Cooperados e colaboradores participam do Curso de Vendas e Mercados
Cooperados e colaboradores de cooperativas baianas participaram no dia 28 de outubro, do Curso de Vendas e Mercados, oferecido pelo Sescoop/BA. Os presentes tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimento e habilidades, para planejar e executar todas as etapas do processo de vendas dos produtos/serviços de suas cooperativas.
A capacitação está sendo realizada em diversas cidades da Bahia. No dia 27.10, a cidade de Feira de Santana recebeu o curso, e em novembro, será realizado em Vitória da Conquista (07.11), Itabuna (09.11) e novamente em Salvador, com uma turma exclusiva para as cooperativas de crédito (11.11).
As aulas estão sendo ministradas por Edi Carlos Borges, consultor e especialista em gestão empresarial. Para ele, debater sobre vendas e mercados com profissionais de cooperativas, em especiais aqueles que não tem uma formação na área administrativa, é fundamental para o seu crescimento e sobrevivência no mercado. “Vendas é o coração pulsante da cooperativa. Sem vender não há razão de existir, e todos são responsáveis por este processo”, pontua o consultor.
Sandra Cohim, presidente da Unifisio, já participou de diversos eventos do Sescoop/BA, e afirma que assim que soube do curso, percebeu a sua relevância. “As cooperativas de uma maneira geral têm grande competência técnica ao desenvolver suas atividades, porém, têm dificuldade em vender o seu produto/serviço para o público externo. O curso está sendo bastante útil para quebrar esta barreira”, completa Sandra.
Durante todo o dia, os presentes debateram sobre aspectos importantes no processo de vendas e análise de mercado, desde os conceitos iniciais sobre negociação, planejamento de vendas, comunicação, análise do perfil do consumidor, até prospecção e pós-venda. Para Rodrigo Chaves, funcionário do departamento comercial da Uniodonto, a iniciativa do curso é extremamente importante e fundamental para as cooperativas de todos os ramos e, sinaliza que estes debates devem ser feitos com frequência, incentivando inclusive a intercooperação entre as cooperativas.