Encontro de Negócios do Sicoob Central BA destaca protagonismo coletivo
Aconteceu entre os dias 12 e 14 de abril de 2019, em Arraial d’Ajuda, distrito de Porto Seguro/BA, a terceira edição do Encontro de Negócios do Sicoob Central BA. Promovido pelo Sicoob Central BA e o Sescoop/BA, o evento teve como objetivo oportunizar um estímulo às vendas, valorizar a cultura de pertencimento ao Sicoob e propiciar a integração dos empregados do eixo relacionamento com o associado das cooperativas filiadas, reconhecendo-os como um time único.
Contando com a presença de aproximadamente 200 participantes entre diretores, gestores e empregados da área de relacionamento das cooperativas filiadas; representante do Sescoop/BA; além de diretores, gerentes e equipe da gerência de negócios do Sicoob Central BA, o evento teve como tema: “Nosso protagonismo é coletivo”. Esse tema foi escolhido como um convite para as cooperativas financeiras serem um único time, com um objetivo único de promover a justiça financeira nas comunidades onde estão inseridas. Essa ideia de coletividade que o tema do evento propõe foi também relacionada com o futebol, esporte que traduz o princípio cooperativista, onde ninguém vence sozinho.
O presidente do Sicoob Central BA, Ivo Azevedo de Brito, realizou a abertura oficial do evento destacando a importância de sermos um time forte e unido lembrando que, para isso, a contribuição de todos é fundamental. Em seguida, convidou Jussiara Lessa, gerente de desenvolvimento de cooperativas do Sescoop/BA que demonstrou muita satisfação com os resultados obtidos pelas cooperativas desde a primeira edição do Encontro de Negócios, reforçando que a parceria entre o Sicoob Central BA e Sescoop/BA só contribui para que esses resultados sejam cada vez maiores.
Palestras
A primeira palestra foi proferida por Tatiana Matos, superintendente do Sicoob Universidade, que refletiu sobre o tema central do encontro, abordando o desafio e conceito do protagonismo coletivo. “É preciso ter estratégia, planejamento, resiliência e entender que o papel de cada um dentro de um time, faz diferença e é muito importante. Aqui, nosso time é o Sicoob”, disse. Ela fez analogia ao time da seleção brasileira em duas fases, demonstrando a necessidade de um processo de preparação (que envolve conhecimento, empenho, escolhas, estratégia compartilhada, união); de ação (envolvendo talento, clareza de propósito, confiança, empatia, resiliência); e de celebração (respeito à história, orgulho de ser, reconhecimento, gratidão e legado). Em seguida, apresentou algumas dicas para que os times pudessem agir e vencer.
Já Guilherme Ferreira, diretor do Sicoob Seguradora, deixou, durante a sua palestra, uma mensagem motivacional para os presentes, expondo uma playlist interativa de vendas, fazendo relação com os produtos, serviços e com o propósito do Sicoob. Ele lembrou uma ação fundamental para a área de vendas: “Quando a gente conhece a fundo os nossos produtos, conseguimos oferecer mais possibilidades e a melhor solução para o associado”.
Após a palestra, o Bancoob (Banco Cooperativo do Brasil), por meio das consultoras Ana Paula Takano, Kellen Milhomens e Tatiane Cerqueira, trouxe informações sobre o momento vivido pela Central, os desafios enfrentados e as conquistas de 2018, ressaltando os “troféus fidelidade” conquistados por duas cooperativas filiadas.
Encerrando as atividades do dia, os participantes foram surpreendidos com a palestra de Carlos Alberto Parreira, ex-técnico de futebol e campeão mundial pela Seleção Brasileira. Parreira apresentou fatos que marcaram sua trajetória como um campeão em sua atuação no futebol e relacionou esses fatos ao desempenho de um time organizacional. Sua abordagem contemplou diversas dicas voltadas para preparação, oportunidades e trabalho em equipe.
O segundo dia do encontro foi conduzido pelo Instituto Fenasbac, vinculado à Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central, que realizou palestras voltadas para o compartilhamento de melhores práticas, integração entre equipes e cooperação. Os assuntos abordados focaram na importância do protagonismo, impacto positivo, vendas extraordinárias, alavancagem de negócios, empatia e resultados para comunidade, tudo acompanhado de atividades gameficadas que garantiram a transferência da aprendizagem para a prática.
Celebrando resultados e novos desafios
O evento também proporcionou momentos de reconhecimento para as vencedoras das etapas de 2018 da Campanha Super Vendedor – campanha estadual de vendas - e das agências destaque, além da entrega da premiação para os Mega Vendedores de 2018. Também foram premiados os campeões das etapas de janeiro e fevereiro do Super Vendedor de 2019. A entrega dos prêmios contou com a presença de Falcão, considerado o maior jogador de futsal do mundo.
O encerramento ficou a cargo de Alexsandro Silva e Josemir Pereira, diretores do Sicoob Central BA, que ressaltaram a importância de todos desenvolverem atitude proativa, por meio do protagonismo individual e coletivo, em busca do aumento do IAP (Índice de Aproveitamento de Produtos). Além disso, os participantes foram desafiados a se tornarem educadores financeiros, ratificando o diferencial do Sicoob.
Para finalizar, os participantes se reuniram para celebrar o sucesso do evento.
Por Sicoob Central BA (Com ajustes da Ascom Sescoop/BA)
Fotos: Enaldo Pinto