COOPROAF realizou o 1º Encontro de Mulheres da Região Sudoeste da Bahia
Na última sexta (27) aconteceu o 1º Encontro de Mulheres, promovido pela Cooperativa de Produção e Comercialização da Agricultura Familiar do Sudoeste da Bahia – COOPROAF, no município de Manoel Vitorino, com o apoio do Sistema OCEB – SESCOOP/BA. O objetivo do evento foi promover às cooperadas e mulheres do município um momento único, onde elas pudessem se conhecer melhor e trabalhar a intercooperação, através do conteúdo oferecido na programação do encontro.
Segundo Elenita Silva, Presidente da COOPROAF, a ideia do evento se constituiu através de uma conversa com Graziela Mota, Técnica da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional – CAR, sobre o mês da mulher e a possibilidade de promover um dia especial para elas, uma vez que 68% dos cooperados são do sexo feminino.
Um café da manhã sertanejo marcou o inicio da programação do Encontro, e as participantes puderam desfrutar de uma variedade de pratos típicos da região e refrescos naturais, produzidos pela COOPROAF. Em seguida, a presidente da cooperativa deu as boas vindas e convidou a médica cubana Yaribel Granado Cobos para falar sobre a saúde da mulher. “A iniciativa da cooperativa em promover e abordar a saúde da mulher foi de suma importância porque hoje ainda vivenciamos diversos tabus sobre a temática”, relata Cobos.
Dando continuidade, André Felipe Oliveira, Analista de Comunicação da OCEB, apresentou dois grandes projetos ativos no Sistema, o Dia de Cooperar (Dia C) e a rede social do cooperativismo (Rede Olá), e reforçou a importância da cooperativa para a continuidade dos mesmos. André ainda ressaltou a relevância do encontro: “um evento promovido por mulheres e para mulheres contribui ainda mais para o poder do cooperativismo e mostra o quão ele humaniza as pessoas”.
Em seguida a maquiadora Leo Honorato deu uma palestra sobre “A automaquiagem”. No decorrer da sua apresentação exibiu um breve histórico sobre a maquiagem, abordando o seu uso até os dias atuais, provocou reflexões sobre a imagem da mulher e o uso da maquiagem e deu dicas para as cooperadas. Leo finalizou a palestra com uma frase: “decidi ser livre em tudo, e é assim que a mulher deve ser: livre”.
No final da manhã, algumas mulheres da COOPROAF foram convidadas para falar sobre as suas experiências dentro e fora da cooperativa. Dentre elas, a empresária Vitória, a Coordenadora do projeto Umbu da Gente, Rita de Cássia, e a presidente da COOPROAF, Elenita Silva, puderam compartilhar as suas experiências.
O período da tarde iniciou com a palestra sobre “O Cooperativismo com foco na Mulher Cooperativista”, ministrada por Maria Lícia Barros de Acácio, instrutora do Sistema OCEB SESCOOP/BA. Para Lícia, palestrar sobre mulher foi um desafio extremamente gratificante, pois, o papel da mulher na sociedade é de suma importância, e em uma cooperativa não é diferente.
Em seguida Beth Siqueira, Assessora de Gênero do Projeto Gente de Valor, executado pela CAR, ministrou a palestra “O que entendo de gênero”. Ao falar sobre o tema, Beth relatou que a discussão é provocada para desmistificar a ideia engessada de que mulher é somente para se dedicar aos afazeres do lar.
“O empreendedorismo feminino” foi a última palestra do evento, ministrada pela consultora Suzethe Araújo. Ela reforçou algumas características que as mulheres têm para desenvolver seus empreendimentos coletivos. Suzethe conduziu uma dinâmica que utilizava imagens de atividades produtivas, provocando entre as participantes o sentimento de identificação e ao mesmo tempo estimulando o desenvolvimento do empreendedorismo e da criatividade.
Para finalizar, Graziela Mota iniciou seu depoimento agradecendo aos parceiros e ao Sistema OCEB-SESCOOP/BA pelo apoio para a realização do evento, contou um pouco da sua história de vida e o que a motivou realizar o encontro. “Com ousadia, determinação e força de vontade podemos construir, não somente eventos como este, que é o pontapé inicial para muitos outros que virão, mas também para lidarmos com a vida, afinal se você tiver medo não vai a lugar algum”.