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Aconteceu em Salvador, nesta terça-feira (07/02), mais um Workshop sobre Realização e Condução de Assembleias. O evento foi promovido pelo Sindicato e Organização de Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - Sescoop/BA, e buscou orientar os dirigentes, associados e funcionários das cooperativas baianas sobre os procedimentos legais para convocação e realização de Assembleias Gerais.
Cerca de 30 participantes das cooperativas de Salvador e Região Metropolitana estiveram presentes no curso que foi ministrado pela Gerente Geral da OCEB, Ially Gomes, o supervisor administrativo da OCEB, Márcio Santos, e a analista jurídica da OCEB, Monique Brito.
Para a Gerente Administrativa da Cooperativa dos Fisioterapeutas da Bahia – Unifisio, Josy Lobo, o curso visa facilitar o processo de realização de assembleias. “Esse treinamento, além de atualizar as cooperativas sobre as mudanças e a regulamentação, faz com que se ganhe um tempo enorme no processo de realização das assembleias, como também o registro dos documentos, porque muitas vezes é mais trabalhoso reunir a documentação do que organizar a própria assembleia”, concluiu Josy.
Na parte da tarde, os participantes se reuniram em grupos para exercitar a elaboração de Atas de Assembleia e, dessa forma, colocar em prática os conhecimentos adquiridos e favorecer a troca de experiências.
Miguel Calmon, diretor-presidente da Cooperativa de Crédito Salvador – Sicredi Salvador e um dos participantes do evento, destacou que esse workshop agrega à gestão das cooperativas para que essas alcancem seus objetivos durante as assembleias. Ele também afirmou que “é muito importante que o Sescoop/BA promova esse tipo de encontro até para manter atualizados os cooperados que têm experiência e informar aos novos sobre como conduzir as assembleias”.
Já para Márcio Estrela de Brito, diretor presidente da Cooperativa dos Motoristas Autônomos de Dias D’Ávila e Região Metropolitana de Salvador - Digitáxi, a capacitação permite eliminar cada vez mais as dúvidas no processo de condução de assembleias. “É a segunda vez que venho para o mesmo workshop, mas cada vez que participo o aprendizado é ainda melhor”, afirmou.
Na próxima semana, as cooperativas da região de Feira de Santana (14.02) e Luís Eduardo Magalhães (16.02) receberão o evento e, assim, mais um ciclo de cursos realizado em todo o Estado será encerrado.
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A OCEB e o Sescoop/BA realizaram neste dia 31.01, em Itabuna, a primeira edição 2017 do Workshop Realização e Condução de Assembleias. O evento visa disseminar informações e alinhar práticas sobre a convocação, realização e procedimentos posteriores às assembleias (atas, registros, entrada em Junta Comercial, etc). O Workshop - que deverá ocorrer também em outras quatro cidades - contou com a presença de 21 representantes de cooperativas da região Sul e teve como facilitadores Ially Gomes (gerente geral e advogada da OCEB), Márcio Santos (Supervisor Administrativo da OCEB) e Valter Sampaio (Analista de Monitoramento do Sescoop/BA).
Para José Campos, da cooperativa de trabalho Consulcoop, o Workshop serviu para relembrar algumas regras e cuidados muito importantes no antes, durante e depois das assembleias, mas o destaque mesmo foi o compartilhamento de informações sobre o encaminhamento dos atos perante a JUCEB: “a gente sabe que a OCEB está procurando resolver algumas dificuldades, mais ainda assim a Junta está sempre recusando as atas. E a demora deles é enorme...”, desabafa.
Um dos objetivos do Workshop é justamente preparar as cooperativas para se adequarem às exigências formais de órgãos públicos, instituições financeiras e até do poder judiciário, relacionadas com assembleias e seus registros. “Algumas dificuldades com a Junta se originam, muitas vezes, lá atrás na própria convocação da assembleia”, alerta José Alberto, Superintendente da OCEB.
Neste 02 de fevereiro será a vez de Vitória da Conquista receber a delegação do Sistema OCEB, que realizará o Workshop para as cooperativas legais da região.
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Workshop realizado pela OCEB ajudará cooperativas na convocação, realização e arquivamento dos atos assembleares.
Não é incomum que cooperativas tenham dificuldades no cumprimento das formalidades legais para convocar e realizar assembleias, bem como para arquivar corretamente os atos assembleares, trazendo enormes transtornos como perda de tempo, de recursos, e riscos jurídicos para a cooperativa. Para enfrentar esse problema, a OCEB e o SESCOOP/BA promoverão em 2017 mais uma edição do Workshop Realização e Condução de Assembleias.
De acordo com José Alberto, Superintendente da OCEB e do SESCOOP/BA, o objetivo do Workshop é disseminar o conhecimento teórico e prático sobre a realização de assembleias e adequação de atas e demais formalidades legais: “esse conhecimento pode, por exemplo, diminuir os problemas na hora de fazer os registros de atos assembleares na JUCEB, bem como evitar problemas perante o poder judiciário, instituições financeiras, governamentais e mercados”.
