OCEB encerra participação no Encontro de Gestores Municipais de 2015
Notícias representação
O município de Serrinha recebeu no dia 20 de novembro, o último Encontro Regional de Orientação de 2015, realizado pela União dos Municípios da Bahia (UPB), em parceria com o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM/BA). O Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB, esteve presente em todos seis encontros deste ano, debatendo sobre a necessidade de promover um ambiente favorável para o desenvolvimento das cooperativas baianas, incentivado os municípios a contribuírem para a implementação de políticas pública para a inserção das cooperativas no mercado de trabalho.
Este quinto ciclo de orientação passou pelas regiões Oeste, Chapada, Vale do São Francisco, Centro-Sul, Extremo-Sul e Nordeste da Bahia, capacitando mais de mil servidores municipais. A OCEB, em parceria com os municípios, oferece assessoria jurídica e contábil para a formalização das cooperativas. “Em 2025, o cooperativismo será reconhecido pela sociedade por sua competitividade, integridade e capacidade de promover a felicidade dos cooperados”, afirmou o superintendente da OCEB, José Alberto Batista, durante a participação em um dos encontros.
Para o presidente da OCEB, Cergio Tecchio, participar destes eventos foi uma grande oportunidade para mostrar a todo o estado o cooperativismo que desejamos dentro dos princípios e valores universais do cooperativismo, bem como expor aos municípios e territórios da Bahia, a importância do cooperativismo com gerador do trabalho justo e distribuidor de renda igualitária a todos. “O Sistema OCEB desde do início da parceria com a UPB se comprometeu em participar ativamente nos eventos regionais, o que apresentou resultado satisfatório, pois mostramos o cooperativismo como um importante aliado dos municípios e das gestões municipais, para a geração de trabalho descente e, renda para as pessoas e comunidades”, avalia o presidente.
Os Encontros Regionais eram realizados há quatro anos em parceria somente com o Tribunal de Contas e, de acordo com a presidente da UPB e prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria, este ano sentiu-se a necessidade de avançar no debate e trazer soluções, ouvindo outros parceiros. “Nos encontros, os palestrantes dos órgãos e entidades parceiras atuam como orientadores, e a OCEB cumpriu esse papel de maneira excepcional, no sentido de mostrar o cooperativismo como uma alternativa na geração de renda e inclusão sócio-produtiva nos municípios”, afirma a presidente.
Com o sucesso deste ano, os planos é de que em 2016 as parcerias continuem gerando resultados ainda melhores. “Tenho certeza que os gestores saíram dos encontros com um novo olhar, prontos para oferecer qualificação profissional e incentivar a formalização das cooperativas. Nossa expectativa é dar continuidade a esta parceria com a OCEB e ajudar a diminuir a desigualdade social e o desemprego nos municípios baianos”, conclui Maria Quitéria.