DIRECOOP 2019: Sistema OCEB inicia ciclo de encontros regionais
Notícias desenvolvimento
Com o compromisso de ajudar as cooperativas baianas a fortalecerem suas estratégias e de expandirem a cultura da cooperação, o Sistema Cooperativista Baiano realiza, entre os meses de julho e agosto, a sétima edição do Encontro Regional de Presidentes, Dirigentes e Gestores do Cooperativismo Baiano – Direcoop. O ponta pé inicial do encontro foi dado nesta sexta-feira, (12/07), na cidade de Feira de Santana, onde estavam reunidos representantes de cooperativas de diversos ramos.
Além do planejamento participativo, fazendo o levantamento das ações que serão prioritárias para o exercício de 2020, e da prestação de contas das atividades realizadas em 2018, neste ano o Direcoop conta, ainda, com a apresentação dos resultados do 14º Congresso Brasileiro do Cooperativismo - CBC, que aconteceu em maio deste ano.
O presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, iniciou o encontro apresentando os resultados do Direcoop 2018 e a lista de 10 prioridades definidas durante os encontros, que têm norteado as atividades que estão sendo e que serão realizadas neste ano pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – SESCOOP/BA. Para Tecchio, o “Direcoop é sempre sinônimo de bom trabalho. Assim como no ano passado, vamos iniciar hoje a definição das prioridades para o nosso planejamento do ano que vem. Daqui para frente, nosso desafio é colocar tudo que for decidido nos encontros em prática.”
PLANEJAMENTO E INOVAÇÃO
Sendo o mais importante evento voltado para o cooperativismo, o 14° Congresso Brasileiro de Cooperativismo - CBC, não poderia ficar de fora da pauta do Direcoop 2019. Desta forma, foram apresentados às cooperativas, não apenas as diretrizes definidas no CBC, mas também os pequenos detalhes do evento, narrados pelo presidente. “A comissão da Bahia foi formada por 49 representantes, que fizeram valer a pena a presença nesse espaço. Por isso, nos sentimos na obrigação de trazer os detalhes deste evento, que mostrou a força do cooperativismo brasileiro”, sinalizou Cergio Tecchio.
Uma novidade para os encontros deste ano é a forma de escolhas das prioridades que construirão o planejamento do Sistema OCEB, que desta vez, serão escolhidas através de votação eletrônica pelo smartphone dos participantes. Inovação que tem como proposta diminuir a quantidade de papel utilizado nos encontros.
Camila Dórea, presidente da Uniodonto - Feira de Santana, foi proponente de uma das diretrizes aprovadas no CBC, e teve a oportunidade de apresentar a proposta que foi aprovada também pelos representantes do Direcoop. “Foi de grande valia para mim colocar uma diretriz que foi priorizada no CBC e ser priorizada aqui em Feira de Santana novamente. O cooperativismo é o futuro, realmente”, conta.
COOPERATIVISMO DO FUTURO
Além de dirigentes e representantes de cooperativas, o encontro em Feira de Santana contou com a presença de um grupo de estudantes do curso de Gestão de Cooperativas, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, que acompanharam de perto as demandas apresentadas pelas cooperativas baianas.
Para Vivian Santos, a atividade “permitiu associar as práticas da sala de aula com as demandas pautadas pelas cooperativas. As diretrizes que foram apresentadas são um reflexo das demandas que são necessárias para o desenvolvimento das cooperativas baianas”, contou.
O ciclo Direcoop 2019 acontece em mais cinco municípios. As inscrições podem ser feitas pelo site www.eventos.bahiacooperativo.coop.br/ , onde também encontra-se a programação completa do evento.
OUTROS LINKS
Fotos do Direcoop 2019 em Feira de Santana
Minuto da Cooperação Especial Direcoop 2019
Ascom OCEB