Viu o outdoor? Ouviu no rádio? Viu na TV do SAC? E nas redes sociais?
A campanha "O cooperativismo é um bom negócio. E aí, Bora Cooperar?" está espalhada por toda a Bahia. O objetivo é apresentar à população baiana as vantagens e benefícios desse nosso modelo de negócios, bem como para colocar em mais evidência as coops na Bahia. O Sistema Oceb, entidade estadual de representação e formação profissional do cooperativismo, iniciou ações de comunicação voltadas à campanha para fortalecer a imagem e divulgar a atividade cooperativista em diferentes locais do nosso estado.
Onde você pode ver e ouvir a campanha?
• Rádios: Spots veiculados tanto na capital quanto no interior do estado.
• Redes Sociais: Publicações nas plataformas digitais.
• Outdoors: Placas espalhadas por Salvador.
• TV do SAC Bahia: Vídeos nos postos da Rede SAC em Salvador, interior e RMS.
• G1 Bahia: Veiculação banners virtuais na página principal do portal de notícias.
Essa é uma ação apoiada pelo Sistema OCB e, pelo quarto ano consecutivo, aderimos à campanha na Bahia para que mais baianos e baianas conheçam os benefícios de fazer parte do cooperativismo. Para o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, a campanha “O cooperativismo é um bom negócio” representa um esforço conjunto de todo o Sistema Cooperativista Nacional. “As cooperativas, além de oferecerem produtos e serviços de qualidade, levam prosperidade às comunidades. Por isso, ações de divulgação como essa são essenciais para que mais pessoas conheçam as vantagens desse jeito diferente de empreender”, ressaltou o líder cooperativista, que utiliza suas redes sociais para divulgar o cooperativismo.
Das ruas às telas
A campanha “O cooperativismo é um bom negócio” na Bahia integra diferentes ações de mídia, tanto em meios de comunicação tradicionais, como rádio e outdoor, quanto em plataformas digitais, como sites e redes sociais, para potencializar o acesso aos conteúdos sobre cooperativismo, com mensagens que reafirmam as cooperativas como um “bom negócio”, o que, de fato, são.
Lançada em abril deste ano, a campanha “O cooperativismo é um bom negócio. E aí, Bora Cooperar?” já ressoa em âmbito nacional, com o objetivo de mostrar ao país que o cooperativismo não é apenas uma opção viável, mas uma escolha estratégica para um futuro mais justo e equilibrado, pois é ideal para quem quer vender, consumir, investir, trabalhar ou se cuidar. Através do Fundo Nacional de Comunicação e Marketing da OCB, são destinados recursos para todas as Unidades Estaduais, permitindo que essa mensagem chegue em cada canto do Brasil.
Consuma produtos e serviços coop: busque pelo Carimbo SomosCoop
O carimbo SomosCoop te ajuda a identificar os produtos e serviços que são de cooperativas. Quando você vê o carimbo SomosCoop em um produto, você sabe que está escolhendo mais do que um item de qualidade; está optando por um modelo de negócio que valoriza o ser humano, respeita o meio ambiente e promove prosperidade. Se tem esse carimbo, é coop.
Acesse o canal do SomosCoop no YouTube e os perfis do Sistema Oceb no Instagram para saber mais.
Por Ascom Sistema Oceb
Ação destaca as vantagens do modelo de negócios como uma escolha inteligente
Todo ano, o Sistema OCB cria uma campanha para o movimento SomosCoop, que destaca a importância do cooperativismo no Brasil. Este ano, a partir dos resultados da última Pesquisa de Imagem, o tema escolhido reforça a mensagem de que o modelo de negócios cooperativista é uma boa escolha. A campanha foi lançada nesta quarta-feira (24).
Embora o cooperativismo seja reconhecido pela sociedade, nem sempre é visto como uma oportunidade de negócio. Por isso, o objetivo é apresentar o movimento como uma solução viável, que traz impactos positivos nas vidas dos brasileiros e em suas comunidades. O mote deste ano busca engajamento do público em torno da ideia central: O cooperativismo é um bom negócio. Bora cooperar?
A expressão bom negócio, na mensagem central, destaca as vantagens, a viabilidade desse modelo de negócio e os benefícios que o cooperativismo oferece à sociedade como um todo. A ideia é mostrar os benefícios econômicos e simplificar o entendimento sobre o cooperativismo para todos os públicos, com abordagem dos sete ramos: agro, consumo, crédito, infraestrutura, saúde, transporte e trabalho, produção de bens e serviços.
Samara Araujo, gerente de Marketing e Comunicação do Sistema OCB, destaca que a campanha vai além de evidenciar os benefícios do cooperativismo. Para ela, o cooperativismo é uma ferramenta poderosa para impulsionar o desenvolvimento econômico e social do país. "Queremos apresentar para um número cada vez maior de pessoas que o cooperativismo é uma opção de negócio vantajosa e, sem dúvida, uma escolha inteligente para todos. O coop é um negócio ganha-ganha”.
