2º Encontro das Cooperativas Educacionais do Nordeste acontece de forma virtual
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Somos um sistema organizado que atua para fortalecer o movimento cooperativista, por isso, realizamos encontros periódicos para debater assuntos de interesse das cooperativas. Nessa perspectiva e com o objetivo de refletir pautas importantes acerca da área educacional, as Cooperativas Educacionais da região Nordeste se reuniram nesta terça-feira (15/12) no 2ª Encontro das Cooperativas Educacionais do Nordeste.
Esta edição do evento aconteceu em formato virtual, por causa da pandemia do novo coronavírus, e teve a realização do Sescoop/BA, com apoio das Unidades Estaduais de Pernambuco e Piauí, além da Unidade Nacional. A adesão ao encontro foi muito boa, abarcando diretores, conselheiros, professores e funcionários das cooperativas educacionais de diferentes estados do país.
Durante a abertura, o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, parabenizou pela realização do evento e reforçou o papel estratégico das cooperativas educacionais para o desenvolvimento do cooperativismo. “As cooperativas educacionais têm o trabalho de conscientizar as crianças e os jovens sobre o cooperativismo e de como ele é fundamental para terem uma vida digna onde eles vivem, mostrando que existe uma forma de educação diferenciada. Temos essa condição se respeitados os princípios e valores do cooperativismo”, disse.
Marcou presença também no encontro o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobille, que, na oportunidade, destacou o empenho das cooperativas educacionais nesse ano extremamente atípico e desafiador para o cooperativismo brasileiro. “Vocês são gigantes! Cooperados e professores, fica sempre a nossa admiração, o nosso respeito ao trabalho de vocês. Pelo valor que é a carreira de professor, sem dúvida nenhuma, e, dentro do cooperativismo, esse valor se engrandece... Vocês que não pararam e o quanto tiveram que se adaptar para fazer um modelo online e agora híbrido. São esses desafios que estão sendo superados”, comentou.
As boas-vindas também foram dadas pelo presidente do Sistema OCB/PE, Malaquias Ancelmo, que falou sobre a construção de um cooperativismo que cuida de pessoas: “Nós somos um movimento para cuidar das pessoas. Nós precisamos aprender a cuidar de pessoas. E ninguém melhor dentre todos nós para saber cuidar de pessoas do que os professores que cuidam desde os pequenininhos. Se a gente tiver um cuidado especial, um aprendizado especial, um conhecimento especial para aprimorar esse cuidar das pessoas a gente vai fazer um cooperativismo merecedor de nós mesmos. Esse para mim é o grande desafio do cooperativismo aqui e em qualquer parte do mundo”.
PALESTRA “(R)EVOLUÇÃO DIGITAL NA EDUCAÇÃO”
Para contribuir com as reflexões relacionadas com o tema desta edição: "Ser professor: novos tempos, novos desafios", a especialista em inovação, marketing e transformação digital, Martha Gabriel, falou sobre “(r)evolução digital na educação”. Em sua apresentação, ela abordou sobre diversos assuntos e situações que passaram a fazer parte da realidade de todos – pessoas e cooperativas – com a pandemia, que acabou acelerando futuros. E ao falar sobre o tema, Martha refletiu sobre o desenvolvimento da mentalidade digital. “As habilidades que a gente precisa estão o tempo todo mudando de acordo com o mundo que se apresenta. E essa aceleração de mudança do mundo não para. A gente precisa desenvolver mentalidade digital. Não é você saber usar a tecnologia. É bom saber usar a tecnologia, mas isso é consequência. Mentalidade digital é você parar, prestar atenção nos problemas que você tem, que foi o que fizemos na pandemia, e usar as tecnologias para trazerem soluções. É justamente o direcionamento para resolver problemas humanos que vai determinar qual a melhor tecnologia para cada momento, a tecnologia muda o tempo todo”, explicou.
PAINEL
A programação do encontro também contou com um painel moderado pelo professor Ricardo Lermen, coordenador da Câmera Temática de Professores do Sistema OCB. Os convidados - professor Luís Augusto Amorim, presidente da Cooperativa Terceiro Milênio, sediada em Limoeiro/PE; Alaerte Arônia, presidente da Cooperativa de Trabalho Educacional de Irecê, da Bahia; e o professor Antônio Francisco, presidente da Cooperativa Educacional de Barras, do Piauí - trouxeram experiências acerca do contexto vivido pelas cooperativas educacionais em 2020 e as perspectivas para 2021. A partir do relato das suas vivências, os painelistas falaram sobre assuntos que impactam os negócios das cooperativas educacionais e que com a pandemia viraram pontos de maior atenção das cooperativas educacionais, como descontos e redução no valor das mensalidades, captação e retenção de alunos e a nova relação escola e aluno.
Para Altimere Maciel, professora de Português da Cooperativa de Trabalho de Educadores de Santa Cruz do Capibaribe - Cooedusc, localizada em Pernambuco, os relatos dos participantes do painel foram motivadores. “Foi muito importante ouvir os colegas Antônio e Luís Augusto falarem como estão desenvolvendo um belo trabalho para manter as suas cooperativas de pé, bem como a colega Alaerte relatar que no estado da Bahia, até o presente momento, não houve fechamento de cooperativas educacionais, entre outros pontos que nos trouxeram esperança para nossa cooperativa em tempos tão difíceis.”
HOMENAGEM MERECIDA
O evento foi marcado por momentos de homenagens aos professores, que ficou a cargo dos estudantes Hiolany Carneiro, cooperada da Sicoob Coopere, que cantou uma música; e José Guilherme, aluno da Cooperativa Educacional de Irecê – Coperil, que declamou um poema. A atração musical de encerramento foi com Gilvana Amorim, da Cooperativa Educacional de Eunápolis/BA.
INTERAÇÃO DO PÚBLICO
O público interagiu no chat durante todo o evento fazendo perguntas e, também, aproveitando o espaço para deixar mensagens motivadoras e de agradecimento pelas homenagens.
A professora Leci Moitinho, da Cooperativa de Trabalho Educacional de Irecê - Coperil, avaliou positivamente o evento. “O 2º Encontro das Cooperativas Educacionais do Nordeste foi maravilhoso! Parabenizo todos os envolvidos, pois me fez refletir sobre o meu papel, enquanto cooperada e o quanto se faz imprescindível a união, a cooperação e o sentimento de pertencimento para fortalecer a todos. Pude perceber nas falas dos presidentes ali representados o quanto foi desafiador enfrentar a pandemia, com as escolas fechadas e o ensino-aprendizagem precisando acontecer. Enquanto cooperativas, precisamos trocar, experiências, estudar, discutir, traçar estratégias de forma funcional, para ajudar uns aos outros e mostrar de forma competente e sábia a importância das cooperativas para um bem comum social”, disse.
Já Elenira Oliveira, atualmente tesoureira da Cooperativa de Teixeira de Freitas, situada na Bahia, contou que o evento proporcionou muitos aprendizados e reforçou dois entendimentos que ela já tinha: “A pandemia veio acelerar o futuro com a mudança das ferramentas digitais; e, mais uma vez, para não deixar dúvidas, o educador/professor provou a sua importância para a educação e a sua capacidade de se reinventar!” .
Por Ascom Sistema Oceb