Dia C em Salvador arrecada 1.038 doações para instituições beneficentes
O Dique do Tororó, em Salvador, foi palco da celebração do Dia de Cooperar, no último dia 4, primeiro sábado do mês de julho, quando se comemora o dia internacional do cooperativismo. O evento foi aberto ao público e, no ato da inscrição, os participantes realizaram doação de alimentos não perecíveis, leite, roupas, fraldas descartáveis e materiais de limpeza, que foram destinados ao Lar Irmã Maria Luiza e ao Instituto das Irmãs Franciscanas, localizados na cidade baixa e no bairro de Águas Claras, respectivamente. Este ano o evento arrecadou cerca de 1.038 doações, superando as realizadas em anos anteriores. O evento contou com a participação do Secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado (SETRE), Álvaro Gomes.
Pelo segundo ano consecutivo, a Caminhada Cooperativista Baiana foi inserida nas programações nacionais do Dia de Cooperar (Dia C), tendo como objetivo destacar a importância do cooperativismo, aumentar a consciência pública e disseminar os valores cooperativistas. A caminhada contou com diversas atividades, dentre elas: aula de Zumba, orientações posturais, orientações de higiene bucal, apresentação de Karatê, teatro, entre outras atividades. A estrutura do evento contou uma UTI móvel da COOFSAUDE, palco para apresentações, tendas para atendimento, credenciamento e café da manhã e contou com o apoio da Policia Militar da Bahia. O evento foi produzido pela da comissão organizadora do Dia C de Salvador, que contou com a participação de colaboradores do Sistema OCEB, representantes das cooperativas UNIFISIO, COMTAS, COOMETAS, UNIODONTO Salvador, SICOOB Central BA, SICOOB COOPERBOM, COLIVRE e COOMAP .
Devido ao importante trabalho social desenvolvido nas comunidades em que se localizam, o Lar Irmã Maria Luiza e o Instituto das Irmãs Franciscanas foram as entidades contempladas, pela organização do Dia C em Salvador, para receber as doações arrecadados no evento. “Vivemos de doações, qualquer coisa que vier ao nosso poder é bom para nossos idosos. Só tenho a agradecer e pedir que as pessoas continuem a trazer mais donativos, pois é bom para quem traz e para quem recebe”, pontua Irmã Cícera, representante do Lar Irmã Maria Luiza.
O Lar Irmã Maria Luiza é uma instituição que desenvolve um trabalho asilar com idosos carentes e com problemas de saúde. Já o Instituto das Irmãs Franciscanas Imaculadas desenvolve um trabalho em espaços educacionais na comunidade em que está inserida e em bairros adjacentes, visando assistência e promoção humana. “A solidariedade é uma via de mão dupla. Além de promover o bem-estar de quem recebe, proporciona a sensação de bem-estar, de sentir-se útil e a gratificação pessoal àqueles que se doam”, afirmou o presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, ao entregar as doações às instituições.
O Dia de Cooperar (Dia C) é um movimento de voluntariado desenvolvido pelo sistema cooperativista brasileiro que conta com a participação efetiva das cooperativas como idealizadoras e mantenedoras dos projetos. O objetivo é promover e estimular a integração das ações voluntárias, de Norte a Sul do país de forma permanente. Uma vez por ano, as cooperativas realizam uma grande celebração do Dia C de forma simultânea em todo o Brasil. Em 2015, o número de ações voluntárias e cooperativas participantes duplicou na Bahia. No total foram inscritas 36 cooperativas, que desenvolveram 33 ações em todo o estado.