Mesmo na rotina agitada dos negócios das cooperativas, sempre é oportuno dar uma parada estratégica para se atualizar sobre temas como liderança, gestão, governança e mercado. E foi o que fizeram os dirigentes, cooperados e funcionários de cooperativas baianas de transporte ao participar do ciclo de palestras on-line do Ramo Transporte, promovido pelo Sescoop/BA.
Iniciado em 30 de setembro e finalizado em 04 de novembro, os participantes se reuniram para o ciclo de palestras sempre às quintas-feiras, por meio da plataforma Zoom, e refletiram sobre temas atuais que impactam nas rotinas das cooperativas baianas de transporte, seja do segmento de carga e/ou de passageiro.
O diretor financeiro da Cooperativa Nacional de Transporte Corporativo – Coomap, Diego Araújo, fez um apanhado dos principais aprendizados de algumas palestras do ciclo. “Iniciamos com a palestra sobre liderança, algo indispensável para a coordenação de equipes e tomada de boas decisões. As palestras de gestão estratégica e governança mostraram que, além das boas práticas de gestão a fim de garantir a sustentabilidade do negócio de forma eficiente e eficaz, a importância do papel de cada um dentro de um sistema de governança, com limites e deveres a serem cumpridos. Tivemos a palestra sobre tributação do Ramo Transporte, onde foi esclarecido para os participantes, dentre outras dúvidas, a aplicação da tributação sobre o Ato Cooperado e Não Cooperado. Agradeço pelo evento de grande valor para o Ramo Transporte, contribuindo com a educação cooperativista dos dirigentes, conselheiros e colaboradores da nossa cooperativa”, concluiu.
A realização das palestras está dentro do planejamento do Sescoop/BA e é mais uma ação de fortalecimento dos ramos (confira aqui outras ações), como explica a analista de desenvolvimento do Sescoop/BA, Geisa Félix. “O ciclo de palestras faz parte das atividades de desenvolvimento para o Ramo Transporte, desenhadas pelo Sescoop/BA e por cooperativas desse ramo, e teve a proposta de disseminar o cooperativismo e aprimorar os conhecimentos dos dirigentes e funcionários com temas que careciam de mais discussões, como: governança, gestão, liderança, tributação, mercado e cenário econômico. Fazendo um balanço das atividades desenvolvidas, avaliamos como algo positivo que certamente fará diferença na maneira de conduzir os negócios das cooperativas, a partir dos saberes compartilhados por palestrantes renomados que fazem parte do rol de profissionais cadastrados no Sescoop/BA”.
Durante os eventos, os participantes tiveram a oportunidade e sanar dúvidas e trocar experiências sobre a dinâmica do negócio, ainda mais porque participaram representantes de cooperativas com diferentes tempos de existência e, consequentemente, experiência no mercado. “Toda palestra é bem-vinda. Tiramos dúvidas e esclarecemos sobre algumas pendências que temos. No caso da Coopertac (Cooperativa de Transportadores Autônomos de Carga de Luís Eduardo), explanei algumas questões e tivemos esclarecimentos e orientações. Que o Sescoop/BA continue com as palestras, sempre buscando a melhoria e a informação para as cooperativas, como é o caso da nossa cooperativa que tem pouco tempo de fundação”, comentou o presidente da Coopertac, Ismael Rodrigues.
NÃO ACOMPANHOU AS PALESTRAS E/OU GOSTARIA DE REVER?
As palestras estão disponíveis, por um tempo determinado, no canal do YouTube no canal do Sistema Oceb. Clique aqui e confira!
Por Ascom Sistema Oceb
Quando o Coopera Sudoeste foi idealizado, quem imaginaria que a sua 2ª edição iria romper as barreiras geográficas da Região Sudoeste da Bahia para ser realizado para todo o mundo? Foi o que ocorreu no dia 16/9 (quinta-feira), quando o evento precisou ser adaptado ao formato virtual. Para além da necessidade de cumprir os protocolos de saúde e segurança, impostos pela pandemia, a realização do 2º Coopera Sudoeste, nesse novo modelo, foi uma demonstração de que se pode e deve inovar para superar os desafios.
Realizado de dois em dois anos, o Coopera Sudoeste é uma experiência de intercooperação entre as cooperativas com atuação no sudoeste baiano, de diferentes ramos, são elas: Coopmac, Unimed do Sudoeste, Sicoob Credcoop, Sicoob Cred Executivo, Sicoob Crediconquista e CTES, que se unem para a promoção desse evento. A edição deste ano ocorreu com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do Sistema Oceb, e contou com a participação de presidentes, dirigentes, gestores e funcionários de cooperativas, além de um público interessado na temática, que acompanharam as palestras de Roberto Rodrigues, um dos principais precursores do cooperativismo no mundo, e Arthur Igreja, referência em "inovação disruptiva, com abordagens sobre “Inovação voltada ao Cooperativismo”, assunto que tem sido muito debatido pela sua relevância no cenário atual.
O presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, fez a abertura do evento, destacando o empreendedorismo coletivo pujante da região sudoeste da Bahia e a grandeza das cooperativas que atuam nos municípios que abarcam essa região. Ele também reforçou que é uma honra para a Oceb e o Sescoop/BA serem parceiros das cooperativas para a realização do Coopera Sudoeste e, complementou: “Os princípios e valores do cooperativismo são magníficos, mas precisamos transformá-los em negócios. Temos que fazer o diferente na sociedade, mostrando que fazemos negócios de uma forma diferente, democrática e empreendedora, sempre respeitando as pessoas”.
A escolha desse tema convergiu com o momento que a sociedade e as cooperativas vivem, como destacou Paulo Cesar, presidente do Sicoob Crediconquista: “O 2º Coopera Sudoeste, com o tema inovação, portanto, na contemporaneidade própria do universo atual, trouxe a clareza e o discernimento prático da utilização das ferramentas pós-modernas da TI [Tecnologia da Informação], robótica, velocidade 5G, mundo virtual, Open Finance, postos à mesa, sem perder a noção da simplicidade dos processos e do cuidado com os custos. Os palestrantes brilharam do alto dos currículos de excelência internacional, com a racionalidade dada pelo conhecimento profundo das nossas vicissitudes e da realidade das nossas rotinas. Conhecimento que transforma!”, refletiu.
Para além da concretização do evento, o processo de organização também traz aprendizados e reflete o jeito cooperativista de ser. "Esta segunda edição do Coopera Sudoeste foi um sucesso! Assim como na edição passada, abordamos um tema atual e importante para nossas cooperativas – que é a inovação. A inter-relação estabelecida, até mesmo nas reuniões que precederam o evento, foram fundamentais para uma maior integração entre aqueles que exercem o Cooperativismo no sudoeste da Bahia. Ter um evento com a participação de Roberto Rodrigues e Arthur Igreja foi a coroação de todo o projeto, porque mais importante que as palestras foram os momentos de intercooperação que aconteceram para que tudo fosse possível. Acredito que a participação das pessoas evidencia o sucesso e o impacto que esta edição alcançou e tenho certeza que a próxima edição acontecerá num outro momento, de forma presencial ou híbrida – isso o futuro vai dizer – com as pessoas entendendo o espírito do Coopera Sudoeste”, comentou Jaymilton Gusmão, vice-presidente da Coopmac.
Para Marta Dutra, assistente de relacionamento com o cliente da Unimed do Sudoeste, foi relevante a relação do tema com a pandemia e os negócios das cooperativas. “O evento nos mostrou, através das palestras, que nesse novo cenário de pandemia as cooperativas se tornam mais fortes do que nunca e com grandes oportunidades por meio da inovação, bastando apenas entender, de fato, a sua necessidade no meio da economia e sociedade”.
A TROCA DOS STANDS PELAS TELAS
A interação que existia no presencial, por meio das visitas e conversas aos stands, onde as cooperativas expunham seus produtos e serviços, foi substituída pelas interações através do chat, com comentários que agregaram, e muito, ao evento. “Mesmo em formato virtual, foi um excelente evento, pois considerei o tema bastante relevante para os dias atuais, onde devemos mudar antigos costumes, para o novo fazer parte de nossas vidas. O que mais gostei de ouvir dos palestrantes foi os mesmos afirmarem que o Cooperativismo é o caminho para promover o fortalecimento da inovação, e que as lideranças e especialistas da área devem projetar um cooperativismo mais inovador e virtuoso sem abrir mão das suas raízes”, comentou Rejane Silva, presidente do Sicoob Credcoop.
O evento também foi bem avaliado por Jeovan Souza, gestor de segurança do trabalho da Coopmac, que já está na expectativa para a próxima edição. “A segunda edição do Coopera Sudoeste foi muito boa! As palestras foram excelentes, tanto Roberto Rodrigues, como Arthur Igreja, pontuaram esse assunto - tão fundamental para nossas cooperativas - de modo muito objetivo. Eu gostaria de parabenizar as cooperativas que fizeram esse evento acontecer e deixaram na gente a expectativa para o próximo. Me sinto agradecido por fazer parte do movimento cooperativista aqui no Sudoeste da Bahia!”.
HOMENAGEM MERECIDA
Os organizadores do evento homenagearam o sr. Valeriano de Almeida, ex-presidente do Sicoob CrediConquista, ex-Conselheiro Fiscal do Sescoop/BA, que nos deixou em 2020, e foi um dos idealizadores do Coopera Sudoeste. Todo seu legado para o desenvolvimento do Cooperativismo no sudoeste baiano, onde sempre atuou difundindo os princípios e defendendo os valores cooperativistas, fizeram a diferença na região.
Por Ascom Sistema Oceb
Desde 2013, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) atua, junto com o Sescoop Nacional, no Programa de Desenvolvimento de Gestão das Cooperativas (PDGC), que visa ao aprimoramento da gestão das cooperativas em ciclos anuais, com base no Instrumento de Avaliação do PDGC.
Os avanços das cooperativas em relação do Índice de Gestão (IG), referencial que indica o grau de maturidade da gestão em cada uma delas, é evidente ciclo após ciclo, como é possível comprovar no trabalho de acompanhamento do PDGC que tem sido feito junto a 23 cooperativas baianas dentro do Projeto Gestão da Excelência, do Sescoop Bahia, que identificou, neste ano, um aumento médio de quase 20% no IG logo após os três meses da execução do projeto: um verdadeiro caso de sucesso!
