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O pagamento do licenciamento integrado do IPVA - Imposto sobre a propriedade de veículos automotores já pode ser efetuado, desde a última segunda-feira (12), nas agências do Sicoob - Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil. O serviço é fruto do contrato 024/2011 assinado entre o Departamento Estadual do Trânsito – DETRAN/BA e o Banco Cooperativo do Brasil - BANCOOB, publicado no Diário Oficial do Estado do dia 14 de fevereiro de 2012.
Na Bahia, apenas o BANCOOB – através do Sicoob, e outras duas instituições financeiras estão autorizados pelo Governo do Estado para execução desse serviço. A inclusão de mais uma instituição financeira para tal operação representa mais comodidade, praticidade e rapidez para a população.
Segundo a Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia, estima-se que mais de 180.000 veículos novos e mais de 2 milhões de veículos usados necessitam efetuar o pagamento dessa modalidade de tributo no estado.
A cobrança do IPVA integra um leque de serviços oferecidos pelo sistema Sicoob aos seus associados. Com a sinalização do governo federal, através da redução da taxa SELIC, a receita da intermediação financeira trará reflexos para as cooperativas de crédito, que terão que incrementar a venda de produtos e serviços. “O Sicoob tem efetuado seu papel, com a disponibilidade de novos produtos: Seguros, Consórcios, Fundo de Previdência, Empréstimo Consignado dentre outros”, informa o Diretor Administrativo do Sicoob Central Bahia, Osvaldo Ribeiro.
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Desde o último dia 12 de abril, os servidores públicos estaduais já podem escolher a Instituição financeira na qual desejam realizar contratação de crédito consignado em folha, para o período de 48 meses. Entre essas Instituições, estão as cooperativas de crédito. A flexibilização quanto à escolha da Instituição está prevista no Decreto Estadual N° 13.913, publicado no Diário Oficial do Estado da última quinta-feira (12/04).
A medida, além de beneficiar os servidores públicos estaduais, impulsionará o desenvolvimento do cooperativismo de crédito na Bahia.
Os contratos firmados a partir do dia 12/04/2012 já são baseados na nova medida. Já os contratos assinados anteriormente, caso seja de interesse do servidor, poderão ser transferidos por intermédio do Sistema Eletrônico de Consignação. O ajustamento no procedimento para consignações em folha de pagamento dos servidores foi iniciado em 30 de junho de 2010, através do Decreto Nº 12.225.
Esta modalidade de empréstimo contempla a concessão de crédito para servidores com instituições financeiras ou entidades de classe em que as parcelas das prestações são descontadas direto no contracheque.
Os servidores podem comprometer, por mês, até 30% dos seus vencimentos para o pagamento das prestações. As consignações poderão ser definidas em favor de instituições financeiras, seguradoras, cooperativas, contribuições para pecúlios, previdência complementar, seguros e contribuições para planos assistenciais de saúde/odontológicos.
Como medida preventiva contra falsos empréstimos em nomes de servidores, o Decreto determina que o empréstimo só poderá ser depositado na conta-salário do servidor.
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Comerciantes que atuam na Feira Livre de Caxixis, município de Nazaré - Bahia, tiveram a oportunidade de adquirir novos conhecimentos capazes de contribuir para a melhoria das suas atividades profissionais durante a palestra "Gestão Financeira no Cooperativismo".
O evento foi realizado no dia 04 de abril, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Nazaré/BA, onde mais de 80 participantes aprenderam sobre as especificidades da atividade cooperativista. Além disso, puderam visualizar os benefícios socioeconômicos que este tipo de negócio promove na vida das pessoas.
A palestra foi promovida pela Prefeitura Municipal de Nazaré, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado da Bahia - SESCOOP/BA, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC e SICOOB Recôncavo.
O evento buscou orientar os comerciantes no tocante à administração dos recursos materiais e financeiros, além de abordar conceitos do movimento cooperativista, os princípios, estrutura e classificação das cooperativas, gestão financeira, empreendedorismo, atendimento ao público, dentre outros assuntos. O evento teve como facilitador Raulino Leite Filho, Economista Especializado em Organização, Sistemas e Métodos.
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O mercado de trabalho exige que os profissionais estejam cada vez mais capacitados para o exercício de suas funções. Atento a esta demanda, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado da Bahia - Sescoop/BA, em parceria com o Sicoob Central/BA, preparou cerca de 97 funcionários para a prova de Certificação Profissional ANBIMA Série 10 e Série 20. As certificações atendem à resolução 3.158/2003 do Banco Central do Brasil - Bacen, que prevê a certificação de empregados de instituições financeiras que exerçam as atividades de distribuição e mediação de títulos, valores mobiliários e derivativos.