O workshop é voltado para dirigentes, assessores, gestores, prepostos e funcionários de cooperativas baianas, de qualquer ramo de atividade, limitando-se a 3 participantes por cooperativa. Os participantes desenvolverão suas habilidades para auxiliar a cooperativa na adequação dos seus atos às normas do Departamento de Registro Empresarial e Integração – DREI.
O evento ocorrerá em diversas regiões da Bahia, a fim de atender as cooperativas de todo estado. Confira abaixo as datas e locais dos workshops:
Data |
Município |
Quantidade de participantes |
31/01/2017 |
15 |
|
02/02/2017 |
20 |
|
07/02/2017 |
25 |
|
09/02/2017 |
15 |
|
14/02/2017 |
25 |
|
16/02/2017 |
20 |
Programação:
08h às 08h30 – Credenciamento
8h30 às 08h45 – Abertura
08h45 às 10h30 – Palestra: Passo a Passo para Realização e Condução de Assembleias
10h30 às 10h45 – Coffee break
10h45 às 12h – Instrução Normativa – DREI e debate
12h às 13h – Almoço
13h às 14h - Oficina sobre pedido de viabilidade e Documento Básico de Entrada – DBE que compõe o processo da Juceb
14h às 16h - Oficina sobre elaboração de Edital e Atas
16h às 16h15 - Coffee break
16h15 às 17h – Apresentação das Oficinas e Encerramento
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A OCEB e mais algumas cooperativas baianas de destaque foram convidadas e se fizeram presentes no quarto encontro estadual de cooperativas da OCESE - Organização das Cooperativas do Estado de Sergipe. O evento se realizou nestes dias 14 e 15 de dezembro e teve por objetivo discutir aspectos relevantes do cooperativismo naquele estado vizinho. A Bahia esteve representada pelas cooperativas COEDUC (Eunápolis), COOPMAC (Vitória da Conquista) e COOMAP (São Sebastião do Passé), que apresentaram suas experiências e participaram de debates com os presentes. Jair Romualdo de Oliveira, membro do Conselho da OCEB e presidente da COOMAP, representou o Sistema OCEB. O evento foi prestigiado pelo presidente da OCB, Marcio Lopes de Freitas, que fez a palestra de abertura, além de contar com a participação de lideranças cooperativistas do Paraná, São Paulo e Minas Gerais.
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Através da parceria do Sistema OCEB com o Sebrae, as cooperativas educacionais baianas, desde 2015, estão tendo a oportunidade de participar do Programa Nacional de Educação Empreendedora – PNEE. O projeto é destinado a jovens estudantes, desde o ensino fundamental até o médio, ministrando conteúdos de empreendedorismo, levando os participantes a entender que empreender significa alcançar seus objetivos e realizar seus projetos de vida.
Este ano foram formadas duas turmas de alunos do ensino fundamental e médio da Cooperativa Educacional de Eunápolis - Cooeduc e da Cooperativa de Trabalho Educacional de Porto Seguro - Cooeps, e uma turma de professores na Cooeps, levando as cooperativas a perceberam o quanto elas podem ajudar no desenvolvimento dos seus alunos e, consequentemente, do cooperativismo. Além destas, entre os dias 16 e 18 de novembro, o Sebrae desenvolveu o programa em cinco turmas de cooperativas educacionais, sendo uma da Cooperativa Educacional de Barreiras - Coopeb, duas da Cooperativa de Trabalho Educacional de Central - Coopec e duas da Cooperativa de Ensino da Região de Irecê - Cooperil, totalizando 250 alunos.
De acordo com a coordenadora pedagógica da Coperil, Jacqueline Medeiros, os alunos participaram ativamente de todas as atividades desenvolvidas, avaliando o programa como um momento importante para o despertar do pensamento sobre o potencial individual e a interdependência um do outro para o crescimento coletivo. “A parceria com o Sebrae tem sido excelente para o fortalecimento das cooperativas, pois estimula o empreendedorismo e potencial criativo e inovador dos alunos, auxiliando no desenvolvimento das capacidades organizacionais, necessárias para o sucesso na vida escolar e em todas as escolhas pessoais”, afirma a coordenadora.
Com o resultado positivo do programa, a COOPEB já tem planos de ampliar a parceria com o SEBRAE e aplicar em todos os cursos do 1º ano do ensino fundamental à 2ª série do ensino médio agregando-os à disciplina de cooperativismo. “O que antes parecia restrito ao estudo de ações de cunho cooperativista foi ampliado e ganha força na formação de nossos estudantes interagindo com outras linguagens, outras realidades, em um mundo cada vez mais complexo e pluricultural”, conclui Edlania Novaes, diretora pedagógica da COOPEB.
