Mulheres Cooperativistas se reúnem em Encontro Estadual promovido pelo Sescoop Bahia
Notícias desenvolvimento
"As mulheres precisam ocupar os lugares de poder da nossa sociedade!" A frase da deputada estadual Neusa Cadore marcou o 1º Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas, ocorrido em Salvador, na última quinta-feira, 29 de março. O evento foi promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado da Bahia - Sescoop/BA, em parceria com o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia - OCEB.
Durante a palestra "A Mulher frente à Gestão de Empreendimentos Coletivos" Neusa Cadore, que foi relatora da Lei de apoio ao Cooperativismo, compartilhou com a plateia a experiência dos seus primeiros passos como prefeita da cidade de Pintadas, no semiárido baiano. Segundo a deputada, um dos grandes desafios da mulher está no mercado de trabalho. "Embora ocupem os mesmos cargos que os homens e tenham as mesmas qualificações profissionais, as mulheres ainda possuem salários 30% mais baixos que eles", ressalta. "Para que as políticas públicas atendam às necessidades das mulheres é necessário que elas estejam no poder e sejam as autoras das propostas de mudanças", afirmou a deputada.
Na abertura do evento, o presidente da OCEB-SESCOOP/BA, Cergio Tecchio ressaltou a grande participação das mulheres nos projetos do Sescoop Bahia, em especial o Programa Jovem Liderança Cooperativista e o Curso de Formação de Professores em Educação Cooperativista – EDUCOOP. "O índice de mulheres nestes programas alcançam mais de 90%, o que demonstra que a mulher está cada vez mais buscando capacitação profissional e os lugares de direito no mercado de trabalho", completou.
"A mulher cooperativista tem determinação e força para lutar pelos seus objetivos. Acredito que a educação seja o caminho necessário para que a mulher continue alcançando novos espaços na sociedade", ressaltou Alaerte Arônia, representante do Ramo Educação no Conselho Diretor da OCEB.
Segundo Tecchio, no cooperativismo baiano não há discriminações de gênero para fins salariais. O grande desafio é aumentar a participação das mulheres na gestão das cooperativas.
O evento contou com a presença da Gerente de Formação e Qualificação Profissional do Sescoop Nacional, Andréa Sayar, que palestrou sobre "A Mulher e o Cooperativismo". Com o objetivo de compartilhar experiências bem sucedidas e inspirar as mulheres cooperativistas, o evento contou com dois cases: Case de Sucesso da Trajetória de Glória, apresentado por Glória Marta da COOPMARC; e Case de Sucesso da Cooperativa Educacional Magna, apresentado por Elizeth Pelegrini, presidente da CEM/SC.
Segundo Neusa, o cooperativismo oferece alternativas para que a mulher alcance autonomia em todos os aspectos da vida, principalmente no econômico. "O modelo cooperativista oferece relações econômicas diferentes. A riqueza é distribuída e a valorização das pessoas é considerada. Felizmente o movimento cooperativista está preocupado com a formação, que é um quesito importante para a autonomia. O Encontro de hoje é uma prova disso", ressaltou.
As Dras. Sandra Cohim e Roberta Coelho da UNIFISIO apresentaram a Palestra "Saúde e Qualidade de Vida das Mulheres". A Palestra-show "Mulher: Papéis Sociais e Auto-Realização" foi apresentada por Gianne Wiltgen.
O 1º Encontro envolveu completamente as participantes e gerou expectativas para os próximos eventos. "Agradeço o prazer de ter participado do Encontro de Mulheres Cooperativistas. Tenho certeza que multipliquei emoção e conhecimento num dia inesquecível para a minha vida. Aguardo novos acontecimentos", revelou Kátia Ferreira, instrutora do Sescoop Bahia.
O Encontro teve como público-alvo mulheres dirigentes, funcionárias, associadas e representantes de cooperativas pertencentes ao Sistema Baiano de Cooperativismo.