Dando continuidade à capacitação iniciada em setembro para os funcionários do SESCOOP/BA sobre elaboração de termo de referência para contratações, foi realizado um novo curso, nos dias 9 e 10 de novembro de 2017, em Salvador, com foco na Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos.
Essa capacitação atende a um dos Objetivos Estratégicos do SESCOOP/BA que é de desenvolver continuamente as competências dos colaboradores. Foram apresentados assuntos relacionados à gestão e fiscalização de contratos administrativos, como, por exemplo, diferença entre a gestão e fiscalização contratual; atribuições e obrigações do gestor e fiscal de contrato; etapas da execução de contratos e aspectos práticos na gestão e fiscalização dos contratos de serviço. Segundo o instrutor do curso, Jahson Costa, a constante atualização do corpo técnico é imprescindível para que possam tomar atitudes assertivas.
Para a Analista da Gerência de Operações, Mariângela Ribeiro, a capacitação serviu para deixar claro que “gerir contratos é uma atividade que está interligada diretamente com as áreas estratégicas e táticas da instituição, pois o fluxo contínuo de informação servirá de base para tomada de decisão em tempo hábil”.
Já para Fernanda Fontes, Analista da Gerência de Desenvolvimento de Cooperativas, o curso aconteceu em momento oportuno: “Todo esse conhecimento veio na hora certa, pois estávamos precisando nos reciclar quanto aos procedimentos legais e regulares da administração de contratos. O curso me permitiu ter uma maior compreensão dos processos, que será de fundamental importância para o meu dia a dia no trabalho”.
Os participantes tiveram a oportunidade de trocar conhecimentos trazendo exemplos a partir das suas experiências de trabalho e sanaram suas dúvidas com apoio do instrutor. O interesse do SESCOOP/BA é qualificar, cada vez mais, os colaboradores para que atendam com eficácia às demandas solicitadas durante a elaboração dos processos, assegurando maior eficiência na realização das contratações.
Para encerrar a agenda de capacitações do ano está previsto um encontro com foco no relacionamento interpessoal no dia 07 de dezembro, na capital baiana.
Por Ascom SESCOOP/BA
O ciclo de Oficinas de Elaboração do Planejamento Estratégico continua e no mês de outubro aconteceu em mais quatro cooperativas baianas: Cooperativa Educacional Pé de Serra - COOPEPS, Cooperativa de Trabalho Multidisciplinar de Prestação de Serviços e Assistência Técnica Ltda. - COOPERMULTA, Cooperativa Agropecuária do Oeste da Bahia - COOPROESTE e Cooperativa Educacional de Teixeira de Freitas - CETEF.
Essa ação representa o interesse e empenho de dirigentes, cooperados e funcionários das cooperativas baianas em melhorar, cada vez mais, as suas práticas de gestão e governança, pois ao elaborar os planejamentos estratégicos organizam e delineiam estratégias e metas para o alcance dos resultados a médio e longo prazo.
Joquebede Raquel, presidente da COOPERMULTA, ressaltou sobre a responsabilidade de montar o planejamento estratégico da cooperativa para os próximos dois anos e do estímulo de todos os envolvidos em executar as ações planejadas. Ela também acrescentou: “Achei a metodologia da oficina ótima e foi um incentivo para abraçarmos, cada vez mais, o cooperativismo”.
As oficinas ainda vão acontecer em mais quatro cooperativas baianas com a mesma metodologia participativa para que o resultado seja a elaboração de planejamentos estratégicos adequados com a realidade das cooperativas e que dirigentes, cooperados e funcionários coloquem o planejado em prática. Essa é a perspectiva da Cooperativa Educacional Pé de Serra, informou a presidente da cooperativa, Elizilda Rios: “Desejamos que nosso planejamento saia do papel e que nos três próximos anos possamos alcançar todos os nossos objetivos, que é o crescimento e organização da nossa cooperativa”.
O SESCOOP/BA continua trabalhando para apoiar a promoção da profissionalização da gestão cooperativista.
Veja aqui a notícia das oficinas anteriores.
Por Ascom SESCOOP/BA
Fotos cedidas por Leoney Miranda
Confira alguns registros:
O Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia - OCEB convoca as cooperativas baianas para Assembleia Geral Extraordinária - AGE, a ser realizada no dia 30 de novembro de 2017, no Edifício Empresarial Niemeyer, situado na Rua Alceu Amoroso Lima, 470, Sobreloja - Caminho das Árvores - Salvador/BA, em primeira convocação marcada para às 8h, com a presença da maioria simples dos delegados das cooperativas, ou em segunda e última convocação às 9h, com presença mínima de 11 delegados.
A Assembleia tratará sobre os seguintes assuntos: Apreciação da Tabela Sindical para o Exercício 2018; Orçamento para exercício 2018; Discussão e deliberação sobre as cláusulas contidas na Convenção Coletiva de Trabalho destinadas as cooperativas baianas do Ramo Crédito e também dos Demais Ramos, exceto as do Ramo Crédito, que será firmada com a FENATRACOOP para vigorar no biênio 2018/2019; e Homologação da Alteração da Resolução de Registro (019/2017).
Para acessar o edital completo, clique AQUI
O Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia - OCEB e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – SESCOOP/BA promoverão o Encontro de Direito Cooperativo, que será realizado no dia 24 de novembro de 2017, no São Salvador Hotéis, em Salvador, e destina-se a advogados, assessores jurídicos de cooperativas e profissionais do Direito em geral.
O evento tem como objetivo debater as principais questões jurídicas relacionadas ao Direito Cooperativo e contará com palestras de especialistas ligados tanto à área acadêmica quanto ao exercício da advocacia em escritórios especializados e no Sistema Cooperativista Nacional.
Entre os temas e respectivos palestrantes convidados, destacam-se: “Perspectiva do Cooperativismo no Código Civil em atenção à Lei 5764/71”, que será abordado pelo Dr. Rodolfo Pamplona, Juiz Titular da 32ª Vara do Trabalho de Salvador; “Panorama do Cooperativismo sob a ótica do Sistema OCB”, que será apresentado pela Dra. Ana Paula Andrade, Gerente Jurídica da OCB; “Cooperativa como Categoria Econômica e Impacto da Reforma Trabalhista”, palestra que será proferida pelo Dr. Eduardo Pastore , advogado trabalhista, e, para finalizar o Encontro, a palestra do Dr. Ronaldo Gaudio, Assessor Jurídico da OCB/RJ, abordará sobre os “Desafios da Advocacia Cooperativista no Brasil”.
A programação do encontro contará também com palestrante internacional, o Diretor de pesquisa do Ruralia Institute da Universidade de Helsinki (Finlândia) e Doutor em Direito, Prof. Hagen Henry, que abordará o o tema acerca do Papel da Legislação para o Desenvolvimento das Sociedades Cooperativas.
Inscrições
As inscrições para o encontro estão abertas e poderão ser realizadas por meio deste site [Clique AQUI e inscreva-se]. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail:
Serviço:
Encontro de Direito Cooperativo
Data: 24 de novembro de 2017, a partir das 8h30
Local: São Salvador Hotéis – Salvador/BA
Em 2016, a economia brasileira registrou queda de 3,6%, após já ter encolhido em 3,8% um ano antes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já o Produto Interno Bruto (PIB) baiano teve uma queda de 4,9% em 2016 ante 2015, de acordo com a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). Apesar desse cenário negativo, as cooperativas baianas cresceram 7,47% em relação à 2015, representando um patrimônio total na casa dos 3,4 bilhões de reais.
