A Coperil realizou nos dias 24 e 25 de novembro a sua I Feira Literária, culminando todos os projetos de leitura desenvolvidos na escola ao longo do ano letivo 2016. O incentivo à leitura é uma ação permanente da cooperativa, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio.
A I Feira Literária da Coperil (FLICOP) pretende estimular o hábito da leitura, além de aproximar os leitores de escritores do território para debate das ideias e celebração da cooperativa. Com este objetivo, a Feira trouxe em dois dias, diversas atividades literárias dentro de uma perspectiva inovadora e singular.
A abertura do evento contou com representantes da AILA (Academia Ireceense de Letras e Artes), OAB, Direc 21, além do escritor Alessandro Pithon e diversos autores, escritores e artistas da região. A FLICOP reservou um momento de autógrafos com os escritores: Alessandro Pitohn (autor do livro “O Malabarista”), a poetisa e ex-aluna Janaina Gama (autora do livro “Cê tenta poesias?”) e Tatiana Vilarinho (autora do livro “A história de Zé Pingulim).
Toda a escola envolveu-se em produções de cunho literário, com apresentações dos clássicos, fábulas, contos e casos, exposições e instalações. A novidade ficou por conta do Café Literário e da pizzaria “Fatiando ideias, alimentando a literatura”, com a presença de cantores e artistas locais.
25 anos Coperil
Durante a Feira, comemorando os seus 25 anos, a Coperil lançou o cordel “25 Anos Coperil”, de autoria de Epaminondas José dos Santos, escritor e cordelista da região. O cordel apresenta de maneira lúdica a emocionante história do surgimento da cooperativa, desde os seus fundadores e primeiras assembleias, com suas dificuldades e limitações até os dias atuais, com a escola tornando-se a maior cooperativa educacional da Bahia.
Fonte: SECOM Coperil
O Curso de Vendas e Mercados, realizado nos meses de outubro e novembro, pelo Sescoop/BA, chamou atenção dos cooperados e colaboradores das cooperativas baianas. Com o objetivo de levar os participantes a aperfeiçoarem os seus conhecimentos e habilidades para o planejamento e execução de todas as etapas do processo de vendas dos produtos/serviços de suas cooperativas, a capacitação reuniu cerca de 60 profissionais em 5 turmas.
Além das duas turmas realizadas em Salvador, uma para todas as cooperativas e outra voltada para cooperativas de crédito, as cidades de Vitória da Conquista, Itabuna e Feira de Santana também foram contempladas com o curso. Para Andressa Paiva, operadora de atendimento do Sicoob Cooperbom, o curso atendeu a sua expectativa de prepará-la para oferecer um melhor atendimento ao associado e, consequentemente, vender melhor os serviços e produtos oferecidos pela cooperativa.
As aulas foram ministradas por Edi Carlos Borges, consultor e especialista em gestão empresarial. Borges afirma que debater sobre vendas e mercados com profissionais de cooperativas, é fundamental para o seu crescimento e sobrevivência no mercado. A metodologia utilizada na capacitação impressionou a analista financeiro Laís Souza da Uniodonto Itabuna, que ressaltou a importância dos assuntos discutidos. “Pudemos perceber o mercado de forma abrangente e real, mostrando que é possível crescer e alcançar objetivos independentemente da situação, desde que haja um bom planejamento e uma equipe qualificada para colocá-lo em prática”, pontua Laís.
A gerente de atendimento do Sicoob Crediconquista, Janira Silva, sinaliza que treinamentos como estes, voltados para a formação de profissionais experientes na área de marketing e comunicação, gera uma melhor qualificação para o sistema cooperativista como um todo. “O curso desenvolveu nossas habilidades e competências necessárias para alcançar metas e objetivos, auxiliando no crescimento e produtividade da cooperativa”, conclui e gerente.
Confira abaixo algumas fotos da capacitação:
Cerca de 230 profissionais do cooperativismo se reuniram nos dias 10 e 11 de outubro para o IV Encontro Estadual das Cooperativas Baianas – Bahiacoop, que teve como tema a profissionalização da comunicação e da gestão em prol do desenvolvimento das cooperativas. O evento foi promovido pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB, junto com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - Sescoop/BA, com patrocínio da Organização das Cooperativas Brasileiras - OCB, e com o apoio da Agência de Fomento do Estado da Bahia – Desenbahia e da Confederação Alemã das Cooperativas – DGRV.
A abertura do Bahiacoop foi realizada pelo presidente do Sistema OCEB Cergio Tecchio, que destacou a força que o cooperativismo tem no Brasil e na Bahia, evidenciando a importância de um evento como este para o desenvolvimento do setor. Estavam presentes na mesa de abertura o presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, e o secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte e presidente do Conselho Estadual de Cooperativismo, Álvaro Gomes, que defendeu a importância das Sociedades Cooperativas para o desenvolvimento econômico do país, reconhecendo-as como um instrumento de paz, por sua capacidade de unir pessoas para uma determinada finalidade.
A palestra de abertura foi ministrada por Roberto Rodrigues, Embaixador Especial da FAO (ONU) para as cooperativas. Para Roberto, debater assuntos que influenciam na gestão moderna, focada, profissional e com visão estratégica de futuro, é essencial para o sucesso de qualquer empreendimento, em especial nas cooperativas. “Quem pensa que gestão é um tema meramente organizacional, estático, está perdido. Ela tem que evoluir todos os dias, ao sabor do que desejam seus clientes, de forma dinâmica e com espírito de equipe, com liderança e muita informação de mercado”, aponta Rodrigues.