Etapas – o projeto no Sescoop Bahia foi desenvolvido em quatro etapas em 2021: análise do autodiagnóstico, oficinas individuais para elaboração de planos de melhoria, mentorias individuais e análise comparativa de resultados em relação a 2020 mais workshop de boas práticas.
Análise do autodiagnóstico – foi realizada a análise do diagnóstico, preenchido pelas cooperativas, para verificação do Índice de Gestão (IG), que indica o grau de maturidade da gestão e aponta os pontos fortes e as oportunidades de melhoria de cada uma delas. Essa avaliação serviu de base para etapas seguintes do programa.
Oficinas individuais de elaboração do plano de melhoria – foram realizadas reuniões de alinhamento com o objetivo de estabelecer um Plano de Melhoria da Gestão, que identifica as prioridades de implementação a partir das estratégias de cada cooperativa. Na sequência, foi definido um cronograma de acompanhamento pelas equipes responsáveis para medição da gestão.
Mentorias individuais – nessa etapa, foram realizadas reuniões virtuais direcionadas para cada cooperativa participante do PDGC, com especialista, para auxílio e orientação na implementação ou na melhoria dos processos de gestão cooperativista.
Análise comparativa dos relatórios 2020 e 2021 e workshop de práticas – finalizadas as três etapas anteriores, foram realizados uma análise comparativa dos relatórios 2020 e 2021, referente aos dados de gestão de cada cooperativa, e duas turmas de workshop de compartilhamento de práticas e devolutiva das análises comparativas.
Workshops de compartilhamento de boas práticas de gestão – o encontro virtual do Sescoop Bahia aconteceu nos dias 25 e 26 de maio (ramo de crédito) e em 27 e 28 de maio (demais ramos) para analisar e socializar as boas práticas de gestão.
O presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, na ocasião, reafirmou a importância das cooperativas baianas estarem inseridas no PDGC e executá-lo com seriedade. “Nós precisamos elevar, cada vez mais, o nível de gestão das nossas cooperativas, aprimorar o nosso profissional e, com isso, desenvolver melhor a nossa forma de fazer negócio. A essência do nosso trabalho tem tudo a ver com o PDGC. O programa, uma parceria com a FNQ, tem foco na geração de resultados financeiros positivos e, sobretudo, na melhoria dos serviços prestados e produtos oferecidos”, disse.
“A parceria estabelecida com o Sescoop BA iniciou em 2020, quando conseguimos levar para essas cooperativas um trabalho focado nos principais agentes da governança, obtendo excelentes resultados e evolução das mesmas. Em 2021, conseguimos focar nos principais critérios de gestão, permitindo o diagnóstico das principais ‘dores’ de cada uma delas, estabelecendo um plano de melhoria alinhado às estratégias e melhorando seus processos durante os dez encontros de mentorias, que somaram 40 horas/cada. A parte mais gratificante de todo o trabalho foi ver que conseguimos plantar a semente da excelência nas cooperativas e que, com base nas informações recebidas durante as mentorias, elas continuarão cultivando a melhoria de seus processos para que possam colher resultados ainda melhores em um curto espaço de tempo”, afirmou Douglas Coppa, gestor do projeto na FNQ.
Durante o evento, Isadora Almeida, analista administrativo da cooperativa Sicoob Coopemar, apresentou as experiências da cooperativa. “Do final do ano para cá, tivemos um resultado considerável em relação ao PDGC. Com o comitê do PDGC, conseguimos realizar três boas práticas, embora estejam pausadas por conta da pandemia. Entre elas está o ‘Programa Economia Cooperativa’, que é uma iniciativa para fortalecer o comércio local, um incentivo de concessão de descontos quando os cooperados adquirem produtos e/ou serviços de outros cooperados do Sicoob Coopemar. Com isso, nosso principal intuito é fortalecer o nosso cooperado, fazendo com que a nossa pessoa jurídica seja a primeira opção de compra das nossas pessoas físicas. É o estímulo a uma economia cíclica e a um empreendedorismo cooperativo, e ao decorrer do tempo temos o intuito de desenvolver algumas capacitações com este comércio a fim de que eles possam se desenvolver cada vez mais”, afirmou.
Damaris Petrocelli, analista de projetos e estratégia da Unimed Sudoeste, também fez uma avaliação geral das etapas do projeto. “O projeto foi um divisor de águas para as cooperativas que participam do programa porque promove uma visão holística, faz com que a gente reavalie os processos, implante melhorias onde é necessário e se adeque a padrões de qualidade, de excelência. A troca que nós tivemos durante esse período, o aprendizado que foi adquirido, tudo isso foi, de fato, muito importante”, comentou.
Para Vadir Bello, presidente da Unifisio, a mentoria oferecida pelo Sescoop/BA em parceria com a FNQ foi o grande diferencial do programa deste ano. “A mentoria nos ajudou muito a aprofundar a nossa avaliação, promovendo reflexões para ajudar na melhoria dos nossos resultados. Participar do workshop do PDGC é sempre muito enriquecedor. Conhecer e discutir com outras cooperativas as boas práticas de gestão e governança nos inspira e estimula a repensar as nossas estratégias e práticas”, contou.
Sônia Sabino, supervisora de controle da Cooproeste, fez uma avaliação sobre o processo de mentoria e reforçou o quanto a sua cooperativa tem avançado no preenchimento do diagnóstico do PDGC, levando em consideração, dentre muitos aspectos, o registro das ações e a transparência das evidências. “A mentoria veio para consolidar e dirimir todas as dúvidas que a gente tinha em relação ao programa, ensinando como fazer para caminhar com as próprias pernas”, afirmou. Para além da mentoria, as cooperativas acompanhadas também foram orientadas na criação de planos de melhorias. “O plano de ação nos deixou um caminho para saber como agir: começo, meio e fim. Nós só temos a agradecer e já estamos em outro patamar dentro do preenchimento do diagnóstico do programa”, concluiu Sônia.
O Sescoop/BA conta com o PDGC como ferramenta de transformação pela significativa mudança positiva que causa nas cooperativas aderentes ao programa.
No dia 20 de novembro, foi divulgado pela Semana Internacional do Café, os lotes de cafés vencedores do Coffee Of The Year 2020. O concurso teve quatro categorias, sendo uma delas a canéfora. A conquista do primeiro lugar nesta categoria foi do produtor e sócio da Cooabriel, Gustavo Sturm, Fazenda Bom Retiro, localizada na cidade de Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia.
Neste ano, a premiação ocorreu de forma virtual. “Claro que o contato com as pessoas faz muita diferença, mas a qualidade dos conteúdos foi excelente”, disse o produtor.
O produtor afirma que sempre esteve como visitante na Semana Internacional do Café, mas em 2019 iniciou a participação no concurso, alcançando o 4º lugar.
Segundo Sturm, o trabalho de qualidade dos cafés desenvolvido em sua propriedade envolve diversos fatores ambientais, genéticos e de processamento pós-colheita. “Cada etapa tem sua importância. Os concursos de qualidade em várias regiões do País contribui de forma significativa para fomentar a melhoria de qualidade dos cafés produzidos, assim como incentivar os produtores. Esse foi o reconhecimento de um trabalho que iniciamos há bastante tempo. Estou muito feliz com esse resultado”, afirmou.
Na categoria arábica o café vencedor é do Espírito Santo e pertence ao produtor, Denizar Dias Douro. Na categoria fermentação induzida arábica, a vencedora é de Coromandel, na região do cerrado de Minas Gerais. Já na categoria fermentação induzida canéfora, a vencedora é de Novo Horizonte do Oeste, Rondônia.
Fonte: Site da Cooabriel
Uma das coisas que movem o ser humano é, sem dúvida, o interesse em aprender algo novo. Aliás, é essa vontade de novos conhecimentos e habilidades que lidera os avanços que registramos ao longo da história da humanidade. E, no meio de tanta oferta de formas e ambientes de aprendizado, nada melhor do que você ter a certeza de saber que está no lugar mais indicado para aprender o que, realmente, vai te ajudar a inovar, fazendo a diferença na sua carreira.
É por isso que o Sescoop preparou um ambiente virtual cheio de ferramentas gratuitas para você aprender mais sobre o cooperativismo, as cooperativas e os diferenciais no nosso modelo de negócios. Estamos falando da plataforma de ensino a distância Capacitacoop, lançada em abril deste ano pelo Sistema OCB. Construída com base nas experiências já existentes de algumas unidades estaduais, a ferramenta que reúne cursos e vídeos para aprendizagem em temas diversos já está disponível para acesso de todos.
Na plataforma você encontrará cursos com linguagem acessível, focados na especificidade do cooperativismo e com rigor na utilização de fontes de referência científica. São eles: Assembleia Geral na Prática, Assembleias Semipresenciais e Digitais, Contabilidade de Cooperativas – Contadores, Entendendo a Sociedade Cooperativa, Gestão da Mudança, Gestão em Recursos Humanos para Cooperativas e Governança Cooperativa - Princípios e Boas Práticas, Modelo de Excelência em Gestão.
No computador, no notebook, num smartphone e com a ajuda de vídeos, áudios e outros tipos de materiais inovadores, você pode estudar onde e como quiser. Confira, por exemplo, a aba “Material Complementar” com conteúdo disponível para download e consultas futuras. No menu “Biblioteca” você encontrará uma série de arquivos, como vídeos, publicações e artigos que complementarão seu processo de aprendizado.
O ambiente virtual é intuitivo e de fácil utilização nos principais navegadores (exceto Internet Explorer). No caso de dúvidas, na própria plataforma é possível solicitar o suporte técnico que é oferecido de segunda a sexta-feira de 08h às 19h e sábado de 08h às 12h, exceto domingos e feriados nacionais.
Acesse, inscreva-se: https://www.capacita.coop.br/sescoop/subscribe/login e bons estudos!
Fonte: Conteúdos retirados do site do Sistema OCB
O Sicredi, em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), anuncia uma pesquisa inédita sobre os “Benefícios Econômicos do Cooperativismo de Crédito na Economia Brasileira”. O estudo, que avaliou dados econômicos de todas as cidades brasileiras com e sem cooperativas de crédito entre 1994 e 2017 e cruzou informações do Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE), chegou à conclusão que o cooperativismo incrementa o Produto Interno Bruto (PIB) per capita dos municípios em 5,6%, cria 6,2% mais vagas de trabalho formal e aumenta o número de estabelecimentos comerciais em 15,7%, estimulando, portanto, o empreendedorismo local.