Esses dados positivos do cooperativismo baiano apontam que, apesar da recessão econômica do país, as cooperativas, no ano passado, tiveram bom desempenho, garantindo aos seus cooperados a divisão das sobras, já que nas cooperativas os donos são aqueles que a elas se associam de forma livre e voluntária e usufruem de seus resultados.
Vale ressaltar ainda que dos ativos totais de 2016 das cooperativas baianas, a participação do ramo crédito representa 44% do total, demonstrando a importância do setor para o desenvolvimento do cooperativismo baiano. Hoje, dia que é celebrado o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito, esses dados se somam a outros [veja aqui], confirmando que o cooperativismo de crédito vem crescendo no Brasil e no mundo inteiro e uma das maiores vantagens desse sistema são os juros adequados para atendimento de seus associados viabilizando os negócios dos mesmos.
Esses números ganham ainda maior importância para o Sistema Cooperativista Baiano quando se percebe que a expansão das cooperativas pode ser creditada ao esforço de todos que trabalham para isso e acreditam no quanto o cooperativismo pode ajudar a transformar, para melhor, a vida das pessoas.
Por Ascom Sistema OCEB
Imagens capturadas da Internet
Fontes consultadas: Valor Econômico / Correio da Bahia / Base de dados da OCEB / Caderno Especial Cooperativismo do Jornal A Tarde
Veja o cartão celebrativo do Sistema OCEB:
Cooperados e funcionários das cooperativas baianas - Sicoob Central BA, Sicoob Cred Executivo, Sicoob Cooperbom, Sicoob Norte Sul, Cooproeste, Sicoob Coopec, Sicredi Região Sul e Sicoob Sertão - vivenciaram momentos voltados para o cuidado com a saúde e bem-estar dentro das suas dinâmicas de trabalho. De julho até outubro, o SESCOOP/BA promoveu Oficinas de Qualidade de Vida, que foram executadas pela Cooperativa de Trabalho dos Fisioterapeutas da Bahia - Unifisio, proporcionando, aos participantes, atividades de promoção da saúde, qualidade de vida e segurança do trabalho.
Os profissionais que conduziram as oficinas realizaram palestras orientando sobre a prática do autocuidado e da importância de estabelecer uma rotina mais saudável para melhorar a flexibilidade corporal, aumentar a disposição para realização de atividades e reduzir os riscos de lesões. Além das palestras sobre ergonomia e felicidade no trabalho, as oficinas contaram na etapa prática com Ginástica Laboral, Pilates, Relaxamento, Tikun, técnica de meditação e movimento, e aplicação de Kinésio tape, método realizado com fitas adesivas para auxiliar no tratamento de lesões traumáticas de nervos e músculos. Em algumas cooperativas também ocorreu a Oficina de Autoconhecimento com atividade lúdica de recorte e montagem de painéis sobre a temática “relação com o trabalho e consigo mesmo”.
O público participante avaliou positivamente a realização das oficinas e demonstrou interesse de vivenciar mais iniciativas que estimulem a disposição física e mental. Taiane Aguiar, Analista de Gestão de Pessoas do Sicoob Central BA, aprendeu técnicas e exercícios de meditação e destacou que os exercícios podem virar hábito para trabalhar melhor corpo e mente. Já Thainá Carvalho, Auxiliar de Controladoria da Sicredi Região Sul, disse que os colaboradores da cooperativa gostaram da oficina e as vivências serviram para combater o stress e que muitos pretendem aprofundar os conhecimentos sobre as terapias apresentadas e praticá-las.
Para Sandra Cohim, presidente e gestora do núcleo empresarial da Unifisio, as ações, mesmo sendo pontuais, tiveram relevante receptividade das cooperativas participantes. “Todas tiveram um discurso de agradecimento, principalmente aquelas que ainda não tinham experenciado Oficinas de Qualidade de Vida”. Ela ressaltou também que os assuntos das palestras foram relacionados às demandas das cooperativas e que na palestra “Felicidade no trabalho: Utopia?” foi abordado sobre a atuação do Sistema Cooperativista de proporcionar felicidade aos cooperados e o quanto os próprios cooperados podem ajudar nesse processo ao cuidar de si mesmos.
Ações com esse perfil e objetivo demonstram o compromisso do SESCOOP/BA em buscar alcançar a felicidade e bem-estar dos cooperados, como está previsto em um dos seus objetivos estratégicos: “Apoiar iniciativas voltadas para a saúde e segurança no trabalho e de qualidade de vida”.
Por Ascom SESCOOP/BA
Fotos cedidas pela Unifisio
Dirigentes, superintendentes e assessores jurídicos das Unidades Estaduais do Sistema OCB da região Nordeste se reuniram nos dias 10 e 11 e outubro, em Salvador/BA, para debater sobre questões importantes relacionadas à reestruturação do cooperativismo regional. O encontro contou com presença de lideranças cooperativistas de oito estados brasileiros: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco e Sergipe.
O presidente do Sistema OCEB e anfitrião da reunião, Cergio Tecchio, deu as boas-vindas falando sobre a boa repercussão da Campanha “Coopere com a Vida – Seja doador de órgãos e avise a sua família no estado” e a apresentação do vídeo que mostra a mobilização e adesão dos soteropolitanos a essa campanha durante a quinta caminhada cooperativista. O gestor também convidou os outros líderes nordestinos a promover ações com esse perfil de forma conjunta para demonstrar, cada vez mais, o quanto o cooperativismo pode agregar a essas causas sociais que buscam a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
A relevância desse tipo de encontro, que já faz parte da agenda regional, é uma oportunidade para troca de experiências e alinhamento sobre os serviços que o Sistema OCB/SESCOOP prestam às cooperativas no Nordeste. E, dessa vez, a pauta contemplou assuntos relacionados ao modelo de governança das unidades regionais, ações que integram o projeto de formação cooperativista para o nordeste, além de apresentações e nivelamento das propostas de Convenções Coletivas de Trabalho.
Os participantes debateram sobre a proposta dos modelos de governança das unidades estaduais do Sescoop, a partir de um estudo feito nacionalmente, buscando formas de implementar essa mudança de acordo com as realidades e estruturas das entidades. Além disso, o grupo dialogou sobre temas relacionados com a melhoria da gestão e profissionalização das cooperativas, monitoramento e promoção social.
Para Malaquias Ancelmo de Oliveira, Presidente da Federação dos Sindicatos e Organizações das Cooperativas do Estado do Nordeste (FECOOP/NE) e presidente do Sistema OCB/PE, esse encontro oportunizou o alinhamento de posições, técnicas e conhecimentos para que outros estados do Nordeste possam participar com ganhos para as cooperativas porque, no final das contas, “o que nós queremos mesmo é melhorar as condições de vida do cooperado, é para isso que se faz cooperativa, tanto na área urbana quanto na rural, porque a busca da felicidade das pessoas é o que importa de quem faz cooperativismo. Ser feliz só é muito bom, ser feliz junto é melhor ainda e o cooperativismo é a grande oportunidade que nós temos de juntos sermos felizes e construirmos um mundo melhor para nós e para os nossos filhos”, concluiu.
