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Cerca de 90 dirigentes do Sistema de Cooperativas de Crédito da Bahia – SICOOB/BA se reuniram em Salvador/BA nos dias 19 e 20 de junho no evento "Despertando para os Negócios". O encontro promovido pelo Sicoob Central BA contou com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - Sescoop/BA.
O evento contou com a participação do diretor-presidente do Banco Cooperativo do Brasil - Bancoob, Marco Aurélio de Almada, que apresentou a "Visão estratégia do Bancoob sobre produtos e serviços para geração de receitas para as cooperativas".
"Com relação ao Sicoob BA, esse evento é um divisor de águas. A partir de 1980 começamos a organizar as cooperativas em centrais regionais, estas em confederações e bancos de abrangência nacional. O nosso crescimento aconteceu numa velocidade maravilhosa, mas nossa ênfase era organizar empresarialmente as cooperativas. Nossa tarefa agora é oferecer soluções financeiras aos cooperados em escala cada vez maior. Esse evento é para marcar o novo momento", ressaltou Almada.
No primeiro dia do evento foram apresentados o "Desempenho 2011 do Sicoob BA – Indicadores Estratégicos" e o "Desempenho do Sicoob BA na comercialização de produtos e serviços". Além disso, os presentes participaram da oficina "Negócios no Sicoob BA".
Na manhã do dia 20 de junho, os dirigentes das cooperativas baianas puderam visualizar as experiências de negócios em outros estados. Marcelo Vieira (Sicoob ES) e Henrique Castilhano (Sicoob SP) apresentaram as experiências de negócios do Sicoob em Espírito Santo e São Paulo, respectivamente.
"A metodologia do evento de buscar a intercooperação e trazer novas experiências para compartilhar com as cooperativas baianas é um passo importante para profissionalizar cada vez mais a gestão das cooperativas", comenta Castilhano.
Segundo Marcelo Vieira, eventos dessa natureza criam condições para que as cooperativas foquem mais no mercado. "O evento é uma forma muito interessante de fazer um alinhamento com todos os diretores ao criar uma diretriz de trabalho e possibilitar a atuação sistêmica. No entanto, o sucesso do que está sendo debatido aqui depende muito dos diretores das cooperativas", ressalta.
Outras duas oficinas foram realizadas: Buscando soluções para a alavancagem dos negócios; e Boas práticas para a geração de negócios. O evento resultou na construção de um Plano de Ação para guiar a atuação das cooperativas no mercado.
Para Vandevaldo Rios, do Sicoob Coopemar, o evento foi uma oportunidade de reavaliar a atuação das cooperativas num mercado que possui um público consumidor cada vez mais exigente. "A troca de experiências foi destaque no evento. Vimos muitas novidades na área de negócio e o quanto precisamos repensar a nossa forma de trabalho", completa.
"Nossas cooperativas ainda estão muito inibidas em relação ao desenvolvimento dos seus negócios. Esse evento é uma forma de mostrar a necessidade de atuar com foco no mercado, para não comprometer o desenvolvimento das cooperativas", conclui o diretor-presidente do Sicoob Central BA, Ivo Azevedo.
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Movidos pela busca de novas perspectivas de trabalho e garantias profissionais, alguns funcionários da antiga Ultratec Engenharia uniram-se, em 1992, para formar a COOEND - Cooperativa dos Inspetores de Ensaios Não Destrutivos Autônomos do Estado da Bahia. Nascia então, a esperança de melhores ganhos financeiros, segurança profissional, gestão participativa e a possibilidade de trabalhar como sócios cooperados.
Nesses 20 anos de existência, a cooperativa tem promovido ações que impulsionam o desenvolvimento econômico e social da comunidade onde está inserida. "Buscamos formar novos profissionais através de cursos gratuitos para a comunidade carente de Lauro de Freitas. Além disso, preparamos internamente os filhos dos nossos cooperados para que eles deem continuidade ao trabalho iniciado por nós", relata o diretor da COOEND, Adroaldo Mendes.
Em parceria com lideranças locais, a cooperativa prepara os jovens nas atividades administrativas e de apoio técnico, dando atenção especial à formação cooperativista através do desenvolvimento de palestras e formando núcleos de atividades: agrícola, resíduos e confecção.
A cooperativa oferece soluções completas de planejamento, fiscalização e gerenciamento de obras e Garantia da Qualidade, consultoria e fornecimento de serviço especializado em inspeção industrial. "A COOEND presta serviços para todo o sistema da PETROBRAS, bem como para as principais empresas do setor químico e petroquímico. Atualmente temos um contrato com a BAHIAGÁS com inspeção na rede de distribuição de gás em todo estado da Bahia, temos ainda nosso Laboratório de Metrologia onde atendemos a vários clientes no segmento de Construção e Montagem Eletromecânica, Obras Civis, Dutos, hospitais e outros", ressalta Mendes.