A pesquisa encomendada à Fipe pelo Sicredi, instituição pioneira do cooperativismo de crédito no Brasil, utilizou a metodologia de Diferenças-em-Diferenças, principal método científico para avaliações de impacto de políticas públicas no mundo. Os resultados estimados pelo Sicredi a partir do estudo, consideraram o bom desempenho econômico de 1,4 mil municípios que passaram a contar com uma ou mais cooperativas durante o período de pesquisa. Os cálculos do Sicredi, com base no estudo da Fipe, mostram um impacto agregado nestas cidades de mais de R$ 48 bilhões em um ano. Ainda, as cooperativas de crédito foram responsáveis pela criação de 79 mil novas empresas e pela geração de 278 mil empregos.
Manfred Alfonso Dasenbrock, presidente da SicrediPar e coordenador do Conselho Especializado de Crédito (CECO) da OCB afirma que com base na pesquisa da Fipe, um dos principais fatores que permitem que a cooperativa de crédito alavanque o desenvolvimento econômico local é a possibilidade de oferecer crédito com taxas de juros mais baixas, adequadas à realidade dos seus associados. Conforme dados do Banco Central do Brasil, a taxa de juros cobradas pelas cooperativas de crédito são sensivelmente menores. Por exemplo, em 2019 a diferença de taxa de juros para microempresas foi de 20 pontos percentuais se comparada aos bancos tradicionais.
Mesmo oferecendo crédito a públicos menos assistidos pelo sistema financeiro tradicional, como micro e pequenas empresas, segundo o Banco Central, o índice de ativos problemáticos de uma cooperativa de crédito, que considera, por exemplo, a inadimplência, ainda é menor que o índice dos bancos tradicionais. No Relatório de Estabilidade Financeira de 2019, o Banco Central apontou uma diferença expressiva nos ativos problemáticos, que chegaram a 5,9% nas cooperativas de crédito do Brasil, enquanto as instituições financeiras tradicionais tiveram 7,4%.
Para Dasenbrock, a participação dos associados nas decisões de uma cooperativa de crédito é o grande diferencial do modelo de negócio. “O associado é, de fato, o dono do negócio e, por isso, precisa estar presente nas discussões a respeito dos rumos da sua cooperativa. No Sicredi, o relacionamento mais próximo com os associados contribui para sermos muito mais eficientes em reconhecer a capacidade de pagamento no uso do crédito, por exemplo, e com isso consigamos apoiar o desenvolvimento das pessoas e comunidades”, explica.
MULTIPLICADOR DO CRÉDITO COOPERATIVO
A pesquisa da Fipe também calculou o Multiplicador do Crédito Cooperativo, um coeficiente que indica o impacto do crédito concedido pelas cooperativas no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro – cada R$ 1,00 concedido em crédito gera R$ 2,45 no PIB da economia e a cada R$ 35,8 mil concedidos pelas cooperativas, uma nova vaga de emprego é criada no país.
De acordo com a Fipe, a inclusão financeira de famílias, pequenos produtores e empresas forma um ciclo virtuoso que fomenta o empreendedorismo local, reduz desigualdades econômicas e aumenta a competitividade e a eficiência no sistema financeiro nacional. A Fipe concluiu ainda que os princípios e a disseminação das cooperativas de crédito se mostram convergentes com objetivos maiores no campo das políticas públicas, tendo em vista o seu potencial impacto na redução das desigualdades econômicas e inter-regionais, bem como no aumento da concorrência e da eficiência no âmbito do Sistema Financeiro Nacional.
O cooperativismo de crédito é um modelo de negócio presente em 118 países, segundo relatório do Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito (Woccu 2018), reunindo mais de 274 milhões de associados e ultrapassando a marca dos US$ 2,19 trilhões em ativos. No Brasil, de acordo com o Banco Central, o cooperativismo de crédito está presente em quase metade (47%) das cidades e representa 2,7% dos ativos totais do Sistema Financeiro Nacional (SFN). Já são mais de 9,9 milhões de associados a 925 cooperativas de crédito com uma carteira de R$ 123 bilhões em depósitos e R$ 137 bilhões em crédito – aproximadamente R$ 250 bilhões em ativos totais.
SOBRE O SICREDI
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.800 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).
*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
Objetivando desenvolver líderes de cooperativas de crédito do Estado da Bahia o cooperativismo baiano marcou presença, mais uma vez, na Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito, evento promovido pelo Woccu (Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito), que aconteceu entre os dias 28 e 31 de julho, em Nassau, nas Bahamas, e reuniu cerca de 5 mil representantes de cooperativas de crédito de mais de 50 países. A delegação da Bahia foi composta por representantes de cooperativas de crédito singulares do Sistema Sicoob e Sicredi, e Sicoob Central BA.
RECONHECIMENTO
Um dos pontos altos da conferência foi a premiação concedida ao cooperativismo brasileiro, o Distinguished Service Award, em reconhecimento à atuação internacional em prol do desenvolvimento do cooperativismo de crédito. Criado para reconhecer contribuições destacadas para o desenvolvimento de cooperativas de crédito, o Distinguished Service Award é concedido anualmente na Conferência Mundial de Cooperativas de Crédito. A honraria foi indicada pelo Sicredi ao Woccu por meio de um case que ilustrou a atuação nacional da OCB em países como Uganda, México, Equador e Cuba.
PROGRAMAÇÃO E DEPOIMENTOS
Considerado o maior encontro do segmento no mundo, a programação desta 15ª edição contemplou conteúdos relacionados ao cooperativismo e suas tendências, além de cases de inovação e melhores práticas, por meio de palestras e sessões de grupo ministradas por especialistas com reconhecimento internacional, sendo uma oportunidade ímpar de interconexão entre cooperativistas em nível mundial.
Depois de participar de um evento com essa rica gama de informações, o grupo de cooperativistas baianos retornou com muitas reflexões a respeito dos desafios para a expansão do cooperativismo financeiro em um mundo em constante mudança. Confira os aprendizados e algumas impressões de quem esteve no evento:
“A conferência conectou cooperativas de crédito do mundo inteiro em torno de debates emergentes para a expansão do cooperativismo financeiro. Durante a conferência, fomos desafiados a pensar na criação e uso das tecnologias adaptáveis para melhor servir os associados, mesmo vivendo num contexto de inovações tecnológicas disruptivas. Um desafio que é comum às cooperativas financeiras em qualquer lugar do mundo é desenvolver um modelo de negócio que é eminentemente competitivo, fundamentado em valores e princípios da cooperação. Das muitas lições que trazemos na bagagem, destaco a de que em meio ao crescimento exponencial das tecnologias, as cooperativas financeiras precisam atentar-se para não ficar para trás, mas, ao mesmo tempo, não deixar ninguém pra trás. E não deixar ninguém para trás, implica em adaptar tecnologias que atendam às diferentes necessidades dos diferentes associados. Isso é inclusão movida pela equidade”. Maria Vandalva- Presidente do Conselho de Administração do Sicoob Coopere
“Temas como novas tecnologias, ter um bom banco de dados e inovação se misturaram com a preocupação com a segurança dos computadores nesse tempo em que as transações financeiras estão sendo, cada dia mais, realizadas desse jeito. Agora, o que mais me encantou foi a preocupação com a satisfação e encantamento do cliente, tão presente no nosso negócio. Temos que ir além e tratar cada cooperado de uma forma individualizada, nos antecipando às suas necessidades. Enfim, volto pra minha cooperativa com novos conhecimentos e com a mesma certeza: cooperar vale a pena”. Ricardo Amaral – Diretor Operacional da Sicredi Região Sul da Bahia
“Tive o sentimento de ter ampliado o meu conhecimento de forma significativa e que, com certeza, poderei aplicar a favor do nosso cooperativismo. É interessante destacar a Inteligência Artificial dentre os vários temas tratados na convenção como o mais relevante, pois aumenta a eficiência da cooperativa com análises preventivas, as quais antecipam fatos e situações, nos trazendo coletâneas de dados. Desta forma, passamos a influenciar mais associados/pessoas e desfrutar de uma maior segurança na tomada de decisões”. Vandevaldo Rios – Vice-Presidente Sicoob Central Bahia
“O Congresso Internacional nas Bahamas mostrou-se de grande aplicação prática ao trazer a experiência de diversas cooperativas de várias partes do mundo até nós. Temas comuns a todos os cooperativistas, porém com visões em diferentes estágios, o que acaba facilitando, não só o entendimento, como aplicabilidade à nossa realidade. Temas cotidianos, desafios em comum e formas de superação compartilhadas. Realmente, esse ano o Woccu tratou de temas de alcance global”. Augusto Cesar Holmer – Presidente do Sicoob Credmed
“Os próximos passos para o futuro é ser transacional. O Woccu de 2019 continua alinhando as lideranças do cooperativismo de crédito no mundo inteiro, mostrando as tendências e as inovações. Nos mostrou que devemos ficar atentos à velocidade das mudanças, as revoluções bancárias: a primeira foi o banco online; a segunda foi o smartphone e a terceira, que chega com muita força, são os autofalantes inteligentes que acessam o banco/cooperativa sem as mãos, apenas pela voz; tudo é muito rápido e funcional. As cooperativas dentro das suas bases de cooperados devem segmentar para melhor agregar, conhecer, potencializar, atuar fortemente nessa área, principalmente onde os bancos não estão interessados”. Arnóbio Rios – Presidente do Sicoob Sertão
“Inovação e desenvolvimento das techs na coleta e tratamento dos dados. "Dados valem mais do que petróleo", segundo uma das palestrantes, Pippa Malmgren. Ainda segundo ela, se não nos interessarmos sobre as novas tecnologias e acompanharmos as techs e suas inovações, as techs vão se interessar por nós e por nosso negócio! O quinto princípio do cooperativismo também foi muito explorado e esse tem tudo a ver com o Sescoop: educação, formação e informação. A grande necessidade hoje em divulgar o cooperativismo, sua filosofia e seus valores!” Miguel Calmon – Presidente Sicredi Salvador
“Sempre mostrando novos caminhos para continuarmos a nossa luta de um mundo cooperativo mais forte e abrangente para nossas comunidades. Ficou claro que o nosso foco deve ser as comunidades que não dispõe de serviços financeiros e, cada vez mais, abrigar nas cooperativas os menos protegidos economicamente. O nosso maior adversário continua sendo a desconfiança. É preciso praticar intensamente a intercooperação, independente dos sistemas, e focar no imenso mercado que temos para conquistar com aplicação dos nossos princípios e valores”. Silvio Porto – Presidente do Sicredi Região Sul da Bahia
Brasília (20/5/19) – O dinheiro é uma ferramenta essencial na hora de realizar sonhos. Muito ou pouco, concretizar alguma coisa vai exigir uma certa quantia de valores e uma boa dose de conhecimento. É por isso que o Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef), visando promover a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), iniciou nesta segunda-feira (20) a sexta edição da Semana ENEF.