A divulgação da campanha passa por produção de vídeos, publicações nas redes sociais, ações com influenciadores e divulgação por meio de spots para rádios. Dessa forma, a campanha não apenas informa, mas também engaja e inspira pessoas para se envolverem com o cooperativismo, entenderem sua importância e seus benefícios para a sociedade.
Na quinta-feira (25), haverá uma ação coordenada com as cooperativas, contando com a participação das coops baianas. Acompanhe a campanha em todas as redes sociais do SomosCoop:
Com informações do Sistema OCB
Já parou para pensar que o cooperativismo é um movimento global que reúne mais de 1 bilhão de pessoas e mais de 3 milhões de cooperativas? No Brasil, somos mais 4,6 mil cooperativas juntando mais de 20 milhões de cooperados e que geram cerca de 500 mil postos de trabalho. Portanto, que tal evidenciar a força do nosso modelo de negócios nos produtos ou serviços, ações de marketing e materiais de comunicação da sua cooperativa? Para isso, o Sistema Oceb oferece, às cooperativas baianas registradas, o carimbo e marca SomosCoop. Eles são uma ótima opção para agregar valor para a cooperativa porque ajuda o consumidor a identificar que aquele produto ou serviço tem os diferenciais do cooperativismo.
Onde aplicar o Carimbo SomosCoop?
O carimbo SomosCoop é a materialização pelas cooperativas de tudo o que representa o nosso movimento. Abaixo, trazemos alguns locais onde pode ser utilizado:
- Embalagens de produtos - Quer um lugar mais propício para mostrar que aquela marca faz parte do cooperativismo brasileiro e carrega tudo que o coop representa que uma embalagem?
- Pontos de contato com o público - Pontos de atendimento, de venda, sede, escritório, frota, uniforme, envelope, carteirinha de beneficiário/convênio, cartão, totem de autoatendimento, estande em evento, cartaz.
E a marca SomosCoop?
Além do carimbo SomosCoop, a marca SomosCoop possui utilização simplificada em peças digitais, pois facilita a composição de imagens produzidas para divulgação de datas celebrativas, conteúdos institucionais e outros materiais relacionadas ao cooperativismo voltados para o ambiente virtual. Assim, a marca SomosCoop é ideal para utilização em:
- Sites
- Redes Sociais
- Aplicativos
- Assinaturas de E-mail
- Banners Virtuais
- Telas de computador
POR QUE UTILIZAR O SOMOSCOOP ASSOCIADO À MINHA COOP?
São inúmeras as vantagens de se utilizar o carimbo e marca SomosCoop em associação à sua própria cooperativa. Abaixo elencamos algumas delas:
1 +VISIBILIDADE: Mostra a abrangência do cooperativismo no país, fortalecendo a nossa ideia e todos que trabalham por ela.
2 +RECONHECIMENTO: Explica, de um jeito simples e direto, que somos um modelo de negócios, promovendo um fácil reconhecimento do cooperativismo no mercado.
3 +OPORTUNIDADES: Comunica diretamente com o consumidor, aumentando a exposição da imagem do coop junto à sociedade, estimulando o consumo de produtos e serviços sustentáveis.
4 +CREDIBILIDADE: A aplicação é permitida às cooperativas regulares e em dia com suas obrigações.
5 +FORÇA: Quanto mais coops abraçam, melhor é a nossa representação junto à sociedade, mostrando o tamanho e a força do coop no Brasil.
6 +RESULTADOS: Juntos, Sistema OCB e Sistema Oceb, trabalhando a divulgação do SomosCoop e Cooperativas identificando seus produtos e serviços, potencializamos nossos esforços de marketing e os resultados das coops.
Onde acesso o material do SomosCoop?
Para você acessar os elementos de identificação do SomosCoop (carimbo e marca) para aplicação aos produtos e serviços de sua cooperativa em ambiente físico ou virtual existem duas formas.
A primeira, é via Central da Marca do SomosCoop. Lá você fará um cadastro simples e rápido com as informações básicas constantes do SouCoop como nome e CNPJ da cooperativa. Também, é possível baixar um enxoval de materiais para utilização em ponto de venda (adesivos de parede, banners, cartazes, cubos, displays, faixa de gôndola, porta-folders, totens e outros). Os materiais podem ser baixados para inserção da própria marca da cooperativa e, posteriormente, confeccionados para utilização.
A outra forma de acessar o carimbo e marca SomosCoop é no Drive do SomosCoop disponibilizado pelo Sistema Oceb, que contém diferentes variações e formatos, apresentação e folder explicativo, miniguia de aplicação, vídeo de reunião informativa com as cooperativas e vídeo sobre o carimbo SomosCoop.
