As turmas do Curso de Formação de Conselheiros de Cooperativas de Crédito, o Formacred, iniciadas em março, concluíram a primeira etapa do curso, o módulo geral, e já estão se preparando para o módulo específico. As aulas nesta etapa serão realizadas nos meses de junho e julho e as turmas serão divididas em: turma do conselho administrativo e turma do conselho fiscal.
O Formacred tem por objetivo contribuir para o aprimoramento da governança corporativa nas Cooperativas de crédito, bem como para o processo de desenvolvimento, profissionalização e aumento da competitividade desses empreendimentos frente ao sistema financeiro nacional. O curso é exclusivo para conselheiros fiscais e administrativos das cooperativas do Ramo Crédito. A carga horária total do curso é de 192 horas, divididas em 2 módulos, geral e especifico, abrangendo os temas: abordagem comportamental, abordagem legal e abordagem organizacional.
Durante o primeiro módulo, os participantes, através das aulas com Adriano Oliveira, advogado do Sicoob Central BA especializado em Direito Empresarial, participaram de discussões sobre “A cooperação e o cooperativismo”, “As bases legais do cooperativismo” e “Os órgãos sociais à luz do estatuto e regimentos internos”, desenvolvendo e formulando conceitos e fundamentos legais para uma melhor gestão do crédito cooperativo. O módulo também contou com a participação do instrutor o Diretor Operacional do Sicoob Central BA, Josemir Soares que se aprofundou mais em temas como “Modelo de governança”, “Cooperativa de crédito eficaz”, “Auditorias” e “Situação econômica e financeira”; e da pedagoga, Claudia Moira, que desenvolveu o módulo comportamental do Formacred.
Alcione Santos, do Sicoob Sertão, buscou o curso a fim de aprofundar seus conhecimentos na área e poder levar seu aprendizado para a cooperativa, reconhecendo as responsabilidades, direitos e deveres da área em que atua. “O primeiro módulo foi batente produtivo onde, além do conteúdo, pudemos trocar conhecimento e experiência com toda a equipe. Espero melhorar cada vez mais a nossa cooperativa, obtendo um maior desempenho no trabalho e fortalecendo os nossos princípios”, concluiu Alcione. O segundo módulo contará com as aulas dos instrutores Adriano Oliveira, Osvaldo Ribeiro e Marcelo Cardoso, que abordarão temas específicos tanto para o conselho de administração quanto para o conselho fiscal.
O Prêmio Sescoop Excelência de Gestão é uma iniciativa do Sistema OCB , promovido bienalmente pelo Sescoop e consiste no reconhecimento nacional das cooperativas que promovem o aumento da qualidade e da competitividade do cooperativismo por meio do desenvolvimento e adoção de boas práticas de gestão e governança.
Para participar é necessário que a cooperativa esteja inscrita no Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). Vale ressaltar que para concorrer ao Prêmio Sescoop Excelência de Gestão as inscrições estão abertas até o dia 5 de junho.
O PDGC tem como objetivo promover nas cooperativas a adoção de boas práticas de gestão e governança, aprimorar os processos de produção, reduzir custos e aumentar a produtividade e competitividade das organizações.
O PDGC foi construído com base no Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), que é um modelo referencial, utilizado para promover a melhoria da qualidade da gestão e o aumento da competitividade das organizações. Para se inscrever as cooperativas podem se dirigir a unidade do Sescoop/BA ou através do link: pdgc.brasilcooperativo.coop.br.
A Cooperativa Educacional de Vitória da Conquista (Coeduc) participa do PDGC e, para Zenória Santos Messias - Diretora Pedagógica, a experiência trouxe uma reflexão dos pontos fortes e fracos da cooperativa, se mostrando uma experiência positiva. “Sem dúvidas indicaria o PDGC a todas as cooperativas, afinal precisamos de um retrato fidedigno da nossa realidade administrativa”, afirmou Zenória.
Inscreva-se também!
O Sescoop/BA e o Sicoob Central Bahia iniciaram, no dia 21 de maio, as aulas do curso de Formação de Profissionais da Unidade Comercial das Cooperativas de Crédito do Sicoob Central Bahia, que visa capacitar para a venda de serviços e produtos financeiros, como Seguros, Consórcios e Empréstimo Consignado. O curso tem carga horária de 64 horas, ministradas em 04 módulos com duração de dois dias de aula cada, encerrando em agosto.
O Curso de Vendas de Produtos Financeiros tem como público-alvo os funcionários das cooperativas financeiras Sicoob na Bahia, que terão a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos sobre esses serviços, suas técnicas de abordagem ao cooperado, habilidade para atendimento, negociação, comunicação, análise de perfil de clientes e a venda propriamente dita. A turma tem 25 participantes e as inscrições foram rapidamente preenchidas.
Jaqueline Brandão, do Sicoob Cooperbom, se inscreveu no curso em busca do conhecimento sobre os produtos comercializados pela Cooperativa, a fim de melhorar o seu atendimento. “O 1° módulo foi dinâmico, bem elaborado e foi fácil a absorção do conhecimento. Tenho certeza que depois dos módulos, eu estarei bem mais preparada para oferecer, captar, vender, mas sempre indo em busca de mais informações, pois o mercado muda sempre e dessa forma a Cooperativa precisa se moldar para oferecer o que há de melhor para nossos associados”, completou a cooperada.