Os encaminhamentos acordados na reunião e o compromisso assumido pelos gestores servirão de subsídio para o direcionamento das atividades sistêmicas, com vistas ao desenvolvimento sustentável do cooperativismo regional.
O sétimo Workshop dos Profissionais de Secretariado da Bahia foi realizado nos dias 28 e 29 de setembro de 2017, em Salvador, e reuniu secretárias e profissionais que assessoram os Conselhos e a Diretoria Executiva das cooperativas do Estado da Bahia, vinculadas ao Sistema OCEB.
O evento, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - SESCOOP/BA, oportunizou ao público participante adquirir conhecimentos atualizados sobre habilidades e atitudes essenciais do profissional de secretariado e como aplica-los nas atividades diárias das cooperativas em que atuam.
No primeiro dia do workshop, a palestrante Cristiane Lima Araújo ministrou a palestra “Inteligência Emocional no Contexto Empresarial”, temática atual que despertou o interesse dos participantes. Juliana Silva, secretária da Cooperativa de Administração e Apoio Logístico – COOPERALOGIS, situada no município de Itaberaba, destacou que a palestra a fez aprender bastante a como lidar melhor com as pessoas, e que essa atitude terá um reflexo positivo no desenvolvimento do seu trabalho. A programação também contou com a apresentação feita pelo presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, sobre o cooperativismo e seus elementos essenciais, reforçando o entendimento dos presentes a respeito da cultura da cooperação, da doutrina, dos valores e princípios do cooperativismo.
Dando continuidade, foi realizado o curso sobre temas relacionados ao comportamento do profissional de secretariado e suas habilidades profissionais e gerenciais. A instrutora Moyra Longhi conduziu a capacitação de forma participativa e apresentou dicas e informações úteis sobre atendimento, comunicação, redação de correspondências, conduta e etiqueta profissional, dentre outros assuntos. Segundo Moyra, o mercado de trabalho é muito exigente e essa área de secretariado executivo mudou muito ao longo dos anos, sendo considerada, atualmente, uma área estratégica, por isso, os profissionais precisam ter habilidades e competências diferenciadas. Dessa forma, “esse tipo de capacitação é de fundamental importância para agregar valor para o quê os profissionais fazem no dia a dia”, ressaltou.
Essa opinião é compartilhada por Nubia Silva, secretária da Cooperativa de Trabalho de Transporte Rodoviário de Passageiros, Executivos e Turísticos de Simões Filho – COOTRANSPEX, pois com o curso ela pode se atualizar, considerando as mudanças na dinâmica de trabalho do profissional de secretariado. “Com certeza, trouxe experiências novas e que levarei para o meu dia-dia”, afirmou.
A expectativa da participante Lorena Santos Ribeiro, secretária da Cooperativa de Capacitação, Prestação de Serviços e Assistência Técnica - COOPERCAP, situada em Ruy Barbosa, foi atendida: “É um prazer imenso participar de mais um Workshop de Secretariado realizado pelo SESCOOP/BA. Todo ano aguardo com grande expectativa por este treinamento, sempre esperando desenvolver ainda mais as minhas habilidades de maneira prática e eficiente e, ao término do evento, temos sempre a sensação de ter ido além do que esperávamos”.
O SESCOOP/BA tem buscado, ao longo dos últimos sete anos, realizar eventos e capacitações que disseminem novos conhecimentos aliados à doutrina cooperativista, visando contribuir com o trabalho do profissional de secretariado nas cooperativas.
Por Ascom SESCOOP/BA
Desde março de 2017, o SESCOOP/BA tem promovido eventos e capacitações para incentivar e preparar as cooperativas baianas para a participação no PDGC - Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas. Já foram realizados workshops, visitas técnicas, oficinas de elaboração de planejamento estratégico e, agora, foi a vez dos Intercâmbios de Boas Práticas de Gestão.
Grupos formados por representantes de diversas cooperativas da Bahia, dos ramos agropecuário, crédito, educacional, saúde, trabalho e transporte foram a outros estados para conhecer cooperativas reconhecidas pelo Prêmio Sescoop Excelência de Gestão e que utilizam o PDGC como ferramenta de gestão.
O primeiro intercâmbio ocorreu nos dias 19 e 20 de setembro, com a presença de 33 representantes das cooperativas de crédito, que visitaram a VIACREDI - Cooperativa de Crédito Vale do Itajaí; a COOPER - Cooperativa de Consumo Vale do Itajaí e o SICOOB CENTRAL SC/RS - Cooperativa Central de Crédito de Santa Catarina. Já nos dias 20 e 21 de setembro um outro grupo, composto por 30 representantes dos ramos educacional e trabalho, seguiu para Brasília/DF para conhecer a COOPLEM - Cooperativa de Ensino de Língua Estrangeira Moderna; a COOPQUERUBIM - Cooperativa de Trabalho e Ensino e participar do programa Portas Abertas na sede do Sistema OCB. Já nos dias 26 e 27 de setembro os 20 representantes das cooperativas dos ramos agropecuário, saúde e transporte foram a Santa Catarina e visitaram a Cooperativa Central Aurora Alimentos – AURORA; a Cooperativa Agroindustrial Alfa – COOPERALFA e a Cooperativa de Trabalho Médico da Região Oeste Catarinense - UNIMED CHAPECÓ.
Em todos os intercâmbios os participantes conheceram sobre as histórias, os serviços e produtos oferecidos pelas cooperativas; quais são seus diferenciais competitivos; como atuam em relação à gestão, governança e sustentabilidade e qual o reflexo dos negócios na economia das regiões, no desenvolvimento das pessoas e na qualidade de vida e quais os benefícios trazidos pela implementação do PDGC. Os grupos também percorreram os ambientes das cooperativas e tiveram ricas trocas de experiências e conhecimentos.
Veja a opinião de alguns participantes sobre os intercâmbios:
PROVEITOSO - “Com certeza, toda a estrutura que vimos das outras cooperativas e a troca de informações sobre as boas práticas do PDGC apresentadas foram muito proveitosas para todos os ramos de cooperativas representados no intercâmbio”, disse o vice-presidente da COOMAP, Wellington de Freitas.
PRODUTIVO – “Foi um intercâmbio altamente produtivo”. A maturidade dos princípios cooperativistas entranhados nas culturas das cooperativas visitadas, a educação cooperativista para sucessão e a preocupação com a sustentabilidade chamaram a atenção da Dra. Rosângela Carvalho de Melo, cooperada da Unimed Itabuna. “A promoção do intercâmbio é uma iniciativa fantástica do SESCOOP/BA para abrir o horizonte das cooperativas baianas. Precisamos ver esses exemplos positivos para nos estimular mais e mais a enfrentar os desafios”, concluiu.
