V Olimpíadas Esportivas das Cooperativas Educacionais é realizada em Eunápolis
Notícias desenvolvimento
O mês de setembro é um período de celebração para as cooperativas educacionais baianas. É neste mês que elas se reúnem para realizar as Olimpíadas Esportivas das Cooperativas Educacionais, onde os alunos do ensino fundamental e médio se reúnem para competir em diversas modalidades. Este ano as olimpíadas estão em sua V edição, onde foram sediadas pela Cooperativa Educacional de Eunápolis – Cooeduc, nos dias 15, 16 e 17, contando com cerca de 1.500 pessoas durante os três dias, entre atletas, alunos, familiares e professores.
Poucos fenômenos sociais têm tanta inserção na sociedade quanto os esportes, e é por isso que o Sescoop/BA apoia este projeto, pois, acredita que a prática esportiva possui potencial integrativo, de comunhão, pertencimento, congregando pessoas em torno de si, além de fomentar a formação de valores e conduta entre todos os presentes. Para o diretor da Cooeduc, Adilson Correia, o evento é um momento fundamental para as cooperativas experienciarem a intercooperação, o intercâmbio cultural e esportivo entre as cooperativas educacionais.
Os alunos foram divididos entre as categorias sub 15 (menores de 15 anos) e sub 17 (menores de 17 anos), nas seguintes modalidades: futsal, handebol, basquete, voleibol e atletismo. Soraya Pedrosa foi uma das muitas mães que acompanharam seus filhos durante as olimpíadas. Mãe de dois alunos da Cooeduc, Soraya afirma que “os jogos são uma importante atividade para o desenvolvimento dos alunos. Percebi na animação dos meus filhos, o quanto esta integração com os alunos de outros colégios, e as atividades desenvolvidas, estavam fazendo com que se sentissem empolgados durante os jogos”.
Além das cinco cooperativas educacionais baianas (Cooeduc – Eunápolis, Coperil - Irecê; Cooeps - Porto Seguro, Coopeb – Barreiras, Ectef - Teixeira de Freitas), foram convidadas outras cinco escolas da cidade para participar da atividade, sendo elas: O Colégio Estadual Monte Pascoal, Escola Modelo Municipal Antonio Batista, IFBA - Instituto Federal, o Colégio Estadual Eloyna Barradas e a Escola Municipal Gabriel José Pereira.
A intercoperação entre as escolas, possibilitando aos alunos conhecerem novas pessoas e situações, é um dos pontos que chama mais atenção do evento, como sinaliza a aluna do 2º ano do ensino médio da Coeps, Geovana Campista. “Este projeto estimula os alunos a praticarem esporte, motivando e incentivando a integração entre os estudantes das escolas participantes”.