Os próximos módulos do curso serão realizados nos dias 15 e 16 de junho, 09 e 10 de julho, e 20 e 21 de agosto.
Intensificar ações de qualificação profissional tanto dos dirigentes e equipes técnicas de unidades estaduais quanto das cooperativas. Esta é a prioridade estratégica deliberada hoje durante o Fórum Regional de Presidentes, Superintendentes e Dirigentes do Sistema OCB. O evento ocorreu em Salvador (BA) e contou com presenta de lideranças do movimento cooperativista de oito dos nove estados nortistas.
O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, e o superintendente Renato Nobile, acompanhados da gerente geral do Sescoop, Karla Oliveira, além de outros gestores da unidade nacional também participaram das discussões.
Segundo o presidente anfitrião, Cergio Tecchio, receber os estados na Bahia foi uma oportunidade única para trocar experiências e evidenciar a força do cooperativismo nordestino. “Contar com o know how dos demais dirigentes do Nordeste é fundamental para fortalecermos nossa atuação sistêmica. Fico muito contente de ver tanta gente especializada discutindo o nosso movimento, em âmbito regionalizado”, declara o presidente do Sistema OCEB.
O presidente do Sistema do Sistema OCB/CE, João Nicédio Alves Nogueira, comentou que e participação de oito das nove unidades da região Nordeste é um sinal claro de que o movimento está maduro.
“Se comparamos a primeira edição, realizada em 2013, com esta, veremos o quanto já avançamos. É claro que ainda temos muitos outros desafios, mas, juntos, poderemos realizar ações sistêmicas de forma a supera-los com mais eficiência”, avalia Nicédio, que também é representante da região Nordeste na diretoria da OCB.
QUALIFICAÇÃO – Tanto Cergio Tecchio quanto João Nicédio afirmaram que ações de qualificação profissional, direcionadas aos dirigentes e equipes técnicas de unidades estaduais do Nordeste e cooperativas são a prioridade para os próximos meses. A ideia é que, com o aperfeiçoamento de quem atua diariamente com o negócio cooperativo possa encontrar mecanismos mais eficientes e ágeis nos processos e, com isso, gerar economia e aumentando a competitividade.
BANCO DO NORDESTE – Ontem, o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, acompanhado pelos dirigentes da região tiveram uma reunião com representantes do Banco do Nordeste: Stelio Gama Lyra Junior e Carlos Alberto Pinto Barreto. O objetivo foi iniciar um processo de reaproximação do movimento cooperativista com o banco de fomento. Durante o encontro, cada presidente de unidade estadual comentou um pouco sobre as dificuldades enfrentadas por suas cooperativas no que tange o acesso a linhas de financiamento.
João Nicédio destacou a evolução que o cooperativismo vem obtendo ao longo dos últimos anos, especialmente com a criação do Sescoop, bem como o seu esforço para fortalecer a gestão, executando programas como PAGC, PDGC e GDA.
O presidente Márcio Freitas, por sua vez mencionou o relacionamento do Sistema OCB com instituições como o Banco Central e o BNDES e como essa aproximação vem colaborando com o desenvolvimento das cooperativas. Ressaltou ainda a existência de acordos de cooperação com essas duas entidades, o que facilita a troca de informações e a execução de ações conjuntas. Por fim, o líder cooperativista colocou o Sistema OCB à disposição do Banco do Nordeste para que se avance no processo de elaboração um acordo com a instituição.
Como resultado do encontro, o grupo definiu os seguintes encaminhamentos: realizar uma reunião com o presidente do Banco do Nordeste para a definição de diretrizes de atuação conjunta e organizar um evento com técnicos e gerentes da Instituição Financeira para detalhar o atual cenário do cooperativismo na região, ferramentas e programas do Sistema.
(Fonte: OCB)
O Dia C na Bahia ganhou sua repercussão inicial através de duas cooperativas no interior da Bahia, a Cooperativa Educacional de Salinas, COOPESAL, e a Cooperativa Educacional Pé de Serra, COOEPPS, que realizaram suas ações do dia C no dia 16 de maio. Ambas a cooperativas desenvolveram uma ação social voltada para arrecadação de alimentos e distribuição de cestas básicas para mães de famílias carentes, assim como um café da manhã e outras atividades.
Além da arrecadação de alimentos, as cooperativas ofereceram serviços de saúde, como consulta de alimentação saudável com a nutricionista e aferição da pressão arterial, atendimento de manicure, atendimento jurídico, assim como apresentação de peças teatrais, coral e atrações musicais para toda a comunidade. Para desenvolver as ações do dia C, as cooperativas fecharam ações parcerias com mercadinhos, farmácias, pousadas, restaurantes, lojas de varejo, que ajudaram na arrecadação de alimentos, brindes para distribuir durante a ação, e uma ajuda de custo para despesas extras.