Uma das maiores conquistas da cooperativa foi conseguir sua permanência no mercado. "Temos que vencer os obstáculos dos planos financeiros impostos pelos nossos governantes, superar o tratamento diferenciado dado para empresas e cooperativas, e sua taxação de 15% sobre nossos trabalhos. Nosso maior orgulho é a nossa sede administrativa, manter um grupo sempre receptivo às nossas ações, estar entre as principais empresas em atuação no nosso setor, ter vencido o desafio de trabalhar no Sudeste e ser reconhecida como a empresa destaque perante os nossos clientes e colaboradores", conclui Adroaldo Mendes.
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Cerca de 190 pessoas assistiram à palestra "Encantando o Cliente - Foco em Atendimento e Vendas", cujo palestrante foi Marcelo Vieira, realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado da Bahia - Sescoop/BA, em parceria com o Sicoob Sertão. O evento foi realizado nas cidades de Ipirá e Itaberaba, nos dias 26 e 27 de maio, respectivamente.
Segundo o diretor presidente do Sicoob Sertão, Milton Aparecido Ramos, o conhecimento passado aos participantes foi enriquecedor, principalmente no atual cenário do mercado econômico. "No mercado disputado que o mundo globalizado vive, a diferença no atendimento será o grande responsável pelo sucesso nos empreendimentos comerciais", ressaltou.
Para o cooperado Antônio Ricardo Delezzotte, a palestra ampliou sua visão de atuação no mercado. "O Sicoob Sertão, juntamente com o SESCOOP/BA, tiveram uma iniciativa muito importante ao realizarem essa palestra para os cooperados, uma vez que a cooperativa busca ampliar seus negócios. Além disso, o reforço da parceria com os comerciantes e a visão empreendedora são ações necessárias".
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O lançamento de uma nova plataforma livre e colaborativa promete proteger o conteúdo de blogs e de redes sociais próprias de ataques contra a liberdade de expressão. Batizada de Blogoosfero, a plataforma foi desenvolvida de forma colaborativa por blogueir@s e ativistas do movimento do Sofwtare Livre e da Cultura Digital de todo o país. Seu lançamento ocorrerá no próximo sábado, 26 de maio, durante o III Encontro Nacional de Blogueir@s que será realizado em Salvador, no Hotel Sol Bahia, em Patamares.
O Blogoosfero é um novo provedor internacional de Blogs, desenvolvido com a plataforma livre Noosfero da Colivre - Cooperativa de Tecnologias Livres. Seu objetivo é criar um ambiente digital, livre e colaborativo para o fortalecimento da liberdade de expressão das redes sociais e comunidades de blogueir@s e ativistas digitais. "A Blogoosfero é um projeto que surge do intercâmbio entre a Blogosfera Progressista Brasileira, as comunidades de Software Livre e da Cultura Digital no país", revela Vicente Aguiar, diretor da Colivre.
Com 6 anos de atuação, a Colivre dissemina os ideiais do Software Livre, da liberdade de informação e conhecimento, fornecendo soluções tecnológicas a partir de ações que estejam de acordo com o respeito pelo meio ambiente e pela vivência do consumo responsável.
"Em muitos casos de denúncias de cunho público, político ou social, blogs acabam sofrendo ataques e seu conteúdo é retirado do ar, antes mesmo de qualquer averiguação ou decisão judicial em última instância", ressalta Aguiar ao explicar a importância da plataforma. O conteúdo hospedado no Blogoosfero só sairá do ar após passar pelos devidos processos judiciais previstos em lei, e se for condenado.
O Encontro Nacional de Blogueir@s contará com a presença do ex-ministro da Secretaria de Comunicação do governo Lula - Franklin Martins, da Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e Direito à Comunicação (Frentecom) - Emiliano José, a coordenadora do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) - Rosane Bertotti, o secretário de Comunicação Social do Governo da Bahia - Robinson Almeida e das Blogueiras feministas - Barbara Lopes.
Importantes nomes do jornalismo brasileiro estarão presentes no evento, a exemplo de Paulo Henrique Amorim, Lucio Flavio Pinto, Emílio Gusmão e Esmael Moraes.