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Profissionais e estudiosos da área de direito tiveram a oportunidade de participar nos dias 1 e 2 de dezembro do 1º Seminário Internacional do Direito do Trabalho Cooperativo, realizado em Salvador/BA. O evento reuniu grandes nomes da comunidade jurídica nacional e internacional para debater, através de painéis e apresentações, assuntos pertinentes aos aspectos jurídicos e econômicos do trabalho em cooperativas.
Organizado pela OAB / Bahia, por meio da sua Comissão Especial de Direito Cooperativo, em parceria com o Sistema OCEB, Universidade Salvador (Unifacs), a Universidade Cândido Mendes (UCM), o Instituto Brasileiro de Estudos em Cooperativismo (IBECOOP) e o Instituto de Pesquisas Sociais (IPS) o 1º Seminário Internacional do Direito do Trabalho Cooperativo discutiu em profundidade assuntos controversos como a livre iniciativa cooperativista, tributação, terceirização e tendências do cooperativismo de trabalho em nosso país. Estiveram presentes desembargadores, procuradores, juízes, advogados, acadêmicos, lideranças cooperativistas e representantes do Sistema OCB nacional e de outros estados. A Representante Nacional do Ramo Trabalho (OCB), Margareth Cunha, e da Bahia (OCEB) Joquebede Raquel também prestigiaram o evento . O secretário Álvaro Gomes, da Secretaria do Trabalho Emprego Renda e Esporte – SETRE e Presidente do Conselho Estadual do Cooperativismo na Bahia, também esteve presente no evento.
Em seu primeiro dia, foram realizados painéis que debateram assuntos como “Tributação do Ato Cooperativo de Trabalho”, “Terceirização e Cooperativas” e “Tendências do Cooperativismo de Trabalho”. Para Ângela Gédéon, assessora jurídica do Sescoop/BA e membro da comissão de direito cooperativo da OAB-BA, um dos objetivos do seminário é promover a desmistificação do preconceito enraizado na sociedade, notadamente no judiciário, quanto às cooperativas de Trabalho, visando mudar essa perspectiva ruim, pela qual o cooperativismo de trabalho é tido como irregular, assim como, as recentes discussões sobre terceirização. “A OCEB, como legítimo sindicato representante das cooperativas no estado da Bahia, e o Sescoop/BA, como entidade de formação cooperativista, não poderiam deixar de apoiar um evento como esse, na medida auxiliará trazer à consciência dos operadores de direito o que é o cooperativismo “legal”, afirma Ângela.
A pertinência dos assuntos abordados, e a sua importância para estes profissionais que atuam no cooperativismo, foi o que levou a analista jurídica da OCB, Milena Cesar a participar do Seminário. Contudo, Milena ressalta que estes temas não devem ser discutidos e abordados apenas dentro do mundo cooperativista, “é importante que a sociedade entenda que existem leis e normas próprias para o cooperativismo, tendo suas próprias especificidades trabalhistas, tributárias, sindicais, entre outros; e que o cooperativismo é extremamente relevante para a economia do país”.
O cooperativismo, notadamente o de trabalho, é alvo de diversas críticas, na maioria das vezes baseadas por desconhecimento. De acordo com o presidente da Comissão de Direito Cooperativo da OAB-BA, Pedro Henrique Duarte, eventos de grande porte como este, servem para desmistificar o conceito prévio e errôneo sobre as cooperativas. Duarte ainda ressalta que “estamos vivendo uma grave crise econômica, com números alarmantes de desemprego e o cooperativismo é um dos modelos com capacidade de contribuir para a superação da crise”.
Um dos painéis mais aguardados pelos presentes foi o de “Terceirização e cooperativas”, tendo como presidente da mesa Alcian Souza, membro do Sistema OCB/AM; e palestrantes Flávio Garcia, professor da FGV/ PGE-RJ; Gustavo Moris, conselheiro Estadual da OAB-BA; e Raymundo Antônio Carneiro, desembargador aposentado do TRT 5ª Região. Para o desembargador, a terceirização é um dos assuntos que ainda não é bem visto pela sociedade, devido às fraudes que ainda ocorrem nos dias de hoje. “Existe um desconhecimento por parte do público em geral sobre o que é o cooperativismo e a sua relação com a terceirização de serviços. Este seminário trará maiores esclarecimentos não só sobre este tema, mais sobre outros, levando conhecimento e desmitificando preconceitos”, pontua Carneiro.
Crédito das fotos: Secretaria do Trabalho Emprego Renda e Esporte do Estado - Setre
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As cooperativas do segmento táxi devem lançar em breve um aplicativo que facilitará a comunicação entre o taxista e o usuário do serviço de todo o país. A plataforma de negócio, como tem sido chamado, faz parte de um projeto mais amplo, que visa a criação de um modelo de negócio para o setor. O assunto foi discutido nesta quarta-feira (7/12), em Brasília, pelos integrantes do Grupo de Trabalho Táxi, fórum criado para discutir as demandas e ações do segmento.
