da nossa cooperativa, para que no futuro tenhamos algo positivo e sólido para contar aos nossos netos e todos que darão continuidade”. Arnóbio Rios, Presidente do Sicoob Sertão e Conselheiro Fiscal do Sescoop/BA
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Por Ascom Sescoop/BA
Sabendo da necessidade de promover capacitações voltadas para conselheiros de administração e fiscal, dirigentes e funcionários das cooperativas, para que se apropriem de assuntos que servirão para o desenvolvimento das cooperativas baianas, o Sescoop/BA promoveu, em Salvador, nos dias 22 e 23 de novembro, mais um Curso Preparatório para Certificação de Conselheiro de Administração e Fiscal de cooperativas de crédito associadas ao Sicoob Central BA.
Os participantes aprenderam e debateram sobre temas que são úteis para o melhor desempenho no exercício do cargo, bem como sobre assuntos relacionados ao cooperativismo. A capacitação foi feita pelo instrutor Alcenor Pagnussatt, profissional com ampla experiência em consultoria e treinamento para Cooperativas em todo o país.
Ter um curso dessa natureza é relevante para nivelar o entendimento dos que exercem esse tipo de função nas cooperativas, segundo pontou o conselheiro fiscal do Sicoob Coopemar, Luciano Maia de Oliveira. “É importante para que os conselheiros tenham um maior nível de entendimento sobre o sistema cooperativo”, disse.
Ismaelton Carneiro, Conselheiro Fiscal do Sicoob Coopere de Valente, participou do curso e já teve a oportunidade de fazer a prova de certificação. Ele confirmou que os assuntos tratados na capacitação foram vistos na prova e complementou: “O curso é de fundamental importância para tirarmos algumas dúvidas, termos esclarecimentos e partilharmos uns com os outros as nossas experiências”.
Ao desenvolver ações de educação cooperativista em diferentes modalidades para cooperativas, o Sescoop/BA contribui para alcançar um dos seus objetivos estratégicos: “Promover a profissionalização da gestão e da governança cooperativista”.
Por Ascom Sescoop/BA
O Cooperativismo Baiano pode contar com contadores ainda mais qualificados para contribuir com o desenvolvimento da gestão contábil das cooperativas. Isso porque, após cinco módulos, contadores que atuam em cooperativas baianas e estão regulares com o Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia – CRCBA, finalizaram o Formacont – Formação de Contadores Cooperativistas.
Essa capacitação, promovida pelo Sescoop/BA, começou em janeiro deste ano e finalizou no dia 21 de setembro. O objetivo foi aprimorar o conhecimento desses profissionais na elaboração de prestação de contas e demonstrações contábeis, de acordo com as exigências da lei do cooperativismo e das Normas Técnicas do Conselho Federal de Contabilidade aplicadas às Sociedades Cooperativas. Foram, ao todo, 50 participantes certificados, após vivenciarem 80h e aprofundarem conhecimentos sobre: Elaboração de Prestação de Contas e Demonstrações Contábeis, Legislação aplicada às Cooperativas, Tributação aplicada às Cooperativas e Obrigações Acessórias.
Representando a Comissão Técnica de Contabilidade para Cooperativas, André Luís Barbosa, Vice-presidente do CRCBA, expressou a sua satisfação em ter participado do encerramento do Formacont. Para ele, essa capacitação traz um entendimento da importância que se tem de fazer uma contabilidade correta, com qualidade, voltada para as cooperativas. “Não adianta apenas desenvolver o trabalho pautado com fins econômicos, sem se preocupar com as obrigações fiscais, trabalhistas, que perpassam pelas questões burocráticas. Inclusive, isso faz as entidades crescerem bastante”.
A contadora Rejane Salete, que presta serviço para cooperativas de Barreiras e região, como a Coopeb, evidenciou a carência que tinha de capacitações voltadas para a gestão contábil das cooperativas e o Formacont veio suprir essa demanda. “Temos muito material para colocar em prática e fazer o diferencial no dia a dia do nosso trabalho junto às cooperativas”, disse.
Para José Oliveira Reis, contador de cooperativas sediadas em Itabuna, como a Coopsul, destacou que essa formação, além de ter agregado muito conhecimento, possibilitou a troca de experiências: “Foi muito bom conhecer outros colegas da área e trocar experiências. Saber se eles trabalham da mesma forma que nós. Nos comunicamos e isso foi um ganho”.