"Mídia e blogosfera: experiências internacionais" também será tema de debate com a presença de Ignácio Ramonet (Le Monde Diplomatique - França); Andres Thomas Conteris (Democracy Now e Ocuppy Wall Street - EUA); Osvaldo Leon (Agência Latinoamericana de Informação - Equador); e Iroel Sanchez (Blog La Pupila Insomne - Cuba).
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De 05 de maio a 05 de agosto, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - Sescoop/BA e a Cooperativa Central de Crédito da Bahia - Sicoob Central BA, capacitarão funcionários dessa Central por meio do curso de Formação de Multiplicadores do Ramo Crédito.
Segundo a Gerente de Desenvolvimento Humano do Sescoop/BA, Jussiara Lessa, a capacitação surge da necessidade de desenvolver e potencializar competências necessárias para que os multiplicadores repassem os conhecimentos adquiridos. "Visamos com esse curso, assegurar que as ações educacionais atinjam com êxito os objetivos estabelecidos", completa.
O curso é composto por quatro módulos: A arte de falar em público 1; Desenvolvendo Habilidades de Ensino; Facilitando Equipes de Trabalho; e A arte de falar em público 2. O curso objetiva desenvolver nos participantes competências como: comunicação, liderança, relacionamento interpessoal e criatividade; habilidades didáticas e de transmissão de conhecimento; capacidade de instruir pessoas nas diversas metodologias existentes dentro da organização; além de propiciar habilidades inovadoras na área de instrutoria.
Cada módulo terá carga horária de 16 horas, aplicado durante dois dias consecutivos, e será realizado através de encontro presencial. O curso tem carga horária total de 64h.
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"A Campanha Tudo Por Um Sorriso consegue unir aprendizagem, integração e responsabilidade social através da intercooperação". O depoimento do presidente do Sicoob Sertão, Milton Ramos, revela que a Campanha promovida pelo Sescoop/BA tem refletido positivamente nas cidades por onde passa, através da disseminação de informações sobre a prevenção de doenças, a promoção da saúde e a qualidade de vida.
A Campanha foi realizada na cidade de Pé de Serra/BA, no dia 28 de abril, e beneficiou cerca de 630 pessoas incluindo cooperados, empregados das cooperativas, familiares e a população local. "Estimamos inicialmente um público de 350 pessoas, o que foi superado através da grande participação da população e adesão à nossa proposta", ressalta a gerente de Desenvolvimento Humano do Sescoop/BA, Jussiara Lessa. A ação, desenvolvida pelo Sescoop/BA, contou com o apoio Sicoob Sertão, COOPEPS e Prefeitura Municipal de Pé de Serra.
Os serviços de aferição de pressão arterial e glicemia foram os mais procurados pela população, seguidos pelas dicas de higiene bucal e hábitos de postural saudável. As boas práticas de saúde bucal contaram com realização de escovação, aplicação de flúor e distribuição de kits para o público infantil. O Sicoob Sertão aproveitou o evento para valorizar os cooperados da cidade, através da entrega de prêmios.
Para a presidente da COOPEPS, Elizilda Fernandes Rios, a Campanha conseguiu atingir diretamente as necessidades da comunidade ao agregar serviços ligados diretamente à saúde, considerada prioridade. "A ação contribuiu ativamente para a promoção social da nossa gente, ao tornar acessíveis serviços de saúde aos menos favorecidos que, por alguma impossibilidade, não podem usufruir de serviços básicos para sua qualidade de vida", conclui.
Segundo o Assistente de Planejamento e Controle do Sescoop/BA, Janjivan Newton, as ações de promoção social são de vital importância para a disseminação de um estilo de vida saudável entre cooperados, empregados, familiares e comunidade. "Acreditamos que a ampliação de parcerias locais no apoio a Campanha seria uma possibilidade da ampliação dos serviços oferecidos, tais como: atendimento oftalmológico, odontológico e clínico geral, além de vacinação de idosos e crianças", destaca. Além disso, continua Janjivan, “para atender a grande procura seria interessante proporcionar ações ligadas à orientação sexual de jovens e adultos, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, distribuição de preservativos, orientação para gestantes, corte de cabelo, massoterapia, apresentações culturais como dança, teatro, oficina de artes para crianças e etc”.
A organização da equipe de apoio foi um dos destaques para o sucesso da Campanha em Pé de Serra, além da mobilização dos profissionais em prol da ação.
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Em parceria com Sicoob Central BA, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - Sescoop/BA capacitará 25 gerentes de cooperativas de crédito do Sicoob através do Curso de Formação de Gerentes de Cooperativas de Crédito - FORMAGER.
