Sistema OCEB celebra o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito
Notícias representação
Modelo de sucesso, o cooperativismo de crédito é um dos poucos atores do sistema financeiro mundial com papel estratégico em todos os continentes e países, tanto nas economias do primeiro mundo, quanto emergentes, influenciando positivamente o desenvolvimento e a justiça social. E para celebrar essa importante contribuição, a Aliança Cooperativista Internacional instituiu o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito (DICC), anualmente comemorado na 3ª quinta-feira do mês de outubro.
Em 2016, o DICC está sendo celebrado hoje, dia 20 de outubro. Ao redor do mundo, são mais de 233 milhões de pessoas associadas a cooperativas de crédito, através de cerca de 57 mil cooperativas financeiras. No início do ano, o Brasil contava com cerca de 1.100 instituições financeiras cooperativistas, presentes em 2.453 municípios do país (44%), administrando ativos totais de R$ 240 bilhões, colocando assim as cooperativas de crédito na 6ª posição no ranking das maiores instituições financeiras do país.
“Na Bahia as cooperativas de crédito estão espalhadas por todas as regiões do estado, exercendo um papel fundamental nos locais onde atuam e, em alguns municípios, chegam a ser a única instituição financeiras presente”, afirma o presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio. Atualmente são 22 cooperativas de crédito na Bahia registradas na OCEB, atuando em mais de 60 municípios, com cerca de 153 mil associados.
Em 2015, as cooperativas de crédito baianas, ao contrário do desempenho econômico brasileiro e estadual, cresceram cerca de 18,5% em relação ao ano anterior, sendo responsáveis por um volume de ativos superior a R$ 1,4 bilhão. “O Sistema OCEB tem orgulho de contribuir para o crescimento do cooperativismo de crédito, tanto através da representação sindical perante o poder público e a sociedade civil, na defesa de seus interesses e na promoção da atividade cooperativista; quanto na formação cooperativista por meio de capacitação profissional, monitoramento e promoção social, oferecidos pelo Sescoop/BA”, conclui Cergio Tecchio.