A reunião, uma iniciativa da Rede Transporte, objetivou a apresentação da plataforma de negócios diretamente aos cooperados e, ainda, validar sua adesão. O encontro contou com a participação de representantes de 15 cooperativas, dos seguintes estados: RS, PR, MG, SP, ES, RJ, PE, RN, MS, AM e DF.
Como dever de casa, o grupo indicou os responsáveis em cada cooperativa que farão parte da comissão responsável por concluir a iniciativa. Para isso, uma reunião está agendada para ocorrer em São Paulo/SP, no próximo dia 20/12.
Fonte: OCB
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Representantes das cooperativas do Sudoeste da Bahia estiveram reunidos no dia 2 de dezembro para discutir o lançamento do I Coopera Sudoeste, a ser realizado em 2017. O evento foi idealizado pela Coopmac, Sicoob Crediconquista e Sicoob Credicoop, e tem como objetivo fortalecer o cooperativismo na região Sudoeste, divulgando o potencial das cooperativas e praticando a intercooperação para demonstrar a relevância do cooperativismo na economia da região.
Estiveram presentes na reunião 35 participantes, representando 13 cooperativas da região, além do superintendente do Sistema OCEB, José Alberto Batista, e do prefeito eleito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão.
A reunião de lançamento serviu para discutir com os dirigentes das cooperativas da região tópicos importantes para serem apresentados no Coopera Sudoeste, além do apoio das mesmas. “Nossa expectativa é de reunir 300 pessoas no evento em 2017, com palestras voltadas para o cooperativismo, além da exposição dos produtos e serviços das cooperativas”, sinaliza Rejane Almeida, diretora do Sicoob Credcoop.
De acordo com Jaymilton Gusmão, presidente da COOPMAC, a reunião foi bastante proveitosa, onde os participantes definiram quais temas serão abordados em 2017, assim como qual será o formato do evento. “O Coopera Sudoeste, além da capacitação e da intercooperação, servirá para mapear o cooperativismo na região, desenvolvendo estratégias de fortalecimento e participação das cooperativas na sociedade”, conclui Jaymilton.
Confira abaixo algumas fotos desta reunião:
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A assessoria aos atos da Junta Comercial do Estado da Bahia – Juceb, oferecido pela OCEB, realizados às terças e quintas-feiras na sede do órgão, no Comércio, terá o um novo horário acompanhando o seu expediente. A partir do dia 5 de dezembro de 2016, os atendimentos serão realizados das 10h às 16h. A assessoria prestada às quartas-feiras na sede da OCEB continuará com o seu horário regular, das 9h às 17h.
Para dúvidas e mais informações, entrar em contato com a analista jurídico da OCEB, Dra. Monique Brito, pelo telefone (71) 3421-5831 ou através do e-mail
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A OAB da Bahia, por meio da sua Comissão Especial de Direito Cooperativo, em parceria com o Sistema OCEB, Universidade Salvador (Unifacs), a Universidade Cândido Mendes (UCM), o Instituto Brasileiro de Estudos em Cooperativismo (IBECOOP) e o Instituto de Pesquisas Sociais (IPS), promove, nos dias 1º e 2 de dezembro, o 1º Seminário Internacional de Cooperativismo e Direito do Trabalho Cooperativo.
Desenvolvido como desdobramento do 1º Seminário Baiano de Direito do Trabalho Cooperativo, realizado em outubro de 2015, o evento, que é gratuito e aberto ao público acontece, no dia 1º, no Sheraton Hotel da Bahia, no Campo Grande, e, no dia 2, na Unifacs da Rua Doutor José Peroba, Costa Azul. O objetivo do seminário é oferecer à comunidade acadêmica um espaço de reflexão e incentivo à produção científica relativa aos aspectos jurídicos e econômicos do trabalho em cooperativas.
No primeiro dia de evento, serão realizados painéis que debaterão temas como “Tributação do Ato Cooperativo de Trabalho”, “Terceirização e Cooperativas” e “Tendências do Cooperativismo de Trabalho”. Já no dia 2, o evento contará com a apresentação e debate de expositores, cujos resumos correlacionados à temática do seminário tenham sido aprovados pela organização do evento.