O curso, com carga horária de 80 horas, será realizado de maio a setembro de 2012, em Salvador/BA. A capacitação é composta por cinco módulos e os encontros ocorrerão mensalmente.
O FORMAGER destina-se a aperfeiçoar a atuação profissional dos gerentes de crédito através da aquisição e aprimoramento de conhecimentos, técnicas, habilidades e atitudes que contribuam diretamente nas suas atividades, possibilitando melhorias nos resultados das cooperativas frente ao mercado.
Confira os assuntos que serão abordados durante o Curso:
- Módulo I: Liderança com Foco no Cliente;
- Módulo II: Competências inerentes à Negociação;
- Módulo III: Gestão de Crédito, Risco e Responsabilidade — Como fazer do controle de risco alavancagem de negócios;
- Módulo IV: Plano de Negócio – Cooperativas de Crédito;
- Módulo V: Gestão de Mudanças em Cooperativas de Crédito.
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A Unimed Salvador completa neste sábado, 28 de abril, 30 anos de atuação no mercado baiano, através do cooperativismo médico. A cooperativa integra o maior sistema de Saúde Suplementar do país, o Sistema Unimed, que possui 18 milhões de clientes, um terço dos médicos do país e 38% do mercado brasileiro de planos de saúde.
A Unimed Salvador possui mais de 300 médicos cooperados em praticamente todas as especialidades e dispõe de uma rede de atendimento com 22 hospitais, 156 clínicas diversas e 19 laboratórios credenciados, só na Região Metropolitana de Salvador.
Diferente das demais operadoras de planos de saúde privadas, na cooperativa de médicos os próprios profissionais de saúde definem sua remuneração, em função dos resultados do negócio, que por sua vez dependem da qualidade da administração e da austeridade dos próprios médicos. "Atendimento médico digno e de qualidade não precisa ser caro. Há muito exagero e desperdícios na medicina suplementar. O combate a isso viabiliza a cooperativa de médicos", afirma Dr. Josias Ribeiro (CRM 4805), presidente da Unimed Salvador.
Em plena recuperação financeira, a Unimed Salvador está retomando o rumo do crescimento em 2012, oferecendo serviços médicos dignos à população, de maneira humanizada e acessível a todas as classes sociais.
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Os cursos de "Capacitação de Conselheiros Fiscais" e "Contabilidade para Não Contadores", oferecidos pelo Sescoop Bahia, estão com inscrições encerradas. Devido à grande procura por parte das cooperativas, as vagas disponibilizadas foram rapidamente preenchidas.
Segundo a Gerente de Desenvolvimento Humano do Sescoop Bahia, Jussiara Lessa, a procura pelo curso "Contabilidade para Não Contadores" extrapolou o limite de vagas. "Agradecemos a todos pela confiança em nossos serviços e informamos que os 30 primeiros inscritos receberão e-mail confirmando a inscrição. Para atender aos demais, agendaremos uma nova turma que será realizada no mês de maio deste ano. Fiquem atentos", ressalta Lessa.
O curso de "Capacitação de Conselheiros Fiscais" será realizado nos dias 19 e 20 de abril, das 8h às 18h, e objetiva repassar conhecimentos para a atuação do Conselho Fiscal como ferramenta de apoio e controle na gestão das cooperativas. O curso tem como público alvo conselheiros fiscais efetivos e suplentes, além de cooperados interessados em ocupar cargos inerentes ao órgão social.
Já o curso 'Contabilidade para Não Contadores" tem o objetivo de promover a adoção de boas práticas de governança e gestão nas cooperativas, através da capacitação de dirigentes, associados, conselheiros e técnicos ativos na gestão de cooperativas que necessitem de orientação contábil. O curso ocorrerá nos dias 23 e 24 de abril, das 8h às 18h.
As capacitações serão realizadas no Express Hotel, que fica localizado na Rua Prof. Milton Cayres de Brito, 69, Caminho das Árvores, Salvador/BA. Ambas serão ministradas pelo especialista em Direito Tributário, Dr. Rogério Nogueira, que presta assessoria à OCEB desde 2008.
O Sescoop Bahia é uma entidade de formação cooperativista e promoção social, que oferece ensino profissional aos cooperados e empregados das cooperativas, além de monitorar as atividades das cooperativas filiadas ao Sistema.
Para mais informações entre em contato com a equipe de Desenvolvimento Humano do Sescoop Bahia através do número (71) 3321-1369, ou pelo e-mail: inscriçãEste endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .
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Com o objetivo de fortalecer o Sistema Cooperativo de Crédito na região do Recôncavo Baiano e o baixo Sul, as cooperativas Sicoob Recôncavo e Sicoob Credigandu se uniram dando origem à Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados do Litoral Sul da Bahia - Sicoob Litoral Sul. A união ocorreu no dia 01 de abril durante Assembleia Geral Extraordinária.
De acordo com o presidente do Sicoob Litoral Sul, Afrorisval Olímpio, o processo de incorporação das cooperativas nasceu da necessidade das organizações atenderem às demandas de seus associados em relação a serviços e atendimento de qualidade. "No entanto, enquanto fossemos de pequeno porte, não poderíamos atender a esta necessidade. Além disso, temos que ser competitivos e para isso devemos racionalizar custo e nos tornar mais eficientes", completa.
A nova cooperativa, que já nasce com 2.590 sócios, proporcionará oportunidades de novos negócios, ampliação da geração de receitas, fortalecimento do sistema, além de gerar mais benefícios para todos os associados. "Além de um rico portfólio à disposição dos nossos cooperados, o SICOOB criou a possibilidade de o seu associado, através de consórcio, adquirir a sua casa própria e ter o seu plano de Previdência Privada", revela Olímpio.
A cooperativa funcionará no Litoral Sul da Bahia, região que compreende 56 municípios, tendo como cidades pólos Gandu, Nazaré e Maragojipe, nas quais já existem postos de atendimento em pleno funcionamento.
Segundo o Ex-Diretor Administrativo do Sicoob Recôncavo, Reginaldo Silva, a expectativa é que a cooperativa atinja 5% do mercado de crédito na sua área de atuação nos próximos 2 anos. "A união das cooperativas possibilitará a expansão da rede de atendimento com previsão de abertura de novos postos cooperativos", revela Reginaldo. "Assumimos o compromisso com o Banco Central do Brasil, e acima de tudo com o nosso cooperado, de desenvolvermos o cooperativismo de crédito em 56 municípios, atendendo a critérios técnicos e de razoabilidade", informa Olímpio.
Pode associar-se à cooperativa qualquer pessoa física ou jurídica que tenha interesse em fazer parte do empreendimento cooperativo, desde que preencha os pré-requisitos estatutários. "Antes de nos transformamos em Cooperativa de Livre Admissão, o que aconteceu há poucos dias, éramos uma Cooperativa segmentada, com ações limitadas. Agora, temos as ferramentas necessárias para expandir nossa atuação", conclui Olímpio.
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"As mulheres precisam ocupar os lugares de poder da nossa sociedade!" A frase da deputada estadual Neusa Cadore marcou o 1º Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas, ocorrido em Salvador, na última quinta-feira, 29 de março. O evento foi promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado da Bahia - Sescoop/BA, em parceria com o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia - OCEB.
Durante a palestra "A Mulher frente à Gestão de Empreendimentos Coletivos" Neusa Cadore, que foi relatora da Lei de apoio ao Cooperativismo, compartilhou com a plateia a experiência dos seus primeiros passos como prefeita da cidade de Pintadas, no semiárido baiano. Segundo a deputada, um dos grandes desafios da mulher está no mercado de trabalho. "Embora ocupem os mesmos cargos que os homens e tenham as mesmas qualificações profissionais, as mulheres ainda possuem salários 30% mais baixos que eles", ressalta. "Para que as políticas públicas atendam às necessidades das mulheres é necessário que elas estejam no poder e sejam as autoras das propostas de mudanças", afirmou a deputada.
Na abertura do evento, o presidente da OCEB-SESCOOP/BA, Cergio Tecchio ressaltou a grande participação das mulheres nos projetos do Sescoop Bahia, em especial o Programa Jovem Liderança Cooperativista e o Curso de Formação de Professores em Educação Cooperativista – EDUCOOP. "O índice de mulheres nestes programas alcançam mais de 90%, o que demonstra que a mulher está cada vez mais buscando capacitação profissional e os lugares de direito no mercado de trabalho", completou.
"A mulher cooperativista tem determinação e força para lutar pelos seus objetivos. Acredito que a educação seja o caminho necessário para que a mulher continue alcançando novos espaços na sociedade", ressaltou Alaerte Arônia, representante do Ramo Educação no Conselho Diretor da OCEB.
Segundo Tecchio, no cooperativismo baiano não há discriminações de gênero para fins salariais. O grande desafio é aumentar a participação das mulheres na gestão das cooperativas.