O evento conta com o apoio do Sistema OCB, do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC) e programação ocorre até domingo que vem, dia 26/5, e é composta por diversas ações educacionais gratuitas, com o objetivo de disseminar a educação financeira, previdenciária e de seguros, além de contribuir para o fortalecimento da cidadania e autonomia.
Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, ter educação financeira é, sobretudo, ter consciência de que, para cuidar das finanças, não são necessários grandes conhecimentos matemáticos ou técnicas complicadas. “O que as pessoas precisam saber é que o dinheiro é um bem limitado e, exatamente por isso, entender como gerir os próprios recursos é o primeiro passo para uma vida mais próspera”, avalia a liderança.
Maurício Moura, diretor do Banco Central do Brasil, o evento é essencial para estimular o brasileiro a lidar com dinheiro de forma mais apropriada. “A Semana ENEF consolida-se a cada ano como um grande evento disseminador da Educação Financeira no Brasil, na medida em que instituições públicas e privadas se mobilizam em torno do objetivo comum de promover o letramento financeiro de nossa população”, argumenta.
EXPRESSIVIDADE
Segundo Márcio Freitas, a participação das cooperativas na Semana Enef tem bastante expressividade. De acordo com os números do Banco Central, cerca da metade de todas as ações realizadas ao longo das últimas edições do evento foi realizada por cooperativas de crédito. O mesmo ocorreu com relação ao público alcançado por essas ações.
NÚMEROS
Realizada anualmente desde 2014, a Semana ENEF apresenta um balanço bastante positivo. Em 2018, contou com quase sete mil ações – presenciais e online, ocorrendo em mais de 1,1 mil cidades, localizadas em todos os estados.
Quer saber mais? Acesse: http://www.semanaenef.gov.br
Fonte: Site da OCB
Empoderar mulheres e promover a equidade de gênero em todos os níveis e atividades econômicas e sociais são a garantia para o fortalecimento das economias e melhoria da qualidade e desenvolvimento sustentável da sociedade. Ciente do papel das mulheres em todos os espaços na sociedade, o Sistema Cooperativista Baiano tem apoiado e realizado eventos com este direcionamento.
Um retrato desta atuação foi a realização VIII Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas, no último sábado (16/03), na cidade de Eunápolis/BA. O evento que se destinou exclusivamente às cooperadas, conselheiras, dirigentes e funcionárias das cooperativas baianas, nesta edição teve como tema “O Empoderamento Feminino”.
Reunindo mais de 100 mulheres, a atividade contou ainda com a presença da Gerente de Comunicação do Sistema OCB, Daniela Lemke, que ressaltou a importância do evento. “O Sistema OCEB está de parabéns. Primeiro por organizar anualmente um evento que valoriza a igualdade de gênero. Segundo por reunir tantas mulheres motivadas e dispostas a construir um mundo mais equilibrado e com melhores oportunidades para todos, por meio do cooperativismo. As mulheres reunidas são mais confiantes e ambiciosas. As cooperadas sabem da importância da cooperação, da união e da igualdade” afirma.
Com bom humor e trazendo exemplos de situações cotidianas, as palestrantes Eliane Jaqueline Debesaitis e Icledes Maria Matté conduziram reflexões sobre a força da mulher cooperativista e a importância do seu crescimento, mesmo com as desigualdades no universo corporativo.
Para Verônica Alves, Orientadora Educacional da Cooperativa Educacional de Eunápolis - COOEDUC e Conselheira do SESCOOP/BA, “o projeto vem para fortalecer a prática da cooperação e despertar o valor da liderança dentro do cooperativismo, que é um desafio diário. As experiências passadas no encontro foram emocionantes e grandiosas, não só dentro de um olhar enquanto cooperativista, mas como mulher, já que ocupamos um papel mais sensível dentro deste sistema”, contou.
A gerente de um dos pontos de atendimento do SICOOB Costa do Descobrimento, Lúcia de Fátima, afirma que o encontro proporcionou compreender a mulher como “um ser cooperativista desde que nasce. Me faz analisar várias questões dentro e fora do cooperativismo. Saí do encontro me sentido mais empoderada e pensando sobre a minha importância dentro dessa ciranda cooperativista.”
As participantes foram as verdadeiras protagonistas do evento: interagiram durante os debates com perguntas e até mesmo compartilhando vivências familiares ou de trabalho. As cooperadas também deram um show a parte quando o assunto foi animação. Cantaram em coro músicas que exaltam a figura feminina e valorizam a mulher no contexto social atual.
COOPERATIVISMO E O PROTAGONISMO FEMININO
Aproveitando o mês onde é comemorado o dia internacional da mulher, com intuito de integrar as mulheres cada vez mais no movimento cooperativista, a Cooperativa de Produtores Rurais da Bahia – Cooperfarms realizou a terceira edição do “Encontro de Mulheres Cooperfarms”, no dia 14/03, no município de Luís Eduardo Magalhães/BA. Discutindo “os diferentes papéis da mulher na gestão da relação negócio x família x patrimônio” o encontro contou com a presença de cooperadas, colaboradoras líderes do agronegócio, além das esposas e filhas de associados.
Para a comissão do evento o momento foi construído com o intuito de incentivar a reflexão sobre a condição da mulher junto à família e à frente dos negócios. Através da troca de experiências em diversos assuntos, que vão desde motivação e autoestima até a definição de estratégias para uma maior inserção na dinâmica social e organizacional e assim liderarem outras iniciativas que fortaleçam a presença da mulher no agronegócio da Bahia.
Com o tema “A mulher e suas finanças no ambiente cooperativista” a cooperativa de crédito Sicredi Região Sul da Bahia, no dia 08/03, também realizou uma palestra, onde estiveram presentes 63 mulheres, entre associadas e convidadas. O objetivo principal foi destacar a participação crescente da mulher no mercado financeiro e a importância da cooperação no mundo moderno.
MULHERES NO 14° CONGRESSO BRASILEIRO DE COOPERATIVISMO
No ano em que é celebrado 50 anos de atuação junto as cooperativas brasileiras, a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), realizará a 14ª edição do Congresso Brasileiro do Cooperativismo (CBC) no período de 08 a 10 de maio de 2019, em Brasília/DF. O Sistema Cooperativista Baiano estará presente no evento com uma comissão onde 18 dos delegados são mulheres.
O Congresso é um espaço para tomada de grandes decisões que definirão os rumos do movimento cooperativista no Brasil para os próximos anos. Assim, reconhecendo a importância da participação feminina nesse espaço, a OCB realiza o Concurso Cultural “Embaixadora Coop”, cujo objetivo é agregar ao CBC a participação de 20 mulheres, cooperadas, para contribuírem na construção das diretrizes que serão traçadas para o cooperativismo nos próximos anos. Saiba mais informações clicando aqui.
Ascom OCEB
Fotos Gustavo Moreira
Mais de duas mil pessoas participaram das atividades do 12º Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito (Concred), realizado pela Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras) e com o apoio do Sistema OCB. O evento que começou na quarta-feira, terminou nesta sexta, e movimentou Florianópolis.
Ontem, o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, foi o moderador do painel Diretrizes Estratégicas do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC), realizada pelo coordenador do Conselho Consultivo do Ramo Crédito da OCB, Manfred Dasenbrock, que também preside o Sistema Sicredi, que discorreu, dentre outros assuntos, sobre os desafios do SNCC:
Competitividade: Que depende não só do desempenho do cooperativismo de crédito, mas também de uma série de fatores complexos externos e internos ao segmento, como a economia, os concorrentes, a regulação, a tecnologia, entre outros;
Legislação e regulação: Que é por si só um fator de competitividade, mas de tal importância e complexidade que merece destaque. Sua superação também depende de muitas variáveis que certamente podem ser influenciadas pelo SNCC, mas não são controladas por ele.
Comunicação: Que envolve divulgar os diferenciais do cooperativismo de crédito e usá-los em favor do segmento. Depende do empenho das próprias cooperativas e das instituições que as representam em tornar seus diferenciais mais conhecidos pelos atuais e potenciais associados, além da sociedade e formadores de opinião;
Governança e qualificação: Que está relacionado com os próprios esforços dos atores do SNCC (cooperativas, centrais, confederações, bancos, OCB, Sescoop e FGCoop). Considerando que a regulação tem um papel importante nesse contexto, cabe ao segmento implementar as medidas de governança e gestão que atendam aos padrões esperados e desejados de uma instituição financeira cooperativa;
Intercooperação: Que é um dos princípios mundiais do cooperativismo e uma das chaves para o sucesso de todo o segmento cooperativista. Intensificar parcerias e negócios entre cooperativas dos diversos ramos é uma prerrogativa do próprio segmento que, ao fazer isso, investe no próprio futuro;
Representação sindical: Que está em fortalecer as relações entre as cooperativas de crédito e seus colaboradores, que tanto contribuem para o sucesso do segmento, assunto que está dentro da esfera de ação do SNCC.
O público, considerado o maior da história do Concred, pode acompanhar, ainda, o debate sobre a atuação dos principais sistemas do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC) como protagonistas do Mercado Financeiro. Participaram do painel Henrique Castilhano Vilares (presidente do Sistema Sicoob), João Carlos Spenthof (vice-presidente da SicrediPar), José Maria de Azevedo (presidente do Sistema Unicred), Cledir Assisio Magri (presidente do Sistema Cresol) e Moacir Krambeck (presidente da Central Ailos).
DELEGAÇÃO BAIANA
O cooperativismo baiano marcou presença no evento com uma delegação formada por representantes das seguintes cooperativas: Sicoob Cooperbom, Sicoob Credmed, Sicoob Coopec, Sicoob Coopemar, Sicoob Credexecutivo, Sicoob Crediconquista, além do Sicoob Central BA.