Acesse o link para fazer sua inscrição: http://inscricao.oab-ba.org.br/
Confira abaixo a programação do evento:
Dia 01/12/16
8h – Credenciamento
8:30h – SOLENIDADE DE ABERTURA
(OAB/BA, OCEB, UNIFACS, IBECOOP, UCAM)
9h – PAINEL DE ABERTURA
TRIBUTAÇÃO DO ATO COOPERATIVO DE TRABALHO
Prof. Renato Lopes Becho – PUC/SP – Juiz Federal
Prof. Julio Cesar Santiago – UERJ / Procurador da Fazenda Nacional
10h – PAINEL
TERCEIRIZAÇÃO E COOPERATIVAS
Participação de Cooperativas nos Contratos Públicos
Prof. Flavio Amaral Garcia – FGV/ PGE-RJ
Aspectos Polêmicos do Projeto de Lei da Terceirização
Dr. Raymundo Antônio Carneiro Pinto – Desembargador aposentado do TRT 5ª Região
Terceirização – Um Olhar Atual
Dr. Gustavo Teixeira Moris – Conselheiro Estadual da OAB/BA
Presidente da Mesa: Prof. Alcian Souza – UEA / Sistema OCB/AM
12h30 – INTERVALO PARA ALMOÇO
13h30 – PAINEL
DESENVOLVIMENTO E LIVRE INICIATIVA COOPERATIVISTA
Axiologia da Cooperação, Livre Iniciativa e Cooperativas do Trabalho
Prof. Jose Eduardo de Miranda – AIDC / UNICESUMAR
O Princípio da Primazia da Realidade e as Cooperativas de Trabalho
Prof. Rodolfo Pamplona – UNIFACS – Juiz do Trabalho
Crítica da Restrição à Cooperação Cooperativa: Prejuízos ao Desenvolvimento e Estratégias no Ramo Trabalho
Prof. Ronaldo Gaudio – FGV / IBECOOP
Presidente da Mesa: Pedro Henrique S. F. do A. Duarte – OAB/BA
15h – Intervalo
15h15 – PAINEL
COOPERATIVISMO DE TRABALHO E EMPRESARIALIDADE
Perspectivas de Estilo Cooperativista em Sociedades Atuais
Prof. Fernando Cardoso Pedrão – Presidente do IPS
As Cooperativas e as Parcerias Público-privadas
Prof. Manoel Messias Peixinho – PUC/RJ
Desafios ao Cooperativismo na Cultura da Sociedade Capitalista
Prof. Ivan Simões Garcia – UERJ
Presidente de Mesa: Dr. Costantino Savatore Morello - AAPSA
17h – CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO
TENDÊNCIAS DO COOPERATIVISMO DE TRABALHO
Cooperativismo de Trabalho nas Américas
Prof. Mario Saul Schujman – AIDCMESS / IBECOOP
Alcance do Cooperativismo no Ambiente Institucional Cubano
Prof. Orestes Rodríguez Musa – Universidade de Pinar del Río
Perspectivas do Cooperativismo de Trabalho no Brasil
Prof. Jeibson dos Santos Justiniano – Procurador do Trabalho
Presidente de Mesa: Prof. Laumar Souza – UNIFACS
18h30 – Mesa de Encerramento e Coquetel
(promoção de obras relacionadas à temática do seminário):
Dr. Luiz Augusto Reis de Azevedo Coutinho – Presidente da CAAB
Sra. Margareth Cunha – Representante Nacional do Ramo Trabalho pelo Sistema OCB
Dr. Fabrício de Castro de Oliveira – Conselheiro Federal da OAB
Ordem Econômica Constitucional – compreensão e comparativo da ordem econômica na
Constituição de 1988 com outros sistemas jurídicos
Licitações e Contratos Administrativos – casos e polêmicas
Dia 02/12/16
9h – SEMINÁRIO DE APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
Fonte: OAB-BA
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Representantes da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), do Fundo Multilateral de Investimentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (Fumin/BID), Banco do Brasil e do Adapta Sertão estiveram reunidos nesta sexta-feira 18 de novembro, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, com o objetivo de construir, em conjunto, um programa de prestação de serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), em continuidade às ações do projeto desenvolvido pelo Adapta no Território de Identidade Bacia do Jacuípe.
A unificação da assistência técnica é uma iniciativa do Adapta Sertão, com o foco produtivo em cada técnico, disseminando as boas práticas através do seu modelo, o Módulo Agroclimático Inteligente Sustentável (MAIS) que busca compartilhar novas técnicas de manejo, tecnologias sociais e conhecimentos que possibilitam os agricultores e agricultoras familiares serem resilientes as mudanças climáticas, transformando-os em empreendedores rurais.
O encontro contou com a presença do secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues, do representante do Fumin/BID, Tomás Lopes, e do coordenador técnico do Adapta Sertão, Daniele Cesano, dentre outros. Entre os temas apresentados durante o encontro estavam os resultados obtidos no período de 2015 a 2016 onde o Adapta Sertão coordenou um projeto de assistência técnica executado pela cooperativa Ser do Sertão.
Para o especialista Sênior do Fumin/BID, Tomás Lopes, o Projeto Adapta Sertão é um modelo de referência a ser replicado e deve ser expandido tanto nos demais estados do Nordeste quando em outras partes do mundo. De acordo com ele, o Fumin/BID está investindo em três eixos que abrangem economia do conhecimento, com empreendedorismo e práticas inovadoras, os desafios dos centros urbanos e a agricultura de pequeno e médio porte, visando o aumento da produção e produtividade. “O BID tem a intensão de intensificar as operações no Brasil e em estados do Nordeste como a Bahia”. Destacou Tomás.