O evento contou com a presença da Gerente de Formação e Qualificação Profissional do Sescoop Nacional, Andréa Sayar, que palestrou sobre "A Mulher e o Cooperativismo". Com o objetivo de compartilhar experiências bem sucedidas e inspirar as mulheres cooperativistas, o evento contou com dois cases: Case de Sucesso da Trajetória de Glória, apresentado por Glória Marta da COOPMARC; e Case de Sucesso da Cooperativa Educacional Magna, apresentado por Elizeth Pelegrini, presidente da CEM/SC.
Segundo Neusa, o cooperativismo oferece alternativas para que a mulher alcance autonomia em todos os aspectos da vida, principalmente no econômico. "O modelo cooperativista oferece relações econômicas diferentes. A riqueza é distribuída e a valorização das pessoas é considerada. Felizmente o movimento cooperativista está preocupado com a formação, que é um quesito importante para a autonomia. O Encontro de hoje é uma prova disso", ressaltou.
As Dras. Sandra Cohim e Roberta Coelho da UNIFISIO apresentaram a Palestra "Saúde e Qualidade de Vida das Mulheres". A Palestra-show "Mulher: Papéis Sociais e Auto-Realização" foi apresentada por Gianne Wiltgen.
O 1º Encontro envolveu completamente as participantes e gerou expectativas para os próximos eventos. "Agradeço o prazer de ter participado do Encontro de Mulheres Cooperativistas. Tenho certeza que multipliquei emoção e conhecimento num dia inesquecível para a minha vida. Aguardo novos acontecimentos", revelou Kátia Ferreira, instrutora do Sescoop Bahia.
O Encontro teve como público-alvo mulheres dirigentes, funcionárias, associadas e representantes de cooperativas pertencentes ao Sistema Baiano de Cooperativismo.
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No dia 29 de março, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado da Bahia – Sescoop/BA realizará o 1º Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas, que tem como principal objetivo debater sobre as oportunidades e os desafios enfrentados pelas mulheres frente à gestão das cooperativas.
O evento ocorrerá no Marazul Hotel, localizado na Av. Sete de Setembro, 3.937, Barra - Salvador/BA. As interessadas em participar deverão realizar inscrições até o dia 26 de março através do endereço eletrônico: http://www.bahiacooperativo.coop.br/ficha-de-inscricao.php?id=52.
O Encontro tem como público-alvo mulheres dirigentes, funcionárias, associadas ou representantes de cooperativas pertencentes ao Sistema Baiano de Cooperativismo. Segundo Jussiara Lessa, Gerente de Desenvolvimento Humano do Sescoop Bahia, o evento pretende ainda promover a integração entre as mulheres que fazem parte das cooperativas baianas.
As participantes receberão orientações sobre cuidados com o bem estar físico, mental e social para que tenham mais Qualidade de Vida.
Confira a programação completa do evento.
Programação
8:00 - Credenciamento
8:20 - Café da manhã - Boas Vindas
8:40 - Abertura
Cergio Tecchio - Presidente da OCEB/SESCOOP-BA
9:00 - Palestra: A Mulher frente a Gestão de Empreendimentos Coletivos
Palestrante: Deputada Neusa Cadore
10:00 - Intervalo
10:10 - Palestra: A Mulher e o Cooperativismo
Palestrante: Andréa Sayar - SESCOOP Nacional
12:00 - Almoço
13:30 - Case de Sucesso da Trajetória de Glória
Glória Marta - COOPMARC
14:10 - Palestra de Saúde e Qualidade de Vida das Mulheres
Palestrantes: Dra. Sandra Cohim e Dra.Roberta Coelho - UNIFISIO
15:30 - Coffee-break
15:45 - Case de Sucesso da Cooperativa Educacional Magna
Elizeth Pelegrini – Presidente da CEM/SC
16:25 - Palestra-show Mulher: Papéis Sociais e Auto-Realização
17:30 - Encerramento
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A COPERIL - Cooperativa de Ensino da Região de Irecê/BA, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado da Bahia - Sescoop/BA, realizou de 24 a 27 de janeiro sua Semana Pedagógica 2012, tendo como principais objetivos discutir e vivenciar os princípios cooperativistas e o trabalho em equipe.
Através do curso Pedagogia da Cooperação, ministrado pelo professor Dr. Fábio Otuzi Brotto os participantes trocaram experiências e puderam refletir sobre o papel do cooperativismo para a promoção da educação de qualidade.
Para a Coordenadora de Educação Infantil, Leiliane Gama, os quatro dias de encontro foram renovadores. "Acredito que todos que participaram desta formação, saíram com experiências inovadoras e com a sensação de que o ano letivo de 2012 começa com boas perspectivas, diante do encantamento e vontade de pormos em prática o que aprendemos sempre de forma otimista e perseverante", afirmou.