A evolução da gestão foi um dos pontos-chave defendidos em palestra por Márcio Port, presidente da Sicredi Pioneira RS, a mais antiga cooperativa de crédito da América Latina e a mais antiga instituição financeira privada do Brasil. “Não podemos comparar os requisitos necessários para ser dirigente de uma cooperativa há 15 ou 20 anos com os requisitos necessários atualmente. À medida que as cooperativas adotam técnicas mais modernas de gestão e às comunicam adequadamente aos cooperados, aumentamos o nível de confiança que as pessoas tem nas cooperativas e em seus dirigentes”, pontua Márcio.
Cooperativas de alta performance em suas áreas de atuação também foram destaques no IV Bahiacoop. O Sicoob Coopere, a Cooperativa Educacional de Eunápolis - Cooeduc, a Cooperativa Nacional de Transporte - Coomap e a Unimed Itabuna, apresentaram cases de sucesso de suas cooperativas, razões pelas quais elas são referências no estado. Vandalva Oliveira, presidente do conselho de administração do Sicoob Coopere, afirma que a apresentação dos cases incentivará a intercooperação entre os participantes e as cooperativas, permitindo a troca de conhecimentos e futuras parcerias.
O evento também contou com a participação de Clóvis de Barros Filho, que é doutor em Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP; e de José Luiz Tejon, publicitário e jornalista pela Fundação Cásper Líbero, e doutor em Ciência da Educação. Além das palestras, o evento contou com a exposição de stands com produtos e serviços do Sistema Oceb, do Sicoob Central e Sicoob Cooperbom, e das cooperativas Unisaúde Brasil, Uniodonto Salvador e Coomap.
O diretor administrativo da Cooperbonito, Jaidy Ribeiro, foi um dos participantes do IV Bahiacoop que parabenizou a programação do evento, em especial a presença dos palestrantes convidados, que contribuíram com seu vasto conhecimento para os presentes. “Sairemos daqui com um olhar diferente sobre o nosso trabalho nas cooperativas, pensando na evolução e no desenvolvimento das nossas atividades e da gestão”, concluiu Jaidy.
Com o objetivo de aprofundar conhecimentos e estudos sobre o agronegócio, uma comitiva de 30 pessoas ligadas ao cooperativismo do Mato Grosso e da Cooperativa Cooperfarms (oeste baiano) iniciou, nesta terça-feira (13/09) uma visita de quatro dias a cooperativas do Paraná, começando pela Ocepar (Organização das Cooperativas no Estado do Paraná). Segundo o presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza, a intenção é conhecer detalhes da governança e da sucessão no Sistema Ocepar; a verticalização das cooperativas para agregar valor à matéria-prima pela agroindustrialização e o funcionamento do Sescoop/PR e da Fecoopar.
Agenda - Souza disse que a vinda ao Paraná decorre de cumprimento de agenda estabelecida há cerca de cinco anos em fóruns de cooperativas do ramo de agronegócio naquele estado com o intuito de conhecer processos de agroindustrialização para fomentar a evolução do setor no Mato Grosso, o principal produtor nacional de grãos e fibras. “Já fomos conhecer cooperativas nos Estados Unidos e, agora, viemos ver o modelo de industrialização e de intercooperação do sistema no Paraná, que é referência nacional em cooperativismo”, destacou o presidente do Sistema OCB/MT.
PRC 100 – O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, após apresentar detalhes de gestão da entidade e explanar sobre o modelo de intercooperação entre cooperativas, mostrou aos visitantes que o desempenho do setor no estado é resultado do alto nível de profissionalização dos associados e colaboradores e de planejamento estratégico. E lembrou o desafio lançado pelo sistema no final de 2014 para chegar aos R$ 100 bilhões de movimentação financeira em cinco anos. “Baseado na evolução dos indicadores econômicos das cooperativas e no cumprimento dos pilares do mapa estratégico do PRC 100 não temos dúvida que atingiremos, em 2020, os R$ 100 bilhões de faturamento”, sinalizou o dirigente.
Assuntos – A delegação ainda se inteirou sobre outros assuntos referentes à autogestão, sucessão, relacionamento com os cooperados e os principais programas do sistema no Paraná. Além do presidente Ricken, os cooperativistas foram recepcionados na sede da Ocepar pelos superintendentes Robson Mafioletti, da Ocepar, e Leonardo Boesche, do Sescoop/PR, e pela gerente de Desenvolvimento Humano, Maria Emília Pereira Lima, entre outros.
Roteiro – Nesta quarta-feira (14/09), a comitiva tem programada visita à Cooperativa Agroindustrial Castrolanda, em Castro; amanhã (15/09), cumpre agenda na Coamo, em Campo Mourão, e encerra o roteiro na sexta-feira (16/09) na Cocamar, em Maringá.
Presença Cooperfarms - Acompanham a visita os diretores executivo, Carlos Meurer; administrativo, André de Oliveira; Tesoureiro, Marcelo Leomar Kappes e 2º Tesoureiro, Rafael D'Agostini.
