Cooperativismo impulsiona a educação na Bahia
- Artigo Secundário 1
Jornadas Pedagógicas 2025 fortalecem a rede de cooperação dentro do ensino cooperativo no estado
As cooperativas educacionais da Bahia iniciaram o ano letivo com um compromisso renovado com a formação e o desenvolvimento de suas comunidades escolares. As Jornadas Pedagógicas 2025 trouxeram uma série de palestras e atividades voltadas para a saúde mental, inovação educacional e fortalecimento dos princípios cooperativistas, com o apoio do Sescoop/BA.
De janeiro a fevereiro, as cooperativas promoveram encontros presenciais e on-line para capacitar professores, equipes e cooperados, abordando temas essenciais para a construção de um ambiente educacional mais colaborativo, inovador e humano.
Temas e reflexões para um ensino transformador
As Jornadas Pedagógicas foram organizadas pelas cooperativas educacionais na Bahia, cada uma trazendo discussões fundamentais para o desenvolvimento de seus profissionais e estudantes:
Painel Jornadas Pedagógicas 2025: elaboração Sistema Oceb
Reflexões e impacto
O compromisso com a educação cooperativa e o desenvolvimento contínuo dos profissionais foi destaque desta edição. O presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, enfatizou a relevância do apoio do Sescoop/BA nesse processo:
“As Jornadas Pedagógicas reforçam o compromisso das cooperativas educacionais com a formação de cidadãos mais colaborativos e conscientes. O Sescoop/BA tem orgulho de apoiar iniciativas que impulsionam a inovação e o desenvolvimento humano no ambiente escolar”.
Com esse ciclo de aprendizado, espera-se que os professores e demais envolvidos levem essas reflexões para o dia a dia da sala de aula, criando um impacto positivo e duradouro na educação.
Para Eva Ribeiro, coordenadora do Ensino Fundamental II e Ensino Médio da Cooperativa Educacional de Porto Seguro - Cooeps, localizada em Arraial D'Ajuda, a palestra teve um impacto significativo na sua prática pedagógica. “A palestra de comunicação não violenta, que aconteceu durante a Jornada Pedagógica, contribuiu para que eu melhorasse na gestão de conflitos, me ajudando a lidar de forma mais eficaz nessas situações, seja entre alunos com alunos, ou entre alunos e professores, desenvolvendo a empatia, a me comunicar melhor também com os alunos”.
Na Jornada da Cooperativa de Trabalho Educacional de Irecê - Coperil, o professor de Pes English (Positivo English Solution) da escola, Mateus Caetano, compartilhou como os aprendizados da Jornada Pedagógica podem ser aplicados na prática em sala de aula, destacando a importância da integração entre teoria e prática no ensino. “Uma das coisas que me deixou mais atento e reflexivo é a questão para um olhar um pouco mais cuidadoso, mais sensibilizado para os alunos da educação inclusiva e especial. Toda a questão metodológica que a gente pode pensar e repensar, desconstruir e reconstruir, para a gente garantir o aprendizado de uma maneira mais efetiva, para que fique leve e confortável, e a gente consiga chegar ao nosso principal objetivo que é educar, trocar conhecimento e experiências em sala de aula, além de pensar nas várias metodologias de como a gente pode atuar, de como os alunos podem ser atuantes, e como eles podem conhecer um pouco mais o mundo e ter experiências e vivências bacanas”.
Já o professor de Língua Inglesa da Cooperativa Educacional de Correntina - Cootreduc, Paulo Arthur, destacou o diferencial de retomada das atividades escolares, por meio da semana pedagógica. “É um momento muito especial para nós educadores, porque não somente se define quais serão as novas diretrizes que nos acompanharão no ano letivo vigente, mas porque também nos reconectamos com a comunidade escolar, com a estrutura escolar e reencontramos os colegas. Este ano, tivemos diversas palestras com profissionais da psicologia que nos trouxeram novas abordagens, entendimentos e ações, não somente para dentro da sala de aula com os nossos alunos, mas também com os outros profissionais que nos cercam, outros professores. Saber identificar e agir em determinadas situações é algo muito importante quando se trata de escola, crianças, formação de cidadãos e do futuro também”.
A formação continuada é um dos pilares do cooperativismo educacional, e as Jornadas Pedagógicas 2025 mostram que, juntos, podemos construir um ensino mais inovador, colaborativo e humano. Que sigamos com mais um ano letivo repleto de novas conquistas para nossas cooperativas!
Por Sistema Oceb