SIGNIFICATIVO – “Experiência dessa natureza é algo muito rico e significativo, pois apresenta várias possibilidades, dentre elas a interação com novas pessoas, o networking tão importante para a gestão e a troca de experiências tão saudável no meio cooperativista. Tivemos a oportunidade de visitar duas cooperativas distintas, porém se destacam como cases de sucesso na gestão e ficou claro que a determinação, compromisso, envolvimento e investimento nas pessoas é algo presente na gestão das duas cooperativas”, relatou e avaliou Alaerte Aronia, presidente do Conselho de Administração da COPERIL.
MOTIVAÇÃO – “A programação de palestras e visitas às cooperativas da capital federal e à unidade nacional do Sistema OCB, bem como a visita ao Museu de Valores e Palestra de Educação Financeira no Banco Central do Brasil, ampliaram os conhecimentos sobre gestão cooperativista e motivaram o grupo a desenvolver novos projetos”, opinou Marília Reis, presidente da Cooliba - Cooperativa de Trabalho dos Profissionais Liberais da Bahia.
BOAS PRÁTICAS - “As experiências visitadas demonstram e ensinam que as mudanças nas organizações são precedidas por mudanças nas pessoas. As boas práticas não são espontaneistas, elas precisam ser planejadas, executadas e avaliadas com indicadores mensuráveis e verificáveis. Se as cooperativas não traçarem suas rotas não saberão se estão no caminho certo. Quando não sabemos onde chegar, qualquer caminho serve. Mas nós não constituímos cooperativas para chegar a qualquer lugar, e sim para gerar dignidade e felicidades na vida das pessoas, onde elas estiverem. Isso requer planejamento e alinhamento de boas práticas e aperfeiçoamento da gestão fazendo bem o que precisa ser feito”, refletiu Maria Vandalva Lima, Presidente do Conselho do Sicoob Coopere.
Por Ascom SESCOOP/BA
Neste mês que se celebra o Dia do Contador, o SESCOOP/BA em parceria com a OCEB, promoveu nos dias 18 e 19, em Salvador, a sétima edição do Encontro dos Contadores, evento que já faz parte do calendário do sistema cooperativista baiano como um dos principais na área de contabilidade.
O evento reuniu um público de mais 60 pessoas, sendo formado por funcionários que atuam na contabilidade e contadores prestadores de serviço das cooperativas da Bahia, colaboradores da OCEB e do SESCOOP/BA e representantes do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia – CRCBA.
O superintendente do Sistema OCEB, José Alberto Batista, deu as boas-vindas aos participantes e explicou sobre o objetivo do encontro de esclarecer sobre assuntos pertinentes às áreas contábil e tributária das cooperativas, e suas especificidades, já que a contabilidade tem impacto na gestão, influenciando diretamente nas decisões dos dirigentes nas cooperativas.
O presidente do CRCBA, Antônio Nogueira, marcou presença na abertura do encontro, e evidenciou que as ações de parceria entre o conselho e o sistema cooperativista baiano demonstra a importância e o crescimento dos setores ligados ao cooperativismo nas atividades contábeis do país e necessidade de fortalecer a formação e capacitação dos contadores que atuam nesses setores. “As normas voltadas para o setor de cooperativas sempre estão em evidência e em estudo, buscando, com isso, o aperfeiçoamento da atividade e que os laudos contábeis, voltados para o setor de cooperativa, externem a realidade das finanças das cooperativas para que a sociedade possa, sobretudo, confiar e investir, cada vez mais, no setor cooperativista”, ressaltou.
A programação do evento, no primeiro dia, contou com a palestra sobre “A Responsabilidade do Contador e seu Reflexo nas Demonstrações Contábeis”, realizada por Luiz Fernando Nóbrega, Vice-presidente de Ética e Disciplina do Conselho Federal de Contabilidade, que abordou sobre diferentes aspectos da responsabilidade do profissional contábil e como esses profissionais podem ajudar a detectar situações que envolvem corrupção. Luís Augusto Gomes, representante da Unimed Itabuna, avaliou positivamente a palestra, pois chamou atenção sobre a responsabilidade do contador.
Após a palestra, foi iniciado o curso sobre “Enquadramento CNAE - Classificação Nacional de Atividades Econômicas e FPAS - Fundo Previdenciário de Assistência Social”, que finalizou no dia seguinte.
Para Nelson Lopes, contador da Cooperativa Agropecuária do Oeste da Bahia - COOPROESTE, os temas tratados no encontro são oportunos, já que os profissionais que atuam nas organizações, e nas cooperativas não é diferente, precisam saber como evitar, detectar e tratar qualquer irregularidade ou inconformidade que possa ocorrer.
O encontrou também oportunizou a apresentação da Comissão Técnica de Contabilidade para Cooperativas do CRCBA, instituída em abril desse ano para promover, segundo o coordenador da comissão, Valmir Lima, a interação e aproximação entre os contadores e cooperativas da Bahia, entre o CRCBA e o Sistema OCEB para receber as demandas dos profissionais, verificar a melhor forma de atendê-los e melhorar a qualidade da atividade e das demonstrações contábeis.
Esse encontro faz parte de mais uma ação do SESCOOP/BA de promover capacitações que busquem melhorar a gestão contábil e financeira das cooperativas baianas.
Por ASCOM SESCOOP/BA
Confira algumas fotos:
Após a participação no ciclo de Workshops Excelência da Gestão do PDGC - Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas [Veja notícia aqui], dirigentes, cooperados e funcionários de cooperativas baianas têm buscado melhorar, cada vez mais, as práticas de gestão e governança das cooperativas que são integrantes. E uma das ações é a elaboração do planejamento estratégico visando organizar e traçar estratégias e metas para o alcance dos resultados a longo prazo.
Para contribuir com essa iniciativa, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – SESCOOP/BA tem apoiado as cooperativas que demandaram a realização de Oficinas de Elaboração do Planejamento Estratégico. As oficinas, que iniciaram neste mês e vão até o final do ano, têm diferentes etapas e conta com carga horária de 40h por cooperativa.
A Cooperativa de Trabalho dos Profissionais de Saúde – COOPS, a Cooperativa dos Fisioterapeutas da Bahia - Unifisio e a Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores da UESB - Crediuesb já realizaram a oficina, que conta com a moderação de Leoney Miranda. “Conseguir fazer com que as cooperativas parem para planejar, traçar seu rumo, definir seus objetivos, suas metas para os próximos anos e o que precisa ser feito é um grande avanço”, ressaltou o instrutor ao falar sobre a importância das cooperativas construírem seus planejamentos estratégicos.
A presidente da Unifisio, Sandra Mary Cohim, explicou que a cooperativa já tinha elaborado um planejamento estratégico e traçado missão, visão e valores institucionais, mas a oficina veio em momento oportuno, pois, segundo ela, foi possível reavaliar, não só o que conseguimos fazer, mas os motivos pelos quais não conseguimos fazer o planejado, e estabelecer as metas atuais porque o cenário mudou muito”.
As oficinas ainda vão acontecer em mais oito cooperativas baianas com metodologia participativa para que o resultado seja a elaboração de planejamentos estratégicos condizentes com a realidade das cooperativas e que dirigentes, cooperados e funcionários coloquem o planejado em prática. Essa é mais uma capacitação que o SESCOOP/BA apoia para promover a profissionalização da gestão cooperativista.
