Cooperativismo agora tem uma Câmara Técnica no CREMEB
Notícias representação
Atuando na sua missão de “promover um ambiente favorável para o desenvolvimento das cooperativas baianas, por meio de representação político-institucional" a Oceb foi em busca de mais um espaço de representação para atuar em prol das cooperativas baianas. Por intermédio de seu Conselheiro Diretor do Ramo Saúde, Sílvio Porto, no último 02/03/2021, foi criada a Câmara Técnica de Gestão e Cooperativismo, no Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (CREMEB), o que significa uma grande conquista para todos os médicos que militam no cooperativismo, na defesa do trabalho digno e ético e, sobretudo, respeitando os valores e princípios.
O cooperativismo médico da Bahia, em ação conjunta com a Oceb, conquistou a criação da Câmara Técnica de Gestão e Cooperativismo, que será um diferencial no nosso estado, pois proporcionará colocar à tona as questões cooperativistas que envolvem a atuação médica, sempre pautada em princípios e valores cooperativos.
.webp)
Sílvio Porto, Diretor do Ramo Saúde na Oceb e grande entusiasta para a criação dessa Câmara, destacou o compromisso da atual gestão do CREMEB em colocar em prática a efetiva Câmara Técnica de Gestão e Cooperativismo: “tenho a satisfação de comunicar a todos cooperativistas da Bahia que no último dia 02/03/2021, após compromisso da atual gestão do CREMEB com as cooperativas médicas da Bahia, foi criada e dada posse aos membros da Câmara Técnica de Gestão e Cooperativismo. Mais uma ação efetiva da Oceb em estar presente nas instâncias definidoras levando a mensagem do cooperativismo sadio, pautado em valores e princípios” comentou.
Para o Presidente da Oceb, Cergio Tecchio, que está sempre atento às demandas das cooperativas na Bahia, junto com seu Conselho Diretor, a instituição da Câmara Técnica no CREMEB é mais uma conquista para o desenvolvimento do cooperativismo. “A Oceb vem realizando grandes parcerias com instituições relevantes dentro do nosso estado, e essa pareceria entre a Oceb e o CREMEB vem evidenciar a força que tem o cooperativismo baiano”, relatou Tecchio.
Integram a Câmara Técnica de Gestão e Cooperativismo Dr. Paulo Sérgio Santos, representando o Sistema Unimed da Bahia; Dr. Hugo Eckener Dantas de Pereira Cardoso, da cooperativa COOPANEST, representando as cooperativas de especialidades médicas, e Dr. Silvio Porto de Oliveira, Conselheiro Diretor do Ramo Saúde, representando o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – Oceb.
SOBRE O CREMEB
Os Conselhos de Medicina foram instituídos pelo Decreto-lei nº 7.955, de 13 de setembro de 1945. Em 30 de setembro de 1957 o então presidente Juscelino Kubitschek sancionou a Lei nº 3.268, criando o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Medicina que formam em seu conjunto uma autarquia, com personalidade jurídica de direito público, dispondo de autonomia administrativa e financeira. A Lei 3.268/57 veio a ser regulamentada pelo Decreto nº 44.045, de 19 de julho de 1958.
O CREMEB é o órgão supervisor da ética profissional no estado, cabendo-lhe zelar e trabalhar por todos os meios ao seu alcance, pelo perfeito desempenho ético da medicina e pelo prestígio e bom conceito da profissão e dos que a exerçam legalmente. Nesse sentido, cabe a ele julgar e disciplinar os profissionais a ele jurisdicionados, exigindo o fiel cumprimento do Código de Ética Médica, das normas referentes ao exercício profissional e à legislação sanitária.
Formado por 42 conselheiros, eleitos pelos médicos inscritos na Bahia para um mandato de cinco anos, sendo oito deles dirigentes, o CREMEB mantém hoje, em plena atividade, 34 Câmaras Técnicas de diversas especialidades e nove Comissões de Trabalho e Representações. A sede da entidade está localizada na Rua Guadalajara, nº 175, Morro do Gato – Barra, Salvador/Bahia. Além disso, a autarquia federal conta com 19 delegacias regionais espalhadas por todo o estado.
Nestes anos de história, o CREMEB tem se notabilizado pelo cumprimento de seu papel, além de apoiar iniciativas em prol da categoria médica, participando, inclusive, ativamente na formação ética dos estudantes de medicina e dos médicos residentes.
A inserção do cooperativismo dentre os temas trabalhados pelo Conselho é mais um grande avanço do trabalho que vem realizando. Nesse sentido, todos saem ganhando com essa parceria.