OCEB realiza última AGE de 2011
Notícias representação
O Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia - OCEB realizou na manhã do dia 27 de dezembro, sua última Assembléia Geral Extraordinária (AGE) de 2011. Com a presença dos representantes das cooperativas do Estado da Bahia, quatro importantes pontos foram deliberados: a tabela sindical para o Exercício 2012; o orçamento da OCEB para 2012; os critérios e procedimentos para suspensão de cooperativas inadimplentes; além da Convenção Coletiva do Trabalho.
Na abertura dos trabalhos o presidente da OCEB, Cergio Tecchio, ressaltou a importância de 2012, decretado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Ano Internacional das Cooperativas, e solicitou aos presentes total empenho para que o cooperativismo seja reconhecido pela sociedade como promotor de desenvolvimento econômico e social. Dando prosseguimento à sua fala, Tecchio apresentou as ações institucionais da OCEB e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado da Bahia – Sescoop/BA ao longo de 2011, além de abordar a necessidade de técnicos e dirigentes estarem buscando atualização profissional no intuito de acompanhar as mudanças e transformações pelas quais o mundo tem passado.
Dando início à pauta do dia, Tecchio ressaltou que a tabela sindical para o Exercício de 2012 apresenta um aumento de 7,3% em relação à tabela do exercício anterior, sendo a menor tabela do país em termos sindicais. A data limite para pagamento é 31 de janeiro de 2012. Após esta data, só poderá ser realizado acrescido de multa, juros de mora e correção monetária, de acordo com o artigo 606 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT.
A proposta orçamentária do Conselho Diretor para 2012 foi apresentada detalhadamente pelo Coordenador Financeiro da OCEB, Márcio Santos Silva, com valor total de receitas de R$ 946.979,00. Segundo Cergio Tecchio, a aprovação do orçamento desde início de 2012 facilitará o gerenciamento da Organização, culminando no seu bom funcionamento.
A Assembléia aprovou os critérios que serão utilizados para a suspensão das cooperativas inadimplentes junto a OCEB, com o objetivo de regularizar os meios de arrecadação das contribuições sindical e cooperativista. Os mesmos serão divulgados a todas as cooperativas do Estado, após a regulamentação por parte do Conselho Diretor da OCEB.
No tocante à Convenção Coletiva do Trabalho os itens discutidos foram: data base, piso salarial, diferenciação do valor do auxilio alimentação para as cooperativas do interior, reajuste, período de licença maternidade, jornada de trabalho (para o Ramo Crédito) e valor do fundo de formação. A AGE ratificou todos os demais itens anteriormente aprovados em Assembléia.
Ao término das atividades, Tecchio mais uma vez convocou os delegados presentes a dar atenção especial ao Ano Internacional das Cooperativas, apresentando à sociedade o importante papel que estas organizações exercem para o desenvolvimento econômico e social das pessoas.