Cooperativas Educacionais da Bahia participam de olimpíadas
Notícias representação
Cerca de 350 alunos de cinco cooperativas educacionais do interior da Bahia se reunirão entre os dias 2 e 4 de outubro, para a IV Olimpíadas Esportivas das Cooperativas Educacionais – OECED. As atividades acontecerão na quadra poliesportiva da Cooperativa Educacional de Barreiras – Coopeb, onde também participarão a Cooperativa de Ensino da Região de Irecê – Coperil, a Cooperativa Educacional de Eunápolis – Cooeduc, a Cooperativa Educacional de Central – Coopec e a Cooperativa Educacional de Xingó – Coopex; além de três escolas convidadas do município de Barreiras. Os atletas competirão em 6 modalidades (futsal, basquete, handebol, vôlei, natação e xadrez), divididas em masculino e feminino, sub 14 e sub 17.
A expectativa é de que, durante os 3 dias da OECED, cerca de 1.500 pessoas, entre atletas, alunos, pais de alunos e professores, transitem pelo evento. As olimpíadas terão início no dia 02 de outubro às 8h com a solenidade de abertura da qual participam as delegações, autoridades convidadas; onde o hino nacional será entoado pela Banda Filarmônica do município de Angical. A celebração terá apresentações de dança, desfile de modalidades e acendimento da tocha olímpica.
De acordo com Edlania Novaes de Carvalho, diretora pedagógica da Coopeb, a IV OECED é uma grande oportunidade de interação entre os estudantes das cooperativas que, além das atividades esportivas, terão a oportunidade de aprender sobre o ideário cooperativista, através de atividades específicas antes dos jogos e nos horários de intervalo. “Durante o evento estaremos envolvidos em oferecer atividades nas quais os atletas possam conviver e dialogar sobre escola, juventude e tantos outros assuntos de interesse dos alunos. Ao fim do evento, teremos um encontro de estudantes para fortalecer a amizade, e um momento de confraternização entre diretores e/ou presidentes para expor experiências e compartilhar resultados”, afirmou a diretora.
A IV OECED é fruto da parceria entre as cooperativas educacionais e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - Sescoop/BA, que contribuiu para fomentar o evento, incentivando e apoiando as ações idealizadas pelas cooperativas. Para o superintendente do Sistema OCEB, José Alberto Batista, poucos fenômenos sociais têm tanta inserção na sociedade quanto os esportes. A prática esportiva possui potencial integrativo, de comunhão, de pertencimento, de congregar pessoas em torno de si, e de ser um espaço privilegiado para se discutir formação de valores e conduta. “A realização das Olimpíadas proporciona uma maior integração e intercâmbio entre as cooperativas educacionais do nosso Estado, e a disseminação dos princípios e valores o cooperativismo entre os participantes. Desta forma, o Sescoop/BA cumpre com um dos seus objetivos estratégicos de apoiar iniciativas como esta”, conclui o superintendente.