Por Ascom SESCOOP/BA
Fotos cedidas pelas cooperativas
A mensagem sobre a doação de órgãos ecoou em mais de 50 cidades da Bahia, além da capital, Salvador, representando a força do cooperativismo baiano ao levantar a bandeira de uma importante causa social: o incentivo à doação de órgãos. A campanha “Coopere com a Vida – Seja doador de órgãos e avise a sua família” foi a temática escolhida pelo Sistema OCEB para celebrar o Dia de Cooperar 2017 e também mobilizar cooperativas de diferentes regiões do estado a realizaram ações para sensibilizar a sociedade em torno da doação de órgãos.
O chamado do Sistema Cooperativista Baiano foi ouvido e cooperados, funcionários e dirigentes de cooperativas de diferentes ramos promoveram, no dia 22 de setembro, palestras educativas, panfletagem, caminhada, passeio ciclístico, mobilização por meio de redes sociais e canais de comunicação, com a intenção de chamar a atenção para a situação de carência de doadores para transplantes de órgãos na Bahia e a necessidade do engajamento popular neste ato solidário. Mais ações estão planejadas para acontecer ao longo dos próximos meses.
Já em Salvador, a campanha teve destaque por meio da V Caminhada Cooperativista Baiana, que ocorreu no dia 23 de setembro, no Dique do Tororó, com a participação de centenas de pessoas que prestigiaram o evento e demonstraram seu apoio à doação de órgãos. O público, antes de iniciar a caminhada, foi embalado pelo coral “Raio de Luz”, e fez alongamento para se preparar para fazer o percurso. Uma banda de sopro e percussão fez a animação durante a caminhada e foi correspondida pela vibração dos participantes, que, mesmo com chuva, mantiveram o entusiasmo.
Um dos participantes da caminhada foi Ive Braz, que ressaltou a importância do tema, foco da campanha, e da necessidade de dialogar sobre o assunto: “ainda tem muitas pessoas que não concordam com a doação de órgãos, mas quando a gente conversa com os parentes e amigos motiva e conscientiza sobre a doação”. A estudante Verena Passos, que está participando pela segunda vez da caminhada, promovida pelo Sistema OCEB, falou sobre a generosidade do ato de doar: “É um ato bonito e importante. Saber que uma outra pessoa poderá viver com o meu coração é muito especial. Eu vou estar viva de alguma forma”, disse.
O Sistema Cooperativista Baiano pretende continuar apoiando essa causa para ampliar a rede de solidariedade em torno da doação de órgãos e fortalecer, ainda mais, o cooperativismo como um modelo socioeconômico que busca promover, de forma igualitária, o desenvolvimento econômico e o bem-estar social das pessoas, baseado em princípios e valores.
Sobre a Caminhada Cooperativista Baiana
A OCEB (Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia) e o SESCOOP/BA (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia) realizam, anualmente, desde o ano de 2013, a Caminhada Cooperativista Baiana – Pela Qualidade de Vida, Saúde e Meio Ambiente, com o objetivo de divulgar as ações realizadas pelo cooperativismo no estado, além de proporcionar um espaço de lazer, bem-estar, incentivar a prática de exercícios físicos, a integração das pessoas com a natureza e a busca pela qualidade de vida.
Cobertura
A campanha “Coopere com a Vida” teve repercussão na mídia baiana. O programa Bahia no Ar da Record TV Itapoan veiculou no dia 22/9 uma entrevista, ao vivo, com o presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, que falou sobre a campanha “Coopere com a Vida” e o seu objetivo de sensibilizar a sociedade baiana sobre a importância da doação de órgãos. Já o BA TV, telejornal da TV Bahia, fez a divulgação no dia 23/09 da realização da V Caminhada Cooperativista Baiana e veiculou em outros canais de comunicação da Rede Bahia informações sobre a campanha. Acompanhe as matérias e fotos da mobilização das cooperativas e da Caminhada pelo Facebook do Sistema OCEB (https://www.facebook.com/SistemaOCEB/) e pela Rede Olá (http://ola.coop.br/diacbahia).
Saiba mais sobre as últimas edições das Caminhadas Cooperativistas no espaço de notícias deste site: http://www.bahiacooperativo.coop.br/noticias
Por Sistema OCEB
Fotos: Life Photo
Discutir o futuro do ramo crédito para o enfrentamento das constantes mudanças do mercado financeiro no país foi um dos objetivos do curso Performance Competitiva e Horizonte Estratégico nas Cooperativas de Crédito, realizado nos dias 18 e 19 de setembro, no auditório do Banco Central do Brasil, em Salvador. A capacitação é fruto do Projeto OCB/DGRV em parceria com o Sistema OCEB, a Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB e a Confederação de Cooperativas Alemã – DGRV, e reuniu cerca de 90 representantes das cooperativas de crédito da Bahia, além de contar com a destacada participação de representantes do Banco Central do Brasil.
O presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, recepcionou o público juntamente com o consultor da OCB/DGRV, Silvio Giusti, e do Gerente Técnico do Banco Central do Brasil na Bahia, Godofredo Massarra dos Santos, que destacou o papel do Banco Central para o Sistema Cooperativo de Crédito do país, além de apresentar o panorama das instituições bancárias no Brasil. “O objetivo desse curso é contextualizar o amplo conhecimento para que as cooperativas de crédito além de focarem em seus negócios, entendam o que está acontecendo no ambiente econômico atual”, afirma Massara.
Durante os dois dias foram feitas reflexões sobre mercado, estímulos e estratégias, dando destaque para a participação das cooperativas e a situação geral das operações de crédito no país, além da discussão de temas, como: identidade cooperativa, perenidade e governança cooperativa e o panorama da situação econômica na Bahia. A Gerente Técnica do Banco Central do Brasil, Ormina de Almeida, disse que o curso consolidou a formação dos gestores e futuros sucessores nas cooperativas, pois a intenção é de que a cooperativa seja contínua no tempo.
A aproximação do Banco Central do Brasil com as cooperativas de crédito da Bahia foi um dos pontos positivos destacados por Josemir Pereira Soares, Diretor Operacional do Sicoob Central Bahia. Segundo ele, as cooperativas devem estar alinhadas para realizarem o efeito multiplicador de tudo o que foi tratado durante os dias do evento: “o curso foi extremamente importante para o processo de perpetuidade e continuidade das nossas cooperativas, pois nos permitiu um direcionamento para ampliar, cada vez mais, a nossa participação no mercado”, disse.
Para o Conselheiro Fiscal da cooperativa Sicoob Leste Bahia, José Carlos Santana, a iniciativa agregou conhecimentos extremamente importantes, principalmente no que tange às incorporações face aos problemas do atual sistema financeiro brasileiro. “Temos que nos unir cada vez mais para obtermos uma força maior no mercado. Saber que o Banco Central está mudando, gradativamente, a sua visão sobre cooperativismo e tendo o cuidado de fazer essa interlocução conosco é muito positivo”, destacou José Carlos.