São tantas opções, não é?! E para te auxiliar com orientações e tirar dúvidas, a comunicação do Sistema Oceb está à sua disposição nas nossas redes sociais, telefones (71) 3056-8932/ 8951, pelo WhatsApp (71) 98791-1615 ou pelos e-mails
Vem com a gente e vamos mostrar a força do cooperativismo baiano e reforçar os princípios e valores do nosso modelo de negócios junto aos diferentes públicos com os quais estabelecemos contato.
Por Ascom Sistema Oceb
Uma comunicação ágil, assertiva e integrada. Tal proposta sintetiza bem o 11º Encontro de Comunicadores Cooperativistas da Bahia, realizado on-line no dia 30/8 com a presença dos profissionais responsáveis pela área e gestores de atividades afins das cooperativas baianas. Nesta edição, a atividade teve como tema central a Comunicação 360º que envolve a aplicação de diferentes meios em uma mesma campanha para potencializar a divulgação de um determinado produto, serviço ou mesmo marca.
Na abertura do encontro, o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, exaltou o papel da comunicação para alavancar o negócio cooperativo diante dos objetivos relacionados ao BRC 1Tri que pretende alcançar 1 trilhão de prosperidade, 30 milhões de cooperados e 1 milhão de empregos diretos no cooperativismo de todo o país até o ano de 2027. Ainda reforçou os resultados obtidos pelo cooperativismo baiano no último ano e as ações para fortalecer a competitividade e sustentabilidade das cooperativas no estado como o projeto desenvolvido em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - Pnud atrelado à Agenda 2030 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Segundo o dirigente estadual, todos esses movimentos ganham maior relevância quando conseguem chegar até à sociedade, razão pela qual, a comunicação é peça chave no processo.
Durante apresentação sobre a Comunicação 360º, o público presente foi inserido no contexto das estratégias utilizadas por anunciantes empregando diferentes meios (TV, rádio, mídia exterior e mídia on-line) em um mesmo espaço de tempo para fazer com que uma determinada campanha atinja o público em diferentes pontos de contato da jornada de compra. Nessa perspectiva, é fundamental com que tenha objetivos bem definidos e conheça o público que pretende ser impactado. Outro ponto destacado, foi a necessidade das organizações gerarem conexões com a utilização de meios on-line e off-line, conforme a convivência estabelecida com o consumidor, além de estabelecerem uma conversa com as pessoas em diferentes momentos do cotidiano visando uma conexão emocional com o público, de modo, a gerar prosperidade e sobrevivência em um mercado altamente competitivo.
A gerente de relacionamento da Sicredi Integração Bahia, Iranaia Brandão pontuou outros elementos que tornam a Comunicação 360º ainda mais relevante para o trabalho desempenhado. “Uma das coisas que me chamou a atenção e que nos despertou para a organização foi a importância da comunicação local e de estarmos identificando eixos específicos para estarmos trabalhando, seja no bairro, seja no rádio com uma comunicação mais direcionada. Também ações de engajamento e estratégias para podermos acompanhar o nosso associado deixando claro os objetivos da cooperativa, quem somos, os valores que nós temos que são muito mais do que comerciais, atrelando sempre às ações sociais que a cooperativa realiza na sua responsabilidade dentro da comunidade. Ainda a importância de termos uma linguagem simples, ativa em relação aos nossos produtos e serviços, o que torna a conversão muito maior”, explicou a gestora da cooperativa de crédito do Sul baiano.
Além disso, os participantes acompanharam o case de reformulação de marcas da Cooperativa Central Aurora Alimentos com a incorporação da marca Aurora Coop e experiência de utilização do carimbo SomosCoop nos produtos comercializados. Segundo o gerente corporativo de marketing da cooperativa, Ricardo Chueiri, atualmente a marca está presente em mais da metade dos lares brasileiros e o processo englobou um amplo estudo com stakeholders que resultaram nas ações implementadas. A comunicação foi suportada por uma campanha nacional que reforçou o posicionamento adotado pela organização enfatizando as mais de 100 mil famílias cooperadas envolvidas na cadeia produtiva. Fundada há 54 anos, em Santa Catarina, a cooperativa já vem adotando o carimbo SomosCoop e tem obtido resultados positivos em recente pesquisa realizada. Conforme o levantamento, 80% dos consumidores da Aurora Coop preferem comprar produtos feitos por cooperativas e 50% aceitam pagar um pouco mais por isso, devido à qualidade dos produtos e envolvimento dos cooperados. Os dados constam da edição de ABR/MAI/JUN 2023 da Revista Saber Cooperar do Sistema OCB.
Bianca Aguiar do Sicoob Credcoop mencionou o fato do encontro ter possibilitado um olhar diferenciado para a comunicação voltada aos cooperados. “O encontro foi voltado não só para a comunicação do cooperativismo com sua comunidade, mas também sobre como podemos ajudar nosso cooperado em sua jornada financeira. Com certeza são conhecimentos que vão ser aplicados no dia a dia da comunicação das cooperativas e o relacionamento entre a área com a comunidade que atendemos”, comentou a assistente de marketing da cooperativa de crédito do Sudoeste Baiano.