Todos os que participaram vão poder contabilizar as horas do curso como pontuação por carga horária junto ao Conselho Regional de Contabilidade da Bahia (CRCBA), pois o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – SESCOOP/BA é credenciado como Unidade Capacitadora do Programa de Educação Profissional Continuada (EPC) do CRCBA.
Promovendo o Formacont e outras capacitações voltadas para os profissionais de contabilidade, o Sescoop/BA reafirma seu compromisso de contribuir para a melhoria da gestão contábil das cooperativas baianas, por acreditar que a formação continuada é uma das formas mais eficazes.
Por Ascom Sescoop/BA
Depois da rodada de Workshops Regionais do PDGC (Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas), o Sescoop/BA realizou mais dois eventos com o objetivo de promover a adoção de boas práticas de gestão e de governança pelas cooperativas baianas. Dessa vez, dirigentes, funcionários e cooperados estiveram em Salvador para ampliar conhecimentos sobre melhorias de processos operacionais e de gestão, sendo que nos dias 02 e 03 de outubro o evento foi direcionado para cooperativas de diferentes ramos (saúde, trabalho, transporte, educacional e agropecuário) e, nos dias 04 e 5 de outubro, para as de crédito.
Saber o que são e quais processos o PDGC contempla, como mapeá-los, estruturá-los e documentá-los foi o foco desses Workshops, como explica o instrutor Francisco de Teixeira Neto. “O objetivo é fazer com que eles entendam melhor o que são os processos e documentem esses processos estabelecendo procedimentos operacionais e mapeando-os. A grande dificuldade das cooperativas, em geral, é que elas realizam as práticas, mas têm poucas evidências. Vamos ajudá-las a entender como evidenciar os processos tanto no sentido de qual o padrão esperado quanto a melhor maneira de documentar”, disse Neto.
A abertura dos eventos foi feita pelo presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, juntamente com os conselheiros da OCEB e do Sescoop/BA presentes no evento e que fazem parte das cooperativas. Ele atribuiu o aumento da adesão ao PDGC ao entendimento das cooperativas sobre a importância e necessidade de fazer negócios e, para isso, aperfeiçoar a gestão e ter um bom relacionamento com os cooperados são aspectos fundamentais.
Destacando o apoio que o Sescoop/BA tem dado às cooperativas participantes do PDGC, o Diretor Presidente da cooperativa Sicredi Salvador, Miguel Calmon, avaliou a relevância desses eventos: “A busca pela excelência na gestão é um caminho que precisa ser constantemente revisitado, no intuito de aprimorar e desenvolver as boas práticas de gestão”.
O amadurecimento das cooperativas no preenchimento do instrumento do PDGC foi um dos aspectos que chamou a atenção de Claudia Coelho Ferraz, da Cooperativa de Trabalho da Região Sudoeste da Bahia - Coopersurba. A cooperativa que ela faz parte já participa há três ciclos do PDGC e, considerando essa trajetória, comentou: “A nossa nota caiu em 12%, mas eu não estou triste e, sim, alegre, porque constatamos que estamos trabalhando melhor para responder ao PDGC, pois respondíamos sem nos preocupar com a qualidade na resposta”. A realização de ciclos anuais de capacitação sobre o PDGC contribui, segundo ela, para qualificar os debates e as trocas de experiências, tanto entre as cooperativas quanto com os instrutores.
Programação
Os Workshops também contaram com a reflexão sobre como as cooperativas podem desenvolver projetos voltados para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS da ONU, atentando para o princípio cooperativista “Interesse pela comunidade”. Esse tema já tem sido trabalhado em outras capacitações do Sescoop/BA [veja aqui] para que as cooperativas, cada vez mais, realizem projetos contínuos e transformadores dentro do que propõe o Dia de Cooperar – Dia C.
Já o encerramento dos Workshops foi com uma palestra motivacional “Cooperativas Caminhem para a Excelência” para que todos os participantes retornassem mais entusiasmados para colocar em prática o que aprenderam e, assim, melhorar a gestão, a governança e a qualidade dos produtos e serviços oferecidos pelas cooperativas.
Balanço em números
Os dois Workshops Plano de Melhorias reuniu 106 participantes de 30 cooperativas baianas dos seguintes ramos: Saúde, Trabalho, Transporte, Educacional, Agropecuário e Crédito. Vale ressaltar que todas as cooperativas participantes já preencheram o instrumento do PDGC.
Por Ascom Sescoop/BA
Quem participou da 8ª edição do Workshop dos Profissionais de Secretariado da Bahia, que ocorreu nos dias 28 e 29 de setembro, em Salvador, pôde acompanhar uma programação diversificada voltada para profissionais de secretariado e assessores que atuam em cooperativas baianas.