Na ocasião o secretário da SDR Gerônimo Rodrigues, enfatizou a importância do projeto Adapta Sertão e do aporte financeiro de instituições como o Banco do Brasil e BID, para o desenvolvimento do meio rural, com iniciativas que promovem, entre outras ações, a segurança alimentar e nutricional, a preservação do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida de quem produz e de quem consome. “O governo estadual está avançando em iniciativas que garantam a sustentabilidade dos projetos, modifiquem a renda e viabilizem a autonomia dos agricultores familiares baianos”. Disse Jerônimo.
Estavam presentes no evento o diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, o superintendente da Bahiater, Ivan Fontes, a gerente geral do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (OCEB), Ially Gomes, a diretoria da cooperativa Ser do Sertão, coordenadores do Adapta Sertão, dentre outras entidades.
Fonte: Assessoria Adapta Sertão
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O evento anual de alinhamento estratégico do Sistema OCEB, encerrado no último sábado, 19, teve um foco especial no tema da gestão para a excelência. Primeiro, com a brilhante palestra de Jairo Martins, Presidente da Fundação Nacional da Qualidade, instituição parceira do Sistema OCB na utilização do MEG (Modelo de Excelência de Gestão) como referência para o PDGC. Em seguida, Karla Tadeu, gestora do Sescoop Nacional, apresentou em detalhes os programas estratégicos das áreas de monitoramento e desenvolvimento de cooperativas: o Sinac, o PAGC, o PDGC e o GDA.
Para Jairo Martins, o setor cooperativista deve ser um dos pilares da economia brasileira nos próximos anos, mas para isso as cooperativas “terão que ter visão sistêmica e capacidade de analisar cenários e se adaptar a eles constantemente”. Instado a analisar comparativamente as cooperativas e as sociedades de capital, Martins ressalta: “as decisões de caráter colegiado das cooperativas requerem um alinhamento e uma comunicação ainda mais forte que das empresas, o que amplia o papel da governança. Mas quanto à visão sistêmica, à busca pela excelência, e ao papel da liderança, não se diferenciam: são princípios essenciais comuns”.
A demonstração de conformidade do Sistema OCEB foi feita pelos gestores Alberto Batista, Ially Carmo e Jussiara Caires, que expuseram as principais realizações e sua aderência ao previsto no planejamento estratégico para 2016. O encontro de alinhamento estratégico – que este ano contou com a presença de 60 pessoas, entre lideranças e gestores cooperativistas, além de funcionários do Sistema OCEB – tem por objetivo promover o compartilhamento das linhas de ação do Sistema cooperativista na Bahia e promover reflexões que levem ao desenvolvimento conceitual e prático do cooperativismo no estado.
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No dia 17 de novembro, a OCEB realizou a sua Assembleia Geral Extraordinária, com a presença dos delegados representantes das cooperativas baianas.
Os presentes deliberaram sobre o orçamento para o exercício de 2017, a apreciação da tabela sindical para 2017 e a revisão das cláusulas econômicas contidas na Convenção Coletiva de Trabalho destinadas as Cooperativas baianas dos diversos Ramos, exceto as do ramo crédito, e na Convenção Coletiva de Trabalho destinadas as Cooperativas do Ramo Crédito, firmadas com a FENATRACOOP, para vigorar no biênio 2016/2017.
Na oportunidade, o presidente da OCEB, Cergio Tecchio, abordou sobre a consolidação do Sistema Cooperativista, sua importância, e as conquistas alcançadas, especialmente, junto ao Poder Público. “Nosso objetivo é fazer com que as cooperativas, seus funcionários, , e a sociedade em geral saibam e reconheçam a OCEB como sindicato patronal do cooperativismo baiano”, pontuou o presidente.
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Cooperativas de crédito baianas participaram nos dias 7 e 8 de novembro do Curso sobre Regulação, Crescimento e Sustentabilidade, realizado através da parceria do Sistema OCEB com a Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB e Confederação Alemã das Cooperativas – DGRV, e com a participação do Banco Central do Brasil. Estiveram presentes nesta capacitação 25 conselheiros, diretores e colaboradores das cooperativas.
O curso faz parte do Projeto OCB/DGRV, que apoia e fomenta o desenvolvimento e fortalecimento do cooperativismo de crédito nas regiões Norte e Nordeste, já tendo sido realizado no Acre, Tocantins, Amazonas, Roraima e na Paraíba. Além dos participantes, também estiveram presentes o diretor de projeto da DGRV no Brasil, Matthias Knoch, e a representante do Banco Central do Brasil, Ormina Ferreira, que ministrou parte do curso junto com o consultor Sílvio Giusti.