MARCA E CARIMBO SOMOSCOOP
Ao final do encontro, os comunicadores cooperativistas baianos puderam conhecer um pouco mais da marca e carimbo SomosCoop. Desenvolvido pelo Sistema OCB, as ferramentas visam expandir o conhecimento e identificação do cooperativismo junto aos consumidores/clientes finais de produtos e serviços oferecidos pelas cooperativas. Durante a apresentação, o analista de comunicação do Sistema Oceb, Huxley Bruno, explicou a importância das cooperativas aderirem ao movimento SomosCoop utilizando a marca em peças digitais (site, redes sociais) e meio físico (cartões, embalagens, fachadas, uniformes, veículos de transporte e outros pontos de contato com o consumidor/cliente).
Para Diego Mercês, analista de marketing do Sicoob Norte Sul, os conteúdos apresentados foram relevantes. “Foi uma experiência enriquecedora. O evento virtual proporcionou uma oportunidade para comunicadores de diferentes cooperativas se reunirem e terem acesso ao conteúdo com muita relevância. Entre as pautas falamos sobre comunicação, tópicos focados na marca e como conversar com públicos diferentes, também tivemos um momento sobre o carimbo SomosCoop, ressaltando a importância das cooperativas unirem forças”, explicou o profissional de comunicação da cooperativa de crédito sediada em Gandu no Baixo Sul baiano.
A associação das marcas das cooperativas baianas com a marca e carimbo SomosCoop deve cada vez mais ganhar espaço. “Vamos começar a trabalhar o carimbo SomosCoop divulgando-o tanto dentro dos nossos meios internos quanto externos, de modo, a valorizarmos o cooperativismo como um todo e fortalecermos a nossa marca”, projetou Iranaia Brandão, gestora da Sicredi Integração Bahia.
Saiba mais sobre o carimbo SomosCoop e acesse a Central da Marca para baixar um enxoval de peças para emprego da marca da cooperativa. Vamos reforçar o impacto e presença do nosso modelo de negócios.
E não se esqueça de manter atualizado o cadastro da cooperativa no SouCoop com a indicação e contatos do(s) responsáveis pelas atividades de comunicação e marketing na cooperativa. Isso no auxilia a expandir nossa rede de comunicadores cooperativistas baianos. Para mais informações, a comunicação do Sistema Oceb está disponível nos números (71) 3056-8932/ 8951, pelos e-mails
Por Ascom Sistema Oceb
As novelas são um meio de entretenimento enraizado na sociedade brasileira. Mais do que cativar a atenção e distrair quem assiste, seus autores, elenco e emissora buscam, muitas vezes, retratar narrativas baseadas em realidades polêmicas e situações que façam o telespectador refletir e repensar suas atitudes. São inúmeros os exemplos. A nova novela das 21h da Rede Globo, Terra e Paixão, ainda não completou um mês de exibição, mas já provocou debates, sinalizou pautas polêmicas e mostrou vários temas que envolvem o dia a dia da sociedade em seus primeiros capítulos. Entre os principais temas, a força do agronegócio e a importância do cooperativismo para o desenvolvimento de uma região.
A novela é uma obra de ficção com licença poética e, nesse contexto, pode trazer diálogos, situações e contextos adversos, que precisam ser analisados com olhar crítico quando comparados com a realidade. O Sistema OCB tem acompanhado os capítulos de Terra e Paixão com a ciência de que o tema do cooperativismo está em destaque e, com certeza, tem sido foco de conversas, publicações em redes sociais e notícias.
O tema na pauta é uma oportunidade para o SomosCoop promover, ainda mais, as características desse modelo de negócios centrado nas pessoas e que objetiva o bem comum, levando prosperidade para as comunidades onde está presente e, consequentemente, para todo o país. Uma chance única para mostrar que cooperar é muito mais produtivo que competir e de engajar a sociedade como um todo na defesa do movimento #SomosCoop.
Um conjunto de ações já estão em andamento. Antes mesmo do início da novela, o programa Globo Rural veiculou reportagem sobre a cooperativa Coamo Agroindustrial, em Mato Grosso do Sul, parte do cenário do folhetim que se passa na fictícia cidade de Nova Primavera. O mote principal da reportagem foi “Trabalhar junto para chegar mais longe”.
A matéria Cooperativas: Assunto está em destaque na TV Globo, publicada no site SomosCoop, destaca informações sobre a reportagem do Globo Rural e também da Rede Gazeta, afiliada da emissora no Espírito Santo, que mostrou a força feminina no cooperativismo com a reportagem sobre as experiências do grupo Pó de Mulheres, da Cafesul (Cooperativa dos Cafeicultores do Sul do Estado do Espírito Santo), na cidade de Muqui, no programa Em Movimento.