O FUTURO JÁ CHEGOU
Na sexta-feira (23), na arena Protagonismo e Sinergia, o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, ministrou a palestra O futuro do cooperativismo se constrói agora. Ele discorreu sobre o movimento cooperativista do ontem, do hoje e de amanhã, abordando os grandes marcos históricos que mudaram, em todos os países, o jeito de pensar, planejar, produzir e consumir. Segundo ele, a inovação é um convite diário, feito às empresas.
“Desde a revolução industrial, passando pelo surgimento do cooperativismo há cerca de 200 anos, até o período atual, quando se vive a era da robótica, da automação e da inteligência artificial a palavra que move a humanidade é, sem dúvida, inovação. Não podemos mais continuar fazendo as mesmas coisas do mesmo jeito. O consumidor quer ter a certeza de levar para casa opções que impactam positivamente tanto a sociedade quanto o meio ambiente. Eles não querem mais um produto ou serviço, simplesmente. Querem fazer parte de um ciclo de consumo responsável e ético, especialmente onde todo mundo ganha. E isso é o que o cooperativismo faz”, enfatizou o superintendente.
Fonte da notícia: Site da OCB (Com acréscimos da Ascom SESCOOP/BA)
Crédito das fotos : Imagem e Arte e Sicoob Cooperbom
O Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – SESCOOP/BA; com a Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB e com a Confederação Alemã das Cooperativas – DGRV, realizaram o workshop “Panorama, Diretrizes e Reflexões nas Cooperativas Financeiras”, nos dias 17 e 18 outubro de 2018, no auditório do Banco Central do Brasil, localizado em Salvador/BA. O evento teve como público-alvo diretores, conselheiros, executivos e gerentes de cooperativas de crédito.
Objetivo e abertura
Esse workshop faz parte do bloco de capacitação do Projeto OCB/DGRV, e tem como objetivo aperfeiçoar a capacidade das lideranças do cooperativismo de crédito na leitura sobre as mudanças do mercado, sabedoria nas tomadas de decisões e condução eficiente do negócio, sem se descuidar do cumprimento normativo e legal, e, acima de tudo, garantindo os preceitos e propósitos cooperativistas.
O presidente da cooperativa Sicoob Cooperbom e Conselheiro Diretor da OCEB, representando o ramo crédito, Alexandre Teixeira de Cerqueira, deu as boas-vindas ao público em nome do presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio. Alexandre comentou sobre os aspectos que interferem na competividade e qualidade dos serviços que são oferecidos pelas cooperativas em um mundo que está em constante mudança. Ele aproveitou para reforçar o agradecimento do Sistema OCEB à OCB e a DGVR pela parceria e destacou a realização desse encontro dentro da agenda do Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito, que foi celebrado no dia 18 de outubro.
Programação
Mercado, inovação, gestão, eficiência, governança, regulação e supervisão foram temas abordados durante o workshop, que teve a coordenação do instrutor Sílvio Giusti, consultor do Projeto OCB/DGRV. O evento teve novamente a relevante participação de representantes do Banco Central: Godofredo Massara dos Santos, Gerente-Técnico do Departamento de Supervisão de Cooperativas e de Instituições Não Bancárias (Desuc/BA) e Romeu Eugênio de Lima, Assessor Pleno do Departamento de Organização do Sistema Financeiro (Deorf/MG).
Godofredo Massara falou a sua percepção sobre o sistema cooperativo e a oportunidade que momentos como esses trazem de debater temas muito significativos para o futuro do setor. “O Sistema cooperativo tem crescido, tem se organizado, tem estado atento às novas exigências do mercado financeiro, exigências de ordem tecnológica, inclusive”, disse.
Dentre os assuntos tratados por Romeu Eugênio, o destaque foi para a importância das cooperativas de crédito elaborarem políticas de sucessão para serem colocadas em prática e “não engavetadas”, como ele mesmo alertou, vislumbrando a sua perenidade. Além disso, explanou sobre o desenvolvimento de boas práticas de gestão e governança.
Sílvio Giusti, mediador do evento, lembrou do sucesso do workshop do ano passado, com grande participação das lideranças do cooperativismo de crédito do estado da Bahia e elogiou a boa adesão também desse ano. Ele fez um balanço do evento: “O propósito foi trabalharmos muito a questão do panorama, as mudanças muito rápidas que estão acontecendo no setor, a necessidade de nós acompanharmos [essas mudanças] e, porque não, sermos vanguarda. Nada nos impede de adotarmos medidas práticas e processos que o mercado ainda não tem. Hoje, nós pensamos muito nas entradas de thinktech e startup, mas as cooperativas têm capacidade, potencial de estarem a frente de muitos processos, produtos e serviços financeiros”.
Contando com a participação do público em diversos momentos, o evento oportunizou debates em formato de “talk show” sobre os vetores de decisão e eficiência, apontando reflexões para que o cooperativismo de crédito da Bahia, cada vez mais, se expanda.
Para Maria Vandalva Lima, presidente do Conselho de Administração da cooperativa Sicoob Coopere e Conselheira do Sescoop/BA, o workshop “desafiou as cooperativas a se pensarem para o futuro numa perspectiva de expansão quantitativa e qualitativa, num mercado competitivo, e, sem perder de vista seu propósito e sua essência. Isso implica planejamento a longo, médio e curto prazo com estratégias eficientes de crescimento responsável e perene, além do foco na sucessão, capacitação contínua, adoção de boas práticas e resultados sociais e econômicos”.
Cenário atual
Conforme dados do Sistema OCB, atualmente, o Brasil conta com 929 cooperativas de crédito, que movimentaram R$ 200 bilhões. O segmento atende, hoje, cerca de 8,5 milhões de brasileiros, sendo que as cooperativas chegam a 105 municípios brasileiros que não possuem nenhum outro atendimento financeiro. (Fonte: Portal do Cooperativismo Financeiro).
Confira as apresentações usadas no evento clicando aqui.
Por Ascom Sescoop/BA
Fotos: Assessoria Banco Central do Brasil
A segunda edição do Encontro de Direito Cooperativo aconteceu em Salvador, no dia 18 de outubro, com objetivo de aproximar e ampliar o conhecimento dos profissionais e especialistas da área jurídica sobre o Direito Cooperativo.
O evento é uma realização do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – SESCOOP/BA em parceria com o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB e contou com a exposição do escritor e palestrante - Ainor Francisco Lotério, do Diretor de Operações do BANCOOB – Ênio Meinein, da Advogada da OCEB – Monique Brito, do Assessor Jurídico da FECOOP/SULENE – Paulo Braga, e da Especialista em Direito e Processo Tributário – Betina Treiger. A saudação inicial foi feita pela Gerente Geral da OCEB, Ially Carmo, que agradeceu a presença dos participantes, evidenciando a credibilidade do Sistema OCEB junto ao público participante. “Assim que lançamos as inscrições do evento o público aderiu prontamente, mesmo antes de divulgarmos a programação”, disse.
O presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, também esteve no Encontro e falou sobre o trabalho que tem sido desenvolvido pelo Sistema buscando o aperfeiçoamento do cooperativismo baiano. “Precisamos ter segurança institucional e jurídica para prestar os melhores serviços e produtos para a sociedade”.
Programação
O ciclo de palestras foi iniciado com a apresentação do escritor Ainor Lotério, que de forma dinâmica, abordou sobre a importância do profissional do direito para segurança jurídica da cooperativa. “Encontros como esses são fundamentais, uma vez que, os cursos de direito não têm o “direito cooperativo” como algo importante e fundamentado em seus currículos. E as cooperativas têm uma cultura de regras e de funcionamento, baseadas em uma doutrina e nos seus princípios que precisam ser respeitados. O profissional de direito tem importância fundamental para dar segurança jurídica para as cooperativas e cooperados porque a cooperativa não é algo de um só, não pertence a um direito privado, mas sim de uma sociedade de pessoas que tem uma filosofia de convívio e uma atitude embasada na cooperação”.
Apontando novos horizontes e fazendo uma explanação sobre o cenário do cooperativismo no mundo, com foco no ramo crédito, o Diretor de Operações do Banco Cooperativo do Brasil - BANCOOB, Ênio Meinen, indica o cooperativismo como um modelo para impulsionamento econômico e social possível. “O Brasil é um dos países onde o movimento cooperativo mais se expande ao redor do mundo. Se olharmos a realidade de hoje como tendência é bastante provável, que não só o cooperativismo financeiro, mas outros ramos continuem se expandindo rapidamente e se tornem referência como modelo organizacional também no Brasil, como já é em outros países, principalmente em nações com economia consolidada. O futuro é o melhor possível para o movimento cooperativo”. Após a palestra, Meinen também participou da sessão de autógrafos do seu livro “Cooperativismo financeiro: virtudes e oportunidades”.
Dando continuidade à programação do Encontro, o Assessor Jurídico da FECOOP/SULENE, Paulo Braga, explanou sobre as mudanças das diretrizes sindicais para as cooperativas e a importância dos juristas estarem atentos às mesmas. “Nós precisamos difundir a doutrina cooperativista, as peculiaridades do cooperativismo, para os demais colegas, que, às vezes, não estão tão direcionados para esse público. Essa discussão precisa ser constante, já que o direito cooperativo é algo vivo. A jurisprudência está sempre inovando e mudando e nós precisamos ficar cientes disso para ajudar as cooperativas a se manterem bem no mercado”, afirmou.
Trazendo um olhar voltado para o aspecto tributário relacionado ao ato cooperativo, a Especialista em Direito Tributário – Betina Treiger iniciou sua fala chamando atenção para importância de momentos como esses para o Sistema Cooperativo. “Todos os encontros que envolvem cooperativismo e discussões voltadas para a cultura cooperativista são de extrema relevância. Quanto mais amadurecimento houver em torno das questões jurídicas que envolvem o tema mais importante será. Pois realmente, é uma atividade que a constituição deu um tratamento favorecido, pois tem um aspecto de valores muito importante. Mas, infelizmente, o judiciário não tem sido sensível ao que a constituinte abrange em relação ao cooperativismo e tem deixado de aplicar a constituição como deveria. Esses encontros são um amadurecimento dos temas que devem ser levados ao legislativo, ao judiciário, aos gestores respectivos para que essas pessoas unidas chamem a atenção das autoridades para a importância do cooperativismo”, finaliza.