Matthias afirma que o tema do curso parte da análise de necessidade de crescimento das cooperativas, em comunhão com perspectivas atuais e futuras do setor. “O curso trará aos líderes e executivos das cooperativas baianas uma exposição de elementos que irão contribuir para que eles estejam plenamente municiados de informações, adotando as melhores práticas e tomando decisões cada vez mais assertivas para a cooperativa e seus cooperados”, pontua Mathias.
Ormina iniciou as atividades da manhã abordando sobre a resolução e as inovações do Banco Central, no que dizem respeito ao cooperativismo de crédito, voltado principalmente para o apoio e desenvolvimento das cooperativas. “É real a necessidade de aprimoramento, concomitante ao crescimento do porte e complexidade das cooperativas, equilibrando a educação profissional e o conhecimento, estando em paralelo com as normas reguladoras”, sinalizou Ormina.
Em seguida, o consultor Sílvio Giusti abriu um debate com os participantes sobre os assuntos abordados. Para Elizabete Queiroz, escriturária da COOPEC, o curso correspondeu às suas expectativas, principalmente dando a oportunidade das cooperativas de ouvir a representante do Banco Central, alinhando as suas ações junto às normas exigidas.
O gerente de desenvolvimento da Unicred, Breno Lessa, afirma que o curso “foi fundamental para o nosso posicionamento no mercado, tanto para expandir as ações da cooperativa, quanto para nos aproximar da regulamentação do banco central”.
Confira abaixo algumas imagens desta capacitação:
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O Sistema OCEB, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - SESCOOP/BA, em parceria com o Sicoob Central BA, promoverá nos dias 9, 10 e 11 de novembro o Curso Preparatório para Certificação ANBIMA – CPA 20. O evento será realizado no Hotel Real Classic – Salvador/BA, das 9h às 18h durante os três dias, com carga horária de 24h.
Na oportunidade, profissionais das cooperativas de crédito vinculados ao Sicoob Central BA, serão capacitados para a realização do exame de certificação CPA 20. Estão sendo disponibilizadas 25 vagas para o curso e as inscrições deverão ser feitas diretamente com o Sicoob Central BA, através do e-mail:
A hospedagem, almoço, deslocamento e estacionamento serão por conta do participante ou da cooperativa. Para mais informações entrar em contato com a analista do Sescoop/BA, Ane Calafange, pelo telefone: (71) 3421-5842.
CPA – 20
A Certificação Profissional ANBIMA - Série 20 é oferecida pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais – ANBIMA, para os profissionais que desempenham atividades de comercialização e distribuição de produtos de investimento junto a investidores específicos. A certificação também abrange os gerentes que atendam os segmentos Varejo Alta Renda, Private Banking, Corporate e Investidores Institucionais.
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O Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB, como órgão sindical patronal, convoca todas as cooperativas baianas, para a sua Assembleia Geral Extraordinária. A sessão será realizada no dia 17 de novembro de 2016, no auditório do Edifício Empresarial Niemeyer, sediado a Rua Alceu Amoroso Lima, nº 470, Sobreloja, Caminho das Árvores.
A primeira convocação ocorre às 14h, com a presença da maioria simples dos delegados, e às 15h a segunda e última convocação, com mínimo 11 delegados das cooperativas. Na oportunidade, os presentes irão deliberar sobre os seguintes assuntos:
1) Orçamento para o exercício 2017;
2) Apreciação da Tabela Sindical para o Exercício 2017;
3) Discussão e deliberação sobre a revisão das cláusulas econômicas contidas na Convenção Coletiva de Trabalho destinadas as Cooperativas baianas dos diversos Ramos, exceto as do ramo crédito, e na Convenção Coletiva de Trabalho destinadas as Cooperativas do Ramo Crédito, firmadas com a FENATRACOOP, para vigorar no biênio 2016/2017.
Clique aqui para acessar o edital de convocação.
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Modelo de sucesso, o cooperativismo de crédito é um dos poucos atores do sistema financeiro mundial com papel estratégico em todos os continentes e países, tanto nas economias do primeiro mundo, quanto emergentes, influenciando positivamente o desenvolvimento e a justiça social. E para celebrar essa importante contribuição, a Aliança Cooperativista Internacional instituiu o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito (DICC), anualmente comemorado na 3ª quinta-feira do mês de outubro.
Em 2016, o DICC está sendo celebrado hoje, dia 20 de outubro. Ao redor do mundo, são mais de 233 milhões de pessoas associadas a cooperativas de crédito, através de cerca de 57 mil cooperativas financeiras. No início do ano, o Brasil contava com cerca de 1.100 instituições financeiras cooperativistas, presentes em 2.453 municípios do país (44%), administrando ativos totais de R$ 240 bilhões, colocando assim as cooperativas de crédito na 6ª posição no ranking das maiores instituições financeiras do país.