Maria das Graças Possenti, presidente da COOPESAL, afirma que o Dia C é de fundamental importância, pois “demonstra a importância das ações cooperativista além de elevar o marketing da instituição. Vale salientar que essas ações de cooperação social sensibiliza toda a comunidade fazendo com que se desenvolva a capacidade de ser mais eficaz na ajuda de quem mais precisa além de fortalecer os pilares cooperativista”. Para as cooperativas que ainda não participaram da campanha do Dia C, Elizilda Fernandes Rios, afirma que a ação fortalece a imagem das cooperativas perante a sociedade. “Para a comunidade Pedeserrense a realização do dia C deixou além dos resultados obtidos no oferecimento dos serviços o fortalecimento da marca do cooperativismo em nossa vivência e ainda nosso papel social enquanto cooperativa”, comentou Elizilda.
O Dia de Cooperar, Dia C, é uma iniciativa do sistema OCB que reúne as cooperativas com o objetivo de desenvolver trabalhos voluntários, promovendo a construção de novos conceitos e referencias em nossas vidas. O evento ocorrerá nacionalmente no dia 4 de julho, entretanto, algumas cooperativas antecipam suas ações, porém, não deixando de realizar uma ação solidária de extrema importância. Contudo, o objetivo do sistema é trazer essa solidariedade não apenas no Dia C, mas também durante todos os dias do ano, reforçando os ideais cooperativistas.
A Cooperativa dos Motoristas Autônomos do Passé (COOMAP) realizará uma programação de ações educativas sobre trânsito, saúde e cooperativismo em praças públicas de quatro cidades baianas: Camacari, São Sebastião do Passé, Irará e Catu. A ação faz parte do “Dia de Cooperar”, também chamado “Dia C”, que incentiva o voluntariado em cooperativas de todo o país. Impulsionado pelo Sistema OCB*, esse movimento de transformação social atualmente conta com a adesão de 26 estados e quase 900 cooperativas.
As ações serão feitas em praças sempre aos sábados. Serão realizadas orientações sobre prevenção de acidentes no trânsito, em uma parceria com o Corpo de Bombeiros e com a Polícia Militar. Os eventos contam ainda com apresentações artísticas de bandas infantis e artistas locais. Também serão realizadas palestras e distribuição de kits sobre a importância do cooperativismo. A população também terá atendimentos à saúde, com aferição de pressão arterial, testes de glicemia e palestras sobre a prevenção contra a dengue, doença que tem causado uma situação alarmante nestes estados.
Para Ivone Oliveira, diretora do Departamento de Apoio Social da Coomap, foi uma grande conquista conseguir expandir para tantos municípios as ações solidárias do Dia C em 2015: "além de todos os serviços que estão sendo oferecidos à população, é importante que as pessoas saibam o que é o cooperativismo, como ele funciona e como são os trabalhos solidários realizados pelos cooperados".
Confira a programação:
Camaçari: dia 30 de maio, na Praça Monte Negro.
São Sebastião do Passé : dia 13 de junho, na Praça 12 de outubro.
Irará: dia 17 de junho, na Praça Pedro Nogueira.
Catu: dia 18 de junho, na Praça Aruanha.
Por dentro do Dia C
O Dia de Cooperar (Dia C) é um movimento de voluntariado desenvolvido pelo sistema cooperativista brasileiro que conta com a participação efetiva das cooperativas como idealizadoras e mantenedoras dos projetos. O objetivo é promover e estimular a integração das ações voluntárias, de Norte a Sul do país de forma permanente. Uma vez por ano, as cooperativas realizam uma grande celebração do Dia C de forma simultânea em todo o Brasil. Este ano foi escolhido o primeiro sábado de julho (4/7), quando se comemora o Dia Internacional do Cooperativismo. A escolha não é aleatória, pois a data tem como tema em 2015 "Escolha cooperativismo, escolha equidade” com o objetivo de chamar a atenção para o aumento das desigualdades sociais e adotar ações para reverter esse quadro. O Dia C busca concretizar um dos mais importantes valores cooperatistas: interesse pela comunidade. Em 2014, o Dia C beneficiou quase um milhão pessoas, contou com cerca de 900 cooperativas totalizando 65 mil voluntários em todo o país.
Cooperativas interessadas em participar desse grande movimento nacional podem buscar informações no site: diac.brasilcooperativo.coop.br e com a unidade do Sescoop em seu estado.
(Fonte: Grupo Exlibris)
O Encontro das Cooperativas do Ramo Trabalho da Bahia, realizado no dia 21 de maio, teve participação recorde este ano, contando com mais de 75 participantes, entre cooperativas baianas, representantes do sistema OCB do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Distrito Federal, e representantes de órgãos públicos. A abertura do evento foi feita pelo presidente da OCEB, Cergio Tecchio, que destacou, além das atribuições do sistema, os diferenciais das cooperativas do ramo trabalho, o registro das cooperativas na OCEB e a importância do combate às cooperativas irregulares, que na verdade não são cooperativas, e com isso maculam o nome do verdadeiro cooperativismo de trabalho.