O presidente da Aliança Cooperativa Internacional – ACI, Ariel Guarco, antes de participar da abertura do V Bahiacoop, brindou os participantes do segundo Encontro de Direito Cooperativo realizando o encerramento do mesmo. Ele parabenizou pela realização do evento e convocou a todos para fazer parte do movimento que preza por um modelo econômico, social e ambiental diferente, que tem uma natureza jurídica própria e que, por isso, precisa de profissionais comprometidos para promover o desenvolvimento do cooperativismo. “Temos uma tarefa enorme para fazer e temos que fazer juntos”, concluiu.
Cooperativismo baiano e sua atuação jurídica
Responsável pelas demandas jurídicas da OCEB, a Advogada, Monique Brito, também palestrante no evento, onde explanou sobre o trabalho institucional do Sistema OCEB, afirma que o momento é de grande importância para as cooperativas da Bahia, não apenas para a formação dos profissionais, mas, sobretudo, para a disseminação da doutrina cooperativista. “O Encontro de Direito Cooperativo abre as portas do conhecimento para o cooperativismo. Significa, além de tudo, a disseminação dos princípios e valores cooperativistas, propiciando a aproximação com o sistema judiciário baiano, que ainda desconhece o sistema cooperativista como um todo. Por isso, a relevância desses encontros serem realizados pelo Sistema OCEB”.
A advogada ainda aponta o trabalho que a OCEB tem feito para fortalecer e evidenciar as cooperativas legais. “É importante que as cooperativas entendam que sem cumprirem os dispositivos legais, as mesmas perdem suas características de sociedade cooperativa”.
O segundo Encontro de Direito contou com a presença de cerca de 55 profissionais e faz parte da agenda de eventos estratégicos do Sistema OCEB, alinhado à ação estratégica de sensibilizar o poder Judiciário, na instância estadual, sobre a adequada interpretação do marco regulatório do cooperativismo.
Por Ascom Sistema OCEB
Fotos: Jorge Henrique (VR14)
As cooperativas baianas continuam trabalhando para melhorar constantemente a sua gestão e um dos grandes aliados das cooperativas nesse processo é o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). Desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), o PDGC teve o ciclo 2018 lançado na Bahia, em abril, e, agora, está sendo realizada a rodada dos Workshops Regionais do programa para as cooperativas do estado.
Mais de 120 pessoas, representando 44 cooperativas baianas, já participaram do Workshop, que ocorreu nas seguintes cidades: Vitória da Conquista, nos dias 15 e 16 de maio; Luís Eduardo Magalhães, nos dias 17 e 18 de maio; Itabuna, nos dias 21 e 22 de maio; e Salvador, nos dias 24 e 25 de maio. Cada ano é selecionado um foco para o Workshop a partir da necessidade das cooperativas e a escolha desse ano foi Gestão de Processos, um dos Critérios de Excelência do PDGC.
Com apoio do instrutor Francisco de Teixeira Neto, os diversos dirigentes, funcionários e cooperados foram orientados sobre como mapear e estruturar melhorias para os processos gerenciais das cooperativas. Além disso, entenderam a importância do papel da liderança na mobilização da equipe para atender aos requisitos do PDGC, bem como a formação de comitês multidisciplinares para buscar as respostas ao instrumento de avaliação do PDGC (nível Primeiros Passos) e as evidências necessárias.
“Ficou claro para todos os benefícios do PDGC e seus requisitos e que a excelência é um horizonte para ser buscada constantemente. Envolve muito trabalho, dedicação e a adoção de boas práticas de gestão”, destacou Francisco Neto.
OPINIÃO DE QUEM PARTICIPOU
“O palestrante fez levantamento de vários pontos que refletimos, debatemos e que utilizaremos como base para desenvolver ações que complementarão a melhoria da gestão da cooperativa. Abrimos os olhos para detalhes que são importantes, mas não tinha o valor reconhecido”. Thamires Lima (Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense - COOPMAC)
“O evento foi muito produtivo. Quero chamar a atenção da didática do facilitador, sr. Francisco, que de maneira esclarecedora dirimiu muitas dúvidas do Programa, inclusive do preenchimento do questionário”. Noelia Silva (Cooperativa de Crédito Sicredi Região Sul da Bahia)
“O workshop foi muito válido porque foi prático. Conseguimos aprender como colocar em prática processos que a gente consegue implementar na cooperativa sem grandes custos. Antes, quando a gente falava de processos, parecia uma coisa muito complicada de implementar e vimos que não é tão difícil assim”. Graziela Kowalski (Cooperativa dos Produtores Rurais da Bahia - COOPERFARMS)
“O workshop do PDGC, a cada ano, vem aumentando a cultura da excelência da gestão nas cooperativas. E com o desse ano tivemos a oportunidade de exercitar a padronização de vários processos, visando a qualificação, e também aperfeiçoar os processos que já fazemos na cooperativa. O PDGC realmente promove uma mudança na condução do negócio cooperativista”. Joselete Lobo (Cooperativa de Trabalho dos Fisioterapeutas da Bahia – UNIFISIO)
PARTICIPE
O último Workshop Regional será realizado em Feira de Santana, nos dias 12 e 13 de Junho. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site: http://www.eventos.bahiacooperativo.coop.br/
SAIBA MAIS
Quer conhecer mais sobre PDGC? Clique aqui. Neste link é possível encontrar informações como o que é programa, seus objetivos, instrumento de avaliação, metodologia e índices que podem indicar o grau de maturidade da gestão das cooperativas.
Veja mais fotos dos Workshops clicando aqui.
Por Ascom SESCOOP/BA
2 turmas. 60 participantes. 10 módulos. 160 horas de carga horária. Esses números são significativos para o cooperativismo baiano, pois representam que novos dirigentes, gestores e lideranças cooperativistas estão capacitados para contribuir com o desenvolvimento da gestão das cooperativas baianas. E isso foi possível porque eles participaram do Ciclo 2017 do Programa de Formação de Dirigentes e Gerentes de Cooperativas – GESCOOP.
Esta edição do GESCOOP foi encerrada na semana passada, em Salvador e Ilhéus, e contou com a participação da diretoria do Sistema OCEB para certificar os participantes que, durante a realização dos módulos que compõem o curso, ampliaram seus conhecimentos nas áreas de gestão cooperativa, recursos humanos, finanças, negócios, planejamento, governança e educação cooperativista, além de fortalecerem as suas redes de contatos e trocarem experiências.
Essa troca foi possível, segundo Tassiane Cardoso, funcionária da Área de Qualidade da Uniodonto Ilhéus e aluna da turma de Ilhéus, porque a capacitação promoveu atividades e dinâmicas que favoreceram a intercooperação e o diálogo. “Um aprendia com o outro ao relatar ações que deram certo nas suas cooperativas”.
Um diferencial dessa nova versão do GESCOOP foi a vinculação das disciplinas do curso ao Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas – PDGC. Essa decisão reflete o trabalho contínuo do Sescoop/BA e da OCEB de incentivar e preparar as cooperativas baianas para a participação no PDGC. Alberlan Almeida, vice-diretor da Coperil e participante da turma de Salvador, concordou que esse foi um diferencial e reforçou: “o nosso grande desafio a partir de agora é disseminar e socializar os conhecimentos adquiridos durante o Gescoop com foco no PDGC nas nossas Cooperativas”. Ele também resumiu o potencial do curso como capaz de “transformar as nossas ações e a nossa visão enquanto cooperados”.
Formar e capacitar quadros gerenciais e lideranças das cooperativas baianas para que tenham uma visão holística, criativa e possam gerir de forma competente as cooperativas em que estão inseridos são os resultados que extrapolam os números e contribuem para o cooperativismo ser mais competitivo e capaz de promover a felicidade dos cooperados, além de atender ao objetivo estratégico de promover a profissionalização da gestão cooperativista.
Por ASCOM Sescoop/BA
Uma delegação formada por Conselheiros do Sistema OCEB participou de 11 a 15 de dezembro da “Missão de Prospecção de Boas Práticas em Cooperativismo na Espanha”, realizada em Mondragón e Madri, para intercambiar experiências a partir do modelo de gestão e intercooperação desenvolvido pelas cooperativas locais, além de conhecer a participação econômica do cooperativismo nos setores agropecuário, alimentício, de trabalho e crédito.
Os dois primeiros dias foram dedicados ao curso de formação de gestão na Universidade Mondragón com grande troca de conhecimentos sobre ferramentas de gestão, intercooperação e liderança, além de conhecerem a estrutura e política organizacionais do conglomerado cooperativo Mondragón.
A programação da missão também contemplou visitas a entidades e órgãos cooperativistas em Madri, como a “Confederação de Cooperativas de Trabalho”, que contribui para a diminuição dos indicadores de desemprego do país; a “Agro-alimentarias”, organização que representa e defende os interesses econômicos e sociais do movimento cooperativo agrário espanhol; e a “União Nacional das Cooperativas de Crédito”, principal representante do setor no país com 43 centrais de cooperativas de crédito, 1,4 milhões de cooperados, mais de 3 mil postos de atendimento e 97 bilhões de euros em ativos.
O desempenho e sucesso das cooperativas de trabalho em Madrid chamaram atenção do representante do Conselho Diretor da OCEB, Vandevaldo Teixeira Rios, que explicou como as cooperativas contribuem na redução dos indicadores de desemprego: “elas ajudam Empresas Mercantis, quando estão em dificuldade, através da mudança do modelo de gestão e as transformam em empresas cooperativistas que, em sua maioria, obtêm sucesso”.
Um dos aprendizados principais proporcionados pelo intercâmbio foi o de perceber como o modelo de cooperativismo espanhol é consolidado e coloca a pessoa, seja associado(a) ou empregado(a) da cooperativa, em primeiro lugar, e essa valorização reflete no desenvolvimento do trabalho e na geração de riqueza que será distribuída entre eles, destacou a Conselheira Fiscal do SESCOOP/BA, Nereide Segala Coelho.
Carlos Meurer, Conselheiro do Ramo Agropecuário da Bahia, fez um balanço sobre as missões promovidas pelo Sistema OCEB: “Leva-nos sempre a uma reflexão da nossa responsabilidade de diretores e colaboradores que somos de um sistema que ao mesmo tempo em que trás resultados financeiros também se preocupa com a distribuição mais justa de renda entre seus associados. O exemplo claro de desenvolvimento de uma região é Mondragón com o menor índice de desemprego e a maior renda per capita de toda a Espanha”.