As situações polêmicas envolvendo o cooperativismo também foram o tema da matéria Terra e Paixão: Erros e acertos da novela sobre as cooperativas, como no caso em que a protagonista Aline, interpretada pela atriz Bárbara Reis, tenta entrar para a cooperativa da região e recebe um não como resposta. A adesão livre e voluntária é o primeiro dos sete princípios que orienta o modelo de negócios cooperativista e, por isso, a recusa na novela é apenas uma licença poética para justificar os passos seguintes da narrativa.
A cidade cenográfica de Nova Primavera, onde a trama acontece, também ensejou a produção da matéria Nova Primavera da vida real: conheça São Gabriel do Oeste. Na matéria, a cidade fictícia é comparada com um município real, localizado no interior do Mato Grosso do Sul. São Gabriel do Oeste é um dos inúmeros exemplos e referência de como o cooperativismo transforma realidades, impulsionando o desenvolvimento econômico e social. Na cidade, as cooperativas da região contribuem para elevar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) local para o terceiro maior do estado. A cidade também é cenário de um dos episódios da segunda temporada da websérie SomosCoop na Estrada, que tem estreia prevista para o final de junho.
O Sistema OCB, por meio dos canais de comunicação do SomosCoop, seguirá acompanhando a trama e seus desdobramentos para promover o coop e esclarecer o que é ficção e como o cooperativismo funciona na realidade. Para acompanhar as iniciativas de promoção e valorização do coop, acesse o site: somos.coop.br
Por Sistema OCB
Para tornar o coop cada vez mais conhecido e reconhecido pela sociedade, o Sistema OCB lançou no dia 11 de abril, a campanha SomosCoop 2023. Com a hashtag #BoraCooperar as ações serão replicadas em veículos de comunicação (TV, rádio e podcasts), redes sociais, ônibus, metrô e em outdoors por todo o país.
“Somos um movimento que reúne 18 milhões de brasileiros com o propósito de fazer negócios de forma coletiva e pensando no bem de todos. A campanha #BoraCoooperar vem mostrar para a sociedade como nosso modelo diferenciado tem ajudado na produção de alimentos, no atendimento à saúde, na inclusão financeira das pessoas, no cuidado ambiental e em muitos outros segmentos econômicos do nosso país. Bora Cooperar?”, instiga o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.
Entre as novidades da campanha deste ano está a participação de ex-big brothers, que vão contar por que deixaram de competir e decidiram cooperar e mostrar como o coop está relacionado à rotina de seus contextos profissionais. O objetivo é gerar uma conexão com o coop de forma educativa. Thelma Assis, João Luiz e Caio Afiune levarão a reflexão: E se em vez de competir a gente decidisse cooperar?
Thelma Assis, a Thelminha do BBB 20, falará sobre saúde. O professor João Luiz, do BBB 21, explicará a importância da pauta educacional. Já o empreendedor do agronegócio e ex-BBB 21, Caio Afiune, contará sobre as oportunidades do agro.
E, para gerar ainda mais engajamento, os canais de fofoca Gossip do Dia e Alfinetei instigaram o público durante o lançamento da campanha com burburinhos sobre os ex-brothers. O Alfinetei é um dos principais sites de fofoca do Brasil e conta com mais de 22 milhões de seguidores em seu perfil no Instagram. O Gossip do Dia, por sua vez, é referência sobre acontecimentos em tempo real on e off line e conta com 7,3 milhões de seguidores na mesma rede.
Além da ação com influenciadores, um jingle especial foi criado para aumentar o engajamento da sociedade em quatro diferentes gêneros: funk, pop, sertanejo e piseiro.
E aí, Bahia, bora cooperar?
Por Sistema OCB (com adaptação)
Em Barreiras, município baiano, há 30 anos o esforço e a união de um grupo de mães e pais, em sua maioria, composto por funcionários públicos e profissionais liberais de diferentes áreas, possibilitou o surgimento da Cooperativa Educacional de Barreiras – Coopeb.
E para mostrar todo esse trabalho exitoso, além de evidenciar que o cooperativismo está em todo lugar, é que o oitavo episódio da websérie SomosCoop na Estrada desembarcou na porção oeste do estado.
Clique aqui e confira a cooperativa baiana que se destaca pela educação de excelência e qualidade oferecida na região, e que é bem avaliada em exames de desempenho nacionais, além de ser referência de ensino na Bahia.
SOMOSCOOP NA ESTRADA
O programa é uma iniciativa do Sistema OCB, e na primeira temporada, com a apresentadora e jornalista Glenda Kozlowski, leva ao ar 10 episódios de cooperativas de todo o país em diferentes áreas de atuação. Ao todo, são três regiões e cinco estados percorridos, visitando 10 cooperativas, em pouco mais de 240 horas pilotadas, e mais 6 mil quilômetros rodados pelas estradas do Brasil. É o cooperativismo na prática, com histórias envolvendo pessoas, comunidades e cooperativas que fazem muito e fazem bem.