Como convidado, esteva presente no evento, o Chefe da Inspeção da Superintendência Regional do Trabalho no Estado da Bahia, José Honorino Macedo, que reconheceu a importância do Encontro e a parceria entre o Ministério do Trabalho e a OCEB. “No passado quando começamos a atuar na fiscalização das cooperativas, encontramos um mercado destruído e com pseudocooperativas. Hoje conseguimos ver que o mercado está se organizando, e que estão ficando apenas as cooperativas sérias que seguem os princípios do cooperativismo. A OCEB traz elementos para a própria fiscalização das cooperativas do ramo trabalho e, em parceria com o ministério do trabalho, torna eficaz a fiscalização para combater as cooperativas que estão maculando o mercado de trabalho”, comentou Honorino.
O Prof. Ms. Adm. Geraldo Magela da Silva – Coordenador do Conselho Consultivo do Ramo Trabalho da OCB e Vice Presidente do Cicopa Mercosul, palestrou sobre “O Cooperativismo de Trabalho no Contexto Atual do Brasil e do Mundo”, expondo dados sobre o ramo trabalho em todo o Brasil e sobre a intercooperação no Brasil. Em seguida, o Dr. João Caetano Muzzi Filho, Advogado e Mestre em direito, falou sobre “O Ato Cooperativo, suas complexidades e os impactos da recente decisão STF”, onde discorreu sobre o recolhimento tributário das cooperativas e a terceirização das cooperativas de trabalho. Muzzi vê o evento como essencial para as cooperativas do Ramo, pois, “somente a partir do profundo conhecimento da doutrina cooperativista e do suporte jurídico que embasa esse princípio, entendendo de forma técnica e empírica, é que nós teremos um grupo de cooperados capaz de conseguir explicar ao mercado, e a sociedade brasileira, as belezas e as soluções que este modelo propicia”.
À tarde, os cooperados participaram de oficinas com o consultor Hebert Luiz Ferreira, sobre os temas: Aspectos institucionais das Cooperativas de Trabalho, estratégia comercial das cooperativas, problemas operacionais comuns e, governança e gestão das cooperativas de trabalho. Em seguida os participantes puderam fazer uma breve apresentação das oficinas, que para Marineide Guerra da Coopercap, foi um dos pontos chaves do evento. “É fundamental esta troca de experiência que temos durante o Encontro, pois, além do esclarecimento e das informações passadas durante as duas primeiras palestras, com o depoimento dos outros, conseguimos resolver os problemas nas nossas cooperativas”, conclui Marineide.
Lideranças do movimento cooperativista da região Nordeste estão reunidos em Salvador (BA), ao longo do dia de hoje, 22 de abril, na edição 2015, do Fórum Regional de Presidentes, Superintendentes e Dirigentes do Sistema OCB. Os objetivos são promover um alinhamento sistêmico com o grupo e definir as prioridades baseadas no Plano Estratégico 2015-2020, que visa à superação dos desafios do cooperativismo.
Em 2012, essa nova forma de gestão foi implantada. Assim, cada região do país ganhou um diretor para lhe representar. Com isso, o Fórum também serve para a prestação regionalizada de contas de todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano. As lideranças estaduais também elencam suas demandas. O resultado da consolidação dessas necessidades servirá de subsídio para o direcionamento das atividades sistêmicas, com vistas ao desenvolvimento sustentável do cooperativismo.
No início deste mês, os estados da região Norte se encontraram em Palmas (TO), onde discutiram assuntos ligados à comunicação, à capacitação continuada e ao planejamento sistêmico. As regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste terão seu encontro nos dias 11 e 12 de junho, em São Paulo.
(Fonte: OCB)
Com o objetivo de promover a adoção de boas práticas de governança e gestão nas cooperativas, o Sistema OCEB realizou nos dias 14 e 15 de maio, o curso de formação de conselheiros fiscais para cooperativa de todos os ramos, exceto crédito e saúde. O curso foi realizado em Salvador/BA, contando com a participação de 32 cooperados de diversos ramos, contabilizando representantes de 8 cooperativas, entre elas COOPMAP, COOMAP, COOPERCIA, COOPALM, Elinq, Digitaxi, Expresso Linha Branca e Colivre.
O evento foi aberto pelo presidente da OCEB, Cergio Tecchio, que destacou a importância dos conselheiros fiscais trabalharem de forma organizada e profissional, preservando os interesses da cooperativa e de seus cooperados, buscando de forma harmônica entre os membros e com os outros órgãos de governança da cooperativa, assim com a importância da capacitação dos conselheiros para o correto exercício do mandato. “O curso é fundamental para capacitar os conselheiros eleitos dando conhecimento para o exercício da função definida pelo estatuto da cooperativa de fiscalizar assídua e minunciosamente os atos da gestão na cooperativa”, completa o presidente.
O curso foi ministrado pelo palestrante Leoney Miranda, graduado em Gestão de Cooperativas e especializa em Gestão Estratégia de Pessoas, consultor e palestrante nas áreas motivacional, cooperativismo, associativismo, liderança, gestão de pessoas, planejamento estratégico e empreendedorismo. Para Rogério Ferreira, conselheiro da Cooperativa de Tecnologia Livre – COLIVRE, o curso acrescentou bastante em seu trabalho na cooperativa, trazendo conceitos, debates e relatos de atividades. “Os temas abordados sempre buscavam trazer a ideia do todo e isso é importante para o ato cooperativo e para as cooperativas. Entendo que para ser do conselho fiscal o cooperado deveria passar por este tipo de capacitação, desta forma ele saberia qual seu responsabilidade perante o coletivo”, concluiu Rogério.