De acordo com o consultor do projeto OCB/DGRV, Sílvio Giusti, as cooperativas de crédito da Bahia precisam estar atentas para as mudanças do mercado e ao futuro do segmento: “É preciso estar atento às mudanças e ao futuro do ramo do cooperativismo de crédito a nível nacional. O que foi discutido aqui, nesses dois dias, é um horizonte bom, um norte para que as cooperativas de crédito da Bahia se posicionem e resgatem a sua identidade cooperativa, além de atentarem para a política de sucessão, vislumbrando a oxigenação dos seus conselhos de administração, fiscal e diretoria executiva para a eternidade do ramo crédito no país”, afirmou Giusti.
Desde 2009, o projeto OCB/DGRV vem sendo realizado com sucesso no estado da Bahia, com atividades de capacitação voltadas para a gestão e o desenvolvimento das cooperativas de crédito visando o seu fortalecimento e crescimento no mercado.
Por Ascom/OCEB.
Confira as fotos:
Novos grupos de empregados da área de atendimento das cooperativas de crédito associadas ao Sicoob Central BA foram até Brasília/DF para participar do Programa de Visita ao Centro Corporativo Sicoob – SICOOB PROVI. As visitas aconteceram nos meses de agosto, no dia 17, e setembro, dia 15, onde na oportunidade conheceram as sedes do Centro Corporativo Sicoob (CCS) e do Bancoob.
O PROVI tem o objetivo de compartilhar com os visitantes a visão sistêmica, incentivando o sentimento de orgulho e pertencimento, além de reforçar a marca, os valores cooperativistas e o senso de pertencimento das cooperativas ao Sicoob.
A programação do intercâmbio seguiu a abordagem da visita que ocorreu em julho desse ano [veja notícia aqui], contando com a apresentação sobre as áreas e os pilares de atuação do Sicoob Confederação, além da atuação da Universidade Sicoob. Os participantes também puderam conhecer sobre o aparato e governança do Bancoob, os serviços oferecidos para as cooperativas e os aplicativos existentes.
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – SESCOOP/BA apoiou a realização dos três intercâmbios, que contou, ao todo, com mais de 130 participantes.
Esta ação contribui com o objetivo estratégico de ampliar o acesso das cooperativas às soluções de formação e qualificação profissional e atende a um dos sete princípios do cooperativismo: educação, formação e informação.
Por ASCOM SESCOOP/BA
Confira fotos das últimas visitas:
Na manhã do próximo sábado (23) o Dique do Tororó, em Salvador, estará ainda mais verde do que o de costume. É que nesta data acontecerá a V Caminhada Cooperativista Baiana que neste ano carrega a bandeira da campanha “Coopere com a Vida – Seja Doador de Órgãos e avise a sua família”.
Promovida pelo Sistema Cooperativista Baiano, formado pelo SESCOOP/BA (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia) e pela OCEB (Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia), a Caminhada reunirá colaboradores e integrantes de diversas cooperativas do estado e convida todos a participar também, aderindo ao “Setembro Verde”, uma mobilização nacional em prol da doação de órgãos.
O evento tem início às 7h30 no entorno do Dique do Tororó e pretende proporcionar momentos de integração e de sensibilização das famílias baianas sobre a importância do transplante de órgãos, já que o objetivo do Sistema Cooperativista Baiano é o de provocar a sociedade a conversar com naturalidade sobre este tema, e, principalmente, incentivar que mais pessoas se disponham a favor da doação.
Transplante de órgãos na Bahia
De acordo com levantamento da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), entre janeiro e agosto de 2017 apenas 88 doações foram realizadas na Bahia e ainda existem 1.915 a serem feitos, apenas aguardando por uma doação. Este número de transplantes é ainda baixo para um estado que tem quase 15 milhões de habitantes e isto se deve ao fato de que cerca de 63% das famílias baianas se recusam a doar órgãos de parentes falecidos e como um dos motivos mais alegados para a negativa de autorização familiar é a falta de conhecimento sobre o desejo do falecido
Serviço:
Campanha Coopere com a Vida - Seja Doador de Órgãos e avise a sua família
Evento – V Caminhada Cooperativista Baiana
Data: Sábado - 23 de Setembro de 2017
Local: Dique do Tororó
Horário: A partir das 7h30
Aberto ao público
Inscreva-se na caminhada por meio deste site: http://www.bahiacooperativo.coop.br/eventos/v-caminhada-cooperativista-baiana
Confira a programação abaixo:
A sexta edição das Olimpíadas Esportivas das Cooperativas Educacionais da Bahia – OECED confirmou a sua importância enquanto evento de promoção da intercooperação e integração entre estudantes e professores das cooperativas educacionais baianas, familiares e sociedade.
A OECED, dessa vez, foi sediada em Salvador e reuniu de 15 a 17 de setembro mais de 270 participantes, dentre estes os alunos das seguintes cooperativas localizadas no interior do estado: Cooperativa Educacional de Teixeira de Freitas – CETEF, Cooperativa Educacional de Irecê – COPERIL, Cooperativa Educacional de Eunápolis – COOEDUC, Cooperativa Educacional de Central – COOPEC, Cooperativa Educacional de Barreiras – COOPEB, Cooperativa Educacional de Salinas – COOPESAL e Cooperativa Educacional de Xingó – COOPEX.
Programação
A programação das Olimpíadas contou com atividades relacionadas à formação cooperativista, com a palestra do professor Ainor Lotério sobre juventude e cooperativismo; momentos de integração e competições esportivas em quatro modalidades: vôlei, futsal, handebol e basquete. De maneira simples, direta e interativa, o palestrante deixou a mensagem sobre a importância da cooperação para a vida em sociedade. “Sempre que envolvemos a juventude em temas relacionados ao cooperativismo nós semeamos uma semente poderosa na mente e nas atitudes deles. Eles vão entender que a sociedade vive de cooperação, a partir do próprio corpo, e que nossa inteligência deve ser voltada para uma inteligência social, coletiva e cooperativa”, disse Ainor.
Abertura das Olimpíadas
Motivados com o conteúdo da palestra, os atletas seguiram para a etapa da competição dos jogos esportivos, a exemplo do aluno do 2º ano do Ensino Médio da Coperil, Kevin Monzine Cavalcante, que relatou sobre a sua ansiedade para participar das olimpíadas e do seu desejo de fazer um grande jogo e também novos amigos. O estudante Bruno Bastos Amaral, 3º ano do Ensino Médio da Coopec Central, também expressou a sua vontade de conhecer pessoas novas e destacou que, para ele, as olimpíadas é um espaço de união e isso é muito bom, já que ele percebe que tem crescido os comportamentos individualistas na sociedade.
Importância do evento
As olimpíadas foram idealizadas pelas cooperativas por ter a prática esportiva grande potencial integrativo e ser uma oportunidade de agrupar indivíduos em torno de atividades de cunho esportivo, cultural, pedagógico e cooperativista. Esse entendimento é compartilhado por Eliéliton Oliveira, professor de Educação Física da Cooeduc de Eunápolis, que ao ser perguntado sobre a importância dos jogos lembrou de uma fala de um professor dele: “se importante é competir, fundamental é cooperar”. E estimular esse espírito cooperativista é um dos papéis das cooperativas participantes, como disse Edlania de Carvalho, Diretora Pedagógica da Coopeb Barreiras, que explica aos alunos que “nós somos uma cooperativa, e é esse espírito de cooperação que precisa pairar, essa ideia de cooperativismo como algo forte, promissor, que pode alavancar projetos e ideias extremamente diferentes”.
