Governo do Estado e Adapta Sertão discutem unificação da assistência técnica na Bacia do Jacuípe
Notícias representação
Representantes da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), do Fundo Multilateral de Investimentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (Fumin/BID), Banco do Brasil e do Adapta Sertão estiveram reunidos nesta sexta-feira 18 de novembro, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, com o objetivo de construir, em conjunto, um programa de prestação de serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), em continuidade às ações do projeto desenvolvido pelo Adapta no Território de Identidade Bacia do Jacuípe.
A unificação da assistência técnica é uma iniciativa do Adapta Sertão, com o foco produtivo em cada técnico, disseminando as boas práticas através do seu modelo, o Módulo Agroclimático Inteligente Sustentável (MAIS) que busca compartilhar novas técnicas de manejo, tecnologias sociais e conhecimentos que possibilitam os agricultores e agricultoras familiares serem resilientes as mudanças climáticas, transformando-os em empreendedores rurais.
O encontro contou com a presença do secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues, do representante do Fumin/BID, Tomás Lopes, e do coordenador técnico do Adapta Sertão, Daniele Cesano, dentre outros. Entre os temas apresentados durante o encontro estavam os resultados obtidos no período de 2015 a 2016 onde o Adapta Sertão coordenou um projeto de assistência técnica executado pela cooperativa Ser do Sertão.
Para o especialista Sênior do Fumin/BID, Tomás Lopes, o Projeto Adapta Sertão é um modelo de referência a ser replicado e deve ser expandido tanto nos demais estados do Nordeste quando em outras partes do mundo. De acordo com ele, o Fumin/BID está investindo em três eixos que abrangem economia do conhecimento, com empreendedorismo e práticas inovadoras, os desafios dos centros urbanos e a agricultura de pequeno e médio porte, visando o aumento da produção e produtividade. “O BID tem a intensão de intensificar as operações no Brasil e em estados do Nordeste como a Bahia”. Destacou Tomás.
Na ocasião o secretário da SDR Gerônimo Rodrigues, enfatizou a importância do projeto Adapta Sertão e do aporte financeiro de instituições como o Banco do Brasil e BID, para o desenvolvimento do meio rural, com iniciativas que promovem, entre outras ações, a segurança alimentar e nutricional, a preservação do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida de quem produz e de quem consome. “O governo estadual está avançando em iniciativas que garantam a sustentabilidade dos projetos, modifiquem a renda e viabilizem a autonomia dos agricultores familiares baianos”. Disse Jerônimo.
Estavam presentes no evento o diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, o superintendente da Bahiater, Ivan Fontes, a gerente geral do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (OCEB), Ially Gomes, a diretoria da cooperativa Ser do Sertão, coordenadores do Adapta Sertão, dentre outras entidades.
Fonte: Assessoria Adapta Sertão