Nesta terça-feira, (19), a Gerente Administrativa da Nacionalcoop, Tais Andrade, junto a Assessora de Comunicação, Ingrid Barbosa, receberam a visita da Cooperada e Conselheira Fiscal Suplente, Laiane Sena, para reunirem-se a fim de discutir e elaborar o projeto de inciativa do Dia C – Dia de Cooperar, que este ano, será celebrado no município de Ibirataia/BA.
A promoção de projetos como o Dia C, desenvolvidos pela Nacionalcoop, visa estimular o espirito voluntário dos seus cooperados, beneficiar a população assistida e fortalecer o cooperativismo.
Por conseguinte, a Nacionalcoop, através do Dia C, assume neste projeto de 2015, o compromisso de implementar ações de saúde que contribuam para a garantia dos direitos humanos das mulheres e reduzam a morbimortalidade por causas preveníveis e evitáveis, no referido município, para o qual esta presta serviços.
(Fonte: NacionalCoop)
A Cooperativa financeira Sicoob Crédito Executivo, formada por servidores públicos estaduais, é a principal patrocinadora de uma das mais tradicionais competições de futebol amador do estado – o Campeonato de Futebol da Asfeb (Associação dos Servidores Fiscais do Estado da Bahia). O torneio, que ocorre há 20 anos, teve início no último dia 25 de abril, no clube da própria associação, em Lauro de Freitas, integrando servidores e suas famílias e chamando atenção pela qualidade dos competidores, conforme analisa o diretor de Esportes da Asfeb, Antonio Carlos Lins Gomes: “este será um dos campeonatos mais disputados dos últimos anos, dada a qualidade das equipes e pelo poder de atrair os associados ao clube, em uma grande celebração de convivência e integração”. Em homenagem a um dos seus sócios veteranos e defensor do cooperativismo de crédito junto aos servidores públicos estaduais, a Asfeb batizou o troféu de premiação com o nome Troféu Osvaldo José Celino Ribeiro, servidor fiscal que também é diretor da cooperativa Sicoob Cred Executivo.
Realizado desde 2000, o concurso de redação promovido pela Unimed Extremo Sul, em parceria com o Sescoop/BA, está com as inscrições abertas para a edição de 2015. O lançamento do concurso foi realizado no mês de abril, tendo como participantes alunos do ensino fundamental, matriculados do 6° ao 9° ano, das escolas das redes pública e particular, de Teixeira de Freitas, com noções básicas sobre o cooperativismo. Os temas escolhidos pela Unimed são sempre relacionados ao cooperativismo assim, o deste ano não seria diferente, sendo “A Natureza como exemplo de cooperação”.
O concurso é dividido em duas etapas. A primeira etapa acontece na própria escola, com desenvolvimento de tema e produção de textos, onde a instituição cria uma comissão julgadora que seleciona os melhores textos. Esta faase será finalizada no dia 29 de maio, às 18h. A segunda e última etapa ocorre no auditório da sede da Unimed em Teixeira de Freitas no dia 1º de junho, onde os alunos de todas as séries produzirão novos textos, sem direito a nenhum tipo de consulta. O encerramento e divulgação dos resultados serão feito no dia 17 de junho às 19 horas.
De acordo com Juliana Jacomini, coordenadora comercial e marketing, e organizadora do evento, o projeto Concurso de Redação Unimed cumpre um papel social importante para a juventude. “A realização dessa ação justifica-se pelo fato de que o homem de hoje, demonstra cada vez mais fragilidade nas suas relações, sinalizando a perda de valores e princípios éticos fundamentais na construção de uma sociedade justa e igualitária. O jovem, nesse contexto, tem pouco acesso a informações que o possibilitem mudar sua trajetória de vida”, afirmou Juliana.
Na terça-feira, 12 de maio, a ABRASEL - Ba (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do estado da Bahia) junto a SUAF (Superintendência de Agricultura Familiar) promoveram uma degustação e rodada de negócios entre os bares e restaurantes de Salvador com diversas cooperativas da agricultura familiar. Entre elas a COOAP e a Ser do Sertão.
Na oportunidade, o presidente da Cooperativa Agroindustrial de Pintadas (COOAP), Gerinelson Lima, junto a presidenta da cooperativa Ser do Sertão, Nereide Segala, apresentaram os produtos das respectivas instituições, como o carneiro, carro chefe da COOAP e o suco de polpas de frutas da Ser do Sertão.
A atividade contou com a participação de donos de bares e restaurantes da cidade, além de chefes de cozinha que degustaram produtos de outras cooperativas do estado da Bahia, como queijo de cabra, iogurte, doces e a cerveja de umbu.