Integração e união marcam a OECED
A parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – SESCOOP/BA para a realização de mais uma OECED reforça o compromisso de apoiar e incentivar as ações que buscam promover a cultura da cooperação e disseminar a doutrina, os valores e princípios do cooperativismo. O agradecimento ao SESCOOP foi feito por Alaerte Aronia, presidente do Conselho de Administração da COPERIL, que ressaltou o investimento feito pela entidade para a formação cooperativista e o desenvolvimento do cooperativismo no estado.
Cobertura
O programa Globo Esporte da TV Bahia, afiliada da Rede Globo, fez a cobertura do evento e veiculou uma matéria no último sábado, dia 16 de setembro. Acompanhe a reportagem clicando aqui. E saiba mais sobre as últimas edições das Olimpíadas Esportivas das Cooperativas Baianas no espaço de notícias deste site: http://www.bahiacooperativo.coop.br/noticias
Por Ascom SESCOOP/BA
Fotos cedidas pela Coperil e pelo palestrante Ainor Lotério
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - SESCOOP/BA e o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB promoveram, mais um ano, o Curso sobre Elaboração de Termo de Referência para seus funcionários, que se reuniram nos dias 11 e 12 de setembro, em Salvador/BA, para ampliarem seus conhecimentos nas áreas de licitação e elaboração de processos de contratação.
A capacitação ficou a cargo da JML Consultoria e Eventos com a condução do instrutor Jahson Costa (advogado, especialista em Direito Público e com ampla experiência em pregão presencial e eletrônico), que abordou sobre a natureza jurídica das organizações integrantes do “Sistema S”, noções gerais de licitação, as legislações aplicáveis e o passo-a-passo de como elaborar termo de referência.
Durante todo o curso, os participantes trocaram experiências por meio de exemplos práticos de processos licitatórios e esclareceram suas dúvidas com o apoio do instrutor. Foi o caso da Analista/Advogada do SESCOOP/BA, Érica Leal, que avaliou o curso como uma “oportunidade de obter informações atualizadas sobre elaboração de termo de referência, além de trocar ideias, experiências, tirar dúvidas e aprimorar os métodos adotados nas contratações da entidade”.
Já para Jussiara Lessa, Gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do SESCOOP/BA, os conhecimentos adquiridos vão possibilitar a melhoria nos processos de contratação executados pelo SESCOOP/BA e, consequentemente, a aquisição de produtos e serviços de qualidade atendendo às expectativas das cooperativas e a execução das ações previstas no Plano Anual de Trabalho do SESCOOP/BA.
A capacitação faz parte de uma ação continuada e atende ao Planejamento Estratégico de Gestão que é de “desenvolver continuamente as competências dos colaboradores”. A Gerente de Operações do SESCOOP/BA, Livia Conceição, adiantou a agenda dos próximos cursos: “teremos ainda este ano mais duas capacitações in company, uma, em novembro, com o tema de Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos e outra, em dezembro, com o foco no relacionamento interpessoal, que é imprescindível para a fluidez da comunicação e o bom andamento das atividades”.
O superintendente do Sistema OCEB, Alberto Batista, expressou o compromisso do SESCOOP/BA e da OCEB na promoção da capacitação continuada para a melhoria dos processos internos e o aprimoramento da qualificação profissional da equipe do Sistema OCEB e o impacto positivo dessas formações do quadro funcional para o desenvolvimento das cooperativas baianas.
Por Ascom SESCOOP/BA
Um saldo de 265 bolsas de sangue coletadas e 75 novos doadores de medula óssea cadastrados. Os números são da campanha de doação de sangue e cadastro de medula óssea “Doar Faz Bem”, promovida pelas cooperativas Cooperfarms (Cooperativa do Produtores Rurais da Bahia), Unibahia (Sociedade Cooperativa Unibahia), Cooproeste (Cooperativa Agropecuária do Oeste da Bahia), Coopernordeste (Cooperativa dos Produtores de Fibras do Nordeste) e Sicredi, realizada no período de 28 de agosto a 1º de setembro, em Luís Eduardo Magalhães/BA.
A iniciativa aconteceu na Praça Municipal Sergio Alvim Mota, com o apoio institucional da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), prefeitura municipal e Clínica São Camilo, e fez parte do programa nacional Dia C (Dia de Cooperar) - uma agenda estratégica do segmento impulsionada pela Organização das Cooperativas do Brasil (Sistema OCB), com o objetivo de executar a responsabilidade social, colocando em prática os valores e os princípios cooperativistas por meio de ações voluntárias.
Segundo a Comissão Organizadora, o objetivo da campanha de reforçar a importância do ato de doar sangue foi atendido com sucesso e esse foi o primeiro passo para sensibilizar a população de Luís Eduardo Magalhães sobre a importância do gesto voluntário de salvar vidas. A expectativa é que esse gesto se torne hábito entre os doadores. Todo o material coletado foi encaminhado à unidade Hemoba de Barreiras para atender a demanda regional que é considerada significativa em função da extensão territorial. Segundo a Hemorrede pública da Bahia, o número de doações mensais no estado representa em média 9.300 bolsas, sendo que desse montante, aproximadamente, 900 são do oeste baiano.
Denilson Cardoso de Matos, gerente comercial, aproveitou a vinda da unidade móvel da Hemoba à cidade e chegou cedinho para garantir a doação. Esta foi a segunda vez que ele reservou um horário na agenda para atender a causa. “Sangue é vida! E devido à grande demanda por bolsas não custa nada tirar um tempinho e doar”, afirmou.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), para cada ato voluntário de doação de sangue até três vidas são salvas. Apesar da equação parecer simples, os desafios ainda são grandes, principalmente na sensibilização e fidelização de novos doadores. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, 1,8% da população doa sangue com regularidade. O percentual ainda é baixo se comparado com índice ideal estimado pela própria OMS, de 3 a 5% da população, para suprir as necessidades de sangue e outros componentes sanguíneos de um país.
“Um dos principais desafios que enfrentamos para manter os bancos estáveis é o fato de que muitas pessoas só doam quando há alguém conhecido precisando de sangue. Por isso, nosso trabalho é contínuo para que o número de pessoas que doam de forma espontânea e regular seja suficiente para atender a demanda do estado”, disse a responsável administrativa da Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) da Fundação Hemoba no Município de Seabra - unidade que abraçou a causa -, Cyntia Maria Nunes Ribeiro. Essa opinião foi compartilhada pelo presidente da Cooperfarms, Luiz Pradella, em entrevista à TV OESTE, ao afirmar que a “campanha do Dia C vai além do doar, é uma mudança de hábito, e, portanto, pretendemos manter no nosso calendário para os próximos anos, trazendo o Hemoba ou outras unidades para continuar a coleta e atingir a recomendação da OMS”.
Paralelo à campanha foram oferecidos os serviços gratuitos de teste de glicose e aferição da pressão arterial.
