Concurso de Redação promovido pela Unimed Extremo Sul estimula jovens a refletirem sobre o cooperativismo
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Difundir os conceitos e princípios do cooperativismo na sociedade, a começar pelos mais jovens, por meio de ações transformadoras na área educacional. Com este objetivo, a Unimed Extremo Sul promove há 13 anos, o Concurso de Redação Unimed, que envolve alunos do ensino fundamental do 6º ao 9º ano, de escolas da rede pública e particular do município de Teixeira de Freitas.
O Concurso de Redação, que ocorre em parceria com o Sescoop/BA, estimula os jovens a se dedicarem ao estudo da língua portuguesa, além de inserir os valores de cooperação no contexto educacional, levando-os a uma reflexão sobre a importância dos princípios cooperativistas, como explica a coordenadora da área Comercial e Marketing da Unimed Extremo Sul, Juliana Jacomini. “Quando a Unimed pensou nesse projeto, o objetivo era disseminar o conceito do cooperativismo. Com o passar dos anos, tomou uma proporção maior, com um grande interesse por parte das escolas. O nosso objetivo é contribuir com a comunidade, atendendo a um princípio cooperativista, 100% social”.
Para participar do concurso, as escolas inscrevem-se espontaneamente e ficam responsáveis por realizar uma seleção interna de redações, com um tema relacionado ao cooperativismo, determinado pela Unimed. Em seguida, as escolas apresentam à Unimed os seus vencedores, que realizarão uma nova redação a ser avaliada pela comissão julgadora da Unimed, composta por professores. Este ano, os vencedores da seleção interna das escolas foram presenteados com um relógio de pulso com cinco pulseiras. Já os vencedores finais de cada série foram premiados com um computador com impressora multifuncional. Além disso, os professores-orientadores foram contemplados com uma viagem e a escola com tablet. O resultado final foi divulgado no dia 19 de junho.
Para Juliana Jacomini, o Concurso de Redação Unimed contribui para uma melhoria do processo de ensino nas escolas. “Após o concurso, a comissão julgadora envia um relatório para as escolas, elencando os pontos fracos e fortes, o que precisa ser melhorado, e com isso percebemos que há uma evolução no ensino, uma melhora dos alunos”.