Cooperativas de crédito unem-se em busca de expansão
Notícias desenvolvimento
Com o objetivo de fortalecer o Sistema Cooperativo de Crédito na região do Recôncavo Baiano e o baixo Sul, as cooperativas Sicoob Recôncavo e Sicoob Credigandu se uniram dando origem à Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados do Litoral Sul da Bahia - Sicoob Litoral Sul. A união ocorreu no dia 01 de abril durante Assembleia Geral Extraordinária.
De acordo com o presidente do Sicoob Litoral Sul, Afrorisval Olímpio, o processo de incorporação das cooperativas nasceu da necessidade das organizações atenderem às demandas de seus associados em relação a serviços e atendimento de qualidade. "No entanto, enquanto fossemos de pequeno porte, não poderíamos atender a esta necessidade. Além disso, temos que ser competitivos e para isso devemos racionalizar custo e nos tornar mais eficientes", completa.
A nova cooperativa, que já nasce com 2.590 sócios, proporcionará oportunidades de novos negócios, ampliação da geração de receitas, fortalecimento do sistema, além de gerar mais benefícios para todos os associados. "Além de um rico portfólio à disposição dos nossos cooperados, o SICOOB criou a possibilidade de o seu associado, através de consórcio, adquirir a sua casa própria e ter o seu plano de Previdência Privada", revela Olímpio.
A cooperativa funcionará no Litoral Sul da Bahia, região que compreende 56 municípios, tendo como cidades pólos Gandu, Nazaré e Maragojipe, nas quais já existem postos de atendimento em pleno funcionamento.
Segundo o Ex-Diretor Administrativo do Sicoob Recôncavo, Reginaldo Silva, a expectativa é que a cooperativa atinja 5% do mercado de crédito na sua área de atuação nos próximos 2 anos. "A união das cooperativas possibilitará a expansão da rede de atendimento com previsão de abertura de novos postos cooperativos", revela Reginaldo. "Assumimos o compromisso com o Banco Central do Brasil, e acima de tudo com o nosso cooperado, de desenvolvermos o cooperativismo de crédito em 56 municípios, atendendo a critérios técnicos e de razoabilidade", informa Olímpio.
Pode associar-se à cooperativa qualquer pessoa física ou jurídica que tenha interesse em fazer parte do empreendimento cooperativo, desde que preencha os pré-requisitos estatutários. "Antes de nos transformamos em Cooperativa de Livre Admissão, o que aconteceu há poucos dias, éramos uma Cooperativa segmentada, com ações limitadas. Agora, temos as ferramentas necessárias para expandir nossa atuação", conclui Olímpio.