Esse evento já é promovido há oito anos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - Sescoop/BA para esse público, buscando aprimorar as técnicas e práticas, conhecimentos, atitudes e habilidades essenciais ao desenvolvimento das funções que os profissionais exercem nas cooperativas. Foram dois dias de contato com palestrantes experientes que trataram sobre técnicas secretariais, redação empresarial, ética, relação intrapessoal aliada à visão sistêmica da cooperativa e neuroliderança com foco nas práticas secretariais.
A metodologia utilizada e os conteúdos abordados superaram as expectativas de Claudenice Souza Ferreira, Auxiliar de Secretaria da Coperil - Cooperativa de Ensino da Região de Irecê, que participa pelo segundo ano do workshop. “Foi dinâmico e a possibilidade de interação faz com que assimilemos mais os conteúdos”. Ela também destacou que sempre retorna para a cooperativa com aprendizados que ajudarão a melhorar o seu relacionamento com os públicos, tanto interno quanto externo.
O tema que chamou a atenção de Camila Magalhães, Assistente Financeira da Coopermulta - Cooperativa de Trabalho Multidisciplinar de Prestação de Serviços e Assistência Técnica, foi sobre ética e cooperação. Para ela, é um assunto atual e que tem sido muito debatido na sociedade. E acrescenta: “Vou repassar o que aprendi para os colegas e cooperados”.
SomosCoop
Considerando o compromisso da Bahia de divulgar, cada vez mais, o SomosCoop, o workshop também teve um espaço para tratar sobre esse Movimento, que tem ressignificado e fortalecido o cooperativismo no Brasil. A analista de Comunicação Social do Sistema OCB, Gabriela Prado, esteve no evento e dialogou sobre o que é o SomosCoop e o seu propósito. Além disso, ela falou sobre a linguagem verbal do Somoscoop, apresentando informações e exemplos para inspirar todos que trabalham para divulgar o cooperativismo, como os profissionais de secretariado, e que lidam diariamente com muitas pessoas e desempenham múltiplas tarefas. “Importante contarmos com todos para envolver as pessoas na causa cooperativista, falar de um jeito próximo, convidar para fazer parte”, disse Gabriela.
O relato de uma das participantes demonstra que a mensagem do SomosCoop já a sensibilizou. “Eu me senti importante por fazer parte de uma cooperativa. Sentimos orgulho por fazer parte, principalmente depois de ter visto os vídeos do SomosCoop e do quanto as cooperativas têm crescido no mercado”, expressou Animary Maria Lima, secretária da Coopex – Cooperativa Educacional de Xingó.
O Sistema Cooperativista Baiano tem trabalhado para disseminar a doutrina e cultura cooperativista e reforçar para os funcionários de cooperativas, como os que atuam como secretárias(os) e assessores, o quanto eles e elas são importantes para o funcionamento dessas organizações e para o cooperativismo.
Por Ascom Sescoop/BA
Os cursos voltados para os conselheiros fiscais das cooperativas baianas continuam e o que finalizou recentemente foi realizado em Salvador, voltado apenas para cooperativas do Ramo Crédito. Essas capacitações são promovidas pelo Sescoop/BA e têm como objetivo qualificar os conselheiros para que exerça da melhor forma esse cargo.
Os participantes aprenderam e debateram sobre temas que são úteis para o desempenho no exercício do cargo, bem como sobre o papel do conselho face à gestão da cooperativa e do alcance de boas práticas de governança.
O instrutor do curso, Danilo Matos, fez um balanço da capacitação e destacou a participação do público nesse último evento. “Trabalhamos as necessidades e especificidades do ramo crédito, com exemplos em relação às práticas de governança, considerando os padrões do próprio PDGC (Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas). A turma foi bem diferenciada, com alto envolvimento, e conseguiu enriquecer muito o trabalho”, disse.
A turma foi formada tanto por quem já atua há um tempo como para quem está exercendo pela primeira vez o cargo. Esse é o caso de Andrea Alves, representante da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Médicos e Demais Profissionais de Nível Superior da Área de Saúde de Salvador e Reg. Metropolitana - Sicoob Cremed, que assumiu recentemente o cargo de conselheira fiscal suplente da cooperativa. Ela disse que o curso agregou novos conhecimentos, ainda mais para quem tem mais experiência na área técnica e não atua diretamente com finanças e fiscalização.
