Cooperativas baianas participam do Congresso da Confederação Internacional dos Bancos Populares
O Brasil sediou pela primeira vez o Congresso da Confederação Internacional dos Bancos Populares (CIBP), em sua 29ª edição, com o tema “Inovação para fortalecimento dos sistemas cooperativos”. O evento foi realizado de 18 a 20 de outubro na cidade do Rio de Janeiro, tendo como anfitriões a Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob (Sicoob Confederação) e o Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob). O presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB, Cergio Tecchio, esteve presente no congresso, juntamente com uma comitiva de onze dirigentes de cooperativas ligadas ao Sicoob na Bahia.
Cerca de 330 pessoas estiveram presentes nos três dias do evento, entre presidentes, diretores, executivos de cooperativista de crédito e bancos populares do Brasil, Argentina, Áustria, Bélgica, Canada, Franca, Alemanha, Grécia, Itália, Japão, Marrocos, Espanha e Estados Unidos; autoridades governamentais e, palestrantes nacionais e internacionais. Para Cergio Tecchio, um evento como este, com a participação de vários países onde o cooperativismo de crédito é organizado e reconhecido no mercado, é de importância ímpar para o desenvolvimento e inovação das cooperativas brasileiras, através de abordagem de novos assuntos e troca de experiências.
O congresso acontece a cada três anos e reúne representantes do cooperativismo de todo o mundo, com objetivo de promover a capacitação, reflexão, motivação e atualização dos participantes, gerando conhecimento técnico e mercadológico. Alexsandro Silva, diretor do Sicoob Central BA, acredita que o congresso “nos dá a oportunidade de vermos as tendências mundiais quanto à inovação no modelo de negócio das cooperativas de crédito, que passam principalmente pela conquista do associado jovem em seu mundo digital. Devemos estar preparados para oferecer produtos e serviços que agreguem valor a este público, para sermos sustentáveis no futuro".
Ranusio Cunha, diretor geral do Sicoob Coopere, destaca os três pontos mais importantes do evento: a inovação, a organização para a eficácia e a governança corporativa. “Precisamos compreender que inovar é preciso sempre para responder as demandas dos cooperados; continuar atendendo humanamente os nossos associados, intensificando atendimento virtual e dedicando nossos esforços nas áreas de negócios, gestão estratégica e de controles internos”, conclui Ranusio.