Aprovação do FGCoop fortalece cooperativas de crédito brasileiras
Notícias
As cooperativas de crédito brasileiras já podem comemorar. O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou a resolução que estabelece as regras que permitirão a implantação do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop), mecanismo que equipara-se ao Fundo Garantidor de Crédito (FGC) para o sistema bancário tradicional. A pretensão do Banco Central é igualar as cooperativas de crédito as demais instituições financeiras no que tange a segurança dos depositantes, o que contribuirá para o fortalecimento do sistema cooperativista, atraindo assim mais pessoas físicas e jurídicas a participarem das cooperativas.
O FGCoop garantirá depósitos em cooperativas de crédito igual as demais instituição, por meio de recursos oriundo do próprios cooperativismo que foram recolhidos em razão das multas sobre os cheques sem fundos. Além disso, as cooperativas passarão a se submeter a agências de classificação de risco. A contribuição mensal das instituições associadas ao Fundo será de 0,0125% dos ao mês sobre as aplicações garantidas, como ocorre no recolhimento pelos bancos ao FGC.
A aprovação do FGCoop representa um reconhecimento por parte do Estado à importância do cooperativismo para a sociedade, por sua contribuição na geração de emprego e renda, ajudando assim na redução das desigualdades sociais.