O curso preparatório foi realizado nas cidades de Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Teixeira de Freitas, para atender aos profissionais das 21 cooperativas que integram o Sicoob Central BA. "Até o momento, contamos com o índice de 75% de aprovação", informa Norma Fortes, Supervisora de Gestão de Pessoas do Sicoob Central BA.
Para o Gerente de Negócios do Sicoob Bonfim, Gilberto Vitor da Silva, a aprovação na CPA-10 já é um diferencial na sua profissão. "A certificação foi uma conquista profissional e pessoal que agregou valores no desempenho da minha função", relata. Já para o Gerente de Negócios do Sicoob Central BA, Renato Paiva, a aprovação na CPA-20 tem sido imprescindível para sua atuação no mercado financeiro, tornando sua atividade profissional mais qualificada.
Segundo informações disponíveis no site da ANBIMA "a CPA-10 destina-se à certificação de profissionais que desempenham atividades de comercialização e distribuição de produtos de investimento diretamente ao público investidor em agências bancárias. É também direcionada aos profissionais das Cooperativas de Crédito que devem ser certificados para desempenhar suas atividades".
Já "a CPA-20 destina-se à certificação de profissionais que desempenham atividades de comercialização e distribuição de produtos de investimento diretamente aos investidores qualificados, bem como aos gerentes de agências que atendam aos segmentos private, corporate, investidores institucionais, e a profissionais que atendam aos mesmos segmentos em centrais de atendimento".
'O Sescoop Bahia tem nos ajudado a fortalecer a missão estratégica do cooperativismo de crédito no estado baiano e já estamos planejando a continuidade do curso para este ano. O intuito é certificar grande parte dos nossos colaboradores, sejam funcionários ou estagiários", informa Norma, que é responsável pela área de capacitação do Sicoob Central Bahia.
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O Sicoob Costa do Descobrimento inaugurou na última sexta-feira, 06 de janeiro, o Posto de Atendimento Cooperativo Cidade Alta (PAC Cidade Alta). A Cooperativa, que atua na cidade de Itamaraju-BA há quase 16 anos, busca com o novo espaço oferecer mais comodidade aos seus associados, além de aumentar a base de cooperados já existentes.
De acordo com o presidente do Sicoob Costa do Descobrimento, Antônio Moraes, depois que a cooperativa transformou-se em Livre Admissão, em 2009, as ações se estenderam para outras classes econômicas, a exemplo do comércio, indústria e profissionais liberais. "O comércio em Itamaraju se solidificou na Cidade Alta, desta forma, sentimos a necessidade de abrir um PAC com o objetivo de ampliar a ação da Cooperativa, dando maior assistência ao novo público", explica.
Além da cidade de Itamaraju, o Sicoob Costa do Descobrimento tem atuado nas cidades de Alcobaça, Prado e Itabela. Tendo como base os princípios cooperativistas, a organização oferece produtos e serviços às populações, em competitividade com as demais instituições financeiras. "Visamos não só o desenvolvimento econômico, mas também o social em toda a área de ação da Cooperativa e dos associados", ressalta Moraes.
De acordo com o presidente, faz parte do planejamento estratégico da Cooperativa, expandir a atuação na economia do município, visando principalmente os seguimentos de pessoas jurídicas e profissionais liberais.
De acordo com o presidente do Sicoob Costa do Descobrimento, Antônio Moraes, depois que a cooperativa transformou-se em Livre Admissão, em 2009, as ações se estenderam para outras classes econômicas, a exemplo do comércio, indústria e profissionais liberais. "O comércio em Itamaraju se solidificou na Cidade Alta, desta forma, sentimos a necessidade de abrir um PAC com o objetivo de ampliar a ação da Cooperativa, dando maior assistência ao novo público", explica.
Além da cidade de Itamaraju, o Sicoob Costa do Descobrimento tem atuado nas cidades de Alcobaça, Prado e Itabela. Tendo como base os princípios cooperativistas, a organização oferece produtos e serviços às populações, em competitividade com as demais instituições financeiras. "Visamos não só o desenvolvimento econômico, mas também o social em toda a área de ação da Cooperativa e dos associados", ressalta Moraes.
De acordo com o presidente, faz parte do planejamento estratégico da Cooperativa, expandir a atuação na economia do município, visando principalmente os seguimentos de pessoas jurídicas e profissionais liberais.