Feito por pessoas e para pessoas, o cooperativismo está em toda parte. É um modelo de negócio democrático responsável por gerar trabalho, emprego e renda, além de promover o desenvolvimento econômico e social em todos os lugares onde está. Ou seja: é um ingrediente essencial para a construção de uma sociedade mais justa por meio da colaboração, equilíbrio e transformação. É também um caminho que o momento pós-pandemia trará não só ao Brasil, mas para o mundo.
Para entrar no espírito de união faz a força, o Sistema OCB, que reúne mais de 6,8 mil cooperativas e mais de 15 milhões de trabalhadores (entre cooperados e empregados), lança a primeira campanha publicitária do movimento SomosCoop em nível nacional e que tem como embaixador o atleta que se tornou ídolo do esporte brasileiro: o tenista Gustavo Kuerten..
Escolhido por ter afinidade com os valores cooperativistas, Guga destaca que, em sua trajetória como atleta, sempre atuou com base em valores sólidos e, atualmente, como empresário, lidera, ao lado do irmão, uma holding que tem como visão semear bons princípios e como missão gerar oportunidades e negócios com responsabilidade social e desenvolvimento sustentável. Ou seja, a sintonia ideal com o modelo de negócio do cooperativismo.
“Para mim é sempre especial trabalhar com o cooperativismo, porque está dentro da nossa filosofia de colaborar e trabalhar em equipe. A nossa história foi construída em cima desses valores, dessas crenças. Há praticamente 10 anos nós iniciamos uma parceria com uma cooperativa que fez todo o sentido, porque podemos aprender ainda mais sobre esse tema. Eu me sinto muito confortável em poder falar sobre o cooperativismo, porque é algo que vem desde a nossa infância dentro de casa, passando pela carreira no esporte, até a filosofia da nossa empresa”, declara Guga.
CONCEITO
Com o conceito Vem ser coop! Tudo ao seu redor já é, a campanha do Sistema OCB quer aproximar o modelo da sociedade, além de estimular novas adesões ao movimento que segue como tendência de enfretamento para recuperação de negócios e oportunidades prejudicadas pela pandemia do Covid-19. (clique aqui para conhecer a campanha)
ESSENCIAIS
Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, durante a pandemia, as cooperativas têm mostrado ao país o quanto elas são essenciais para a economia. “As cooperativas, logo no começo desse período, tomaram todos os cuidados, seguindo as orientações de segurança e saúde, para que sua produção não fosse afetada. Se, de um lado, os profissionais são essenciais para a saúde, de outro, as cooperativas são fundamentais para manter a economia girando”, explica.
Aqui no Brasil, o movimento cooperativista é composto por 13 setores econômicos, agrupados em sete ramos. Isso quer dizer que, de norte a sul do país, há cooperativas agropecuárias, de saúde, de crédito, de educação, de internet, de habitação e até de extração mineral.
NÚMEROS
Conheça um pouco dos números do cooperativismo brasileiro:
- Somos praticamente 50 milhões de brasileiros ligados ao setor (+/- 25% da população se somamos o número de cooperados, familiares, empregados e fornecedores diretos);
- Nº de cooperativas: 6.828;
- Nº de cooperados: 14,6 milhões;
- Nº de empregados: 425,3 mil;
- Ativo total: R$ 351,4 bi;
- Ingresso e receitas brutas: R$ 259,9 bi;
- Impostos e tributos recolhidos: R$ 7 bi.
O Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) continua sendo um grande aliado das cooperativas quando o assunto é melhorar constantemente a gestão. Como a excelência é um horizonte para ser buscada incessantemente, o PDGC é aplicado em ciclos anuais e, para este ano, a unidade nacional do Sescoop já disponibilizou todo o material necessário e que poderá contribuir muito com a rotina de tomada de decisão e implantação de melhorias pelas cooperativas.
Dica importante
As cooperativas que aderem ao PDCG têm a oportunidade de participar do Prêmio SomosCoop Estadual. Quer saber mais sobre o prêmio? Confira clicando aqui.
Inscrições
Para inscrever sua cooperativa no PDGC e preencher o questionário, acesse: www.pdgc.somoscooperativismo.coop.br
Já está no ar o tema do Dia Internacional do Cooperativismo para 2019. Definido pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI), o tema é “Cooperativas em prol do trabalho decente”.
E por que esse tema? Além de as cooperativas serem empreendimentos controlados por valores, tendo como principal foco seus membros, este é um momento estratégico para a ACI. É o ano em que a OIT está celebrando seu centenário, com um foco especial no futuro do trabalho. Em 2019, vamos destacar o papel do setor no fortalecimento do empreendedorismo e do desenvolvimento humano do país.