Fonte: Assessoria de imprensa da Cooperfarms, com informações da Ascom Ocepar.
A segunda maior cidade da Bahia foi palco, hoje (19), da última edição do Lidercoop em 2016. O encontro de presidentes e outras lideranças de cooperativas, promovida pela OCEB em seis regiões da Bahia, se dispôs a debater esse ano os sistemas de governança e a formação de capital como vetores de desenvolvimento das cooperativas. De acordo com Cergio Tecchio, presidente da OCEB, a escolha desses temas atende à solicitação das próprias cooperativas e converge com o horizonte estratégico de desenvolvimento do setor cooperativista brasileiro.
A presença de cerca de 45 lideranças de cooperativas - representando os ramos crédito, trabalho, agropecuário, saúde e transporte- assegurou um rico debate, em decorrência das palestras de Ranúsio Cunha, diretor geral do Sicoob Coopere (finalista nacional do Prêmio Sescoop de Excelência em Gestão) e que falou sobre governança; e de Cergio Tecchio, sobre formação de capital.
O tema da governança parece ter repercutido de forma destacada no Lidercoop de Feira de Santana. Para Oldonísio Machado, do Sicoob Bonfim, conselheiro fiscal há pouco tempo, o evento trouxe muita informação relevante: “para mim, que estou me inteirando do cooperativismo, foi muito importante para reunir informações sobre as práticas de gestão e governança, de forma que me ajudará na função de fiscalização da cooperativa”. Já para Emerson Santos, gestor da Copercosta, do ramo transporte, o debate “abriu um leque muito grande por compartilhar lições sobre como gerir, como administrar uma cooperativa, enfrentando as divergências e pensamentos diferentes”. Na mesma linha de raciocínio, Giovane Silva, da Redecop, enfatiza o aspecto da transparência e reconhece o trabalho e o exemplo da OCEB, que fez a sua prestação de contas: “é importante fazer com que as cooperativas entendam que a transparência é, também, um processo administrativo”.
O Lidercoop também beneficiou empreendimentos que buscam regularizar sua situação como cooperativas. É o caso que nos relata a senhora Maria de Lurdes, da Copaerb, que reúne produtores agroecológicos de Rui Barbosa: “ainda não fazemos parte da OCEB, mas estamos tratando para que isso aconteça, pois o que a gente precisa muito é da parceria de vocês e do apoio para o desenvolvimento da cooperativa e da sua gestão”.
Junto com Ilhéus, Itabuna é o centro de uma zona de influência que envolve 40 municípios do Sul da Bahia e uma população de mais de um milhão de habitantes. E foi nesse importante município da zona cacaueira que ocorreu no último dia 12 a quinta edição regional 2016 do Lidercoop, encontro regional de presidentes, dirigentes e outros líderes do cooperativismo baiano. O evento foi realizado no auditório da Unimed Itabuna e contou com a presença de mais de 50 lideranças, dos ramos saúde, crédito, educacional, agropecuário, transporte e trabalho.
Como nos encontros anteriores, Ranusio Cunha, Diretor Geral do Sicoob Coopere, cooperativa baiana finalista nacional do prêmio Sescoop Excelência de Gestão, proferiu palestra sobre a evolução do modelo de governança em sua cooperativa e do Manual de Boas Práticas de Governança Cooperativa editado pela OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras. O objetivo foi provocar uma reflexão sobre o caminho a se trilhar, rumo à modernização e desenvolvimento de sistemas de governança nas cooperativas baianas.
Com intensa participação dos dirigentes, o Lidercoop abordou também o tema da formação de capital e a relação que estabelece com a sustentabilidade econômico-financeira das cooperativas baianas. De acordo com Cergio Tecchio, presidente da OCEB e palestrante sobre o tema, é preciso entender que capitalização sólida é a base da sustentabilidade e reflete visão estratégica do negócio. Sobre esse assunto, Ana Barreto, da Unimed Itabuna, declarou que o debate evidenciou a necessidade de as cooperativas incluírem a formação do capital no desenho de suas estratégias para o crescimento: “ficou clara a importância de avançarmos com esse recurso econômico para que as cooperativas possam se desenvolver sustentavelmente”, e arrematou: “ficou muito bem colocada essa questão da sustentabilidade através do capital social”.
Outro ponto forte do Lidercoop foi o relato das ações implementadas pelo Sistema OCEB como parte do cumprimento de seu planejamento estratégico. O PDGC e o PAGC foram destaque, exatamente por se relacionarem com o esforço de autoconhecimento e a possibilidade de orientar o desenvolvimento gerencial das cooperativas. O compartilhamento de informações sobre produtos e serviços oferecidos pela OCEB e pelo SESCOOP/BA nas áreas de educação e capacitação, promoção do cooperativismo, apoio jurídico e contábil, monitoramento, dentre outros, beneficiou também cooperativas recém-formadas ou ainda em estruturação, pois ampliou o nível de conhecimento sobre os recursos que o Sistema OCEB coloca à disposição das cooperativas. É o que nos relatou Josevaldo Moraes, da Coopsul “nossa cooperativa só tem um ano de existência e realmente nós não sabíamos que a Oceb era tão grande... estar presente foi muito importante para nossa cooperativa”.
O Lidercoop terá sua última edição regional, em 2016, na cidade de Feira de Santana, no próximo dia 19 de agosto.