Todos também puderam apresentar seus produtos, informando onde são e como são produzidos e embalados, tendo um espaço para tirar dúvidas dos potenciais clientes e dialogar sobre as políticas de preços e logística, pensando na demanda especifica dos estabelecimentos.
“Queremos aproximar esses dois universos que têm tudo a ver, aproximando os processos do campo a mesa, trazendo os benefícios dos produtos da agricultura familiar para o universo dos bares e restaurantes.” Afirmou Luiz Henrique, Presidente executivo da Abrasel – Ba.
A atividade também contou com a participação de consultores do SEBRAE que compartilharam a ideia da criação de uma central de negócios para potencialização das cooperativas com o objetivo de fortalecer os elos das cadeias produtivas de comercialização e consumo, pensando em comprar e vender bem, além da capacitação e organização das mesmas para competir com as grandes empresas através de uma aproximação comercial.
(Fonte: Adapta Sertão)
Sucesso! Esta é a palavra que define o Curso Preparatório para Certificação ANBIMA, realizado através da parceria entre o Sescoop/BA e o Sicoob/BA, nos dias 4, 5 e 6 de maio, em Salvador, onde concluiu sua primeira turma. Estiveram presentes no evento profissionais que atuam nas cooperativas de crédito do SICOOB Sistema BA, que lidam no dia a dia com mercado financeiro, mercado de capitais e produtos de investimentos, onde foram preparados para a realização do exame de certificação CPA-10.
O curso foi ministrado nos três dias pelo instrutor Sérgio Scorbaiolli, através de uma didática diferenciada, com dinâmicas e mapa mental sobre o sistema financeiro, conseguindo uma grande participação e interação da turma. Para Magna Gomes Santos, do SICOOB Litoral Sul, o curso forneceu uma base sólida para a realização da prova de certificação do CPA 10. “O curso enquadra-se perfeitamente com a necessidade de preparação para a execução do exame da ANBIMA. O treinamento ampliou bastante os meus conhecimentos a respeito do mercado financeiro, o que facilita na condução dos trabalhos junto a área financeira”, expos Magna.
Além da turma concluinte, o Sescoop/BA e o SICOOB/BA abrirão mais uma turma para o mês de agosto, nos dias 5, 6 e 7. As aulas ocorrerão também em Salvador, contando novamente com a participação do instrutor Sérgio Scorbaiolli.
A Certificação Profissional ANBIMA Série 10, ou simplesmente CPA-10, é uma certificação profissional oferecida pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais – AMBIMA, sendo a principal certificadora de profissionais do mercado financeiro brasileiro. O CPA-10 destina-se a atestar que profissionais que desempenham atividades de comercialização e distribuição de produtos de investimento diretamente junto ao público investidor em instituições financeiras, bem como de atendimento ao público investidor em centrais de atendimento, tenham conhecimento do mercado, mercado este que o sistema de cooperativa de crédito participa.
Dirigentes, consultores, assessores jurídicos e gerentes, das cooperativas do Ramo Trabalho no Estado da Bahia se reunião no Encontro das Cooperativas do Ramo Trabalho em Salvador, com o objetivo de debater o mercado de trabalho das cooperativas, aprimoramento de gestão e estratégias de desenvolvimento e possível impacto do projeto “lei da terceirização” em debate no congresso nacional. O evento é realizado desde 2011, e neste ano ocorrerá no Hotel Golden Tulip, no dia 21 de maio, tendo como convidados representantes estaduais do Ramo Trabalho e do conselho especializado da Organização das Cooperativas Brasileiras - OCB. As inscrições para o encontro estão sendo realizadas através do portal http://www.bahiacooperativo.coop.br/, até o dia 19 de maio.
O evento faz parte da estratégia do Sistema OCEB no desenvolvimento das cooperativas baianas, na conquista de mercado e aproximação com a comunidade, dando oportunidade aos cooperados de cresceram com suas cooperativas. Desta forma, o encontro é uma grande oportunidade dos profissionais da área participarem de palestras, debates e oficinas, estimulando as cooperativas do Ramo Trabalho a aprimorarem sua governança e gestão administrativa operacional e comercial, ampliando sua competitividade no mercado, fortalecendo assim o Ramo.
A abertura do evento será feita pelo presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB, Cergio Tecchio, que reconhece o encontro como o mais importante das cooperativas do Ramo Trabalho na Bahia. “As cooperativas de trabalho são instituições que profissionais e trabalhadores se unem para prestar serviços no mercado, com autonomia de gestão, onde os mesmos, de forma democrática, gerem seus próprios destinos e assumem a responsabilidade de seus negócios. Esta oportunidade faz com que o trabalhador busque uma maior participação em suas comunidades” afirmou o presidente.
Após a abertura, o Prof. Ms. Adm. Geraldo Magela da Silva – Coordenador do Conselho Consultivo do Ramo Trabalho da OCB e Vice Presidente do Cicopa Mercosul, discorrerá sobre “O Cooperativismo de Trabalho no Contexto Atual do Brasil e do Mundo”. Em seguida, será ministrada a palestra “O Ato Cooperativo, suas complexidades e os impactos da recente decisão STF”, pelo Dr. João Caetano Muzzi Filho, Advogado e Mestre em direito. No período da tarde, serão desenvolvidas diversas oficinas como: Aspectos institucionais das Cooperativas de Trabalho, Estratégia comercial das cooperativas, Problemas operacionais comuns e Governança e gestão das cooperativas de trabalho. Em seguida os participantes farão uma apresentação sobre as oficinas em que participaram.
