Presidente da OCEB participa do I Simpósio da Cacauicultura Baiana
Produzido pela Cooperativa Agrícola Gandu (Coopag), o I Simpósio da Cacauicultura Baiana, realizado nos idas 12 e 13 de agosto de 2015, reuniu profissionais do segmento cacaueiro de todo o Estado para difundir o conhecimento técnico acessível ao produtor de cacau. Este encontro destina-se aos produtores rurais, técnicos, pesquisadores, representantes de entidades públicas e privadas, vinculadas à cadeira produtiva do cacau no Estado da Bahia, especialmente em Gandu e região. Durante o simpósio, cerca de 800 participantes realizaram visitas de campo em propriedades rurais que estão adotando boas práticas agrícolas na produção cacaueira e participaram de um ciclo de palestras técnicas com profissionais do segmento cacaueiro, dentre elas a do presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas da Bahia – OCEB, Cergio Tecchio.
Dentre os assuntos abordados durante o simpósio, Cergio Tecchio apresentou uma palestra sobre “Governança e gestão”, abordando o cooperativismo como forma de organização e gestão para os produtores, seus princípios e valores e modelo de organização que inclui os produtores com igualdade e melhoria da renda. “Os produtores de cacau podem obter uma maior rentabilidade da produção com a melhoria da produtividade e gestão de seus negócios. É importante mostrar que o cooperativismo é uma forma viável e justa para que os produtores de cacau, e outras culturas, se unam e obtenham maior renda e melhoria na qualidade de vida”, concluiu Tecchio.
De acordo com Ana Paula Souza Silva, presidente da Coopag, a proposta do Simpósio foi abranger todo tipo de publico com diversidade de temas, agregando num só lugar produtores de diversas regiões que trocam experiências. Desta forma, espera-se aumentar a produtividade da lavoura cacaueira, melhorando a qualidade da produção e incremento da rentabilidade do agricultor, contribuindo ara um desenvolvimento rural sustentável da cacaicultura. “Um evento desse porte também fortalece nossa instituição, mostrando que cooperativismo na Bahia e em Gandu, pode dar certo. A participação de Cergio Techio nos representou todas as cooperativas, muito maior que Coopag, incentivando o surgimento de novas cooperativas, fortalecendo as existentes e orientando as que estão caminhando sem o devido registro”, ressalta a presidente.