A profissionalização da gestão e o amadurecimento dos sistemas de governança, em ramos cooperativistas não tão fortemente regulados pelo estado – como é o caso do crédito – requer coragem e determinação das lideranças verdadeiramente preocupadas com o futuro.
Essa é uma das conclusões do Lidercoop realizado na manhã dessa sexta-feira, em Vitória da Conquista, com a participação de cerca de 40 líderes de cooperativas. De acordo com Ranúsio Cunha, diretor geral do Sicoob Coopere e palestrante no evento, a competitividade, sustentabilidade e crescimento das cooperativas, independente do ramo, depende dessa profissionalização.
O Lidercoop prossegue semana que vem, desta vez em Itabuna (12.08), reunindo as lideranças cooperativistas do sul da Bahia, e em seguida em Feira de Santana (19.08).
26 lideranças de cooperativas da região do Polígono das Secas estiveram presentes nesta sexta-feira (29) no Lidercoop, evento realizado pelo Sistema OCEB com o intuito de oportunizar e intensificar o diálogo com as cooperativas de todo o estado, na discussão e formulação de políticas e estratégias de desenvolvimento do cooperativismo. Estavam representados os ramos agropecuário, trabalho, educação, consumo e mineração.Foi um dia intenso e gratificante, como bem disse Alaerte Arônia líder da Cooperil e da OCEB.
Profissionalização e modernização da gestão das cooperativas foram assuntos importantes da palestra de Ranúsio Cunha sobre governança e mobilizaram grande parte dos presentes ao Lidercoop. Para Marinaldo Dourado, liderança da Coopirecê e da Credirural, esse foi um dos pontos altos do evento. Segundo ele, que está liderando a implantação de um novo modelo de gestão em sua cooperativa, “o evento foi muito importante para fortalecer as cooperativas, enfrentando o imediatismo e as dificuldades de gestão, especialmente no nosso território”.
O Lidercoop também atraiu a atenção de cooperativas ainda não registradas na OCEB e de projetos de criação de cooperativas que estão em andamento. Para Márcio Argolo, representante de um movimento de criadores de caprinos e ovinos da região de Senhor do Bonfim, que vem se organizando há alguns anos, foi positivo comparecer ao Lidercoop: “não conhecíamos como funciona o sistema cooperativista nem sabíamos que poderíamos contar com esse apoio da OCEB, no processo de criação da Ovinocoop”. Segundo ele, esse apoio será muito importante para que o projeto de criação tenha sucesso.
O Sicoob Extremo Sul inaugurou no dia 25 de julho o seu oitavo ponto de atendimento, localizado na cidade de Teixeira de Freitas, na Avenida Presidente Getúlio Vargas, nº 5.263, no bairro Redenção. A cerimônia contou com dezenas de convidados entre cooperados, colaboradores, clientes, autoridades da região, além da presença do presidente do Sicoob Central BA, Ivo Azevedo de Brito.
A nova agência foi inaugurada e projetada com objetivo de oferecer todo o conforto aos cooperados e clientes, fornecendo uma nova opção de atendimento financeiro, visto que não havia nenhuma instituição financeira instalada naquela área. O Sicoob Extremo Sul tem 18 anos de história na região, dispondo hoje de uma ampla rede de atendimento, possuindo pontos de atendimento em Teixeira de Freitas (três ao total), Itabatã, Mucuri, Nova Viçosa, Itanhém, Vereda e Brumado.
Para o diretor geral do Sicoob Norte Sul, José de Castro Dias, a cooperativa é uma das mais sólidas do Sistema, e sua expansão mostra o crescimento do cooperativismo de crédito no estado. “Nossa cooperativa sempre apresentou grandes números, tendo uma gestão sempre comprometida com os resultados, com o seu capital humano e com sua área de atuação”, pontuou o diretor geral.
A agência conta com uma equipe preparada para prestar toda assessoria à população que terá acesso aos produtos e serviços do Sicoob como: conta corrente para pessoa física e jurídica, diversas linhas de crédito, cartões, investimentos, previdência privada, seguros, consórcios, entre outros.
Com o objetivo de fortalecer a capacitação técnica dos profissionais que atuam nas cooperativas de crédito da Bahia, o Sescoop/BA em parceria com a OCEB, esta oferecendo em 2016, cinco turmas para o Curso Preparatório para a Certificação ANBIMA CPA – 10. O curso foi iniciado em abril com a turma de Salvador, seguindo nos meses seguintes em Valente, Pintadas e Teixeira de Freitas. A última turma será a de Vitória da Conquista, cujas aulas acontecerão nos dias 10, 11 e 12 de agosto.
Cada turma reúne 20 profissionais das cooperativas de crédito, preparando-os para a realização do exame de certificação CPA – 10, fortalecendo a capacitação técnica dos profissionais que lidam no dia a dia com mercado financeiro cooperativo, mercado de capitais e produtos de investimento. O curso tem duração de 24 horas, sendo realizado das 09 às 18 horas, durante três dias.
A analista de gestão de pessoas da Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados do Sertão Baiano - Sicoob Sertão, Sara Vilas Boas, foi uma das alunas do curso em 2016, e afirma que o treinamento foi essencial para a sua aprovação no exame. “Após o curso, realizei o exame e fui aprovada. Hoje me sinto mais segura em meu trabalho e com mais conhecimento para pôr em prática”, afirma Sara.
