Eleições: Cooperativas tem cartilha para orientar conduta
Notícias representação
Fim da contribuição empresarial, diminuição do tempo de campanha, mudanças na propaganda. Em outubro próximo o Brasil viverá eleições municipais submetido a novas regras, significativamente impactantes, que resultam de decisões judiciais mas sobretudo do amadurecimento da sociedade, que cada vez mais cobra transparência, austeridade e equidade nos pleitos.
Para que as cooperativas participem da melhor forma desse momento democrático tão importante e não tropecem nas novidades, a OCB lançou a Cartilha Cooperativismo Eleições 2016, trazendo todas as novidades e orientando o que pode e o que não pode ser feito no envolvimento com candidatos, partidos e campanhas. Publicar a cartilha, em si, não é uma iniciativa nova, como nos conta Cergio Tecchio, presidente do Sistema OCEB: “habitualmente, a OCB já orienta todo o sistema cooperativista sobre eleições. Porém, esse ano, com tantas mudanças importantes, a leitura da Cartilha Cooperativismo Eleições 2016 se torna imprescindível. Todos os cooperados, de todas as cooperativas, deveriam ler e debater”.
A Cartilha está dividida em três partes e é uma verdadeira aula didática de processo eleitoral. Na primeira parte, “entendendo as eleições”, dá esclarecimentos importantes sobre o processo eleitoral brasileiro. Na segunda, “eleições 2016”, trata do pleito municipal específico e dá dicas importantes sobre a escolha de vereadores e prefeitos dos mais de 5,5 mil municípios brasileiros.
Na terceira parte, o tema é “cooperativismo e eleições”, onde se encontra tudo que uma cooperativa precisa saber para participar do momento democrático de forma ética, legal e construtiva. No final, indica toda a legislação pertinente ao tema, usada como fonte da publicação.
A Cartilha está disponível para download clicando aqui.