Para a representante do Ramo Trabalho na OCEB, Raquel Joquebede, da Coopermulta, o encontro vai ser bastante significativo para as cooperativas de trabalho, principalmente em virtude das discussões políticas atuais sobre terceirização e prestação de serviços. “O evento significa uma junção de ideias, compartilhamento de informações e auxílio nas dificuldades entre as cooperativas. Em virtude de estarmos no exato instante, atravessando a oportunidade de terceirização de serviços, onde somos cooperativas de Prestação de Serviços, vejo que é o momento de usarmos as nossas ferramentas para continuar a conquistar o mercado”, concluiu Raquel.
Já está em andamento desde 30 de abril, em Salvador, a turma do Programa de Formação de Dirigentes e Gerentes de Cooperativas – GESCOOP - oferecido pelo Sescoop/BA. Considerado da mais alta importância para a melhoria da qualidade da gestão nas cooperativas, o GESCOOP surgiu da necessidade de formar e capacitar quadros gerenciais e lideranças nas cooperativas, conforme afirma o presidente da OCEB, Cergio Tecchio: “O GESCOOP atende a uma demanda expressa das cooperativas. Ele proporciona aos participantes amplos conhecimentos sobre gestão empresarial com foco em cooperativas, a fim de aperfeiçoar a sua gestão”, explicou o presidente.
Durante 10 meses de aula os gestores participantes serão convidados a discutir e debater sobre temas voltados a gestão cooperativista, proporcionando conhecimentos sobre a gestão empresarial com foco em cooperativas. Desta forma, os profissionais participantes trabalharão suas habilidades, atitudes e comportamentos, de forma estratégica, técnica e humana, necessárias e desejáveis à condução competente na gestão das cooperativas em que os participantes estão inseridos.
Apesar de estar ainda no primeiro módulo, Alberto Lavigne, conselheiro da COOPEC, comenta que o curso está superando as suas expectativas e o recomenda para outros gestores de cooperativas. “O curso apresenta uma proposta bastante concisa e compatível com a realidade das cooperativas. Espero melhorar minha visão de gestão profissional e ter ferramentas para colaborar no planejamento estratégico da cooperativa”, afirmou o conselheiro.
O curso apresenta carga horária total de 160h, divididas em 10 módulos, com aulas ministradas de forma intensiva, em dois dias por mês. Outras três turmas estão acontecendo, nas cidades de Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas e Luís Eduardo Magalhães.
Pela primeira vez, um dos mais importantes cursos do Sescoop/BA - o curso de Educação Cooperativista, EDUCOOP - está sendo realizado simultaneamente em 4 cidades do interior da Bahia. Em janeiro, Barreiras teve uma turma iniciada, por demanda da COOPEB. Em seguida foi a vez de Vitória da Conquista (SICOOB CREDCOOP), Eunápolis (COOEDUC) e Veredas (SICOOB Extremo Sul), também tiveram turmas iniciadas.
Destinado a educadores das cooperativas de ensino das redes pública e privada, cooperados, consultores, assessores, instrutores e outras pessoas relacionadas com o cooperativismo, o EDUCOOP tem carga horária de 200 horas, distribuídas em 9 módulos. De acordo com o presidente da OCEB, Cergio Tecchio, a realização deste curso demonstra a preocupação das cooperativas e do Sescoop/BA em preparar futuros cooperados: “o objetivo do programa é fortalecer o cooperativismo por meio da educação, levando o conhecimento da doutrina aos possíveis futuros cooperados, capacitando professores para que estes possam inserir conteúdos os fundamentos da cooperação no processo de ensino-aprendizagem”, comentou o presidente.
O EDUCOOP já vem sendo realizado sistematicamente por uma cooperativa de crédito em Teixeira de Freitas/BA, SICOOB Extremo Sul, desde o ano de 2006. A partir de 2011 passou a ser realizado em parceria com o Sescoop/BA. Oferecido pela primeira vez em Barreiras, o curso está sendo muito bem aceito e as expectativas estão sendo superadas, como afirma a diretora da COOPEB, Edlânia de Carvalho: “o curso possibilita um resgate do sentido da educação cooperativista, mostrando que o cooperativismo é uma ideia que não está presente apenas na escola, mas como no mundo inteiro. Nossos profissionais estão extremamente satisfeitos com o curso”, afirmou a diretora.
O programa qualifica os profissionais para melhoria da prática pedagógica no ensino do cooperativismo, difundindo a filosofia cooperativista, princípios e valores, a partir de disciplinas como História do Cooperativismo, Qualidade de Vida, e Empreendedorismo e Cooperativismo, além de oficinas, aulas expositivas e seminários. Ainda nesse primeiro semestre, a cooperativa SICOOB Extremo Sul, iniciará as aulas de uma segunda turma do curso na região de Nova Viçosa.