A frente do treinamento está o economista Sergio Scorbaioli, que observou o crescente aumento no interesse das cooperativas de crédito em preparar seus funcionários, sendo este curso oferecido pelo Sescoop/BA, de fundamental importância para esta capacitação. “A certificação ANBIMA CPA-10 é importante para que o colaborador seja reconhecido e aprovado no mercado de trabalho, ajudando-o a se preparar melhor para atender aos cooperados, além de atualiza-lo sobre a atual configuração das cooperativas, que certamente oferecerão novas opções de investimentos num futuro próximo”, pontua Scorbaiolli.
CPA – 10
A Certificação Profissional ANBIMA Série 10, ou simplesmente CPA-10, é uma certificação profissional oferecida pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais – ANBIMA, que prepara os colaboradores de instituições financeiras e de cooperativas de crédito para atender os associados de maneira técnica e capacitada.
Cerca de 32 presidentes e demais dirigentes de cooperativas do Oeste da Bahia participaram nesta sexta-feira do Lidercoop, em Luís Eduardo Magalhães, a 963 km de Salvador. O evento discutiu governança cooperativa, formação de capital e ações do sistema OCEB na execução das estratégias do cooperativismo baiano, dentre outros temas relevantes.
Além da intensa troca de experiências entre lideranças, cooperativas e ramos distintos, o Lidercoop promove a integração do sistema cooperativista e seu engajamento no desenvolvimento regional e sustentável, de acordo com vários dirigentes presentes ao evento, como Rodrigo Gonçalves, gestor do Sicredi. Segundo ele, “um evento como esse ajuda a fomentar negócios, parcerias e a própria região”.
Para Ataídes Nunes, presidente da cooperativa Unibahia, também foi positivo participar do Lidercoop: “é muito gratificante para a nossa região e para nossa cooperativa participar, dentre outras coisas, para fortalecer o relacionamento com as demais cooperativas e para saber o que está acontecendo em todo o estado”. Sobre o trabalho desenvolvido pelo sistema cooperativista na Bahia, ele afirma: “a OCEB tem uma participação muito importante na vida de todos nós e isso melhora a cada ano, na Bahia e no Brasil”.
Além de Luís Eduardo Magalhães, os encontros serão realizados em outras 5 cidades do estado: Salvador (22.07), Irecê (29.07), Vitória da Conquista (05.08), Itabuna (12.08) e Feira de Santana (19.08).
Buscando compreender as realidades regionais das cooperativas da Bahia, o Sistema Oceb abre as inscrições para o Lidercoop: Encontro Regional de Presidentes, Dirigentes e Líderes do Cooperativismo Baiano. O evento tem como objetivo propiciar a participação dos presentes na execução das estratégias do cooperativismo baiano e integrar o sistema cooperativista para o desenvolvimento regional e sustentável.
Os Encontros serão realizados em 6 cidades do estado: Luís Eduardo Magalhães (15.07), Salvador (22.07), Irecê (29.07), Vitória da Conquista (05.08), Itabuna (12.08) e Feira de Santana (19.08).
Este ano, o evento terá como tema “Boas práticas de Governança Cooperativa e capitalização como pilares da sustentabilidade das cooperativas”, objetivando debater como as lideranças cooperativistas estão gerindo seus negócios, além de discutir como a adoção das boas práticas de governança e capitalização são fundamentais para o sucesso e a perenidade das cooperativas, seja qual for seu ramo de atuação e tamanho da cooperativa, principalmente no que se refere a segurança e ao retorno aos cooperados.
De acordo com o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, a novidade este ano é a ampliação da participação das lideranças cooperativistas pois, além dos presidentes, poderão participar os dirigentes, líderes, gestores e conselheiros, que também estão sendo incentivados a contribuírem com o encontro. “O Lidercoop é uma das principais ferramentas para o planejamento de estratégias e ações do Sistema OCEB dirigidas para o crescimento e desenvolvimento das cooperativas baianas. A expectativa é de proporcionar uma interação entre os participantes e compartilhar experiência dentro do tema abordado”, afirma Tecchio.
Confira abaixo a programação do evento:
08:00 – Recepção dos participantes.
09:00 – Abertura – Cergio Tecchio, Presidente da OCEB.
09:15 – Apresentação e debates com o tema: Boas práticas de Governança e Gestão nas cooperativas – Ranúsio Cunha, diretor geral do Sicoob Coopere.
10:30 – Apresentação e debates com o tema: Formação patrimonial e capitalização como sustentabilidade da cooperativa – Cergio Tecchio.
12:00 – Apresentação dos trabalhos do Sistema Cooperativo na Bahia após os encontros de 2015, e apresentação de proposta de melhorias do cooperativismo na região e no estado para os próximos anos – Cergio Tecchio.
13:30 – Avaliação e encerramento.
14:00 – Almoço.
