Cooperativa baiana recebe prêmio nacional em Brasília
Notícias desenvolvimento
Na última terça-feira (19 de março), Nereide Segala, presidente da Cooperativa Ser do Sertão, sediada no município de Pintadas (a aproximadamente 300 km de Salvador), recebeu em Brasília o prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional pelo projeto “Adapta, Sertão”, eleito o melhor em alternativas de combate à seca. O prêmio foi entregue pela presidenta Dilma Rousseff.
O programa surgiu em 2006 por meio de uma parceria entre a cooperativa Ser do Sertão, a Rede de Desenvolvimento Humano (Redeh), o Centro de Clima da Coppe – departamento da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e a Escola de Relações Internacionais e Estudos do Pacífico da Universidade da Califórnia, em San Diego.
Desde 2006, a equipe testa alternativas de irrigação e alimentação animal para combater o colapso na produção de leite e na agricultura local a partir de pequenas inovações, e, principalmente, da capacitação dos agricultores locais.
Os estudos descobriram ainda que as chuvas na cidade nos últimos 50 anos diminuíram em 30% e que a temperatura teve um aumento de 1,75 graus, mais do que o dobro da taxa registrada globalmente, de 0,8 graus. Devido a estas mudanças climáticas a produção de leite dos agricultores de Pintadas caiu em 7% no mesmo período.
Sistema Cooperativo Baiano
Em 2012 a OCEB e o SESCOOP/BA promoveram um Encontro com as Cooperativas da Região para apresentação do Programa e a discussão do “plano estratégico integrado de desenvolvimento sustentável do território da Bacia do Jacuípe e municípios vizinhos, através do fortalecimento do cooperativismo” e do “plano para o fortalecimento da governança cooperativa e da capacidade de gestão das cooperativas da Bacia do Jacuípe”. Nos planos estão contemplados o programa de capacitação e fomento da educação cooperativista .