“Na Bahia as cooperativas de crédito estão espalhadas por todas as regiões do estado, exercendo um papel fundamental nos locais onde atuam e, em alguns municípios, chegam a ser a única instituição financeiras presente”, afirma o presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio. Atualmente são 22 cooperativas de crédito na Bahia registradas na OCEB, atuando em mais de 60 municípios, com cerca de 153 mil associados.
Em 2015, as cooperativas de crédito baianas, ao contrário do desempenho econômico brasileiro e estadual, cresceram cerca de 18,5% em relação ao ano anterior, sendo responsáveis por um volume de ativos superior a R$ 1,4 bilhão. “O Sistema OCEB tem orgulho de contribuir para o crescimento do cooperativismo de crédito, tanto através da representação sindical perante o poder público e a sociedade civil, na defesa de seus interesses e na promoção da atividade cooperativista; quanto na formação cooperativista por meio de capacitação profissional, monitoramento e promoção social, oferecidos pelo Sescoop/BA”, conclui Cergio Tecchio.
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O Sistema Oceb, representado pela gerente geral, Ially Gomes, participou ontem (17), do Encontro Estadual do Banco do Nordeste, realizado na sede de sua Superintendência, com o objetivo de discutir as estratégias para aplicação de recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) para o exercício 2017, em nosso estado.
O evento contou com a participação de representantes das secretarias estaduais e dos setores produtivos, bem como executivos do BNB. Na ocasião, também foi apresentado o novo superintendente do Banco do Nordeste na Bahia, Antônio Jorge Pontes Guimarães Júnior. O novo gestor substitui Jorge Antônio Bagdêve de Oliveira, que ficou à frente da Superintendência estadual por quatro anos.
Confira as fotos do encontro:
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A cooperativa de saúde Uniodonto Ilhéus conquistou a melhor nota da Bahia no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar – IDSS, na qualificação das operadoras 2016. A avaliação é feita pela Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS que anualmente avalia o desempenho das operadoras de planos de saúde e, em 2016, avaliou 386 planos odontológicos. A Uniodonto Ilhéus obteve a nota 0,9202, conquistando a primeira colocação no estado, sendo a nota máxima 1,00.
A avaliação leva em consideração a qualidade em atenção à saúde, garantia de acesso, sustentabilidade no mercado, gestão de processos e regulação. Analisando o ranking nacional, a Uniodonto ilhéus, além de primeira colocada na Bahia, figura como quarta colocada da região Nordeste e décima sexta colocada na avaliação nacional das 386 participantes.
De acordo com o presidente da Uniodonto Ilhéus, Luciano Tavares, o resultado obtido e o crescimento da cooperativa nos últimos anos é fruto da confiança dos cooperados e do profissionalismo desenvolvido e implementado na cooperativa. O presidente também ressalta que a participação do Sistema Oceb, principalmente através das ações e programas do Sescoop/BA, foram importantes para o aperfeiçoamento da cooperativa, “as ações proporcionaram não só mais conhecimento técnico e capacitação aos participantes, como trouxeram um olhar renovado sobre o valor do cooperativismo como promotor de desenvolvimento social, despertando também o interesse de seus dirigentes em implantar um modelo administrativo de busca constante por resultados”.
Além disso, dentre as 50 maiores notas, 24 são de cooperativas (19 do Sistema Uniodonto, duas do Sistema Unimed e outras três independentes), o que mostra a força e a qualidade do serviço prestado pelas cooperativas de saúde.
Para saber mais sobre a avaliação clique aqui.
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A Cooperativa dos Produtores de Leite da Região de Gandu – COOLERG recebeu no dia 3 de outubro, 4 produtores rurais envolvidos em atividades de pecuária leiteira de Moçambique, para participarem de um intercâmbio na cooperativa. Durante 3 meses, os intercambistas vivenciarão todas as etapas de produção e processamento de leite, com o objetivo de aplicar o modelo de produção em seu país.
A ação é realizada pela Confederação Alemã das Cooperativas - DGRV em parceria com a OCB, OCEB e COOLERG. A ideia surgiu a partir de uma visita da DGRV à cooperativa, que identificou um modelo com características particulares possíveis de serem adotadas em outras regiões e países.
Com a ação, os intercambistas terão a oportunidade de conhecer todo o processo da cadeia produtiva do leite desde o manejo de pastagem, ordenha, armazenamento e transporte do leite, verão práticas como inseminação artificial e boas práticas sanitárias. Além de acompanharem também desde a recepção de leite, com o processo de controle de qualidade, até a produção de seus diversos produtos (queijo, manteiga, bebida láctea e iogurtes).
Para o presidente da COOLERG e produtor, Marcos Neto, é uma grande experiência para a cooperativa fazer parte deste projeto piloto, sendo um aprendizado mútuo. “Temos tido a satisfação de auxiliar no aperfeiçoamento destes produtores que se esforçaram para realizar este intercâmbio, na busca de conhecimento e crescimento pessoal”, afirma o presidente.