As inscrições se encerrarão cinco dias antes da data de realização de cada encontro ou com o preenchimento das vagas disponibilizadas, conforme segue:
Luís Eduardo Magalhães (30 vagas)
Salvador (70 vagas)
Irecê (50 vagas)
Vitória da Conquista (50 vagas)
Itabuna (40 vagas)
Feira de Santana (60 vagas)
Experiências de gestão e liderança das cooperativas de Minas Gerais e Bahia serão compartilhadas ao longo desta semana no Programa Nacional de Desenvolvimento de Líderes e Executivos do Sistema OCB. Uma delegação composta por 20 superintendentes das Unidades Estaduais, acompanhada pelo Superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, iniciou, nesta segunda-feira (30/5), o intercâmbio que permitirá conhecer os projetos e iniciativas empreendidas em território mineiro e baiano.
A abertura do roteiro ocorreu na sede do Sistema Ocemg, com a presença do presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, e de seu vice-presidente, Luiz Gonzaga Viana Lage. Na ocasião, o superintendente do Sistema, Alexandre Gatti Lages, apresentou um panorama sobre o cooperativismo mineiro e sobre os projetos executados pelo Sistema Ocemg. Em seguida, o grupo visitou o Sicoob Credicom – maior cooperativa de crédito da área de saúde do Brasil – e a Unimed/BH, vencedora do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão na categoria ouro.
De acordo com Scucato, as cooperativas foram indicadas por adotarem modelos de gestão e liderança eficientes. “A soma da gestão e da liderança faz um verdadeiro dirigente. Isso só pode ser alcançado por meio da capacitação. As organizações escolhidas representam tudo isso e são vitoriosas”, explicou.
Nesta terça-feira (31/5), as atividades do intercâmbio serão realizadas em Guaxupé, no Sul de Minas, com visitas técnicas à Cooperativa dos Profissionais de Educação em Guaxupé (Coopeg) – referência no Ramo Educacional, e à Cooperativa Regional dos Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), líder na exportação do café produzido no Brasil e vencedora do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão em 2013.
O objetivo do Programa de Desenvolvimento de Líderes e Executivos, de acordo com o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, é permitir o intercâmbio das boas práticas do cooperativismo, descobrindo, assim, experiências que possam ser replicadas localmente. “Este é um processo de capacitação muito interessante porque, como disse o presidente Ronaldo Scucato em sua apresentação, estes são os timoneiros. Juntamente com os presidentes das Unidades Estaduais, eles dão os rumos da gestão em suas regionais e, consequentemente, no Brasil, representado pelo Sistema OCB, Sescoop e CNCoop”, enfatizou.
A etapa realizada ao longo desta semana complementa a fase inicial do projeto, que contemplou uma visita técnica a cooperativas instaladas na Alemanha e na Itália, em julho de 2015. As visitas nas cooperativas mineiras terminam no dia 31 de maio. Em seguida, a comitiva partirá para a Bahia, onde ficam até o dia 3 de junho.
PROGRAMAÇÃO
Terça-feira – 31/5
- Reunião com representantes das cooperativas Coopeg e Cooxupé, seguida de visita técnica às instalações e unidades.
Quarta-feira – 1º/6
- Reunião com representantes Unimed Previdência. Logo depois, o grupo se desloca para Barreiras, na Bahia, onde tem reunião com a Cooperativa de Produtores Rurais da Bahia (COOPERFARMS), seguida de visita técnica às suas instalações.
Quinta-feira – 2/6
- Reunião com representantes da Cooperativa Agropecuária do Oeste da Bahia (Cooproeste) e da Sociedade Cooperativa Unibahia, seguida de visita técnica às instalações e unidades.
Sexta-feira – 3/6
No último dia do Programa, os executivos terão reuniões com representantes do Sistema OCEB, e das cooperativas do Ramo Transporte Comtas e Coometas.
Fonte: OCB
Considerado da mais alta importância para a melhoria da qualidade da gestão nas cooperativas, o GESCOOP, Programa de Formação de Dirigentes e Gerentes de Cooperativas, surgiu da necessidade de formar e capacitar quadros gerenciais e lideranças nas cooperativas. O Programa teve início em 2015 e, durante 10 meses de aula, os gestores participantes foram convidados a discutir e debater sobre temas voltados à gestão cooperativista, proporcionando conhecimentos sobre a gestão empresarial com foco em cooperativas. Todas as quatro turmas já encerraram o curso: Salvador, Vitória da Conquista, Luís Eduardo Magalhães e Teixeira de Freitas, totalizando 67 concluintes.
O GESCOOP objetivou ampliar o acesso das cooperativas às soluções de formação e qualificação profissional. Desta forma, os profissionais participantes trabalharão suas habilidades, atitudes e comportamentos, de forma estratégica, técnica e humana, necessárias e desejáveis à condução competente na gestão das cooperativas em que os participantes estão inseridos.
Cláudia Ferraz, diretora de RH da Coopersuba, trabalha com cooperativismo a mais de 20 anos e sinaliza que o principal motivo dela ter se inscrito no curso, foi pelo foco aprendizado e capacitação técnica voltada para o mercado cooperativismo. “O mercado atual precisa de profissionais qualificados e aperfeiçoados. O GESCOOP cumpre em sua totalidade sua função de aprendizagem e qualificação destes profissionais, haja vista que o Cooperativismo é uma área crescente na Bahia e necessita de profissionais cada vez mais capacitados”, afirma a diretora.
