.webp)
Cooperativas baianas participam de workshop sobre condução de assembleias
Notícias representação
Para que as cooperativas possam colocar em prática as formalidades legais exigidas para a convocação e realização de suas assembleias, bem como para arquivar corretamente os atos assembleares, o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – Oceb, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - Sescoop/BA, promoveu na última sexta-feira (11/3), o Workshop de Realização e Condução de Assembleias.
O presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, participou do evento, que ocorreu na modalidade on-line, e recepcionou o público destacando a relevância das assembleias das cooperativas. “É o evento mais respeitável da cooperativa, pois trata de sua gestão democrática. Realizar a assembleia é importante, necessária e legal. É uma vez por ano, portanto, é preciso investir tempo e energia para realizar uma boa assembleia, com ampla adesão dos cooperados. A Oceb está à disposição para que as cooperativas façam suas assembleias da melhor maneira possível”.
PROGRAMAÇÃO DIVERSIFICADA
Durante o workshop, a advogada da Oceb, Monique Reis, fez uma apresentação acerca da elaboração de editas, do quórum/instalação da assembleia, além de esclarecimentos sobre as modalidades de realização da assembleia (virtual, semipresencial ou presencial), orientações sobre a confecção da ata e o arquivamento dos atos da Assembleia na Junta Comercial do Estado da Bahia. A partir da exposição, muitos participantes interagiram com perguntas, o que oportunizou ainda mais elucidações.
A Oceb mantém em sua agenda esse workshop, pois todos os públicos que interagem com uma cooperativa precisam estar conscientes que a definição dos rumos de uma cooperativa é fruto de sua Assembleia Geral, pois, é através dela que os cooperados decidem, democraticamente, o futuro do negócio cooperativo.
Sabendo das obrigações que envolvem a realização de uma assembleia, a secretária executiva do Sicoob Coopemar, Letícia Pacheco, comentou sobre esse evento ser uma oportunidade para se atualizar, já que existem alterações na legislação e/ou aprofundar as informações sobre o assunto. “O workshop foi extremamente enriquecedor, norteando e clareando o entendimento a respeito dos processos assembleares, desde a sua importância, finalidade e etapas para a construção do processo antes, durante e posteriormente”.
Além dessa abordagem, o evento contou com a participação da advogada Danielle Nunes de Brito, analista e julgadora da Junta Comercial do Estado da Bahia - Juceb, que esclareceu sobre todas as etapas para o arquivamento dos documentos no órgão. Como julga muitos processos de cooperativas, a convidada pôde apresentar muitos exemplos de situações que impactam na aprovação dos processos, sempre destacando que esses momentos favorecem no alinhamento entre a Oceb, as cooperativas e a Juceb e, consequentemente, na aprovação mais célere dos atos constitutivos das cooperativas.
Para Elizandra Cardoso, supervisora administrativa da Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense - Coopmac, eventos como esse oferecem para as cooperativas informações que, muitas vezes, não são encontradas facilmente nas pesquisas, além de proporcionar espaço para sanar dúvidas. “O evento apresentou para a governança da cooperativa informações fundamentais para o cumprimento dos aspectos legais do funcionamento desse órgão tão importante para a cooperativa. A participação da representante da Juceb trouxe o aspecto legal do órgão e dicas para arquivamento dos documentos, lembrando as características específicas do modelo cooperativista”, comentou.
SOU.COOP E PAGC
Além de ter acesso as orientações para estar em conformidade com a realização e condução de assembleias, os participantes conheceram programas que as cooperativas podem aderir para aproveitar os benefícios dos serviços que a Oceb e o Sescoop/BA oferecerem.
O Sou.Coop, banco de dados que unifica todas as informações do setor cooperativista, foi apresentado pela analista administrativo da Oceb, Geisa Mendes, que sensibilizou o público sobre a importância de acessar a plataforma para atualizar os dados das cooperativas, pois são essas informações disponibilizadas que possibilitam gerar indicadores e dados que demonstrem as contribuições do cooperativismo para a sociedade brasileira.
Já o convite para aderir ao Programa de Desenvolvimento da Gestão Cooperativista - PAGC foi feito pela analista de desenvolvimento e monitoramento de cooperativas, Geisa Félix. O PAGC revela o quanto a cooperativa está alinhada em relação às questões societárias, aos princípios e às boas práticas do cooperativismo.
Carlos Alves, da Unimed Costa do Descobrimento, avaliou positivamente o evento. “Foi muito bem organizado: simples, com conteúdo e bem explicado. Parabéns pela organização.”
Essas avaliações motivam o Sistema Oceb a seguir com ações para melhorar o desempenho e contribuir para a sustentabilidade das cooperativas baianas.
Por Ascom Sistema Oceb
Fotos cedidas pelas participantes