O Dia Internacional do Cooperativismo é celebrado anualmente no primeiro sábado de julho. O objetivo dessa comemoração é aumentar a conscientização da população sobre o movimento cooperativista em todo mundo. É uma data para ressaltarmos as contribuições do movimento cooperativo em resolver os principais problemas enfrentados pelas Nações Unidas e para fortalecer e ampliar as parcerias entre o movimento cooperativo internacional e outros atores.
Fonte: Site OCB
Brasília (21/1/18) – No cooperativismo, ninguém fica para trás. Por isso, em vez de apenas celebrar o fato de que sete em cada dez cooperativas brasileiras já firmaram parcerias de intercooperação para crescer de maneira mais rápida e sustentável, o Sistema OCB está pensando em estratégias para elevar esse número ainda mais nos próximos anos. Afinal, a intercooperação é um dos princípios centrais do nosso movimento e traz benefícios perceptíveis para quem a ele adere (veja quadro).
O primeiro passo dado pela Casa do Cooperativismo nesse sentido foi a realização de uma pesquisa com 268 cooperativas de 11 ramos do cooperativismo, em 9 estados brasileiros. O objetivo do estudo — realizado em parceria com a Confederação das Cooperativas Alemãs (DGRV) — era entender como a intercooperação acontecia na prática, no Brasil. “Percebemos que gastávamos muito tempo falando da teoria e das vantagens da intercooperação, mas não da prática dessa atividade”, explica o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile. “A partir desse estudo, entendemos quais os ganhos reais da intercooperação, na visão das cooperativas, e quais os desafios enfrentados por elas no processo implementação dessas parcerias”, complementa.
Como cada ramo do cooperativismo tem suas particularidades, nesse primeiro momento, os pesquisadores identificaram os desafios e os resultados concretos da intercooperação no ramo agropecuário. Com isso, foi possível conhecer os principais obstáculos à intercooperação, no Brasil. “Na teoria, 99% das cooperativas acha a intercooperação importante ou muito importante para o sucesso de seus negócios. Só que na hora de colocar essa ideia em prática, o projeto as vezes não consegue sair do papel por desconhecimento de como esse tipo de parceria pode ser operacionalizado”, lamenta Nobile.
Quem viveu essa dificuldade na prática (e superou) foi a Cooperativa Mista Agropecuária de Patos de Minas (Coopatos) — vencedora da edição 2018 do Prêmio SomosCoop Melhores do Ano, na categoria Intercooperação. Os gestores do empreendimento lideraram um acordo que criou uma Central Única de Compras para sete cooperativas da região, beneficiando diretamente cerca de 10 mil cooperados. José Francelino Dias, presidente da Coopatos, admite que o começo da negociação foi complicado. Havia uma certa desconfiança de algumas cooperativas, mas com muita conversa e colocando o bem do cooperativismo em primeiro lugar, o acordo foi assinado.
“A intercooperação veio para multiplicar nossa força, nossa capacidade de ação”, explica Dias. “A Central Única de Compras trouxe benefícios para quem mais importa: o cooperado. É nele que nossas cooperativas estão pensando, todos os dias”, afirma.
Os bons resultados obtidos pelo projeto — que movimenta cerca de R$ 870 milhões por ano — estão atraindo novos interessados para a Central de Compras. “Notamos que as cooperativas que ainda não estão dentro do nosso grupo de compras agora estão querendo entrar no projeto. E posso afirmar com certeza: quem está de fora só tem a perder”, garante o presidente da Coopatos.
MENSURAÇÃO DE RESULTADOS
Outro desafio importante da intercooperação é mensurar, de forma precisa, os resultados financeiros dessa prática, no Brasil. “Ainda temos um percentual muito baixo de cooperativas em condições de avaliar e medir, em números, qual o retorno financeiro desse tipo de parceria”, constata Renato Nobile.
A falta de dados concretos — como o percentual do aumento das receitas obtidas com esse tipo de acordo, por exemplo — prejudica a conscientização dos gestores cooperativistas sobre a importância desses acordos para a sustentabilidade financeira do negócio. “Os ganhos operacionais e de imagem são inegáveis e muito conhecidos, mas precisamos também de cifras e resultados financeiros. Eles são os mais adequados para mobilizar as cooperativas que ainda não aderiram à intercooperação”, pondera o superintendente.
Quem já conseguiu superar essa dificuldade de medir resultados com louvor foi a Federação das Cooperativas Agropecuárias de Santa Catarina (Fecoagro), segunda colocada do Prêmio SomosCoop Melhores do Ano, na categoria Intercooperação.