O GESCOOP apresentou carga horária total de 160h, divididas em 10 módulos, com aulas ministradas de forma intensiva, em dois dias por mês. Para Verônica Oliveira, orientadora educacional e presidente do conselho fiscal da Cooperativa Educacional de Eunápolis – Cooeduc, o programa veio para formar, qualificar e capacitar os profissionais do cooperativismo baiano, possibilitando aos participantes ampliarem sua visão no que se refere a sustentabilidade e longevidade de suas cooperativas.
O sucesso do GESCOOP também se deve a qualidade dos professores contratados para ministrar os módulos. Rodrigo Guimarães, administrador especialista em gestão de negócios e gestão empresarial, que ministrou o módulo de Gestão Financeira, avalia que o programa tem um papel fundamental na melhoria de gestão das cooperativas, porque além de disseminar conceitos novos nas diversas áreas de conhecimento (recursos humanos, finanças, marketing, governança corporativa, dentre outras), promove a troca de experiências vividas pelos gestores, bem como o intercâmbio entre os alunos extra-curso.
Marineuza Barbosa, especialista em Finanças Corporativas, consultora financeira e membro do conselho de administração da Cooperativa de Profissionais Liberais da Bahia – COOLIBA, ministrou o módulo do GESCOOP sobre Contabilidade Gerencial e disse acreditar que a formação dos profissionais do sistema cooperativista, através do programa, propícia uma gestão pautada em métodos e melhoria contínua dos seus resultados. “O curso trata de forma clara e direta os principais vetores do negócio que o conduz a uma administração com foco em resultados. As turmas de modo geral foram participativas e bastante interessadas na compreensão dos conteúdos abordados”, conclui Barbosa.
Com objetivo de apresentar informações sobre gestão e educação financeira, instruindo e estimulando os cooperados e representantes da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Funcionários da Ceplac – COOPEC, a utilizarem melhor os seus recursos financeiros, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - Sescoop/BA realizará no dia 21 de março, uma palestra motivacional sobre educação financeira.
A palestra será realizada das 10h às 11h30, na sede da cooperativa durante o XVIII Encontro de Representantes da COOPEC, por Eliane Metzner, facilitadora de cursos nas áreas de educação financeira, vendas carreira e empreendedorismo, com 21 anos de experiência no mercado financeiro. O evento será fechado apenas para a cooperativa e não precisa realizar inscrições.
O Sescoop/BA é uma entidade de formação cooperativista e promoção social, que oferece ensino profissional aos cooperados e empregados das cooperativas, promovendo a cultura cooperativista e o aperfeiçoamento da gestão para o desenvolvimento das cooperativas baianas, além de monitorar as atividades das cooperativas filiadas ao Sistema OCEB.
O presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, participou no domingo do primeiro encontro de 2016 da Câmara Setorial do Café. A reunião, com objetivo de discutir as demandas da cafeicultura na Bahia, foi realizada durante a 50ª edição da Expoconquista, e contou com a participação do Secretário da Agricultura do Estado, Vitor Bonfim, do Presidente da Assocafé João Lopes Coordenador da Câmara, Jaymilton Gusmão presidente da Coopmac, além de representantes de associações, cooperativas e produtores da região de Vitória da Conquista.
A Bahia é um dos estados referência na produção de cafés do Brasil, se destacando na produção de grãos especiais e selecionados; em especial na região de Vitória da Conquista, Chapada Diamantina e Barra do Choça. Na ocasião, Cergio Tecchio entregou ao Secretário Vitor Bonfim um documento com sugestão do cooperativismo para a melhoria na política agrícola do estado.
50ª Expoconquista
A Exposição Nacional do Agronegócio de Vitória da Conquista – ExpoConquista é uma das maiores e mais importantes feiras agropecuárias do Brasil, beneficiando tanto quem visita, quanto os parceiros, apoiadores e fortalece o agronegócio. Neste ano a Exposição completa 50 anos e celebrará, realizada entre os dias 12 e 19 de março, apresentando a 1ª Exposição Nacional de Caprinos e Ovinos, evento que iniciará o calendário de exposições no Brasil.
O Sistema OCEB conta com um stand no evento, como entidade representativa e de aprendizagem do cooperativismo, a fim de se tornar ainda mais presente e conhecido no estado, fortalecendo a imagem do Sistema e divulgando os benefícios do cooperativismo e para atender as cooperativas da região durante a exposição.
Com o intuito de estimular o aprimoramento da gestão das cooperativas, para o aperfeiçoamento dos processos de realização e condução de assembleias, o Sistema OCEB vem desenvolvendo, desde janeiro, o Workshop sobre Realização e Condução de Assembleias em vários locais do Estado. O evento foi iniciado em Salvador, no dia 29 de janeiro, dando continuidade em outras cidades: Itabuna (17 de fevereiro), Vitória da Conquista (19 de fevereiro) e Feira de Santana (26 de Fevereiro); além do município de Barreiras em que será realizado no dia 03 março.
O aperfeiçoamento com a documentação e conduções dos processos assembleares nas cooperativas é fundamental para que se exerça o cooperativismo na sua essência, da participação, do diálogo entre os cooperados e que as decisões sejam democráticas e participativas.
Os workshops foram ministrados pela analista jurídica da OCEB, Monique Brito, juntamente com os analistas de desenvolvimento de cooperativas, Valter Sampaio, Tássia Gouveia e Geisa Félix que orientaram aos participantes o passo a passo para realização e condução de assembleias, fundamentos legais, elaboração de ata e demais documentos necessários. Durante o evento foi cedido espaço para debate com os participantes. Nos Workshops realizados no interior, participaram cerca de 81 participantes, representando 38 cooperativas.