Missões como essa impactam positivamente em todo o sistema cooperativista baiano, pois as experiências e os conhecimentos adquiridos são compartilhados para colaboradores e associados das cooperativas, que ao agregar esses novos aprendizados buscam, a partir das suas realidades, melhorar a gestão, intercooperação e competividade das cooperativas frente ao mercado.
Confira mais informações sobre a missão: Missão cooperativista oportuniza intercâmbio para conhecer a experiência da Corporação Mondragón
Por Ascom SESCOOP/BA (Com informações do Sicoob Coopere e dos participantes da Missão)
Fotos cedidas pelos participantes da Missão
Melhorar a gestão das cooperativas baianas e contribuir, cada vez mais, para o desenvolvimento do cooperativismo baiano foram os objetivos dos Encontros Regionais de Presidentes, Dirigentes e Gestores do Cooperativismo Baiano – Direcoop. O ciclo 2017, que foi realizado em 06 regiões do estado, foi encerrado no último dia 18/08, em Feira de Santana, segunda cidade mais populosa da Bahia, e contou com a presença de dirigentes, gestores, líderes e conselheiros cooperativistas representando os ramos crédito, trabalho, agropecuário, saúde e transporte da região Portal e Sertão.
A palestra “Gestão para a Excelência: agenda em cenários de mudanças exponenciais” foi apresentada por Marcos Bardagi, Gerente de Portfólio, Operações e Conhecimento da Fundação Nacional da Qualidade – FNQ, que destacou sobre a função das organizações na sociedade atual e a importância do bom relacionamento com o cliente, que está cada vez mais exigente e com leque maior de opções de produtos e serviços disponíveis no mercado. O palestrante também falou sobre a necessidade dos gestores cultivarem um ambiente organizacional sadio com estímulo à troca de informações, conhecimentos e desenvolvimento da confiança para favorecer a inovação e crescimento.
Os assuntos tratados na palestra chamaram a atenção de José Adilson, vice-presidente da Cooperativa Agropecuária Mista da Região de Alagoinhas - Coopera, que pretende repassar para os demais cooperados e dirigentes da Coopera as informações que aprendeu sobre estratégias de gestão e o que pode ser feito pela cooperativa frente aos desafios do mundo atual. Elizilda Rios, presidente da Cooperativa Educacional Pé de Serra – COOPEPS, lembrou que os encontros regionais têm trazido temas para contribuir com a formação dos que compõem as cooperativas e, esse ano, a escolha da temática gestão foi muito válida, pois, segundo ela, “estamos vivendo em um cenário que se a gente não se capacita e melhora a gestão ficamos no meio do caminho”.
A apresentação das ações que o Sistema OCEB tem realizado para responder às demandas das cooperativas baianas e os resultados já alcançados também fizeram parte da programação. Além disso, os representantes das cooperativas puderam apontar demandas para compor o Plano Anual de Trabalho da OCEB e do SESCOOP/BA do próximo ano. Valcyr Rios, presidente da Cooperativa Regional de Alimentos, conhecida pelo nome fantasia de FRIGBAHIA, percebe o Direcoop como um momento oportuno para as lideranças cooperativistas intercambiarem, se conhecerem e trocarem informações sobre os vários ramos do cooperativismo. “Eu venho motivado para esse encontro e melhor ainda quando tem uma palestra com essa qualidade que nos provoca a melhorar frente ao mercado”, ressaltou.
O evento contou, também, com representantes de cooperativas que estão em processo de regularização de registro na OCEB. Foi o caso relatado por Thaiane Gomes, representante da Cooperativa de Trabalho da Área de Produção de Alimentos e Refeições – COOTAPAR. Ela disse que, além das informações disponibilizadas no evento, conseguiu ainda algumas orientações contábeis e de gestão das cooperativas que vão ajudar nessa etapa inicial da sociedade. “O Direcoop vem para fortalecer as cooperativas que estão começando, pois, nos deu um norte de como atuar”, concluiu.
O Direcoop aconteceu em seis cidades do estado (Luís Eduardo Magalhães, Salvador, Irecê, Vitória da Conquista, Itabuna e Feira de Santana) e as informações sobre todo o ciclo podem ser conferidas na seguinte página: http://ola.coop.br/direcoop
Por Ascom Sistema OCEB.
A cooperativa de Crédito de Livre Admissão Norte Sul da Bahia - Sicoob Norte Sul, localizada em Gandu, realizou na tarde do dia 24 de maio, ação pedagógica para cerca de 220 alunos da educação infantil e do ensino fundamental da Escola Durval Libanio da Silva. O projeto é fruto da parceria entre a cooperativa e a equipe pedagógica da instituição de ensino, e tem como principal objetivo promover a integração da comunidade com a Cooperativa, buscando incentivar as crianças e seus familiares quanto ao uso da poupança.
A atividade foi ministrada por colaboradores e estagiários do Sicoob Norte Sul, que utilizaram uma linguagem lúdica e criativa sobre finanças, e buscou facilitar a compreensão das crianças sobre o uso consciente do dinheiro, além do incentivo ao hábito de poupar.
A equipe também destacou as diferenças existentes entre bancos e cooperativas e a importância de fazer investimentos nas cooperativas. Ao final da apresentação, os alunos receberam como brinde um brinquedo conhecido como “porquinho” do Sicoob, para trabalharem desde cedo a compreensão sobre o uso do dinheiro.
Para o presidente do Sicoob Norte Sul, Afrorisval Olímpio de Almeida, essa iniciativa deve ser implementada desde o início da vida infantil para proporcionar a consciência de todo o grupo familiar. “A ideia desse projeto é investir exatamente no futuro dessas pessoas que vão ser futuros dirigentes de cooperativas, dirigentes do município ou da nação. Estas crianças poderão vir a ser professores lá na frente para ensinar também a outras crianças. Significa dizer que estamos plantando raízes, sementes seguras de sustentabilidade e continuidade”, disse Afrorisval.
De acordo com a gerente comercial do Sicoob Norte Sul, Giselle Lopes, a ação ultrapassou as expectativas da cooperativa, pois possibilitou maior interação dos alunos. “As crianças receberam o nosso grupo com muito entusiasmo, participaram calorosamente e ficaram extasiadas com o porquinho do Sicoob. Foi um momento de grande euforia e integração. O Sicoob hoje plantou a sementinha do cooperativismo reportando os seus princípios, para colher no futuro, associados conscientes do seu papel na sociedade”, afirmou Giselle.
Confira algumas fotos:
Após percorrer cinco cidades do interior baiano e capacitar mais de 90 integrantes de cooperativas, o ciclo de Workshops Excelência da Gestão: Critérios de Avaliação da Governança e Gestão, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - SESCOOP/BA, vai dar início a uma nova etapa, onde apresentará uma abordagem sobre a elaboração do Plano de Melhorias da Gestão e seus elementos essenciais.
O Workshop Excelência da Gestão teve início em Salvador nos dias 28 e 29 de março e passou por Feira de Santana (30 e 31 de março), Itabuna (03 e 04 de abril), Luís Eduardo Magalhães (6 e 7 de abril) e, por fim, Vitória da Conquista (11 e 12 de abril). Sempre com dois dias de realização, o evento teve como objetivo preparar os dirigentes, cooperados e funcionários de diferentes ramos do cooperativismo baiano para participarem do PDGC - Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas, que tem como foco mecanismos de melhoria na gestão da cooperativa.
Um dos participantes do evento, em Luís Eduardo Magalhães, foi André Oliveira, representante da Cooperativa dos Produtores Rurais da Bahia - COOPERFARMS, que destacou o PDGC como uma ferramenta incrível para melhorar a gestão e que a participação no workshop potencializou esse entendimento ao fazer os exercícios práticos propostos durante a capacitação.
Thamires Lima, representante da Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense - COOPMAC, marcou presença no workshop de Vitória da Conquista. Ela expressou a importância do evento para promover a intercooperação e a expectativa de, juntamente com a diretoria e demais envolvidos, responder ao questionário do PDGC e implantar as mudanças necessárias para melhorar, cada vez mais, a governança na cooperativa que faz parte e aumentar a competitividade.
A próxima etapa do ciclo, denominado “Workshop Excelência da Gestão: Plano de Melhorias”, consiste no auxílio às cooperativas para a construção das ações de melhorias identificadas no diagnóstico de autoavaliação da gestão. O workshop será realizado nos dias 23 e 24 de maio e as inscrições serão abertas, em breve, neste portal.
A cidade baiana de Conceição do Coité foi palco da sexta edição do Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas. O evento, realizado pela primeira vez no interior do Estado, ocorreu na última sexta-feira, dia 17 de março, atendendo à demanda da região e em conformidade com a política de regionalização e democratização do acesso aos eventos do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia (SESCOOP/BA) e em parceria com o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (OCEB).
Cerca 120 cooperadas, funcionárias de cooperativas e representantes de associações locais, participaram do evento que contou com a presença da Deputada Estadual e relatora da Lei de Apoio ao Cooperativismo do Estado da Bahia, Neusa Cadore; da Conselheira de Ética da OCEB, Sandra Mary Cohim; da Presidente do Sicoob Coopere e Conselheira de Administração do Sescoop/BA, Maria Vandalva Lima de Oliveira; da Coordenadora Executiva de Ações Temáticas da Secretaria Estadual de Políticas para Mulheres (SPM), Jucinalva Peruna; e da Técnica do Projeto Casa de Farinhas Móveis, Katia Aparecida Santos.
A Deputada Neusa Cadore afirmou que o cooperativismo é uma ferramenta de extrema importância para inclusão e o beneficiamento das mulheres na sociedade. “A OCEB e o Sescoop/BA fazem juntos um grande trabalho estratégico de transformação dessa realidade. Todo esse projeto de inclusão das mulheres nos anima muito. Quero parabenizar a todos por mais esse projeto, porque também aprendo bastante. É muito bonito vir aqui no semiárido e ver um grupo expressivo de mulheres engajadas e tendo a oportunidade de aprender e empreender”, disse.
Com uma programação diversificada e voltada para o universo feminino, o encontro proporcionou análises, debates e reflexões sobre os desafios enfrentados pelas mulheres frente à gestão de cooperativas e o seu papel no desenvolvimento do cooperativismo e do empreendedorismo.
Para a palestrante Cláudia Moura, que fez uma exposição sobre a liderança feminina no cenário cooperativista, as mulheres precisam perceber que estão fazendo a diferença no setor: “- O que a gente vê no cooperativismo é que a liderança feminina está em expansão. O problema é que tudo é muito intuitivo. Temos que fazer com que as mulheres entendam a relação entre o intuitivo e a prática. É importante que haja essa troca de experiências”.