O tema da doação também é o foco da ação do Dia C do Sistema OCEB desse ano, que criou a Campanha “Coopere com a Vida – Seja Doador de Órgãos e avise a sua família. A celebração do Dia C será durante a V Caminhada Cooperativista Baiana no dia 23 de setembro de 2017, com concentração a partir das 7h30, no Dique do Tororó, em Salvador. Junte-se a nós na V Caminhada Cooperativista e venha levantar a bandeira da doação de órgãos.
Por ASCOM Cooperfarms (Com adaptações e acréscimos da ASCOM SESCOOP/BA)
Fotos cedidas pela Cooperfarms
Com o intuito de orientar os servidores e convidados da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (SETRE/BA) sobre o cooperativismo, seus princípios, valores e características da sociedade cooperativista, o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – SESCOOP/BA, realizaram nos dias 28 e 29 de agosto, no auditório da secretaria estadual, o curso básico de Formação Cooperativista. A iniciativa surgiu em atendimento à demanda da SETRE/BA, uma vez que a OCEB é membro do Conselho Estadual de Cooperativismo – CECOOP.
Durante os dois dias, a capacitação foi ministrada pela Gerente Geral e advogada da OCEB, Ially Carmo Gomes, pelo analista de Desenvolvimento e Monitoramento de Cooperativas do SESCOOP/BA, Valter Sampaio, e pela advogada e analista jurídica da OCEB, Monique Brito de Lima, para um grupo de 20 servidores públicos e convidados da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas, que tiveram a oportunidade de compreender sobre o cooperativismo, sua fundamentação legal, seus ramos e a representação institucional do Sistema OCEB. “Os participantes do treinamento são responsáveis em instruir grupos de constituição de cooperativas, a fim de melhor assessorá-los sobre a legislação cooperativista, os atos constitutivos e os requisitos mínimos, característicos, deste tipo societário. Em face à aproximação com a OCEB e o SESCOOP/BA, via CECOOP, a demanda pôde ser atendida para consecução desses objetivos”, destacou a analista jurídica da OCEB, Monique Brito.
Para o técnico de Coordenação de Formação e Divulgação Associativa da SETRE/BA, Rafael Guimarães Farias, o curso foi de extrema importância para os presentes, pois possibilitou o acesso às informações sobre o cooperativismo: “Trabalhamos majoritariamente com grupos informais e associações e temos dado um salto de qualidade trabalhando com cooperativas. Esse curso vem munir, atualizar e dar maior segurança à linha de frente do nosso atendimento, para que possamos trabalhar como multiplicadores da formação de cooperativas no estado da Bahia”.
O instrutor e analista de Desenvolvimento e Monitoramento de Cooperativas do SESCOOP/BA, Valter Sampaio, disse que a iniciativa permitiu o alinhamento da difusão do cooperativismo baiano, proporcionando aos participantes informações relevantes para manutenção de uma sociedade cooperativa, com base legal e gestão participativa.
A diretora da Divisão da Associação e Cooperativa da Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer (Setrel) de Lauro de Freitas, Daniela Santos Menezes, afirmou que a capacitação foi muito oportuna, porque viabilizou o entendimento sobre cooperativismo e a abertura de novas oportunidades para o desenvolvimento de pessoas e grupos que buscam pelo movimento.
A capacitação é fruto de uma ação continuada do Sistema OCEB, que avança com a disseminação do cooperativismo, objetivando o seu fortalecimento no estado da Bahia, a fim de alcançar a missão de representar, defender e desenvolver o cooperativismo baiano e torná-lo mais competitivo, respeitado e admirado pelo papel que desempenha na sociedade.
Por Ascom OCEB.
Profissionalizar a gestão para tornar o cooperativismo baiano cada vez mais forte é um dos objetivos do Sistema OCEB, que tem desenvolvido ações com foco no aprimoramento da gestão e governança das cooperativas do estado. E a gestão foi o tema central da quinta edição do Encontro de Presidentes, Dirigentes e Gestores do Cooperativismo Baiano, que esse ano passou a se chamar Direcoop.
Promovido pelo Sindicato e Organização de Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - Sescoop/BA, organizações que integram o Sistema OCEB, o Direcoop foi realizado na capital do estado, Salvador (21/08), e em mais cinco cidades baianas: Luís Eduardo Magalhães (15/7), Irecê (29/7), Vitória da Conquista (5/8), Itabuna (12/8) e Feira de Santana (19/8). Foram mais de 260 participantes, dentre presidentes, dirigentes, gestores, conselheiros e assessores, que representaram 85 cooperativas.
Programação
O evento debateu sobre a temática “cenários e perspectivas da gestão”, que foi abordada na palestra “Gestão para a Excelência: agenda em cenários de mudanças exponenciais” ministrada por Jairo Martins, presidente da Fundação Nacional da Qualidade – FNQ, nas cinco primeiras cidades, e por Marcos Bardagi, Gerente de Portfólio, Operações e Conhecimento da FNQ, no último município do ciclo. Eles apresentaram informações importantes sobre os cenários político, econômico e social, tanto no âmbito nacional quanto mundial, e o impacto dessas diferentes realidades na dinâmica das organizações, destacando a necessidade das cooperativas realizarem seus planejamentos estratégicos e investirem em mudanças para acompanhar as tendências do mercado. “Dedicar um dia para discutir gestão é muito importante principalmente pelo papel que as cooperativas já desempenham no setor econômico. Foi uma experiência muito gratificante participar desse ciclo de palestras, destacou Jairo.
Além da palestra, foi realizada uma apresentação das ações que o Sistema OCEB tem realizado para responder às demandas apontadas na pesquisa de opinião aplicada em 2016 com as cooperativas baianas e os resultados já alcançados. Esta pesquisa tem direcionado os projetos desenvolvido pelo Sistema OCEB para apoiar o desenvolvimento das cooperativas.
Resultados
A intercooperação e a troca de experiências entre líderes de cooperativas de diversos ramos, a proposição de melhorias para o cooperativismo nas regiões e no Estado, bem como o levantamento de demandas das cooperativas para a elaboração do Plano Anual de Trabalho da OCEB e do SESCOOP/BA – 2018 foram resultados alcançados mais um ano com a promoção do ciclo de encontros.
A regionalização do Direcoop foi um dos pontos positivos apontados pelos participantes, e um deles foi o sr. Jaidy Pereira, diretor administrativo da Cooperativa Agropecuária dos Produtores do Território da Chapada Diamantina – Cooperbonito que esteve em Irecê. “Eu agradeço por descentralizar esse trabalho, sair da capital e vim para o interior, pois é mais fácil para nós e temos uma aproximação maior com vocês e vocês com a gente”, disse. Se aproximar das cooperativas para contribuir com o desenvolvimento participativo do cooperativismo baiano é um dos objetivos do Sistema OCEB ao realizar o Direcoop.
“A realização desses encontros foi muito relevante para refletir sobre o sistema cooperativista baiano e estimular as cooperativas a melhorarem sua gestão e ampliarem seu acesso ao mercado”, afirmou Cergio Tecchio, presidente do Sistema OCEB.
Acesse todos os conteúdos (notícias, fotos e vídeos) da rodada de eventos do Direcoop pelo seguinte canal: http://ola.coop.br/direcoop
Por ASCOM SISTEMA OCEB