Naiara Santos, gerente da Cooperativa dos Produtores de Leite da Região de Gandu – Coolerg, que participou do Workshop em Itabuna, disse que se inscreveu no evento devido as dúvidas sobre a forma correta de condução de uma assembleia. “O evento foi de suma importância para o crescimento pessoal e profissional de todos os participantes. A metodologia foi clara, o tempo para debate foi o suficiente para atender às dúvidas de todos que se fizeram presentes”, afirmou Naiara.
Alberto Bichara, conselheiro de administração da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Funcionários da Ceplac – Coopec, acredita que este curso, por se tratar de uma grande oportunidade em conhecer mais sobre tema, é fundamental a participação de todas as cooperativas. Monique aconselha que antes das cooperativas encaminharem o processo para a Junta Comercial, passe pela assessoria da OCEB, para que sejam feitas as devidas análises, e se necessário correções e orientações.
Os atendimentos às cooperativas são realizados nos seguintes horários:
Sede da JUCEB (Comércio) – Às terças e quintas-feiras de 09:00 às 16:00 horas.
Sede da OCEB – Às segundas, quartas e sextas-feiras de 09:00 às 17:00 horas.
A Cooperativa Educacional de Barreiras – COOPEB reuniu no dia 20 de fevereiro, cerca de 40 profissionais de diversos setores da cooperativa, para participar da sua Jornada Pedagógica. Durante a Jornada foi realizada uma palestra com o tema "Conversando Sobre Gestão Cooperativista", onde os participantes puderam ampliar sua visão sobre a gestão de uma cooperativa educacional. O evento aconteceu no auditório da sede da Cooperativa Educacional de Barreiras.
Edlania Carvalho, diretora pedagógica da COOPEB, afirma que a Jornada oportunizou aos participantes uma importante reflexão a respeito da gestão da cooperativa, esclarecendo que o fazer cotidiano está nas mãos de todos e que a cooperativa cresce a partir da ação do grupo como um todo. “A palestra convidou o grupo não somente a trabalhar, mas sobretudo, a intervir de forma positiva no presente para garantir uma escola para o futuro”, conclui a diretora.
Confira abaixo as fotos da Jornada Pedagógica da COOPEB:
Os associados do Sistema Sicoob na Bahia, representado por 14 cooperativas com mais de 110 mil associados e com atuação em 55 municípios no estado e um total de 69 agências para atendimento, receberam no último dia do ano de 2015, a remuneração sobre o capital social que cada associado possui na cooperativa.
A remuneração no valor de R$ 11,8 milhões representa um aumento na remuneração do capital social sobre o ano anterior de 19%. Este valor é parte dos resultados pagos dentro do limite estabelecido pela Legislação sobre o capital dos associados na cooperativa. Após o fechamento do balanço de 2015, as cooperativas realizarão as suas Assembleias Gerais Ordinárias que colocará para deliberação de seus associados as sobras do exercício.
O capital social numa cooperativa constitui o investimento efetuado pelos associados na Cooperativa, por meio de cotas de capital, além de ser o principal elemento da estrutura de capital próprio da instituição, para viabilizar a sua atividade econômica.
O Sistema Cooperativo Sicoob é o maior sistema cooperativo de crédito do país e o Sistema Sicoob/BA está inserido neste contexto e dispõe de produtos e serviços financeiros com preços competitivos aos praticados pelo mercado. Os associados, que são ao mesmo tempo clientes e donos do negócio cooperativo, têm a mesma segurança que os clientes dos bancos convencionais, pois é assegurada a cobertura de R$ 250 mil por associado/cliente através do FGCoop - Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito.
Fonte: Sicoob Central BA
Visando proporcionar conhecimentos aos diretores, cooperados e funcionários, para a melhoria da sua relação pessoal com o dinheiro, de forma que tenham maior e melhor equilíbrio financeiro, o Sicoob Credmed realizou no dia 5 de dezembro o Curso de Educação Financeira. O treinamento foi realizado durante todo o dia e os participantes puderam fortalecer seu conhecimento pessoal sobre controle financeiro, através do apoio da cooperativa.
O curso abordou conceitos de Educação Financeira, a importância do planejamento; além de apresentar aos alunos sobre perfis financeiros individuais e do grupo, assim como medidas de enfrentamento aos efeitos da recessão econômica, construindo uma independência financeira. Para o analista financeiro do Sicoob Credmed, Carlos Henrique Gomes, “a conquista e manutenção da saúde financeira, é o primeiro passo para o cooperado ou empregado consiga investir nos seus objetivos profissionais e pessoais. Em especial para que nossos cooperados e colaboradores possam desenvolver suas atividades sem preocupações de pendências financeiras”.
A Educação Financeira é a base para o planejamento financeiro que auxilia a fazer escolhas inteligentes com o dinheiro que se ganha, evitando dívidas, controlando melhor o orçamento doméstico e o consumo compulsivo. Paulo Costa, consultor e educador financeiro, também apresentou aos participantes os diferenciais das cooperativas de crédito, além de como eliminar dívidas e como planejar para conquistar seus objetivos financeiros.