Cooperativas de todo o Brasil já podem aderir o novo ciclo do PDGC
Notícias representação
O Sistema OCB deu início no dia 04 de abril, ao ciclo 2016-2017 do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). A iniciativa é voltada ao desenvolvimento da autogestão das cooperativas e seu objetivo principal é promover a adoção de boas práticas de gestão e de governança pelo movimento cooperativista brasileiro.
O PDGC é uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e sua execução ocorre com o apoio e expertise da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), instituição que incentiva as empresas a buscar a excelência da gestão e reúne as melhores práticas de organizações brasileiras, independentemente do porte ou setor econômico.
A metodologia do PDGC está pautada no Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) da FNQ, um referencial utilizado para promover a melhoria da qualidade da gestão e o aumento da competitividade das organizações. O Programa é aplicado em ciclos anuais, visando à melhoria contínua das cooperativas a cada ciclo de planejamento, execução, controle e aprendizado.
Para o ciclo 2016-2017, o PDCG conta com uma novidade muito importante: a ampliação do nível de maturidade da gestão. Do ciclo 2013 ao ciclo 2015, o Sescoop adotou somente o nível Primeiros Passos. A partir de agora, dois novos ciclos foram adotados: Compromisso com a Excelência e Rumo à Excelência.
Lançamento na Bahia
O Lançamento do PDGC na Bahia será feito no dia 8 de abril, na Assembleia Geral Ordinária da OCEB. Na oportunidade estarão presentes o Superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile; e Maristela Leônidas, diretora administrativo da UNIMED Circuito das Águas, vencedora do prêmio Sescoop Excelência de Gestão na categoria Ouro do ano passado.
Para saber mais sobre o PDGC clique aqui e tenha acesso a todo o material.
(Fonte: OCB)