A Semana Pedagógica de 2012 apresentou novidades para os profissionais que compõem a COPERIL, segundo relatos da Coordenadora do Ensino Fundamental, Normandia Pimentel. "Ao longo dos anos começamos as nossas semanas pedagógicas falando das questões do nosso cotidiano escolar, falando da nossa prática pedagógica. Neste ano, fomos presenteados em um encontro com o Prof. Fábio Brotto para falarmos do bem estar coletivo. Nestes dias de reflexão tivemos a oportunidade de conhecer melhor os pilares que dão sustentação ao fazer cooperativo que são: dar e receber, desapego, integridade, observação e compartilhamento", relatou a educadora.
Há 20 anos, a COPERIL atua na cidade de Irecê/BA alinhando educação de qualidade e preços acessíveis às diversas parcelas da sociedade.
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No dia 25 de janeiro, o SICOOB Crediconquista inaugurou em Poções/BA seu primeiro Posto de Atendimento Cooperativo (PAC), o SICOOB Poções-BA. A cooperativa busca com a nova agência aumentar a base de cooperados, devido à receptividade da região e ao potencial que o mercado local oferece.
Classificada como cooperativa de livre admissão, o Sicoob Crediconquista atua na cidade de Vitória da Conquista desde maio de 1998. "Temos uma grande área de atuação no total de 26 municípios, por isso estamos desenvolvendo ações para abrirmos novas agências", declara o presidente do Sicoob Crediconquista, Valeriano Severino.
O vasto portfólio de produtos e serviços oferecidos pelo Sicoob é uma aposta da cooperativa para o sucesso da nova agência.
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O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado da Bahia - Sescoop/BA promoverá nos dias 18 e 19 de novembro o curso de Capacitação dos Conselheiros Fiscais do Ramo Saúde. O evento ocorrerá em Ilhéus (BA), das 8h às 18 h, no auditório da Unimed Ilhéus.
O curso tem o objetivo de promover a capacitação dos conselheiros fiscais, através da aquisição e aprimoramento dos conhecimentos, de técnicas, habilidades e atitudes inerentes ao papel que estes profissionais assumem nas cooperativas. Atualmente, existem 86 cooperativas do ramo saúde que integram o Sistema OCEB/SESCOOP-BA.
O curso apresentará ao público a estrutura administrativa da cooperativa; definição, regulamentação e competências do Conselho Fiscal; roteiro de atuação para o Conselho Fiscal; noções de contabilidade; análise de balancetes; orientações sobre ata e as diretrizes que norteiam a atuação do Conselho Fiscal.
O facilitador do curso será o administrador de empresas, Hebert Luiz Ferreira, que possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas; é Consultor da Fundação Unimed; possui Projetos de Consultoria em Cooperativas; além de ser Especialista em Administração de Serviços pela Universidade Federal da Bahia - UFBA.
O curso tem o objetivo de promover a capacitação dos conselheiros fiscais, através da aquisição e aprimoramento dos conhecimentos, de técnicas, habilidades e atitudes inerentes ao papel que estes profissionais assumem nas cooperativas. Atualmente, existem 86 cooperativas do ramo saúde que integram o Sistema OCEB/SESCOOP-BA.
O curso apresentará ao público a estrutura administrativa da cooperativa; definição, regulamentação e competências do Conselho Fiscal; roteiro de atuação para o Conselho Fiscal; noções de contabilidade; análise de balancetes; orientações sobre ata e as diretrizes que norteiam a atuação do Conselho Fiscal.
O facilitador do curso será o administrador de empresas, Hebert Luiz Ferreira, que possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas; é Consultor da Fundação Unimed; possui Projetos de Consultoria em Cooperativas; além de ser Especialista em Administração de Serviços pela Universidade Federal da Bahia - UFBA.
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Aumentar a competitividade das cooperativas educacionais no mercado é um dos objetivos de Programa oferecido pelo Sescoop Bahia
Através do Programa de Desenvolvimento das Cooperativas do Ramo Educacional, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado da Bahia - SESCOOP/BA iniciou, no último dia 30 de setembro, a capacitação de gestores e diretores pedagógicos das escolas cooperativas com o objetivo de torná-las mais competitivas no mercado, além de atender às demandas e necessidades das instituições, professores, pais e alunos.
O Programa está sendo ministrado pelos consultores Marília Falcão, especialista em Diagnósticos e Planos de Ação Empresarial, e Aldir Parisi, pós-graduado em Marketing. A capacitação, composta por 11 módulos, é fruto do planejamento estratégico do Ramo Educacional realizado em novembro do ano passado. “O curso foi planejado a partir das demandas apresentadas pelos professores e diretores”, ressalta Marília.
