Comunicadores cooperativistas baianos se reúnem em encontro on-line
Uma comunicação ágil, assertiva e integrada. Tal proposta sintetiza bem o 11º Encontro de Comunicadores Cooperativistas da Bahia, realizado on-line no dia 30/8 com a presença dos profissionais responsáveis pela área e gestores de atividades afins das cooperativas baianas. Nesta edição, a atividade teve como tema central a Comunicação 360º que envolve a aplicação de diferentes meios em uma mesma campanha para potencializar a divulgação de um determinado produto, serviço ou mesmo marca.
Na abertura do encontro, o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, exaltou o papel da comunicação para alavancar o negócio cooperativo diante dos objetivos relacionados ao BRC 1Tri que pretende alcançar 1 trilhão de prosperidade, 30 milhões de cooperados e 1 milhão de empregos diretos no cooperativismo de todo o país até o ano de 2027. Ainda reforçou os resultados obtidos pelo cooperativismo baiano no último ano e as ações para fortalecer a competitividade e sustentabilidade das cooperativas no estado como o projeto desenvolvido em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - Pnud atrelado à Agenda 2030 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Segundo o dirigente estadual, todos esses movimentos ganham maior relevância quando conseguem chegar até à sociedade, razão pela qual, a comunicação é peça chave no processo.
Durante apresentação sobre a Comunicação 360º, o público presente foi inserido no contexto das estratégias utilizadas por anunciantes empregando diferentes meios (TV, rádio, mídia exterior e mídia on-line) em um mesmo espaço de tempo para fazer com que uma determinada campanha atinja o público em diferentes pontos de contato da jornada de compra. Nessa perspectiva, é fundamental com que tenha objetivos bem definidos e conheça o público que pretende ser impactado. Outro ponto destacado, foi a necessidade das organizações gerarem conexões com a utilização de meios on-line e off-line, conforme a convivência estabelecida com o consumidor, além de estabelecerem uma conversa com as pessoas em diferentes momentos do cotidiano visando uma conexão emocional com o público, de modo, a gerar prosperidade e sobrevivência em um mercado altamente competitivo.
A gerente de relacionamento da Sicredi Integração Bahia, Iranaia Brandão pontuou outros elementos que tornam a Comunicação 360º ainda mais relevante para o trabalho desempenhado. “Uma das coisas que me chamou a atenção e que nos despertou para a organização foi a importância da comunicação local e de estarmos identificando eixos específicos para estarmos trabalhando, seja no bairro, seja no rádio com uma comunicação mais direcionada. Também ações de engajamento e estratégias para podermos acompanhar o nosso associado deixando claro os objetivos da cooperativa, quem somos, os valores que nós temos que são muito mais do que comerciais, atrelando sempre às ações sociais que a cooperativa realiza na sua responsabilidade dentro da comunidade. Ainda a importância de termos uma linguagem simples, ativa em relação aos nossos produtos e serviços, o que torna a conversão muito maior”, explicou a gestora da cooperativa de crédito do Sul baiano.
Além disso, os participantes acompanharam o case de reformulação de marcas da Cooperativa Central Aurora Alimentos com a incorporação da marca Aurora Coop e experiência de utilização do carimbo SomosCoop nos produtos comercializados. Segundo o gerente corporativo de marketing da cooperativa, Ricardo Chueiri, atualmente a marca está presente em mais da metade dos lares brasileiros e o processo englobou um amplo estudo com stakeholders que resultaram nas ações implementadas. A comunicação foi suportada por uma campanha nacional que reforçou o posicionamento adotado pela organização enfatizando as mais de 100 mil famílias cooperadas envolvidas na cadeia produtiva. Fundada há 54 anos, em Santa Catarina, a cooperativa já vem adotando o carimbo SomosCoop e tem obtido resultados positivos em recente pesquisa realizada. Conforme o levantamento, 80% dos consumidores da Aurora Coop preferem comprar produtos feitos por cooperativas e 50% aceitam pagar um pouco mais por isso, devido à qualidade dos produtos e envolvimento dos cooperados. Os dados constam da edição de ABR/MAI/JUN 2023 da Revista Saber Cooperar do Sistema OCB.
Bianca Aguiar do Sicoob Credcoop mencionou o fato do encontro ter possibilitado um olhar diferenciado para a comunicação voltada aos cooperados. “O encontro foi voltado não só para a comunicação do cooperativismo com sua comunidade, mas também sobre como podemos ajudar nosso cooperado em sua jornada financeira. Com certeza são conhecimentos que vão ser aplicados no dia a dia da comunicação das cooperativas e o relacionamento entre a área com a comunidade que atendemos”, comentou a assistente de marketing da cooperativa de crédito do Sudoeste Baiano.
MARCA E CARIMBO SOMOSCOOP
Ao final do encontro, os comunicadores cooperativistas baianos puderam conhecer um pouco mais da marca e carimbo SomosCoop. Desenvolvido pelo Sistema OCB, as ferramentas visam expandir o conhecimento e identificação do cooperativismo junto aos consumidores/clientes finais de produtos e serviços oferecidos pelas cooperativas. Durante a apresentação, o analista de comunicação do Sistema Oceb, Huxley Bruno, explicou a importância das cooperativas aderirem ao movimento SomosCoop utilizando a marca em peças digitais (site, redes sociais) e meio físico (cartões, embalagens, fachadas, uniformes, veículos de transporte e outros pontos de contato com o consumidor/cliente).
Para Diego Mercês, analista de marketing do Sicoob Norte Sul, os conteúdos apresentados foram relevantes. “Foi uma experiência enriquecedora. O evento virtual proporcionou uma oportunidade para comunicadores de diferentes cooperativas se reunirem e terem acesso ao conteúdo com muita relevância. Entre as pautas falamos sobre comunicação, tópicos focados na marca e como conversar com públicos diferentes, também tivemos um momento sobre o carimbo SomosCoop, ressaltando a importância das cooperativas unirem forças”, explicou o profissional de comunicação da cooperativa de crédito sediada em Gandu no Baixo Sul baiano.
A associação das marcas das cooperativas baianas com a marca e carimbo SomosCoop deve cada vez mais ganhar espaço. “Vamos começar a trabalhar o carimbo SomosCoop divulgando-o tanto dentro dos nossos meios internos quanto externos, de modo, a valorizarmos o cooperativismo como um todo e fortalecermos a nossa marca”, projetou Iranaia Brandão, gestora da Sicredi Integração Bahia.
Saiba mais sobre o carimbo SomosCoop e acesse a Central da Marca para baixar um enxoval de peças para emprego da marca da cooperativa. Vamos reforçar o impacto e presença do nosso modelo de negócios.
E não se esqueça de manter atualizado o cadastro da cooperativa no SouCoop com a indicação e contatos do(s) responsáveis pelas atividades de comunicação e marketing na cooperativa. Isso no auxilia a expandir nossa rede de comunicadores cooperativistas baianos. Para mais informações, a comunicação do Sistema Oceb está disponível nos números (71) 3056-8932/ 8951, pelos e-mails
Por Ascom Sistema Oceb