Além das palestras, um outro momento se destacou no Encontro, promovendo a ampla participação e interação do público, a exibição do Painel ‘Mulheres que Transformam’ no qual foram compartilhadas histórias emocionantes das integrantes da Associação do Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais e Agricultoras Familiares de Santa Luz e do Movimento de Mulheres Trabalhadoras de Quixabeira e da Associação de Mulheres Pintadenses. Os relatos demonstram a garra, força de trabalho e a capacidade transformadora da mulher empreendedora.
Pela primeira vez no evento, a funcionária da Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados do Sertão Baiano - Sicoob Sertão, Maria Solange Mascarenhas, afirmou que “o encontro é muito importante para despertar o autoconhecimento, pois anima e encoraja as mulheres a conquistar mais espaços no mercado de trabalho”.
A presidente da Cooperativa Educacional de Xingó - COOPEX, Arleide Gomes, também esteve pela primeira vez no evento e comentou que saber empreender é extremamente importante para o desenvolvimento das cooperativas. “Faço parte de uma cooperativa educacional que foi fundada há 21 anos e, no começo, não tínhamos absolutamente nada, nem patrimônio, nem dinheiro. Após muita luta, hoje estamos aqui. Acredito e brigo muito pelo cooperativismo. É a primeira vez que participo do encontro e estou realmente muito encantada e feliz de estar aqui! ”, informou Arleide.
Para a conselheira de Ética da OCEB, Sandra Mary Cohim, o encontro é importante para criar a consciência do papel da mulher no sucesso de suas cooperativas. “O evento é dirigido especificamente para mulher e isso ratifica o reconhecimento do Sistema OCEB na grande contribuição da figura feminina e na construção do cooperativismo em nosso Estado. Quero dizer que o evento foi de altíssimo nível e que as participantes elogiaram muito a iniciativa do Sistema OCEB”, ressaltou Sandra.
O encerramento foi embalado com as canções do palestrante Fabiano Brum, que estimulou as participantes a refletiram sobre suas competências, fazendo uma analogia entre temas musicais com o mundo dos negócios.
Desta forma, a sexta edição do Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas se realizou no intuito de valorizar a força da mulher cooperativista de diferentes regiões da Bahia.
O Programa de Juventude Cooperativista - Jovemcoop finalizou seu ciclo 2016 e deixou um legado para centenas de jovens cooperativistas que puderam trocar experiências e adquirir conhecimentos por meio do despertar da cultura da cooperação e do fortalecimento da doutrina cooperativista. O Jovemcoop, criado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – Sescoop Nacional, e implantado no Estado pelo Sescoop/BA em parceria com as Cooperativas Sicoob Coopere, Sicoob Sertão, Sicoob Norte Sul, Sicoob Crediconquista, Sicoob Credcoop e Coopmac.
O programa formou jovens para identificar e desenvolver habilidades para o exercício da liderança nos diversos espaços da cooperativa e, além disso, despertar o interesse deles pelo negócio, conscientizando-os sobre seu papel para o desenvolvimento sustentável das cooperativas e das comunidades onde atuam. As aulas foram ministradas pelos associados da Cooperativa de Trabalho dos Profissionais Liberais da Bahia – COOLIBA.
Ao longo das formações, os jovens vivenciaram momentos com aulas teóricas, oficinas, elaboração de projetos e visitas de campo para aprofundar os assuntos tratados durante os módulos do programa, que foram, dentre outros, cooperativismo, liderança, relações interpessoais, governança e organização do quadro social.
A rodada de encerramento já ocorreu em quatro cidades baianas: Valente, Cruz das Almas, Vitória da Conquista e Pintadas, e contou com a presença dos jovens participantes do Programa, além de dirigentes de cooperativas da Bahia, do Sescoop Nacional e do Sistema OCEB/Sescoop BA.
VALENTE
Empregados do Sicoob Coopere receberam no dia 11 de fevereiro os certificados de conclusão do Programa Jovemcoop. O encerramento da capacitação aconteceu, em Valente/BA, com as presenças da presidente do Conselho de Administração do Sicoob Coopere, Maria Vandalva Oliveira, do diretor geral, Ranúsio Cunha, do superintendente do Sistema OCEB/Sescoop BA, José Alberto Batista e da facilitadora, Lívia Machado.
Após 9 meses com encontro quinzenais, a turma avaliou o Jovemcoop e apresentou os trabalhos de conclusão de curso para a banca examinadora. Foram expostos projetos voltados para a saúde do trabalhador e de ações de marketing para produtos e serviços financeiros do Sicoob.
A presidente do Conselho de Administração do Sicoob Coopere, Maria Vandalva Oliveira, parabenizou os jovens concluintes: "a cooperativa precisa de pessoas bem preparadas, como vocês estão após essa jornada, para poder fazer um atendimento melhor para nossos associados".
Os depoimentos dos jovens cooperativistas foram positivos em relação ao programa. Adilson Cunha ressaltou que a capacitação superou as expectativas dele. Ádria Lima pontuou que foi "uma grande troca de ideias, experiências e aperfeiçoamento de conhecimentos sobre o cooperativismo". Já Bárbara Anunciação achou que o programa possibilitou com que todos compartilhassem o que há de mais produtivo com os colegas e facilitadores.
"No início da nossa Cooperativa aprendemos a fazer o cooperativismo na prática e deu certo. Mas, após o Jovemcoop, vocês vão acertar mais em relação a gente, porque quando iniciamos, o acesso ao conhecimento era mais difícil. Vocês tiveram mais oportunidade de se preparar", relatou o diretor geral do Sicoob Copere, Ranúsio Cunha.
VITÓRIA DA CONQUISTA
O encerramento do Jovemcoop em Vitória da Conquista ocorreu no dia 11 de fevereiro de 2017 e foi marcado pelo entrosamento e saudosismo, onde os jovens cooperados da COOPMAC, SICOOB CREDCONQUISTA e SICOOB CREDCOOP reviveram momentos vivenciados durante o curso e apresentaram seus projetos finais.
A certificação dos participantes foi com sentimento de dever cumprido, pois muitos desafios foram superados, segundo a representante da Coopmac, Thamires Lima: “todos os que concluíram o curso foram muito esforçados e merecem o mérito pela conclusão do programa”.
Os conhecimentos adquiridos contribuíram para desenvolver os potencias dos cursistas, encorajando-os a buscar novos objetivos dentro das organizações e na vida. Essa percepção é compartilhada por Thamires Lima e Larissa Borges, analista da CredCoop, que fizeram um balanço do programa, considerado a realidade do cooperativismo na Bahia que “precisa mostrar sua força e seus potenciais e, para isso, é necessário preparar pessoas com condições de gerirem corretamente essas organizações e que saibam exercer sua liderança, em qualquer área. Neste contexto, o Jovemcoop serviu para fortalecer o cooperativismo na região, formar pessoas com pensamento crítico sobre o sistema e garantir a continuidade e crescimento sustentável das cooperativas”.
PINTADAS
Cooperados e funcionários do Sicoob Sertão, da Cooperativa Ser do Sertão e da Cooap, da cidade de Pintadas, Bahia, receberam no dia 18/02, os certificados de conclusão do curso do programa JovemCoop, oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - Sescoop/BA.
O encerramento ocorreu na sede do Sicoob Sertão e contou com a presença do presidente do Sicoob Sertão, Milton Ramos, da Gerente de Desenvolvimento Social de Cooperativas do Sescoop Nacional, Geâne Ferreira, do superintendente do Sistema OCEB/Sescoop BA, José Alberto Batista, e da facilitadora Marília Cavalcante Reis, além de gerentes dos pontos de Atendimentos do Sicoob e presidentes de Cooperativas participantes.
Nesta última etapa, os jovens apresentaram para a banca examinadora os trabalhos de conclusão do curso com sugestões de projetos voltados para educação financeira e reciclagem de resíduos, entre outros.
Segundo a presidente da Cooperativa dos Profissionais Liberais da Bahia (Cooliba), Marília Cavalcante Reis, o “Jovemcoop apresenta-se como oportunidade de fortalecimento e de amadurecimento do sistema por meio da formação de novos líderes cooperativistas. “Essa formação permite aos jovens a ampliação de consciência quanto ao seu papel dentro e fora do sistema cooperativista, indo além de conteúdos teóricos sobre o cooperativismo com abordagem de conteúdo comportamental, por meio da aplicação de ferramentas e técnicas de Coaching, com vistas a promover o autoconhecimento”.
Aloísia Carneiro, agente de atendimento do Sicoob Sertão de Capela do Alto Alegre disse ter ficado bastante satisfeita com o que aprendeu na capacitação. “O curso mostrou para nós, jovens, que temos bastante potencial para praticar o bem coletivo em prol de nossa comunidade. Este programa veio para ampliar essa visão, pois, para mim, o cooperativismo deveria ser um estilo de vida”, concluiu.
CRUZ DAS ALMAS
Mais uma cidade que sediou o encerramento do Jovemcoop foi Cruz das Almas, localizada do Recôncavo Sul da Bahia. No dia 18 de fevereiro de 2017, na sede do CDL – Câmara de Dirigentes Logistas, os jovens receberam os certificados por terem concluído, com sucesso, o programa.
Uma dessas jovens foi Cintia dos Santos Carvalho, cooperada do SICOOB Norte Sul, que relatou sobre a oportunidade de participar do Jovemcoop e que agregou novos saberes ao seu curso de Gestão de Cooperativas, da Universidade Federal do Recôncavo Baiano. “O Jovemcoop foi ótimo e deve continuar para atingir outros públicos e, assim, propagar, cada vez mais, o cooperativismo”.
Para o cooperado do Sicoob de Cruz das Almas, Gledson Pereira dos Santos, “a capacitação permitiu um grande crescimento para os jovens tanto no âmbito profissional como no pessoal, pois tratou sobre temas importantes como liderança e relações interpessoais”.
A cidade de Gandu também irá sediar o encerramento do programa, no dia 25 de março de 2017.
Por Ascom/Sistema OCEB, com informações das cooperativas SICOOB COOPERE, Coopmac e Credcoop
*Fotos cedidas pelas cooperativas pelo SICOOB COOPERE, Coopmac e Credcoop