OCEB realiza lançamento estadual do ciclo 2016-2017 do PDGC
Notícias representação
Além da Assembleia Geral Ordinária, e do lançamento da campanha do Dia C 2016 na Bahia, a OCEB fez o lançamento para as cooperativas baianas do ciclo 2016-2107 do PDGC. A iniciativa é voltada ao desenvolvimento da autogestão das cooperativas e seu objetivo principal é promover a adoção de boas práticas de gestão e de governança pelo movimento cooperativista brasileiro.
Na oportunidade, estiveram presentes o Superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile; e Maristela Leônidas, diretora administrativo da UNIMED Circuito das Águas, vencedora do prêmio Sescoop Excelência de Gestão na categoria Ouro do ano passado.
O PDGC é uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e sua execução ocorre com o apoio e expertise da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), instituição que incentiva as empresas a buscarem a excelência da gestão e reúne as melhores práticas de organizações brasileiras, independentemente do porte ou setor econômico.
Para o superintendente da OCB, o PDGC é uma ferramenta essencial para a evolução na gestão das cooperativas, e consequentemente do cooperativismo brasileiro; sendo acessível a todos. “Um dos principais desafios é a sensibilização dos dirigentes da cooperativa para participar do projeto pois, eles deverão ser os primeiros a comprarem a ideia do PDGC. Nossa função é apresentar o projeto, estimulando a direção da cooperativa à participar, e incentivando o trabalho em equipe”, destaca Nobile.
Durante todo o ano, as cooperativas podem preencher dois questionários de avaliação, que permitem um diagnóstico objetivo da gestão, gerando relatórios com pontos fortes e oportunidades de melhoria a serem utilizadas na elaboração do planejamento estratégico e dos planos de ação da cooperativa. Além disso, gera indicadores para acompanhamento do processo de melhoria da gestão e da governança.
Maristela Leônidas apresentou o modelo de gestão praticado na UNIMED Circuito das Águas que, desde 2004, utiliza os mesmos critérios do modelo de excelência de gestão aplicados no PDGC. Para ela, o PDGC é essencial para as cooperativas que querem evoluir e se destacar no mercado que, além de realizarem uma autodiagnostico durante o preenchimento do questionário, conta com a visita do avaliador e a análise final do programa.
Para o ciclo 2016-2017, o PDCG conta com uma novidade muito importante: a ampliação do nível de maturidade da gestão. Do ciclo 2013 ao ciclo 2015, o Sescoop adotou somente o nível Primeiros Passos. A partir de agora, dois novos ciclos foram adotados: Compromisso com a Excelência e Rumo à Excelência.
O Sicoob Coopere foi a única cooperativa baiana a ser selecionada para concorrer ao prêmio Sescoop Excelência em Gestão no ano de 2015. Maria Vandalva, Presidente Sicoob Coopere, afirma que “Participar do PDGC é uma oportunidade da cooperativa analisar e verificar qual o caminho que ela está percorrendo, refletindo em suas ações, percebendo os pontos a serem revisados e melhorados”.
Workshop
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - SESCOOP/BA, em parceria com a OCEB, está desenvolvendo durante o mês de maio, o Workshop de sensibilização para Adesão ao Programa de Desenvolvimento da Gestão da Cooperativa – PDGC. O objetivo é orientar os dirigentes e gestores das cooperativas baianas, responsáveis pelo preenchimento do PDGC, sobre a participação no Ciclo 2016 PDGC, e instruí-los no preenchimento do Instrumento de avaliação.
O workshop será realizado em 6 cidades baianas, durante um dia inteiro, das 8h às 18h, e as inscrições já se encontram disponíveis no portal.
Acesse o site do PDGC oficial e tenha acesso a todas as informações do programa.