Com o objetivo de fortalecer a capacitação técnica dos profissionais do mercado financeiro, o SESCOOP/BA e o SICOOB/BA promovem o Curso Preparatório para Certificação AMBIMA – CPA10, que acontecerá em Salvador/BA, nos dias 04, 05 e 06 de maio.
O curso será feito com duas turmas, a primeira no período de 04 a 06 de maio, a segunda entre 05 e 07 de agosto, no horário de 8h às 18h. O público alvo do curso são profissionais que atuam nas cooperativas de crédito do SICOOB Sistema BA, que lidam no dia a dia com mercado financeiro, mercado de capitais e produtos de investimentos, preparando-os assim para a realização do exame de certificação CPA-10.
As aulas serão ministradas pelo instrutor Sérgio Antonio Scorbaioli, graduado em Ciências Econômicas pela PUC de São Paulo e pós graduado em Administração Financeira pela FECAP, com curso de Gestão de Pessoas pela Wisnet Consulting. Com 36 anos de experiência, Sérgio passou por renomadas empresas, como Banco Unibanco, Citibank e Banco General Motors, fornecendo consultoria e treinamento para importantes instituições da área financeira, entre elas Itaú Unibanco, HSBC, Banco Votorantim e Santander. Sérgio também apresenta experiência na área acadêmica, ministrando módulos e palestras em universidades sobre Mercado Financeiro e Valores Mobiliários.
O curso será realizado no America Towers Hotel, Rua Frederico Simões, n° 120, Caminho das árvores, Salvador/BA. As inscrições podem ser feitas diretamente no SICOOB Central Bahia.
Para mais informações e inscrições falar com, Neila Cunha:
E-mail:
Tel: (71) 3340-7107
Com o objetivo de instruir grupos interessados em constituir uma sociedade cooperativa, o Sescoop/BA, realizou nos dias 23 e 24 de abril no município de Ituaçu, o Curso de Formação Cooperativista uma das ações previstas no Programa de Orientação Cooperativista – POC. O curso foi ministrado pela analista de Desenvolvimento e Monitoramento de Cooperativas, Geisa Félix, para um grupo de 17 pessoas da região, interessado na constituição de uma cooperativa de fruticultores.
Durante o curso, os participantes tiveram a oportunidade de entender melhor o cooperativismo e o sistema cooperativo baiano, ramos, representações, fundamentação legal, entre outros aspectos. Para Geisa, é preciso garantir o conhecimento da doutrina, princípios, valores e características das sociedades cooperativas, desde o momento da criação, por meio da disseminação da cultura cooperativista. “As pessoas interessadas em participar de um empreendimento cooperativo precisam conhecer as formas adequadas de funcionamento, as determinações legais e todas as características para garantir a condução das ações”, afirmou a analista.
O Sescoop/BA, através do Programa de Orientação Cooperativista – POC acompanha de perto o desenvolvimento e os anseios do grupo, objetivando seu crescimento. Em 2014 nove grupos foram atendimentos pelo programa. “Ao fim do curso, espera-se que o grupo tenha conhecimento sobre o Negócio Cooperativo que estão pretendendo constituir baseado nos princípios e valores do cooperativismo”, concluiu Geisa Félix.
O cooperativismo de crédito é um instrumento de inclusão financeira, propulsor do desenvolvimento regional sustentável. Ao oferecer produtos e serviços financeiros aos associados e suas comunidades, as cooperativas de crédito promovem a inclusão de famílias e pequenas empresas no sistema financeiro, permitindo a circulação dos recursos e do crédito na região, fazendo com que a economia se auto alimente de forma local.
Os recursos geridos regionalmente geram sobras que, ao final de cada exercício social, são distribuídas aos cooperados na proporção direta de sua participação econômica na cooperativa, por meio de decisão assemblear dos cooperados. Durante a assembleia, também são analisados e aprovados pelos associados o balanço contábil, bem como o relatório de gestão das cooperativas.
No exercício de 2014 as 35 cooperativas financeiras na Bahia enceraram o ano com um ativo total de R$ 912 milhões de reais representando um aumento de 23% em relação a 2013. Quando falamos em captação de depósitos o saldo foi de R$ 496 milhões, com incremento de 28% em relação ao exercício anterior. Em se falando crédito, o montante registrado nos balanços foi de R$ 497 milhões com incremento de 18% em relação ao ano anterior.
Confira a evolução dos números do ramo de crédito no gráfico abaixo:
Todo esse volume reflete o atendimento a milhares de cooperados com operações de pequenos valores, tanto para pessoa física quanto micro e pequenas empresas. Um dos grandes benefícios de uma cooperativa financeira é que além de atender as necessidades financeiras, de poupança, crédito e serviços, devolvem as sobras aos seus participantes, os quais são os donos das cooperativas.
Na Bahia as cooperativas financeiras possuem mais de 150 mil associados pessoa física e um número crescente de associados pessoa jurídica. Somente as cooperativas com a marca SICOOB têm mais de 11 mil micro e pequenas empresas associadas e das mais de 90 mil pessoas físicas 45% são mulheres, mostrando a grande participação das mesmas no cooperativismo de crédito.