Sistema OCEB realiza flash mob no metrô de Salvador
O mês de setembro para o Sistema Cooperativista Baiano é sinônimo de solidariedade. Juntamente com as cooperativas baianas, a OCEB e o SESCOOP/BA levantam a bandeira da campanha “Coopere com a Vida: Seja doador de órgãos e avise a sua família”, fazendo referência ao Setembro Verde.
E para ampliar a visibilidade sobre essa causa humanitária, ações educativas estão acontecendo para incentivar e motivar a população sobre o entendimento acerca do transplante de órgãos e também para convidar para a Caminhada Cooperativista Baiana (saiba mais aqui). Em parceria com o Centro de Formação em Artes da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb/SecultBA) aconteceu, no dia 05/09 um flash mob na Estação Acesso Norte do Metrô, em Salvador.
A parceria com o CFA da Funceb surgiu a partir da ideia de fomentar e utilizar a linguagem da dança como elemento artístico e cultural, de forma inspiradora e contagiante. “No Centro de Formação em Artes desenvolvemos um conjunto de ações que fortalecem os elos sociais do público que as integram. Sendo assim, contribuir nesta campanha diz muito sobre a perspectiva educacional, política e cultural que fomentamos nos nossos processos artístico-pedagógicos”, afirma Jacson do Espírito Santo, diretor do Centro de Formação em Artes (CFA).
O presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, explica o motivo das cooperativas abraçarem, desde 2017, a conscientização sobre esse tema: “Mesmo o estado tendo estrutura para fazer transplantes de órgãos, a doação é muito baixa. A pessoa fica na fila por anos, devido a falta de doadores. Sendo assim, resolvemos abraçar essa causa tão nobre que é a de conscientizar e incentivar a população baiana para conversar com suas famílias e se predispor à doação de órgãos”.
Em breve, o vídeo do flash mob estará disponível nos canais de comunicação do Sistema OCEB.
Por Ascom Sescoop/BA (Com informações do site da Fundação Cultural do Estado da Bahia)