“Como nossa central de compras é completamente automatizada, não temos problema com a coleta de dados”, comemora Claudio Post, presidente da Fecoagro. “Hoje, todas as cooperativas compartilham seus pedidos dentro de um mesmo sistema para conseguirmos comprar em escala e negociar melhores preços. Por isso, conseguimos saber exatamente o retorno financeiro desse acordo para as 11 envolvidas: R$ 24,6 milhões em economia, somente em 2017”.
Post recorda que a assinatura do acordo de intercooperação Fecoagro só foi possível após uma série de reuniões e alinhamentos entre todos os dirigentes envolvidos no projeto. “A prática da intercooperação depende de confiança. E confiança se conquista com muito diálogo”, explica.
ABRINDO CAMINHOS
Consciente dos muitos benefícios da intercooperação, o Sistema OCB estuda maneiras de facilitar a concretização dessas parcerias no Brasil. “Em nossa pesquisa, identificamos as áreas de maior interesse para nossas associadas. Os dirigentes entrevistados podiam escolher mais de um setor e demonstraram o desejo de firmar acordos comerciais (64%), na área industrial (57%) e de logística (50%)”, explica Clara.
O próximo passo será encontrar maneiras de abrir espaços de negociação entre cooperativas para facilitar e viabilizar a assinatura de parcerias.
Outro projeto da Casa do Cooperativismo, ainda sem previsão de lançamento, é a produção de um compêndio com as melhores práticas intercooperativas do Brasil. A publicação será disponibilizada a todas as cooperativas em formato digital. Assim, elas poderão se inspirar nas experiências de quem já vive, na prática, as melhorias trazidas pela intercooperação.
Para completar, em 2018, a Casa do Cooperativismo realizou um evento específico sobre o tema, intitulado “Intercooperação: compartilhamento de soluções tecnológicas. “Nossa ideia é criar oportunidades como essa, focada na troca de informações, para que as cooperativas enxerguem o que é possível fazer e como cada um de nós pode contribuir com o crescimento da intercooperação entre diversos ramos”, arremata o superintendente.
Confira abaixo os principais resultados da intercooperação:
PARCERIAS COMERCIAIS
Fortalecimento/Melhoria da imagem |
30% |
Aumento do portfólio de produtos e serviços |
40% |
Economia gerada no negócio ou processo |
45% |
Oportunidade de vendas |
57% |
Aumento da competitividade |
65% |
PARCERIA FINANCEIRA
Economia gerada no negócio ou processo |
39% |
Oportunidade de vendas |
39% |
Fortalecimento/Melhoria da imagem |
45% |
Aumento da competitividade |
57% |
Capitalização |
74% |
PARCERIA INDUSTRIALIZAÇÃO
Fortalecimento/Melhoria da imagem |
38% |
Aumento do portfólio de produtos e serviços |
45% |
Aumento da competitividade |
48% |
Oportunidade de vendas |
52% |
Economia gerada no negócio ou processo |
52% |
FATORES PARA O SUCESSO DE UM ACORDO DE INTERCOOPERAÇÃO
28% |
Vontade política |
27% |
Estrutura financeira |
25% |
Confiança |
20% |
Abertura para negociação |
Outras |
Ambiente comercial Indicadores de desempenho Relacionamento Conhecimento sobre atuação de outros ramos |
Fonte:Revista Saber Cooperar
Texto e imagem: Sistema OCB
A tradicional Gincana da Cooperativa Educacional de Irecê – COPERIL, localizada no município de Irecê, na Bahia, é realizada anualmente há 26 anos e busca estimular a convivência social a partir do entendimento da pluralidade do ambiente social e da correspondente liberdade de expressão de cada um dos seus segmentos, além de promover a integração entre os alunos.
O tema deste ano foi “Cultura e contracultura: Viva o Tropicalismo” e trouxe as demandas dos movimentos sociais e toda a riqueza musical, poética e artística de uma geração que modificou a história do Brasil.
Além da parte cultural, que contou com belíssimas apresentações, a gincana promoveu a realização de provas sociais que fazem parte do Dia C, iniciativa apoiada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - Sescoop/BA e que estimula a participação das cooperativas em ações voluntárias de promoção social nas comunidades.
O resultado da prova mostrou o empenho dos estudantes, famílias e cooperados em formar uma corrente do bem: 306.000 cupons fiscais arrecadados, que serão entregues ao Hospital Aristides Maltez (Liga Bahiana Contra o Câncer); 155 doações de sangue foram feitas na Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) de Irecê, que estava, em abril desse ano, com estoque muito baixo de bolsas de sangue; e 2.000 agasalhos e cobertores doados para o projeto ABA Semeie Amor, que distribuirá para moradores de rua do município.
A Equipe 2 (Psicodélicos) foi a campeã da gincana, mas a Família Coperil e a sociedade ireceense foram as grandes vitoriosas.
Texto publicado no site da Coperil (com adaptações pela Ascom SESCOOP/BA)
Fotos cedidas pela Coperil