Campanha chama atenção para o cooperativismo no São João
Um jeito diferente de fazer negócios e que está presente na vida de pessoas em todo o mundo. O cooperativismo é um modelo que alia o crescimento econômico ao desenvolvimento social e sustentável, beneficiando as comunidades onde as cooperativas atuam. E no São João, o coop está presente nos estabelecimentos comerciais cooperativistas de varejo que oferecem produtos típicos da época, boa parte, produzidos por cooperativas agropecuárias, no transporte de cargas e passageiros para os festejos, nos caixas eletrônicos e cartões de crédito/débito em que as cooperativas disponibilizam recursos para operações financeiras. E para dar suporte a todas as atividades, profissionais de saúde, infraestrutura e outras tantas áreas trabalham antes, durante e após as festas que tomam conta das capitais e cidades do interior, sobretudo na região Nordeste.
Para reforçar a presença do cooperativismo, aproveitando o período mais animado para os nordestinos, a Oceb se juntou às unidades estaduais do coop do Ceará (OCB/CE), Maranhão (OCB/MA), Paraíba (OCB/PB), Pernambuco (OCB/PE), Piauí (OCB/PI) e Sergipe (Ocese) na campanha “São João é Coop”. A intercooperação entre as Organizações Estaduais envolve ações de divulgação nas mídias sociais, mídia eletrônica e mídia exterior. Na Bahia, a campanha ocorre com veiculações de vídeo publicitário na programação da TV Subaé, afiliada da Rede Bahia - Rede Globo, em Feira de Santana e região e placas de outdoors em áreas da cidade, distante 115 quilômetros da capital do estado.
“Temos um grande desafio de levar o cooperativismo para cada vez mais baianos atendendo às metas do BRC 1 Tri do Sistema OCB e o objetivo de atingir R$ 1 trilhão de prosperidade e 30 milhões de cooperados no país até 2027. Aqui na Bahia, a Oceb soma esforços com outras seis unidades estaduais da nossa região em uma atividade de intercooperação para contribuirmos com o cooperativismo que almejamos para os próximos anos. Nada melhor do que utilizarmos um período tão relevante para a população dos estados nordestinos como forma de disseminarmos o nosso modelo de negócios”, explica Cergio Tecchio, presidente da Oceb.
Outras localidades referência do cooperativismo baiano ainda devem receber ao longo do ano outras ações de mídia para reforçar o impacto da atividade em diferentes segmentos econômicos, levando desenvolvimento e prosperidade para diferentes regiões, onde as cooperativas estão sediadas em nosso estado.
MOVIMENTO SOMOSCOOP
A campanha “São João é Coop” é desenvolvida seguindo a campanha nacional “Bora Cooperar” que está em andamento desde abril deste ano. Os recursos são oriundos do Fundo Nacional de Comunicação e Marketing da OCB. O objetivo é fortalecer a imagem e a comunicação do cooperativismo brasileiro, para que a sociedade brasileira conheça os valores e os diferenciais do “Movimento SomosCoop”, potencializando o trabalho que já vem sendo feito pela Unidade Nacional e as Organizações Estaduais e contribuindo para a visão de futuro do cooperativismo e estratégia do Sistema OCB.
O COOP NA BAHIA
Atualmente, na Bahia são 154 cooperativas ativas e registradas na Oceb. Juntas geram mais 3.300 empregos com mais de 270.000 cooperados vinculados em 48 municípios do estado, onde estão instaladas cooperativas baianas. No último período de apuração dos indicadores financeiros, as cooperativas do estado obtiveram ingressos (faturamento) de R$ 5,4 bilhões com sobras (lucro) de R$ 99,6 milhões.
Por Ascom Sistema Oceb