SESCOOP/BA promove há sete anos o Workshop dos Profissionais de Secretariado
O sétimo Workshop dos Profissionais de Secretariado da Bahia foi realizado nos dias 28 e 29 de setembro de 2017, em Salvador, e reuniu secretárias e profissionais que assessoram os Conselhos e a Diretoria Executiva das cooperativas do Estado da Bahia, vinculadas ao Sistema OCEB.
O evento, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - SESCOOP/BA, oportunizou ao público participante adquirir conhecimentos atualizados sobre habilidades e atitudes essenciais do profissional de secretariado e como aplica-los nas atividades diárias das cooperativas em que atuam.
No primeiro dia do workshop, a palestrante Cristiane Lima Araújo ministrou a palestra “Inteligência Emocional no Contexto Empresarial”, temática atual que despertou o interesse dos participantes. Juliana Silva, secretária da Cooperativa de Administração e Apoio Logístico – COOPERALOGIS, situada no município de Itaberaba, destacou que a palestra a fez aprender bastante a como lidar melhor com as pessoas, e que essa atitude terá um reflexo positivo no desenvolvimento do seu trabalho. A programação também contou com a apresentação feita pelo presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, sobre o cooperativismo e seus elementos essenciais, reforçando o entendimento dos presentes a respeito da cultura da cooperação, da doutrina, dos valores e princípios do cooperativismo.
Dando continuidade, foi realizado o curso sobre temas relacionados ao comportamento do profissional de secretariado e suas habilidades profissionais e gerenciais. A instrutora Moyra Longhi conduziu a capacitação de forma participativa e apresentou dicas e informações úteis sobre atendimento, comunicação, redação de correspondências, conduta e etiqueta profissional, dentre outros assuntos. Segundo Moyra, o mercado de trabalho é muito exigente e essa área de secretariado executivo mudou muito ao longo dos anos, sendo considerada, atualmente, uma área estratégica, por isso, os profissionais precisam ter habilidades e competências diferenciadas. Dessa forma, “esse tipo de capacitação é de fundamental importância para agregar valor para o quê os profissionais fazem no dia a dia”, ressaltou.
Essa opinião é compartilhada por Nubia Silva, secretária da Cooperativa de Trabalho de Transporte Rodoviário de Passageiros, Executivos e Turísticos de Simões Filho – COOTRANSPEX, pois com o curso ela pode se atualizar, considerando as mudanças na dinâmica de trabalho do profissional de secretariado. “Com certeza, trouxe experiências novas e que levarei para o meu dia-dia”, afirmou.
A expectativa da participante Lorena Santos Ribeiro, secretária da Cooperativa de Capacitação, Prestação de Serviços e Assistência Técnica - COOPERCAP, situada em Ruy Barbosa, foi atendida: “É um prazer imenso participar de mais um Workshop de Secretariado realizado pelo SESCOOP/BA. Todo ano aguardo com grande expectativa por este treinamento, sempre esperando desenvolver ainda mais as minhas habilidades de maneira prática e eficiente e, ao término do evento, temos sempre a sensação de ter ido além do que esperávamos”.
O SESCOOP/BA tem buscado, ao longo dos últimos sete anos, realizar eventos e capacitações que disseminem novos conhecimentos aliados à doutrina cooperativista, visando contribuir com o trabalho do profissional de secretariado nas cooperativas.
Por Ascom SESCOOP/BA