Sistema OCEB promove capacitação continuada para seus funcionários
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - SESCOOP/BA e o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB promoveram, mais um ano, o Curso sobre Elaboração de Termo de Referência para seus funcionários, que se reuniram nos dias 11 e 12 de setembro, em Salvador/BA, para ampliarem seus conhecimentos nas áreas de licitação e elaboração de processos de contratação.
A capacitação ficou a cargo da JML Consultoria e Eventos com a condução do instrutor Jahson Costa (advogado, especialista em Direito Público e com ampla experiência em pregão presencial e eletrônico), que abordou sobre a natureza jurídica das organizações integrantes do “Sistema S”, noções gerais de licitação, as legislações aplicáveis e o passo-a-passo de como elaborar termo de referência.
Durante todo o curso, os participantes trocaram experiências por meio de exemplos práticos de processos licitatórios e esclareceram suas dúvidas com o apoio do instrutor. Foi o caso da Analista/Advogada do SESCOOP/BA, Érica Leal, que avaliou o curso como uma “oportunidade de obter informações atualizadas sobre elaboração de termo de referência, além de trocar ideias, experiências, tirar dúvidas e aprimorar os métodos adotados nas contratações da entidade”.
Já para Jussiara Lessa, Gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do SESCOOP/BA, os conhecimentos adquiridos vão possibilitar a melhoria nos processos de contratação executados pelo SESCOOP/BA e, consequentemente, a aquisição de produtos e serviços de qualidade atendendo às expectativas das cooperativas e a execução das ações previstas no Plano Anual de Trabalho do SESCOOP/BA.
A capacitação faz parte de uma ação continuada e atende ao Planejamento Estratégico de Gestão que é de “desenvolver continuamente as competências dos colaboradores”. A Gerente de Operações do SESCOOP/BA, Livia Conceição, adiantou a agenda dos próximos cursos: “teremos ainda este ano mais duas capacitações in company, uma, em novembro, com o tema de Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos e outra, em dezembro, com o foco no relacionamento interpessoal, que é imprescindível para a fluidez da comunicação e o bom andamento das atividades”.
O superintendente do Sistema OCEB, Alberto Batista, expressou o compromisso do SESCOOP/BA e da OCEB na promoção da capacitação continuada para a melhoria dos processos internos e o aprimoramento da qualificação profissional da equipe do Sistema OCEB e o impacto positivo dessas formações do quadro funcional para o desenvolvimento das cooperativas baianas.
Por Ascom SESCOOP/BA