Já para Gilnei Mendes, conselheiro fiscal titular da Cooperativa de Crédito do Sertão Baiano - Sicoob Sertão, a capacitação serviu para reforçar o que já sabe e, segundo ele, os integrantes de um conselho fiscal precisam se qualificar continuamente. “Se pararmos de investir na educação cooperativista nós ficamos para trás”, concluiu.
O Sescoop/BA desenvolve ações de educação cooperativista em diferentes modalidades para cooperativas, contribuindo para o alcance de um dos seus objetivos estratégicos: “Promover a profissionalização da gestão e da governança cooperativista”.
Por Ascom Sescoop/BA
Jovens cooperativistas conscientes sobre seu papel para o desenvolvimento sustentável das cooperativas e do quanto podem colaborar para fortalecer a cultura da cooperação na sociedade já estão ajudando a construir a história do cooperativismo baiano. E uma das razões que justifica essa compreensão é a participação desses jovens no ciclo 2018 do Programa Juventude Cooperativista – JovemCoop, promovido pelo Sescoop/BA, em parceria, com as cooperativas: SICREDI Região Sul da Bahia, sediada em Itabuna, e COOMAP, localizada em São Sebastião do Passé.
As turmas totalizaram 45 participantes e foram formadas por funcionários, dirigentes, conselheiros e cooperados, bem como os cônjuges e filhos desses cooperados, das cooperativas parceiras (acima citadas), além da Unimed Itabuna, Uniodonto Região Sul da Bahia, Uniodonto Bahia Sul e Sicoob Coopec.
ENCERRAMENTO DO CICLO
A finalização desse ciclo aconteceu no final de julho, na Coomap, e início de agosto, na SICREDI Região Sul da Bahia, reunindo todos os participantes, gestores e funcionários das cooperativas envolvidas, dirigentes do Sistema OCEB e integrantes da Cooperativa de Trabalho dos Profissionais Liberais da Bahia (COOLIBA), responsável por ministrar as aulas do programa.
Durante os eventos de encerramento, depois de apresentarem seus trabalhos de conclusão de curso, os participantes foram certificados. Nas falas de avaliação ficou claro o quanto os jovens aprenderam no decorrer dos módulos sobre cooperativismo, liderança, relações interpessoais, governança, gestão, legislação cooperativista, autogestão e organização do quadro social da cooperativa, sendo que muitos desses assuntos têm correlação com o PDGC – Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas.
Nesta edição, um fato interessante merece destaque: mãe e filho participaram juntos do JovemCoop. Noelia Pereira Santos e Kevin Igor Santos dividiram a mesma sala e as experiências ao longo do ciclo. Noelia já é funcionária da Coomap e gostou da participação do filho porque, segundo ela, Kevin pôde aprender sobre o cooperativismo e desenvolver diferentes habilidades para atuar tanto nas cooperativas, quanto na comunidade.
APRENDIZADOS
Os conhecimentos adquiridos servirão não só para o exercício da liderança na cooperativa, mas são úteis para a vida. Essa é a opinião de Paulo Roberto Fonseca, que participou da turma no Sicredi Região Sul: “O JovemCoop foi uma experiência maravilhosa que eu vou levar pelo resto da vida. A gente aprende muito; os professores são qualificados; e compreender sobre a filosofia cooperativa agrega valor na carreira e pessoalmente porque você leva [os ensinamentos] para a vida”.
A expectativa dos participantes é que programas como o JovemCoop aconteçam em outras regiões da Bahia para oportunizar que mais pessoas desenvolvam o espírito de cooperação e seus talentos pessoais a serviço das cooperativas e da construção de uma sociedade melhor. “Foi enriquecedor participar do JovemCoop e pude perceber o quanto ele é bom para a nossa comunidade. Esse programa deve circular não só em nossa região, mas em todo o Brasil”, ressaltou Maicon de Jesus Santos, da Unimed Itabuna.
O Sescoop/BA está atento às demandas das cooperativas baianas e, por isso, já viabilizou a realização de novas edições do JovemCoop para esse ano. A cooperativa Sicoob Extremo Sul já está com as inscrições abertas para uma turma.
Assista ao vídeo sobre o JovemCoop na Bahia
Clique aqui e assista ao vídeo que preparamos para que conheça mais sobre a experiência do JovemCoop na Bahia e do quanto o cooperativismo tem proporcionado aos jovens experiências que contribuem para seu desenvolvimento pessoal e profissional por meio do despertar da cultura da cooperação e do fortalecimento da doutrina cooperativista.
Por Ascom Sescoop/BA
Fotos cedidas pelas cooperativas