As escolas precisam ser pensadas também como negócio para acompanhar as mudanças da sociedade. “Através do programa vamos mostrar como as cooperativas podem trabalhar com criatividade para atender às demandas do seu público e ganhar espaço no mercado educacional”, aborda Marília.
Os participantes terão acesso a produtos e serviços que possibilitarão inovar no seu negócio e continuar oferecendo educação comprometida e de qualidade. “Vamos mostrar, por exemplo, como a ferramenta Business Model Generation, muito utilizada nos Estados Unidos, pode ser aplicada na atividade educacional”, revela Parisi.
Para Elizegina Luiz da Silva, representante da Cooperativa Educacional de Sobradinho – COES, os assuntos que serão abordados durante a capacitação contemplam as necessidades do seu dia a dia. “Os conhecimentos adquiridos aqui serão levados para as outras pessoas que também fazem parte da cooperativa”, completa.
“Não vejo a educação de forma limitada, ela é um grande negócio que precisa ser desenvolvido. Neste contexto, o grande desafio é fazer com que as pessoas entendam isso e trabalhe no sentido de atender à demanda do mercado”, explica Menezes, da Cooperativa Educacional de Salinas de Margarida – COOPESAL.
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Palestras, atividades físicas, dicas de saúde e de beleza marcaram o Workshop das Secretárias realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado da Bahia – Sescoop/BA, no dia 30 de setembro, em comemoração ao dia dos profissionais de secretariado que contribuem diariamente para o crescimento das cooperativas na busca do bem comum.
Após credenciamento e café da manhã, os participantes foram recepcionados pela Gerente de Desenvolvimento Humano do Sescoop Bahia, Jussiara Lessa.
Impossibilitado de comparecer ao Workshop por questões de saúde, o presidente do Sescoop Bahia, Cergio Tecchio, enviou uma mensagem de boas vindas aos participantes do evento onde ressaltou a importância da capacitação profissional para a administração correta das cooperativas. “A função da secretária ou secretário é muito importante, pois muitas vezes é este profissional quem agiliza as informações entre a diretoria e o corpo funcional da cooperativa e faz o papel de relações com outras instituições”, completou Tecchio.
O novo papel do profissional de secretariado foi discutido durante o curso “Secretária conectada ao futuro”, ministrado por Carla Galo, especialista em desenvolvimento de talentos humanos e gestão de negócios e autora do livro “Sucesso de A à Z – Vocabulário dos Vencedores”.
Em entrevista, minutos antes de sua apresentação, Carla revelou que qualquer profissional precisa desenvolver o chamado CHA: Conhecimento, Habilidade e Atitude. No entanto, os profissionais de secretariado que trabalham nas cooperativas precisam de algo mais. “Eles precisam conhecer a história do cooperativismo, sua doutrina, seus princípios, precisam ter o espírito cooperativista”, ressaltou a palestrante.
A qualidade de vida foi tema da palestra “Alertil – Solução Concetrada de Q.V. (Qualidade de Vida)”, apresentada por Carlos Augusto de Carvalho, fisioterapeuta e educador físico, especialista em preparação física de sedentários.
Assuntos como motivação, marketing pessoal e trabalho em equipe foram abordados durante a palestra motivacional “A Vida É Um Show!”, ministrada por Diogo Francischini, diretor executivo regional da RE/MAX e autor do livro “Talentos em Vendas: Como Liderar e Gerenciar Campeões”. No final da tarde, os presentes receberam orientações da Natura sobre cuidados com a pele, maquiagem e ganharam brindes.
Os participantes saíram do evento com muita vontade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos. “De forma simples, as palestras nos empolgam, fizemos até exercícios! O mais importante é que estes eventos fazem com que a gente saia do escritório, conheça outras pessoas e volte com a cabeça cheia de boas idéias!”, ressaltou Terezinha Santos, da UNIFISIO.
Para Fernando Andrade, Diretor administrativo da Digitaxi, que participou pela primeira vez de um evento organizado pelo Sescoop Bahia, os conteúdos abordados estavam em sintonia com sua vivência na cooperativa já que a realidade cooperativista é diferente de uma empresa comum.
Para Eliana de Deus, colaboradora do Sicoob Central Bahia, além de uma oportunidade de comemorar o dia da secretária, o evento foi uma maneira de reunir conhecimentos que podem ser levados para o dia-a-dia do trabalho, aprimorando o atendimento ao público interno e externo e o desempenho das demais atividades inerentes à profissão.